Вы находитесь на странице: 1из 7

L 343/10

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia REGULAMENTO (UE) N.o 1259/2010 DO CONSELHO de 20 de Dezembro de 2010

29.12.2010

que cria uma cooperao reforada no domnio da lei aplicvel em matria de divrcio e separao judicial
O CONSELHO DA UNIO EUROPEIA,

introduz regras relativas lei aplicvel em matria ma trimonial.

Tendo em conta o Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia, nomeadamente o n.o 3 do artigo 81.o,
(5)

Tendo em conta a Deciso 2010/405/UE do Conselho, de 12 de Julho de 2010, que autoriza uma cooperao reforada no domnio da lei aplicvel em matria de divrcio e separao judicial (1), Tendo em conta a proposta da Comisso Europeia, Aps transmisso do projecto de acto legislativo aos parlamen tos nacionais, Tendo em conta o parecer do Parlamento Europeu, Tendo em conta o parecer do Comit Econmico e Social Europeu, Deliberando de acordo com um processo legislativo especial, Considerando o seguinte:
(1) (7)

O Conselho, reunido no Luxemburgo em 5 e 6 de Junho de 2008, registou a ausncia de unanimidade sobre esta proposta e a existncia de dificuldades insuperveis que impossibilitavam a unanimidade, tanto nesse momento como num futuro prximo. O Conselho constatou que os objectivos da proposta no podiam ser alcanados num prazo razovel mediante a aplicao das disposies pertinentes dos Tratados.

(6)

A Blgica, a Bulgria, a Alemanha, a Grcia, a Espanha, a Frana, a Itlia, a Letnia, o Luxemburgo, a Hungria, Malta, a ustria, Portugal, a Romnia e a Eslovnia apre sentaram posteriormente Comisso um pedido em que comunicavam a inteno de instaurar entre si uma coo perao reforada no domnio da lei aplicvel em matria matrimonial. Em 3 de Maro de 2010, a Grcia retirou o seu pedido.

A Unio fixou como objectivo manter e desenvolver um espao de liberdade, segurana e justia em que seja assegurada a livre circulao das pessoas. Para criar pro gressivamente esse espao, a Unio dever adoptar medi das no domnio da cooperao judiciria em matria civil que tenham uma incidncia transfronteiria, especial mente quando necessrio para o bom funcionamento do mercado interno. Nos termos do artigo 81.o do Tratado sobre o Funcio namento da Unio Europeia, essas medidas devero con templar aces destinadas a assegurar a compatibilidade das normas aplicveis nos Estados-Membros em matria de conflitos de leis. Em 14 de Maro de 2005, a Comisso adoptou um livro verde sobre a lei aplicvel e a competncia em matria de divrcio. Esse livro verde lanou uma ampla consulta pblica sobre as solues possveis para os problemas que possam surgir nas circunstncias actuais. Em 17 de Julho de 2006, a Comisso apresentou uma proposta de regulamento que altera o Regulamento (CE) n.o 2201/2003 (2) no que diz respeito competncia e

Em 12 de Julho de 2010, o Conselho adoptou a Deciso 2010/405/UE, que autoriza uma cooperao reforada no domnio da lei aplicvel em matria de divrcio e separao judicial.

(8)

(2)

(3)

Em conformidade com o n.o 1 do artigo 328.o do Tra tado sobre o Funcionamento da Unio Europeia, aquando da sua instituio, as cooperaes reforadas esto abertas a todos os Estados-Membros, desde que sejam respeitadas as eventuais condies de participao fixadas pela deciso de autorizao. Esto tambm aber tas em qualquer outro momento, desde que, para alm das referidas condies, sejam respeitados os actos j adoptados nesse mbito. A Comisso e os Estados-Mem bros participantes numa cooperao reforada asseguram que seja promovida a participao do maior nmero possvel de Estados-Membros. O presente regulamento obrigatrio em todos os seus elementos e directamente aplicvel nos Estados-Membros participantes, em confor midade com os Tratados.

