Вы находитесь на странице: 1из 60

cadernos do

CREA-PR

Srie de fascculos monogrficos sobre tica, responsabilidade, legislao, valorizao e exerccio das profisses da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia no Paran.

n.2
2. Edio

tica e Direitos Profissionais


do engenheiro, do arquiteto, do agrnomo.
Arquiteto Jaime Pusch
1

EM BRANCO

Arquiteto Jaime Pusch

tica e Direitos Profissionais


do engenheiro, do arquiteto, do agrnomo.

CURITIBA - 2006

Gesto 2007
Presidente: engenheiro agrnomo lvaro J. Cabrini Jr Primeiro vice-presidente: engenheiro civil Gilberto Piva Segundo vice-presidente: engenheiro civil Srgio Astir Dillenburg Primeiro secretrio: arquiteto Agostinho Celso Zanelo de Aguiar Segundo secretrio: engenheiro mecnico Elmar Pessoa Silva Terceiro secretrio: engenheiro agrnomo Carlos Scipioni Primeiro tesoureiro: engenheiro civil Joel Kruger Segundo tesoureiro: engenheiro agrnomo Natalino Avance de Souza Diretor adjunto: engenheiro eletricista Aldino Beal Cmara Especializada de Arquitetura: arquiteta Ana Carmen de Oliveira Cmara Especializada de Agronomia: engenheiro agrnomo Jos Croce Filho Cmara Especializada de Engenharia Civil: engenheiro civil Francisco Jos T. C. Ladaga Cmara Especializada de Engenharia Mecnica: engenheiro mecnico Wiliam Alves Barbosa Cmara Especializada de Engenharia Eltrica: engenheiro eletricista Paulo Srgio Walenia Cmara Especializada de Engenharia Qumica: engenheiro qumico Ren Oscar Pugsley Jnior Cmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas: gelogo Mauro Monastier

CREA-PR - Rua Dr. Zamenhof, 35 - CEP 80.030-320 - Curitiba - PR Central de Informaes: 0800-410067 E-mail: comunicacao@crea-pr.org.br

apresentao
O segundo fascculo da srie de Cadernos do Crea-PR traz como tema tica e Direitos Profissionais das reas da Engenharia, Arquitetura e Agronomia. O objetivo da publicao fomentar a discusso da tica e do direito profissional, de forma a contribuir com o exerccio das profisses jurisdicionadas pelo Conselho. A publicao traz de forma clara e objetiva tpicos da legislao necessrios compreenso dos direitos bsicos que cabem aos profissionais. Este conhecimento proporcionar a todos uma viso crtica mais ampla quanto sua posio no universo das relaes de trabalho. A autoria do texto do relator do Cdigo de tica Profissional do Sistema CONFEA/Creas, arquiteto Jaime Pusch. Que esta edio seja um subsdio para que, nas relaes de trabalho e sociais, nossos profissionais pratiquem o conceito de cidadania, tica e responsabilidade, atuando como profissionais-cidados. Engenheiro agrnomo lvaro Cabrini Jr Presidente do Crea-PR Gesto 2006/2008

EM BRANCO

6 - tica e Direitos Profissionais

1 - introduo

Neste fascculo trazemos algumas noes de Direito. Faremos um vo muito alto sobre as cincias jurdicas, sem mergulharmos em detalhes ou aterrissarmos em questes da prtica forense, mesmo porque, esta no nossa rea de conhecimento especializado. Os tpicos que enfocaremos a seguir visam familiarizar o leitor, profissional das reas jurisdicionadas ao CREA-PR, com uma certa gama de conceitos necessrios compreenso dos seus direitos bsicos. Estes conceitos sero tambm de alguma utilidade para o profissional instrumentar-se de uma viso jurdica, mesmo que rudimentar, para uma crtica mais ampla de sua prpria posio no universo das relaes profissionais. Em publicao anterior desta mesma srie, de certa forma j havamos introduzido alguns conceitos de Direito quando tratamos de Controle Social, Obrigaes e Responsabilidades e Cdigo de tica(*). Procuramos restringir aqueles entendimentos ao mundo tico, at ento. Doravante, estes, acrescidos de outros, sero tratados com uma conceituao que mais se aproxima do mundo jurdico. Ainda assim, evitaremos o linguajar forense, mantendo um vocabulrio mais perto do nosso dia-a-dia de profissionais das reas tecnolgicas. O objeto desta publicao a introduo a Diceologia Profissional, para melhor consubstanciarmos o conceito de cidadania e construirmos a idia muito atual do profissional-cidado.

(*) Cadernos do CREA-PR N 1 tica e Responsabilidade Profissional.

2 - diceologia
A palavra de pouco uso em portugus, no figurando na maioria dos dicionrios da lngua. De origem grega, ela nos traz o conceito de estudo do direito ou dos direitos. , portanto uma cincia, localizada na Filosofia e tendo ntima relao com a tica e com as Cincias Jurdicas. Diceologia (do grego): dik justia, direito + logos idia, linguagem, definio, razo. A Diceologia no se contrape Deontologia. Pelo contrrio, para uma melhor compreenso da normativa tica da conduta humana, com ela deve ser estudada complementarmente. A Deontologia estuda os deveres e, na balana da justia, estes se equilibram com os direitos. A ntima associao de direitos e deveres ressaltada pelas definies que podemos encontrar em certos dicionrios, ao definirem algumas outras idias convergentes com a de Diceologia: Direitos O conjunto de liberdades, exigncias, poderes, privilgios e imunidade do qual a pessoa tem uma reivindicao moral, jurdica ou justa... (Dicionrio de tica Stanley J. Grenz & Jay T. Smith Ed. Vida). Dever/direito So os plos da esfera moral. Uma moralidade unicamente de deveres impe sacrifcios sem recompensas, e uma moralidade unicamente de direitos entesoura privilgios. Ambas so injustas e incompatveis com uma ordem social sustentvel. A segunda demanda uma moralidade onde direitos implicam deveres e inversamente... (Dicionrio de Filosofia Mario Bunge Ed. Perspectiva) tica deontolgica Uma tica apenas dos deveres... Ela se ajusta bem a ordens sociais no democrticas. Em uma democracia, os deveres esto supostamente pareados com os direitos. (idem, ibidem). Podemos ensaiar, ento uma definio de Diceologia, associando-a em contraponto com a de Deontologia.

8 - tica e Direitos Profissionais

Deontologia - cincia que estuda os sistemas de moral, tratando do dever. Diceologia - cincia que estuda os sistemas de moral, tratando dos direitos. Direitos e deveres interessam tica e s Cincia Jurdicas. Diceologia , pois, a parte da Filosofia, de interesse do Direito e da tica, que trata dos direitos das pessoas e dos grupos sociais, tendo ntima relao com a Deontologia. Diceologia Profissional conjunto dos direitos de um grupo social que possui a caracterstica comum do exerccio de determinada profisso e que trata especificamente dos direitos concernentes prtica desta profisso.

3 - noo de direito
Em um sentido bem amplo, o Direito a cincia que busca o conhecimento, a sistematizao e a aplicao do conjunto de regras coativamente impostas pelo Estado para o controle das relaes do homem em sociedade. Num sentido mais estrito esse prprio conjunto de normas. De uma forma ou de outra, o objeto do estudo do Direito a norma em geral. Em particular, a norma exarada pelo soberano e acompanhada de sano. Sistemicamente estabelecemos que a norma o fator regulador da conduta do indivduo e das suas relaes com a sociedade. O interesse sobre a ao do indivduo s despertado quando ele a produz de forma perceptvel e aprecivel pelos seus iguais. Esta ao, a sua conduta, tem importncia quando pode ser apreciada em seus efeitos, segundo paradigmas de certo e errado. Esses paradigmas, quando de obrigatria observncia por todos constitui-se em norma social. Assim, podemos ver que o Direito uma cincia que tem ntima relao com o conjunto das cincias sociais. Considerado o objetivo e o interesse social das profisses do engenheiro, do agrnomo e do arquiteto, bem como dos profissionais das geocincias, fcil ser estabelecer a importncia que o Direito ter para estes profissionais em sua prtica. A principal diferena entre o Direito e a tica o carter da norma que lhe solicita a ateno. Se na tica a norma tem alcance moral, sujeitando reprovao, no Direito a norma tem seu alcance pela coero, sujeitando sano. Podemos agora esboar um conceito para o Direito: Direito - cincia que estuda a conduta humana e as normas coercitivas que a condicionam. Podemos interpretar o Direito de pelo menos duas formas. Uma, vendo-o como um complexo sistema de organizao social, outra como uma cincia que trata desta organizao. O conceito que estabelecemos acima visa descrever o Direito como esta cincia. J, do ponto de vista estrutural, podemos adotar um outro conceito. Este, de alcance mais sociolgico, define Direito como sendo o complexo das condies existenciais da sociedade, asseguradas pelo Poder Pblico. um entendimento que traduz o Direito em princpios de conduta social, tendentes realizao da justia.

10 - tica e Direitos Profissionais

Nota: direito - a palavra plurvoca, podendo oferecer interpretaes diversas. Quando usamos a grafia com D maisculo, damos-lhe o significado supra descrito. Quando com d minsculo, seu significado aproxima-se do vulgar. Nesta forma, direito quer dizer direito subjetivo, isto , a prerrogativa que a norma d ao indivduo de realizar determinada pretenso.

Ao Direito interessam a conduta e a norma positiva sobre ela aplicvel.


11

4 - justia

Comumente confunde-se o conceito de justia com o de direito. Direito, por tratar da norma sobre a conduta, aproxima-se mais da legislao, da Lei. J, justia, um sentimento comum, um valor social, um desejo de equilbrio da convivncia humana. Direito trata da norma positivada, da lei. O direito muda, conforme mudam as leis e suas interpretaes. Justia, por outro lado, procura ser um valor maior, imutvel, embora a mudana dos costumes de um povo possam dar a ela novas nuanas. O conceito de justia tem muito mais proximidade com a tica que com o direito enquanto cincias. Com freqncia ouvimos expresses tais como: de direito, mas no justo ou agiu com justia, embora ferindo a lei. Estas afirmaes externam a percepo da possibilidade de existncia de descompasso entre lei ou direito e justia. Pelo que, fica claro que no so a mesma coisa, podendo at mesmo serem conceitos antagnicos, segundo a sabedoria popular.

