Вы находитесь на странице: 1из 10

Avaliao: revendo aes e conceitos

Rosangela Fernandes* Roque Strieder** Resumo

O presente estudo, de base terica, prope uma reflexo sobre avaliao escolar. A temtica discutida a avaliao, seus desafios e possibilidades de conceb-la como um significativo momento de aprendizagem. Realizou-se uma rpida contextualizao das diferenas entre exames e avaliao, para entender que a aferio do conhecimento um processo de dominao e submisso. A problemtica proposta foi: como transformar a avaliao em mais um momento de aprendizagem? Como objetivo props-se desvendar a face oculta da avaliao travestida de exame e conhecer a posio de autores em relao a sadas alternativas para efetivar a avaliao. Conclui-se que o educador no o culpado nico, mas foi transformado em mais um agente ideolgico do processo de excluso. Realizar aes avaliativas ser amoroso, saber acolher e ajudar o educando na sua formao como ser humano, melhorando sua qualidade de vida. Palavras-chave: Avaliao. Exames. Aprendizagem. Vida.

1 INTRODUO

A avaliao costuma ser comumente confundida com exames. Segundo Luckesi (2003, p. 15):
[...] em 1930, Ralph Tyler, educador norte-americano, cunhou a denominao avaliao da aprendizagem, conceituando, deste modo, a prtica que propunha, naquele momento, de diagnosticar o andamento da aprendizagem do educando na vida escolar, tendo em vista torn-la mais eficiente.

Equivocadamente, a denominao de Ralph Tyler passou a ser a atividade de aferio do aproveitamento escolar. Vrios fenmenos diferentes passaram a ser denominados como avaliao, inclusive exames e processos seletivos. Diante desse equvoco, a temtica a ser discutida no decorrer do artigo ser: avaliao e seus desafios e possibilidades de conceb-la como um significativo momento de aprendizagem. O texto ter como base bibliogrfica autores, como: Hoffmann (2005), Vasconcellos (2000), Silva, Hoffmann, Esteban (2003), Luckesi (2003, 2008) e Moraes (2003) convidados para contribuir na reflexo: educadores efetivam a avaliao como um momento de aprendizagem ou ela persiste como forma de julgamento? Pretende-se uma melhor compreenso tambm das diferenas entre exames e avaliao.

**

Acadmica da 7 fase do Curso de Pedagogia da Universidade do Oeste de Santa Catarina Campus de So Miguel do Oeste; Pranchita, PR, 85730-000, rosangelafernandes27@yahoo.com.br Doutor em Educao e Professor do Componente Curricular: Avaliao dos Processos de Ensino e Aprendizagem Pedagogia, da Universidade do Oeste de Santa Catarina Campus de So Miguel do Oeste; Tunpolis, SC, 89898-000, strieder.roque@unoesc.edu.br
121

Unoesc & Cincia ACHS, Joaaba, v. 1, n. 2, p. 121-130, jul./dez. 2010

Rosangela Fernandes, Roque Strieder

2 OS VAZIOS DA E NA FORMAO

Muitos so os desafios para mudar, no contexto escolar, a prtica de exames para avaliao. Um deles a formao profissional dos educadores, que, segundo Hoffmann (2005, p. 71):
[...] sabido que a ateno a essa rea, em cursos de formao, frequentemente descuidada ou desarticulada da realidade do contexto educacional, reduzindo-se a um estudo superficial de modelos tericos da avaliao e anlise crtica do seu carter ideolgico.

Grande parte do fracasso escolar est diretamente ligado forma de avaliao instituda nas escolas, atrelada ideologia julgadora e selecionadora dos mais aptos. Geralmente esse julgamento uma sequncia do que os prprios educadores sofreram como educandos em cursos de formao. O ato de aprovar ou reprovar um educando ainda usado como sinnimo de uma boa escola ou curso. De acordo com os ndices de reprovao, julgada pela sociedade em geral como sendo uma escola/curso com ensino competente. De acordo com Hoffmann (2005, p. 72):
incompetncia aprovar todos os alunos. Essa distoro do sentido da avaliao, que um dos mitos no Ensino Superior, se reflete de forma significativa nas escolas. Se os estudantes dos cursos de licenciatura no tiverem a oportunidade de refletir sobre os pressupostos tericos que embasam tais procedimentos, no desenvolvero uma conscincia crtica para entender o que lhes acontece enquanto alunos e contribuir para reverter esse quadro na universidade e, posteriormente, nas escolas.