(4)

(9)

(1) JO L 189 de 22.7.2010, p. 12. (2) Regulamento (CE) n.o 2201/2003 do Conselho, de 27 de Novembro de 2003, relativo competncia, ao reconhecimento e execuo de decises em matria matrimonial e em matria de responsabilidade parental (JO L 338 de 23.12.2003, p. 1).

O presente regulamento dever instituir um quadro jur dico claro e completo em matria de lei aplicvel ao divrcio e separao judicial nos Estados-Membros parti cipantes e garantir aos cidados solues adequadas em termos de segurana jurdica, previsibilidade e flexibili dade, bem como impedir situaes em que um cnjuge pede o divrcio antes do outro para que o processo seja regido por uma lei especfica, que considera mais favo rvel salvaguarda dos seus interesses.

29.12.2010

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

L 343/11

(10)

O mbito de aplicao material e as disposies do pre sente regulamento devero ser coerentes com o Regula mento (CE) n.o 2201/2003. Todavia, o presente regula mento no dever ser aplicvel anulao do casamento. O presente regulamento dever ser aplicvel apenas dissoluo ou suspenso do vnculo matrimonial. A lei determinada pelas normas de conflito de leis do presente regulamento dever aplicar-se aos fundamentos de divr cio e de separao judicial. Questes preliminares, tais como a capacidade jurdica e a validade do casamento e questes como os efeitos patrimoniais do divrcio ou da separao judicial, o nome, a responsabilidade parental, as obrigaes alimen tares ou outras eventuais medidas acessrias devero ser determinadas pelas normas de conflito de leis aplicveis no Estado-Membro participante em questo.
(17)

foro. A lei escolhida pelos cnjuges dever respeitar os direitos fundamentais reconhecidos pelos Tratados e pela Carta dos Direitos Fundamentais da Unio Europeia.

Antes de escolherem a lei aplicvel, importante que os cnjuges tenham acesso a informaes actualizadas sobre os aspectos essenciais, quer da lei nacional e da legislao da Unio, quer dos processos em matria de divrcio e separao judicial. Para garantir o acesso a informaes adequadas de qualidade, a Comisso procede regular mente sua actualizao no stio internet destinado ao pblico criado pela Deciso 2001/470/CE do Conselho.

(18)

(11)

A fim de delimitar claramente o mbito de aplicao territorial do presente regulamento, convm indicar os Estados-Membros que participam na cooperao refor ada. O presente regulamento dever ter carcter universal, ou seja, dever ser possvel que as suas normas de conflitos de leis uniformes designem a lei de um Estado-Membro participante, a lei de um Estado-Membro no participante ou a lei de um Estado que no membro da Unio Europeia. O presente regulamento dever aplicar-se independente mente da natureza do tribunal em que o processo instaurado. Quando aplicvel, dever considerar-se que o processo foi instaurado em conformidade com o Re gulamento (CE) n.o 2201/2003. Para permitir que os cnjuges escolham uma lei aplicvel com a qual tenham uma conexo estreita ou, na ausncia de escolha, para que tal lei possa ser aplicada ao seu divrcio ou separao judicial, essa lei dever aplicar-se, ainda que no seja a de um dos Estados-Membros parti cipantes. Em caso de escolha da lei de outro Estado-Membro, a rede criada pela Deciso 2001/470/CE do Conselho, de 28 de Maio de 2001, que cria uma Rede Judiciria Europeia em Matria Civil e Comercial (1), po der prestar assistncia aos tribunais relativamente ao contedo da lei estrangeira. Melhorar a mobilidade dos cidados exige, por um lado, mais flexibilidade e, por outro, maior segurana jurdica. Para alcanar este objectivo, o presente regulamento de ver reforar a autonomia das partes em matria de di vrcio e separao judicial, dando-lhes uma possibilidade de escolha limitada da lei aplicvel ao seu divrcio ou separao judicial. Os cnjuges devero ter a possibilidade de escolher como lei aplicvel ao divrcio ou separao judicial a lei de um pas com o qual tenham especial conexo ou a lei do
(20)

(12)

A escolha esclarecida de ambos os cnjuges constitui um princpio essencial do presente regulamento. Cada cn juge dever saber exactamente quais so as consequncias jurdicas e sociais da escolha da lei aplicvel. A possibi lidade de escolher de comum acordo a lei aplicvel no dever prejudicar os direitos e a igualdade de oportuni dades dos cnjuges. A este respeito, os tribunais dos Estados-Membros participantes devero estar conscientes da importncia da escolha esclarecida de ambos os cn juges no que diz respeito s consequncias jurdicas do acordo de escolha de lei.