O conceito de justia, ns ocidentais, o herdamos do direito romano (Jus, juris). Justiniano sistematizava-o sob a mxima: Honesta vivere, suum cuique tribuere, neminem ledere, isto , viver com honestidade, a cada um o que seu e a ningum lesar. um conceito fundamentalmente tico.

Retoricamente diz-se que o objetivo do direito finalmente obter a justia. Isto , a construo do direito tende a trazer da tica o entendimento atual de justia para a regulamentao da conduta. Passa ento a ser um compromisso tico da prpria lei a obteno da justia entre os homens cuja ao se prope a regulamentar. Uma maior aproximao ao conceito de justia, diferenciando-a do de direito, deve levar em conta que, enquanto este matria de cunho tcnico, aquela um valor tico e filosfico, representando a conscincia comum da eqidade.

12 - tica e Direitos Profissionais

Justia - valor tico que visa o equilbrio, a incolumidade, a distribuio, a eqidade.

13

5 - lei
Costumeiramente tambm vemos confundir-se direito com justia, justia com lei e lei com direito. Na linguagem popular os trs conceitos no se apresentam com muita distino. Em captulos anteriores pudemos estabelecer, de maneira bem simples, a diferena entre Direito e Justia. Vejamos com um pouco mais de clareza o que significa a expresso Lei. Na dinmica jurdica j est claro que o Estado existe para regular a conduta e as relaes do indivduo em sociedade, estabelecer e garantir seus direitos e prover certos servios pblicos s pessoas e s suas comunidades. O Estado se organiza constitucionalmente e atribui a si a soberania e o poder. No exerccio de sua soberania impe que nada a ele se sobreponha. a instncia ltima de deciso e a sede suprema do poder no territrio e sobre o povo e o governo que l se encontram. No interesse da sociedade e do prprio Estado, este exerce o poder soberano de normalizar as condutas individuais e as relaes sociais. A forma como o Estado expressa sua vontade e impera sobre seus cidados a Lei.

Porm, o Estado soberano cria limites para si mesmo. Um destes limites sobre sua prpria capacidade e faculdade de legislar. Nas sociedades democrticas, o prprio Estado limita-se no seu poder de legislar atravs da constitucionalidade, impondo a si parmetros de direito que se baseiam no conceito de soberania popular e nos direitos do cidado. Da que, o Estado subordina-se tambm Lei, qual seja, a sua constituio.

14 - tica e Direitos Profissionais

A lei, ento, no pode ser confundida com o direito, nem mesmo com a justia. A lei no objetivo tico nem estrutura jurdica. A lei instrumento de informao do direito com vistas justia. Lei - Norma escrita, elaborada por rgo competente, com forma estabelecida, de conhecimento pblico, atravs da qual relaes jurdicas so criadas, modificadas ou extintas.

A forma pela qual o Estado manifesta sua vontade a Lei.

15

6 - soberania e cidadania
Nos limites de seu territrio, sobre seu povo e com seu governo, o Estado soberano. Soberania, por definio, a condio pela qual nenhuma fora se impe sobre ele. A soberania do Estado diz-nos que nenhuma fora externa ou interna pode submeter, condicionar ou dirigir a sua vontade, sendo ele absoluto e final em suas decises. Este conceito vale para Estados tirnicos, absolutistas, totalitrios ou, ao contrrio, democrticos. indiferente para o conceito de soberania do Estado que ele se organize como monarquia ou repblica, seja socialista ou liberal, presidencialista ou parlamentarista. O regime, a ordem econmica ou sua forma no lhe descaracterizam a soberania. Um conceito moderno, em prtica no Brasil e em outras naes, vem a modelar este poder absoluto do Estado, propiciando uma maior harmonia e equilbrio entre ele e a sociedade. o chamado Estado Democrtico de Direito. Constituio Federal de 1988. Art. 1 - A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo poltico. Pargrafo nico. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio. Neste sistema jurdico o Estado cria limites para si mesmo atravs da constitucionalidade de seus atos. Por ser de Direito, no se permite a nenhuma ao que no a expressamente ditada pela lei. Subordina-se integralmente ao regime jurdico que estabelecer, afastando a autocracia e o arbtrio. Por ser Democrtico entende que o seu poder emana do povo e em seu nome ser exercido. O povo passa a ser o soberano e o Estado seu instrumento de expresso. O momento mximo da soberania popular o ato do voto. Por ele o povo, individualizado no cidado-eleitor, toma a deciso do Estado nas mos e escolhe os seus dirigentes entre seus pares e com eles a poltica de conduo dos interesses nacionais que lhe convier. A soberania popular reproduz-se no cidado. Se o povo genericamente tem
16 - tica e Direitos Profissionais

o poder de outorgar poderes ao Estado, cada um de seus elementos individualmente detentor deste poder. O indivduo, detentor deste poder e titular de direitos subjetivos o cidado igualitariamente capaz de agir e modelar seu Estado. A lei, reconhecida pelo Estado, outorga, a cada um e a todos, estes direitos e o Estado tem o dever de assegur-los e garanti-los. H uma efetiva e equilibrada reciprocidade entre o Estado e os cidados, quando eles pactuam a forma democrtica de direito de se organizar juridicamente. Cidadania - qualidade do indivduo de gozar dos direitos civis e polticos conferidos por um Estado e de desempenhar seus deveres para com este.

17

Cidadania participativa. Numa definio clssica de cidadania, dois valores so ressaltados: o direito e o dever. A prtica cidad reclama o exerccio de um e o cumprimento de outro. Atualmente um terceiro valor tende a ampliar o conceito de cidadania. a solidariedade. Por este valor, a cidadania se completa com a insero do indivduo nas questes da sua comunidade, da sociedade e da nao. Numa sociedade como a brasileira, onde mais e mais se requer que o individualismo liberal conceda espao equilibrado ao interesse coletivo, requerse uma prtica cidad participativa por parte do indivduo. Assim, o conceito de cidadania passa por uma ampliao: exercer direitos, cumprir deveres e participar das causas comuns.

18 - tica e Direitos Profissionais

7 - direitos individuais
Em um Estado democrtico de Direito, como vimos, as relaes se do entre indivduos e entre estes e o Estado sob o imprio da lei. Se, de um lado, o Estado tem direitos emanados do interesse popular, por outro, tem deveres com a sociedade e com o cidado individualmente. Neste princpio de equilbrio jurdico, o cidado insere-se no sistema j dotado de direitos subjetivos reconhecidos e assegurados pelo Estado, mesmo quando o litgio se estabelea contra o prprio Estado. Estes direitos vem dispostos nas constituies nacionais. No Brasil, a Constituio Federal de 1988, principalmente em seu art. 5, discorre sobre os direitos e garantias individuais. Tais direitos so garantidos pelo Estado e so inalienveis e irredutveis, pois que tais clusulas so tidas como ptreas, no podendo ser jamais mudadas.

Direitos fundamentais da Constituio Federal de 1988. Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade...

7.1- DIREITO VIDA. Mais que um direito, vida um pressuposto jurdico para a titularidade de direitos. O cidado assim considerado se animado de vida. Os mortos no so titulares de direitos, nem os no concebidos. O direito vida assegurado mesmo antes do nascimento, desde a concepo. O direito vida limita o Estado at em seu poder-dever de punir. Por este princpio, no pode o Estado punir o criminoso com pena de privao da vida. Sob sua gide no haver, pois pena de morte nem de privao perptua da liberdade. No que concerne ao cidado, o maior delito previsto em nosso sistema penal o homicdio. Vida o bem jurdico fundamental e maior. O direito vida um direito absoluto, dele ningum podendo dispor. Cabe ao Estado a proteo da vida como razo de ser fundamental de todos os outros direitos.

19

7.2 DIREITO LIBERDADE. Liberdade o estado primitivo do indivduo de no oposio ao exerccio da busca de supresso de suas necessidades e da realizao de sua vontade. Alado a direito individual, isto , reconhecido pelo Estado como tal, deixa, no entanto de ser absoluto. A liberdade sofre restries atinentes aos interesses dos outros indivduos, da sociedade como um todo e do prprio Estado. Sua limitao no pode ser arbitrria, seno pelo que ditar a lei. A limitao ou supresso arbitrria da liberdade do indivduo constituda em crime. O direito liberdade gera direitos subsidirios. Alguns deles esto expressamente disposto na Constituio Federal.

Direitos correlatos liberdade: de agir ou omitir-se de agir segundo sua vontade; de pensamento e de sua manifestao; de voto; de ensino; de conscincia e crena; de culto religioso; de expresso intelectual, artstica cientfica e de comunicao; de acesso informao; de escolha do trabalho, ofcio ou profisso; de locomoo; de reunio; de associao; de organizao cooperativa; de sindicalizao; de greve.

7.3 DIREITO IGUALDADE. Na mxima de Rui Barbosa, jurista brasileiro dos sculos XIX e XX, igualdade tratar desigualmente as pessoas desiguais, na medida em que se desigualam. Adotado este raciocnio, vemos que, embora por natureza as pessoas apresentem idiossincrasias que as diferem umas das outras, o princpio ainda assim mantm-se vlido. Por presuno, todas as pessoas so iguais em direitos. O atributo jurdico verificvel em todos os indivduos. Igualdade traz, portanto, o conceito de Justia para o plano pessoal. Quer-se com isto que a lei deva ser ditada para todos indiferentemente de suas circunstncias pessoais. O
20 - tica e Direitos Profissionais

princpio da igualdade pesa muito mais sobre o Estado que se obriga a expressar sua vontade atravs da lei sem criar discriminaes ou privilgios. Tambm nenhum outro direito poder ser negado a nenhuma pessoa por razes de sua natureza. A expresso do reconhecimento deste direito vem insculpida na Constituio Federal de 1988: todos so iguais perante a lei. Direitos correlatos igualdade: de idntico tratamento se homem ou mulher; de indistino de fatores raciais; de indistino de origem social; de garantia de direitos a despeito de convico religiosa, filosfica ou poltica; de igualdade de oportunidades; de igualdade perante a lei.