importante que os educadores em formao, e tambm os j formados, tenham a oportunidade de refletir, teoricamente, sobre formas avaliativas, e, nessa reflexo, construam, como estudantes, a compreenso do quanto prejudicial a prtica de exames que excluem e desmotivam. Mas, mudanas somente sero possveis se tiverem espaos para estudar e debater a temtica da avaliao, em uma perspectiva emancipadora. Para Hoffmann (2005, p. 72), [...] no ser atravs de normas e determinaes que o professor ir mudar, mas tornando-se consciente do sentido de determinadas posturas avaliativas atravs de muitas leituras e discusses com outros educadores. No fechando e engessando as normas, tampouco endurecendo as leis, que as prtica sero mudadas. A questo est na formao.

3 O DESAFIO DA REFLEXO SOBRE A PRTICA PEDAGGICA

As discusses sobre o papel da avaliao nas escolas, usadas como forma de controle, instabiliza educadores, pois segundo Hoffmann (2005, p. 74), muitos afirmam [...] sei que estou agindo errado [...] mas no tenho a mnima ideia de como fazer diferente. Refletir prticas de avaliao quantitativas e resultantes de mdias aritmticas obtidas no final do bimestre ou ano, abre uma possibilidade de transformar a realidade para um [...] acompanhamento do processo de aprendizagem, do seu sentido mais amplo de mediao e de favorecimento de um saber crtico. (HOFFMANN, 2005, p. 75). Segundo Silva, Hoffmann e Esteban (2003, p. 10):
A prtica docente por ser entendida inacabada e contingente tomada como objeto de investigao, de indagao, exigindo do professor e da professora uma postura reflexiva. Assim, a sala de aula o laboratrio dos que ensinam e dos que aprendem. A prtica pedaggica, ao
122
Unoesc & Cincia ACHS, Joaaba, v. 1, n. 2, p. 121-130, jul./dez. 2010

Avaliao: revendo aes e conceitos

ser objeto de pesquisa e de reflexo, torna-se prxis transformadora de si mesma e do meio que a circunda.

O educador que faz essa reflexo observando sua prtica, est predisposto a mudanas, percebe equvocos e deseja super-los. Segundo Hoffmann (2005, p. 77) [...] muitos professores revelam a sua impossibilidade de desenvolver processos avaliativos mediadores, porque esto cerceados por normas classificatrias exigidas pelas escolas. Outros admitem que a dificuldade de mudana de ordem terica. Alm da formao, preciso considerar a influncia decisiva da questo legal, tanto para a realizao de exames quanto para a classificao dos educandos. Ainda importante considerar as diferentes situaes vivenciadas em cada escola. Para Hoffmann (2005), a mudana passa pela abertura de espao para discusso e reflexo, no universo da diversidade de pensamentos e culturas presentes no ambiente escolar. primordial respeitar os educadores e ajud-los a construir outra concepo a respeito da avaliao. A possibilidade de respeito ao educando passa pelo respeito ao educador. Mas, a humildade de reconhecer que precisa de ajuda e solicitar essa ajuda requisito, pois, para Hoffmann (2005, p. 81) [...] a transformao da prtica avaliativa exige de todos [...] a humildade de se reconhecerem alfabetizados na questo de uma prtica avaliativa mediadora e promotora do desenvolvimento do educando.

