Вы находитесь на странице: 1из 9

Perguntas sobre a Linhaa I

:: Conceio Trucom ::

Qual a diferena entre a linhaa marrom e a dourada? Como todo vegetal, existem muitas variedades de uma mesma famlia. Entre a linhaa marrom e a dourada podem existir muitos tons, mas a diferena entre elas muito pequena quando falamos de teor de mega-3, que o quesito onde elas foram mais analisadas e comparadas. As condies de cultivo e a variedade podem alterar a quantidade de pigmento da casca, porm internamente a semente costuma apresentar composies muito prximas. Quanto enaltecida linhaa dourada (importada do Canad e pequena produo brasileira) trata-se de mais uma armadilha do capitalismo selvagem: a linhaa marrom (brasileira) mais rica em mega-3 e muito mais barata. Quais as principais caractersticas da Linhaa e sua indicao? Alm de sua riqueza em mega-3 (um agente antiinflamatrio e regenerador celular) e cidos graxos monoinsaturados (caloria de queima rpida), ela tambm rica em fibras, como as ligninas (precursoras de fito hormnios) e as mucilagens de ao laxante, que nutrem a flora intestinal, tratam mucosas e auxiliam na desintoxicao. Seu sabor adstringente ir estimular inteligncia emocional e afetiva. Sua riqueza em protenas e gorduras nutricionais ir favorecer a preveno e manuteno da boa formao cerebral, atuando de forma rpida em problemas de memria, lucidez e poder pensante. Existe limite de consumo dirio? Para adultos o consumo mximo de 2 colheres de sopa/dia. Para crianas at 12 anos de 1 colher de sobremesa/dia. Sementes so alimentos de energia concentrada, jamais devem ser consumidos em quantidade, pois no h absoluta necessidade. E mais: por que este limite? Todo vegetal, principalmente as sementes, contm substncias de defesa para preservarem a integridade da semente at sua germinao. Tais substncias so chamadas de antinutricionais e so nocivas quando existir exagro no consumo. Trata-se do mgico da natureza, onde bom-senso bem-vindo. Um recurso de minimizar a presena destas substncias o processo de germinao.

Por este motivo no se deve consumir qualquer semente em excesso, principalmente se no for previamente germinada, seja castanha do Par, gergelim, amendoim ou linhaa. Qual a maneira mais saudvel de consumir a linhaa? Jamais compre ou consuma a linhaa pr-moda, tambm chamada de farinha de linhaa, pois certamente estar em algum grau oxidada. E, quanto mais oxidada maior a chance de forte flatulncia, enxaqueca e diarria. Esta farinha tambm pode ser uma fraude, sendo proveniente do subproduto da extrao do leo, ou seja, uma farinha desengordurada = sem mega-3. O certo consumir a semente de linhaa crua, integral, previamente hidratada e triturada somente na hora do seu consumo. A hidratao: mea 2 colheres (sopa) de semente e coloque em uma peneira para lavar possveis impurezas. Passe para um recipiente de vidro e acrescente 10 colheres (sopa) de gua filtrada ou de coco verde. A relao sempre 1 parte de semenete para 5 partes de gua. Deixe de molho por um mnimo de 4 horas (ideal 8 horas) antes de seu preparo em sucos, leites ou barrinha de granola. A este processo d-se o nome de pr-germinao da semente ou 'acordar' a semente. As mucilagens: aps a hidratao da linhaa se obter uma consistncia de gel (tipo clara de ovo) que so as fibras hidrosolveis desta semente to especial. Diludo neste gel haver traos de cido ftico, que se for respeitado o consumo dirio de 2 colheres (sopa)/dia, ter efeito antioxidante. Caso voc decida ultrapassar esta dosagemn diria, ser recomendvel colocar a semente hidratada numa peneira e realizar uma rpida lavagem para extrair parte deste cido ftico. valioso consumir estas mucilagens pois ideal para tratar/prevenir problemas de digesto, lceras e constipao. Saiba mais sobre germinao nos links abaixo. E, no misture a linhaa crua e germinada com alimentos cozidos ou leite animal (*). A linhaa tambm indicada para quem deseja emagrecer? Por qu? Sim, pois ela possui um forte efeito laxante e desintoxicante, que ajuda o organismo a se aliviar de seus venenos, toxinas e excessos como o caso da gordura (em excesso claro). Alm disso, sementes como a da linhaa, aps seu consumo liberam uma ordem para o crebro para produzir um hormnio chamado colecistocinina que provoca sensaes de saciedade.