7.4 DIREITO SEGURANA. Entende-se como segurana o esforo do Estado em manter os direitos do indivduo. Este esforo origina-se do princpio constitucional da dignidade humana. Consubstancia-se pelas medidas jurdicas que visam manter o cidado indene e inclume. Sua esfera de direitos protegida de invaso e interferncia, assegurando sua incolumidade, e seu estado primitivo de indene, ou seja, no danificado, preservado. Segurana direito de carter preventivo que obriga o Estado a manter vigilncia protetora sobre o cidado. A represso ao ato lesivo contra o indivduo faltoso medida corretiva imposta pelo Estado visando reparao da situao original de indene dos demais. A represso ao delito visa mais afast-lo do convvio social, evitando a repetio de sua conduta nefasta e a sua reeducao. Tanto a punio pela reparao como pela retribuio sobre o indivduo em ilicitude visam segurana do indivduo inocente. Segurana , pois um complexo de medidas jurdicas de carter preventivo e repressivo que tendem a manter o status primitivo de ileso ao cidado, mesmo contra o prprio Estado. Direitos correlatos segurana individual: da no obrigao de fazer ou deixar de fazer seno em virtude de lei; da no submisso a tortura; da no submisso a tratamento desumano ou degradante;

21

de resposta proporcional ao agravo; de indenizao por dano; de inviolabilidade da privacidade, da intimidade, da honra e da imagem; de inviolabilidade do domiclio; de inviolabilidade do sigilo da correspondncia e das comunicaes; de resguardo do sigilo profissional; de associao voluntria; de defesa como consumidor; de obteno de informao de rgos pblicos de seu interesse particular; de tutela judiciria; de intangibilidade do direito adquirido, da coisa julgada e do ato jurdico perfeito; da anterioridade da lei; da irretroatividade da lei penal, salvo em benefcio do ru; de defesa de atos atentatrios contra os direitos e liberdades fundamentais; de defesa do Estado Democrtico; da personalidade das penas; de manuteno da dignidade e da integridade fsica e moral mesmo em priso; do devido processo legal; da presuno de inocncia; da ampla defesa; de no ser preso ou mantido em priso arbitrariamente.

7.5 DIREITO PROPRIEDADE. um direito decorrente da liberdade, no caso a liberdade de possuir, de dominar o mundo material e virtual pessoalmente. Todas as naes, atravs de seu Direito Constitucional respectivo, asseguram de uma forma ou de outra o direito propriedade. Este direito estabelece o poder de vinculao da pessoa com a coisa que possa assenhorear-se e manter, dentro dos limites da lei. , pois um direito limitado. Nas sociedades liberais, a tendncia a da ampliao do direito de propriedade ao infinito, merc do primado da liberdade. J, nas sociedades socialistas, pelo princpio da igualdade ser proeminente, a propriedade tende coletivizao, sendo mais restrita na esfera do domnio pessoal. No sistema brasileiro a propriedade um direito que se subordina e se limita aos interesses sociais e estatais. Nossa constituio clara ao falar do carter social da propriedade privada. Abaixo disto, o limite dado pela licitude de sua obteno.

22 - tica e Direitos Profissionais

Direitos decorrentes do direito propriedade: de fruio de seus bens; de indenizao em caso de desapropriao ou de uso em iminente perigo pblico; de impenhorabilidade da pequena propriedade rural; de autoria; de inveno; de marcas de indstria e comrcio; de herana.

Direitos fundamentais assegurados pela Constituio Brasileira


23

8 - direitos sociais
A par dos direitos individuais a Constituio Federal de 1988 arrola os chamados direitos sociais. So direitos que alcanam a sociedade difusamente e o indivduo reflexamente. De qualquer forma, so deveres do Estado e direitos invocveis pelo cidado individual ou coletivamente. Os direitos sociais bsicos so: educao; sade; trabalho; moradia; lazer; segurana pblica; previdncia social; proteo maternidade e infncia; assistncia aos desamparados.

24 - tica e Direitos Profissionais

9 - direitos humanos
Um dia antes do dia do engenheiro e do arquiteto, comemora-se o dia dos direitos humanos. Aos 10 de dezembro de 1948, a Organizao das Naes Unidas proclamou a sua Declarao Universal dos Direitos do Homem. O Brasil signatrio desta carta e incorpora seus princpios em sua legislao maior. Assim que, a Constituio Federal de 1988 reitera os princpios bsicos universais de direito da pessoa humana constantes daquela declarao da ONU. O primeiro artigo da Declarao estabelece o conceito primaz de direito para o ser humano: todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Este entendimento estabelece a existncia de dois direitos naturais, de bero: a liberdade e a igualdade. Estes dois valores so fundamentais, porquanto se reproduzem como o reconhecimento de toda a humanidade para o fato de que o homem os tem como prerrogativa inalienvel de sua prpria natureza. Ainda no mesmo artigo inicial, a Declarao sustenta o reconhecimento de que o ser humano dotado de razo e conscincia. , pois, um ser capaz de exercer sua vontade e de buscar a saciedade de suas necessidades. E mais, de compreender que dotado de direitos e est capacitado a busc-los. Conclui o artigo preconizando que estes mesmos seres humanos, livres e igualitrios, devem agir em relao uns aos outros com esprito de fraternidade. Reconhece o carter gregrio e social do ente Homem e preconiza a necessidade de relaes fraternas entre os componentes da grande sociedade humana. Embora ensaie o exerccio da fraternidade como objeto de dever, h que se considerar que o prprio carter natural do Homem o impele relao com seus iguais. Deseja-se que este procedimento seja a construo de um ambiente relacional harmnico, com esprito de fraternidade e reconhecendo os predicados de liberdade e igualdade de uns para com os outros. Assim entende a ONU e nada mais faz que reproduzir o anseio geral de todos os homens e mulheres: ter seus direitos embasados nas prerrogativas naturais do Ser. Estes direitos so os bradados pelos ideais humanistas da Revoluo Francesa, que vo representados pela trade do seu dstico:

Liberdade Igualdade Fraternidade


25

10 - direitos profissionais
Os grupamentos profissionais, como parcelas do grupo maior que a sociedade, gozam de direitos comuns a todos os cidados e de direitos especficos categricos. Ao elaborarem seu Cdigo de tica Profissional, os engenheiros, arquitetos e agrnomos, os gelogos, gegrafos e meteorologistas, os tecnlogos e os tcnicos, resolveram proclamar os direitos comuns e peculiares de suas categorias profissionais. Assim se posicionando, propem-se ao pleno exerccio da cidadania, caracterizando-se e se apresentando sociedade como profissionais-cidados. Estes profissionais estabelecem no seu CEP um rol de deveres observveis no exerccio de suas profisses. No deixam, no entanto, de conclamar todos os profissionais participao nas questes sociais, desde a proclamao de que estes se entendem como os agentes capazes do desenvolvimento, entendendo tambm que seu trabalho se volta para o bem-estar do ser humano. Concluindo o trip da cidadania participativa, proclamam seus prprios direitos, os direitos genricos das profisses cientfico-tecnolgicas. Extramos, a seguir, cada artigo e alnea do CEP que trata especificamente dos direitos profissionais, titulando e fazendo um breve comentrio sobre cada um dos direitos ali proclamados. Para a proteo destes direitos, dentro do princpio geral constitucional da segurana jurdica, espera-se a tutela do Estado. O segmento de Estado responsvel pela sua proteo, em primeira instncia, a prpria corporao institucional que regulamenta e fiscaliza o exerccio das profisses, ou seja, o Sistema CONFEACREA. As corporaes civis componentes do sistema, as Entidades de Classe, tm um papel decisivo na vigilncia e na reclamao destes direitos, porquanto so entidades voltadas para a defesa das profisses e de seus associados. A proteo dos direitos das profisses e dos profissionais uma forma desejvel de corporativismo, desde que exercida dentro dos valores morais que as profisses cultivam e dos princpios ticos que norteiam a conduta do cidadoprofissional.

10.1 - DIREITOS DAS PROFISSES. CEP - art. 11 - So reconhecidos os direitos coletivos universais inerentes s profisses, suas modalidades e especializaes, destacadamente:

26 - tica e Direitos Profissionais

Este artigo trata dos direitos da coletividade profissional. Reconhece os direitos universais contemplveis profisso coletivamente. Tais direitos so entendidos como inerentes, no cabendo autoridade declarar sua outorga, mas os prprios profissionais proclamarem seu reconhecimento. Estende o reconhecimento aos grupos representados pelas modalidades e pelas especializaes, sem nenhuma restrio. Na seqncia, oferece rol de direitos que h por bem destacar, entendendo estes como de maior relevncia para a segurana das profisses em apreo. Destacando-se estes, no se prejudicam os demais no expressamente citados, eis que, dado no caput o seu reconhecimento.

Direito organizao corporativa. CEP art. 11, a - livre associao e organizao em corporaes profis-sionais; Qualquer das profisses pode se organizar associativamente, sem depender de concesso por parte das autoridades profissionais. Reconhecem-se como livres e independentes de permisso para se constiturem os clubes, associaes, institutos, cooperativas, sindicatos, federaes. Os registros de lei no so embarao ao direito de organizao associativa, mas atos registrais formais. Os limites ao uso do direito so os dados pelos especficos interesses profissionais expressos no objetivo associativo, os quais devem ser pautados pelos postulados ticos alinhados neste CEP .

Direito reserva de prerrogativas corporativas. CEP art 11, b - ao gozo da exclusividade do exerccio profissional; A qualificao para o exerccio da profisso um pressuposto exigvel do indivduo. O corolrio desta exigncia o direito da prpria profisso em recusar leigos ou no qualificados em sua prtica. Declara-se que a execuo dos atos do ofcio especializado reservada profisso que detm a respectiva cultura tcnico-cientfica.