4 A FACE OCULTA DA AVALIAO

Reconhecemos a existncia de problemas na avaliao, mas qual a origem deles? A avaliao usada como instrumento de controle, poder, disseminao ideolgica e seleo social. Muitas formas avaliativas so enganosas e desestimulam, geram sentimentos de autoculpa e no potencializam o processo de aprendizagem. Essas formas avaliativas julgam, e, transformadas em prticas de exame, so formas perversas de avaliar. Classificam quem deveria ser considerado igual. Costuma-se utilizar a avaliao como forma disciplinar, e, frequentemente, ouve-se da parte de educadores, coaes e ameaas como: se vocs no estudarem, vo se arrepender na hora da prova. Para Vasconcellos (2000), o problema da avaliao tem dois enfoques interligados: um de ordem macroestrutural (relao com o sistema social) e outro de ordem microestrutural (concretizao dos determinantes nos diferentes agentes). O autor (VASCONCELLOS, 2000) relata que na concepo dos educadores os problemas da avaliao esto: a) nos alunos desinteressados, imaturos, carentes, preguiosos, somente pensam em nota e no esto preocupados em aprender; b) nas famlias mes trabalham fora, no acompanham os filhos, pais so analfabetos, alcolatras, etc; c) ordem tcnica elaborao do instrumento para avaliar tal componente curricular, formular boas perguntas, avaliao objetiva ou dissertativa, corrigir erros de portugus, qual peso dar s notas bimestrais, usar mdia 5 ou 7, nota ou conceito e como arredondar os dcimos da nota; d) estrutura nmero de alunos por sala, nmero de aulas assumidas pelo professor para sobreviver. Como avaliar o aluno no geral e ser justo na avaliao. Ainda, segundo o autor, so problemticas aparentes, uma vez que o educador no percebe sua contribuio como agravante e culpa o sistema. Para ele, os problemas so de ordem macroestrutural: a) um sistema de ensino que responde a interesses de um determinado sistema social; b) na questo tica os professores percebem a preocupao em demasia com a nota, mas no percebem sua contribuio no exerccio autoritrio, tornando-se agentes da discriminao e dominao social;

Unoesc & Cincia ACHS, Joaaba, v. 1, n. 2, p. 121-130, jul./dez. 2010

123

Rosangela Fernandes, Roque Strieder

c) pelo resgate histrico escola criada com o objetivo de formar mo de obra para a indstria e no pessoas questionadoras. A grande finalidade da escola foi o disciplinamento do sujeito para a ordem, o ritmo, o controle e a submisso hierrquica; d) no papel poltico da avaliao convencer as pessoas de que so inaptas, e merecem o lugar que tm na sociedade. As pessoas capazes conseguem seu lugar por prprio esforo. Significa manter a diviso de classes, porque no existe lugar para todos no capitalismo. Ento, necessrio reprovar alunos, tendo respaldo legal. Assim, afirma Vasconcellos (2000, p. 31):
[...] o problema da avaliao de todo o sistema de ensino. Precisamos, no entanto, responder a uma questo fundamental: como que ocorre a mediao desse problema numa realidade especfica, como se concretiza essa determinao geral em cada caso particular, em cada escola, em cada sala de aula? Trata-se de uma anlise difcil de ser feita, pois envolve diretamente os agentes da educao: pais, alunos das sries mais adiantadas, diretores, coordenadores, supervisores, delegados de ensino, inspetores de alunos, e, em especial, os professores.

Para o autor existe a corresponsabilidade dos diferentes agentes do sistema escolar, contribuindo para uma avaliao discriminatria e seletiva. Uma cultura que inicia com as crianas, que, desde pequenas, j fazem provas sem a noo de que esto sendo classificadas. So o orgulho dos pais que fazem comentrios como os pequenos fazem provas como gente grande. Os educandos, curiosos, querem saber dos colegas a nota tirada na prova. Em um contexto mais amplo, cabe observar: a) mudanas no quadro de valores sociais queda da autoridade considerada natural, do pai, padre, patro, poltico e educador; b) diminuio da motivao pelo estudo desvalorizao progressiva da escola como instrumento de ascenso social (ascenso social por meio do futebol, loterias, etc.); c) inadequao curricular distncia cultural-ideolgica entre os contedos propostos na escola e a realidade dos alunos, oriundos das camadas populares; d) no alterao metodolgica de trabalho em sala mtodos repetitivos e sem criatividade; e) m formao do professor, baixa remunerao e carga excessiva de trabalho; f) escolas com superlotao de classes, instalaes inadequadas, fragilidade dos projetos educativos, etc. Para Vasconcellos (2000), o educador pode mudar o processo ou apenas danar conforme a msica, seguir as normas do sistema e justificar de que sempre foi assim. Encontrar apoio de pais que aterrorizam os filhos por causa da nota e afirmam: esta escola no presta, pois no d provas; diretores e supervisores que dificultam mudanas na prtica; o sistema de ensino disseminando o medo de eventuais transferncias e implicaes para os educandos e o vestibular usado como libi para a reproduo e o imobilismo. No sonho da mudana, precisa buscar aliados sem cair na ingenuidade e ignorar que:
[...] ele participa de um processo de alienao imposta a todo cidado, uma vez que no domina mais nem o processo, nem o produto do prprio trabalho. Est submetido hierarquia do sistema educacional. Quando chega escola, j h todo um clima, todo um cenrio preparado, esperando que ele desempenhe determinado papel; se ele assim o faz, tudo corre bem; se tenta mudar, comea sentir presses, resistncia. (VASCONCELLOS, 2000, p. 35).