Todo este processo se viabiliza se a linhaa estiver crua, idealmente pr-germinada e bem triturada (no ato do seu consumo - JAMAIS compre farinha de linhaa) e; leva cerca de 30 minutos para acontecer. Ou seja, aps a tomado suco desintoxicante ou leite de linhaa, aguarde 30 minutos para realizar qualquer outra refeio, pois o tempo para ocorrer o fenmeno da liberao das toxinas e excretos. E, no misture a linhaa crua e germinada com alimentos cozidos ou leite animal (*). Qual a forma correta de consumir a linhaa? No preparo de sucos desintoxicantes tomados em jejum e 30 minutos antes das refeies principais. Tambm no preparo do leite de linhaa e suas vitaminas, alm dos docinhos de granola e sem acar. O leo oferece o mesmo benefcio que a semente? Por qu? No. Quando separamos o leo dos demais componentes da semente perdemos a sinergia da sua composio integral. O leo isolado, geralmente comercializado na forma de cpsulas, um forte antiinflamatrio, que s indicado sob orientao mdica, para casos quando a necessidade de mega-3 bem acima da quantidade mxima de consumo/dia desta semente. O leo isolado tambm bastante indicado para tratamentos externos como de pele, articulaes e couro cabeludo. No meu livro A importncia da Linhaa na sade ensino a preparar domesticamente este leo, receitas culinrias e vrias receitas para massagem corporal. Quais receitas caseiras so simples de preparar com a linhaa? A primeira delas deixar as sementes inteiras de molho por toda a noite: 1 colher (sopa) de semente em 1/2 copo de gua filtrada. Pela manh bater (juntamente com a gua do molho), no preparo dos sucos desintoxicantes, com frutas, folhas, razes e limo. Veja mais aqui (*) Ateno: Consuma a linhaa crua e germinada somente com alimentos crus. Se misturada com alimentos cozidos ou industrializados certamente desencadear gases. Um bom exemplo so receitas divulgadas na net e revistas que misturam a linhaa com leite animal. Sabe o que vai acontecer? Voc ir explodir de gases! Saiba mais com a leitura na ntegra do meu livro A importncia da linhaa na sade. O fato da linhaa ser um alimento natural no elimina a necessidade de seu consumo com conscincia e responsabilidade.

A linhaa a semente do linho, uma planta fibrosa de onde se extrai material para a indstria de confeces, da a origem do tecido linho, mas seus benefcios foram alm das roupas e a linhaa acabou virando a queridinhas das prateleiras das lojas de produtos naturais pelos benefcios que proporciona, e os benefcios no so poucos, veja:

Linhaa Propriedades
A linhaa possui alta concentrao de protenas, minerais e vitaminas entre elas a vitamina E, o mega-3 e o mega-6, a isoflavona e o fitoesteride, mas importante saber que apenas a linhaa dourada possui grandes doses desses nutrientes, tornandose a mais indicada ao consumo

Linhaa Dourada x Linhaa Marrom


A linhaa dourada, proveniente de climas frios, muito mais rica em mega-3, mega6, mega-9 e gorduras polinsaturadas alm de serem cultivadas sem agrotxicos, j a linhaa marrom, mais fcil de encontrar e mais barata, possui pouco mega-3 e produzida sem muito rigor, o que a torna menos indicada.

Linhaa emagrece?
Se voc quer saber se a linhaa emagrece, a resposta sim, linhaa emagrece. Por ser rica em fibras, a linhaa sacia a fome e estimula o intestino, ajudando a emagrecer e de quebra atua na regularizao do intestino.