27

Conseqentemente, este direito coletivo repassado para o indivduo que est apto a reproduzir pessoalmente os valores de sua profisso. H, inserida da declarao, uma expectativa de que a lei conceda exclusividade do exerccio de um ofcio especializado ao coletivo profissional tratado como gnero. Isto efetivamente ocorre quando da regulamentao da profisso. Este direito declarado aqui no plano tico vai definir, no plano jurdico, o chamado exerccio ilegal da profisso aos excludos do privilgio.

Direito juridicidade. CEP art. 11, c - ao reconhecimento legal; Este mandamento uma cobrana tica dirigida ao sistema jurdico-legislativo. Os profissionais esto proclamando que suas respectivas profisses devem ser reconhecidas em lei. Vale dizer, as profisses querem ser regulamentadas mais que pela normativa tica, ainda pela lei. Conseqentemente, esto dando como desejvel o controle estatal da prtica profissional. Esta proclamao de direito responde pelo princpio diceolgico da segurana jurdica, a qual deve ser provida pelo Estado.

Direito representao corporativa. CEP art. 11, d - representao institucional. direito das profisses se fazerem representar nos diversos organismos que, de uma forma ou de outra, tratem de assuntos concernentes a elas. No mnimo, a representao em organismos gestores da prtica da profisso deve ser reivindicada e assegurada. Tal j acontece, de forma prpria e disposta em lei, nos conselhos administradores das profisses. A exemplo, os CREA e o CONFEA. Os profissionais, no entanto, reclamam para si o direito de se representarem em todos os organismos conselheirais atinentes aos interesses de sua profisso. Consolidam-se aqui os direitos representativos, ficando os organismos conselheirais profissionais tambm obrigados eticamente a receber a representao. A palavra representao oferece diversas semnticas. Um outro significa-

28 - tica e Direitos Profissionais

do que pode ser aduzido relativo ao direito do coletivo profissional de formular queixa infracional, em nome da profisso, junto ao rgo competente. 10.2 - DIREITOS DO PROFISSIONAL.

CEP - art. 12 So reconhecidos os direitos individuais universais inerentes aos profissionais, facultados para o pleno exerccio de sua profisso, destacadamente: Enquanto o artigo anterior tratava dos direitos das profisses, tidas como fato agregativo social, este aborda os direito do elemento individual do sistema, ou seja, da pessoa do profissional. A proclamao de reconhecimento dos direitos individuais universais abre o caput do artigo. Ficam, portanto, incorporados a esta proclamao, os direitos encontrveis em quaisquer diplomas pactuados internacionalmente, bem como outros aplicveis espcie, como em particular nossa Constituio Federal. Como convm a uma declarao de direitos, estes so facultados, vale dizer, so reconhecidos como de exerccio reclamvel pelo indivduo. Sendo facultados, no so impostos, exercendo-os o profissional a seu prprio e exclusivo arbtrio. A segurana destes direitos, no entanto, obrigao de cada um em relao aos demais e de todos em relao a cada um. O alcance do reconhecimento dos direitos vai a todos os profissionais de todas as profisses do sistema. A prpria redao do caput delimita os direitos ao exerccio da profisso estritamente, ainda que em sua plenitude.

Direito de especializao. CEP art. 12, a - liberdade de escolha de especializao; Toda profisso comporta especializaes. A formao profissional, a princpio o gnero. A especializao posterior a espcie. Apenas ao profissional cabe a escolha da especializao dentro de sua profisso. A ningum dado o poder de restringir ou conduzir a opo por esta ou aquela especializao.

29

Este mandamento alcana apenas o ato de opo. O uso do ttulo de especialista, por outro lado, livre, desde que no haja restrio legal. Na existncia de exigncia legal para o uso do ttulo especializado, cabe a observncia das formalidades que a lei dispuser. Quanto ao contedo do processo de formao, outorga de titulao, reconhecimento legal e representao, cabe o disposto nos direitos coletivos e o imperativo da lei.

Direito personalidade tcnica. CEP art. 12, b - liberdade de escolha de mtodos, procedimentos e formas de expresso; Os modos de expresso e de comunicao tcnica e artstica do profissional so de seu livre arbtrio. Cabe exclusivamente ao profissional estabelecer que mtodos e preceitos tcnicos e cientficos adotar para o desenvolvimento do seu trabalho. Cabe tambm a ele a adoo do referencial terico que lhe parecer melhor e a definio de seu prprio estilo, pela escolha da linguagem formal, plstica e esttica. Limitam este direito os deveres de forma de expresso, em particular o disposto no art. 9; III; g, quando prevalece o interesse do destinatrio do servio e qualquer normativa pr-existente sobre a matria.

Direito titulao. CEP art. 12, c - ao uso do ttulo profissional; O ttulo, uma vez adquirido, parte integrante da personalidade do profissional. tambm a sua via de apresentao como unidade econmica ante a sociedade, seu passaporte qualificativo para a incluso social. O ttulo incorpora-se identidade, vinculando-se definitivamente ao nome da pessoa que o possui. Portar o ttulo de sua profisso direito adquirido, revestindo-se este fato de especial simbologia curricular e especial fora legal para o indivduo qualificado. Uma vez adquirido por via legal e legtima, no pode ser-lhe subtrado. Em casos especiais a lei prev a pena de suspenso do exerccio profissional, mas jamais, de cassao do ttulo.

30 - tica e Direitos Profissionais

O uso do ttulo compartilhado pelas pessoas qualificadas ao exerccio da profisso, de modo igualitrio. Ao posicionar-se como direito permevel a todos os pares de uma profisso, implica-se no reconhecimento de sua reserva exclusiva apenas a estes profissionais. Portanto, o leigo e os profissionais de outra qualificao no so detentores deste direito. Contrabalana este direito, o dever de uso honrado e para o bem, da titulao.

Direito de domnio de ao. CEP art. 12, d - exclusividade do ato de ofcio a que se dedicar; O profissional, por representar sua profisso, depositrio da exclusividade do seu exerccio, conforme o direito coletivo estabelecido no artigo anterior. Alm desta generalidade peculiar de sua profisso, pessoalmente exclusivo na espcie de trabalho que esteja realizando, dando-lhe o direito conseqente de vedar as interferncias indesejadas ou no devidas de outras pessoas ou profissionais. Este direito se compartilha nos trabalhos em equipe ou em cadeia, ainda assim cabendo a exclusividade parcela de realizao que lhe couber. Naquele trabalho que est realizando, o profissional autoridade, tem a competncia e o responsvel. O exerccio deste direito estabelece a localizao precisa da responsabilidade tcnica, quando houver a necessidade legal de cham-la. O profissional que atentar contra este direito de outro profissional, infringe tambm o disposto no art.10; IV; a. Aquele mesmo dispositivo impe a ressalva do exerccio do dever legal que alcana este direito limitando o seu gozo.

Direito remunerao. CEP art. 12, e - justa remunerao proporcional sua capacidade e dedicao e aos graus de complexidade, risco, experincia e especializao requeridos por sua tarefa; Em que pese ser a profisso um servio humanidade e ser considerada a primazia do destinatrio do servio no processo, da sua prtica que o homem tira seu sustento.

31

direito do praticante de uma profisso ser justamente remunerado pelo trabalho que executa. A remunerao, segundo este mandamento, deve obedecer a trs critrios de justa proporcionalidade. O primeiro, ao quanto de si que o profissional oferece ao labor. Quantifica-se este parmetro pela sua capacidade de fazer e pelo quanto de tempo e exclusividade com que se dispe tarefa. Outro parmetro inerente ao objeto do trabalho. H que se medir o quanto de exigncia o desafio impe ao profissional. O que solicitado para a sua realizao em termos de complexidade e risco. Como componente da justa remunerao h que se considerar ainda os aspectos qualitativos da especializao e da experincia, valores que podem ser eventualmente requeridos para o desempenho de determinada tarefa. A afirmao deste direito supera o estabelecimento de um salrio mnimo profissional ou de tabelas como referncias nicas de remunerao. Exige-se, na composio do retorno numerrio, a considerao de fatores mais amplos. A aspirao a determinada remunerao procedente do arbtrio do profissional, em processo de crtica objetiva e de autocrtica. De direito, h que serem considerados estes fatores de justia.

Direito a ambiente adequado de trabalho. CEP art. 12, f - ao provimento de meios e condies de trabalho dignos, eficazes e seguros; A boa qualidade das circunstncias para a realizao dos afazeres profissionais objeto de considerao entre os direitos individuais. As condies ambientais que se lhe forneam no podem ser humilhantes, degradantes ou incompatveis com a dignidade da pessoa e da profisso. exigvel pelo profissional que se lhe coloque sua disposio o ambiente, o ferramental e os acessrios adequados e indispensveis ao alcance dos resultados a que se prope. A segurana do trabalho, dever de ofcio do profissional para como os outros, tambm seu direito. O limite de reclamao deste direito imposto pelo justo e necessrio. O luxo, a sofisticao, as mordomias, o exagero de meios e condies, so um excedente ao direito bsico. Sua concesso pode ser tolervel, desde que no se constitua em abuso de direito.

