Вы находитесь на странице: 1из 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM COMUNICAO

BRBARA CUNHA FERRAGINI

DA SOCIOLOGIA DOS EMISSORES AOS NEWSMAKING

NOVEMBRO/2011

1. REFERNCIAS SOBRE O AUTOR

Mauro Wolf formou-se em Florena e tornou-se professor assistente na Universidade de Urbino (Itlia). A partir de 1975, ensinou em Bolonha, no curso de Cincia da Comunicao, como professor de Sociologia da Comunicao, papel que desempenhou at sua morte em 1996. Tambm realizou pesquisas sobre programas de entretenimento para a emissora de servio pblico italiano RAI. Em 1994, fundou e foi diretor da Biblioteca di Scienze della Comunicazione da Studi Centro, em Baskerville. Foi tambm diretor cientfico dos cursos da Escola sua italiana de Jornalismo. Dedicou-se s comunicaes de massa e sociologia publicando livros e ensaios, entre os quais Gli apparati delle comunicazioni di massa (1977). Sociologie della vita quotidiana (1979), La ripresa diretta. Spettatori e testi nella contemporaneit televisiva (1984) e Gli effetti sociali dei media (Bompiani, 1992). Um de seus livros mais conhecidos, Teorias das Comunicaes de Massa foi lanado em 1985 (utilizamos a edio referente a 2005 neste trabalho) e um dos referenciais tericos mais utilizados por pesquisadores e estudantes da rea.

2. DESENVOLVIMENTO DO TEXTO

A presente resenha trata de extrair ideias do terceiro captulo do livro Teorias das Comunicaes de Massa, de Mauro Wolf, intitulado Da Sociologia dos emissores aos Newsmaking. Este estudo ilustra, de um lado, as principais abordagens convergentes entre a pesquisa sobre os emissores e sobre a lgica de produo na mdia e, por outro, a pesquisa sobre os efeitos a longo prazo, sugerindo outras conexes a serem aprofundadas. (Wolf, 2005). Ao falar sobre a Sociologia dos Emissores, o autor trata, sobretudo, dos produtores das notcias, e para falar sobre estes, faz um balano desde o conceito de gatekeeper at o newsmaking. Para Wolf (2005, p.183), at ento, houve pouca tentativa sistemtica de estudos sobre o emissor, pois, segundo ele, tais estudos foram confinados, de maneira geral, nos nveis mais baixos das operaes de produo da mdia. Entretanto, estudar o emissor fundamental, uma vez que, de acordo com Halloran (citado por Wolf, 2005, p.183) o emissor ocupa uma posio crucial numa rede social, com a possibilidade de rejeitar e de selecionar a informao, em consonncia com a gama de pressses exercidas num dado sistema social. O autor afirma que a nfase no estudo das mensagens e seus efeitos por muito tempo, por negligenciar, de certa forma, os emissores, contribuiu para o no desenvolvimento das pesquisas sobre os produtores da informao. Porm, com a sociologia das profisses, que se ocupou de estudar os emissores do ponto de vista de suas caractersticas sociolgicas e culturais, da carreira seguida por eles, do padro dos processos de socializao sofridos, entre outros, foi que o estudo teve seu ponto de partida, informa Wolf. Deste modo, pode-se observar que o estudo dos emissores tambm leva em conta fatores externos organizao do trabalho, que influenciam os processos de comunicao dos comunicadores. Nesse estudo, tambm so priorizadas as lgicas dos processos com que produzida a comunicao de massa e o tipo de organizao do trabalho dentro do qual se realizam as construes das mensagens. Em relao aos estudos em comunicao, tem-se que a segunda fase marcada pelo avano na pesquisa que culminou na formulao da hiptese da Agenda-Setting, conceito de gatekeeper e a teoria do newsmaking. Segundo Wolf, o conceito de gatekeeper, que atua como um selecionador, criado em 1947 por Kurt Lewin, para designar os filtros da cadeia alimentar. Em 1950, David White o aplica no jornalismo para identificar os filtros que interferiam na publicao de uma notcia.