7 Benefcios da Linhaa Dourada


1. A vitamina E presente na casca da linhaa dourada combate o envelhecimento precoce e as doenas degenerativas; 2. O mega-3, mega- 6, mega-9 e as gorduras polinsaturadas presentes na linhaa dourada so poderosos aliados no combate a problemas cardiovasculares, obstruo de artrias e reduo do mau colesterol (LDL); 3. A semente de linhaa possui grande quantidade de isoflavona, fitoesteride e lignana que exerce o mesmo papel do estrognio (hormnio feminino) amenizando a TPM e a menopausa; 4. A linhaa por ser rica em fibras, sacia a fome e estimula o intestino, servindo como forte aliada no emagrecimento e na regularizao do intestino; 5. A semente de linhaa possui componentes anticancergenos e antioxidantes; 6. Por ser rica em fibras, a semente de linha um poderoso desintoxicante; 7. A linhaa dourada auxilia no combate a diabetes e a hipertenso;

Semente de linhaa x farinha de linhaa x leo de linhaa

A linhaa pode ser encontrada e consumida de vrias maneiras, mas as mais comuns so a semente de linhaa triturada, a farinha de linhaa e o leo de linhaa. Os trs possuem os mesmos benefcios e a nica diferena a maneira de consumi-los A linhaa triturada muito utilizada no preparo de bolos e biscoitos, pois seus pequenos pedaos deixam esses alimentos mais crocantes. A linhaa triturada tambm timo acompanhamento aos cereais matinais. A farinha de linhaa, muito utilizada por quem faz dieta tanto para emagrecer quanto para engordar, a semente da linhaa moda at virar farinha e pode ser consumida misturada a bebidas como sucos e vitaminas. O leo de linhaa encontrado em cpsulas uma alternativa aqueles que preferem uma soluo rpida, prtica e sem gosto, basta ingerir a cpsula de leo de linhaa diariamente para obter os mesmos benefcios.

LINHAA: MARROM OU DOURADA?


A linhaa um alimento que est cada vez mais sendo estudado e divulgado no Brasil. Mas sempre existe a famosa dvida: qual variedade melhor, a marrom ou a dourada? E de maneira geral a linhaa dourada acaba sendo a mais indicada, por apresentar mais benefcios. Diante da grande diferena de preo entre elas, a idia da mais cara (dourada) ser tambm a que tem mais benefcios parece se acomodar mais tranqilamente. Reportagem entitulada Linhaa Benefcios sobre as propriedades benficas da linhaa na sade, diz o seguinte: Considerada um alimento rico em fibras, a casca contm protenas, minerais e vitaminas. Possui ainda mega 3 (especialmente a chamada linhaa dourada) e mega 6. Para saber quais so os benefcios das variedades da linhaa necessrio entender sua composio nutricional, suas propriedades. A linhaa (Linum usitatissimum L.) uma planta pertencente famlia das Linceas. Apresenta uma quantidade interessante de protena, cerca de 21 a 26% da composio total, lembrando que por ser de origem vegetal no complica o processo de digesto, utilizando menos cido clordrico. Alm disso, o perfil de aminocidos dela inclui trs especificamente (valina, leucina, isoleucina) que so essenciais para os praticantes de atividade fsica e atletas. Em relao aos carboidratos, estes equivalem a 30% da composio da linhaa, sendo 28% apenas fibras, entre solveis e insolveis. Com destaque para a lignina vegetal, fibra insolvel, ela possibilita a eliminao de microorganismos intestinal, permitindo um equilbrio entre as bactrias intestinais, forma substncias que serve de alimento as paredes do intestino, nutrindo melhor a em conseqncia fazendo com o intestino seja mais eficiente em evitar a passagem de substncias prejudiciais para o sangue. Pode tambm reduzir o colesterol por se ligar aos cidos biliares no intestino. D mais

