Вы находитесь на странице: 1из 9

Formao territorial: conitos e heranas

Da chegada dos primeiros europeus independncia poltica


Desde o sculo IX, as terras canadenses j eram conhecidas por europeus. Irlandeses que tinham bases na Islndia e os vikings, navegantes noruegueses, a chegaram por volta do ano 1000, vindos da Groenlndia (territrio americano ainda hoje pertencente Dinamarca). Os contatos mais efetivos e prolongados com as terras canadenses datam de 1497, quando John Cabot desembarcou na atual provncia de Terra Nova e a reclamou para Henrique VII, rei ingls. Em 1534, 1536, 1541 e 1542, o francs Jacques Cartier explorou o Rio So Loureno, abrindo possibilidades para a colonizao francesa. Isso somente seria efetivado em 1608, quando Samuel Champlain fundou o ncleo de povoamento de Quebec, s margens do Rio So Loureno.
Figura 1

Reproduo proibida. Art. 184 do Cdigo Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

Canad: formao territorial


A B C

1.150 km

1.150 km

1.150 km

Amrica do Norte no sculo XVIII. Amrica do Norte em 1811. Amrica do Norte em 1867. O Canad em 1949. O Canad em 2001.

D E
0 870 km 0 820 km

Fonte: CHARLIER, Jacques (org.). Atlas du XXI sicle. Paris: Nathan, 2005. p. 123. Captulo 11

Reita sobre suas atitudes


Tambm no Brasil os grupos indgenas lutam pela demarcao de suas terras ancestrais. A pesquisa O que os brasileiros pensam dos ndios, realizada em 2000 a pedido do ISA, revelou que a maioria da populao do pas (68%) apia a demarcao e a extenso das terras indgenas. Os entrevistados apontaram os trs maiores problemas dos ndios: 57% indicaram a invaso das terras, 41% apontaram o desrespeito sua cultura e 28% indicaram as doenas transmitidas pelo contato com os [no-ndios].
ISA. Almanaque Brasil socioambiental. So Paulo: ISA, 2005. p. 184.

a) Em qual desses grupos voc se inclui? Por qu? b) Converse com alguns colegas e verique se vocs tm opinio igual ou diferente a respeito da luta dos indgenas pela demarcao de suas terras e preservao de seu patrimnio cultural.

Os povos autctones no Canad


Estima-se que vivam no Canad cerca de 330 mil indgenas, formando 577 grupos, alm dos inuits (popularmente conhecidos como esquims), sem contar os mestios de brancos e ndios, j incorporados cultura dominante de origem europia. Esses trs grupos populacionais so designados pela palavra autctone e, de acordo com um recenseamento ocial recente, representam 2% da populao total do pas. De maneira semelhante ao que ocorre em outras regies do continente americano, nos ltimos sculos os povos indgenas canadenses sofreram um intenso extermnio (genocdio). Em menor proporo, o mesmo pode ser dito a respeito dos inuits, habitantes originais do norte do pas. Apenas para se ter idia dos efeitos desse processo, das 170 lnguas autctones que eram faladas no atual territrio canadense quando da chegada dos primeiros colonos, somente 50 continuam vivas.

A luta pelos direitos territoriais


Apesar de serem diferentes uns dos outros, os povos autctones do Canad enfrentam problemas semelhantes, relativos preservao de suas lnguas e culturas. Alm disso, indgenas e inuits conhecidos sob a denominao de Primeiras Naes compartilham uma luta comum em favor dos seus direitos sobre as terras habitadas h sculos por seus ancestrais.
2
Contedos extras

Reproduo proibida. Art. 184 do Cdigo Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

Navegando pelo Rio So Loureno, os franceses chegaram ao interior do territrio e, em 1642, fundaram Montreal (inicialmente com o nome de Ville-Marie), para em seguida alcanar a Plancie do Mississpi e atingir o Golfo do Mxico (nos atuais Estados Unidos). Ao nal da primeira metade do sculo XVIII, os franceses ocupavam um vasto territrio que se estendia desde o nordeste da Amrica do Norte at o Golfo do Mxico, chamando parte dessa conquista de Nova Frana (gura 1 - A). A ocupao francesa, porm, no se fez de forma pacca. Houve conitos com os indgenas e os ingleses. Estes, apoiados pelos ndios iroqueses, combateram os franceses. Pelo Tratado de Paris (1763), o territrio ocupado pelos franceses foi cedido para os ingleses, com exceo do Arquiplago de Saint-Pierre e Michelon, ao sul da Terra Nova (gura 1 - B). Transformado em colnia britnica, o territrio ocupado pelos franceses cou reduzido ao Quebec. Em 1867, foi criado o Poder Legislativo no Canad, segundo o modelo do Parlamento Britnico, mas dependente ou subordinado GrBretanha (gura 1 C). Esse fato marcou o incio da independncia do Canad, consolidada somente em 1931, quando a subordinao ao Parlamento Britnico foi abolida. Ele tambm foi o ponto de partida para que, entre o nal do sculo XIX e a primeira metade do XX, outros territrios e colnias inglesas passassem a fazer parte da confederao canadense (gura 1 - D). Como possvel notar, as divergncias entre ingleses e franceses e seus descendentes marcaram a histria do Canad nos sculos XVIII, XIX e XX.