Se alienado, o educador participa da distoro e usa a avaliao como instrumento de presso, de controle do comportamento e de discriminao social para selecionar os educandos capazes. Vasconcellos (2000), diz que essas atitudes dos educadores podem ser explicadas por:

124

Unoesc & Cincia ACHS, Joaaba, v. 1, n. 2, p. 121-130, jul./dez. 2010

Avaliao: revendo aes e conceitos

a) necessidade de controle, porque tem uma tarefa a cumprir para a qual est habilitado e autorizado. O educador se v desorientado diante da turma que rejeita o que tem a oferecer e conjectura que o erro somente pode estar nos educandos, bagunceiros que no querem saber de nada. Nesse momento, exercita o poder, coagindo-os com ameaas da avaliao. Exige-se nota, fazem-se ameaas como forma de motivar, porm, estudar para no ir mal na prova distorcer o sentido da avaliao, deixando, assim, de ser mais um momento de aprendizagem; b) alunos condicionados apesar da boa proposta de trabalho, os educandos j esto condicionados pela nfase nota, e silenciam diante de ameaas. Apoiam o educador, diante da indisciplina, para tirar um ponto da nota; c) por ingenuidade manter o esquema de nfase ao seguimento de regras, fazendo o que a escola pede, o que os companheiros fazem, sem perceber a necessidade de mudar. Falta a compreenso do que seria a avaliao em uma perspectiva transformadora; a avaliao um mal necessrio; d) por convico j que a vida cheia de tenses, a escola deve propiciar esses momentos. A necessidade da seleo social: no so todos que tm condies de conseguir e cabe escola/educador identificar os inaptos. Inventam-se os mitos justificando nota baixa e reprovao: falta capital cultural, desnutrio, deficincias fsicas e mentais, interesse e estmulo das famlias, etc.; e) por comodidade o educador no quer sarna para se coar. Mudar exige mexer com muita coisa, d trabalho e eu no ganho para isso. O problema da avaliao complexo. Tem dimenso tcnica e poltica, pedaggica e metodolgica. A alterao metodolgica e conceitual de trabalho muito mais difcil e importante do que a alterao avaliativa. mais simples usar a avaliao como tentativa de contornar o problema disciplinar em sala de aula, decorrente da inadequada proposta de trabalho. Segundo Silva, Hoffmann e Esteban (2003, p. 8), essa distoro:
[...] acentuou-se porque a escola do ensino padronizado e excludente contribuiu e contribui eficientemente para a marginalizao socioeconmica e cultural de grande parcela da populao brasileira, principalmente a pertencente s classes mais carentes. Esse fato pode ser notado nos altos ndices de evaso e de repetncia escolar que marcaram a educao brasileira durante vrias dcadas.

Na esteira ideolgica do apenas alguns vencem, a avaliao seleciona os bons dos ruins, confirmando a cultura do estudar para tirar boas notas, em detrimento da aprendizagem.

5 DEIXAMOS DE FAZER AVALIAO PARA FAZER EXAMES

Na China, 3.000 anos antes de Cristo, exames selecionavam soldados para o exrcito. Os exames escolares, conhecidos atualmente, surgiram no sculo XVI, com os Jesutas. A Ratio Studiorum continha tambm regras para os exames escritos e orais, usados para aferir o conhecimento. Atualmente, 411 anos depois, escolas e educadores usam os mesmos instrumentos de poder e de alienao. Exame e avaliao tm significados distintos, como escreve Luckesi (2003, p. 16):
Esses termos exames e avaliao expressam conceitos diferentes. [...] facilmente, dizemos que avaliar muito complicado emocionalmente, devido termos que julgar (aprovar/reprovar) nossos educandos. Essa a dificuldade do ato de examinar, mas no do ato de avaliar, desde que em avaliao no se classifica, mas sim se diagnostica e se intervm em favor de uma melhoria dos resultados.

