Вы находитесь на странице: 1из 2

N 11 24/01/2012 A disputa jurdica sobre a aplicao da jornada do piso na rede estadual de ensino continua

O Governo Estadual conseguiu com que a Justia Estadual, por meio do desembargador Aquilar Cortez, concedesse liminar ao seu recurso (Agravo de Instrumento) para impedir a anulao do processo de atribuio de aulas. O recurso da SEE busca demonstrar que, supostamente, a Resoluo 8 atende liminar concedida APEOESP em novembro e reafirmada em dezembro pelo Tribunal de Justia para que seja aplicada a composio da jornada docente determinada pela lei 11.738/08 (lei do piso salarial profissional nacional). O recurso do governo ser julgado em plenrio na segunda-feira, dia 30/01, e este julgamento remete diretamente ao mrito da questo: qual a composio da jornada que significa, de fato, a correta aplicao da lei do piso na rede estadual de ensino? At o momento, tem prevalecido no TJSP a nossa concepo, qual seja: a correta implementao da jornada se concretiza no seguinte quadro:

Situa o atual

Nov

a situao
Para ns, no h problema em que se realize este debate, para que se resolva definitivamente qual deve ser a composio da jornada de trabalho docente nas escolas estaduais, de acordo com a lei do piso salarial profissional nacional. Estamos seguros das nossas posies, e elas tem prevalecido no judicirio sobre as manobras aritmticas da Secretaria Estadual da Educao.Claro, gostaramos que este debate e esta definio tivessem ocorrido bem antes da atribuio de aulas, e no com ela em curso. Mas muito importante que recordemos que a Secretaria Estadual da Educao jamais pretendeu implementar a jornada do piso. Somente publicou a resoluo

8 (que no atende ao que determina a lei 11.738/08), por presso da APEOESP e dos professores e somente aps um despacho judicial que imps o prazo de 72 horas que isto ocorresse.Tambm importante destacar que a liminar no mais questionada pela SEE. Ela est estabelecida e contra ela no cabem recursos. Desta forma, o Agravo de Instrumento foi uma manobra jurdica que remete o debate para o mago da questo. Repetimos: qual a composio de jornada que atende liminar e, portanto, lei 11.738/09? No tememos este debate. Ao contrrio, ele nos interessa e parte da nossa luta.Tambm a partir de segunda-feira, o juiz responsvel pela causa, Dr. Luiz Fernando Camargo de Barros Vidal, que concedeu a liminar, inicia a formulao da sentena de mrito desta ao da APEOESP. Registre-se que o Ministrio Pblico, que se pronuncia no processo, tambm acatou as nossas posies. Por isto, estamos confiantes de que nossa concepo continuar prevalecendo na deciso final da justia e sabemos respeitar as posies de todas as partes envolvidas.

Secretaria de Comunicaes

Вам также может понравиться