32 - tica e Direitos Profissionais

Direito de recusa. CEP art. 12, g - recusa ou interrupo de trabalho, contrato, emprego, funo ou tarefa quando julgar incompatvel com sua titulao, capacidade ou dignidade pessoais; Todos tm, por princpio, a liberdade de fazer, deixar de fazer ou permanecer fazendo algo, desde que o objeto seja lcito. A relao de trabalho pautada por um contrato, de cumprimento obrigatrio por ambas as partes. Porm, em certas circunstncias, tais contratos so rescindveis, ou passveis de suspenso, sem que implique em apreciao de responsabilizao por inadimplncia. Este mandamento diz sobre as circunstncias morais de justa suspenso ou recusa do dever de fazer. A burla a este direito configura-se como constrangimento, que vindo a ser praticado por outro profissional fere o mandamento disposto no artigo 10; IV; e, podendo tambm ser tipificado no III; g. Ato profissional estranho ao mbito da titulao do profissional, quando executado, leva responsabilizao por exerccio ilegal. lcito ao profissional recus-los ou suspend-los. A autocrtica do indivduo praticante diz de sua efetiva capacidade ou no capacidade para a realizao de determinada interveno. por este processo que a pessoa julga sua real possibilidade de sucesso em obter determinado resultado que dela se espera. A concluso consciente pela incapacidade justo motivo de recusa. Da mesma forma, cabe ao profissional avaliar se as circunstncias, os meios os fins e as motivaes dos servios requisitados so condizentes com a sua dignidade pessoal e com a da profisso que representa. A avaliao, pautada no senso comum, que apontar em contrariedade ao princpio da dignidade, escusa o profissional da prtica do ato requerido. Ao profissional cabe arbitrar, em seu favor, como justificante, a motivao de escusa de continuidade de afazer profissional. O exerccio deste direito deve ser apreciado dentro das circunstncias ditadas pelo artigo 10, III, f.

Direito salvaguarda de prerrogativas. CEP art. 12, h - proteo do seu ttulo, de seus contratos e de seu trabalho;

33

O ttulo parte integrante da personalidade do profissional. a expresso que traduz todo o contedo da profisso na pessoa. O contrato o acordo de vontade para a realizao de determinado fato que implica em relao de direitos. Gera a responsabilidade e faz o vnculo do profissional com o destinatrio de seus servios. O trabalho a ao transformadora pela qual o profissional realiza social e economicamente sua razo de ser ante a humanidade. Os trs fatores pretendem expressar, em um trip de razovel sustentao, os valores essenciais prpria existncia do indivduo enquanto profissional. Entende-se, pela sua importncia, que devem ser tratados como direitos merecedores de proteo especial. Ao estabelecer a proteo reclamada como direito, gera a expectativa de um dever em algum. H que se esclarecer que, ao ser protegido, a quem caberia o dever de proteger. No plano jurdico, estes fatos j gozam de proteo. O ttulo assegurado pela lei que regulamenta a profisso, os contratos pelo Cdigo Civil e o trabalho pela legislao trabalhista. Por ser um mandamento tico, reclama a proteo do direito em nvel moral. A proteo esperada resulta em obrigao para o coletivo, impondo um esprito de corpo para a sociedade profissional. Apela para o princpio da solidariedade, gerando o chamamento do todos por um. Por extenso, a proteo do direito pode ter sua tutela buscada nos organismo institucionais que tenham a obrigao de zelar pela tica.

Direito proteo da propriedade intelectual. CEP art. 12, 1 - proteo da propriedade intelectual sobre sua criao; A prpria identificao das profisses, proclamada no art. 4, diz que a sua base de contedo tcnico-cientfica com expresso artstica. O trabalho do profissional tem, pois, a dimenso criativa da arte. O que o profissional realiza tem sua marca pessoal. H um vnculo permanente e indissocivel entre criador e criatura. A relao dominial entre o profissional e a sua criao a denominada propriedade intelectual. Este vnculo continua existindo, independentemente da apropriao que o destinatrio do bem ou servio faa do objeto material do servio. Como direito, proclama-se a necessidade de proteo deste bem moral.

34 - tica e Direitos Profissionais

Semelhantemente ao disposto no mandamento anterior, cabe o dever de proteo ao coletivo e s entidades e organismos profissionais e o respeito propriedade intelectual de terceiros por parte de cada um dos profissionais. Direito competio. CEP art. 12, j - competio honesta no mercado de trabalho; O pensamento liberal contemporneo marcou fortemente a elaborao do CEP explicitando claramente que a competio um direito profissional. , H implcito o reconhecimento de que a reserva de mercado tradicional cede lugar competio como valor aceitvel, desde que praticada no interior do grupo profissional. Ainda que se imponha o afastamento dos leigos da prtica profissional, a competio interna tolervel. A restrio adjetiva, dando-se a conduta honesta como exigvel. Esta reclamada honestidade na busca de espao no mercado de trabalho se define pela lealdade na competio.

Direito de associao. CEP art. 12, l - liberdade de associar-se a corporaes profissionais; A liberdade associativa que o profissional detm como direito, implica em associar-se, deixar de associar-se ou de permanecer associado, se lhe convier. Como direito, reflete o arbtrio do profissional em participar formalmente do coletivo. A associao compulsria atenta contra este direito, representando constrangimento repudivel. Da mesma forma, o impedimento, o embarao e a excluso injustificveis so atos discriminatrios condenveis. Juridicamente, este direito est j assegurado pela Constituio Federal. Eticamente, dirige-se s prprias corporaes em geral e aos profissionais em particular, fazendo ver que no se pode compelir, nem se impedir algum a se associar, seno por motivo justificado.

35

Direito ao domnio curricular. CEP art. 12, m - propriedade de seu acervo tcnico profissional. Trata de uma peculiaridade institucional destas profisses. Acervo tcnico entendido comumente como o registro acumulado das anotaes de responsabilidade tcnica (ART) efetuadas em um dado perodo pelo profissional junto aos CREA. H que se observar que a lei que institui a ART de cunho formal e no obriga expressamente os contratos dos Gelogos, dos Gegrafos e dos Meteorologistas. Assim, a prevalecer este conceito, ficaria trado o nimo do CEP que pretende atingir a todos os profissionais e geneticamente anteceder lei, sem a ela se subordinar. Este conceito pode ser ampliado para o melhor entendimento deste direito, indo alm do ato registral formal na instituio controladora do exerccio profissional. Como acervo tcnico, entenda-se o histrico comprovado da experincia do profissional. Diz respeito memria de vida profissional, ao seu currculo de realizaes. Vincula-se conceitualmente propriedade intelectual. Dentro deste conceito ampliado, o mandamento quer que a propriedade do acervo seja direito do profissional, exclusivamente. Vale dizer, que tudo o que o profissional haja realizado seja apenas a si vinculado, reconhecido e respeitado. O acervo tcnico faz o diferencial entre os profissionais e se constitui em um direito estrito da pessoa.

36 - tica e Direitos Profissionais

anexos
Constituio da Repblica Federativa do Brasil.
(Dos Direitos e Garantias Fundamentais)

Declarao Universal dos Direitos Humanos.


(ntegra)

Cdigo de tica Profissional da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia.


(ntegra)

Referncia bibliogrfica.

37

CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL


Dos Direitos e Garantias Fundamentais CAPTULO I DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS Art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: I - homens e mulheres so iguais em direitos e obrigaes, nos termos desta Constituio; II - ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei; III - ningum ser submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante; IV - livre a manifestao do pensamento, sendo vedado o anonimato; V - assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, alm da indenizao por dano material, moral ou imagem; VI - inviolvel a liberdade de conscincia e de crena, sendo assegurado o livre exerccio dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteo aos locais de culto e a suas liturgias;; VII - assegurada, nos termos da lei, a prestao de assistncia religiosa nas entidades civis e militares de internao coletiva; VIII - ningum ser privado de direitos por motivo de crena religiosa ou de convico filosfica ou poltica, salvo se as invocar para eximir-se de obrigao legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestao alternativa, fixada em lei; IX - livre a expresso da atividade intelectual, artstica, cientfica e de comunicao, independentemente de censura ou licena; X - so inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao; XI - a casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinao judicial;

38 - tica e Direitos Profissionais

XII - inviolvel o sigilo da correspondncia e das comunicaes telegrficas, de dados e das comunicaes telefnicas, salvo, no ltimo caso, por ordem judicial, nas hipteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigao criminal ou instruo processual penal; XIII - livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer; XIV - assegurado a todos o acesso informao e resguardado o sigilo da fonte, quando necessrio ao exerccio profissional; XV - livre a locomoo no territrio nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens; XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao pblico, independentemente de autorizao, desde que no frustrem outra reunio anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prvio aviso autoridade competente; XVII - plena a liberdade de associao para fins lcitos, vedada a de carter paramilitar; XVIII - a criao de associaes e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorizao, sendo vedada a interferncia estatal em seu funcionamento; XIX - as associaes s podero ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por deciso judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trnsito em julgado; XX - ningum poder ser compelido a associar-se ou a permanecer associado; XXI - as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, tm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente; XXII - garantido o direito de propriedade; XXIII - a propriedade atender a sua funo social; XXIV - a lei estabelecer o procedimento para desapropriao por necessidade ou utilidade pblica, ou por interesse social, mediante justa e prvia indenizao em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituio; XXV - no caso de iminente perigo pblico, a autoridade competente poder usar de propriedade particular, assegurada ao proprietrio indenizao ulterior, se houver dano; XXVI - a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela famlia, no ser objeto de penhora para pagamento de dbitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento; XXVII - aos autores pertence o direito exclusivo de utilizao, publicao ou

39

reproduo de suas obras, transmissvel aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar; XXVIII - so assegurados, nos termos da lei: a) a proteo s participaes individuais em obras coletivas e reproduo da imagem e voz humanas, inclusive nas atividades desportivas; b) o direito de fiscalizao do aproveitamento econmico das obras que criarem ou de que participarem aos criadores, aos intrpretes e s respectivas representaes sindicais e associativas; XXIX - a lei assegurar aos autores de inventos industriais privilgio temporrio para sua utilizao, bem como proteo s criaes industriais, propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnolgico e econmico do Pas; XXX - garantido o direito de herana; XXXI - a sucesso de bens de estrangeiros situados no Pas ser regulada pela lei brasileira em benefcio do cnjuge ou dos filhos brasileiros, sempre que no lhes seja mais favorvel a lei pessoal do de cujus; XXXII - o Estado promover, na forma da lei, a defesa do consumidor; XXXIII - todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado; XXXIV - so a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas: a) o direito de petio aos Poderes Pblicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder; b) a obteno de certides em reparties pblicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situaes de interesse pessoal; XXXV - a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito; XXXVI - a lei no prejudicar o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada; XXXVII - no haver juzo ou tribunal de exceo; XXXVIII - reconhecida a instituio do jri, com a organizao que lhe der a lei, assegurados: a) a plenitude de defesa; b) o sigilo das votaes; c) a soberania dos veredictos; d) a competncia para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida; XXXIX - no h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal;