(19)

(13)

(14)

(15)

As regras sobre a validade material e formal devero ser definidas de modo a que a escolha informada dos cn juges seja facilitada e o seu consentimento respeitado, a fim de garantir a segurana jurdica e um melhor acesso justia. No que diz respeito validade formal, devero ser introduzidas determinadas garantias para assegurar que os cnjuges tm conscincia das consequncias da sua escolha. O acordo de escolha de lei aplicvel dever, no mnimo, ser reduzido a escrito, datado e assinado por ambas as partes. Todavia, se a lei do Estado-Membro participante no qual ambos os cnjuges tm a sua resi dncia habitual no momento da celebrao do acordo previr requisitos formais suplementares, estes devero ser cumpridos. Tais requisitos formais suplementares po dem, por exemplo, existir num Estado-Membro partici pante onde o acordo seja inserido num contrato de ca samento. Se, no momento da celebrao do acordo, os cnjuges tiverem a sua residncia habitual em Estados-Membros participantes diferentes e as leis desses Estados-Membros previrem requisitos formais diferentes, basta que sejam cumpridos os requisitos formais de um desses Estados. Se, no momento da celebrao do acordo, ape nas um dos cnjuges tiver a sua residncia habitual num Estado-Membro participante cujas leis prevejam requisitos formais suplementares, tais requisitos devero ser cum pridos.

(16)

(1) JO L 174 de 27.6.2001, p. 25.

Um acordo de escolha de lei dever poder ser celebrado ou alterado o mais tardar na data da instaurao do processo em tribunal, e mesmo durante o processo, se a lei do foro o previr. Nesse caso, dever bastar que seja registada em tribunal a designao da lei aplicvel nos termos da lei do foro.

L 343/12

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

29.12.2010

(21)

Na falta de escolha da lei aplicvel, o presente regula mento dever instaurar normas de conflitos de leis har monizadas partindo de uma escala de elementos de co nexo sucessivos baseados na existncia de uma conexo estreita entre os cnjuges e a lei em causa, com vista a garantir a segurana jurdica e a previsibilidade e a im pedir situaes em que um dos cnjuges pede o divrcio antes do outro para garantir que o processo seja regido por uma lei especfica que considera mais favorvel salvaguarda dos seus interesses. Esses elementos de cone xo devero ser escolhidos de modo a garantir que os processos de divrcio e separao judicial sejam regidos por uma lei com a qual os cnjuges tenham uma cone xo estreita.

tribunal no dever ser obrigado a pronunciar um divr cio em aplicao do presente regulamento.

Sempre que o presente regulamento refira o facto de a lei do Estado-Membro participante em cujo tribunal foi ins taurado o processo no considerar o casamento em ques to vlido para efeitos do processo de divrcio, tal dever ser interpretado, nomeadamente, no sentido de que esse casamento no existe na lei do Estado-Membro em causa. Nesse caso, o tribunal no dever ser obrigado a pronun ciar um divrcio ou uma separao judicial em aplicao do presente regulamento.

(22)

Sempre que o presente regulamento remeta para a na cionalidade enquanto factor de conexo para a aplicao da lei de um Estado, a questo do tratamento dos casos de mltipla nacionalidade regulada pelo direito nacio nal, no pleno respeito pelos princpios gerais da Unio Europeia.

(27)

(23)

Caso seja instaurado um processo em tribunal com vista a converter uma separao judicial em divrcio, e se as partes no tiverem escolhido a lei aplicvel, a lei aplicada separao judicial dever igualmente ser aplicada ao divrcio. Tal continuidade favorece a previsibilidade para as partes e refora a segurana jurdica. Se a lei aplicada separao judicial no previr a converso dessa separao em divrcio, este dever reger-se pelas normas de conflito de leis que so aplicveis na falta de escolha pelas partes. Tal no dever impedir os cnjuges de pe direm o divrcio com base noutras normas do presente regulamento.

