Вы находитесь на странице: 1из 21

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LUS DE CAMES EB 2/3

A vida Quotidiana nas Terras Senhoriais

Histria e Geografia de Portugal 5 G Adriana Castro N1 Catarina Moura N 6 Filipa Rosas N 8 Mafalda Jorge N14 Francisca Marvo N 17

10 de Abril de 2007

A Vida Quotidiana nas Terras Senhoriais

A Vida Quotidiana nas Terras Senhoriais

ndice

I Introduo .......................................................... pag. 4

II A vida quotidiana nas Terras Senhoriais......................... pag. 5 1 A Constituio do Senhorio.............................. pag. 5 A Casa do Senhor A Casa do Campons

2 Os hbitos Alimentares ................................. pag. 7 A alimentao do Nobre A alimentao do Campons

3 Actividades e Divertimentos.............................. pag. 9 Do Senhor Do Campons

4 O Vesturio................................................ pag. 16 Do Nobre Do Campons

III Concluso ....................................................... pag. 18

IV Bibliografia .................................................... pag. 20

A Vida Quotidiana nas Terras Senhoriais

I - Introduo

Este trabalho tem como objectivo aprofundar o estudo sobre a vida quotidiana num Senhorio na poca Medieval. Para isso, importante referirmos, em primeiro lugar, a forma como se constitua a Sociedade daqueles tempos.

A Sociedade Medieval (sculo V-XV) era uma sociedade dividida em trs classes principais: Clero, Nobreza e Povo. As funes que cada uma destas classes tinha estavam muito bem definidas: O Clero tinha a funo rezar, os Nobres de combater e proteger o reino e os seus habitantes, atravs das armas, as outras classes sociais e o Povo de trabalhar.

Podemos dizer que a Sociedade Medieval se assemelhava a uma pirmide, onde no cimo estava o Rei, que era o nobre mais importante de todos os nobres e que tinha um poder absoluto (legislativo, executivo e judicial).

Depois vinham o Clero e a Nobreza, que eram classes privilegiadas, ou seja, recebiam muitos privilgios do Rei e eram donos de terras o que lhes dava muito poder e riqueza. Na base da pirmide, estava o povo, que era a maioria da populao e que trabalhava para sustento das outras classe..

Vamos analisar com mais pormenor, nos captulos seguintes deste trabalho, a vida no senhorio nobre ou Honra (nome das terras que o rei dava aos Nobres).

A Vida Quotidiana nas Terras Senhoriais

II - A Vida Quotidiana no Senhorio

1. A Constituio do Senhorio

No Senhorio viviam o Nobre, a sua famlia e os camponeses que nele trabalhavam. Dentro do Senhorio o nobre era quem definia os deveres dos seus camponeses, cobrava impostos e julgava as pessoas que no cumpriam as suas ordens.

Nos senhorios nobres medievais a casa acastelada ficava na parte mais alta da propriedade. sua volta estendiam-se os campos cultivados, a floresta, o moinho e as casas dos camponeses que cultivavam as terras.

O Senhorio estava organizado nas seguintes partes: castelo ou pao do senhor, as terras arveis, o moinho, a igreja e a aldeia, que constituam um aglomerado populacional. Parte da terra era tambm, por vezes, constituda por floresta.

As terras arveis estavam divididas em duas partes: uma que o nobre explorava directamente (com trabalho do campons) e outra que era arrendada a famlias camponesas. Os camponeses pagavam ao senhor impostos pela utilizao do moinho e do lagar. Estes impostos podiam ser pagos em gneros (parte da sua colheita, vinho e azeite) ou em trabalho que realizava nas terras do senhor.

Nesta poca, a maior parte da populao vivia e trabalhava no campo, ocupando-se da agricultura. Os camponeses viviam em casas rudimentares e, segundo a lei, os camponeses, juntamente com o campo, os animais e at a roupa pertenciam ao senhor e no tinham direitos.

A Casa do Senhor

A casa senhorial era feita de pedra e madeira, e tinha um ou dois andares. Tinha sempre um grande salo, que era a diviso mais importante, onde o senhor dava as suas ordens, recebia os hspedes e dava os seus banquetes.

Como recebiam hspedes, as casas tinham muitos quartos. Tinham pouco mobilirio, as camas eram de madeira resistente, com dossel por cima e cortinas laterais e colches de palha. Para guardar roupas usavam bas ou arcas. Os bas tambm serviam de assento ou armrio onde se guardavam loias. As arcas tambm podiam ser utilizadas como mesa. S o senhor tinha uma cadeira com espaldar e braos. Todos os outros se sentavam em bancos baixos e corridos. No havia casas-debanho, apenas fossas e a cozinha senhorial era construda no ptio em edifcios separados, para prevenir os incndios.

