Вы находитесь на странице: 1из 5

Famlia - lazer e ateno a esposa e filhos

Pr. Josu Gonalves


E ele disse-lhes: Vinde vs, aqui parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam e vinham, e no tinham tempo para comer (Mc. 6:31) Um certo dia, Jesus recebeu um convite diferente daqueles que ele costuma receber. No era para curar enfermos, expulsar demnios, multiplicar pes e peixes ou acalmar uma tempestade, era um convite para participar de uma festa (Jo 2). Isso tem a ver com pausa e lazer na vida de todos ns, principalmente daqueles que exercem liderana a semelhana de Jesus. Jesus no foi naquela festa de terno e gravata, Bblia na mo, cantor cristo etc, armado para mais um culto, ele foi para um momento de lazer.

1) D uma pausa sempre que perceber que a reserva est baixa, isto tem a ver com lazer
Disse Stephen R. Covey, um grande conferencista de palestras para famlia: incrivelmente fcil ser pego pela iluso da atividade, na correria da vida, e trabalhar cada vez mais para subir a escada do sucesso, s para descobrir que a escada estava encostada na parede errada. As palavras de Jesus: eles no tinham tempo nem para comer, deveria provocar uma reflexo sobre o princpio da pausa no exerccio do ministrio. A vida como uma longa viagem de avio, onde de tempo em tempo necessrio pousar em um aeroporto para o reabastecimento. Por melhor e mais moderno que seja o avio, se no houver uma parada (pausa) para reabastecer, com certeza a viagem no ser concluda e o resultado final ser uma grande tragdia com a queda provocando prejuzos incontveis. Um lder que no d pausa para reabastecer seu tanque de combustvel emocional e espiritual, com certeza logo estar emocionalmente intoxicado e o estresse ser a causa do seu fracasso. Um lder cansado no produz com qualidade. Gosto do pensamento que diz: S h msica, porque h pausa. Luiz A. Marins Filho costuma dizer em suas palestras: O ativismo um aplacador de conscincia muito perigoso, pois o indivduo trabalha muito, chega exausto e cria a falsa idia de que est no caminho certo. Uma vida sem sbado-descanso no vivida de acordo com o plano e inteno de Deus. D uma pausa para afiar a ferramenta. Uma ferramenta cega exige muito esforo, se gasta muita energia para ter como resultado final baixa qualidade. Precisamos com urgncia fazer distino entre o que gasto e o que investimento. Frias no gasto, investimento. D uma pausa para rever conceitos. Todas as pessoas nutridoras sabem como indispensvel se criar uma tecla chamada pausa para reflexo, reavaliao de conceitos e muitas vezes isso leva a mudanas positivas na maneira de pensar. D uma pausa para fazer um balano. Todas as empresas tm um momento em que elas do uma parada para fazer um balano. preciso conferir entradas e sadas, para ver se tiveram lucro ou prejuzos, se est valendo a pena ou no a forma como esto trabalhando. Quando no exerccio do ministrio, ou na vida conjugal e de famlia no h pausa para balano, a tendncia tocar a vida de forma equivocada, fazendo o errado pensando estar certo. D uma pausa para reabastecer o tanque de combustvel emocional e espiritual. A vida interior e seu cuidado no podem ser negligenciado, uma questo vital para o pastor e consequentemente o rebanho. O exerccio do ministrio pastoral, exige um doar constante de energia emocional e espiritual. Jesus disse: Algum me tocou, porque

bem conheci que de mim saiu virtude (Lc. 8:46). Um pastor sente em um nico dia varias emoes positivas e negativas, uma criana que nasce, um querido irmo que morre, um jovem que foi acidentado e est na UTI do hospital, a esposa que est fazendo aniversrio, um casamento que ele tem que ministrar etc. Tudo isso pode acontecer em nico dia na vida de um ministro do Evangelho.

D uma pausa para o lazer


A vida no pode ser feita apenas de trabalho, trabalho e trabalho, sem parada, sem pausa, sem descanso, etc. A Bblia como o livro do equilbrio, diz: Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasio (Ec 3:1). Por incrvel que possa parecer, ainda existem obreiros que no conseguem ver o lazer como algo necessrio e indispensvel para a sade do indivduo. Elias, um profeta que caiu em depresso no deserto porque no praticou o princpio da pausa no exerccio do seu ministrio.

O que podemos aprender com a experincia de Elias?