volume e fluidez para as fezes, contribuindo para a melhora de casos de priso de ventre. Possui fitoqumicos (lignanas, fitosteris e flavonides) que tem atividade antioxidante, anticncer e antibitica. Possui vitaminas e minerais, com destaque para a vitamina E, potssio e magnsio. A vitamina E importantssima na composio da linhaa, pois protege os cidos graxos poliinsaturados da oxidao. Rica em lipdeos, sendo, inclusive, classificada como oleaginosa. Sua composio de lipdeos varia entre 36 e 42%, principalmente de w-3 (cido graxo mega-3). Por conta desse componente apresenta benefcios contra dor e inflamao, pode fortalecer o sistema imunolgico, reduzir o risco de certos tipos de cncer, evitar formao de placas de ateroma e melhorar a sade da pele, cabelo e unhas. No Brasil o cultivo de linhaa dourada bem mais recente do que o de linhaa marrom, sendo que somente no final do ano de 2006 foi feita a primeira colheita desta colorao. At ento essa variedade era importada do Canad. A cor da casca varia de acordo com a quantidade de pigmentos da semente e que normalmente varia de acordo com as tcnicas de cultivo. Agora quando analisada a composio nutricional entre as duas variedades observa-se que quase a mesma, com diferenas quase que insignificantes. Por exemplo, em relao s protenas, a linhaa marrom apresenta 22,3% enquanto a linhaa dourada apresenta 29,2%. Quanto aos lipdeos totais a marrom apresenta um valor de 44,4% enquanto a dourada apresenta 43,6%. E o mais interessante a diferena entre a composio de w-3, que apesar de pequena maior na variedade marrom do que na dourada, 58,2% e 50,9% respectivamente, o contrrio do que diz a reportagem. J de acordo com outro estudo, a % de mega-3 encontrada na anlise de composio nutricional foi cerca de 10% maior na variedade dourada, no entanto, o benefcio observado na diminuio do crescimento dos tumores foi o mesmo entre as duas variedades de linhaa. Outra pesquisa diz o seguinte Na verdade, uma no melhor do que a outra: ambas so ricas em lignanas e fibras dietticas. A marrom cultivada em regies de clima quente e mido, como o Brasil, e a dourada plantada em regies frias como o Canad e o norte dos Estados Unidos. No cultivo da linhaa marrom so utilizados agrotxicos, enquanto a dourada cultivada de forma orgnica. Porm, considerando que a variedade dourada est agora sendo plantado no Brasil no se pode garantir que no h utilizao de agrotxicos. Assim como pode existir tambm o cultivo de linhaa marrom orgnica. De uma forma ou de outra, no h diferena entre a composio nutricional. Assim acredita-se que a divulgao da linhaa dourada como superior a marrom seja baseada em outras questes que no sua composio ou benefcios. Talvez seja pelo fato de existirem mais estudos com a linhaa dourada. Por conta disso a escolha deve ser baseada em outros fatores, como preo e aparncia visual. ** Texto elaborado pela Dra. Dbhora Medeiros, aluna bolsista do curso de Psgraduao em Nutrio Clnica pela VP Consultoria Nutricional/ Diviso Ensino e Pesquisa.

Sucos desintoxicantes com Linhaa Estes sucos devem ser ingeridos em jejum, logo ao despertar pela manh, que o momento ideal para realizar tratamentos de desintoxicao, purificao e digesto. preciso consumi-los imediatamente aps seu preparo e, por suas funes de alcalinizar e vitalizar o organismo; no devem conter acar ou adoantes artificiais. Evitar tambm colocar gua filtrada ou muito lquido. A idia que estejam concentrados na gua estruturada dos prprios ingredientes crus e vivos. Para as pessoas que ainda sentem muita necessidade de adoar seus alimentos, a sugesto usar frutas mais doces (de poca) ou frutas secas (uva, ameixa, tmara, banana, etc.) na composio dos sucos. Os sucos desintoxicantes tambm podem ser ingeridos no intervalo de refeies ou como lanche, principalmente quando h necessidade de um rpido restabelecimento do sistema imunolgico ou limpeza. Nesse caso, a quantidade de semente dever ser dividida entre as diversas tomas do dia, ou ento usar toda a dose diria no primeiro suco (em jejum). Quantidade de sucos desintoxicantes/dia
Tratamento Indicao Desintoxicao diria e preventiva 1 suco em jejum (250 ml) Desintoxicao diria e manuteno ps tratamento 1 suco em jejum + 1 suco tarde intensivo (250 ml cada) Desintoxicao intensiva para ativar o sistema 1 suco em jejum + 2 sucos (nos intervalos das imunolgico refeies) (250 ml cada) Desintoxicao intensiva para ativao rpida do 1 suco em jejum + 1 suco a cada 2 horas (150 ml sistema imunolgico cada)