Uma vez que existem Estados e Estados-Membros parti cipantes nos quais coexistem dois ou mais sistemas de direito ou conjuntos de normas respeitantes s questes regidas pelo presente regulamento, conveniente prever em que medida as disposies do presente regulamento so aplicveis nas diferentes unidades territoriais desses Estados e dos Estados-Membros participantes ou a dife rentes categorias de pessoas desses Estados e Estados-Membros participantes.

(28)

Na ausncia de regras que designem a lei aplicvel, as partes que escolherem a lei do Estado da nacionalidade de uma delas devero, ao mesmo tempo, indicar a uni dade territorial cuja lei decidiram designar, no caso de o Estado cuja lei foi escolhida englobar vrias unidades territoriais com os seus prprios sistemas jurdicos ou regras em matria de divrcio.

(29) (24)

Em certas situaes, dever, no entanto, aplicar-se a lei do tribunal em que o processo foi instaurado, quando a lei aplicvel no preveja o divrcio ou no conceda a um dos cnjuges, em razo do seu sexo, igualdade de acesso ao divrcio ou separao judicial. Tal no dever, con tudo, prejudicar a clusula de ordem pblica.

(25)

Em circunstncias excepcionais, por consideraes de in teresse pblico, os tribunais dos Estados-Membros parti cipantes devero ter possibilidade de recusar a aplicao de uma disposio da lei estrangeira a um caso especfico quando isso for manifestamente contrrio ordem p blica do foro. No entanto, os tribunais no devero poder aplicar a excepo de ordem pblica para recusar uma disposio da lei de outro Estado quando tal seja con trrio Carta dos Direitos Fundamentais da Unio Euro peia, em especial ao seu artigo 21.o, que probe qualquer forma de discriminao.

Atendendo a que os objectivos do presente regulamento, ou seja, o reforo da segurana jurdica, da previsibilidade e da flexibilidade nos processos matrimoniais internacio nais e, portanto, uma maior facilidade em termos de livre circulao das pessoas na Unio, no podem ser suficien temente realizados pelos Estados-Membros e podem, pois, devido ao alcance e aos efeitos do presente regula mento, ser mais bem alcanados a nvel da Unio, esta pode tomar medidas, se for caso disso mediante uma cooperao reforada, em conformidade com o princpio da subsidiariedade consagrado no artigo 5.o do Tratado da Unio Europeia. Em conformidade com o princpio da proporcionalidade consagrado no mesmo artigo, o pre sente regulamento no excede o necessrio para alcanar aqueles objectivos.

(30)

(26)

Sempre que o presente regulamento refira o facto de a lei do Estado-Membro participante em cujo tribunal foi ins taurado o processo no prever o divrcio, tal dever ser interpretado no sentido de que a lei desse Estado-Mem bro no contempla o instituto do divrcio. Nesse caso, o

O presente regulamento respeita os direitos fundamentais e observa os princpios reconhecidos na Carta dos Direi tos Fundamentais da Unio Europeia, nomeadamente no seu artigo 21.o, que probe a discriminao em razo, designadamente, do sexo, raa, cor, origem tnica ou social, caractersticas genticas, lngua, religio ou convic es, opinies polticas ou outras, pertena a uma mino ria nacional, riqueza, nascimento, deficincia, idade ou orientao sexual. O presente regulamento dever ser aplicado pelos tribunais dos Estados-Membros participan tes respeitando esses direitos e esses princpios,

29.12.2010

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

L 343/13

ADOPTOU O PRESENTE REGULAMENTO:

2. Tribunal todas as autoridades dos Estados-Membros parti cipantes competentes nas matrias abrangidas pelo mbito de aplicao do presente regulamento.

