Вы находитесь на странице: 1из 10

Laboratrio de Qumica

Num laboratrio
Quando se trabalha num laboratrio necessrio
conhecer e cumprir as regras de segurana Conhecer e respeitar os sinais de aviso, obrigao e proibio Conhecer e saber usar o material de laboratrio

Regras de segurana
A. B. C. D. E. F. G. No iniciar uma experincia sem antes ler atentamente como proceder e, em caso de dvida, perguntar at ficar esclarecido. Usar sempre bata de algodo e amarrar o cabelo. Colocar a bagagem e casaco longe do local da experincia. No provar, ingerir, cheirar ou tocar com as mos quaisquer substncias qumicas. Reconhecer e respeitar os diversos smbolos de aviso que podem surgir nas embalagens ou no prprio laboratrio, de modo a tomar os devidos cuidados. Usar luvas quando se manusear substncias txicas ou corrosivas. Antes de iniciar qualquer experincia, o material necessrio deve ser colocado sobre a bancada (que deve estar limpa e arrumada), mas nunca na beira da mesma. No colocar substncias inflamveis prximo de qualquer chama. Pegar nos frascos de onde se verte o lquido com o rtulo virado para a palma da mo. Depois de abrir um frasco que contenha um produto qumico, colocar a tampa na mesa sempre voltada para cima. Assim evita-se a contaminao do produto. Efectuar a transferncia de lquidos atravs de uma vareta de vidro ou de um funil para que no haja salpicos sobre a roupa ou sobre a mesa de trabalho. Efectuar a transferncia de slidos utilizando uma esptula.

H. I. J. K. L.

Regras de segurana
M. N. O. Para diluir um cido, deve deitar-se lentamente o cido sobre a gua e no o inverso. No segurar directamente com as mos qualquer material quente, nem o colocar directamente sobre as bancadas frias. Quando o contedo a aquecer lquido, utilizar apenas um tero da capacidade do tubo de ensaio, segurar sempre o tubo de ensaio por meio de uma pina de madeira. Durante o aquecimento, manter o tubo de ensaio inclinado, mov-lo ligeiramente em torno da chama e nunca apontar a extremidade aberta para qualquer pessoa. Sempre que a lamparina no est a ser utilizada ou quando se pretende transportla de um local para outro, deve ser apagada com a tampa. Ter ateno para no derramar o lcool. Os restos de substncias no utilizadas devem ser eliminados de acordo com os cuidados prprios e aps indicao do professor. Quando se concluir o trabalho deve-se lavar e limpar todo o material. Verificar se os frascos esto bem fechados e assegurar-se de que tudo o que se utilizou est em ordem. Lavar sempre as mos aps a realizao de uma experincia. Deve comunicar-se ao professor a ocorrncia de qualquer incidente, por pouco importante que possa parecer.

P. Q.

R. S.

T. U.

Tipo
Sinais de Aviso

Forma
Tm forma quadrada, fundo laranja e o pictograma a preto. Tm forma rectangular, fundo verde e pictograma a branco.

Exemplos

Utilizao
Indicam situaes de ateno e precauo. So utilizados em rtulos, acessos, aparelhos, instrues e procedimentos.

Substncia explosiva

Substncia inflamvel

Substncia corrosiva

Substncia txica

Substncia radioactiva

Substnci a nociva / irritante

Sinais de Emergncia

Sada de emergncia esquerda

Posto de primeiros socorros

Direco a seguir

Lava-olhos de emergncia

Fornecem informaes de salvamento. So utilizados em instalao, acessos e equipamentos.

Tm forma circular, fundo azul e pictograma a branco.

Proteco dos olhos

Proteco das mos

Proteco dos olhos e vias respiratrias

Proteco das vias respiratrias

Proteco do corpo

Lavar as mos

Indicam a obrigao de utilizar equipamento de proteco individual de acordo com o pictograma inserido no sinal. So utilizados em instalao, acessos, aparelhos, instrues e procedimentos. Indicam atitudes perigosas de acordo com o pictograma inserido no sinal. So utilizados em instalao, acessos, aparelhos, instrues e procedimentos.

Sinais de Obrigao Sinais de Proibio

Tm forma circular, o fundo branco, contorno vermelho e pictograma a

Proibio de fumar

Proibio de fazer lume

Proibio de apagar com agua

Proibio de beber gua

Proibio de inalar

Proibio de comer

Proibio de lavar as mos

Вам также может понравиться