A iluminao era feita com lamparinas de azeite ou tochas e velas com cera e sebo. Quando estava muito frio acendiam-se lareiras.

A Casa do Campons

As casas dos camponeses eram muito humildes e pequenas. Eram feitas de madeira ou de argamassa, o tecto coberto de canas, de palha ou de colmo. No interior da casa do campons havia dois espaos principais: um para os animais e outro para as pessoas. O espao das pessoas servia de quarto, de sala estar e de jantar. Nesta diviso, quando estavam em casa, toda a vida se passava em redor da lareira acesa no cho com lenha do mato. Nesta lareira o campons cozinhava os seus alimentos, aquecia-se do frio e dormia com toda a famlia em cima de camas de palha. A moblia era muito pouca, geralmente s o ba, pois este tinha muitas utilidades.

A Vida Quotidiana nas Terras Senhoriais

A iluminao tambm era muito pouca. Em muitas destas casas s existia a iluminao da lareira, por isso muita gente se deitava ao pr-do-sol. Noutras casas havia candeias de azeite, velas de vrios tamanhos e archotes.

2. Os hbitos alimentares

Como j referimos, a cozinha medieval era muitas vezes construda no ptio, num edifico separado, como precauo contra os incndios. O equipamento de cozinha dessa poca inclua o almofariz, panelas e frigideiras de cabo comprido.

As duas refeies principais eram o jantar e a ceia. Jantava-se entre as 10 e as 11 horas da manh e a ceia era por volta das 6 ou 7 da tarde.

A Alimentao do Nobre mesa do nobre eram apresentados trs a quatro pratos, alm dos acompanhamentos e das sobremesas.

A maior parte dos pratos eram confeccionados em grandes panelas de ferro. Eram utilizadas muitas ervas aromticas, tais como coentros, salsa e hortel para disfararem o sabor de alguns alimentos. Cultivava-se o tomilho, o alho, a mostarda

A Vida Quotidiana nas Terras Senhoriais

e o aafro. O sal e a pimenta vinda do Oriente tambm eram utilizados na alimentao.

A base da alimentao era a carne e a forma mais frequente de cozinh-la era ass-la no espeto, mas tambm se servia cozida, estufada ou em caldeirada. Um banquete medieval podia incluir carnes brancas ou vermelhas (galinhas, frangos, capes, gansos, perus, porcos e bezerros), e verdadeiras iguarias provenientes da caa (paves, faises, patos, veados, javalis) acompanhados de po branco, ovos e queijos de ovelha e cabra.

O ambiente, em tempo de festa, devia estar ao nvel das comidas. Os espaos eram enfeitados com grinaldas de verdura, as paredes eram revestidas de tecidos ou simples panos e juncava-se o cho. Os animadores, os contadores de histrias e os msicos faziam parte da ceia, criando um ambiente de convvio social entre os presentes.

Banquete na Casa do Senhor

O peixe fresco era mais raro e servia-se por isso mesmo em pequenas quantidades ou frito. J o peixe seco, salgado e defumado era utilizado com maior abundncia.

A Vida Quotidiana nas Terras Senhoriais

Em termos de doaria, o leite estava omnipresente nas confeces da poca e era ingrediente imprescindvel no manjar branco, nos pastis de leite e nas tigeladas.

Os vinhos servidos eram brancos, tintos e palhetes.

Apesar de j existirem colheres e facas, as mos eram o principal talher utilizado. Cada um usava a sua prpria faca, uma colher e os dedos para comer educadamente mesa. A alimentao do Campons

A Refeio do Campons

A alimentao dos camponeses era pobre e pouco variada. A base da sua alimentao era o po escuro (de trigo, cevada, centeio, milho) e o vinho. Para alm disso comiam tambm sopas de legumes (couves, cebolas, favas...) e papas de cereais. Quando no havia cereais, estes eram substitudos pela castanha e pela bolota.

Tambm comiam ovos, toucinho, queijo, peixe (no litoral) e muito raramente carne. O porco era raro, sendo mais frequente a carne de ovelha ou cabra e de animais de capoeira.

A Vida Quotidiana nas Terras Senhoriais

10

Os bosques tambm forneciam alguns alimentos como frutos silvestres e pequenos animais.

3 - Actividades e Divertimentos Do Senhor

Como j se referiu a nobreza era um grupo social com muitos privilgios e era constituda pelas principais famlias do reino, que tinham muitas riquezas, grandes propriedades, e muitos descendiam das famlias dos tempos da Reconquista Crist.