Unoesc & Cincia ACHS, Joaaba, v. 1, n. 2, p. 121-130, jul./dez. 2010

125

Rosangela Fernandes, Roque Strieder

Avaliar ressignificar o processo de ensino e aprendizagem. Segundo Silva, Hoffmann e Esteban (2003, p. 9) [...] isso ocorre quando considera que os estudantes possuem a potencialidade de aprender. Ou seja, os educadores tm conscincia do ritmo de aprendizagem e do esforo para aprender. Para Silva, Hoffmann e Esteban (2003, p. 10):
[...] o ensino no pode ser visto como uma mera e mecnica transmisso linear de contedos curriculares fechados e prontos do docente para o educando, mas um processo de construo de significados fundados nos contextos histricos em que se ensina e se aprende e, consequentemente, se avalia.

Ao invs de selecionar a avaliao, ajuda e refora a aprendizagem. Luckesi (2003, p. 12-14) faz um paralelo diferenciando os conceitos:

Exames escolares Tm por objetivo julgar aprovar ou reprovar; So pontuais responder questes aqui e agora; So classificatrios; So seletivos; Prtica pedaggica autoritria; So estticos; antidemocrticos.

Avaliao da aprendizagem Seu objetivo diagnosticar; diagnstica e processual; dinmica; inclusiva; Prtica pedaggica dialgica; democrtica.

Com base nesses parmetros, constata-se que nas escolas praticam-se exames e no avaliao. Seguidores desse senso comum sedimentado, [...] conseguimos a submisso do educando pelo medo de nossas provas e notas, ao invs de respeito pela qualidade de nosso trabalho. (LUCKESI, 2003, p. 24). O educador que reflete sobre suas aes, tem como propsito mudar, abrindo mo do exame como forma de controle dos educandos. Segundo Luckesi (2003), vivemos um perodo de busca de incluso, mas praticamos a excluso. A avaliao da aprendizagem, uma perspectiva construtiva de compreenso pedaggica, diversa da pedagogia dos exames, passa por mudana de concepo: a) que admita o ser humano como ser em movimento, em construo; b) que o ser humano se desenvolve por princpios ativos e complementares: o formativo (interno) e o organizativo (na interao com o meio natural, cultural, social e psicolgico); c) que admita educadores com formao consistente e adequada no mbito profissional; d) que admita a necessidade de acolher educandos, nutri-los, sustent-los e confront-los amorosamente. A formao no decorre da submisso, mas de valores construdos na interao com o mundo no qual vive. A [...] educao uma vigilncia amistosa, inicia-se com o nascimento e se encerra com a morte. (LUCKESI, 2003, p. 27). Na pedagogia dos exames, parte-se da no vida, como se o castigo, a desqualificao e a humilhao fossem fatores estimulantes do crescimento. Conforme Luckesi (2003, p. 27-28):
A avaliao ser, portanto, um ato subsidirio da prtica pedaggica, com vistas obteno de resultados os mais satisfatrios possveis diante do caminho de desenvolvimento de cada

126

Unoesc & Cincia ACHS, Joaaba, v. 1, n. 2, p. 121-130, jul./dez. 2010

Avaliao: revendo aes e conceitos

educando. Nessa perspectiva, amorosamente, o educador acolher o educando como ele (receber o educando com a sua bagagem biopsicosociolgica, sem julgar nada; simplesmente acolher); a partir da, poder, sim, trabalhar [...]

Avaliar possibilitar melhoria qualitativa de vida, tambm no agora, como oportunidade de participao construtiva da aprendizagem.

6 AVALIAR DIAGNOSTICAR QUALIFICAO DECISO

A avaliao como recurso pedaggico e auxiliar do processo de ensino e aprendizagem est a servio da obteno de melhores resultados. Segundo Luckesi (2003, p. 32):
Isso significa a possibilidade de tomar uma situao da forma como se apresenta, seja ela satisfatria ou insatisfatria, agradvel ou desagradvel, bonita ou feia [...] Avaliar um educando implica, antes de mais nada, acolh-lo no seu ser e no seu modo de ser, como est; para, ento, a partir da, decidir o que fazer.

