Вы находитесь на странице: 1из 5

Destaque

Governo reconhece Unaser e a inclui em grupos de trabalho


Ano 1 - Nmero 2 - Junho de 2011 - Informativo Ambiental
Aps um ciclo de debates que envolve diretamente os interesses das empresas de reciclagem, em Braslia, conclu: o que nos alimenta a vontade de continuar neste rduo trabalho, acreditamos no que fazemos e consideramos justa nossa defesa. Temos enfrentado vrios obstculos que vo desde instituies e setores que se intitulam recicladores, at o posicionamento contrrio de algumas entidades do comrcio de reciclveis, passando principalmente pela desinformao e desinteresse dos empresrios do setor, que ao invs de nos apoiar, reclamam da falta de incentivo, a pesada carga tributria, os preos baixos dos reciclveis etc, e com isso, percebemos o quanto difcil unir toda a cadeia em benefcio de um objetivo comum. A proposta da Unaser defender os interesses das empresas de reciclagem, de todos os segmentos ou materiais, associadas ou no. Basta verificar as intervenes que conseguimos realizar ainda na regulamentao da PNRS. Estamos enxergando uma oportunidade nica de transformar o setor de reciclagem em uma cadeia de negcios respeitada e reconhecida. A mudana vir, contemplando nossos anseios ou no; com a nossa participao

Em defesa da reciclagem no Brasil!

ou no! A Unaser continua atuando efetivamente nos debates e deliberaes que iro impactar diretamente no futuro do mercado de reciclagem no Brasil. Neste segundo nmero do informativo apresentaremos um resumo de nossa atuao e a opinio do Dr. Silvano Silvrio, em entrevista exclusiva sobre como v e o que pensa de nosso setor e nossa atuao. Aproveitamos para apresentar quem quem na diretoria da Unaser, que podem constatar que no s representamos todos os segmentos da reciclagem como tambm possumos legitimidade consolidada pelo governo federal e por outras entidades empresariais do Brasil. Chegamos at aqui com um trabalho tcnico, tico, transparente e, acima de tudo, com foco em resultados possveis de serem alcanados. Em breve mais novidades em nosso site. Aproveito para informar que no dia 11 de agosto, ocorre o 1. ENCONTRO NACIONAL DOS EMPRESRIOS DA RECICLAGEM, com presena confirmada de personalidades influentes, no que diz respeito ao futuro de nossa funo, que j vem sendo desempenhada a dcadas.

presidente da Unaser, Glauco Pessoa em conjunto com o diretor de relaes institucionais e polticas, Manoel Padreca e o diretor financeiro, Marcelo Alvarenga, apresentaram sugestes para o setor, reforando a importncia da implementao de uma coleta seletiva inteligente.
Coordenador do Grupo Tcnico de Assessoramento do Comit Orientador, Silvano Silvrio em reunio com o diretor de relaes institucionais e polticas da Unaser, Manoel Padreca e presidente, Glauco Pessoa ao final do segundo dia (6/5) do GTT, em Braslia.

Por Marcela Ribeiro

Convidada pelo Ministrio do Meio Ambiente (MMA) a participar de trs dos cinco grupos de trabalho, excluindo apenas descarte de medicamentos e leos lubrificantes, a Unio Nacional dos Sindicatos e Associaes das Empresas de Reciclagem (Unaser) esteve presente no dia 5 de maio, em Braslia, na instalao dos debates que objetivam o aumento do percentual de reciclagem no Brasil. Os grupos de trabalho foram divididos em cinco categorias, considerando o grau de importncia e impacto que produzem logstica reversa. So eles: remdios, embalagens em geral, resduos e embalagens de leos lubrificantes, eletroeletrnicos e lmpadas de vapores mercuriais, sdio e mista. Em representao s entidades, o

A iniciativa do MMA em reunir representantes em categorias, expressa a possibilidade dos acordos firmados com o Governo Federal serem obrigatoriamente executados a partir do segundo semestre de 2012. Essa primeira reunio, explicitou a necessidade de definio sobre as responsabilidades do Poder Pblico e do setor privado com o destino dos produtos inseridos no mercado consumidor. Os prximos encontros pretendem modelar diferentes sistemas a serem implantados e operacionalizados, formalizando Acordos Setoriais ou termos de compromisso, mediante regulamento especfico.

Glauco Pessoa Presidente da Unaser

Diretor de relaes institucionais Manoel Padreca q u e s t i o n a coordenador do GT de Assessoramento do Comit Orientador Silvano Silvrio durante abertura dos GTT, (5/5), em Braslia.

Unaser entrevista
Foto: Ministrio do Meio Ambiente

Silvano Silvrio: No vejo concorrncia, o que eu percebo complementariedade de aes.