40 - tica e Direitos Profissionais

XL - a lei penal no retroagir, salvo para beneficiar o ru; XLI - a lei punir qualquer discriminao atentatria dos direitos e liberdades fundamentais; XLII - a prtica do racismo constitui crime inafianvel e imprescritvel, sujeito pena de recluso, nos termos da lei; XLIII - a lei considerar crimes inafianveis e insuscetveis de graa ou anistia a prtica da tortura, o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evit-los, se omitirem; XLIV - constitui crime inafianvel e imprescritvel a ao de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrtico; XLV - nenhuma pena passar da pessoa do condenado, podendo a obrigao de reparar o dano e a decretao do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, at o limite do valor do patrimnio transferido; XLVI - a lei regular a individualizao da pena e adotar, entre outras, as seguintes: a) privao ou restrio da liberdade; b) perda de bens; c) multa; d) prestao social alternativa; e) suspenso ou interdio de direitos; XLVII - no haver penas: a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX; b) de carter perptuo; c) de trabalhos forados; d) de banimento; e) cruis; XLVIII - a pena ser cumprida em estabelecimentos distintos, de acordo com a natureza do delito, a idade e o sexo do apenado; XLIX - assegurado aos presos o respeito integridade fsica e moral; L - s presidirias sero asseguradas condies para que possam permanecer com seus filhos durante o perodo de amamentao; LI - nenhum brasileiro ser extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalizao, ou de comprovado envolvimento em trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei; LII - no ser concedida extradio de estrangeiro por crime poltico ou de opinio; LIII - ningum ser processado nem sentenciado seno pela autoridade competente;

41

LIV - ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal; LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes; LVI - so inadmissveis, no processo, as provas obtidas por meios ilcitos; LVII - ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria; LVIII - o civilmente identificado no ser submetido a identificao criminal, salvo nas hipteses previstas em lei; LIX - ser admitida ao privada nos crimes de ao pblica, se esta no for intentada no prazo legal; LX - a lei s poder restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem; LXI - ningum ser preso seno em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente, salvo nos casos de transgresso militar ou crime propriamente militar, definidos em lei; LXII - a priso de qualquer pessoa e o local onde se encontre sero comunicados imediatamente ao juiz competente e famlia do preso ou pessoa por ele indicada; LXIII - o preso ser informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistncia da famlia e de advogado; LXIV - o preso tem direito identificao dos responsveis por sua priso ou por seu interrogatrio policial; LXV - a priso ilegal ser imediatamente relaxada pela autoridade judiciria; LXVI - ningum ser levado priso ou nela mantido, quando a lei admitir a liberdade provisria, com ou sem fiana; LXVII - no haver priso civil por dvida, salvo a do responsvel pelo inadimplemento voluntrio e inescusvel de obrigao alimentcia e a do depositrio infiel; LXVIII - conceder-se- habeas-corpus sempre que algum sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder; LXIX - conceder-se- mandado de segurana para proteger direito lquido e certo, no amparado por habeas-corpus ou habeas-data, quando o responsvel pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies do Poder Pblico; LXX - o mandado de segurana coletivo pode ser impetrado por: a) partido poltico com representao no Congresso Nacional; b) organizao sindical, entidade de classe ou associao legalmente cons-

42 - tica e Direitos Profissionais

tituda e em funcionamento h pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados; LXXI - conceder-se- mandado de injuno sempre que a falta de norma regulamentadora torne invivel o exerccio dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania; LXXII - conceder-se- habeas-data: a) para assegurar o conhecimento de informaes relativas pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de carter pblico; b) para a retificao de dados, quando no se prefira faz-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo; LXXIII - qualquer cidado parte legtima para propor ao popular que vise a anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada m-f, isento de custas judiciais e do nus da sucumbncia; LXXIV - o Estado prestar assistncia jurdica integral e gratuita aos que comprovarem insuficincia de recursos; LXXV - o Estado indenizar o condenado por erro judicirio, assim como o que ficar preso alm do tempo fixado na sentena; LXXVI - so gratuitos para os reconhecidamente pobres, na forma da lei: a) o registro civil de nascimento; b) a certido de bito; LXXVII - so gratuitas as aes de habeas-corpus e habeas-data, e, na forma da lei, os atos necessrios ao exerccio da cidadania. LXXVIII a todos, no mbito judicial e administrativo, so assegurados a razovel durao do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitao. 1 - As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais tm aplicao imediata. 2 - Os direitos e garantias expressos nesta Constituio no excluem outros decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte. 3 Os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros, sero equivalentes s emendas constitucionais. 4 O Brasil se submete jurisdio de Tribunal Penal Internacional a cuja criao tenha manifestado adeso.

43

CAPTULO II DOS DIREITOS SOCIAIS Art. 6o So direitos sociais a educao, a sade, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurana, a previdncia social, a proteo maternidade e infncia, a assistncia aos desamparados, na forma desta Constituio. Art. 7 So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: I - relao de emprego protegida contra despedida arbitrria ou sem justa causa, nos termos de lei complementar, que prever indenizao compensatria, dentre outros direitos; II - seguro-desemprego, em caso de desemprego involuntrio; III - fundo de garantia do tempo de servio; IV - salrio mnimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais bsicas e s de sua famlia com moradia, alimentao, educao, sade, lazer, vesturio, higiene, transporte e previdncia social, com reajustes peridicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculao para qualquer fim; V - piso salarial proporcional extenso e complexidade do trabalho; VI - irredutibilidade do salrio, salvo o disposto em conveno ou acordo coletivo; VII - garantia de salrio, nunca inferior ao mnimo, para os que percebem remunerao varivel; VIII - dcimo terceiro salrio com base na remunerao integral ou no valor da aposentadoria; IX - remunerao do trabalho noturno superior do diurno; X - proteo do salrio na forma da lei, constituindo crime sua reteno dolosa; XI - participao nos lucros, ou resultados, desvinculada da remunerao, e, excepcionalmente, participao na gesto da empresa, conforme definido em lei; XII - salrio-famlia pago em razo do dependente do trabalhador de baixa renda nos termos da lei; XIII - durao do trabalho normal no superior a oito horas dirias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensao de horrios e a reduo da jornada, mediante acordo ou conveno coletiva de trabalho; XIV - jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociao coletiva; XV - repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos; XVI - remunerao do servio extraordinrio superior, no mnimo, em cin-

44 - tica e Direitos Profissionais

qenta por cento do normal; XVII - gozo de frias anuais remuneradas com, pelo menos, um tero a mais do que o salrio normal; XVIII - licena gestante, sem prejuzo do emprego e do salrio, com a durao de cento e vinte dias; XIX - licena-paternidade, nos termos fixados em lei; XX - proteo do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos especficos, nos termos da lei; XXI - aviso prvio proporcional ao tempo de servio, sendo no mnimo de trinta dias, nos termos da lei; XXII - reduo dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de sade, higiene e segurana; XXIII - adicional de remunerao para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei; XXIV - aposentadoria; XXV - assistncia gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento at seis anos de idade em creches e pr-escolas; XXVI - reconhecimento das convenes e acordos coletivos de trabalho; XXVII - proteo em face da automao, na forma da lei; XXVIII - seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenizao a que este est obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa; XXIX - ao, quanto aos crditos resultantes das relaes de trabalho, com prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, at o limite de dois anos aps a extino do contrato de trabalho; XXX - proibio de diferena de salrios, de exerccio de funes e de critrio de admisso por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil; XXXI - proibio de qualquer discriminao no tocante a salrio e critrios de admisso do trabalhador portador de deficincia; XXXII - proibio de distino entre trabalho manual, tcnico e intelectual ou entre os profissionais respectivos; XXXIII - proibio de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condio de aprendiz, a partir de quatorze anos; XXXIV - igualdade de direitos entre o trabalhador com vnculo empregatcio permanente e o trabalhador avulso. Pargrafo nico. So assegurados categoria dos trabalhadores domsticos os direitos previstos nos incisos IV, VI, VIII, XV, XVII, XVIII, XIX, XXI e XXIV, bem como a sua integrao previdncia social.

45

Art. 8 livre a associao profissional ou sindical, observado o seguinte: I - a lei no poder exigir autorizao do Estado para a fundao de sindicato, ressalvado o registro no rgo competente, vedadas ao Poder Pblico a interferncia e a interveno na organizao sindical; II - vedada a criao de mais de uma organizao sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econmica, na mesma base territorial, que ser definida pelos trabalhadores ou empregadores interessados, no podendo ser inferior rea de um Municpio; III - ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questes judiciais ou administrativas; IV - a assemblia geral fixar a contribuio que, em se tratando de categoria profissional, ser descontada em folha, para custeio do sistema confederativo da representao sindical respectiva, independentemente da contribuio prevista em lei; V - ningum ser obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato; VI - obrigatria a participao dos sindicatos nas negociaes coletivas de trabalho; VII - o aposentado filiado tem direito a votar e ser votado nas organizaes sindicais; VIII - vedada a dispensa do empregado sindicalizado a partir do registro da candidatura a cargo de direo ou representao sindical e, se eleito, ainda que suplente, at um ano aps o final do mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei. Pargrafo nico. As disposies deste artigo aplicam-se organizao de sindicatos rurais e de colnias de pescadores, atendidas as condies que a lei estabelecer. Art. 9 assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exerc-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender. 1 - A lei definir os servios ou atividades essenciais e dispor sobre o atendimento das necessidades inadiveis da comunidade. 2 - Os abusos cometidos sujeitam os responsveis s penas da lei. Art. 10. assegurada a participao dos trabalhadores e empregadores nos colegiados dos rgos pblicos em que seus interesses profissionais ou previdencirios sejam objeto de discusso e deliberao. Art. 11. Nas empresas de mais de duzentos empregados, assegurada a eleio de um representante destes com a finalidade exclusiva de promoverlhes o entendimento direto com os empregadores.
46 - tica e Direitos Profissionais