Figura 2

Regio rtica: populaes autctones

Reproduo proibida. Art. 184 do Cdigo Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

A regio rtica o conjunto de terras e mares localizados entre o Crculo Polar rtico e o Plo Norte. Estima-se que sua superfcie total chegue a 21 milhes de quilmetros quadrados, dos quais cerca de 14 milhes so ocupados somente pelo Oceano Glacial rtico. Cinco naes tm suas faixas litorneas voltadas para o rtico: Federao Russa, Noruega, Canad, Estados Unidos (Alasca) e o territrio da Groenlndia, a maior ilha do mundo, pertencente Dinamarca. H pouco mais de quatro mil anos, o rtico da Amrica do Norte foi a ltima grande regio do planeta a ser ocupada pelos humanos. O rtico canadense, em particular, conheceu duas vagas de povoamento: a primeira foi composta dos dorsetianos e seus ancestrais, chamados pelos arquelogos de paleoesquims (antigos esquims); a segunda foi formada pelos povos inuits, que se deslocaram do Alasca em direo ao leste h somente mil anos. A ilustrao permite visualizar a distribuio geogrca dos chamados povos do frio, conhecidos genericamente como esquims que, na verdade, no somente tm nomes diversos como tambm culturas distintas.

570 km

Fonte: GERMAIN, Georges-Hbert. Inuit: les peuples du froid. Montreal: Libre Expression/Muse Canadien des Civilisations, 1995. p. 38-39.

No panorama poltico mais recente do pas, os conitos dessa natureza vieram tona principalmente a partir da segunda metade do sculo XX, quando grandes empresas canadenses e norte-americanas intensicaram a explorao de importantes recursos naturais (gua, madeira, vrios minerais, petrleo etc.) existentes nas terras dessas populaes. Confrontadas com essa dura realidade, as Primeiras Naes se uniram para tentar conter o assalto desenfreado a suas terras e passaram a exigir do governo canadense o poder de tomar as decises polticas sobre o que acontece em suas terras e em suas comunidades. Alguns acontecimentos marcantes dessa histria ocorreram na dcada de 1980. Ao norte da provncia de Alberta, os indgenas do Lago Lake que aguardavam, por mais de meio sculo, a demarcao e ocializao de suas terras, impediram que empresas petrolferas realiCaptulo 11

Figura 3 Caador inuit no Territrio de Nunavut, no norte do Canad (2003).


ROB HOWARD/CORBIS STOCK PHOTOS

O Territrio de Nunavut (Nossa Terra)


Apesar de terem sido um tanto tumultuadas, as dcadas de 1980 e 1990 terminaram com uma nota de esperana para algumas das Primeiras Naes do Canad. Em 1976, um grupo inuit havia proposto a criao de um territrio inuit autnomo no rtico. Mais de vinte anos depois, em 1o de abril de 1999, foi criado em plena regio polar o novo territrio de Nunavut (palavra que signica Nossa Terra na lngua inuktitut). Localizada ao norte da Baa de Hudson, Nunavut possui um territrio de 1.994.000 km2 (20% do territrio do Canad), mas des-

