Вы находитесь на странице: 1из 4

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL DELEGAO REGIONAL DE LISBOA E VALE DO TEJO

CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL DE LISBOA PARA O SECTOR TERCIRIO

TAE 14

Porteflio Reflexivo de Aprendizagem (PRA) Data Mdulo Formador (a) Formando(a) 20 De Janeiro de 2012 Desenvolvimento da criana Rute costa
Clementina Manuela fins pinto N

Reflicta acerca das seguintes questes: a)O que aprendi ao longo deste mdulo?
No mdulo 3271 foi dada a matria sobre o desenvolvimento da criana. A partir da matria foi proposto, pela formadora que se fizesse um trabalho de grupo. Os grupos foram escolhidos pela formadora, e eu fiquei com a priscila e a Joana e a edite. E juntas trabalhos nos trs tpicos de desenvolvimento scios afectivo em power point. O primeiro trabalho foi sobre: desenvolvimento scio afectiva interaco (interaco me/ filho). (construo do objecto). (importncia da vinculao). (relao precoce/me/filho). Processo de separao/individualizao). E no segundo trabalho que tem a continuao do primeiro sobre o desenvolvimento scios afectivo entrada no grupo: (entrada no grupo/ isolamento). (comeo do grupo). (relao entre crianas). (amizade). (cooperao e autonomia). (criana e o adulto da famlia a creche, do jardim de infncia, a escola). O terceiro trabalho com a continuao dos dois primeiros trabalhos desenvolvimento cognitivo e da linguagem.

Falamos numa introduo enquanto Piaget e Gesell enfatizam o desenvolvimento motor e intelectual, Erikson e spock mais interessados no desenvolvimento emocional da criana. (o perodo de autonomia). (o perodo da iniciativa). (o perodo da criao). (a adolescncia). (piaget, gesell, eriksom e spock). (desenvolvimento da linguagem). (etapas na aquisio da linguagem). (as primeiras palavras). (exploso do vocabulrio). (grandes frases e muitos porqus). (tagarelasmas com muito por aprender). E por fim fomos apresentar o trabalho as colegas e a formadora.

b)Qual a aplicao prtica, no dia-a-dia, dos contedos do mdulo? Aplicava todos os conhecimentos adquiridos neste mdulo, sobre o desenvolvimento da criana. Em casa, jardins-deinfncia, pr-escolar, e ATL. Todo o desenvolvimento das crianas desde o nascimento ate a entrada da vida do adolescente. H vrios factores a ter em conta no desenvolvimento da criana, que so o ambiente familiar, vida social e cultuara. Cada um tem um impacto na criana. Este mdulo ajudou sobretudo a perceber melhor a sua personalidade, melhor a mente das crianas as suas atitudes, dificuldades e comportamentos. E aplicado as aprendizagens adquiridas com os meus filhos, com idades 20,15,11,e 4 anos. Que so idades muito complicadas perceber certas atitudes do adolescente prprio da idade.

c)No mdulo que contedos, considera que seriam importantes explorar ou reforar? Porqu? No tenho nada a dizer, achei este mdulo muito interessante e informativo. Toda a matria foi dada de forma serena, tudo a seu tempo e sem complicaes. A formadora Rute costa foi muito bem explcita. O objectivo foi que as formadas tivesse todo o conhecimento e

reconhecer o desenvolvimento das crianas desde o nascimento at a entrada na vida adolescente.

d)Depois do que aprendeu neste mdulo, o que acha que mudaria, em relao sua aprendizagem passada? Inclua um exemplo prtico recorrendo sua histria de vida. H muita coisa que podia mudar, tais como compreender melhor as crianas. E como compreendo os pais, todo o seu esforo pela educao dos filhos. Eu como me vou dar mais importncia ao comportamento, e ao desenvolvimento dos meus filhos ate a entrada da vida de adolescente e adulta.

e)Que competncias adquiriu neste mdulo que


possam ser aplicadas no futuro enquanto profissional?

Espero aprender a identificar os modelos pedaggicos, saber planificar as actividades na rea pr-escolar, que na minha opinio so muito importantes do conhecimento do desenvolvimento da criana. Saber organizar os espaos das crianas. Saber observar e avaliar os comportamentos das crianas e saber ensinar, transmitir e por em prtica, para que se desenvolvam o mais saudvel possvel, no desenvolvimento scio - afectivo, cognitivo e linguagem.

f)Quer acrescentar qualquer outro comentrio que lhe parea pertinente? No tenho nada a acrescentar, a formadora Rute costa no correr do mdulo foi bem explcita. Houve alguma matria que j tinha sido reforada. No mdulo (3270). Modelos psicolgicos e fases do desenvolvimento da criana. E espero que o segundo mdulo corra to bem como o primeiro.

Вам также может понравиться