Вы находитесь на странице: 1из 47

1)

So lanadas 4 moedas distintas e no viciadas. Qual a probabilidade de resultar exatamente 2 caras e 2 coroas? a) 25% b) 37,5% c) 42% d) 44,5%

2)

As afirmaes abaixo referem-se s praias que cinco amigos pernambucanos costumam freqentar. - Antnio e Joo no freqentam a praia de Boa Viagem; - Maurcio e Francisco no freqentam a praia de Maria Farinha nem a de Piedade; - Duarte no freqenta a praia do Pina nem a de Candeias; - Antnio no freqenta a praia de Maria Farinha; - Duarte no freqenta a praia de Maria Farinha nem a de Piedade; - Francisco no freqenta a praia de Candeias. Nessas condies, considerando que cada um deles freqenta uma nica praia, aquele que freqenta a praia: a) de Piedade Antnio. b) do Pina Duarte. c) de Boa Viagem Francisco. d) de Candeias Joo.

3)

Um teste de aptido fsica consta de trs provas: salto em altura, salto em distncia e corrida. Ao realizar tais provas, Jernimo, Otvio e Afonso foram reprovados por no atingirem a marca mnima exigida, em virtude de sentirem, cada um, um tipo de dor (de dente, de cabea, de estmago), Sabe-se que: - cada um foi reprovado em apenas uma das modalidades; - Jernimo no estava com dor de cabea nem de estmago; - quem estava com dor de cabea foi reprovado no salto em altura; - Afonso foi reprovado na corrida. Nessas condies, verdade que: a) Otvio foi reprovado no salto em altura. b) Jernimo foi reprovado na corrida. c) Afonso estava com dor de cabea. d) Afonso estava com dor de dente.

4)

De um recipiente que contm 10 cubos azuis e 5 cubos vermelhos, sero retirados, aleatoriamente e sem reposio, 3 cubos. Nessa situao, a probabilidade de o primeiro cubo ser azul, o segundo cubo ser vermelho e o terceiro cubo ser azul igual a: a) 9/91. b) 15/91. c) 3/5. d) 1/3.

5)

Certo dia, trs Tcnicos Judicirios - Abel, Benjamim e Caim - foram incumbidos de prestar atendimento ao pblico, arquivar um lote de documentos e organizar a expedio de correspondncias, no respectivamente. Considere que cada um dever executar um nico tipo de tarefa e que, argidos sobre qual tipo de tarefa deveriam cumprir, deram as seguintes respostas: - aquele que ir atender ao pblico disse que Abel far o arquivamento de documentos; - o encarregado do arquivamento de documentos disse que seu nome era Abel; - o encarregado da expedio de correspondncias afirmou que Caim dever fazer o arquivamento de documentos. Se Abel o nico que sempre diz a verdade, ento as respectivas tarefas de Abel, Benjamim e Caim so: a) atendimento ao pblico, arquivamento de documentos e expedio de correspondncias. b) atendimento ao pblico, expedio de correspondncias e arquivamento de documentos. c) arquivamento de documentos, atendimento ao pblico e expedio de correspondncias. d) expedio de correspondncias, atendimento ao pblico e arquivamento de documentos.

6)

Certo dia, trs auxiliares judicirios - Alcebades, Benevides e Corifeu - executaram, num dado perodo, um nico tipo de tarefa cada um. Considere que: - as tarefas por eles executadas foram: expedio de correspondncias, arquivamento de documentos e digitao de textos; - os perodos em que as tarefas foram executadas foram: das 8 s 10 horas, das 10 s 12 horas e das 14 s 16 horas; - Corifeu efetuou a expedio de correspondncias; - o auxiliar que arquivou documentos o fez das 8 s 10 horas; Nessas condies, correto afirmar que: a) Alcebades arquivou documentos. b) Corifeu executou sua tarefa 8 s 10 horas. c) Benevides arquivou documentos. d) Alcebades no digitou textos.

7)

Vamos admitir que sejam verdadeiras as seguintes afirmaes: "Todos os homens brasileiros so brincalhes" e "Nenhum homem alemo tem senso de humor". Essas afirmaes equivalem, respectivamente, a a) "Somente se um homem brasileiro, ele brincalho" e "Apenas os alemes no tm senso de humor". b) "Se algum homem brincalho, ele brasileiro" e "Se um homem alemo, ele tem senso de humor". c) "Se um homem brasileiro, ele brincalho" e "Se um homem alemo, ele no tem senso de humor". d) "Somente se um homem brasileiro, ele brincalho" e "Somente se um homem no alemo, ele no tem senso de humor".

8)

No ltimo domingo, Dorneles no saiu para ir missa. Ora, sabe-se que sempre que Denise dana, o grupo de Denise aplaudido de p. Sabe-se, tambm, que, aos domingos, ou Paula vai ao parque ou vai pescar na praia. Sempre que Paula vai pescar na praia, Dorneles sai para ir missa, e sempre que Paula vai ao parque, Denise dana. Ento, no ltimo domingo, a) Paula no foi ao parque e o grupo de Denise foi aplaudido de p. b) o grupo de Denise no foi aplaudido de p e Paula no foi pescar na praia. c) Denise no danou e o grupo de Denise foi aplaudido de p. d) Denise danou e seu grupo foi aplaudido de p.

9)

Leia o seguinte texto e em seguida assinale a alternativa que contenha afirmao que, se verdadeira, revela a falcia no argumento utilizado pela empresa. "A Delegacia do Trabalho de Pindorama notificou a empresa X em face dos altos nveis de rudos gerados por suas operaes fabris, causadores de inmeras queixas por parte de empregados da empresa. A gerncia da empresa respondeu notificao, observando que as reclamaes haviam sido feitas por funcionrios novos, e que funcionrios mais experientes no acham excessivo o nvel de rudo na fbrica. Baseada nesta constatao, a gerncia concluiu que o rudo na fbrica no era problema real, no adotando nenhuma medida para a sua reduo." a) Como a empresa localizada em um parque industrial, residncias no esto localizadas prximas o suficiente a ponto de serem afetadas pelo rudo. b) O nvel de rudo na fbrica varia com a intensidade de atividade, atingindo seu mximo quando o maior nmero de empregados estiver trabalhando simultaneamente. c) Funcionrios mais experientes no sentem des-conforto devido significativa perda auditiva resultante do excesso de rudo da fbrica. d) A distribuio de protetores auriculares a todos os funcionrios no aumentaria de maneira significativa os custos operacionais da empresa.

10) Sabemos que o nmero 4 escrito com um algarismo, o nmero 27 com dois algarismos e o nmero 123 com trs algarismos. O total de algarismos escritos para numerar as pginas de um livro de 150 pginas um nmero: a) menor que 300; b) entre 300 e 349; c) Centre 350 e 399; d) entre 400 e 449;

11) Dois nadadores, inicialmente em lados opostos de uma piscina, comeam simultaneamente a nadar um em direo ao outro. Um deles vai de um lado a outro da piscina em 45 segundos e o outro em 30 segundos. Eles nadam de um lado para outro por 12 minutos, sem perder qualquer tempo nas viradas. Quantas vezes eles passam um pelo outro (indo no mesmo sentido ou em sentidos opostos) durante este tempo, contando as vezes em que se encontram nos extremos da piscina. a) 12 b) 10 c) 20 d) 18 12) H trs suspeitos de um crime: o cozinheiro, a governanta e o mordomo. Sabe-se que o crime foi efetivamente cometido por um ou por mais de um deles, j que podem ter agido individualmente ou no. Sabe-se, ainda, que: A) se o cozinheiro inocente, ento a governanta culpada; B) ou o mordomo culpado ou a governanta culpada, mas no os dois; C) o mordomo no inocente. Logo: a) a governanta e o mordomo so os culpados b) somente o cozinheiro inocente c) somente a governanta culpada d) o cozinheiro e o mordomo so os culpados 13) Uma funo g(x) composta com f(x) - representada por (g o f)(x) - dada por g(f(x)). Se g(x) = 3 x - 2 e (f o g) (x) = 9 x2 -3x +1, ento f(x) igual a a) x2 -3x + 3. b) x2 + 3x - 3. c) x2 + x + 3. d) x2 + 3x + 2. 14) Os dois pares de palavras abaixo foram formados segundo determinado critrio. lacrao - cal amostra - soma lavrar - ? Segundo o mesmo critrio, a palavra que dever ocupar o lugar do ponto de interrogao a) alar. b) rala. c) ralar. d) arval. 15) Um lote de 210 processos deve ser arquivado. Essa tarefa ser dividida entre quatro Tcnicos Judicirios de uma Secretaria da Justia Federal, segundo o seguinte critrio: Alusio e Wilson devero dividir entre si 2/5 do total de processos do lote na razo direta de suas respectivas idades: 24 e 32 anos; Rogrio e Bruno devero dividir os restantes entre si, na razo inversa de seus respectivos tempos de servio na Secretaria: 20 e 15 anos. Se assim for feito, os tcnicos que devero arquivar a menor e a maior quantidade de processos so, respectivamente, a) Alusio e Bruno. b) Alusio e Rogrio. c) Wilson e Bruno. d) Wilson e Rogrio. 16) Se nem todo Sclok Ploc, todo Ploc Splash mas h Splash que no Ploc ento: a) todo Splash Ploc; b) nem todo Sclok Splash; c) todo Sclok que Ploc Splash; d) quem no Splash no Sclok;

17) Uma das formas mais simples de argumentar consiste em duas frases, uma das quais concluso da outra, que chamada premissa. Dentre as opes a seguir, assinale aquela em que a associao est correta. a) Premissa: Os exames finais devem ser extintos. Concluso: Os exames finais do muito trabalho a alunos e a professores. b) Premissa: Os ndios brasileiros eram culturalmente primitivos. Concluso: Os ndios brasileiros cultuavam vrios deuses. c) Premissa: N um nmero inteiro mltiplo de 6. Concluso: N no um nmero mpar. d) Premissa: possvel que um candidato ganhe as eleies presidenciais. Concluso: O tal candidato tem muitos eleitores no interior do pas. 18) Ana, Bruna e Carla tm, cada uma, um nico bicho de estimao. Uma delas tem um cachorro, outra tem um gato e a terceira, um jabuti. Sabe-se que: - Ana no a dona do cachorro; - Carla a dona do gato. Com base nas informaes acima, correto afirmar que: a) Ana dona do gato. b) Ana dona do jabuti. c) Bruna no dona do cachorro. d) Bruna dona do jabuti. 19) Daniel encontra-se em visita ao pas X. Este pas formado por apenas duas tribos, a saber, a tribo dos Nuncamentem e a dos Semprementem. Embora utilizem exatamente a mesma lngua, os Nuncamentem sempre dizem a verdade, e os Semprementem jamais dizem a verdade. Daniel ainda no domina o idioma local. Sabe que bal e mel so as palavras utilizadas para significar sim e no. O que Daniel no sabe qual delas significa sim e qual delas significa no. Daniel encontra trs amigos, habitantes de X, sem saber quantos deles so Nuncamentem e quantos so Semprementem. Daniel pergunta a cada um dos trs separadamente: Os teus dois amigos so Nuncamentem?. A esta pergunta, todos os trs respondem bal. A seguir, Daniel pergunta a cada um dos trs separadamente: Os teus dois amigos so Semprementem?. A esta pergunta, os dois primeiros respondem bal, enquanto o terceiro responde mel. Daniel pode, ento, concluir corretamente que: a) exatamente dois amigos so Semprementem e bal significa sim. b) exatamente dois amigos so Nuncamentem e bal significa sim. c) exatamente dois amigos so Semprementem e bal significa no. d) exatamente dois amigos so Nuncamentem e bal significa no. 20) Em um clube, uma comisso, composta por trs pessoas, ser formada para gerenciar o clube at o fim de ano. Fernanda, Ivany, Carlos, Roberto e Manoel se apresentaram para formar a comisso. Porm h algumas restries: Ivany e Carlos se recusam trabalhar juntos. Manoel s far parte da comisso se Ivany tambm fizer. A comisso no pode ser formada com pessoas do mesmo sexo. Roberto e Manoel se recusam trabalhar juntos. Quantas comisses podem ser formadas com 2 homens participando? a) 4 b) 3 c) 2 d) 1

21) Dizer que 'Pedro no pedreiro ou Paulo paulista' , do ponto de vista lgico, o mesmo que dizer que: a) se Pedro pedreiro, ento Paulo paulista b) se Paulo paulista, ento Pedro pedreiro c) se Pedro no pedreiro, ento Paulo paulista d) se Pedro pedreiro, ento Paulo no paulista

22) Com a promulgao de uma nova lei, um determinado concurso deixou de ser realizado por meio de provas, passando a anlise curricular a ser o nico material para aprovao dos candidatos. Neste caso, todos os candidatos seriam aceitos, caso preenchessem e entregassem a ficha de inscrio e tivessem curso superior, a no ser que no tivessem nascido no Brasil e/ou tivessem idade superior a 35 anos. Jos preencheu e entregou a ficha de inscrio e possua curso superior, mas no passou no concurso. Considerando o texto acima e suas restries, qual das alternativas abaixo, caso verdadeira, criaria uma contradio com a desclassificao de Jos ? a) Jos tem menos de 35 anos e preencheu a ficha de inscrio corretamente. b) Jos tem mais de 35 anos, mas nasceu no Brasil. c) Jos tem menos de 35 anos e curso superior completo. d) Jos tem menos de 35 anos e nasceu no Brasil. 23) Com 1 260 kg de matria prima uma fbrica pode produzir 1 200 unidades dirias de certo artigo durante 7 dias. Nessas condies, com 3 780 kg de matria prima, por quantos dias ser possvel sustentar uma produo de 1 800 unidades dirias desse artigo? a) 12 b) 9 c) 14 d) 7 24) A diferena entre dois oramentos de servio de serralheiro de R$ 573,00. Se o menor dos oramentos de R$ 936,00, o maior oramento de: a) R$ 1.409,00 b) R$ 363,00 c) R$ 1.509,00 d) R$ 403,00 25) Sabe-se que todo o nmero inteiro n maior do que 1 admite pelo menos um divisor (ou fator) primo.Se n primo, ento tem somente dois divisores, a saber, 1 e n. Se n uma potncia de um primo p, ou seja, da forma ps, ento 1, p, p2, ..., ps so os divisores positivos de n. Segue-se da que a soma dos nmeros inteiros positivos menores do que 100, que tm exatamente trs divisores positivos, igual a: a) 25 b) 87 c) 112 d) 121 26) Sabendo-se que 3 cos x + sen x = -1, ento um dos possveis valores para a tangente de x igual a: a) -4/3 b) 4/3 c) 5/3 d) -5/3 27) Das seguintes premissas: A: "Bia alta e patriota, ou Bia educada". B: "Bia no educada", conclui-se que Bia :

a) no alta e no patriota. b) alta ou patriota. c) no alta ou no educada. d) alta e patriota.