DECLARAO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS

Prembulo CONSIDERANDO que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da famlia humana e seus direitos iguais e inalienveis o fundamento da liberdade, da justia e da paz no mundo, CONSIDERANDO que o desprezo e o desrespeito pelos direitos do homem resultaram em atos brbaros que ultrajaram a conscincia da Humanidade, e que o advento de um mundo em que os homens gozem de liberdade de palavra, de crena e da liberdade de viverem a salvo do temor e da necessidade, CONSIDERANDO ser essencial que os direitos do homem sejam protegidos pelo imprio da lei, para que o homem no seja compelido, como ltimo recurso, rebelio contra a tirania e a opresso, CONSIDERANDO ser essencial promover o desenvolvimento de relaes amistosas entre as naes, CONSIDERANDO que os povos das Naes Unidas reafirmaram, na Carta, sua f nos direitos do homem e da mulher, e que decidiram promover o progresso social e melhores condies de vida em uma liberdade mais ampla, CONSIDERANDO que os Estados Membros se comprometeram a promover, em cooperao com as Naes Unidas, o respeito universal aos direitos e liberdades fundamentais do homem e a observncia desses direitos e liberdades, CONSIDERANDO que uma compreenso comum desses direitos e liberdades da mais alta importncia para o pleno cumprimento desse compromisso, A Assemblia Geral das Naes Unidas proclama a presente Declarao Universal dos Direitos do Homem como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as naes, com o objetivo de que cada indivduo e cada rgo da sociedade, tendo sempre em mente esta Declarao, se esforce, atravs do ensino e da educao, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoo de medidas progressivas de carter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observncia universais e efetivos, tanto entre os povos dos prprios Estados Membros, quanto entre os povos dos territrios sob sua jurisdio.

47

Artigo 1 Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. So dotados de razo e conscincia e devem agir em relao uns aos outros com esprito de fraternidade. Artigo 2 I) Todo o homem tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declarao sem distino de qualquer espcie, seja de raa, cor, sexo, lngua, religio, opinio poltica ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condio. II) No ser tambm feita nenhuma distino fundada na condio poltica, jurdica ou internacional do pas ou territrio a que pertena uma pessoa, quer se trate de um territrio independente, sob tutela, sem governo prprio, quer sujeito a qualquer outra limitao de soberania. Artigo 3 Todo o homem tem direito vida, liberdade e segurana pessoal. Artigo 4 Ningum ser mantido em escravido ou servido; a escravido e o trfico de escravos esto proibidos em todas as suas formas. Artigo 5 Ningum ser submetido a tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante. Artigo 6 Todo homem tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecido como pessoa perante a lei. Artigo 7 Todos so iguais perante a lei e tem direito, sem qualquer distino, a igual proteo da lei. Todos tm direito a igual proteo contra qualquer discriminao que viole a presente Declarao e contra qualquer incitamento a tal discriminao. Artigo 8 Todo o homem tem direito a receber dos tribunais nacionais competentes remdio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela constituio ou pela lei.

48 - tica e Direitos Profissionais

Artigo 9 Ningum ser arbitrariamente preso, detido ou exilado. Artigo 10 Todo o homem tem direito, em plena igualdade, a uma justa e pblica audincia por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir de seus direitos e deveres ou do fundamento de qualquer acusao criminal contra ele. Artigo 11 I) Todo o homem acusado de um ato delituoso tem o direito de ser presumido inocente at que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento pblico no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessrias a sua defesa. II) Ningum poder ser culpado por qualquer ao ou omisso que, no momento, no constituam delito perante o direito nacional ou internacional. Tambm no ser imposta pena mais forte do que aquela que, no momento da prtica, era aplicvel ao ato delituoso. Artigo 12 Ningum ser sujeito a interferncias na sua vida privada, na sua famlia, no seu lar ou na sua correspondncia, nem a ataques a sua honra e reputao. Todo o homem tem direito proteo da lei contra tais interferncias ou ataques. Artigo 13 I) Todo homem tem direito liberdade de locomoo e residncia dentro das fronteiras de cada Estado. II) Todo o homem tem o direito de deixar qualquer pas, inclusive o prprio, e a este regressar. Artigo 14 I) Todo o homem, vtima de perseguio, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros pases. II) Este direito no pode ser invocado em casos de perseguio legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrrios aos objetivos e princpios das Naes Unidas. Artigo 15 I) Todo homem tem direito a uma nacionalidade. II) Ningum ser arbitrariamente privado de sua nacionalidade, nem do direito de mudar de nacionalidade.

49

Artigo 16 I) Os homens e mulheres de maior idade, sem qualquer restrio de raa, nacionalidade ou religio, tem o direito de contrair matrimnio e fundar uma famlia. Gozam de iguais direitos em relao ao casamento, sua durao e sua dissoluo. II) O casamento no ser vlido seno com o livre e pleno consentimento dos nubentes. III) A famlia o ncleo natural e fundamental da sociedade e tem direito proteo da sociedade e do Estado. Artigo 17 I) Todo o homem tem direito propriedade, s ou em sociedade com outros. II) Ningum ser arbitrariamente privado de sua propriedade. Artigo 18 Todo o homem tem direito liberdade de pensamento, conscincia e religio; este direito inclui a liberdade de mudar de religio ou crena e a liberdade de manifestar essa religio ou crena, pelo ensino, pela prtica, pelo culto e pela observncia, isolada ou coletivamente, em pblico ou em particular. Artigo 19 Todo o homem tem direito liberdade de opinio e expresso; este direito inclui a liberdade de, sem interferncias, ter opinies e de procurar, receber e transmitir informaes e idias por quaisquer meios, independentemente de fronteiras. Artigo 20 I) Todo o homem tem direito liberdade de reunio e associao pacficas. II) Ningum pode ser obrigado a fazer parte de uma associao. Artigo 21 I) Todo o homem tem o direito de tomar parte no governo de seu pas diretamente ou por intermdio de representantes livremente escolhidos. II) Todo o homem tem igual direito de acesso ao servio pblico do seu pas. III) A vontade do povo ser a base da autoridade do governo; esta vontade ser expressa em eleies peridicas e legtimas, por sufrgio universal, por voto secreto ou processo equivalente que assegure a liberdade de voto. Artigo 22 Todo o homem, como membro da sociedade, tem direito segurana social e realizao, pelo esforo nacional, pela cooperao internacional e de acordo

com a organizao e recursos de cada Estado, dos direitos econmicos, sociais e culturais indispensveis sua dignidade e ao livre desenvolvimento de sua personalidade. Artigo 23 I)Todo o homem tem direito ao trabalho, livre escolha de emprego, a condies justas e favorveis de trabalho e proteo contra o desemprego. II) Todo o homem, sem qualquer distino, tem direito a igual remunerao por igual trabalho. III) Todo o homem que trabalha tem direito a uma remunerao justa e satisfatria, que lhe assegure, assim como a sua famlia, uma existncia compatvel com a dignidade humana, e a que se acrescentaro, se necessrio, outros meios de proteo social. IV) Todo o homem tem direito a organizar sindicatos e a neles ingressar para proteo de seus interesses. Artigo 24 Todo o homem tem direito a repouso e lazer, inclusive a limitao razovel das horas de trabalho e a frias remuneradas peridicas. Artigo 25 I) Todo o homem tem direito a um padro de vida capaz de assegurar a si e a sua famlia sade e bem-estar, inclusive alimentao, vesturio, habitao, cuidados mdicos e os servios sociais indispensveis, e direito segurana em caso de desemprego, doena, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda de meios de subsistncia em circunstncias fora de seu controle. II) A maternidade e a infncia tm direito a cuidados e assistncia especiais. Todas as crianas, nascidas dentro ou fora do matrimnio, gozaro da mesma proteo social. Artigo 26 I) Todo o homem tem direito instruo. A instruo ser gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instruo elementar ser obrigatria. A instruo tcnico-profissional ser acessvel a todos, bem como a instruo superior, esta baseada no mrito. II) A instruo ser orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos do homem e pelas liberdades fundamentais. A instruo promover a compreenso, a tolerncia e amizade entre todas as naes e grupos raciais ou religiosos, e coadjuvar as atividades das Naes Unidas em prol da manuteno da paz.

III) Os pais tm prioridade de direito na escolha do gnero de instruo que ser ministrada a seus filhos. Artigo 27 I)Todo o homem tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar do progresso cientfico e de fruir de seus benefcios. II) Todo o homem tem direito proteo dos interesses morais e materiais decorrentes de qualquer produo cientfica, literria ou artstica da qual seja autor. Artigo 28 Todo o homem tem direito a uma ordem social e internacional em que os direitos e liberdades estabelecidos na presente Declarao possam ser plenamente realizados. Artigo 29 I) Todo o homem tem deveres para com a comunidade, na qual o livre e pleno desenvolvimento de sua personalidade possvel. II) No exerccio de seus direitos e liberdades, todo o homem estar sujeito apenas s limitaes determinadas pela lei, exclusivamente com o fim de assegurar o devido reconhecimento e respeito dos direitos e liberdades de outrem e de satisfazer as justas exigncias da moral, da ordem pblica e do bem-estar de uma sociedade democrtica. III) Esses direitos e liberdades no podem, em hiptese alguma, ser exercidos contrariamente aos objetivos e princpios das Naes Unidas. Artigo 30 Nenhuma disposio da presente Declarao pode ser interpretada como o reconhecimento a qualquer Estado, grupo ou pessoa, do direito de exercer qualquer atividade ou praticar qualquer ato destinado destruio de quaisquer direitos e liberdades aqui estabelecidos.

Cdigo de tica Profissional da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia


1. PROCLAMAO As Entidades Nacionais representativas dos profissionais da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia pactuam e proclamam o presente Cdigo de tica Profissional.