Os nobres no pagavam impostos e ainda governavam as suas terras como pequenos reis. A educao de um jovem nobre passava obrigatoriamente por aprender a montar a cavalo e a manejar as armas. Os filhos dos nobres, por volta dos sete anos, eram enviados pelos seus pais para o castelo de um outro nobre para iniciarem a sua aprendizagem. O jovem comeava por ser pajem de outro cavaleiro e entre os 14 e os 21 anos, tornava-se escudeiro. Durante este perodo ia aprendendo a arte de guerrear at que, por volta dos 21 anos de idade, era armado cavaleiro.

Ser armado cavaleiro era, para a maioria dos jovens fidalgos, o momento mais importante das suas vidas. Ocupavam muito do seu tempo a lutar pelo rei quando isso era necessrio. Por esta razo, uma boa parte da sua vida era passada em batalhas combatendo os inimigos do seu senhor. Nas batalhas combatiam normalmente a cavalo. Quando era derrubados continuavam a lutar a p, o que se tornava mais difcil por causa da armadura.

A Vida Quotidiana nas Terras Senhoriais

11

A Guerra

Os nobres dedicavam a sua vida ao treino para a guerra. Quando no havia guerra o senhor nobre administrava o seu senhorio e ocupava grande parte do seu dia em distraces que, de um ou outro modo, o preparavam para a guerra. Organizavam torneios e justas, praticavam a caa, a equitao e o exerccio desportivo. Nos torneios e justas, os cavaleiros combatiam para ver quem era considerado campeo. Nos torneios os cavaleiros organizavam-se e formavam equipas, por vezes lutavam dois a dois na presena de suas damas. Nas justas, lutavam tambm dois cavaleiros entre si com lanas. Por isso, cada um colocava-se em cada extremo do recinto de treino e, quando era dado o sinal, avanavam com os cavalos na direco um do outro com o objectivo de derrubar o adversrio. Se no o conseguiam, e as lanas se partiam, continuavam a combater utilizando as suas espadas. Nestes torneios, alguns cavaleiros ficavam feridos e outros, chegavam mesmo a morrer.

A Vida Quotidiana nas Terras Senhoriais

12

Os torneios e as justas

A caa era outro dos divertimentos preferidos do nobre. Ao perseguir os animais, praticavam tcticas de combate e desenvolviam a fora fsica. Os nobres preferiam a caa a cavalo (caa de montaria). Utilizando espadas e lanas compridas, perseguiam os animais grandes e ferozes e lutavam com eles. Tambm praticavam a caa de altanaria em que eram utilizadas aves de rapina (aores, gavies, falces) treinados para matar pequenos animais (aves, e coelhos).

A caa com falco

A Vida Quotidiana nas Terras Senhoriais

13

Caa com falco

Nas casas dos grandes senhores e na prpria corte do rei era mais usual o convvio com a presena de mulheres. noite, ao sero, entretinham-se com jogos de sala (xadrez e dados) e, por vezes, assistiam actuao de saltimbancos (que faziam proezas) e dos jograis (que tocavam e cantavam). Tanto uns como outros eram gente do povo que andavam de pao em pao ou de castelo em castelo, a divertir os senhores em troca de dinheiro e alimentos.

As diverses do Senhor

A Vida Quotidiana nas Terras Senhoriais

14

mulher

nobre

tinha

um

papel

menos

importante na sociedade que o homem nobre. Ela ocupava-se do governo da casa e da educao dos filhos enquanto crianas

pequenas. Tambm bordava e rezava.


Senhora nobre a fiar

Do Campons

O povo era o grupo mais numeroso da populao, mas que menos direitos tinha. O campons era a classe social que trabalhava e pagava impostos e rendas. As suas actividades produtivas e braais eram vistas como actividades menores, indignas das restantes classes sociais. O campons vivia das suas actividades produtivas, principalmente da cultura de cereais, matria-prima para o fabrico do po (base da dieta alimentar da sociedade medieval). Como no havia mquinas

agrcolas, todo o trabalho era feito mo, com a ajuda de foices, forquinhas, podadeiras e carroas para o
As actividades do Campons

transporte. Os camponeses criavam vacas, porcos e ovelhas, a partir dos quais produziam a l, o leite, a carne e trabalhavam igualmente na vindima.

A Vida Quotidiana nas Terras Senhoriais

15

Trabalhos agrcolas do campons ao longo das diferentes estaes do ano

A mulher do povo, para alm das lides domsticas e do cuidar dos filhos, trabalhava em casa ou fora dela, completando o trabalho do homem. No campo realizava todas as tarefas da agricultura, excepto lavrar a terra, servio destinado exclusivamente ao homem. Da mesma forma que a moagem era um trabalho do homem, amassar e cozer po era das mulheres.

Tambm a fiao do linho e da l era feita pelas mulheres, normalmente em sua casa, embora a tecelagem de panos fosse realizada em oficinas.