28) Em uma empresa, h 12 dirigentes de nveis hierrquicos distintos capacitados para a elaborao de determinado estudo: 5 diretores e 7 gerentes. Para isso, entre esses 12 dirigentes, 4 sero sorteados aleatoriamente para integrarem um grupo que realizar o referido estudo. A probabilidade de os 4 dirigentes sorteados serem do mesmo nvel hierrquico est entre: a) 0,01 e 0,05. b) 0,06 e 0,10. c) 0,11 e 0,15. d) 0,16 e 0,20. 29) A sentena seguinte seguida de um nmero entre parnteses, o qual corresponde ao nmero de letras de uma palavra que se aplica definio dada. "Entrada ilegal de mercadorias no pas." (11) A letra inicial de tal palavra : a) T b) S c) E d) C 30) Em um ms, Laura despachou dois processos a mais que o triplo dos processos despachados por Paulo. Nesse mesmo ms, Paulo despachou um processo a mais que Rita. Em relao ao total de processos despachados nesse ms pelos trs juntos correto dizer que um nmero da seqncia: a) 1,6,11,16,... b) 2,7,12,17.... c) 3,8,13,18,... d) 4,9,14,19,... 31) Sabe-se que existe pelo menos um A que B. Sabe-se, tambm, que todo B C. Segue-se, portanto, necessariamente que a) todo C B b) todo C A c) algum A C d) nada que no seja C A 32) Stanislaw Ponte Preta disse que 'a prosperidade de alguns homens pblicos do Brasil uma prova evidente de que eles vm lutando pelo progresso do nosso subdesenvolvimento.'. Considerando que a prosperidade em ques-to est associada corrupo, podemos afirmar que esta declarao est intimamente ligada a todas as alternativas abaixo, EXCETO: a) O nvel de corrupo de alguns homens pblicos pode ser medido pelo padro de vida que levam. b) A luta pelo progresso do subdesenvolvimento do Brasil est indiretamente relacionada corrupo dos polticos em questo. c) A luta pelo progresso do subdesenvolvimento do Brasil est diretamente relacionada corrupo dos polticos em questo. d) O progresso de nosso subdesenvolvimento pode ser muito bom para alguns polticos. 33) Se o jardim no florido, ento o gato mia. Se o jardim florido, ento o passarinho no canta.

Ora, o passarinho canta. Logo: a) o jardim florido e o gato mia b) o jardim florido e o gato no mia c) o jardim no florido e o gato mia d) o jardim no florido e o gato no mia

34) Se Nestor disse a verdade, Jlia e Raul mentiram. Se Raul mentiu, Lauro falou a verdade. Se Lauro falou a verdade, h um leo feroz nesta sala. Ora, no h um leo feroz nesta sala. Logo: a) Nestor e Jlia disseram a verdade b) Nestor e Lauro mentiram c) Raul e Lauro mentiram d) Raul mentiu ou Lauro disse a verdade 35) Um colgio oferece a seus alunos a prtica de um ou mais dos seguintes esportes: futebol, basquete e vlei. Sabe-se que, no atual semestre, - 20 alunos praticam vlei e basquete; - 60 alunos praticam futebol e 65 praticam basquete; - 21 alunos no praticam nem futebol nem vlei; - o nmero de alunos que praticam s futebol idntico ao nmero dos alunos que praticam s vlei; - 17 alunos praticam futebol e vlei; - 45 alunos praticam futebol e basquete; 30, entre os 45, no praticam vlei. O nmero total de alunos do colgio, no atual semestre, igual a: a) 93. b) 110. c) 103. d) 99. 36) Trs meninos, cujos nomes so Arnaldo, Beto e Carlos, tm as seguintes caractersticas: Um dos trs louro, outro moreno e outro ruivo. Arnaldo mente sempre que Beto diz a verdade. Carlos mente quando Beto mente. Cada um dos meninos faz uma afirmao. Arnaldo afirma: Eu sou brasileiro ou no sou brasileiro. Carlos afirma: Beto ruivo. Beto afirma: Eu sou louro ou Carlos ruivo. Considerando as caractersticas e as afirmaes citadas, correto concluir que Arnaldo, Beto e Carlos so, respectivamente, caracterizados como: a) louro , ruivo , moreno b) ruivo, louro , moreno c) louro, moreno , ruivo d) ruivo, moreno, louro 37) Ana artista ou Carlos carioca. Se Jorge juiz, ento Breno no bonito. Se Carlos carioca, ento Breno bonito. Ora, Jorge juiz. Logo: a) Jorge juiz e Breno bonito b) Carlos carioca ou Breno bonito c) Breno bonito e Ana artista d) Ana artista e Carlos no carioca 38) Os funcionrios do Ministrio Pblico do Estado de Pernambuco participaram de uma competio atltica na qual foram dados, para cada modalidade de esporte disputada, 8 pontos para o primeiro lugar, o que garantia uma medalha de ouro, 5 pontos para o segundo lugar, que correspondia a uma medalha de prata, e 2 pontos para o terceiro lugar, garantindo uma medalha de bronze. A equipe I, de Recife, obteve um total de 57 pontos, tendo recebido exatamente 5 medalhas de bronze. A equipe II, de Olinda, totalizou 65 pontos, tendo conseguido mais medalhas de prata do que de ouro e apenas 2 medalhas de bronze. Com base

nessa situao, assinale a opo correta. a) A equipe I recebeu mais medalhas do que a equipe II. b) As duas equipes receberam igual nmero de medalhas de prata. c) A quantidade de medalhas de ouro recebidas pela equipe I igual soma do nmero de medalhas de ouro e de bronze recebidas pela equipe II. d) A equipe I recebeu mais medalhas de prata do que de bronze. 39) Um sistema de equaes lineares chamado possvel ou compatvel quando admite pelo menos uma soluo, e chamado de determinado quando a soluo for nica e de indeterminado quando houver infinitas solues. A partir do sistema formado pelas equaes, X - Y = 2 e 2X + WY = Z, pode-se afirmar que se W = -2 e Z = 4, ento o sistema : a) impossvel e determinado b) impossvel ou determinado c) impossvel e indeterminado d) possvel e indeterminado 40) Ana precisa fazer uma prova de matemtica composta de 15 questes. Contudo, para ser aprovada, Ana s precisa resolver 10 questes das 15 propostas. Assim, de quantas maneiras diferentes Ana pode escolher as questes? a) 3003 b) 2980 c) 2800 d) 3006

41) Se 1m de vidro espelhado custa R$ 38,70, um pedao que mede 0,40 m por 1,50 m custar: a) R$ 23,32 b) R$ 15,48 c) R$ 23,22 d) R$ 18,82 42) Se Nestor disse a verdade, Jlia e Raul mentiram. Se Raul mentiu, Lauro falou a verdade. Se Lauro falou a verdade, h um leo feroz nesta sala. Ora, no h um leo feroz nesta sala. Logo: a) Nestor e Jlia disseram a verdade b) Nestor e Lauro mentiram c) Raul e Lauro mentiram d) Raul mentiu ou Lauro disse a verdade 43) Mauro, Jos e Lauro so trs irmos. Cada um deles nasceu em um estado diferente: um mineiro, outro carioca, e outro paulista (no necessariamente nessa ordem). Os trs tm, tambm, profisses diferentes: um engenheiro, outro veterinrio, e outro psiclogo (no necessariamente nessa ordem). Sabendo que Jos mineiro, que o engenheiro paulista, e que Lauro veterinrio, conclui-se corretamente que: a) Lauro paulista e Jos psiclogo. b) Mauro carioca e Jos psiclogo. c) Lauro carioca e Mauro psiclogo. d) Mauro paulista e Jos psiclogo. 44) Considere o nmero inteiro e positivo X4Y, em que X e Y representam os algarismos das centenas e das unidades, respectivamente. Sabendo que 15 480 : (X4Y) = 24, ento X4Y um nmero compreendido entre: a) 800 e 1 000 b) 600 e 800 c) 400 e 600 d) 200 e 400 45) Um colgio oferece a seus alunos a prtica de um ou mais dos seguintes esportes: futebol, basquete e vlei. Sabe-se que, no atual semestre,

- 20 alunos praticam vlei e basquete; - 60 alunos praticam futebol e 65 praticam basquete; - 21 alunos no praticam nem futebol nem vlei; - o nmero de alunos que praticam s futebol idntico ao nmero dos alunos que praticam s vlei; - 17 alunos praticam futebol e vlei; - 45 alunos praticam futebol e basquete; 30, entre os 45, no praticam vlei. O nmero total de alunos do colgio, no atual semestre, igual a: a) 93. b) 110. c) 103. d) 99. 46) Cinco aldees foram trazidos presena de um velho rei, acusados de haver roubado laranjas do pomar real. Abelim, o primeiro a falar, falou to baixo que o rei - que era um pouco surdo no ouviu o que ele disse. Os outros quatro acusados disseram: Bebelim: "Cebelim inocente". Cebelim: "Dedelim inocente". Dedelim: "Ebelim culpado". Ebelim: "Abelim culpado". O mago Merlim, que vira o roubo das laranjas e ouvira as declaraes dos cinco acusados, disse ento ao rei: "Majestade, apenas um dos cinco acusados culpado, e ele disse a verdade; os outros quatro so inocentes e todos os quatro mentiram". O velho rei, que embora um pouco surdo era muito sbio, logo concluiu corretamente que o culpado era: a) Abelim b) Bebelim c) Cebelim d) Dedelim 47) Um fabricante produz certa mercadoria ao custo unitrio de R$ 5,00 e calcula que, se vend-las a x reais a unidade, os clientes compraro (20-x) unidades por dia. A fim de que o lucro seja mximo, o fabricante deve vender cada unidade da mercadoria por: a) R$ 5,50 b) R$ 6,00 c) R$ 6,50 d) R$ 7,50 48) Um time de futebol ganhou 8 jogos a mais do que perdeu e empatou 3 jogos a menos do que ganhou em 31 partidas jogadas. O nmero de partidas que o time venceu foi: a) 11. b) 14. c) 23. d) 17. 49) Um prmio em dinheiro ser dado para um entre os trs melhores funcionrios de certa empresa: Amanda, Bruno e Carlos. Para decidir quem ganhar o prmio, o diretor pediu que cada um escolhesse um nmero de 1 a 100, no podendo uma pessoa escolher o mesmo nmero que outra j tenha escolhido. Em seguida, de uma urna contendo cem bolinhas numeradas de 1 a 100, o diretor retira uma ao acaso. A pessoa que tiver o nmero mais prximo da bolinha sorteada ganhar o prmio. Se duas pessoas tiverem nmeros igualmente prximos da bolinha sorteada, o prmio dividido entre elas. Amanda escolheu o nmero 19, Bruno escolheu o 71. Para ter sua chance de ganhar aumentada, o melhor nmero que Carlos deve escolher x. O nmero x, quando dividido por 5, deixa resto: a) 0. b) 4. c) 2. d) 3. 50) O nmero total de maneiras distintas que um banco, que comporta cinco pessoas, pode acomodar cinco homens e uma mulher, nunca deixando a mulher de p, : a) 360.

b) 560. c) 600. d) 720. 51) Um retalho de uma placa de madeira de 0,60 m por 0,50 m, que custa R$ 15,00 o m, vale: a) R$ 4,80 b) R$ 4,00 c) R$ 3,80 d) R$ 4,50

52) Se de uma placa de madeira de 1,50 m por 2,20 m um marceneiro cortou 3 quadrados medindo, cada um, 0,70 m de lado, sobraram ____________ da placa de madeira. a) 2,93 m b) 1,93 m c) 1,83 m d) 2,03 m 53) H trs suspeitos de um crime: o cozinheiro, a governanta e o mordomo. Sabe-se que o crime foi efetivamente cometido por um ou por mais de um deles, j que podem ter agido individualmente ou no. Sabe-se, ainda, que: A) se o cozinheiro inocente, ento a governanta culpada; B) ou o mordomo culpado ou a governanta culpada, mas no os dois; C) o mordomo no inocente. Logo: a) o cozinheiro e o mordomo so os culpados b) somente o cozinheiro inocente c) somente a governanta culpada d) somente o mordomo culpado 54) De um grupo de 200 estudantes, 80 esto matriculados em Francs, 110 em Ingls e 10 no esto matriculados nem em Ingls nem em Francs. Seleciona-se, ao acaso, um dos 200 estudantes. A probabilidade de que o estudante selecionado esteja matriculado em pelo menos uma dessas disciplinas (isto , em Ingls ou em Francs) igual a: a) 30/200 b) 130/200 c) 150/200 d) 190/200 55) Trs rapazes e duas moas vo ao cinema e desejam sentar-se, os cinco, lado a lado, na mesma fila. O nmero de maneiras pelas quais eles podem distribuir-se nos assentos de modo que as duas moas fiquem juntas, uma ao lado da outra, igual a? a) 2 b) 4 c) 24 d) 48 56) Em um circo, h 40 profissionais, sendo que cada um deles capaz de fazer acrobacias, malabarismos ou ambos. H, no mximo, 25 profissionais capazes de fazer acrobacia e 25 profissionais capazes de fazer malabarismos. Tambm, h, no mnimo, 10 profissionais capazes de fazer acrobacias e 10 profissionais capazes de fazer malabarismos. Sendo assim, denotando por x o nmero de profissionais capazes de fazer acrobacias e malabarismos, correto afirmar que: a) x > 10 b) x > 20 c) 0 < x < 10 d) 0 < x < 20

57) Na questo dada uma sentena em que falta a ltima palavra. Voc deve procurar nas alternativas a palavra que MELHOR completa a sentena. Em qualquer pas do mundo, a despeito do regime e da severidade das leis, a moralidade administrativa sempre foi e ser um problema. Para garanti-la, desenvolvem-se mecanismos de: a) corrupo. b) acomodao. c) estimulao. d) controle.

58) Considere que numa vila de casas o Sr. Jos reside depois do Sr.Fernando e antes do Sr. Osvaldo. O Sr. Joo reside depois do Sr. Osvaldo e antes do Sr. Carlos. Assim sendo, correto afirmar que: a) as casas dos Srs. Jos e Joo esto localizadas antes da casa do Sr. Fernando. b) as casas dos Srs. Jos e Joo esto localizadas entre as casas dos Srs. Fernando e Carlos. c) as casas dos Srs. Joo e Carlos esto localizadas antes da casa do Sr. Jos. d) as casas dos Srs. Jos e Carlos esto localizadas entre as casas dos Srs. Fernando e Joo. 59) Uma escola de arte oferece aulas de canto, dana, teatro, violo e piano. Todos os professores de canto so, tambm, professores de dana, mas nenhum professor de dana professor de teatro. Todos os professores de violo so, tambm, professores de piano, e alguns professores de piano so, tambm, professores de teatro. Sabe-se que nenhum professor de piano professor de dana, e como as aulas de piano, violo e teatro no tm nenhum professor em comum, ento: a) nenhum professor de violo professor de canto b) pelo menos um professor de violo professor de teatro c) pelo menos um professor de canto professor de teatro d) todos os professores de piano so professores de canto 60) Maria magra ou Bernardo barrigudo. Se Lcia linda, ento Csar no careca. Se Bernardo barrigudo, ento Csar careca. Ora, Lcia linda. Logo: a) Maria magra e Bernardo no barrigudo b) Bernardo barrigudo ou Csar careca c) Csar careca e Maria magra d) Maria no magra e Bernardo barrigudo 61) 2 melancias custam o mesmo que 9 laranjas mais 6 bananas; alm disso, meia dzia de bananas custa a metade de uma melancia. Portanto, o preo pago por uma dzia de laranjas e uma dzia de bananas igual ao preo de: a) 3 melancias b) 4 melancias c) 6 melancias d) 5 melancias 62) Uma pessoa, brincando com uma calculadora, digitou o nmero 525. A seguir, foi subtraindo 6, sucessivamente, s parando quando obteve um nmero negativo. Quantas vezes ela apertou a tecla correspondente ao 6? a) 93 b) 92 c) 88 d) 87 63) Antnio, Bernardo e Carlos so trs colegas de trabalho, casados e com profisses diferentes. Um deles advogado, um contador, e o outro mdico. Um deles casado com Daniela, um casado com Elza, e o outro casado com Frida. Sabendo que Bernardo advogado, que Carlos casado com Frida, e que Daniela casada com o contador, correto concluir que: a) Antnio casado com Elza, e Carlos mdico. b) Antnio casado com Daniela, e Carlos advogado.

c) Antnio casado com Daniela, e Bernardo contador. d) Bernardo casado com Elza, e Carlos mdico.