A partir deste trabalho, percebeu-se que um indivduo ou um grupo tem o poder de decidir se deixa passar ou interrompe a informao. Lewin (citado por Wolf, 2005, p.185). Este conceito permite entender como ocorre o processo de seleo, tanto quantitativamente como qualitativamente, das notcias a serem publicadas em uma organizao jornalstica. Wolf (2005, p.185) cita que no estudo de White (1950):
(...)das 1.333 explicaes de recusa de uma notcia, 800 a atribua a falta de espao, e cerca de 300 citavam a sobreposio com histrias j selecionadas ou a falta de interesse jornalstico ou de qualidade de escrita. Tambm cita que 76 casos se referiam a eventos em reas distantes e, portanto, presumivelmente, sem interesse para o leitor.

A pesquisa de White tambm permitiu entender que se deve levar em conta a funo da organizao jornalstica no contexto da seleo das informaes, j que a partir dos resultados obtidos, chegou-se concluso de que o carter individualista foi superado e, tevese como predominante, a ideia da seleo como processo hierarquicamente ordenada e ligado a uma rede complexa de feedback. (Wolf, 2005, p.186) Robinson (citado por Wolf, 2005, p.186) complementa essa viso ao afirmar que as decises do gatekeeper acontecem menos em um nvel de avaliao individual de noticiabilidade do que em relao a um conjunto de valores que incluem critrios tanto profissionais quanto organizacionais, como a eficincia, a produo de notcias, a velocidade. Diante dessas pesquisas e constataes, o autor ressalta que primordial investigar como est sendo realizada essa filtragem de informaes na organizao jornalstica. Para tanto, ficou claro que o contexto profissional-organizacional-burocrtico exerce influncia decisiva nas escolhas dos gatekeepers. Breed (citado por Wolf, 2005, p. 187) compartilha viso semelhante e complementa que tal influncia faz com que o jornalista ao invs de aderir a ideias sociais e profissionais redefina os prprios valores no nvel mais pragmtico do grupo redacional. Todos estes estudos citados acima, relembra Wolf, marcaram a transio das pesquisas sobre manipulao explcita da informao, notadamente na primeira fase dos estudos em Comunicao, para o problema da distoro inconsciente que se produz constantemente na cobertura da informao.

Com o estudo sobre a distoro involuntria ou inconsciente sobre a produo de notcias, as pesquisas recentes passaram a comparar a imagem da realidade social, fornecida pela mdia, com a organizao e a produo rotineira dos aparatos jornalsticos. (Wolf, 2005, p.188). Tal conceito, conforme sublinha o autor, refere-se s prticas profissionais, s rotinas de produo normais, aos valores compartilhados e interiorizados sobre as modalidades de desempenhar o ofcio de informar. Neste estudo, a sociologia do conhecimento e o estudo dos fenmenos culturais so relevantes para que se obtenha tais informaes. Assim, Wolf (2005, p.189) destaca que:
Dos meios de comunicao de massa, que constituem um ncleo central da produo simblica nas sociedades atuais, necessrio conhecer no apenas os sistemas de valores, de representaes, de imaginrio coletivo que eles propem, mas tambm o modo, os processos, as restries e limitaes com que se realizam.

Por este motivo, a pesquisa se preocupa no s com fatores organizacionais, burocrticos e que se referem aos processos de produo, mas tambm com elementos especficos da comunicao, intrnsecos peculiaridade da matria prima trabalhada. Com base em todas essas caractersticas, percebe-se, nas pesquisas de newsmaking a tcnica utilizada mais frequentemente a da observao participante, considerada a mais eficaz na obteno de informaes sobre rotinas de produo dos que atuam na indstria da mdia. Schlesinger (citado por Wolf, 2005, p.191) acredita que:
a abordagem etnogrfica, diferentemente das outras abordagens centradas no produto da mdia, permite a observao, orientada teoricamente, das prticas sociais efetivas, que do lugar produo cultural. Todas as formas de anlise das mensagens produzidas deparam com problemas complicados de inferncia concernentes aos processos de produo enquanto tais e, por conseguinte, contm carncias explicativas.

Desta forma, a tcnica permite o pesquisador, presente no local que estuda, possa recolher os dados de forma sistemtica, seja por conversaes mais ou menos formais, ou por entrevistas com os envolvidos no processo de produo das notcias. Este observador, por outro lado, pode ser passivo, que pouco ou nada interage no local a ser estudado, ou pode ser ativo, com postura participativa e integrada. Entretanto, conforme alerta Wolf, preciso se preocupar com o risco de se confundir com o prprio participante e comprometer a pesquisa.