CAPTULO I MBITO DE APLICAO, RELAO COM O REGULAMENTO (CE) N.o 2201/2003, DEFINIES E APLICAO UNIVERSAL

Artigo 4.o Aplicao universal aplicvel a lei designada pelo presente regulamento, mesmo que no seja a lei de um Estado-Membro participante.

Artigo 1.o mbito de aplicao 1. O presente regulamento aplicvel, nas situaes que envolvem um conflito de leis, ao divrcio e separao judicial. 2. O presente regulamento no se aplica s seguintes mat rias, mesmo que suscitadas meramente a ttulo de questo pre liminar no contexto de processos de divrcio ou de separao judicial: a) Capacidade jurdica de pessoas singulares; b) Existncia, validade ou reconhecimento de um casamento; c) Anulao de um casamento; d) Nome dos cnjuges; e) Efeitos patrimoniais do casamento; f) Responsabilidade parental; g) Obrigaes alimentares; d) A lei do foro. h) Trusts ou sucesses. Artigo 2.o Relao com o Regulamento (CE) n.o 2201/2003 O presente regulamento no afecta a aplicao do Regulamento (CE) n.o 2201/2003. Artigo 3.o Definies Para efeitos do presente regulamento, entende-se por:

CAPTULO II REGRAS UNIFORMES SOBRE A LEI APLICVEL AO DIVRCIO E SEPARAO JUDICIAL

Artigo 5.o Escolha pelas partes da lei aplicvel 1. Os cnjuges podem acordar em designar a lei aplicvel ao divrcio e separao judicial desde que se trate de uma das seguintes leis:

a) A lei do Estado da residncia habitual dos cnjuges no mo mento da celebrao do acordo de escolha de lei; ou

b) A lei do Estado da ltima residncia habitual dos cnjuges, desde que um deles ainda a resida no momento da celebra o do acordo; ou

c) A lei do Estado da nacionalidade de um dos cnjuges data da celebrao do acordo; ou

2. Sem prejuzo do disposto no n.o 3, um acordo que deter mine a lei aplicvel pode ser celebrado e alterado a qualquer momento, o mais tardar data da instaurao do processo em tribunal.

3. Se a lei do foro assim o determinar, os cnjuges podem ainda designar a lei aplicvel perante o tribunal durante o pro cesso. Nesse caso, essa designao ser registada em tribunal nos termos da lei do foro.

Artigo 6.o 1. Estado-Membro participante um Estado-Membro que parti cipa na cooperao reforada sobre a lei aplicvel ao divrcio e separao judicial por fora da Deciso 2010/405/UE ou de uma deciso adoptada em conformidade com o segundo ou com o terceiro pargrafo do n.o 1 do artigo 331.o do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia; Aceitao e validade substancial 1. A existncia e a validade do acordo de escolha de lei ou de alguma das suas disposies so determinadas pela lei que seria aplicvel, por fora do presente regulamento, se o acordo ou a disposio fossem vlidos.

L 343/14

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia Artigo 9.o

29.12.2010

2. Todavia, um cnjuge, para demonstrar que no deu o seu consentimento, pode invocar a lei do pas em que tenha a sua residncia habitual data da instaurao do processo em tribu nal, se resultar das circunstncias que no seria razovel deter minar os efeitos do seu comportamento nos termos da lei designada no n.o 1.

Converso da separao judicial em divrcio 1. Em caso de converso da separao judicial em divrcio, a lei aplicvel ao divrcio a lei que foi aplicada separao judicial, salvo acordo em contrrio entre as partes nos termos do artigo 5.o

Artigo 7.o Validade formal 1 e 2 do artigo reduzido 1. O acordo referido nos a escrito, datado e assinado por ambos os cnjuges. Qualquer comunicao por via electrnica que permita um registo dura douro do acordo equivale forma escrita. n.os 5.o 2. No entanto, se a lei que foi aplicada separao judicial no previr a converso dessa separao em divrcio, aplica-se o artigo 8.o, salvo acordo em contrrio entre as partes em con formidade com o artigo 5.o

2. Contudo, se a lei do Estado-Membro participante no qual ambos os cnjuges tm a sua residncia habitual data da celebrao do acordo previr requisitos formais suplementares para esse tipo de acordo, tais requisitos devem ser cumpridos.