64) Sobre os 55 tcnicos e auxiliares judicirios que trabalham em uma Unidade do Tribunal Regional Federal, verdade que: I. 60% dos tcnicos so casados; II. 40% dos auxiliares no so casados; III. o nmero de tcnicos no casados 12. Nessas condies, o total de: a) auxiliares casados 10. b) pessoas no casadas 30. c) tcnicos 35. d) auxiliares 25. 65) Considere verdadeira a declarao: "Se algum brasileiro, ento no desiste nunca". Com base na declarao, correto concluir que: a) se algum desiste, ento no brasileiro. b) se algum no desiste nunca, ento brasileiro. c) se algum no desiste nunca, ento no brasileiro. d) se algum no brasileiro, ento desiste. 66) Um quadro retangular cobre exatamente 25% da rea de uma parede, tambm retangular, que mede 3 metros de altura por 2 metros de largura. Sabe-se que as dimenses do quadro esto na mesma razo que as da parede, isto , que sua altura est para sua largura assim como 3 est para 2. Assim, se quisssemos que o quadro cobrisse exatamente toda a superfcie da parede, deveramos multiplicar a sua altura e a sua largura por: a) 2 b) 3 c) 4 d) 5 67) Um processo de escolha entre os n alunos de uma escola (n > 1) consiste no seguinte procedimento: os alunos so colocados em um crculo e inicia-se uma contagem da forma "zero, Um, zero, Um, zero, Um, ...". Cada vez que se diz "Um" o aluno correspondente eliminado e sai do grupo. A contagem prossegue at que sobre um nico aluno, que o escolhido (por esse pro-cedimento, portanto, sempre que o nmero de alunos no crculo inicial for igual a uma potncia inteira de dois, o escolhido ser o aluno que ocupava originalmente a primeira posio). Se h 192 alunos no crculo inicial, a posio neste crculo que ocupada pelo aluno escolhido a de nmero: a) 1 b) 65 c) 97 d) 129 68) Do ponto de vista lgico, se for verdadeira a proposio condicional "se eu ganhar na loteria, ento comprarei uma casa", necessariamente ser verdadeira a proposio: a) se eu no ganhar na loteria, ento no comprarei uma casa. b) se eu no comprar uma casa, ento no ganhei na loteria. c) se eu comprar uma casa, ento terei ganho na loteria. d) s comprarei uma casa se ganhar na loteria. 69) Quatro casais renem-se para jogar xadrez. Como h apenas um tabuleiro, eles combinam que:

a) nenhuma pessoa pode jogar duas partidas seguidas; b) marido e esposa no jogam entre si. Na primeira partida, Celina joga contra Alberto. Na segunda, Ana joga contra o marido de Jlia. Na terceira, a esposa de Alberto joga contra o marido de Ana. Na quarta, Celina joga contra Carlos. E na quinta, a esposa de Gustavo joga contra Alberto. A esposa de Tiago e o marido de Helena so, respectivamente: a) Celina e Alberto b) Ana e Carlos c) Jlia e Gustavo d) Ana e Alberto

70) Uma aldeia tem 1000 ndios, todos vestidos da mesma forma, mas numerados de 1 a 1000. Todos s falam a verdade, mas, para qualquer pergunta, s podem responder sim ou no. Uma pessoa chega aldeia e, para saber quem o chefe, deve fazer perguntas a qualquer ndio, j sabendo quais so as duas nicas respostas possveis. O nmero mnimo de perguntas que devem ser feitas para que se tenha a certeza de conhecer o chefe da aldeia : a) 10. b) 20. c) 500. d) 100. 71) Devido ao turismo, a populao de certa cidade, em maro, era 80% da populao no carnaval. Na Semana Santa, a populao se igualou do carnaval e, por isso, a populao existente em maro teve um aumento de: a) 80% b) 16% c) 20% d) 25% 72) Todo amigo de Luiza filho de Marcos. Todo primo de Carlos, se no for irmo de Ernesto, ou amigo de Luiza ou neto de Tnia. Ora, no h irmo de Ernesto ou neto de Tnia que no seja filho de Marcos. Portanto, tem-se, necessariamente, que: a) todo filho de Marcos irmo de Ernesto ou neto de Tnia. b) todo filho de Marcos primo de Carlos. c) todo primo de Carlos filho de Marcos. d) algum irmo de Ernesto neto de Tnia. 73) As afirmaes abaixo referem-se s praias que cinco amigos pernambucanos costumam freqentar. - Antnio e Joo no freqentam a praia de Boa Viagem; - Maurcio e Francisco no freqentam a praia de Maria Farinha nem a de Piedade; - Duarte no freqenta a praia do Pina nem a de Candeias; - Antnio no freqenta a praia de Maria Farinha; - Duarte no freqenta a praia de Maria Farinha nem a de Piedade; - Francisco no freqenta a praia de Candeias. Nessas condies, considerando que cada um deles freqenta uma nica praia, aquele que freqenta a praia: a) de Piedade Antnio. b) do Pina Duarte. c) de Boa Viagem Francisco. d) de Candeias Joo. 74) Um locutor de rdio, durante um fim de tarde, fez a seguinte afirmao: "Sempre que chove em Recife, o trnsito fica complicado, e as pessoas chegam mais tarde em casa." Supondo verdadeira a afirmao do locutor, pode-se concluir a partir dela que, necessariamente, se a) o trnsito em Recife est complicado, ento est chovendo. b) as pessoas de Recife esto chegando mais tarde em casa, ento o trnsito est complicado. c) as pessoas de Recife esto chegando mais tarde em casa, ento est chovendo.

d) o trnsito em Recife no est complicado, ento o tempo est bom. 75) Assinale a alternativa que substitui corretamente a interrogao na seguinte seqncia numrica: 6 11 ? 27 a) 15 b) 13 c) 18 d) 57

76) Um homem caridoso observou alguns mendigos em uma praa e pensou: "Se eu der R$ 5,00 a cada mendigo, sobrar-me-o R$ 3,00. Ah, mas se eu tivesse apenas mais R$ 5,00, eu teria a quantia exata para poder dar a cada um deles R$ 6,00". O nmero de mendigos era, portanto, a) 5 b) 6 c) 7 d) 8 77) Marcelo Augusto tem cinco filhos: Primus, Secundus, Tertius, Quartus e Quintus. Ele sortear, entre seus cinco filhos, trs entradas para a pea Jlio Csar, de Sheakespeare. A probabilidade de que Primus e Secundus, ambos, estejam entre os sorteados, ou que Tertius e Quintus, ambos, estejam entre os sorteados, ou que sejam sorteados Secundus, Tertius e Quartus, igual a: a) 0,500. b) 0,375. c) 0,700. d) 0,072. 78) Uma pessoa decide fazer uma reforma em sua casa, constituda de seis etapas: A, B, C, D, E e F, que sero realizadas uma de cada vez. Como certas etapas devem ser cumpridas antes de outras, o mestre de obras estabeleceu as seguintes condies: I. A etapa C somente deve ser feita aps as etapas A e F. II. No se pode executar a etapa A antes da etapa D. III. A etapa B deve ser a segunda a ser feita. Se o dono da casa decidir comear pela etapa E, que etapa dever fazer em terceiro lugar? a) Somente D. b) Somente A. c) Somente D ou F. d) Somente F. 79) Qual o nmero que completa a seqncia: 1, 1, 2, 3, 5, ... : a) 5 b) 6 c) 7 d) 8 80) O carro no pega, a menos que Vicente o empurre. Segue-se logicamente que: a) o carro pega e Vicente o empurra. b) o carro no pega e Vicente no o empurra. c) o carro no pega ou Vicente o empurra. d) o carro pega ou Vicente o empurra.

81) Voc prometeu pintar uma casa em 5 dias. No 1 dia voc pintou 1/8 da obra; no 2 dia 2/8 e no 3 mais 1/8. Repartindo igualmente a pintura que falta pelos dois dias restantes, voc ter que pintar, diariamente, __________ da obra. a) 1/3 b) 1/5 c) 1/6 d)

82) Uma rede de concessionrias vende somente carros com motor 1.0 e 2.0. Todas as lojas da rede vendem carros com a opo dos dois motores, oferecendo, tambm, uma ampla gama de opcionais. Quando comprados na loja matriz, carros com motor 1.0 possuem somente arcondicionado, e carros com motor 2.0 tm sempre ar-condicionado e direo hidrulica. O Sr. Asdrubal comprou um carro com ar-condicionado e direo hidrulica em uma loja da rede. Considerando-se verdadeiras as condies do texto acima, qual das alternativas abaixo precisa ser verdadeira quanto ao carro comprado pelo Sr. Asdrubal? a) Caso seja um carro com motor 2.0, a compra no foi realizada na loja matriz da rede. b) Caso tenha sido comprado na loja matriz, um carro com motor 2.0. c) um carro com motor 2.0 e o Sr. Asdrubal no o comprou na loja matriz. d) O Sr. Asdrubal comprou, com certeza, um carro com motor 2.0. 83) Um dado de seis faces numeradas de 1 a 6 viciado de modo que, quando lanado, a probabilidade de ocorrer uma face par qualquer 300% maior do que a probabilidade de ocorrer uma face mpar qualquer. Em dois lanamentos desse dado, a probabilidade de que ocorram exatamente uma face par e uma face mpar (no necessariamente nesta ordem) igual a: a) 0,1600 b) 0,1875 c) 0,3200 d) 0,375 84) Dada a lista de nmeros {5,5,6,6,6,6,7, 14}, a freqncia: a) relativa do nmero 5 25% b) relativa do nmero 5 75% c) relativa do nmero 6 25% d) relativa do nmero 7 10% 85) Sete meninos, Armando, Bernardo, Cludio, Dlcio, Eduardo, Fbio e Gelson, estudam no mesmo colgio e na mesma turma de aula. A direo da escola acredita que se esses meninos forem distribudos em duas diferentes turmas de aula haver um aumento em suas respectivas notas. A direo prope, ento, a formao de duas diferentes turmas: a turma T1 com 4 alunos e a turma T2 com 3 alunos. Dada as caractersticas dos alunos, na formao das novas turmas, Bernardo e Dlcio devem estar na mesma turma. Armando no pode estar na mesma turma nem com Bernardo, nem com Cludio. Sabe-se que, na formao das turmas, Armando e Fbio foram colocados na turma T1. Ento, necessariamente, na turma T2, foram colocados os seguintes alunos: a) Cludio, Dlcio e Gelson. b) Bernardo, Cludio e Gelson. c) Cludio, Dlcio e Eduardo. d) Bernardo, Cludio e Dlcio. 86) Considere verdadeira a declarao: "Todo prudentino conhece a cidade de Presidente Prudente". Com base nessa declarao, assinale a opo que corresponde a uma argumentao correta. a) Ana no conhece Presidente Prudente, portanto no prudentina. b) Bruna conhece Presidente Prudente, portanto no prudentina.

c) Cludia conhece Presidente Prudente, portanto prudentina. d) Dora no prudentina, portanto no conhece Presidente Prudente.

87) Considere as seguintes afirmaes:(1) "Todos os doadores de sangue so pessoas generosas"; (2) "Nenhum anfbio um animal de sangue quente"; (3) "Alguns brasileiros so homens riqussimos" e (4) "Alguns americanos no so texanos". Se isso verdade, podemos concluir que: a) "Todas as pessoas generosas so doadoras de sangue" e "Nenhum animal de sangue quente anfbio" so afirmaes verdadeiras. b) "Todas as pessoas generosas so doadores de sangue" e "Alguns homens riqussimos so brasileiros" so afirmaes verdadeiras. c) "Alguns texanos no so americanos" e "Alguns brasileiros no so homens riqussimos" so afirmaes verdadeiras. d) "Alguns homens riqussimos so brasileiros" e "Nenhum animal de sangue quente anfbio" so afirmaes verdadeiras. 88) Curiosamente, dois tcnicos bancrios observaram que, durante o expediente de certo dia os nmeros de clientes que haviam atendido eram inversamente proporcionais s suas respectivas idades: 36 e 48 anos. Se um deles atendeu 4 clientes a mais que o outro, ento o total de pessoas atendidas pelo mais velho foi: a) 20 b) 18 c) 16 d) 12 89) Se Iara no fala italiano, ento Ana fala alemo. Se Iara fala italiano, ento ou Ching fala chins ou Dbora fala dinamarqus. Se Dbora fala dinamarqus, Elton fala espanhol. Mas Elton fala espanhol se e somente se no for verdade que Francisco no fala francs. Ora, Francisco no fala francs e Ching no fala chins. Logo, a) Iara no fala italiano e Dbora no fala dinamarqus. b) Ching no fala chins e Dbora fala dinamarqus. c) Francisco no fala francs e Elton fala espanhol. d) Ana no fala alemo ou Iara fala italiano. 90) Numa fbrica todos os empregados recebem valetransporte ou vale-refeio. A partir desta informao, correto concluir que: a) todos os empregados recebem vale-transporte ou todos os empregados recebem valerefeio b) todo empregado que no recebe valetransporte recebe vale-refeio c) algum empregado recebe vale-transporte e no recebe vale-refeio d) algum empregado recebe vale-transporte e vale-refeio

91)

Uma rifa foi organizada entre os 30 alunos da turma do Pedro. Para tal, 30 bolinhas numeradas de 1 a 30 foram colocadas em uma urna. Uma delas foi, ento, retirada da urna. No entanto, a bola caiu no cho e se perdeu e uma segunda bola teve que ser sorteada entre as 29 restantes. Qual a probabilidade de que o nmero de Pedro tenha sido o sorteado desta segunda vez? a) 1/29 b) 1/30 c) 1/31 d) 1/60

92)

Um trapzio ABCD possui base maior igual a 20 cm, base menor igual a 8 cm e altura igual a 15 cm. Assim, a altura, em cm, do tringulo limitado pela base menor e o prolongamento dos lados no paralelos do trapzio igual a: a) 7 b) 5 c) 17 d) 10

93)

Ana encontra-se frente de trs salas cujas portas esto pintadas de verde, azul e rosa. Em cada uma das trs salas encontra-se uma e somente uma pessoa - em uma delas encontra-se Lus; em outra, encontra-se Carla; em outra, encontra-se Diana. Na porta de cada uma das salas existe uma inscrio, a saber: Sala verde: "Lus est na sala de porta rosa" Sala azul: "Carla est na sala de porta verde" Sala rosa: "Lus est aqui". Ana sabe que a inscrio na porta da sala onde Lus se encontra pode ser verdadeira ou falsa. Sabe, ainda, que a inscrio na porta da sala onde Carla se encontra falsa, e que a inscrio na porta da sala em que Diana se encontra verdadeira. Com tais informaes, Ana conclui corretamente que nas salas de portas verde, azul e rosa encontram-se, respectivamente, a) Diana, Lus, Carla b) Lus, Diana, Carla c) Diana, Carla, Lus d) Carla, Diana, Lus

94)

As afirmaes abaixo referem-se s praias que cinco amigos pernambucanos costumam freqentar. - Antnio e Joo no freqentam a praia de Boa Viagem; - Maurcio e Francisco no freqentam a praia de Maria Farinha nem a de Piedade; - Duarte no freqenta a praia do Pina nem a de Candeias; - Antnio no freqenta a praia de Maria Farinha; - Duarte no freqenta a praia de Maria Farinha nem a de Piedade; - Francisco no freqenta a praia de Candeias. Nessas condies, considerando que cada um deles freqenta uma nica praia, aquele que freqenta a praia: a) de Piedade Antnio. b) do Pina Duarte. c) de Boa Viagem Francisco. d) de Candeias Joo.

