Вы находитесь на странице: 1из 3

Faculdade de Direito Universidade de Lisboa Direito Comercial I Ano Lectivo 2010/2011 Tpicos de Correco 7 de Janeiro de 2011

I 1. Identificao dos dois regimes potencialmente aplicveis: (a) o do artigo 1696./1, CC: pelas dvidas da exclusiva responsabilidade de um dos cnjuges respondem os bens prprios do cnjuge devedor e, subsidiariamente, a sua meao nos bens comuns; (b) o do artigo 1691./1/d, CC: salvo se for provado que a dvida no foi contrada em proveito comum do casal (ou se vigorar o regime da separao de bens), as dvidas contradas por um dos cnjuges no exerccio do comrcio so da responsabilidade de ambos os cnjuges (artigo 1691./1/d), CC. Neste ltimo caso responderiam os bens comuns do casal (artigo 1695./1, CC) e, na sua falta, os bens prprios de cada um dos cnjuges. Ainda a este propsito seria valorizada a referncia presuno do artigo 15. CCOM, que estabelece que as dvidas comerciais do cnjuge comerciante presumem-se contradas no exerccio do seu comrcio. 2. Qualificao da compra e venda como comercial ou civil como forma de eleger o regime aplicvel (artigos 1. e 2., CCOM). 3. Acto de comrcio subjectivo: Alberto no comerciante, pois a sua profisso consiste na prtica reiterada de actos no comerciais (artigo 230./ 3.: No se haver como compreendido no n. 5 o prprio autor que editar, publicar ou vender as suas obras). 4. Acto de comrcio em sentido objectivo: a compra por Alberto ser comercial ou no, consoante o destino que aquele pretenda dar escultura. Se a pretende revender na oficina, a compra ser comercial, nos termos do artigo 463./1, CCOM. Se a pretende apenas expor, a compra no considerada comercial (cfr. lugar paralelo do artigo 464./1, CCOM). 5. Identificao dos dois regimes potencialmente aplicveis quanto fiana prestada por Carlos: (a) benefcio de excusso prvia, nos termos do artigo 638./1, CC; (b) solidariedade do fiador, ainda que no comerciante, nos termos do artigo 101., CCOM. 6. Compreenso da relevncia da tarefa de qualificao supra referida como critrio de seleco do regime a aplicar.

II 1. Identificao de um problema de transmisso da posio do arrendatrio e dos dois regimes potencialmente aplicveis: (a) o regime geral da cesso da posio contratual constante do artigo 424. e seguintes, CC, que exige consentimento do locador; (b) o regime especial do trespasse, que dispensa o referido consentimento, nos termos do artigo 1112., CC. 2. Completude do estabelecimento (artigo 1112./2/a) e b), CC) e elementos reservados por Alberto: a mquina, em princpio, no altera a aptido funcional do estabelecimento. As mangas tampouco, j que so perecveis e rapidamente substituveis. 3. A transmisso da posio de empregador (artigo 318./1, CT) em virtude do trespasse visa proteger os trabalhadores e no o trespassrio. O facto de os trabalhadores decidirem denunciar o contrato aps o trespasse em nada interfere com a completude do estabelecimento data da concluso do negcio de transmisso. 4. Perante um trespasse de estabelecimento, afirmao da desnecessidade de consentimento do locador, e da necessidade de comunicao (artigo 1112./3, CC). 5. Incluso do direito ao nome do estabelecimento Clementina de Belm no mbito natural do trespasse: artigo 304.-P/3, Cdigo da Propriedade Industrial [fuso dos regimes dos logtipos, nomes e insgnias de estabelecimento, com a reforma do CPI artigos 12. e 13. do DL 143/2008, de 28 de Julho]: Alberto apenas teria direito a utilizar este nome caso o tivesse expressamente reservado para outro estabelecimento, presente ou futuro, no momento do trespasse. Ser tambm valorizada a referncia ao regime constante do artigo 44. do Regime Jurdico do RNPC. 6. Concorrncia pelo trespassante? Discusso sobre a tutela da posio do trespassrio. O caso em apreo apenas poderia motivar tutela indemnizatria se existisse dano imputvel concorrncia ilcita (i.e. se o dano no fosse totalmente imputvel m gesto de Diana).

III 1. Compreenso do processo de insolvncia como processo de execuo universal (abrange todos os credores) e genrica ou total (abrange todo o patrimnio do devedor insolvente): artigo 1., CIRE. 2. Identificao da Laranja Mecnica, Lda. como possvel sujeito passivo da declarao de insolvncia (artigo 2./1/alnea a, CIRE). 3. Aplicao do critrio do fluxo de caixa para a determinao de uma situao de insolvncia da Laranja Mecnica, Lda. (artigo 3./1, CIRE). Compreenso do conceito de impossibilidade de cumprimento das obrigaes vencidas. Recurso aos factos-ndices do artigo
2

20./1, CIRE (embora no fosse o caso no enunciado, compreenso de que o devedor pode demonstrar a solvncia, pese embora a verificao de um ndice do artigo 20. e que, em igual medida, a insolvncia pode resultar de outros factos, que no os listados). 4. Declarao imediata da insolvncia, perante a no deduo de oposio pela Laranja Mecnica, S.A., nos termos do artigo 30./5, CIRE, j que os factos invocados preenchiam ndices constantes do artigo 20./1, CIRE. 5. Identificao dos princpios gerais constantes dos artigos 81./1 (transferncia dos poderes de administrao e disposio de bens para o administrador da insolvncia) e 102./1, ambos do CIRE. Identificao da regra especial aplicvel ao caso em apreo e que derrogava o poder geral de deciso do administrador da insolvncia em relao a negcios ainda no cumpridos: o comprador pode exigir o cumprimento do contrato, se a coisa j lhe tiver sido entregue na data da declarao da insolvncia.

IV 1. Identificao de um contrato de abertura de crdito em conta-corrente, e do regime de juros aplicvel, tendo em conta a natureza do BSP: Aviso do Banco de Portugal n. 3/93, de 20 de Maio, por oposio aos limites decorrentes do artigo 1146./1, CC. 2. Identificao de um contrato de garantia financeira: (a) sujeitos a CF (alnea f) do artigo 3./1) e o BSP (alnea c) do artigo 3./1, Decreto-Lei n. 105/2004, de 8 de Maio; (b) obrigaes garantidas a obrigao de restituio do capital consiste numa liquidao em numerrio (artigo 4.); (c) objecto aces da EEP e da PA so instrumentos financeiros para efeitos do artigo 5./alnea b) do mesmo diploma; (d) desapossamento a garantia foi registada (artigo 6./2). 3. Identificao de um acordo de disposio nos termos do artigo 9. do Decreto-Lei n. 105/2004. 4. Necessidade de acordo expresso quanto ao pacto comissrio (marciano) do artigo 11./1 do DL 105/2004 (se tal tiver sido convencionado pelas partes). Este acordo, a existir, s teria validade se houvesse acordo prvio quanto avaliao das aces da EEP e da PA (artigo 11./1/alnea b).

Вам также может понравиться