Contedos extras

Reproduo proibida. Art. 184 do Cdigo Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

zassem trabalhos no territrio que consideravam seu. Na provncia de Ontrio, os temagamis tentaram impedir a explorao de madeira no seu territrio. J os Crees, habitantes do norte da provncia de Quebec, ameaaram bloquear o projeto do governo destinado construo de uma barragem hidreltrica na Baa de James. Na Nova Esccia, apesar das interdies ociais locais e federais, os Mikmaqs continuaram a exercer seus direitos de caa e de pesca, fato que gerou violentos confrontos entre eles e as autoridades canadenses. Apesar dessas diculdades, na dcada de 1980 alguns acordos territoriais muito importantes foram rmados entre o governo canadense e os povos autctones. Em 1984, por exemplo, os inuits do delta do Rio Mackenzie, cujas terras recobriam 242 mil quilmetros, tiveram seus direitos territoriais nalmente reconhecidos. Como esse caso representou uma exceo e no a regra no processo ocial de reconhecimento dos direitos territoriais dos povos autctones, vrias manifestaes ocorreram em todo pas, exigindo maior agilidade do governo. Mobilizados em torno desses conitos e lutas, sobretudo na dcada de 1990, alguns povos autctones do Canad decidiram radicalizar suas posies em busca da autonomia: eles queriam que o governo federal se ocupasse mais rapidamente de seus problemas, principalmente daqueles relativos ao reconhecimento de seus direitos territoriais. Os exemplos citados mostram que no difcil compreender por que esses povos demonstraram impacincia diante da lentido dos processos ociais de regulamentao de suas terras: ao nal da dcada de 1980, mais de 500 deles estavam suspensos, e apenas trs ou quatro eram solucionados a cada ano. Caso essa situao continuasse, nesse ritmo seriam necessrios 125 ou 150 anos para resolver todos os conitos em andamento! O problema resultava da poltica do governo federal baseada em negociar, no mximo, apenas seis reivindicaes territoriais de cada vez, o que resultava, inevitavelmente, num enorme atraso.

ALISON WRIGHT/CORBIS STOCK PHOTOS

Figura 4 Vista de Iqaluit, cidade sede do governo de Nunavut (2000).

tes apenas 350.000 km2 foram concedidos at o momento para os inuits. Dados recentes do governo canadense informam que Nunavut tem aproximadamente 27 mil habitantes, dos quais 85% so inuits. Revelam tambm que sua populao apresentou um importante crescimento de 8,1%, ou 2.015 pessoas, nos ltimos anos. Embora no tenha total autonomia, do ponto de vista poltico, Nunavut tem direitos sobre a explorao dos recursos naturais da regio, alm de ter seu prprio governo sediado em Iqaluit, com assemblia eleita e primeiro-ministro. No resta dvida de que o exemplo de Nunavut bastante promissor para outros povos cujos direitos ao prprio territrio foram usurpados. Atualmente, alm dos inuits, da parte do governo canadense h o reconhecimento maior ou menor dos direitos de outros povos autctones, principalmente dos que vivem da caa e da pesca: denes, crees, innus, iroqueses e haidas. De qualquer forma, h ainda um longo caminho a percorrer para diminuir as desigualdades sociais entre os povos autctones e a populao canadense como um todo.

Reproduo proibida. Art. 184 do Cdigo Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

Reita sobre suas atitudes


Nas democracias europias e da Amrica do Norte, principalmente, o voto voluntrio; diferentemente do Brasil, onde o voto obrigatrio para todos os cidados de 18 a 70 anos (os cidados maiores de 16 e de 70 tm o direito de votar, se quiserem). Converse com adultos que conheam a legislao eleitoral, professores, polticos ou pesquise em livros, na internet e tente descobrir os argumentos para que o voto seja obrigatrio em nosso pas. Depois, registre sua opinio, concordando ou discordando desses argumentos e exponha-a no mural da sala de aula.

A questo do separatismo de Quebec


Rivalidades religiosas, culturais e econmicas sempre incentivaram a provncia canadense de Quebec, de maioria catlica (ao contrrio do resto do pas, onde predominam os protestantes), a se separar do pas idia que ganhou maior intensidade nos anos 1980, com o apoio do Partido Quebequense, separatista, que governou Quebec entre 1976 e 1985. Em Quebec, esto 33% da populao canadense. Esses 10,4 milhes de pessoas tm diferentes ascendncias: 82,8% (8,6 milhes) so descendentes de franceses, 10,4% (1,08 milho) de ingleses e 6,8% (720 mil) de outras origens. Essa esmagadora maioria sempre foi motivo de conitos, j que envolve revanchismos (o fato de os franceses terem perdido o Canad para os ingleses), alm de questes econmicas.