95)

Dispe-se de uma caixa com 100 palitos de fsforos, todos inteiros, com os quais pretende-se construir quadrados da seguinte forma: no primeiro, o lado dever medir 1 palito; no segundo, 2 palitos; no terceiro, 3 palitos; e assim, sucessivamente. Seguindo esse padro, ao construirse o maior nmero possvel de quadrados: a) sero usados exatamente 92 palitos da caixa. b) sobraro 8 palitos da caixa. c) sero usados todos os palitos da caixa. d) sobraro 16 palitos da caixa.

96)

Considere verdadeiras as afirmativas a seguir.

I - Alguns homens gostam de futebol. II - Quem gosta de futebol vai aos estdios. Com base nas afirmativas acima, correto concluir que: a) Todos os homens vo aos estdios. b) Apenas homens vo aos estdios. c) H homens que no vo aos estdios. d) Se um homem no vai a estdio algum, ento ele no gosta de futebol. 97) A matriz S = sij, de terceira ordem, a matriz resultante da soma das matrizes A = (aij) e B=(bij). Sabendo-se que (aij ) = i2 +j2 e que bij = 2ij, ento: a soma dos elementos s31 e s13 igual a: a) 12 b) 14 c) 16 d) 32

98)

Cinco aldees foram trazidos presena de um velho rei, acusados de haver roubado laranjas do pomar real. Abelim, o primeiro a falar, falou to baixo que o rei - que era um pouco surdo no ouviu o que ele disse. Os outros quatro acusados disseram: Bebelim: "Cebelim inocente". Cebelim: "Dedelim inocente". Dedelim: "Ebelim culpado". Ebelim: "Abelim culpado". O mago Merlim, que vira o roubo das laranjas e ouvira as declaraes dos cinco acusados, disse ento ao rei: "Majestade, apenas um dos cinco acusados culpado, e ele disse a verdade; os outros quatro so inocentes e todos os quatro mentiram". O velho rei, que embora um pouco surdo era muito sbio, logo concluiu corretamente que o culpado era: a) Abelim b) Bebelim c) Cebelim d) Dedelim

99)

Em um passeio de moto, um dos participantes vai de Curitiba a So Paulo a uma velocidade mdia de 50 Km por hora; aps, retorna de So Paulo para Curitiba a uma velocidade mdia de 75 Km/h. Considerando todo o percurso de ida e volta, a velocidade mdia, em Km/h foi de: a) 60 b) 62,5 c) 65 d) 70

100) Uma estranha clnica veterinria atende apenas ces e gatos. Dos ces hospedados, 90% agem como ces e 10% agem como gatos. Do mesmo modo, dos gatos hospedados 90% agem como gatos e 10% agem como ces. Observou-se que 20% de todos os animais hospedados nessa estranha clnica agem como gatos e que os 80% restantes agem como ces. Sabendo-se que na clnica veterinria esto hospedados 10 gatos, o nmero de ces hospedados nessa estranha clnica : a) 50 b) 10 c) 20 d) 70

101) Se 1 hectare corresponde rea de um quadrado com 100 m de lado, ento expressando-se a rea de 3,6 hectares em quilmetros quadrados obtm-se a) 3.600 b) 36 c) 0,36 d) 0,036 102) A mdia aritmtica das idades de um grupo de mdicos e advogados 40 anos. A mdia aritmtica das idades dos mdicos 35 anos e a dos advogados 50 anos. Pode-se, ento, afirmar que: a) O nmero de advogados o dobro do nmero de mdicos no grupo. b) O nmero de mdicos o dobro do nmero de advogados no grupo. c) H um mdico a mais no grupo. d) H um advogado a mais no grupo.

103) Ana encontra-se frente de trs salas cujas portas esto pintadas de verde, azul e rosa. Em cada uma das trs salas encontra-se uma e somente uma pessoa - em uma delas encontra-se Lus; em outra, encontra-se Carla; em outra, encontra-se Diana. Na porta de cada uma das salas existe uma inscrio, a saber: Sala verde: "Lus est na sala de porta rosa" Sala azul: "Carla est na sala de porta verde" Sala rosa: "Lus est aqui". Ana sabe que a inscrio na porta da sala onde Lus se encontra pode ser verdadeira ou falsa. Sabe, ainda, que a inscrio na porta da sala onde Carla se encontra falsa, e que a inscrio na porta da sala em que Diana se encontra verdadeira. Com tais informaes, Ana conclui corretamente que nas salas de portas verde, azul e rosa encontram-se, respectivamente, a) Diana, Lus, Carla b) Lus, Diana, Carla c) Diana, Carla, Lus d) Carla, Diana, Lus 104) Jos Carlos est em uma fila de pessoas. Quando as pessoas na fila so contadas de trs para frente, Augusto o 8. No entanto, se contadas da frente para trs, ele ocupa a 10 posio. Quantas pessoas h nessa fila? a) 20 b) 17 c) 19 d) 16 105) A senha para um programa de computador consiste em uma seqncia LLNNN, onde "L" representa uma letra qualquer do alfabeto normal de 26 letras e "N" um algarismo de 0 a 9. Tanto letras como algarismos podem ou no ser repetidos, mas essencial que as letras sejam introduzidas em primeiro lugar, antes dos algarismos. Sabendo que o programa no faz distino entre letras maisculas e minsculas, o nmero total de diferentes senhas possveis dado por: a) 226 310 b) 262 103 c) 226 210 d) 26! 10! 106) Todos os alunos de matemtica so, tambm, alunos de ingls, mas nenhum aluno de ingls aluno de histria. Todos os alunos de portugus so tambm alunos de informtica, e alguns

alunos de informtica so tambm alunos de histria. Como nenhum aluno de informtica aluno de ingls, e como nenhum aluno de portugus aluno de histria, ento: a) pelo menos um aluno de portugus aluno de ingls. b) pelo menos um aluno de matemtica aluno de histria. c) nenhum aluno de portugus aluno de matemtica. d) todos os alunos de informtica so alunos de matemtica. 107) Do ponto de vista lgico, se for verdadeira a proposio condicional "se eu ganhar na loteria, ento comprarei uma casa", necessariamente ser verdadeira a proposio: a) se eu no ganhar na loteria, ento no comprarei uma casa. b) se eu no comprar uma casa, ento no ganhei na loteria. c) se eu comprar uma casa, ento terei ganho na loteria. d) s comprarei uma casa se ganhar na loteria. 108) Andr inocente ou Beto inocente. Se Beto inocente, ento Caio culpado. Caio inocente se e somente se Dnis culpado. Ora, Dnis culpado. Logo: a) Caio e Beto so inocentes b) Andr e Caio so inocentes c) Andr e Beto so inocentes d) Caio e Dnis so culpados

109) A operao x definida como o dobro do quadrado de x. Assim, o valor da expresso 1/2 + [ 1 2 ] igual a: a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 110) Apesar de todos caminhos levarem a Roma, eles passam por diversos lugares antes. Considerando-se que existem trs caminhos a seguir quando se deseja ir da cidade A para a cidade B, e que existem mais cinco opes da cidade B para Roma, qual a quantidade de caminhos que se pode tomar para ir de A at Roma, passando necessariamente por B? a) Oito b) Dez c) Quinze d) Dezesseis

111) Com 1.260 kg de matria prima uma fbrica pode produzir 1.200 unidades dirias de certo artigo durante 7 dias. Nessas condies, com 3.780 kg de matria prima, por quantos dias ser possvel sustentar uma produo de 1.800 unidades dirias desse artigo? a) 14 b) 12 c) 10 d) 9 112) Voc est frente de trs urnas, cada uma delas contendo duas bolas. Voc no pode ver o interior das urnas, mas sabe que em uma delas h duas bolas azuis. Sabe, ainda, que em uma outra urna h duas bolas vermelhas. E sabe, finalmente, que na outra urna h uma bola azul e uma vermelha. Cada urna possui uma etiqueta indicando seu contedo, "AA", "VV", "AV" (sendo "A" para bola azul, e "V" para bola vermelha). Ocorre que - e isto voc tambm sabe algum trocou as etiquetas de tal forma que todas as urnas esto, agora, etiquetadas erradamente. Voc pode retirar uma bola de cada vez, da urna que bem entender, olhar a sua cor, e recoloc-la novamente na urna. E voc pode fazer isto quantas vezes quiser. O seu desafio determinar, por meio desse procedimento, o contedo exato de cada urna, fazendo o menor nmero de retiradas logicamente possvel. O nmero mnimo de retiradas necessrias para voc determinar logicamente o contedo exato de cada uma das trs urnas :

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 113) Ana encontra-se frente de trs salas cujas portas esto pintadas de verde, azul e rosa. Em cada uma das trs salas encontra-se uma e somente uma pessoa - em uma delas encontra-se Lus; em outra, encontra-se Carla; em outra, encontra-se Diana. Na porta de cada uma das salas existe uma inscrio, a saber: Sala verde: "Lus est na sala de porta rosa" Sala azul: "Carla est na sala de porta verde" Sala rosa: "Lus est aqui". Ana sabe que a inscrio na porta da sala onde Lus se encontra pode ser verdadeira ou falsa. Sabe, ainda, que a inscrio na porta da sala onde Carla se encontra falsa, e que a inscrio na porta da sala em que Diana se encontra verdadeira. Com tais informaes, Ana conclui corretamente que nas salas de portas verde, azul e rosa encontram-se, respectivamente, a) Diana, Lus, Carla b) Lus, Diana, Carla c) Diana, Carla, Lus d) Carla, Diana, Lus

114) Em uma empresa, o nmero de funcionrios do sexo masculino 2/3 do nmero de funcionrios do sexo feminino. Um tero dessas mulheres no tem filho algum. Com relao ao nmero total de funcionrios, qual a porcentagem de mulheres, funcionrias dessa empresa, que tm pelo menos um filho? a) 20% b) 30% c) 40% d) 50% 115) Ccero quer ir ao circo, mas no tem certeza se o circo ainda est na cidade. Suas amigas, Ceclia, Clia e Cleusa, tm opinies discordantes sobre se o circo est na cidade. Se Ceclia estiver certa, ento Cleusa est enganada. Se Cleusa estiver enganada, ento Clia est enganada. Se Clia estiver enganada, ento o circo no est na cidade. Ora, ou o circo est na cidade, ou Ccero no ir ao circo. Verificou-se que Ceclia est certa. Logo, a) o circo est na cidade. b) Clia e Cleusa no esto enganadas. c) Cleusa est enganada, mas no Clia. d) Ccero no ir ao circo. 116) O navio A, proveniente do Rio de Janeiro, atraca no porto de Suape a cada 4 meses e o navio B, proveniente de Santos, atraca a cada 6 meses neste porto. Supondo que, hoje, os navios A e B coincidentemente atracaram juntos no porto de Suape, daqui a quanto tempo voltaro a atracar juntos? a) 12 meses b) 4 meses c) 6 meses d) 16 meses 117) Se no leio, no compreendo. Se jogo, no leio. Se no desisto, compreendo. Se feriado, no desisto. Ento, a) se jogo, no feriado. b) se no jogo, feriado. c) se feriado, no leio.

d) se no feriado, leio. 118) Em uma repartio pblica que funciona de 2 a 6 feira, 11 novos funcionrios foram contratados. Em relao aos contratados, necessariamente verdade que: a) todos fazem aniversrio em meses diferentes. b) ao menos dois fazem aniversrio no mesmo ms. c) ao menos dois comearam a trabalhar no mesmo dia do ms. d) ao menos trs comearam a trabalhar no mesmo dia da semana. 119) Ariovaldo, Bertoldo e Conrado so suspeitos de um furto ocorrido nas dependncias de uma estao do Metr. A seguir tem-se um registro de parte dos depoimentos que deram ao Agente responsvel pela segurana do local. ARIOVALDO: Bertoldo culpado e Conrado inocente. BERTOLDO: Se Ariovaldo culpado, ento Conrado tambm o . CONRADO: Eu sou inocente, mas pelo menos um dos outros dois culpado. Considerando que os trs so inocentes, correto afirmar que: a) Ariovaldo e Bertoldo falaram a verdade. b) Bertoldo e Conrado falaram a verdade. c) apenas Ariovaldo mentiu. d) apenas Bertoldo falou a verdade.

120) Considere a afirmao: Todo corintiano feliz. A partir dessa afirmao, pode-se concluir que: a) todo homem feliz corintiano. b) todo palmeirense infeliz. c) toda pessoa que no corintiano no feliz. d) um infeliz certamente no corintiano. 121) Em determinado pas existem dois tipos de poos de petrleo, Pa e Pb. Sabe-se que oito poos Pa mais seis poos Pb produzem em dez dias tantos barris quanto seis poos Pa mais dez poos Pb produzem em oito dias. A produo do poo Pa, portanto, : a) 60,0% da produo do poo Pb b) 60,0% maior do que a produo do poo Pb c) 62,5% da produo do poo Pb d) 62,5% maior do que a produo do poo Pb 122) A negao da afirmao condicional "se Ana viajar, Paulo vai viajar" : a) Ana no est viajando e Paulo vai viajar. b) se Ana no viajar, Paulo vai viajar. c) Ana est viajando e Paulo no vai viajar. d) Ana no est viajando e Paulo no vai viajar. 123) De um copo cheio de leite puro toma-se 1/4 do leite e completa-se a capacidade do copo com gua. Em seguida, toma-se 1/4 da mistura obtida e completa-se a capacidade do copo com gua. No final dessas operaes ficam no copo: a) 10 partes de leite e 6 de gua. b) 9 partes de leite e 7 de gua. c) 8 partes de leite e 8 de gua. d) 7 partes de leite e 5 de gua. 124) Cinco camisetas de cores diferentes foram dispostas em uma pilha. A verde est abaixo da amarela e acima da azul. A vermelha est acima da marrom e esta fica abaixo da verde. A amarela e a verde se encostam, assim como esta e a marrom. Qual a cor da camiseta do

topo da pilha? a) Azul. b) Amarela. c) Verde. d) Vermelha. 125) Em um laboratrio de pesquisa cientfica, so realizados experimentos de reproduo envolvendo 6 machos e 8 fmeas de uma espcie animal. Todos os animais utilizados nos experimentos gozam de boa sade e esto em perfeitas condies de reproduo. Cada experimento consiste em se colocarem juntos, em um ambiente controlado, um macho e uma fmea, durante um perodo de tempo determinado, formando o casal do experimento. Nessa situao, a quantidade de casais diferentes que podem ser formados igual a: a) 8 b) 14 c) 28 d) 48