A primeira ao avalia o acolhimento do educando em seus problemas, alegrias e tristezas. Segue a ateno a dois processos articulados e indissociveis: diagnosticar e decidir. Para Luckesi (2003, p. 34) [...] no possvel uma deciso sem um diagnstico, assim como no possvel um diagnstico, sem uma consequente deciso. Diagnosticar conhecer por meio de dados, que, qualificados, permitem a interveno. Na consulta mdica, feito o diagnstico, interfere-se receitando medicao. No diagnstico avaliativo so necessrias: a) a constatao configurar o estado (a forma, o modo de ser) de alguma coisa, com base nas propriedades especficas, ou seja, algo perceptvel nos objetos, nas pessoas, que pode ser explicado; b) a qualificao constatar como satisfatrios ou no. No caso de pessoas, necessria a qualificao baseada em um determinado padro. Esse padro no visvel, mas perceptvel. Est no imaginrio, uma configurao de relaes. Somente se altera quando acaba a vida, j que o padro de uma pessoa a vida, com toda a trama de relaes. Qualificar significa ento conhecer essa teia de relaes. Segundo Luckesi (2003, p. 36), [...] no exerccio da avaliao, no basta s considerar os dados em foco, mas tambm o quadro de referncia de significados, que estamos utilizando. Ao ato de diagnosticar segue-se o ato de decidir e intervir. De acordo com Luckesi (2003, p. 36):
[...] O ato de avaliar, no um ato neutro que se encerra na sua constatao e conseqente qualificao. Ele um ato dinmico, que implica na deciso do que fazer. Sem este ato de decidir, o ato de avaliar no se completa; ele no se realiza plenamente, devido, nessa situao, no subsidiar a melhoria dos resultados buscados.

Uma tomada de deciso que no ser feita no vazio. O educador volta aos objetivos traados a partir do dilogo com educandos. Segundo Luckesi (2003, p. 37):
Quando estamos junto a pessoas, a qualificao e a deciso necessitam de ser dialogadas. O ato de avaliar no um ato impositivo, mas sim dialgico, amoroso e construtivo. Pessoas, quando esto sendo avaliadas, necessitam e devem participar da sua prpria quali-

Unoesc & Cincia ACHS, Joaaba, v. 1, n. 2, p. 121-130, jul./dez. 2010

127

Rosangela Fernandes, Roque Strieder

ficao, frente aos critrios que esto postos e que tambm podem ser partilhados. Sem essa participao, a avaliao de pessoas pode tornar-se simplesmente um julgamento classificatrio e no uma verdadeira prtica de avaliao.

Avaliar auxiliar na emancipao, centrada em uma vida mais feliz, rica de conhecimento, eliminando o medo. Fazer isso estar atento a trs passos bsicos: dados relevantes, instrumentos e utilizao destes: a) dados relevantes obter dados essenciais conforme os objetivos propostos; b) instrumentos de coleta de dados adequados para coletar dados que configuram o estado de aprendizagem, ou seja: ao tipo de conduta e de habilidade desejadas, aos contedos essenciais planejados e de fato realizados, linguagem clara e precisa e ao processo de aprendizagem do educando. Um instrumento de coleta de dados pode ser desastroso, do ponto de vista da avaliao da aprendizagem, como em qualquer avaliao, medida que no colete, com qualidade, os dados necessrios ao processo de avaliao em curso. (LUCKESI, 2003, p. 41); c) utilizao do instrumento de coletas de dados, pois conforme Luckesi (2003, p. 73), Usualmente, denominamos os testes, os questionrios [...] de instrumentos de avaliao. De fato, eles no so apropriadamente instrumentos de avaliao, mas sim instrumentos de coleta de dados para a avaliao. Dessa forma, sua aplicao significa coleta de dados sobre as condutas aprendidas e sero aplicados com a disposio de acolhimento de forma amorosa. O clima dessa aplicao deixa os educandos tranquilos sem a presso das ameaas vistas no exame. No momento da leitura dos instrumentos de coleta de dados sugere-se, com base em Luckesi (2003, p. 88), que sejam tratados como :
[...] suas obras de arte e [...] cuidar delas dessa forma [...] corrigir tudo o que um educando nos apresentar, mas sem borrar tudo de vermelho, sem desqualificar. Errar, todos ns erramos. Corrigir, para reorientar, at que consigam aprender. O que importa aprender.