Captulo 11

A vitria do no: os plebiscitos de 1980 e 1995


At bem pouco tempo, parte signicativa dos empresrios de Quebec apoiava a secesso ou separao e acusava a poltica econmica do governo federal de se beneciar da prosperidade da provncia ao longo das ltimas dcadas. Com o decorrer do tempo, os nacionalistas de Quebec alcanaram uma srie de conquistas. Como j assinalamos, em 1969 a lngua francesa tornou-se ocial e, em 1974, foi reconhecida como nica lngua ocial da provncia. Em 1980, foi realizado um plebiscito, mas 59,5% da populao se declarou favorvel manuteno da integrao ao Canad. Em 1987, foi assinado o Pacto Lake Meech, buscando conciliar rivalidades que remontam era colonial. O governo concordou em reconhecer Quebec como uma sociedade distinta, dispondo-se a dar maior autonomia poltica e assegurando o seu direito de preservar a lngua e a cultura francesas. Bem aceito inicialmente pelas demais provncias canadenses, o pacto passou a enfrentar oposio no incio de 1990, quando uma revolta nacionalista antifrancesa liderada por Pierre Trudeau, ex-primeiro-ministro canadense, acabou com a unanimidade e contestou os privilgios que Quebec possuiria pelo acordo, argumentando que esses privilgios deveriam ser estendidos a todas as provncias. Em 1995, um novo plebiscito foi realizado. Os separatistas foram derrotados por apenas 50 mil votos, indicando naquele momento que, apesar do resultado desfavorvel, houvera crescimento da adeso pela autonomia de Quebec.

BROOKS KRAFT/CORBIS STOCK PHOTOS

Figura 5 Montreal, 28 de outubro de 1995: manifestantes vo s ruas empunhando bandeiras canadenses e placas com a resposta non (no) durante plebiscito realizado sobre a separao da provncia de Quebec do restante do Canad. Naquela ocasio, 49,4% dos votantes foram favorveis s propostas de soberania dessa provncia; no entanto, prevaleceu a opinio e a vontade dos 50,6% contrrios ao separatismo quebequense. 6

Contedos extras

Reproduo proibida. Art. 184 do Cdigo Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

Alguns freios econmicos e populares ao separatismo


A partir do plebiscito de 1995, a adeso ao separatismo de Quebec vem diminuindo. No Canad, as eleies locais, provinciais e federais realizadas no incio da dcada de 2000 conrmaram essa tendncia. Ao contrrio do que ocorreu nas dcadas de 1980 e 1990, hoje o apoio popular ao separatismo decrescente. Em parte, isso ocorreu porque, desde a formao do bloco econmico norte-americano em 1994 o Nafta , Quebec se tornou o sexto parceiro comercial dos Estados Unidos. A partir de ento, suas exportaes quase dobraram, beneciando vrios setores da economia. Alm disso, as reivindicaes separatistas foram abrandadas em virtude do crescente desinteresse da populao de Quebec pelas consultas populares, seguindo, alis, uma tendncia atual em todas as democracias do mundo: em 14 de abril de 2003, quando ocorreram as eleies que levaram o Partido Liberal de Quebec (tradicionalmente anti-separatista) ao poder, a taxa de absteno aumentou para 30%. Diante dessas tendncias, pode-se dizer que, embora ainda continue bastante viva e seja motivo de conversas inamadas na sociedade civil e na poltica, a questo do separatismo em Quebec sofre as inuncias de um novo contexto poltico e econmico. Tanto para o Partido Quebequense (em francs, Parti Qubcois), como para os liberais atualmente no poder da provncia, ela tratada com muito cuidado, pois muitos pensam que o nacionalismo quebequense, ao contrrio do que ocorre em outros pases, favorece o liberalismo, assunto bastante polmico entre a populao. Isso porque, segundo os dados, o neoliberalismo se instalou vastamente nas instituies do pas e nas prticas sociais, tendo como conseqncia a escalada das desigualdades sociais: de acordo com um levantamento realizado em 2003 pelo Ministrio do Trabalho do Canad, 36% dos novos empregos criados so precrios, enquanto os ganhos dos banqueiros aumentaram 33%. Apesar do aumento das diferenas sociais, nos ltimos anos as decises polticas tomadas na capital do pas (Ottawa) fortalecem o neoliberalismo com a mesma intensidade com a qual o separatismo rejeitado pelo Partido Liberal de Quebec. Embora o grupo parlamentar do Partido Quebequense tenha sido bem-sucedido nas eleies federais de 28 de junho de 2004 e nas sondagens das eleies locais, diante dessas contradies ele encontra inmeras diculdades enquanto partido de oposio, pois deve conciliar esperanas distintas. De um lado, existem aquelas alimentadas por uma juventude certamente apegada sua identidade quebequense, mas ao mesmo tempo inuenciada pelo consumismo que invade a sociedade; de outro lado, existem esperanas de uma populao mais idosa, culturalmente adepta do separatismo, mas que no est disposta a colocar em risco os ganhos e os compromissos institucionais assumidos com a formao do Nafta, que permitiram ao pas tornar-se o que hoje.