126) No reino de Leones, em 1995, o setor pblico e o setor privado empregavam o mesmo nmero de pessoas. De 1995 para 2000, o nmero de em-pregados no setor pblico decresceu mais do que cresceu o nmero de empregados no setor privado. Curiosamente, porm, a taxa de desemprego no reino (medida pela razo entre o nmero total de desempregados e o nmero total da fora de trabalho) permaneceu exatamente a mesma durante o perodo 1995-2000. Ora, sabe-se que as estatsticas econmicas e demogrficas, em Leones, so extremamente precisas. Sabe-se, ainda, que toda a pessoa que faz parte da fora de trabalho do reino encontra-se em uma e em somente uma das seguintes situaes: a) est desempregada; b) est empregada no setor pblico; c) est empregada no setor privado. Pode-se portanto concluir que, durante o perodo considerado (1995-2000), ocorreu em Leones necessariamente o seguinte: a) A fora de trabalho total diminuiu. b) O emprego total aumentou. c) O total de desempregados permaneceu constante. d) Os salrios pagos pelo setor privado aumentaram, em mdia, mais do que os do setor pblico. 127) Num concurso para preencher uma vaga para o cargo de gerente administrativo da empresa M, exatamente quatro candidatos obtiveram a nota mxima. So eles, Andr, Bruno, Clio e Diogo. Para decidir qual deles ocuparia a vaga, os quatro foram submetidos a uma bateria de testes e a algumas entrevistas. Ao trmino dessa etapa, cada candidato fez as seguintes declaraes: Andr declarou: Se Diogo no foi selecionado, ento Bruno foi selecionado. Bruno declarou: Andr foi selecionado ou eu no fui selecionado. Clio declarou: Se Bruno foi selecionado, ento eu no fui selecionado. Diogo declarou: Se Andr no foi selecionado, ento Clio foi. Admitindo-se que, das quatro afirmaes acima, apenas a declarao de Diogo seja falsa, correto concluir que o candidato selecionado para preencher a vaga de gerente administrativo foi: a) Clio b) Andr c) Bruno d) Diogo 128) Voc o dono de um bar e recebe a reclamao sobre dois clientes. Junto com a reclamao, o

garon informa que um dos clientes sempre mente, o Alexandre, e que o outro sempre diz a verdade, o Rogrio. Ento, voc manda chamar os dois clientes para ter uma conversa reservada e dispensa o garon. Quando os clientes chegam e a sala os anuncia, voc percebe que esqueceu qual dos dois o mentiroso e qual fala sempre a verdade. Para descobrir quem foi o responsvel pelo calote com apenas uma pergunta (contando que apenas um seja o responsvel), voc deve perguntar: a) Para o Alexandre: o Rogrio foi o responsvel? b) Para o Alexandre: quem voc acha que foi o responsvel? c) Para o Rogrio: o Alexandre foi o responsvel? d) Para qualquer um dos dois: quem o outro diria que foi o responsvel? 129) Marcos quer pesar trs mas numa balana de dois pratos, mas ele dispe de apenas um bloco de 200 gramas. Observando o equilbrio na balana, ele observa que a ma maior tem o mesmo peso que as outras duas mas juntas; o bloco e a ma menor pesam tanto quanto as outras duas mas juntas; a ma maior junto com a menor pesam tanto quanto bloco. O peso total das trs mas : a) 250g b) 300g c) 350g d) 400g

130) Isadora concorre a uma de duas vagas de auxiliar administrativo com Joana, Lus e Marcelo. Sabe-se que se Lus ou Marcelo ocupa uma das vagas, Isadora ocupa a outra, e que se Joana ocupa uma das vagas, a outra ocupada por Marcelo. Dado que essas duas vagas sero ocupadas por dois desses quatro candidatos, conclui-se logicamente que: a) possvel que uma das vagas seja ocupada por Lus e a outra por Marcelo. b) necessrio que uma das vagas seja ocupada por Isadora e que Joana no ocupe a outra vaga. c) necessrio que Lus e Joana no ocupem qualquer uma das vagas. d) necessrio que uma das vagas seja ocupada por Marcelo e a outra por Isadora. 131) O menor complementar de um elemento genrico xij de uma matriz X o determinante que se obtm suprimindo a linha e a coluna em que esse elemento se localiza. Uma matriz Y = yij, de terceira ordem, a matriz resultante da soma das matrizes A = (aij) e B = (bij). Sabendo-se que (aij) = (i+j)2 e que bij = i2 , ento o menor complementar do elemento y23 igual a: a) 0 b) -8 c) -80 d) 8 132) A seo "Dia a dia", do Jornal da Tarde de 6 de janeiro de 1996, trazia esta nota: "Tcnicos da CETESB j tinham retirado, at o fim da tarde de ontem, 75 litros da gasolina que penetrou nas galerias de guas pluviais da Rua Joo Boemer, no Pari, Zona Norte. A gasolina se espalhou pela galeria devido ao tombamento de um tambor num posto de gasolina desativado." De acordo com a nota, a que concluso se pode chegar a respeito da quantidade de litros de gasolina vazada do tambor para as galerias pluviais? a) Corresponde a 75 litros. b) menor do que 75 litros. c) maior do que 75 litros. d) impossvel ter qualquer idia a respeito da quantidade de gasolina. 133) Mrcia no magra ou Renata ruiva. Beatriz bailarina ou Renata no ruiva. Renata no ruiva ou Beatriz no bailarina. Se Beatriz no bailarina ento Mrcia magra. Assim,

a) Mrcia no magra, Renata no ruiva, Beatriz bailarina. b) Mrcia magra, Renata no ruiva, Beatriz bailarina. c) Mrcia magra, Renata no ruiva, Beatriz no bailarina. d) Mrcia no magra, Renata ruiva, Beatriz bailarina. 134) X e Y so dois conjuntos no vazios. O conjunto X possui 64 subconjuntos. O conjunto Y, por sua vez, possui 256 subconjuntos. Sabe-se, tambm, que o conjunto Z = X ~ Y possui 2 elementos. Desse modo, conclui-se que o nmero de elementos do conjunto P = Y - X igual a: a) 4 b) 6 c) 8 d) vazio 135) Considere que a seqncia de pares de letras (A, C), (F, D), (G, I), (M, J), ... obedece a uma lei de formao. Se o alfabeto oficial da Lngua Portuguesa exclui as letras K, W e Y, o quinto par de letras da seqncia : a) (P, N). b) (N, P). c) (O, Q). d) (Q, O).

136) Nas frias, Carmem no foi ao cinema. Sabe-se que sempre que Denis viaja, Denis fica feliz. Sabe-se, tambm, que nas frias, ou Dante vai praia ou vai piscina. Sempre que Dante vai piscina, Carmem vai ao cinema, e sempre que Dante vai praia, Denis viaja. Ento, nas frias, a) Denis no viajou e Denis ficou feliz. b) Denis no ficou feliz, e Dante no foi piscina. c) Dante foi praia e Denis ficou feliz. d) Denis viajou e Carmem foi ao cinema. 137) Certo dia, trs tcnicos judicirios - Altamiro, Benevides e Corifeu - receberam, cada um, um lote de processos para arquivar e um lote de correspondncias a serem expedidas. Considere que: - tanto a tarefa de arquivamento dos processos, quanto a de expedio das correspondncias foram executadas no mesmo dia e em um dos seguintes horrios: das 10 s 12 horas, das 14 s 16 horas e das 16 s 18 horas; - apenas Altamiro arquivou os processos e expediu as correspondncias que recebeu em um mesmo horrio; - nem os processos arquivados e nem as correspondncias expedidas por Benevides ocorreram das 10 s 12 horas; - Corifeu expediu toda a correspondncia de seu respectivo lote das 16 s 18 horas. Nessas condies, verdade que: a) os processos dos lotes de Altamiro e Corifeu foram arquivados das 16 s 18 horas e das 14 s 16 horas, respectivamente. b) as correspondncias dos lotes de Altamiro e Benevides foram expedidas das 14 s 16 horas e das 10 s 12 horas, respectivamente. c) Benevides arquivou os processos de seu lote das 14 s 16 horas e expediu as correspondncias do lote que lhe coube das 16 s 18 horas. d) Altamiro expediu as correspondncias de seu lote das 10 s 12 horas e Corifeu arquivou os processos de seu lote das 14 s 16 horas. 138) Em uma empresa, o nmero de funcionrios do sexo masculino 2/3 do nmero de funcionrios do sexo feminino. Um tero dessas mulheres no tem filho algum. Com relao ao nmero total de funcionrios, qual a porcentagem de mulheres, funcionrias dessa empresa,

que tm pelo menos um filho? a) 20% b) 30% c) 40% d) 50% 139) Dez prisioneiros precisam ser realocados para ganhar 62 roupas de cama. Cada prisioneiro ou homem ou mulher. Cada homem ganha cinco roupas de cama, e cada mulher, oito. Quantas mulheres e quantos homens h no grupo? a) Sete mulheres e trs homens. b) Cinco mulheres e cinco homens. c) Quatro mulheres e seis homens. d) Trs mulheres e sete homens. 140) Considerando que XYYXXYXYXYYXXY o mesmo que 38833838388338 e que WZVVZWVZWWZVZZ o mesmo que 69119619669199, pode-se concluir que ZXVYYXWZWZVXYZ o mesmo que: a) 91388169693189. b) 93188369693189. c) 93188396961389. d) 93188369691389.

141) Em uma empresa, o cargo de chefia s pode ser preenchido por uma pessoa que seja psgraduada em administrao de empresas. Jos ocupa um cargo de chefia, mas Joo no. Partindo desse princpio, podemos afirmar que: a) Jos ps-graduado em administrao de empresas e Joo tambm pode ser. b) Jos ps-graduado em administrao de empresas, mas Joo, no. c) Jos ps-graduado em administrao de empresas e Joo tambm. d) Jos pode ser ps-graduado em administrao de empresas, mas Joo, no. 142) Em uma viagem ecolgica foram realizadas trs caminhadas. Todos aqueles que participaram das trs caminhadas tinham um esprito realmente ecolgico, assim como todos os que tinham um esprito realmente ecolgico participaram das trs caminhadas. Nesse sentido, podemos concluir que: a) Carlos participou de duas das trs caminhadas, mas pode ter um esprito realmente ecolgico. b) Aqueles que no participaram das trs caminhadas no tm um esprito realmente ecolgico. c) Como Pedro no participou de nenhuma das trs caminhadas ele, antiecolgico. d) Apesar de ter participado das trs caminhadas, Renata tem um esprito realmente ecolgico. 143) Suponha que todos os professores sejam poliglotas e todos os poliglotas sejam religiosos. Pode-se concluir que, se: a) Joo religioso, Joo poliglota. b) Pedro poliglota, Pedro professor. c) Joaquim religioso, Joaquim professor. d) Cludio no religioso, Cludio no poliglota. 144) Alusio, Bento e Casimiro compraram, cada um, um nico terno e uma nica camisa. Considere que: - tanto os ternos quanto as camisas compradas eram nas cores branca, preta e cinza; - apenas Alusio comprou terno e camisa nas mesmas cores; - nem o terno e nem a camisa comprados por Bento eram brancos; - a camisa comprada por Casimiro era cinza. Nessas condies, verdade que:

a) o terno comprado por Bento era preto e a camisa era cinza. b) a camisa comprada por Alusio era branca e o terno comprado por Casimiro era preto. c) o terno comprado por Bento era preto e a camisa comprada por Alusio era branca. d) os ternos comprados por Alusio e Casimiro eram cinza e preto, respectivamente. 145) Estava olhando para o Norte. Girei 90 para a esquerda e passei, portanto, a olhar para o Oeste. Girei 180 e depois girei 45 esquerda. Depois girei 90 esquerda e, depois, 135 direita. Passei, nesse momento, a olhar para o: a) Norte; b) Leste; c) Nordeste; d) Sudeste; 146) Uma pessoa foi da localidade A para B a uma velocidade mdia de 75 Km por hora (Km/h); aps, retorna de B para A a uma velocidade mdia de 50 Km/h. Considerando todo o percurso de ida e volta, a velocidade mdia, em Km/h foi de: a) 50 b) 60 c) 62,5 d) 70

147) A matriz S = sij, de terceira ordem, a matriz resultante da soma das matrizes A = (aij) e B=(bij). Sabendo-se que (aij ) = i2 +j2 e que bij = 2ij, ento: a soma dos elementos s31 e s13 igual a: a) 12 b) 14 c) 16 d) 32 148) Curiosamente, dois tcnicos bancrios observaram que, durante o expediente de certo dia os nmeros de clientes que haviam atendido eram inversamente proporcionais s suas respectivas idades: 36 e 48 anos. Se um deles atendeu 4 clientes a mais que o outro, ento o total de pessoas atendidas pelo mais velho foi: a) 20 b) 18 c) 16 d) 12 149) Uma pata nascida no Chile bota um ovo na divisa Brasil - Chile. Segundo o Itamaraty, a quem pertence o ovo? a) Do Chile. b) Da pata. c) De nenhum pas. d) O Chile no faz divisa com o Brasil. 150) Um renomado economista arma que A inao no baixa ou a taxa de juros aumenta. Do ponto de vista lgico, a armao do renomado economista equivale a dizer que: a) se a inao baixa, ento a taxa de juros no aumenta. b) se a taxa de juros aumenta, ento a inao baixa. c) se a inao no baixa, ento a taxa de juros aumenta. d) se a inao baixa, ento a taxa de juros aumenta.

151) Em uma viagem ecolgica foram realizadas trs caminhadas. Todos aqueles que participaram das trs caminhadas tinham um esprito realmente ecolgico, assim como todos os que tinham um esprito realmente ecolgico participaram das trs caminhadas. Nesse sentido, podemos concluir que: a) Carlos participou de duas das trs caminhadas, mas pode ter um esprito realmente ecolgico. b) Como Pedro no participou de nenhuma das trs caminhadas ele, antiecolgico. c) Aqueles que no participaram das trs caminhadas no tm um esprito realmente ecolgico. d) Apesar de ter participado das trs caminhadas, Renata tem um esprito realmente ecolgico. 152) Seja N o nmero de anagramas da palavra "AEIOUBCDF", cuja ltima letra direita seja uma consoante. Denotemos por P a probabilidade de escolher-se aleatoriamente um dentre estes anagramas que contenha exatamente duas vogais juntas. Os valores de N e P so, respectivamente: a) 8! e 14 b) 4 8! e 1/9 c) 4 8! e 1/14 d) 4 9! e 1/9!

153) Numa ilha dos mares do sul convivem trs raas distintas de ilhus: os zel(s) s mentem, os del(s) s falam a verdade e os mel(s) alternadamente falam verdades e mentiras - ou seja, uma verdade, uma mentira, uma verdade, uma mentira - , mas no se sabe se comearam falando uma ou outra. Nos encontramos com trs nativos, Sr. A, Sr. B, Sr. C, um de cada uma das raas. Observe bem o dilogo que travamos com o Sr. C: Ns: - Sr. C, o senhor da raa zel, del ou mel? Sr. C: - Eu sou mel. (1 resposta) Ns: - Sr. C, e o senhor A, de que raa ? Sr. C: - Ele zel. (2 resposta) Ns: - Mas ento o Sr. B del, no isso, Sr. C? Sr. C: - Claro, senhor! (3 resposta) Nessas condies, verdade que os senhores A, B e C so, respectivamente, a) zel, del, mel. b) zel, mel, del. c) del, zel, mel. d) del, mel, zel. 154) As afirmaes seguintes so resultados de uma pesquisa feita entre os funcionrios de certa empresa. - Todo indivduo que fuma tem bronquite. - Todo indivduo que tem bronquite costuma faltar ao trabalho. Relativamente a esses resultados, correto concluir que: a) existem funcionrios fumantes que no faltam ao trabalho. b) todo funcionrio que tem bronquite fumante. c) todo funcionrio fumante costuma faltar ao trabalho. d) possvel que exista algum funcionrio que tenha bronquite e no falte habitualmente ao trabalho. 155) Todos os macerontes so torminodoros. Alguns macerontes so momorrengos. Logo, a) todos os momorrengos so torminodoros. b) alguns torminodoros so momorrengos. c) todos os torminodoros so macerontes. d) alguns momorrengos so pssaros.