Primeiro: Deus no nos chamou para resolver todos os problemas e de todas as pessoas. Fomos chamados para fazer o possvel dentro dos limites da nossa capacidade e vocao. Segundo: depois de todos os milagres operados por Deus no monte Carmelo, Jezabel aparece do mesmo jeito ou pior; o profeta saiu frustrado e deprimido rumo ao deserto. Voc j teve a experincia de fazer o extraordinrio, jejuar, orar, trabalhar e de repente um milagre acontece e a expectativa que da para frente no haver mais ningum fora do mover de Deus. A voc acorda pela manh e encontra a pessoa que na sua cabea estaria mudada, convertida, sarada, transformada, pior do que era antes. Sem dvida isso frustra qualquer lder espiritual. Porm ns precisamos fazer nossa parte e deixar com Deus o que parte dele. Terceiro: o problema de Elias foi o ativismo, o intenso trabalho no exerccio do ministrio, sem parada, sem pausa e sem descanso. H um ditado popular que expressa uma grande verdade: quando se estica a corda alm do suportvel ela quebra. As causas da exausto crnica de Elias, so as mesmas de muitos lideres das igrejas hoje. As palavras do profeta Elias no deserto mostram quais so as consequncias de algum em estado de exausto crnica: foi dominado pelo medo, perdeu o sentido de valor prprio, perdeu o sentiu um desanimo profundo, ausncia de novas expectativas, desejo de morrer, etc. Durante minhas viagens para ministrar em igrejas, tenho encontrado homens de Deus com estes sinais de exausto crnica.

Como Deus curou Elias


1) Permitiu que ele dormisse, descansasse, desse uma pausa sem nenhum sentimento de culpa (2 Re 19:4, 5); 2) Enviou um anjo para servir comida nutritiva a ele (2 Re 19:5-7); 3) Restaurou seu senso de valor prprio dando-lhe novas e importantes tarefas (2 Re 19: 15,16); 4) E fez com que ele entendesse que no estava s (2 Re 19:18); 5) Preparou algum de valor para caminhar com ele (2 Re 19:16). Deus pode e quer curar lideres com exausto crnica, lembre-se, uma mente cansada e exausta no produz com qualidade.

Compromisso com prioridades profundas (esposa e filhos)


Quando o lder pastor no encontra tempo para si porque a muito ele no tem investido tempo na famlia. Afirmo sem medo de estar equivocado, que se algum no dispe de uma noite, ou ao menos de uma hora por semana para se reunir com toda a famlia, ento a famlia no a sua prioridade. Penso que esta histria pode ajudar-nos na reflexo deste tema to essencial.

Um certo pai, ao chegar em casa depois de um dia de trabalho, ligou a TV no Jornal Nacional. O filho se aproximou e perguntou: - Pai, quanto voc ganha por hora? Ele respondeu: - Vai brincar menino, porque estou assistindo o jornal. Alguns minutos depois, o garoto voltou e tornou a perguntar: - Pai, quanto voc ganha por hora? Novamente ele responde: - Vai brincar, voc no percebe que estou assistindo ao jornal. Pela terceira vez o filho insiste em perguntar, porm agora, o pai irado, gritando muito, diz: - Sai daqui, vai dormir, no me perturba. Se no deitar agora eu vou lhe dar uma surra. Logo depois do Jornal Nacional, comeou a novela O Fim do Mundo, o homem cai em si, lembra do filhinho e resolve conversar com ele. Vai ao quarto, o menino j esta dormindo, ele o acorda e diz: - Filho vamos conversar. O menino ainda com os olhos meio fechados pergunta: - Pai quanto voc ganha por hora? O pai responde: - Quinze reais. - Ento me empresta dois. - Sim. Tirou o dinheiro e deu ao filho. O menino enfiou a mo na gaveta, tirou treze reais. O pai sem entender perguntou: - Por que voc pediu dois reais? - Para juntar com treze que eu tenho, e pagar uma hora para voc ficar comigo. Se voc me pergunta qual a maior brecha na relao de casal e de famlia hoje, eu diria que a falta de tempo para aquilo que realmente importante. Voc sabe o que significa entropia? Em fsica entropia significa qualquer coisa, quando abandonada a si mesma se desintegra at finalmente alcanar sua forma mais elementar. O dicionrio Aurlio define entropia como a constante degradao dum sistema ou sociedade. Richad L. Evans disse: Todas as coisas necessitam de ateno e cuidado, e casamento no exceo. O casamento no deve ser tratado com indiferena ou maltrato, nem algo que simplesmente cuide de si mesmo. Nada que seja negligenciado permanece como foi ou , ou deixar de se deteriorar. Todas as coisas precisam de ateno, cuidado e preocupao, especialmente o mais sensvel de todos os relacionamentos da vida. O tempo que o pastor investe na esposa determina a importncia que ele d ao casamento. Suponhamos que voc vai a um restaurante cinco estrelas. L chegando, ao olhar o cardpio, pede o melhor e mais caro prato da casa. Depois de algum tempo o garom traz o prato, mas a poro bem pequena. Voc ento reclama e diz: S isso? O rapaz responde: Meu senhor, o que importa no a quantidade, mas sim a qualidade. Ento voc retruca nervoso: Mas esta poro no d nem para fazer ccegas no meu estmago, pois estou com muita fome... Voc percebeu que no basta s qualidade. Tem que haver quantidade tambm. Assim o tempo que se investe no casamento, no cnjuge e na famlia. No basta ter

