Вы находитесь на странице: 1из 7

Anlise de Bacias.

Introduo
O objetivo deste tutorial explicar o funcionamento do programa Autodesk Storm and Sanitary Analysis no dimensionamento de uma bacia de deteno, utilizando diferentes tempos de retorno. Existem diferentes mtodos de clculos para o estudo de bacias, onde alguns estudos se encaixam melhor em algum tipo de anlise. O Mtodo Racional recomendado para pequenas bacias, e permite o clculo da vazo que ir influenciar o sistema projetado. Outro mtodo muito utilizado o Mtodo Racional Modificado, onde consiste basicamente no mtodo racional, porm com a vantagem de ser utilizada principalmente em reas urbanas, e pode ser utilizado para o projeto de volumes da bacia. necessrio que seja determinada a durao da chuva que ser analisada. O mtodo SCS TR-55 utilizado para reas de at 2000 hectares, e o SCS TR-20 pode ser utilizado para reas maiores do que 2000 hectares. O mtodo EPA SWMM mais utilizado para reas de drenagem urbana, onde os fatores que devem ser considerados incluem desde chuva contnua, infiltrao da gua no solo, at o poluente da gua.

Tutorial:
1. Abra o programa Autodesk Storm and Sanitary Analysis, e abra o arquivo H&H - Pipes Advanced02.spf. 2. Na Plan View, na Data Tree clique em Project Options. Na janela que se abrir, devemos definir as configuraes de projeto. 3. Na aba General, verifique se Unit System est definido como Metric Units. Em Hydrology Method selecione Modified Rational. Em Time of Concentration (TOC) Method, selecione Kirpich. Em Minimum Allowable TOC, digite 10 mim. Em Modified Rational Method Storm Duration digite 360 mim. Em Link Routing Method, selecione Hydrodynamic. Em Minimum Conduit Slope, deixe como 0%. Clique OK para fechar a janela.

Figura 1

4. Em Data Tree, clique no item IDF Curves e, na janela que se abrir, clique em Load, e abra o arquivo IDF-Aparecida-Costa&Prado_2003.idfdb. Clique em Close para fechar a janela. 5. Verifique onde est localizada a bacia, e clique com o boto direito no outfall dentro da bacia. Selecione Convert to Junction, assim podemos colocar uma sada do mesmo para a bacia. 6. Clique no boto Add Storage Node , para configurarmos a bacia. Selecione mais ou menos o centro da bacia para adicionar o Storage Node.

Figura 2

7. Clique duas vezes no item para abrir a janela Storage Nodes. 8. Na janela que se abrir, em Physical Properties, devemos indicar as cotas de fundo (Invert Elevation 230.2002) e de Topo (Maximum Elevation 231.343). 9. Na aba Storage Shape, em Type, selecione Storage Curve. Em Storage Curve, clique em para definirmos a curva da bacia. 10. Na janela que abrir, clique em Add para adicionar uma nova curva. Digite os valores para profundidade e rea de acordo com a Tabela abaixo:

Figura 3

NOTA: possvel carregar estes dados retirados do AutoCAD Civil 3D. Para isso, ao invs de escrever todos os dados, clique em Load e selecione o arquivo do tipo Stage Storage Table (*.AeccSST) que foi salvo no Civil 3D.
11. Depois de criar a curva, clique em Close para fechar as duas janelas. 12. Deve-se ligar o fim da tubulao com a bacia. Para isso, clique em Add Conveyance Link e clique do fim da tubulao at o storage node.

Figura 4

13. Clique duas vezes no link que voc criou e na janela que se abrir, em shape, selecione Direct. Clique em close para fechar a janela. 14. Crie uma juno do lado de fora da bacia, clicando no boto Add Junction.

Figura 5

15. Clique duas vezes na junction criada para abrir a janela de configuraes. 16. Em Invert Elevation, digite 230. Em Max/rim elev, digite 232 e clique em close para fechar a janela. 17. Clique em Add Outfall para adicionar um ponto de queda, fora do desenho, onde ser descarregada a bacia. Clique duas vezes no outfall para configur-lo. 18. Em Invert Elevation, digite 229,8. Em type, selecione Free. Clique em Close para fechar a janela. 19. Clique em Add conveyance link para ligar junction at o outfall, e defina-o como um tubo circular de 400mm de dimetro.