156) Sejam f,g : RR definidas por f (x) = x + x - 1 e g (x) = x - 2x + 1. Considere as seguintes afirmaes: I. Os zeros de f so necessariamente zeros da funo g; II. Os zeros de g so necessariamente zeros da funo f. Considerando as afirmaes I e II como V se verdadeira e F se falsa, marque a alternativa com a sequncia correta: a) V - V b) V - F c) F - F d) F - V 157) Andr inocente ou Beto inocente. Se Beto inocente, ento Caio culpado. Caio inocente se e somente se Dnis culpado. Ora, Dnis culpado. Logo: a) Caio e Beto so inocentes b) Andr e Caio so inocentes c) Andr e Beto so inocentes d) Caio e Dnis so culpados 158) Na seqncia de algarismos 1, 2, 3, 4, 5, 4, 3, 2, 1, 2, 3, 4, 5, 4, 3, 2, 1, 2, 3, ....., o 2007 algarismo : a) 1. b) 2. c) 4. d) 3. 159) Um prmio em dinheiro ser dado para um entre os trs melhores funcionrios de certa empresa: Amanda, Bruno e Carlos. Para decidir quem ganhar o prmio, o diretor pediu que cada um escolhesse um nmero de 1 a 100, no podendo uma pessoa escolher o mesmo nmero que outra j tenha escolhido. Em seguida, de uma urna contendo cem bolinhas numeradas de 1 a 100, o diretor retira uma ao acaso. A pessoa que tiver o nmero mais prximo da bolinha sorteada ganhar o prmio. Se duas pessoas tiverem nmeros igualmente prximos da bolinha sorteada, o prmio dividido entre elas. Amanda escolheu o nmero 19, Bruno escolheu o 71. Para ter sua chance de ganhar aumentada, o melhor nmero que Carlos deve escolher x. O nmero x, quando dividido por 5, deixa resto: a) 0. b) 4. c) 2. d) 3. 160) Se Se no chover, ento irei praia. for a premissa P1, a premissa P2 e a concluso C que levam a um argumento vlido devem ser: a) P2: No fui praia. C: Choveu. b) P2: Choveu. C: No fui praia. c) P2: No fui praia. C: No choveu. d) P2: Choveu. C: Fui praia. 161) O raio do crculo A 30% menor do que o raio do crculo B. Desse modo, em termos percentuais, a rea do crculo A menor do que a rea do crculo B em: a) 51% b) 49% c) 30% d) 70% 162) Quatro objetos: apontador, borracha, caneta e lpis vo ser guardados em quatro caixas

numeradas de um a quatro, um objeto em cada caixa, de tal forma que satisfaam simultaneamente a todas as condies abaixo: o lpis dever ser colocado numa caixa de nmero par; se a caneta estiver na caixa 2, ento a borracha dever estar na caixa 1; O nmero da caixa onde ficar o apontador no pode ser maior do que o nmero da caixa da caneta. Convencionado que o primeiro nmero representa a caixa onde ficar o apontador; o segundo, a caixa da borracha; o terceiro, a caixa da caneta e o quarto a caixa do lpis, a nica opo que satisfaz todas as condies : a) 1, 3, 4, 2; b) 1, 3, 2, 4; c) 4, 1, 3, 2; d) 3, 2, 1, 4; 163) Uma operadora de telefonia celular que opera com as tecnologias TDMA e GSM cobra R$ 0,20 o primeiro minuto e R$ 0,10 o minuto adicional. Com essa tarifa, o custo de uma chamada de duas horas e 30 minutos igual a: a) R$ 15,20 b) R$ 15,10 c) R$ 16,80 d) R$ 16,00

164) Um nibus sai do ponto inicial com N passageiros. No primeiro ponto desce 1/3 do total desses passageiros; ningum sobe. No segundo ponto desce 1/3 do nmero de passageiros; ningum sobe. No terceiro ponto, desce 1/3 do nmero de passageiros; ningum sobe. No quarto ponto sobem 19 passageiros, ningum desce. Se o nibus chegou ao quinto ponto com o nmero inicial N de passageiros, ento N tal que: a) 26 < N < 28 b) 24 < N < 26 c) 22 < N < 24 d) 20 < N < 22 165) Em uma sede da Procuradoria da Justia sero oferecidos cursos para a melhoria do desempenho pessoal de seus funcionrios. Considere que: - essa sede tem 300 funcionrios, 5/12 dos quais so do sexo feminino; - todos os funcionrios devero fazer um nico curso e, para tal, devero ser divididos em grupos, cada qual composto com pessoas de um mesmo sexo; - todos os grupos devero ter o mesmo nmero de funcionrios; - cada grupo formado ter seu curso em um dia diferente dos demais grupos. Diante disso, a menor quantidade de cursos que devero ser oferecidos : a) 18 b) 25 c) 15 d) 12 166) Se para numerar as pginas de um livro foram usados 357 algarismos, qual a quantidade de pginas cuja numerao corresponde a um nmero par? a) 70 b) 77 c) 80 d) 87 167) So dadas as seguintes proposies: 1- Se Jaime trabalha no Tribunal de Contas, ento ele eficiente. 2 - Se Jaime no trabalha no Tribunal de Contas, ento ele no eficiente. 3 - No verdade que, Jaime trabalha no Tribunal de Contas e no eficiente. 4 - Jaime eficiente ou no trabalha no Tribunal de Contas.

correto afirmar que so logicamente equivalentes apenas as proposies de nmeros: a) 2 e 4 b) 2 e 3 c) 2, 3 e 4 d) 1, 3 e 4 168) Considere o seguinte argumento: "Se Soninha sorri, Slvia miss simpatia. Ora, Soninha no sorri. Logo, Slvia no miss simpatia". Este no um argumento logicamente vlido, uma vez que: a) a concluso no decorrncia necessria das premissas. b) a segunda premissa no decorrncia lgica da primeira. c) a primeira premissa pode ser falsa, embora a segunda possa ser verdadeira. d) a segunda premissa pode ser falsa, embora a primeira possa ser verdadeira. 169) Um psiclogo faz terapia de grupo com quatro pessoas: Joo, Pedro, Paulo e Jos. Em um determinado dia, sua sesso foi realizada em uma mesa retangular com dois lugares de cada lado oposto da mesa e com o psiclogo e Paulo nas cabeceiras. Sendo assim, um lugar na mesa estava vago e este no estava perto do psiclogo. Dado esse cenrio, pode-se afirmar, com certeza, que: a) o lugar vago estava perto do Paulo. b) o lugar vago estava perto do Jos. c) o lugar vago estava perto do Joo. d) o lugar vago estava perto do Pedro.

170) Numa grfica, 7 mquinas do mesmo rendimento imprimem 50.000 cartazes iguais em 2 horas de funcionamento. Se duas mquinas no estiverem funcionando, as 5 mquinas faro o mesmo servio em: a) 3 horas e 10 minutos. b) 3 horas. c) 2 horas e 55 minutos. d) 2 horas e 48 minutos. 171) Uma rede de concessionrias vende somente carros com motor 1.0 e 2.0. Todas as lojas da rede vendem carros com a opo dos dois motores, oferecendo, tambm, uma ampla gama de opcionais. Quando comprados na loja matriz, carros com motor 1.0 possuem somente arcondicionado, e carros com motor 2.0 tm sempre ar-condicionado e direo hidrulica. O Sr. Asdrubal comprou um carro com ar-condicionado e direo hidrulica em uma loja da rede. Considerando-se verdadeiras as condies do texto acima, qual das alternativas abaixo precisa ser verdadeira quanto ao carro comprado pelo Sr. Asdrubal? a) Caso seja um carro com motor 2.0, a compra no foi realizada na loja matriz da rede. b) Caso tenha sido comprado na loja matriz, um carro com motor 2.0. c) um carro com motor 2.0 e o Sr. Asdrubal no o comprou na loja matriz. d) O Sr. Asdrubal comprou, com certeza, um carro com motor 2.0. 172) Em um concurso para fiscal de rendas, dentre os 50 candidatos de uma sala de provas, 42 so ca-sados. Levando em considerao que as nicas respostas pergunta 'estado civil' so 'casado' ou 'solteiro', qual o nmero mnimo de candidatos dessa sala a que deveramos fazer essa pergunta para obtermos, com certeza, dois representantes do grupo de solteiros ou do grupo de casados? a) 03 b) 09 c) 21 d) 26 173) Resolva: 61-4.(-15)+202:(-2)= Temos como soluo: a) -20 b) 20

c) 18 d) -18 174) Ana precisa chegar ao aeroporto para buscar uma amiga. Ela pode escolher dois trajetos, A ou B. Devido ao intenso trfego, se Ana escolher o trajeto A, existe uma probabilidade de 0,4 de ela se atrasar. Se Ana escolher o trajeto B, essa probabilidade passa para 0,30. As probabilidades de Ana escolher os trajetos A ou B so, respectivamente, 0,6 e 0,4. Sabendo-se que Ana no se atrasou, ento a probabilidade de ela ter escolhido o trajeto B igual a: a) 6/25 b) 7/16 c) 7/13 d) 7/25 175) Na beira de uma lagoa circular existe, dentre outras coisas, um bebedouro (B), um telefone pblico (T) e uma cerejeira (C). Curiosamente, uma pessoa observou que, caminhando de: - B a T, passando por C, percorreu 455,30 metros; - C a B, passando por T, percorreu 392,50 metros; - T a C, passando por B, percorreu 408,20 metros. O permetro da lagoa, em metros, igual a: a) 942 b) 871 c) 785 d) 628

176) Aps uma reunio de negcios, foram trocados um total de 15 apertos de mo. Sabendo que cada empresrio cumprimentou todos os outros, qual o nmero de empresrios que estavam presentes nessa reunio? a) 4 b) 5 c) 6 d) 7 177) H apenas dois modos, mutuamente excludentes, de Ana ir para o trabalho: ou de carro ou de metr. A probabilidade de Ana ir de carro de 60% e de ir de metr de 40%. Quando ela vai de carro, a probabilidade de chegar atrasada de 5%. Quando ela vai de metr a probabilidade de chegar atrasada de 17,5%. Em um dado dia, escolhido aleatoriamente, verificou-se que Ana chegou atrasada ao seu local de trabalho. A probabilidade de ela ter ido de carro nesse dia : a) 10% b) 30% c) 40% d) 70% 178) Leia o argumento a seguir e posteriormente assinale a alternativa que apresente argumento a ele similar. "Quando chove, meu carro fica molhado. Como no tem chovido ultimamente, meu carro no pode estar molhado." a) Sempre que uma pea de teatro recebe elogios da crtica, as pessoas vo v-la. Como as pessoas esto indo ver a nova pea de Augusto Levy, ela provavelmente receber elogios da crtica. b) Sempre que uma pea recebe uma grande audincia, ela elogiada pela crtica. A nova pea de Augusto Levy vem tendo grande audincia sendo, por isso, elogiada pela crtica. c) Sempre que a crtica elogia uma pea de teatro, as pessoas vo v-la. A nova pea de Augusto Levy recebeu crticas favorveis. Logo as pessoas provavelmente vo querer v-la. d) Sempre que a crtica elogia uma pea de teatro, as pessoas vo v-la. A nova pea de Augusto Levy no recebeu crticas favorveis. Logo, eu duvido que algum v v-la. 179) Se Iara no fala italiano, ento Ana fala alemo. Se Iara fala italiano, ento ou Ching fala

chins ou Dbora fala dinamarqus. Se Dbora fala dinamarqus, Elton fala espanhol. Mas Elton fala espanhol se e somente se no for verdade que Francisco no fala francs. Ora, Francisco no fala francs e Ching no fala chins. Logo, a) Iara no fala italiano e Dbora no fala dinamarqus. b) Ching no fala chins e Dbora fala dinamarqus. c) Francisco no fala francs e Elton fala espanhol. d) Ana no fala alemo ou Iara fala italiano. 180) Seis borrachas todas iguais e quatro lpis idnticos foram distribudos por trs gavetas de tal forma que, em cada uma das gavetas, h pelo menos uma borracha e um lpis. Sabe-se que, na gaveta que contm a maior quantidade de lpis, h mais borrachas do que em qualquer outra gaveta. Considerando-se que no h nenhum outro objeto nessas gavetas que no seja lpis ou borracha, pode-se afirmar, com certeza, que h alguma gaveta com exatamente: a) seis objetos. b) cinco objetos. c) quatro objetos. d) dois objetos.

181) Stanislaw Ponte Preta disse que 'a prosperidade de alguns homens pblicos do Brasil uma prova evidente de que eles vm lutando pelo progresso do nosso subdesenvolvimento.'. Considerando que a prosperidade em ques-to est associada corrupo, podemos afirmar que esta declarao est intimamente ligada a todas as alternativas abaixo, EXCETO: a) O nvel de corrupo de alguns homens pblicos pode ser medido pelo padro de vida que levam. b) A luta pelo progresso do subdesenvolvimento do Brasil est indiretamente relacionada corrupo dos polticos em questo. c) A luta pelo progresso do subdesenvolvimento do Brasil est diretamente relacionada corrupo dos polticos em questo. d) O progresso de nosso subdesenvolvimento pode ser muito bom para alguns polticos. 182) Na seqncia (1, 2, 4, 7, 11, 16, 22, ...) o nmero que sucede 22 : a) 28 b) 29 c) 30 d) 31 183) A Copa do Mundo realizada de 4 em 4 anos, a ltima foi em 2006. Assinale, dentre os abaixo, o ano em que haver Copa do Mundo. a) 2040 b) 2048 c) 2050 d) 2055 184) Uma pessoa, brincando com uma calculadora, digitou o nmero 525. A seguir, foi subtraindo 6, sucessivamente, s parando quando obteve um nmero negativo. Quantas vezes ela apertou a tecla correspondente ao 6? a) 93 b) 92 c) 88 d) 87

185) Das cinco frases abaixo, quatro delas tm uma mesma caracterstica lgica em comum, enquanto uma delas no tem essa caracterstica. I. Que belo dia! II. Um excelente livro de raciocnio lgico. III. O jogo terminou empatado? IV. Existe vida em outros planetas do universo. V. Escreva uma poesia. A frase que no possui essa caracterstica comum a: a) I. b) II. c) III. d) IV. 186) A partir das seguintes premissas: Premissa 1: "X A e B, ou X C" Premissa 2: "Se Y no C, ento X no C" Premissa 3: "Y no C" Conclui-se corretamente que X : a) A e B b) no A ou no C c) A ou B d) A e no B

187) Quatro casais renem-se para jogar xadrez. Como h apenas um tabuleiro, eles combinam que: a) nenhuma pessoa pode jogar duas partidas seguidas; b) marido e esposa no jogam entre si. Na primeira partida, Celina joga contra Alberto. Na segunda, Ana joga contra o marido de Jlia. Na terceira, a esposa de Alberto joga contra o marido de Ana. Na quarta, Celina joga contra Carlos. E na quinta, a esposa de Gustavo joga contra Alberto. A esposa de Tiago e o marido de Helena so, respectivamente: a) Celina e Alberto b) Ana e Carlos c) Jlia e Gustavo d) Ana e Alberto 188) Considere as afirmativas: I Sabemos que Maria vai ao cinema todos os sbados. Se hoje Maria foi ao cinema, conclumos que hoje sbado. II No conjunto dos nmeros naturais, sabemos que o nico nmero primo par o nmero 2. Se X um nmero mpar, podemos concluir que X um nmero primo. III- Sabemos que quando Joo tem reunio com clientes, ele vai trabalhar usando gravata. Se hoje Joo foi para o trabalho sem gravata, podemos concluir que hoje ele no ter reunio com clientes. IV Sabemos que todo quadriltero com quatro ngulos retos um retngulo. Se um quadriltero um quadrado, podemos concluir que este quadriltero um retngulo. So verdadeiras: a) I e II b) I e III c) I e IV d) III e IV 189) Uma empresa resolve adotar cdigos como forma de comunicao que evite espionagem industrial. Por exemplo, ela as-sume que TTRTTRT significa 7727727. O que significaria TRTRRTRT? a) 27277272 b) 27277727

c) 72722272 d) 72722727 190) Uma agncia de automveis vendeu dois veculos por preos iguais, sendo o primeiro com um lucro de 30% sobre o preo de custo, e o segundo, com um prejuzo de 30% sobre o preo de custo. Ento, relativamente ao custo total dos veculos, a agncia: a) obteve um lucro de 7%. b) obteve um prejuzo de 7%. c) obteve um lucro de 9%. d) obteve um prejuzo de 9%.