Os divertimentos do povo estavam muitas vezes associados s suas actividades. As ceifas e as vindimas, assim como os casamentos e os nascimentos constituam motivos de alegria e convvio.

Alguns feriados, geralmente festas religiosas, tambm era vividas com muito entusiasmo. Celebravam-se por todo o pas as grandes festas religiosas que
A Vida Quotidiana nas Terras Senhoriais

16

incluam o repicar dos sinos, as procisses, as feiras, as refeies colectivas e os bailes. Depois da missa, ou da procisso, danava-se e cantava-se nos terreiros das igrejas onde tambm se organizavam pequenas vendas.

Festa dos Camponeses

Por vezes o povo podia assistir a alguns espectculos que os nobres organizavam. Os mais frequentes eram as competies militares.

4 - O Vesturio Nesta poca, as roupas que as pessoas usavam permitiam que todos soubessem a que classes sociais pertenciam. O vesturio era uma forma de distino social. claro que ao longo dos sculos que constituem a idade mdia o vesturio se foi alterando, mas podemos referir alguns dos principais aspectos e roupas que vestiam.

O traje do Nobre

O homem nobre usava uma camisa de mangas justas e compridas, sobre ela vestiam uma espcie de colete sem mangas e por cima, a saia ou saio curto.

A Vida Quotidiana nas Terras Senhoriais

17

Trajes da Nobreza

Em seguida vestiam o pelote (espcie de manto) que podia ter vrios cortes diferentes e ser de comprimento varivel. Podia ser forrado para ser utilizado no Inverno e sem forro no Vero, podia ser bordado e enfeitado com gales e peles. Usavam um cinto de couro onde prendiam a faca, as chaves, a bolsa. Vestia umas calas muito justas, que pareciam meias e, se estava em casa, calava sapatos bicudos de cabedal ou de pano.

A dama e a donzela vestiam camisas de linho e por cima o brial, que era uma espcie de tnica comprida e larga que se ajustava ao corpo na cinta e nas ancas. Por cima, usavam um vestido muito comprido, com cauda, chamado pelote, sobre o qual punham o manto quando saiam. Usavam na cabea a crespina, que era uma espcie de touca com um vu que passava por baixo do queixo, cobria por completo os cabelos. Calavam sapatos semelhantes aos dos homens.

Em tempo de guerra, os homens usavam uma armadura muito pesada que demorava muito tempo a vestir. Tinham um pajem que os ajudavam a vestir-se e ainda um escudeiro que lhes preparavam as armas e as mantinham em boas condies. O traje do Campons Os camponeses e todo o resto do povo faziam as suas prprias roupas, fiando e tecendo em casa. Os seus trajes eram feitos com tecidos de linho ou de l.

A Vida Quotidiana nas Terras Senhoriais

18

Os Homens usavam um saio de burel (tecido grosseiro), meias ou calas a proteger as pernas e na cabea, usavam um chapu de palha ou de pano. No Inverno usavam um manto com capuz.

Este grupo social andava descalo ou calavam uma espcie de sandlias (abarcas) ou ento botas de couro, untadas de sebo para serem mais resistentes.

As mulheres usavam um vestido de mangas justas sobre a roupa interior de linho e cobriam a cabea com uma espcie de touca (coifa).

A Vida Quotidiana nas Terras Senhoriais

19

III Concluso

Depois de termos feito este trabalho podemos concluir que a sociedade medieval era uma sociedade muito hierarquizada, onde cada um ocupava o seu lugar e onde os costumes, actividades e formas de viver identificavam de forma clara a posio que cada um ocupava.

Assim, tambm a vida no senhorio medieval reflecte as caractersticas desta sociedade. A Nobreza, classe privilegiada, cumpre a sua funo de defesa do reino, combatendo e fazendo treinos em tempo de paz. O campons trabalha nos campos e constitui a base desta sociedade. uma classe no privilegiada, paga impostos e cultiva os campos para sustento de todos.

A Vida Quotidiana nas Terras Senhoriais

20

VI Bibliografia

Livro de Estudo Enciclopdia Universal Histria de Portugal Sites consultados


http://www.cm-castromarim.pt/site/index.php? module=ContentExpress&func=display&ceid=25 ( http://guia.mercadolivre.com.br/alimentaco-epoca-medieval-10055-VGP http://217.129.212.107/tambores/omeusite3/favorite.htm http://www.ff.uc.pt/~mccast/nutricao/material/Historia_Alimentacao.pdf http://www.aph.pt/recursos/download/piramide_feudal/piramide_feudal_contextualizacao .doc http://www.ribatejo.com/hp/ http://www.malhatlantica.pt/seculoXIII/

A Vida Quotidiana nas Terras Senhoriais

21

Вам также может понравиться