Ainda sobre a tcnica da observao participante, outra dificuldade que o autor considera como momento delicado o de obter o consentimento de empresas jornalsticas para acompanhar a rotina de produo desta por longos perodos, de modo a acompanhar perodos de crise e suas possveis influncias na rotina de produo jornalstica. Os newsmaking: critrios de relevncia e noticiabilidade Para Wolf, os problemas e a abordagem com a qual o newsmaking trabalha pode ser resumido em tais questionamentos: Qual imagem do mundo passam os noticirios televisivos? Como essa imagem se relaciona com as exigncias cotidianas de produo de notcias nas organizaes radiotelevisivas? O autor afirma que, na maioria das vezes, estes problemas esto relacionados com a cultura profissional do jornalista, com a organizao do trabalho e os processos de produo. Conforme Tuchman (citado por Wolf, 2005, p.194) as empresas jornalsticas que trabalham na produo de notcias devem satisfazer, entre outras coisas, trs tarefas:
1. Devem tornar possvel o reconhecimento de um evento em evento noticivel; 2. Devem elaborar os modos de relatar os eventos que no levem em conta a pretenso de cada acontecimento de ser uma exposio idiossincrsica; 3. Devem organizar o trabalho temporal e espacialmente de maneira tal que os eventos noticiveis possam afluir e ser trabalhados de modo planificado. Essas tarefas esto inter-relacionadas.

Assim, alerta Garbarino (citado por Wolf, 2005, p.195) na produo de informao de massa, tem-se de um lado a cultura profissional, encarada como:
Um emaranhado inextrincvel de retricas de fachada e astcias tticas, de cdigos, esteretipos, smbolos, padronizaes latentes, representaes de papis, rituais e convenes, relativos s funes da mdia e dos jornalistas na sociedade, concepo do produto notcia e s modalidades que controlam a sua confeco. Posteriormente, a ideologia se traduz numa srie de paradigmas e prticas profissionais adotadas como naturais.

Por outro lado, Wolf diz que tambm existem as restries ligadas organizao do trabalho, sobre as quais se constroem convenes profissionais, que determinam a definio de notcia, legitimam o processo de produo (e do uso das fontes s selees dos eventos, s modalidades de confeco) e contribuem para prevenir as crticas do pblico.

A partir dessas observaes, o autor chama a ateno para a delimitao de um conjunto de critrios de relevncia, os quais definem a noticiabilidade de cada evento, que o torna apto a se tornar notcia. Com este olhar, os rgos de informao tm a tarefa diria de escolher, dentre um nmero indefinido de fatos, quais sero eleitas a ser transformadas em notcias que sero levadas ao pblico. Nas palavras do autor:
a noticiabilidade constituda pelo complexo de requisitos que se exigem para os eventos do ponto de vista da estrutura do trabalho nos aparatos informativos e do ponto de vista do profissionalismo dos jornalistas-, para adquirir a existncia pblica de notcia.

Portanto, os eventos que no se enquadram no padro e nas caractersticas citadas acima, no esto aptas a serem transformadas em notcia. A noticiabilidade tem como objetivo selecionar, entre os acontecimentos cotidianos, os mais importantes para chegar at o pblico. Essa seleo depende, sobretudo, da interpretao do jornalista, conforme explica Altheide (citado por Wolf, 2005, p.196). Por outro lado, o conceito tambm est ligado aos processos que padronizam as rotinas da prtica jornalstica. Sem uma certa rotina de que se possa valer para fazer frente aos acontecimentos imprevistos, as organizaes jornalsticas, como empreendimentos racionais, faliriam. (Tuchman, 1973, p.160) Em outras palavras, as notcias so o que os jornalistas definem como tais. Transforma-se em notcia, o que passvel de ser trabalhado pelo jornalista de modo que no exija muitas alteraes no ciclo de produo cotidiano. Obviamente, os aparatos jornalsticos tambm tm condio de se adaptar no caso de eventos excepcionais. Para concluir, Altheide (1976, p.112) afirma que a notcia o produto de um processo organizado, (...) levando-se em conta a condio factvel do produto informativo a ser confeccionado, tendo em vista o tempo e os recursos limitados. Fragmentao da informao e noticiabilidade Ao comentar sobre pesquisas sobre anlise de contedo de telejornais, Wolf faz uma crtica ao modo como os assuntos e notcias so apresentados na televiso. Ele diz que estes se distinguem pela fragmentao da imagem da sociedade, mediante a (...) justaposio de acontecimentos-notcia, sendo que cada um deles apresentado como auto-suficiente, sem ser explicado, nem explicar outros acontecimentos-notcia.