2. PREMBULO. Art. 1 O Cdigo de tica Profissional enuncia os fundamentos ticos e as condutas necessrias boa e honesta prtica das profisses da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia e relaciona direitos e deveres correlatos de seus profissionais. Art. 2 Os preceitos deste Cdigo de tica Profissional tm alcance sobre os profissionais em geral, quaisquer que sejam seus nveis de formao, modalidades ou especializaes. Art. 3 As modalidades e especializaes profissionais podero estabelecer, em consonncia com este Cdigo de tica Profissional, preceitos prprios de conduta atinentes s suas peculiaridades e especificidades. 3. DA IDENTIDADE DAS PROFISSES E DOS PROFISSIONAIS Art. 4 As profisses so caracterizadas por seus perfis prprios, pelo saber cientfico e tecnolgico que incorporam, pelas expresses artsticas que utilizam e pelos resultados sociais, econmicos e ambientais do trabalho que realizam. Art. 5 Os profissionais so os detentores do saber especializado de suas profisses e os sujeitos pr-ativos do desenvolvimento. Art. 6 O objetivo das profisses e a ao dos profissionais voltam-se para o bem-estar e o desenvolvimento do homem, em seu ambiente e em suas diversas dimenses: como indivduo, famlia, comunidade, sociedade, nao e hu-

manidade; nas suas razes histricas, nas geraes atual e futura. Art. 7o As entidades, instituies e conselhos integrantes da organizao profissional so igualmente permeados pelos preceitos ticos das profisses e participantes solidrios em sua permanente construo, adoo, divulgao, preservao e aplicao.

4. DOS PRINCPIOS TICOS. Art. 8 A prtica da profisso fundada nos seguintes princpios ticos aos quais o profissional deve pautar sua conduta: Do objetivo da profisso: I - A profisso bem social da humanidade e o profissional o agente capaz de exerc-la, tendo como objetivos maiores a preservao e o desenvolvimento harmnico do ser humano, de seu ambiente e de seus valores; Da natureza da profisso: II A profisso bem cultural da humanidade construdo permanentemente pelos conhecimentos tcnicos e cientficos e pela criao artstica, manifestando-se pela prtica tecnolgica, colocado a servio da melhoria da qualidade de vida do homem; Da honradez da profisso: III - A profisso alto ttulo de honra e sua prtica exige conduta honesta, digna e cidad; Da eficcia profissional: IV - A profisso realiza-se pelo cumprimento responsvel e competente dos compromissos profissionais, munindo-se de tcnicas adequadas, assegurando os resultados propostos e a qualidade satisfatria nos servios e produtos e observando a segurana nos seus procedimentos; Do relacionamento profissional: V - A profisso praticada atravs do relacionamento honesto, justo e com esprito progressista dos profissionais para com os gestores, ordenadores, destinatrios, beneficirios e colaboradores de seus servios, com igualdade de tratamento entre os profissionais e com lealdade na competio; Da interveno profissional sobre o meio:

VI - A profisso exercida com base nos preceitos do desenvolvimento sustentvel na interveno sobre os ambientes natural e construdo e da incolumidade das pessoas, de seus bens e de seus valores; Da liberdade e segurana profissionais: VII - A profisso de livre exerccio aos qualificados, sendo a segurana de sua prtica de interesse coletivo.

5. DOS DEVERES. Art. 9 No exerccio da profisso so deveres do profissional: I ante o ser humano e seus valores: a) oferecer seu saber para o bem da humanidade; b) harmonizar os interesses pessoais aos coletivos; c) contribuir para a preservao da incolumidade pblica; d) divulgar os conhecimentos cientficos, artsticos e tecnolgicos inerentes profisso; II ante profisso: a) identificar-se e dedicar-se com zelo profisso; b) conservar e desenvolver a cultura da profisso; c) preservar o bom conceito e o apreo social da profisso; d) desempenhar sua profisso ou funo nos limites de suas atribuies e de sua capacidade pessoal de realizao; e) empenhar-se junto aos organismos profissionais no sentido da consolidao da cidadania e da solidariedade profissional e da coibio das transgresses ticas. III - nas relaes com os clientes, empregadores e colaboradores: a) dispensar tratamento justo a terceiros, observando o princpio da eqidade; b) resguardar o sigilo profissional quando do interesse de seu cliente ou empregador, salvo em havendo a obrigao legal da divulgao ou da informao; c) fornecer informao certa, precisa e objetiva em publicidade e propaganda pessoal; d) atuar com imparcialidade e impessoalidade em atos arbitrais e periciais;

e) considerar o direito de escolha do destinatrio dos servios, ofertandolhe, sempre que possvel, alternativas viveis e adequadas s demandas em suas propostas; f) alertar sobre os riscos e responsabilidades relativos s prescries tcnicas e as conseqncias presumveis de sua inobservncia, g) adequar sua forma de expresso tcnica s necessidades do cliente e s normas vigentes aplicveis; IV - nas relaes com os demais profissionais: a) atuar com lealdade no mercado de trabalho, observando o princpio da igualdade de condies; b) manter-se informado sobre as normas que regulamentam o exerccio da profisso; c) preservar e defender os direitos profissionais; V ante ao meio: a) orientar o exerccio das atividades profissionais pelos preceitos do desenvolvimento sustentvel; b) atender, quando da elaborao de projetos, execuo de obras ou criao de novos produtos, aos princpios e recomendaes de conservao de energia e de minimizao dos impactos ambientais; c) considerar em todos os planos, projetos e servios s diretrizes e disposies concernentes preservao e ao desenvolvimento dos patrimnios sciocultural e ambiental. 6. DAS CONDUTAS VEDADAS. Art. 10. No exerccio da profisso, so condutas vedadas ao profissional: I - ante ao ser humano e a seus valores: a) descumprir voluntria e injustificadamente com os deveres do ofcio; b) usar de privilgio profissional ou faculdade decorrente de funo de forma abusiva, para fins discriminatrios ou para auferir vantagens pessoais. c) prestar de m-f orientao, proposta, prescrio tcnica ou qualquer ato profissional que possa resultar em dano s pessoas ou a seus bens patrimoniais;

II ante profisso: a) aceitar trabalho, contrato, emprego, funo ou tarefa para os quais no tenha efetiva qualificao; b) utilizar indevida ou abusivamente do privilgio de exclusividade de direito profissional; c) omitir ou ocultar fato de seu conhecimento que transgrida a tica profissional; III - nas relaes com os clientes, empregadores e colaboradores: a) formular proposta de salrios inferiores ao mnimo profissional legal; b) apresentar proposta de honorrios com valores vis ou extorsivos ou desrespeitando tabelas de honorrios mnimos aplicveis; c) usar de artifcios ou expedientes enganosos para a obteno de vantagens indevidas, ganhos marginais ou conquista de contratos; d) usar de artifcios ou expedientes enganosos que impeam o legtimo acesso dos colaboradores s devidas promoes ou ao desenvolvimento profissional; e) descuidar com as medidas de segurana e sade do trabalho sob sua coordenao; f) suspender servios contratados, de forma injustificada e sem prvia comunicao; g) impor ritmo de trabalho excessivo ou, exercer presso psicolgica ou assdio moral sobre os colaboradores; IV - nas relaes com os demais profissionais: a) intervir em trabalho de outro profissional sem a devida autorizao de seu titular, salvo no exerccio do dever legal; b) referir-se preconceituosamente a outro profissional ou profisso; c) agir discriminatoriamente em detrimento de outro profissional ou profisso; d) atentar contra a liberdade do exerccio da profisso ou contra os direitos de outro profissional; V ante ao meio: a) prestar de m-f orientao, proposta, prescrio tcnica ou qualquer ato profissional que possa resultar em dano ao ambiente natural, sade humana ou ao patrimnio cultural.

7. DOS DIREITOS Art. 11. So reconhecidos os direitos coletivos universais inerentes s profisses, suas modalidades e especializaes, destacadamente: a) livre associao e organizao em corporaes profissionais; b) ao gozo da exclusividade do exerccio profissional; c) ao reconhecimento legal; d) representao institucional. Art. 12. So reconhecidos os direitos individuais universais inerentes aos profissionais, facultados para o pleno exerccio de sua profisso, destacadamente: a) liberdade de escolha de especializao; b) liberdade de escolha de mtodos, procedimentos e formas de expresso; c) ao uso do ttulo profissional; d) exclusividade do ato de ofcio a que se dedicar; e) justa remunerao proporcional sua capacidade e dedicao e aos graus de complexidade, risco, experincia e especializao requeridos por sua tarefa; f) ao provimento de meios e condies de trabalho dignos, eficazes e seguros; g) recusa ou interrupo de trabalho, contrato, emprego, funo ou tarefa quando julgar incompatvel com sua titulao, capacidade ou dignidade pessoais; h) proteo do seu ttulo, de seus contratos e de seu trabalho; i) proteo da propriedade intelectual sobre sua criao; j) competio honesta no mercado de trabalho; k) liberdade de associar-se a corporaes profissionais; l) propriedade de seu acervo tcnico profissional. 8. DA INFRAO TICA Art. 13. Constitui-se infrao tica todo ato cometido pelo profissional que atente contra os princpios ticos, descumpra os deveres do ofcio, pratique condutas expressamente vedadas ou lese direitos reconhecidos de outrem. Art. 14. A tipificao da infrao tica para efeito de processo disciplinar ser estabelecida, a partir das disposies deste Cdigo de tica Profissional, na forma que a lei determinar.

Referncia bibliogrfica
Os captulos 10.1 Direitos das Profisses e 10.2 Direitos do Profissional, deste opsculo, tiveram seus comentrios extrados da obra Cdigo de tica Profissional Comentado, 3 parte, captulo 4: O novo CEP comentado ponto a ponto. Esta obra editada pelo CONFEA, de autoria de Edison Flvio Macedo e Jaime Pusch, sendo a parte de onde foram extrados os referidos comentrios de autoria de Jaime Pusch. As transcries, em itlico, tm sua fonte citada no texto. Os anexos foram obtidos via Internet, respectivamente: Constituio do Brasil - www. planalto.gov.br Declarao Universal dos Direitos Humanos - www.dhnet.org.br Cdigo de tica Profissional - www.confea.org.br

59

Вам также может понравиться