Neoliberalismo: orientao poltica e econmica adotada inicialmente no Reino Unido e nos Estados Unidos, respectivamente sob os governos da primeira-ministra Margareth Thatcher (1979-1990) e do presidente Ronald Reagan (1981-1988). Entre as idias e as medidas representativas da proposta neoliberal, podem ser destacadas: a abertura das economias nacionais para o exterior, facilitando, por conseguinte, a entrada de produtos estrangeiros e a expanso do comrcio internacional; a desregulamentao das economias nacionais, ou seja, o m das diculdades, dos obstculos ou regulamentos entrada de capitais estrangeiros em setores das economias nacionais que antes eram protegidos pelo Estado, como, por exemplo, telefonia, eletricidade, petrleo etc.; as privatizaes das empresas estatais ou, em outras palavras, a intensa desnacionalizao das atividades econmicas; o encolhimento do Estado, ou seja, que de protetor da economia nacional e de provedor do bem-estar social passasse a deixar o mercado agir livremente. Na concepo neoliberal, os imperativos de mercado so sucientes para promover o desenvolvimento econmico e social. Posteriormente, idias e medidas neoliberais passaram a ser aceitas e recomendadas para vrios pases por instituies econmicas mundiais, como o Banco Mundial e o FMI.

Reproduo proibida. Art. 184 do Cdigo Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

3
Captulo 11

Atividades
1 Aponte os grupos que compem os chamados povos autctones do Canad e explique sua participao no total da populao do pas. 2 Dentre os grupos que compem os povos autctones do Canad, quais so denominados Primeiras Naes? 3 Nas dcadas de 1980 e 1990, indgenas e inuits intensicaram a luta pelos direitos territoriais no Canad. Cite ao menos dois casos de conitos relatados neste captulo a respeito do assunto, apontando suas causas. 4 O que o Nunavut e qual sua importncia para os povos autctones no Canad? 5 A questo do separatismo na provncia de Quebec antiga e foi alvo de dois plebiscitos. Quando eles ocorreram e quais foram seus resultados? 6 Atualmente, quais so as principais resistncias ao separatismo nesse pas? 7 Observe a gura 2. Cite o nome de um povo do frio que vive no Alasca, na Groenlndia e no extremo norte do territrio russo. Depois, corrija os erros existentes em cada uma das armativas a seguir. a) Os povos do frio habitam a regio rtica, situada em alta latitude, entre o Trpico de Cncer e o Crculo Polar rtico. Apesar de possurem denominaes diversas, sua cultura comum. b) semelhana dos povos indgenas do Brasil, os povos do frio, em particular os do Canad, lutam por seus direitos territoriais e culturais. Alguns obtiveram sucesso, como os inuits, que viram o reconhecimento ocial do territrio conhecido como Primeiras Naes.

Contedos extras

Reproduo proibida. Art. 184 do Cdigo Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