Artigo 10.o Aplicao da lei do foro Sempre que a lei aplicvel por fora dos artigos 5.o ou 8.o no preveja o divrcio ou no conceda a um dos cnjuges igualdade de acesso ao divrcio ou separao judicial em razo do seu sexo, aplica-se a lei do foro.

3. Se, no momento da celebrao do acordo, os cnjuges tiverem a sua residncia habitual em Estados-Membros partici pantes diferentes e as leis desses Estados previrem requisitos formais diferentes, o acordo formalmente vlido se cumprir os requisitos fixados por uma dessas leis.

Artigo 11.o Excluso do reenvio Quando o presente regulamento prev a aplicao da lei de um Estado, refere-se s normas jurdicas em vigor nesse Estado, com excluso das suas normas de direito internacional privado.

4. Se, no momento da celebrao do acordo, apenas um dos cnjuges tiver a sua residncia habitual num Estado-Membro participante e a lei desse Estado previr requisitos formais suple mentares para este tipo de acordo, tais requisitos devem ser cumpridos.

Artigo 12.o Ordem pblica A aplicao de uma disposio da lei designada nos termos do presente regulamento s pode ser recusada se essa aplicao for manifestamente incompatvel com a ordem pblica do foro.

Artigo 8.o Lei aplicvel na ausncia de escolha pelas partes Na ausncia de escolha nos termos do artigo 5.o, o divrcio e a separao judicial sero regidos pela lei do Estado:

a) Da residncia habitual dos cnjuges data da instaurao do processo em tribunal; ou, na sua falta,

Artigo 13.o Diferenas na lei nacional Nada no presente regulamento obriga os tribunais de um Es tado-Membro participante cuja lei no preveja o divrcio, ou no considere o casamento em questo vlido para efeitos do processo de divrcio, a pronunciarem um divrcio em aplicao do presente regulamento.

b) Da ltima residncia habitual dos cnjuges, desde que o perodo de residncia no tenha terminado h mais de um ano antes da instaurao do processo em tribunal, na medida em que um dos cnjuges ainda resida nesse Estado no mo mento da instaurao do processo em tribunal; ou, na sua falta,

Artigo 14.o Estados com dois ou mais sistemas jurdicos em matria de conflitos de leis de base territorial Sempre que um Estado englobe vrias unidades territoriais, tendo cada uma delas o seu prprio sistema jurdico ou um conjunto de normas respeitante s matrias regidas pelo pre sente regulamento:

c) Da nacionalidade de ambos os cnjuges data da instaura o do processo em tribunal; ou, na sua falta,

d) Em que se situe o tribunal onde o processo foi instaurado.

29.12.2010

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

L 343/15

a) Qualquer referncia lei desse Estado ser entendida, para efeitos de determinar a lei aplicvel ao abrigo do presente regulamento, como referindo-se lei em vigor na unidade territorial pertinente;

b) possibilidade de designar a lei aplicvel em conformidade com o n.o 3 do artigo 5.o

Os Estados-Membros participantes informam a Comisso de qualquer alterao posterior dessas disposies. b) Qualquer referncia residncia habitual nesse Estado ser entendida como referindo-se residncia habitual numa uni dade territorial;

2. A Comisso faculta ao pblico as informaes comunica das em conformidade com o n.o 1 atravs dos meios adequados, nomeadamente atravs do stio web da Rede Judiciria Europeia em Matria Civil e Comercial. Artigo 18.o Disposies transitrias 1. O presente regulamento aplica-se apenas aos processos instaurados e aos acordos referidos no artigo 5.o celebrados a partir de 21 de Junho de 2012.

c) Qualquer referncia nacionalidade dir respeito unidade territorial designada pela lei desse Estado ou, na ausncia de regras pertinentes, unidade territorial escolhida pelas partes ou, na falta de escolha, unidade territorial com a qual o cnjuge ou cnjuges tenham uma ligao mais estreita.