Na opinio do autor e tambm na de Findhal-Hoijer, o jornalismo televisivo e radiotelevisivo oferecem notcias com nvel superficial e fora de contexto. Em comparao, notcias breves e longas sobre o mesmo evento, observou-se que nas notcias longas, no necessariamente havia informaes de modo suficiente, sendo constatado, muitas vezes, o excesso de detalhes irrelevantes para a compreenso do evento. Para os autores, h uma preocupao em detalhar o local dos acontecimentos, quem est envolvido no evento, se h algum de destaque ou alguma empresa de renome. Por outro lado, as causas e conseqncias dos eventos geralmente esto em segundo plano, o que dificultam na compreenso do pblico. O resultado global uma lembrana fragmentria, em que os indivduos conservam detalhes isolados, mas no o contexto. (Findhal-Hoijer, 1981, p.116) A crtica se baseia na pouca durao de noticirios e dos formatos que no oferecem a possibilidade de se apresentar o contexto necessrio dos eventos para assim, torn-los mais compreensveis e assimilveis por parte da audincia. Desta forma, Wolf trata a noticiabilidade como um elemento da distoro involuntria, contida na cobertura informativa dos meios de comunicao de massa. Com base em anlises de Elliot (1972) e Alvarada-Bunscombe (1978), o autor argumenta que:
distoro, fragmentao, dificuldade de argumentar e tratar de modo aprofundado e coerente os temas apresentados so, de um lado, caractersticas atribuveis maneira como se desenvolve a produo televisiva e, de outro, aos valores e cultura profissional que os jornalistas interiorizam e praticam.

O newsmaking: os valores/notcia Os valores/notcia ou new values so como componentes de noticiabilidade. Para Wolf, so a resposta pergunta: quais acontecimentos so considerados suficientemente interessantes, relevantes, significativos para serem transformados em notcia? com base nos valores/notcia que os jornalistas decidem o que far parte do noticirio ou jornal. So critrios que funcionam como guias. Golding-Elliot (citado por Wolf, 2005, p. 203) pontua que: so regras prticas que compreendem um corpus de conhecimentos profissionais, que, implcita e muitas vezes, explicitamente, explicam e guiam os procedimentos do trabalho redacional. So referncias claras que auxiliam na rpida elaborao das informaes jornalsticas. Os valores/notcia tambm servem para tornar os critrios de seleo do que ser notcia em uma rotina. Os critrios so orientados para a eficincia, a fim de garantir o

fornecimento necessrio de notcias adequadas com o mnimo de dispndio de tempo, esforo e dinheiro. Gans (citado por Wolf, 2005, p.204) Para Wolf, os valores/notcia surgem, em linhas gerais, a partir de consideraes sobre o contedo das notcias, aos processos de produo e de realizao do produto informativo, o pblico e concorrncia. Em relao aos critrios que envolvem o contedo, destaca-se a importncia e o interesse que determinado evento possa vir a despertar; j sobre os processos de produo, tem-se como interesse saber se o evento acessvel aos jornalistas, ou seja, se permitem a sua cobertura dentro dos modos de produo e rotina normal, bem como sua brevidade, ou seja, se podem ser noticiadas de modo objetivo, com o mnimo dispndio de tempo e custos. No caso dos critrios relativos ao pblico, em suma, Wolf destaca que os jornalistas sabem pouco sobre seu pblico, embora as empresas jornalsticas faam pesquisas sobre audincia com certa freqncia. E ele pontua que, geralmente, os jornalistas tm pouca vontade de conhec-los. Conforme Golding-Elliot, as notcias que mais agradam o pblico so aquelas que permitem uma identificao por parte do espectador; as notcias de servio e as notcias leves, que no oprimem o espectador com muitos detalhes ou com histrias deprimentes ou desinteressantes. Os critrios referentes concorrncia, por sua vez, dizem respeito competio entre veculos da mdia para obter notcias exclusivas e descobrir pequenos furos. Entretanto, o autor observa que isso tem como resultado o estmulo fragmentao, a centrar a cobertura informativa em personalidades de elite e a todos outros fatores co-responsveis pela distoro de informao que prejudica uma viso articulada e complexa da realidade social. Ele tambm argumenta que: a competio gera expectativas recprocas que desencorajam as inovaes na seleo das notcias e que por isso, tambm contribui para a semelhana das coberturas informativas entre noticirios e jornais concorrentes. (Wolf, 2005, p.224-225) As rotinas de produo Os valores/notcia acabam se tornando mais relevantes por conta das rotinas de produo, ou seja, por conta da falta de tempo e condies de produo dentro de um aparato jornalstico. O processo, por sua vez, compe-se de diversas fases, sobretudo, pela coleta, seleo e apresentao da informao jornalstica. A fase da recolha ou da procura pela informao necessria para dar contedo a um noticirio ou jornal. Para que um aparato jornalstico tenha segurana preciso um fluxo