191) Observe a tabela: Pintura em forro = R$ 4,75 o m Ltex sobre reboco com massa corrida = R$ 5,25 o m Esmalte sobre ferro = R$ 9,75 o m Voc pegou a seguinte obra para pintar: 115 m de pintura em forro 328 m de pintura com ltex 15 m de pintura em esmalte em ferro Seguindo a tabela, dever cobrar: a) R$ 2.304,40 b) R$ 2.414,50 c) R$ 2.404,40 d) R$ 2.314,50

192) Um baralho comum tem 52 cartas e cada uma delas possui dois sinais essenciais. O principal uma marcao que pode ser um nmero variando de 2 a 10, ou uma letra: J para os valetes, Q para as damas, K para os reis e A para os ases. A marcao secundria chamada de naipe, que pode ser: paus, copas, espadas ou ouros. Retirando-se, ao acaso, uma carta desse baralho, qual a probabilidade de sair uma carta marcada com uma letra ou uma carta de paus? a) 20/52 b) 24/52 c) 25/52 d) 28/52 193) Uma mesa redonda apresenta lugares para 7 computadores. De quantos modos podemos arrumar os 7 computadores na mesa de modo que dois deles, previamente determinados, no fiquem juntos, considerando equivalentes disposies que possam coincidir por rotao? a) 120 b) 240 c) 480 d) 720 194) Dada a lista de nmeros {5,5,6,6,6,6,7, 14}, a freqncia: a) relativa do nmero 5 25% b) relativa do nmero 5 75% c) relativa do nmero 6 25% d) relativa do nmero 7 10% 195) Para a implementao de uma biblioteca, um analista ministerial foi incumbido de dar plantes, num perodo de 30 dias. Durante esse perodo, observou-se que: - sempre que deu planto de manh, tambm deu planto tarde; - houve 10 manhs e 6 tardes sem planto. Nessas condies, verdade que houve a) 7 dias sem planto. b) 6 dias de planto s de manh.

c) 4 dias de planto s tarde. d) 22 dias de planto de manh e de tarde. 196) De um copo cheio de leite puro toma-se 1/4 do leite e completa-se a capacidade do copo com gua. Em seguida, toma-se 1/4 da mistura obtida e completa-se a capacidade do copo com gua. No final dessas operaes ficam no copo: a) 10 partes de leite e 6 de gua. b) 9 partes de leite e 7 de gua. c) 8 partes de leite e 8 de gua. d) 7 partes de leite e 5 de gua. 197) Em uma urna h 30 esferas que se diferenciam apenas pela cor. Delas, 10 so vermelhas, 15 so pretas e 5 so azuis. Tirando-se, aleatoriamente e sem reposio, 4 esferas dessa urna, a probabilidade de que as 4 esferas sejam da mesma cor est entre: a) 0,03 e 0,06. b) 0,07 e 0,10. c) 0,11 e 0,14. d) 0,15 e 0,18. 198) Antnio, Bento, Ciro e Dorival so profissionais liberais. Um deles advogado, outro paisagista, outro veterinrio e outro professor. Sabe-se que: o veterinrio no Antnio e nem Ciro; Bento no veterinrio e nem paisagista; Ciro no advogado e nem paisagista. A concluso correta quanto correspondncia entre carreira e profissional est indicada em: a) advogado - Dorival b) paisagista - Dorival c) paisagista - Antnio d) advogado - Antnio 199) Se a mdia aritmtica dos nmeros 6, 8, X e Y igual a 12, ento a mdia aritmtica dos nmeros (X + 8) e (Y - 4) ser: a) 9,5 b) 13 c) 19 d) 20 200) Um agente de viagens atende trs amigas. Uma delas loura, outra morena e a outra ruiva. O agente sabe que uma delas se chama Bete, outra se chama Elza e a outra se chama Sara. Sabe, ainda, que cada uma delas far uma viagem a um pas diferente da Europa: uma delas ir Alemanha, outra ir Frana e a outra ir Espanha. Ao agente de viagens, que queria identificar o nome e o destino de cada uma, elas deram as seguintes informaes: A loura: 'No vou Frana nem Espanha'. A morena: 'Meu nome no Elza nem Sara'. A ruiva: 'Nem eu nem Elza vamos Frana'. O agente de viagens concluiu, ento, acertadamente, que: a) A loura Sara e vai Espanha. b) A ruiva Sara e vai Frana. c) A ruiva Bete e vai Espanha. d) A loura Elza e vai Alemanha.

201) Se 1m de vidro espelhado custa R$ 38,70, um pedao que mede 0,40 m por 1,50 m custar: a) R$ 18,82 b) R$ 23,22 c) R$ 15,48 d) R$ 23,32 202) Do seu primeiro ordenado no valor de R$ 549,42, voc reservou R$76,92 para pagar uma dvida e com 2/7 do que sobrou voc deu entrada em uma televiso. O valor dessa entrada foi de: a) R$ 62,00 b) R$ 124,00 c) R$ 76,92 d) R$ 135,00 203) Se Beatriz no me de Ana, tia de Paula. Se Beatriz irm de Flvio, me de Ana. Se Beatriz me de Ana, no irm de Flvio. Se Beatriz no irm de Flvio, no tia de Paula. Logo, Beatriz: a) no me de Ana, irm de Flvio e no tia de Paula. b) me de Ana, irm de Flvio e no tia de Paula. c) no me de Ana, irm de Flvio e tia de Paula. d) me de Ana, no irm de Flvio e no tia de Paula. 204) Maria no ir ao teatro condio suficiente para Joo ir ao clube. Maria ir ao teatro condio suficiente para Miguel ir ao cinema. Joo no ir ao clube condio necessria para Miguel ir ao cinema. Miguel no ir ao cinema condio necessria para Joo no ir ao clube. Sendo assim: a) Joo vai ao clube, Maria no vai ao teatro, e Miguel no vai ao cinema. b) Joo no vai ao clube, Maria no vai ao teatro, e Miguel no vai ao cinema. c) Joo vai ao clube, Maria no vai ao teatro, e Miguel vai ao cinema. d) Joo no vai ao clube, Maria vai ao teatro, e Miguel vai ao cinema.

205) Considere as seguintes afirmaes:(1) "Todos os doadores de sangue so pessoas generosas"; (2) "Nenhum anfbio um animal de sangue quente"; (3) "Alguns brasileiros so homens riqussimos" e (4) "Alguns americanos no so texanos". Se isso verdade, podemos concluir que: a) "Todas as pessoas generosas so doadoras de sangue" e "Nenhum animal de sangue quente anfbio" so afirmaes verdadeiras. b) "Todas as pessoas generosas so doadores de sangue" e "Alguns homens riqussimos so brasileiros" so afirmaes verdadeiras. c) "Alguns texanos no so americanos" e "Alguns brasileiros no so homens riqussimos" so afirmaes verdadeiras. d) "Alguns homens riqussimos so brasileiros" e "Nenhum animal de sangue quente anfbio" so afirmaes verdadeiras. 206) Considere as afirmaes: I) se Patrcia uma boa amiga, Vtor diz a verdade; II) se Vtor diz a verdade, Helena no uma boa amiga; III) se Helena no uma boa amiga, Patrcia uma boa amiga. A anlise do encadeamento lgico dessas trs afirmaes permite concluir que elas: a) so equivalentes a dizer que Patrcia uma boa amiga; b) implicam necessariamente que Patrcia uma boa amiga; c) implicam necessariamente que Vtor diz a verdade e que Helena no uma boa amiga; d) so consistentes entre si, quer Patrcia seja uma boa amiga, quer Patrcia no seja uma boa amiga;

207) A seqncia de valores: 1, 1/2, 1/4, 1/8 e 1/16, forma uma progresso geomtrica. A seqncia dos logaritmos de cada um desses nmeros na base 1/2, na ordem em que esto dispostos, forma uma: a) progresso geomtrica de razo 1/2 b) progresso geomtrica de razo c) progresso aritmtica de razo 1/2 d) progresso aritmtica de razo 1 208) Em uma estante, a prateleira B reservada para os livros de literatura brasileira, e a prateleira E para os de literatura estrangeira. Sabe-se que: 1. ambas as prateleiras tm, de incio, o mesmo nmero de livros; 2. retiram-se 25 livros da prateleira B colocando-os na prateleira E; 3. aps a etapa anterior, retiram-se 25 livros, ao acaso, da prateleira E colocando-os na prateleira B. Aps a etapa 3, correto afirmar que o nmero de livros de literatura brasileira em: a) B o dobro que em E. b) B menor que em E. c) B igual ao de E. d) E igual ao de literatura estrangeira em B. 209) Assinale a alternativa que apresenta contradio lgica. a) Todo homem mortal e algum mortal no homem. b) Algum homem mortal e algum homem imortal. c) Quem imortal homem e algum homem mortal. d) Quem no homem imortal e algum mortal no homem. 210) Em um carro viajam seis pessoas das quais trs esto habilitadas para dirigir. O total de maneiras distintas que se pode acomodar essas pessoas no carro para a viagem : a) 205. b) 240. c) 360. d) 720.

211) Resolva: 61-4.(-15)+202:(-2)= Temos como soluo: a) -20 b) 20 c) 18 d) -18 212) Se um quilo de massa de vidraceiro custa R$ 17,40 por uma lata com 15 quilos dessa massa dever pagar: a) R$ 259,00 b) R$ 251,00 c) R$ 261,00 d) R$ 229,00 213) Se 1 hectare corresponde rea de um quadrado com 100 m de lado, ento expressando-se a rea de 3,6 hectares em quilmetros quadrados obtm-se: a) 3.600 b) 36 c) 0,36 d) 0,036

214) X e Y so dois conjuntos no vazios. O conjunto X possui 64 subconjuntos. O conjunto Y, por sua vez, possui 256 subconjuntos. Sabe-se, tambm, que o conjunto Z = X ~ Y possui 2 elementos. Desse modo, conclui-se que o nmero de elementos do conjunto P = Y - X igual a: a) 4 b) 6 c) 8 d) vazio 215) Uma escola de msica oferece apenas os cursos de Teclado, Violo e Canto e tem 345 alunos. Sabe-se que: - nenhum aluno estuda apenas Canto; - nenhum aluno estuda Teclado e Violo; - 225 alunos estudam Teclado; - 90 alunos estudam Teclado e Canto; - 50 alunos estudam apenas Violo. Quantos alunos estudam Canto e Violo? a) 70 b) 120 c) 140 d) 150 216) Uma grande empresa multinacional oferece a seus funcionrios cursos de portugus, ingls e italiano. Sabe-se que 20 funcionrios cursam italiano e ingls; 60 funcionrios cursam portugus e 65 cursam ingls; 21 funcionrios no cursam nem portugus nem italiano; o nmero de funcionrios que praticam s portugus idntico ao nmero dos funcionrios que praticam s italiano; 17 funcionrios praticam portugus e italiano; 45 funcionrios praticam portugus e ingls; 30, entre os 45, no praticam italiano. Com estas informaes pode-se concluir que a diferena entre o total de funcionrios da empresa e o total de funcionrios que no esto matriculados em qualquer um dos cursos igual a: a) 93 b) 83 c) 103 d) 113

217) Trs irmos, Huguinho, Zezinho e Luisinho, esto sentados lado a lado em um cinema. Luisinho nunca fala a verdade, Zezinho s vezes fala a verdade e Huguinho sempre fala a verdade. Quem est sentado direita diz: "Luisinho est sentado no meio". Quem est sentado no meio diz: "Eu sou Zezinho". Por fim, quem est sentado esquerda diz: "Huguinho est sentando no meio". Quem est sentado direita, quem est sentado no meio e quem est sentado esquerda so, respectivamente: a) Zezinho, Huguinho e Luisinho. b) Luisinho, Zezinho e Huguinho. c) Huguinho, Luisinho e Zezinho. d) Luisinho, Huguinho e Zezinho. 218) Se no durmo, bebo. Se estou furioso, durmo. Se durmo, no estou furioso. Se no estou furioso, no bebo. Logo, a) no durmo, estou furioso e no bebo b) durmo, estou furioso e no bebo c) no durmo, estou furioso e bebo d) durmo, no estou furioso e no bebo 219) Supondo-se que x e y sejam nmeros reais, tais que 3 x 5 e 8 y 2, o valor mximo que a expresso x xy assume :

a) 65 b) 28 c) 29 d) 32 220) Ana precisa fazer uma prova de matemtica composta de 15 questes. Contudo, para ser aprovada, Ana s precisa resolver 10 questes das 15 propostas. Assim, de quantas maneiras diferentes Ana pode escolher as questes? a) 3003 b) 2980 c) 2800 d) 3006 221) Quatro pessoas querem trocar presentes. O nome de cada pessoa escrito em um papelzinho e colocado numa caixa. Depois, cada uma das pessoas sorteia um papelzinho para saber quem ela ir presentear. A chance de as quatro pessoas sortearem seus prprios nomes de a) 1 em 3 b) 2 em 7 c) 1 em 4 d) 1 em 8 222) Para pintar um edifcio foram gastos 37 latas de 18 litros de tinta ltex creme e 25 gales de 3,6 litros de tinta ltex branca. Nessa pintura foram gastos __________ tinta. a) 656 litros b) 746 litros c) 756 litros d) 646 litros 223) Numa sala esto 100 pessoas, todas elas com menos de 80 anos de idade. FALSO afirmar que pelo menos duas dessas pessoas. a) nasceram num mesmo ano. b) nasceram num mesmo ms. c) nasceram num mesmo dia da semana. d) tm 50 anos de idade.