Feita a leitura e a qualificao, vem o momento da devoluo. Uma devoluo pessoal a cada educando, para fazer consideraes sobre os erros e os acertos. Dialogar com todos sobre pontos positivos e negativos, e estes com reorientao. Avaliao nesse contexto e sentido envolve o acolher com amor. Acolher e amar so palavras-chave da avaliao, como destaca Luckesi (2008, p. 171):
O ato amoroso aquele que acolhe a situao, na sua verdade (como ela ). Assim, manifestase o ato amoroso consigo mesmo e com os outros [...] O ato amoroso um ato que acolhe atos, aes, alegrias e dores como eles so; acolhe para permitir que cada coisa seja o que , neste momento. Por acolher a situao como ela , o ato amoroso tem a caracterstica de no julgar [...]

Praticar avaliao ser amoroso e deixar de servir a sociedade classificatria com suas propostas autoritrias, seletivas e, por vezes, rancorosas. Transformar a prtica dos exames em prtica avaliativa tarefa difcil em uma sociedade no amorosa.

7 CONCLUSO

Assumir o ato de avaliar oportunizar aos educandos momentos de desenvolvimento e construo. Se a funo da escola criar ambientes de aprendizagem, o seu compromisso com a melhoria qualitativa de vida, realizvel tambm como ao amorosa.
128
Unoesc & Cincia ACHS, Joaaba, v. 1, n. 2, p. 121-130, jul./dez. 2010

Avaliao: revendo aes e conceitos

Infelizmente, a realidade de muitas escolas ainda a prtica dos exames ao invs da avaliao. Como estudantes em cursos de licenciaturas e com a oportunidade da reflexo, esse quadro pode ser transformado mais rapidamente. Mesmo reconhecendo os limites deste estudo, ele nos conduz a duas questes fundamentais para o desencadeamento dessa transformao. A construo do desejo de deixar de estar a servio e contribuir com a continuidade do processo de classificao e de excluso social; segundo, a construo de desejos de acolher a todos e a cada um dos educandos, onde eles se encontram, para, ento, oferecer ambientes de aprendizagem adequados e necessrios para essas particularidades.

Evaluation: reviewing actions and concepts

Abstract The present study, of theoretical basis, proposes a reflection on school evaluation. The topic discussed is evaluation, its challenges and possibilities of conceiving it as a significant moment of learning. It was made a brief contextualization of the differences between exams and evaluation, to understand that measurement of knowledge is a process of domination and submission. The proposed issue was: how to turn assessment into one more learning moment? As objective it was proposed to uncover the hidden face of assessment under the guise of examination; to know the authors position in relation to alternative solutions to carry out evaluation. It is oncluded that the educator is not the only responsible but was turned into another ideological agent of the exclusion process. To perform evaluative actions is to be loving and welcoming. It is the desire to help student to build himself as a human, being improving his quality of life. Keywords: Evaluation. Exams. Learning. Life.

REFERNCIAS

HOFFMANN, Jussara. Pontos & Contra Pontos: do pensar ao agir em avaliao. 9. ed. Porto Alegre: Mediao, 2005.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliao da Aprendizagem Escolar. 19. ed. So Paulo: Cortez, 2008.

______. Avaliao da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prtica. Salvador: Malabares Comunicao e Eventos, 2003.

MORAES, Maria Cndida. Educar na Biologia do Amor e da Solidariedade. Petrpolis: Vozes, 2003.

SILVA, Janssen Felipe da; HOFFMANN, Jussara; ESTEBAN, Maria Teresa. Prticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes reas do currculo. Porto Alegre: Mediao, 2003.

Unoesc & Cincia ACHS, Joaaba, v. 1, n. 2, p. 121-130, jul./dez. 2010

129

Rosangela Fernandes, Roque Strieder

VASCONCELLOS, Celso dos S. Avaliao: Concepo Dialtica-libertadora do Processo de Avaliao Escolar. 11. ed. So Paulo: Libertad, 2000.

130

Unoesc & Cincia ACHS, Joaaba, v. 1, n. 2, p. 121-130, jul./dez. 2010

Вам также может понравиться