Orientaes e respostas da seo Atividades


1. Os povos autctones do Canad so formados por indgenas, inuits e mestios de brancos e ndios. Representam 2% da populao total do pas, uma participao reduzida quando se considera a que indgenas e inuits tiveram no passado. A questo remete os alunos a reetirem sobre o intenso extermnio dessas populaes durante o processo de colonizao europia do Canad, semelhana do que ocorreu nos Estados Unidos e em outras regies e pases do continente americano. Amparando-se no dado fornecido no texto sobre as lnguas autctones faladas atualmente no Canad, podese trabalhar com os alunos a noo de sociodiversidade, reetindo com eles sobre os danos culturais, sociais e ambientais de sua perda. Alm disso, explorando-se a gura e sua legenda, a questo permite ponderar o uso indiscriminado e popular da denominao esquim que, com freqncia, oblitera o entendimento a respeito da diversidade dos povos do rtico tanto canadense quanto de outros pases com faixas litorneas voltadas para o rtico. 2. Os indgenas e os inuits so denominados Primeiras Naes. Vale chamar ateno dos alunos para o fato de que, embora tenham sido os primeiros habitantes do atual Canad, muitos contingentes desses grupos ainda no desfrutam integralmente do direito legal sobre seus territrios. A questo propicia uma comparao com o caso dos povos indgenas do Brasil. 3. Solicita-se aos alunos que relatem parte do contedo apresentado no item A luta pelos direitos territoriais. No obstante, transposta essa etapa, para tornar a questo mais desaadora e visando estimular a capacidade de sntese e abstrao, pode-se pedir que identiquem as duas causas principais dos conitos territoriais referenciados na questo. Desse modo, espera-se que concluam ao menos duas: a lentido do governo federal em reconhecer e demarcar os territrios reivindicados por indgenas e inuits e os interesses empresariais (explorao de importantes recursos naturais) e governamentais (hidreltricas, por exemplo) que, em nome do lucro e da lgica da sociedade urbano-industrial, avanam sobre suas terras. 4. Nunavut (Nossa Terra) um territrio localizado ao norte da Baa de Hudson, concedido pelo governo canadense para os inuits, com extenso de 1.994.000 km2. Sob o ponto de vista poltico, Nunavut possui governo prprio sediado em Iqaluit e direito de deciso sobre a explorao de recursos naturais da regio. Desde sua criao em 1o de abril de 1999, representa uma esperana para outros povos autctones do Canad que anseiam pelo reconhecimento de suas terras e esperam melhorar suas condies de vida, diminuindo a enorme diferena social que apresentam perante a populao canadense de origem europia. 5. Os plebiscitos ocorreram em 1980 e em 1995 e a proposta separatista foi derrotada nas duas ocasies. Em 1980, 59,5% da populao votou pela unidade canadense e, em 1995, essa opinio e vontade prevaleceram novamente, com 50,6% de votos contrrios ao separatismo quebequense. importante comparar com os alunos as razes histricas e culturais dos anseios separatistas existentes na provncia de Quebec com aqueles de outros pases ou regies do mundo. Apenas para citar alguns exemplos, pode-se pedir que comparem com os conitos territoriais ocorridos na antiga Iugoslvia ou com as questes envolvidas no separatismo basco e na Irlanda do Norte. 6. Desde 1994, com a adeso do Canad ao Nafta, a provncia de Quebec desenvolveu-se economicamente, pois pode contar com o mercado dos Estados Unidos para realizar suas exportaes. Esse fator somado ao descrdito da populao em relao s consultas populares abrandou o movimento separatista, embora a defesa da lngua e da cultura francesa na provncia ainda alimente o nacionalismo quebequense. A questo permite reetir com os alunos a respeito do crescente desinteresse da populao jovem pelas questes polticas em diversos pases, tendncia inuenciada, entre outras causas, pela disseminao de atitudes consumistas e individualistas onde as preocupaes e mobilizaes coletivas sofrem revs. interessante chamar ateno para os efeitos comportamentais que resultam de uma orientao poltica e econmica de amplitude macroeconmica e societria, o neoliberalismo. 7. Inicialmente, a atividade solicita dos alunos uma observao mais detida da gura 2 para que reconheam a diversidade dos povos que habitam o rtico e sua distribuio espacial. Com relao s armativas que so apresentadas para anlise, temos: a) Essa armativa apresenta uma informao que exige melhor preciso, relativa localizao dos povos do rtico tomando-se o planisfrio como referncia. Ou seja, fazer com que os alunos percebam que a meno ao Trpico de Cncer no adequada para se referir sua distribuio espacial. Lembr-los da informao fornecida na legenda da gura 2 de que a regio rtica o conjunto de terras e mares localizados entre o Crculo Polar rtico e o Plo Norte. Com relao armao de que os povos que a habitam possuem uma cultura comum, explicar o erro por ela representado, pois a ocorrncia geogrca de populaes no condio suciente para que seus agrupamentos possuam uma mesma cultura. Pelas razes apresentadas, uma possibilidade de resposta seria: Os povos do frio habitam a regio rtica, situada em alta latitude, cortada pelo Crculo Polar rtico, estendendo-se ao norte deste paralelo. Alm de possurem denominaes diversas, sua cultura variada. b) A armativa apresenta um erro, conforme assinalado a seguir: semelhana dos povos indgenas do Brasil, os povos do frio, em particular os do Canad, lutam pelos seus direitos territoriais e culturais. Alguns obtiveram sucesso, como os inuit, que viram o reconhecimento ocial do territrio conhecido como Nunavut.

Reproduo proibida. Art. 184 do Cdigo Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

Captulo 11

Вам также может понравиться