224) Joo est fazendo uma viagem cujo percurso total de 1800 km. No primeiro dia, percorreu um quarto do total. No segundo dia, teve imprevistos e s conseguiu fazer 2/5 do que fez no primeiro dia. Considere as seguintes afirmativas a respeito dessa viagem: 1. No primeiro dia, Joo percorreu 450 km. 2. Nos dois primeiros dias, percorreu 1170 km 3 Joo no primeiro dia percorreu 3/8 da distncia total. Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa 2 verdadeira. b) Somente a afirmativa 3 verdadeira. c) Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. d) Somente as afirmativa 1 e verdadeira. 225) A negao da afirmao condicional "se Ana viajar, Paulo vai viajar" : a) Ana no est viajando e Paulo vai viajar. b) se Ana no viajar, Paulo vai viajar. c) Ana est viajando e Paulo no vai viajar. d) Ana no est viajando e Paulo no vai viajar. 226) Cinco camisetas de cores diferentes foram dispostas em uma pilha. A verde est abaixo da amarela e acima da azul. A vermelha est acima da marrom e esta fica abaixo da verde. A amarela e a verde se encostam, assim como esta e a marrom. Qual a cor da camiseta do

topo da pilha? a) Azul. b) Amarela. c) Verde. d) Vermelha. 227) Mensalmente, um tcnico administrativo elabora relatrios estatsticos referentes expedio de correspondncias internas e externas. Analisando os relatrios por ele elaborados ao final dos meses de setembro, outubro e novembro de 2006, foi observado que: - do total de correspondncias em setembro, 20% eram de mbito interno; - em cada um dos meses seguintes, o nmero de correspondncias internas expedidas aumentou 10% em relao s internas expedidas no ms anterior, enquanto que para as externas, o aumento mensal foi de 20%, em relao s externas. Comparando-se os dados do ms de novembro com os de setembro, correto afirmar que o aumento das correspondncias expedidas: a) no total foi de 39,4%. b) internamente foi de 42,2%. c) externamente foi de 34,6%. d) internamente foi de 20%. 228) Ao lanar uma moeda, sabido que existe 50% de chance para a moeda cair com o lado da coroa para cima. Ao lanar uma moeda trs vezes seguidas, a chance aproximada de dar coroa, seria: a) 50% b) 25% c) 33% d) 88%

229) Percival encontra-se frente de trs portas, numeradas de 1 a 3, cada uma das quais conduz a uma sala diferente. Em uma das salas encontra-se uma linda princesa; em outra, um valioso tesouro; finalmente, na outra, um feroz drago. Em cada uma das portas encontra-se uma inscrio: Porta 1: "Se procuras a linda princesa, no entres; ela est atrs da porta 2." Porta 2: "Se aqui entrares, encontrars um valioso tesouro; mas cuidado: no entres na porta 3 pois atrs dela encontra-se um feroz drago." Porta 3: "Podes entrar sem medo pois atrs desta porta no h drago algum." Alertado por um mago de que uma e somente uma dessas inscries falsa (sendo as duas outras verdadeiras), Percival conclui, ento, corretamente que atrs das portas 1, 2 e 3 encontram-se, respectivamente: a) o feroz drago, o valioso tesouro, a linda princesa b) a linda princesa, o valioso tesouro, o feroz drago c) o valioso tesouro, a linda princesa, o feroz drago d) o feroz drago, a linda princesa, o valioso tesouro 230) Se verdade que Nenhum artista atleta, ento tambm ser verdade que: a) todos no-artistas so no-atletas b) nenhum atleta no-artista c) nenhum artista no-atleta

d) pelo menos um no-atleta artista 231) Uma caixa contm 900 cartes, numerados de 100 a 999. Retiram-se ao acaso (sem reposio) cartes da caixa e anotamos a soma dos seus algarismos. Qual a menor quantidade de cartes que devem ser retirados da caixa, para garantirmos que pelo menos trs destas somas sejam iguais? a) 51 b) 52 c) 53 d) 54 232) Pedro e Paulo esto em uma sala que possui 10 cadeiras dispostas em uma fila. O nmero de diferentes formas pelas quais Pedro e Paulo podem escolher seus lugares para sentar, de modo que fique ao menos uma cadeira vazia entre eles, igual a: a) 80 b) 72 c) 90 d) 18 233) Considere as seguintes frases: I - Ele foi o melhor jogador do mundo em 2005. II - x + y/ 5 um nmero inteiro. III - Joo da Silva foi o Secretrio da Fazenda do Estado de So Paulo em 2000. verdade que APENAS: a) I e II so sentenas abertas. b) I e III so sentenas abertas. c) II e III so sentenas abertas. d) I uma sentena aberta.

234) Das cinco frases abaixo, quatro delas tm uma mesma caracterstica lgica em comum, enquanto uma delas no tem essa caracterstica. I. Que belo dia! II. Um excelente livro de raciocnio lgico. III. O jogo terminou empatado? IV. Existe vida em outros planetas do universo. V. Escreva uma poesia. A frase que no possui essa caracterstica comum a: a) IV. b) V. c) I. d) II. 235) Um seminrio foi constitudo de um ciclo de trs conferncias: uma de manh, outra tarde e a terceira noite. Do total de inscritos, 144 compareceram de manh, 168 tarde e 180 noite. Dentre os que compareceram de manh, 54 no voltaram mais para o seminrio, 16 compareceram s trs conferncias e 22 compareceram tambm tarde, mas no compareceram noite. Sabe-se tambm que 8 pessoas compareceram tarde e noite, mas no de manh. Constatou-se que o nmero de ausentes no seminrio foi de um oitavo do total de inscritos. Nessas condies, verdade que: a) 54 pessoas inscritas no compareceram ao seminrio. b) o nmero de inscritos no seminrio foi menor que 420.

c) 387 pessoas compareceram a pelo menos uma das conferncias. d) 282 pessoas compareceram a somente uma das conferncias. 236) Numa sala de 30 alunos, 17 foram aprovados em Matemtica, 10 em Histria, 9 em Desenho, 7 em Matemtica e em Histria, 5 em Matemtica e Desenho, 3 em Histria e Desenho e 2 em Matemtica, Histria e Desenho. Sejam: - v o nmero de aprovados em pelo menos uma das trs disciplinas; - w o nmero de aprovados em pelo menos duas das trs disciplinas; - x o nmero de aprovados em uma e uma s das trs disciplinas; - y o nmero de aprovados em duas e somente duas das trs disciplinas; - z o nmero dos que no foram aprovados em qualquer uma das trs disciplinas. Os valores de v, w , x, y, z so, respectivamente, a) 30, 17, 9, 7, 2 b) 30, 12, 23, 3, 2 c) 23, 12, 11, 9, 7 d) 23, 11, 12, 9, 7 237) Cinco amigos Amrico, Baslio, Carlito, Dante e Eliseu se cotizaram para comprar um presente de casamento, contribuindo com R$ 50,00, R$ 60,00, R$ 80,00, R$ 100,00 e R$ 150,00, no necessariamente na ordem dada de seus nomes. Sabe-se que: - suas profisses so analista judicirio, professor, advogado, dentista e mdico; suas idades so 25, 28, 30, 32 e 33 anos, no respectivamente; - o analista judicirio, que no Baslio, tem 30 anos e contribuiu com R$ 50,00; - o advogado contribuiu com menos de R$ 150,00; - Dante, que no tem 30 anos, contribuiu com R$ 60,00; - aquele que tem 32 anos no advogado e nem dentista; - Eliseu tem 33 anos, mdico e contribuiu com mais de R$ 60,00; - Amrico dentista e contribuiu com R$ 80,00; - aquele que tem 25 anos no professor e nem advogado; - Nem Baslio e nem Carlito tm 32 anos. Com base nessas informaes, correto afirmar que: a) Amrico tem 28 anos. b) Baslio contribuiu com R$ 150,00. c) Carlito analista judicirio. d) Dante tem 25 anos.

238) Se todos os jaguadartes so momorrengos e todos os momorrengos so cronpios ento podese concluir que: a) possvel existir um jaguadarte que no seja momorrengo. b) possvel existir um momorrengo que no seja jaguadarte. c) Todos os momorrengos so jaguadartes. d) possvel existir um jaguadarte que no seja cronpio. 239) Qual o nmero que completa a seqncia: 1, 1, 2, 3, 5, ... : a) 5 b) 6 c) 7 d) 8 240) O nmero total de maneiras distintas que um banco, que comporta cinco pessoas, pode acomodar cinco homens e uma mulher, nunca deixando a mulher de p, : a) 360. b) 560. c) 600.

d) 720.

241) Uma companhia de nibus realiza viagens entre as cidades de Corumb e Bonito. Dois nibus saem simultaneamente, um de cada cidade, para percorrerem o mesmo trajeto em sentido oposto. O nibus 165 sai de Corumb e percorre o trajeto a uma velocidade de 120 km/h. Enquanto isso, o 175 sai de Bonito e faz a sua viagem a 90 km/h. Considerando que nenhum dos dois realizou nenhuma parada no trajeto, podemos afirmar que: I - Quando os dois se cruzarem na estrada, o nibus 175 estar mais perto de Bonito do que o 165. II - Quando os dois se cruzarem na estrada, o nibus 165 ter andado mais tempo do que o 175. a) Somente a hiptese (I) est errada. b) Somente a hiptese (II) est errada. c) Ambas as hipteses esto erradas. d) Nenhuma das hipteses est errada. 242) Para pintar um edifcio foram gastos 37 latas de 18 litros de tinta ltex creme e 25 gales de 3,6 litros de tinta ltex branca. Nessa pintura foram gastos __________ tinta. a) 646 litros b) 746 litros c) 756 litros d) 656 litros 243) Se o jardim no florido, ento o gato mia. Se o jardim florido, ento o passarinho no canta. Ora, o passarinho canta. Logo: a) o jardim florido e o gato mia b) o jardim florido e o gato no mia c) o jardim no florido e o gato mia d) o jardim no florido e o gato no mia

244) Trs suspeitos de haver roubado o colar da rainha foram levados presena de um velho e sbio professor de Lgica. Um dos suspeitos estava de camisa azul, outro de camisa branca e o outro de camisa preta. Sabe-se que um e apenas um dos suspeitos culpado e que o culpado s vezes fala a verdade e s vezes mente. Sabe-se, tambm, que dos outros dois (isto , dos suspeitos que so inocentes), um sempre diz a verdade e o outro sempre mente. O velho e sbio professor perguntou, a cada um dos suspeitos, qual entre eles era o culpado. Disse o de camisa azul: "Eu sou o culpado". Disse o de camisa branca, apontando para o de camisa azul: "Sim, ele o culpado". Disse, por fim, o de camisa preta: "Eu roubei o colar da rainha; o culpado sou eu". O velho e sbio professor de Lgica, ento, sorriu e concluiu corretamente que: a) O culpado o de camisa azul e o de camisa preta sempre mente. b) O culpado o de camisa branca e o de camisa preta sempre mente. c) O culpado o de camisa preta e o de camisa azul sempre mente. d) O culpado o de camisa preta e o de camisa azul sempre diz a verdade. 245) Um grupo de administradores lvaro, Bento, Caio, Dante, Eli e Fbio participou de uma Conveno e, durante o evento, alguns deles descobriram algumas afinidades com um dos outros: - lvaro percebeu que tinha afinidades com todas as pessoas do grupo; - Bento, concluiu que no tinha afinidades com ningum; entretanto, todos os demais acharam

que tinham afinidades com ele; - Caio descobriu afinidades com apenas duas pessoas do grupo, uma das quais era Dante; - Dante percebeu que tinha afinidades com trs pessoas do grupo, excludos Caio e Fbio; - Eli e Fbio descobriram afinidades com apenas uma pessoa do grupo. Nessas condies, o nmero de administradores desse grupo que descobriram ter afinidades com pelo menos uma pessoa que no tem o sentimento recproco : a) 6 b) 5 c) 4 d) 3 246) Sobre os 26 turistas que se encontram em um catamar, sabe-se que: - 75% dos brasileiros sabem nadar; - 20% dos estrangeiros no sabem nadar; - apenas 8 estrangeiros sabem nadar. Nessas condies, do total de turistas a bordo, somente: a) 10 brasileiros sabem nadar. b) 6 brasileiros no sabem nadar. c) 12 so estrangeiros. d) 6 no sabem nadar. 247) Das seguintes premissas: A: "Bia alta e patriota, ou Bia educada". B: "Bia no educada", conclui-se que Bia : a) no alta e no patriota. b) alta ou patriota. c) no alta ou no educada. d) alta e patriota. 248) Uma empresa de transporte de cargas foi constituda da seguinte forma: o primeiro scio investiu um capital de R$ 600.000,00; passados seis meses, ingressou o segundo scio na empresa, com um capital de R$ 400.000,00; decorridos outros seis meses, um terceiro scio foi admitido, com um capital de R$ 1.000.000,00. Aps dois anos de funcionamento, a empresa apresentou um lucro de R$ 700.000,00. Considerando que, de acordo com o contrato de formao da empresa, 4% do seu lucro destinam-se a constituir um fundo de reserva e que a participao de cada scio no restante do lucro proporcional ao capital investido e ao tempo de permanncia na sociedade, assinale a opo correta em relao ao rateio do lucro obtido pela empresa. a) O 1 scio receber R$ 300.000,00. b) O 2 scio receber 50% da quantia cabvel ao 3 scio. c) O 3 scio receber mais de R$ 250.000,00. d) A razo entre a parte cabvel ao 1 scio e a dos outros dois scios juntos . 249) Um professor de Lgica percorre uma estrada que liga, em linha reta, as vilas Alfa, Beta e Gama. Em Alfa, ele avista dois sinais com as seguintes indicaes: Beta a 5 km e Gama a 7 km. Depois, j em Beta, encontra dois sinais com as indicaes: Alfa a 4 km e Gama a 6 km. Ao chegar a Gama, encontra mais dois sinais: Alfa a 7 km e Beta a 3 km. Soube, ento, que, em uma das trs vilas, todos os sinais tm indicaes erradas; em outra, todos os sinais tm indicaes corretas; e na outra um sinal tem indicao correta e outro sinal tem indicao errada (no necessariamente nesta ordem). O professor de Lgica pode concluir, portanto, que as verdadeiras distncias, em quilmetros, entre Alfa e Beta, e entre Beta e Gama, so, respectivamente: a) 5 e 3 b) 5 e 6 c) 4 e 6 d) 5 e 2 250) Qual das alternativas a seguir melhor representa a afirmao: Para todo fato necessrio um ato gerador? a) possvel que algum fato no tenha ato gerador. b) No possvel que algum fato no tenha ato gerador. c) necessrio que algum fato no tenha ato gerador.

d) No necessrio que todo fato tenha um ato gerador.

Gabarito
01) B 11) C 21) A 31) C 41) C 51) D 61) A 71) D 81) D 91) B 101) D 111) A 121) C 02) A 12) D 22) D 32) B 42) B 52) C 62) C 72) C 82) B 92) D 102) B 112) A 122) C 03) A 13) C 23) C 33) C 43) D 53) A 63) D 73) A 83) D 93) C 103) C 113) C 123) B 04) B 14) D 24) C 34) B 44) B 54) D 64) D 74) D 84) A 94) A 104) B 114) C 124) D 05) D 15) A 25) B 35) D 45) D 55) D 65) A 75) C 85) D 95) D 105) B 115) D 125) D 06) A 16) C 26) A 36) D 46) C 56) C 66) A 76) D 86) A 96) D 106) C 116) A 126) A 07) C 17) C 27) D 37) D 47) D 57) D 67) D 77) C 87) D 97) D 107) A 117) A 127) D 08) D 18) B 28) B 38) C 48) B 58) B 68) A 78) C 88) D 98) C 108) B 118) D 128) D 09) C 19) D 29) D 39) D 49) C 59) A 69) A 79) D 89) A 99) A 109) C 119) D 129) B 10) B 20) D 30) A 40) A 50) C 60) A 70) A 80) C 90) B 100) D 110) C 120) D 130) B

131) C 141) A 151) C 161) A 171) B 181) B 191) B 201) B 211) B 221) D 231) C 241) C

132) C 142) B 152) C 162) A 172) A 182) B 192) C 202) D 212) C 222) C 232) B 242) C

133) A 143) D 153) D 163) B 173) B 183) C 193) C 203) D 213) D 223) D 233) A 243) C

134) B 144) B 154) C 164) A 174) B 184) C 194) A 204) A 214) B 224) D 234) A 244) A

135) B 145) B 155) B 165) D 175) D 185) D 195) C 205) D 215) C 225) C 235) A 245) B

136) C 146) B 156) B 166) B 176) C 186) A 196) B 206) D 216) A 226) D 236) D 246) D

137) D 147) D 157) B 167) D 177) B 187) A 197) A 207) D 217) C 227) A 237) C 247) D

138) C 148) D 158) D 168) A 178) D 188) D 198) C 208) D 218) D 228) D 238) A 248) B

139) C 149) D 159) C 169) A 179) A 189) D 199) C 209) D 219) A 229) D 239) D 249) D

140) D 150) D 160) A 170) D 180) D 190) D 200) D 210) C 220) A 230) D 240) C 250) B

Вам также может понравиться