Artigo 15.o Estados com dois ou mais sistemas jurdicos em matria de conflitos de leis interpessoais Em relao a um Estado que tenha dois ou mais sistemas jur dicos ou conjuntos de normas aplicveis a diferentes categorias de pessoas em matrias regidas pelo presente regulamento, qual quer referncia lei desse Estado ser entendida como refe rindo-se ao regime jurdico determinado pelas normas em vigor nesse Estado. Na ausncia de tais normas, aplica-se o sistema jurdico ou o conjunto de regras com o qual o cnjuge ou cnjuges tenham uma ligao mais estreita.

Todavia, um acordo de escolha de lei aplicvel celebrado antes de 21 de Junho de 2012 tambm produz efeitos, desde que cumpra o disposto nos artigos 6.o e 7.o

2. O presente regulamento no prejudica os acordos de es colha de lei aplicvel celebrados em conformidade com a lei do Estado-Membro participante a que pertena o tribunal onde o processo foi instaurado antes de 21 de Junho de 2012. Artigo 19.o

Artigo

16.o

Relaes com convenes internacionais vigentes 1. Sem prejuzo das obrigaes dos Estados-Membros parti cipantes nos termos do artigo 351.o do Tratado sobre o Fun cionamento da Unio Europeia, o presente regulamento no afecta a aplicao das convenes internacionais de que um ou mais Estados-Membros participantes sejam partes data de adopo do presente regulamento ou de adopo de deciso nos termos do segundo ou do terceiro pargrafo do n.o 1 do artigo 331.o do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Eu ropeia, e que estabeleam normas de conflitos de leis em ma tria de divrcio ou separao judicial.

No aplicao do presente regulamento a conflitos de leis internos Os Estados-Membros participantes em que sejam aplicveis di ferentes sistemas jurdicos ou conjuntos de normas a matrias regidas pelo presente regulamento no so obrigados a aplicar o presente regulamento aos conflitos de leis que ocorram exclu sivamente entre esses diferentes sistemas jurdicos ou conjuntos de regras.

CAPTULO III OUTRAS DISPOSIES

Artigo 17.o Informaes fornecidas pelos Estados-Membros participantes 1. At 21 de Setembro de 2011, os Estados-Membros parti cipantes informam a Comisso das suas disposies nacionais, caso existam, respeitantes:

2. Todavia, entre Estados-Membros participantes, o presente regulamento prevalece sobre as convenes celebradas exclusi vamente entre dois ou vrios de entre eles, na medida em que estas incidam sobre matrias regidas pelo presente regulamento. Artigo 20.o Clusula de reviso 1. At 31 de Dezembro de 2015, e em seguida de cinco em cinco anos, a Comisso apresenta ao Parlamento Europeu, ao Conselho e ao Comit Econmico e Social um relatrio sobre a aplicao do presente regulamento. O relatrio acompanhado, se for caso disso, de propostas destinadas a adaptar o presente regulamento.

a) Aos requisitos formais aplicveis aos acordos de escolha de lei aplicvel em conformidade com os n.os 2 a 4 do artigo 7.o; e

L 343/16

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

29.12.2010

2. Para o efeito, os Estados-Membros participantes comuni cam Comisso os elementos pertinentes relativos aplicao do presente regulamento pelos seus tribunais.
CAPTULO IV DISPOSIES FINAIS

O presente regulamento aplicvel a partir de 21 de Junho de 2012, com excepo do artigo 17.o, que aplicvel a partir de 21 de Junho de 2011.

Artigo 21.o Entrada em vigor e data de aplicao O presente regulamento entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicao no Jornal Oficial da Unio Europeia.

Para os Estados-Membros participantes que participam numa cooperao reforada por fora de deciso adoptada em confor midade com o segundo ou com o terceiro pargrafo do n.o 1 do artigo 331.o do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia, o presente regulamento aplicvel a partir da data indicada nessa deciso.

O presente regulamento obrigatrio em todos os seus elementos e directamente aplicvel nos Estados-Membros participantes, em conformidade com os Tratados.

Feito em Bruxelas, em 20 de Dezembro de 2010. Pelo Conselho A Presidente


J. SCHAUVLIEGE

Вам также может понравиться