constante de informaes, que s possvel, por sua vez, a partir de canais de recolha e do contato com fontes, que satisfaam essa necessidade. Wolf cita que as fontes que mais se encaixam nesse quadro so as fontes oficiais e as agncias. As fontes so determinantes para a qualidade da informao produzida pela mdia. O autor relata que antes, o que se tinha eram os jornalistas a ir em busca das notcias. Agora, o que se v, so as prprias notcias que buscam os jornalistas. Com isso, tem-se uma problemtica a partir dos estudos de newsmaking: a maior parte dos casos, os materiais no so produzidos no mesmo aparato jornalstico, mas em outro lugar, e a redao se limita a receber e a reestruturar em conformidade com os valores/notcia relativos ao produto, ao formato e ao meio. Tal fato fica evidenciado com a comum prtica de escolher as comunicaes das agncias e de public-las como notcias, com apenas alguma leve modificao superficial, estilstica, ou acompanhadas por algum suporte visual. Outro desvio que se v, frequentemente, em aparatos jornalsticos a necessidade voraz de se ter muitas notcias, quando essencialmente dever-se-ia preocupar com o carter da novidade, impedidas pela prpria organizao do trabalho. As agncias de notcias, por sua vez, so consideradas a fonte mais conspcua de materiais noticiveis. Alm de serem fontes credveis, so tidas como insubstituveis, que no se podem dispensar por motivos econmicos, como por exemplo, a inviabilidade de se manter correspondentes em vrios locais do pas ou do mundo. Por outro lado, tem-se que os materiais recolhidos das agncias so sempre uniformes, ou seja, em vista de a cobertura internacional ser feita por apenas poucas agncias, estes materiais acabam sendo os mesmos, outro problema evidenciado nos dias de hoje, quando se observa jornais diferentes com os mesmos assuntos ou materiais jornalsticos. Uma ltima observao, a qual Wolf chama a ateno para o fato de que as redaes constroem sua prpria cobertura a partir do olhar das agncias de notcias, ou seja, elas controlam a informao, determinam o tom e o vis sob o qual a informao construda e disseminada. Assim, tem-se que muitos estudiosos e jornalistas criticam esse modo de produo jornalstica, passivo, baseado em informaes produzidas por agncias. Entretanto, o autor informa que a lgica econmica que dita esse mercado e que, desta forma, os materiais advindos de agncia continuaro a ser utilizados nos noticirios e jornais mundo afora.

Deste modo, tem-se que os estudos em newsmaking so relevantes para que se compreenda os fenmenos que perspassam o contedo das mensagens jornalsticas e, sobretudo, tm influncia direta da organizao e do modo de produo jornalstica. 3. BIBLIOGRAFIA

WOLF, Mauro. Teoria das comunicaes de massa. So Paulo: Martins Fontes, 2005.

Citaes da obra:

ALTHEIDE, D. Creating Reality. How TV News distorts events, Sage, Beverly Hills, 1976. GANS, H. The Creator-Audience Relationship in the Massa Media: na Analysis of Movie Making in Rosenberg, B-White, D (Eds), Mass Culture. The Popular Arts in America, Free Press, Glencoe, PP. 315-25, 1957. GOLDING, P; ELLIOTT, P. Making the News, Longman. London, 1979. HALLORAN, J. The Communicator in Mass Comunication Research, The Sociological Review Monograph, PP.5-21, 1969. TUCHMAN, G. Making News by Doing Work: Routining the Unexpected, American Journal of Sociology, 1973, PP. 110-31.

Вам также может понравиться