Fonte: TRUCOM, C. Alimentao Desintoxicante. So Paulo: Alade, 2004. Antes aprenda como hidratar a semente de linhaa: coloque 2 colheres de sopa de linhaa crua e integral numa peneira e lave para retirar possveis impurezas. Transfira

para um recipiente de vidro e acrescente 10 colheres de sopa de gua filtrada ou de coco verde. Deixe hidratando por 8 horas. Pronto, agora ela foi 'acordada' e est biognica, ideal para um consumo teraputico e nutricional. E, se vc consumir somente 2 colheres sopa/dia desta linhaa hidratada/germinada, no precisar fazer mais nada, pois o teor de cido ftico contido nesta poro agir como antioxidante. Suco de luz da Lua Ingredientes: 1 pepino pequeno; 2 mas; 1 xcara de hortel; 1 cenoura mdia; 2 colheres de sopa de semente de linhaa hidratada; suco fresco de 1 limo. Preparo: coloque a ma picada no liqidificador. Bata com a ajuda do pepino usado como um socador para auxiliar a extrair o lquido de dentro das hortalias. Acrescente a linhaa, hortel e a cenoura, variando as hortalias sempre que possvel e privilegiando as de produo orgnica. Coe na panela furada nmero 1 e sirva imediatamente. Uva com hortel (rejuvenescedor e digestivo) Ingredientes: 1 xcara de uva sem as sementes (deixar a pele); 1/2 mao de hortel (talos e folhas); 1 colher de sopa de semente de linhaa hidratada; 1 copo de gua mineral ou de coco verde. Preparo: bata tudo no liqidificador e sirva imediatamente. Ma & pepino (intestinos e rins) Ingredientes: 2 mas mdias; 1 pepino inteiro com casca; 1 colher de sopa de semente de linhaa hidratada; suco fresco de 1 limo. Preparo: bata tudo no liqidificador e sirva imediatamente. Manga, tangerina & gengibre (sistema imune e pulmes) Ingredientes: 1 manga descascada e picada; suco de 2 tangerinas; suco de 1 limo; 1 colher de sopa de semente de linhaa hidratada; 1-2 rodelas de gengibre. Preparo: bata tudo no liqidificador e sirva imediatamente. Creme de ma & linhaa (intestinos, hormnios e crebro) Ingredientes: 2 mas (sem cascas e sementes); 1 colher de sopa de semente de linhaa hidratada e suco fresco de 1 limo. Preparo: bata os ingredientes e sirva imediatamente. Cenoura, laranja & brcolis (constipao e gestao)

Gestantes precisam ingerir muitas razes como a cenoura e sementes como a linhaa. Tais alimentos iro ajud-la a manter sua sade e promover a perfeita formao do beb. Ingredientes: 1 xcara de flores + folhas de brcolis; 2 cenouras (ou 1 beterraba); 2 laranjas; 1 limo; 2 ameixas secas; 1 colher de sopa de semente de linhaa hidratada. Preparo: passe pela centrfuga as laranjas, o limo, em seguida o brcolis e por ltimo as cenouras. Transfira o suco obtido para o liqidificador e bata com as ameixas e a semente de linhaa. Sirva imediatamente. Suco de ma, cenoura e semente de linhaa (gestao, pele e memria) Ingredientes: suco de 2 mas + 2 cenouras, extrado na centrfuga; 1 colher de sobremesa de semente de linhaa pr-hidratada ( noite) em copo de gua. Preparo: bata todos os ingredientes no liqidificador. Opcional coar.

Opes de semente (fresca e crua) Linhaa, girassol e gergelim Nozes e Castanha do Par Abbora com casca (*)

Dose diria (adultos) 1-2 colheres de sopa 3-6 unidades 2 colheres de sopa

(*)

hidratar

por

4-8

horas.

No

precisa

germinar

Fonte: A importncia da Linhaa na sade Conceio Trucom - Editora Alade. Oferta: Kit Leite de Linhaa

Conceio Trucom qumica, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para o bem-estar e qualidade de vida. Reproduo permitida desde que mantida a integridade das informaes e citada a autora e a fonte.

Вам также может понравиться