qualidade, preciso uma quantidade que seja suficiente para suprir as necessidades de cada membro envolvido. Nunca se esquea disso: Se voc gasta pouco tempo com o seu casamento, significa que ele no to importante como voc diz, ele vai sofrer o processo de deteriorao (entropia). Muitas esposas de lideres reclamam que o marido tem tempo para a igreja, companheiros de ministrio, TV, Internet, jornal, parentes, mas no tem tempo com qualidade para elas. Uma das causas dos casamentos vazios e sem graa a falta de investimento de tempo com qualidade.

Perguntas para refletir


1) Quanto tempo voc fica na intimidade com Deus por dia? 2) Quanto tempo voc gasta com sua esposa por dia, dando-lhe ateno especial? 3) Quanto tempo voc gasta com seus filhos por dia, dando ateno? 4) Qual o dia da semana que todo dedicado para a famlia. 5) Voc sempre pra e responde as perguntas da esposa e filhos? O marido que no prioriza o seu casamento, logo experimentar uma relao com o sabor de funeral conjugal. Dedicao uma palavra chave num casamento bem sucedido. O tempo que voc tem investido dando ateno personalizada para a sua esposa tem sido suficiente? Nada pode justificar o pecado, mas eu afirmo que podemos facilitar ou dificultar a ao do diabo no relacionamento. A Bblia diz que a alma farta pisa favos de mel... (Pv 27:7), porm para a alma faminta, todo amargo doce. A palavra chave que descreve a maioria dos casamentos em crise insatisfao. Quan do as necessidades emocionais de uma esposa no so supridas, o marido esta abrindo brechas, facilitando a ao do diabo no relacionamento: para a alma faminta todo amargo doce. Seja sincero consigo mesmo e responda: A alma da sua esposa est farta ou faminta? Voc tem se esforado para dar a ela ateno personalizada, carinho, presena, proteo, amor na medida das necessidades dela? A esposa uma projeo daquilo que o marido .

Filhos prioridade das prioridades


No basta ser pastor preciso ser pai!!!
Filhos: flechas nas mos do pai que o guerreiro. Como flechas nas mos do guerreiro, assim so os filhos... (Sl. 127.4). Os guerreiros so os pais e as flechas so os filhos, isso significa dizer, que, para onde as flechas forem direcionadas elas cairo. Eu tenho trs filhos, dois meninos e uma menina, so trs flechas nas minhas mos. Sempre que penso nisso eu sinto o peso da responsabilidade de ser pai. Onde esto caindo as nossas flechas? Qual est sendo o destino dos nossos filhos. Em um livro de citaes de pessoas importantes na histria, que ganhei da minha filha, encontrei um texto que vale a pena compartilhar: 'Voc se lembra do seu pai? - perguntou o juiz com severidade - 'Aquele pai a quem voc desonrou?' O prisioneiro respondeu: 'Lembro-me dele perfeitamente. Quando o procurava para conselho e companhia, ele me olhava por detrs de seu livro de leis e dizia: Sai daqui, menino, estou muito ocupado. Meu pai terminou seu livro, e aqui estou eu'.(T. DeWitt Talmadge) O verdadeiro pai aquele que: gera, assume, cria, inspira confiana, prov, protege, abenoa, ama, ensina o caminho e exemplo.

Um pai que qualquer filho gostaria de ter


O pai da Parbola do Filho Prdigo um modelo de pai que qualquer filho gostaria de ter. O filho que tem um pai com este perfil, com certeza, se for embora de casa, logo a saudade pela ausncia deste incrvel pai o far dizer: Levantar-me-ei e irei ter com meu pai. 1) Um pai manso (Lc 15.2). Equilbrio.

2) Um pai partilhador (Lc 15.12). Generosidade; 3) Um pai respeitador. Sabe dar Valor; 4) Um pai acessvel. Aberto ao dilogo 5) Um pai esperanoso (Lc 15.20). F 6) Um pai perdoador (Lc 15.20). Amor 7) Um pai conciliador (Lc 15.22,29-32).

O elo que liga os filhos


Nancy Samalin afirmou: Nossos filhos nos do a oportunidade de sermos os pais que sempre desejamos ter tido. Em Mateus 7:12, lemos: Portanto, tudo o que vs quereis que os homens vos faam, fazei-o vs tambm a eles... Deus abenoe todos os pais!.

Вам также может понравиться