Figura 6

20. Devemos criar duas sadas na bacia, um orifcio e um vertedouro. Para criar o orifcio, clique em Add orifice . Clique primeiro no Storage node, e depois na junction fora da bacia. 21. Clique duas vezes no orifcio para configur-lo. Na janela que abrir, na parte Properties, no item Type, selecione Side. No item Shape, selecione Circular, e em Diameter, digite 200mm. Em Crest Elev., digite 230,2002. Clique em Close para fechar a janela. 22. Ser adicionado, agora um vertedouro. Para isso, clique em Add Weir storage node at a junction fora da bacia. e crie do

Figura 7

23. Clique duas vezes no Weir para editar as caractersticas. 24. Em Crest Invert Elev., digite 231.1992. Em Crest Lenght, digite 1.5m Em Height, digite 0.15m 25. No item Type, selecione Rectangular; em Contraction Type, selecione Both ends. Clique em Close para fechar a janela.

Devemos verificar agora se a bacia no transbordar durante a chuva de projeto e se o orifcio e o verteudouro projetados so adequados para o volume de projeto. Para isso, realizaremos uma anlise. Para uma chuva de 2 anos de tempo de retorno, por recomendaes prticas, o vertedouro no deve ser utilizado. Para uma chuva de 10 anos de tempo de retorno, recomendasse que a bacia deva esvaziar em 24 horas.
26. Na Plan View, clique em Analysis Options. Na janela que se abrir, na aba General, marque para que a Analyis duration seja marcado como 1 dia. 27. Na aba Storm Selection, verifique se Single Storm Analysis est selecionado para ser configurado, e em Use return period selecione 10 anos. 28. Clique em Ok para fechar as janelas. 29. No menu analysis, clique em Perform Analysis ou clique no atalho .

Figura 8

30. Depois de terminada a anlise, iremos verificar graficamente a anlise. Para isso, clique em Time series Plot. a. Iremos verificar a profundidade do nvel dgua na bacia e no vertedouro, e o escoamento do vertedouro e do orifcio. Para isso, expanda Nodes>Depth, e selecione Stor-01. Verifique o nvel dgua na bacia. b. Para verificar o nvel dgua no vertedouro, expanda Links>Depth, e selecione Weir-01. Verifique o nvel dgua no vertedouro. 31. Para o escoamento, expanda Links>Flow, e selecione Orifice-01 e Weir-01. 32. Os grficos devero estar parecidos com o da figura abaixo:

Figura 9

A partir da anlise dos grficos, verificamos que para um evento de chuva com tempo de retorno de 10 anos, o vertedouro chegou a operar. O vertedouro possui altura de 15cm, mas o nvel dgua s chegou a cerca de 9cm de altura, no havendo assim o transbordamento da bacia para este evento.

33. Sero realizadas as anlises de 2, 10, 50 e 100 anos para verificar se o dimensionamento da bacia atende a estes tempos de retornos. 34. Para isso, clique em Analysis Options novamente, e na aba Storm Selection, selecione Multiple Storm Analysis. Em SN 1, no item Return Period selecione 2. Em Description, selecione 2 yr storm e em Output Filename clique em para selecionar onde ser salva a anlise. 35. Repita este procedimento no SN 2, 3 e 4 com 10, 50 e 100 anos.

Figura 10

36. Clique Ok para fechar a janela e depois em Perform Analysis. 37. Depois de realizada a anlise, abra a aba Time series plot novamente. No menu Time Series Plot, selecione Open Solution. Abra todas as anlises de 2, 10, 50 e 100 anos. 38. Verifique os grficos de Node>Depth> Stor-01 e Links>Flow> Orifice-01 e Weir-01 para os diversos tempos de retorno e verifique se em alguma das situaes h o transbordamento da bacia.

Вам также может понравиться