(FUMEC) e mestre em Recursos Hdricos e Ambiente Urbano pela Universidade de Brasilia (UnB). Atuou na rea de Consultoria de Saneamento de 1977 a 1990, em diferentes capitais brasileiras. Foi dirigente de Servios Pblicos de Saneamento de 1991 a 2007, em autarquias municipais e companhias estaduais do setor. Presidiu a Associao Nacional de Servios Municipais de Saneamento (Assemae), de 2003 a 2007. O que o senhor acha do papel das empresas recicladoras na logstica reversa? De uma forma geral ns temos um problema para resolver no Brasil, que a baixa reciclagem que o pas tem, atualmente ns s conseguimos reciclar 3% do que gerado, portanto temos um caminho muito grande para evoluir neste percentual. Os estudos que temos feito diz que podemos aumentar esse valor para no mnimo 30% a 40%, e o papel das empresas recicladoras super importante nesse processo, porque no adianta aumentar a logstica reversa, a coleta seletiva se no pudermos reciclar esse resduo. De uma forma geral as empresas recicladoras tem papel essencial para garantir que haja todo o caminho da logstica reversa, no somente com relao a coleta, mas tambm na reciclagem. Existe algum tipo de incentivo do governo para que essas empresas continuem a reciclar? Estamos trabalhando incentivos especficos, o que a poltica vai permitir que havendo a obrigatoriedade para os geradores de resduos em fazer a logstica reversa dos produtos colocados em circulao, automaticamente vai aumentar o nmero de reciclagem. Agora tem alguns dispositivos do Decreto n 7.404, de 2010, que vo estudar essas propostas de incentivo fiscal e desonerao para produtos que utilizam material reciclado. No mbito do Comit Interministerial j foi deliberado a criao de um grupo que possa estudar a desonerao de produtos que tenham material reciclado e incentivos econmicos para toda a cadeia da reciclagem de forma geral, no especificamente. A Unaser fez solicitaes ao Ministrio do Meio Ambiente de incentivo fiscal, linhas de crdito e a criao do Cdigo Brasileiro de Reciclagem, voc sabe informar se o MMA tem algum posicionamento sobre essas demandas? O ministrio recebeu esse pedido e acatou. Ns estamos trabalhando, e como ns fazemos parte do grupo de Comit Interministerial a nossa viso de trabalhar todas essas questes, no s para as empresas recicladoras mas para todas as cadeias que vo contribuir com o aumento da reciclagem. Depois desse estudo elaborado pelo Comit Interministerial vai ser fornecido um relatrio pelo Ministrio da Fazenda para ver se pode ser feito um decreto com esta finalidade, mas o MMA no tem protagonismo nessa atividade, isso uma prerrogativa do Ministrio da Fazenda. Ns recebemos e acolhemos a solicitao da Unaser, e as estamos montando dentro do Comit Interministerial deste grupo de trabalho.

Por Marcela Ribeiro

Silvano Silvrio da Costa especialista de Infraestrutura em Saneamento do Governo Federal, ocupou o cargo de secretrio de Recursos Hdricos e Ambiente Urbano do Ministrio do Meio Ambiente at o ms de abril deste ano, desligando-se da funo para assumir a coordenao do Grupo Tcnico de Assessoramento do Comit Orientador. Silvrio bacharel em Engenharia Civil pelo Centro Universitrio Fundao Mineira de Educao e Cultura

As empresas recicladoras tem papel essencial para garantir que haja todo o caminho da logstica reversa, no somente com relao a coleta, mas tambm na reciclagem.
J foi definido dentro do organograma do MMA quem vai fazer a interface com as empresas recicladoras? No. O Ministrio do Meio Ambiente tem duas secretarias que cuidam disso, uma a Secretaria de Ambiente Urbano e Recursos Hidricos, a outra a Secretaria de Articulao Institucional e Cidadania, ambas tm interface com os recicladores. A Secretaria de Articulao Institucional e Cidadania cuida da relao com o setor produtivo e portanto tem essa interface, j a Secretaria de Ambiente Urbano e Recursos Hdricos coordena a produo de resduos, ento no tem uma rea especfica do MMA que vai fazer o dilogo. Com relao a Unaser, a ministra acolheu as solicitao da entidade e pediu que ns avalissemos

a possibilidade de atend-las, ns j estamos praticando isso na instalao dos Grupos de Trabalhos Temticos (GTT). Por isso inclusive, a Unaser foi convidada a fazer parte de todos os trabalhos que envolvem a logstica reversa, podendo influir indiretamente no destino da reciclagem no Pas.

De uma forma geral ns temos um problema para resolver no Brasil, que a baixa reciclagem que o pas tem, atualmente ns s conseguimos reciclar 3% do que gerado.
No Grupo de Trabalho Temtico de embalagens houve a participao de um representante dos catadores e um representante das empresas de reciclagem do Brasil, a Unaser, o senhor considera ser possvel as duas estarem atendendo os prprios interesses e estarem trabalhando juntas? No vejo concorrncia, o que eu percebo complementariedade de aes, ainda sero definidos os

modelos da logstica reversa, inclusive ns discutimos muito nessa primeira reunio e no desmontaremos nada do que j funciona hoje. Os modelos adotados atualmente nos ajudaro a definir a forma de fazer, mas acredito que os dois so complementares em suas aes e a cadeia continua a mesma. Agora, o governo trabalha com a perspectiva de melhorar a qualificao dos catadores, no existe preferncia nesta questo, todos tm importncia neste processo. O que o senhor espera deste GTT? Espero que possamos fazer o que for decidido, atendendo nossas expectativas de criar uma minuta de edital que vai ser publicado at o final deste ano e que possa conter as metas para o aumento da reciclagem das embalagens, quem participa do acordo setorial, que defina os principais avanos e as metas de forma nacional mas tambm de forma regional para o pas. A minha vontade que o grupo possa contribuir com a minuto do edital para depois ser validado pelo Grupo Tcnico Assessor e pelo Comit

Orientador, e alm disso os produtos parciais que ficaram de ser elaborados, uma modelagem para a logstica reversa, um acompanhamento de estudo de viabilidade para a logstica reversa de embalagens. Para finalizar, no seu ponto de vista, esse primeiro encontro foi positivo? Considero positivo sim da minha parte, percebi que ns conseguimos atender nossa previso, existia um termo de referncia para o Grupo de Trabalho onde foi discutido e definido os prazos. A ideia que o GTT cumpra os prazos de entrega dos produtos, at porque a discusso muito ampla e o tempo curto, mas acredito que no teremos problemas, pois todos tm o mesmo interesse com relao ao destino da logstica reversa.

A Unaser foi convidada a fazer parte de todos os trabalhos que envolvem a logstica reversa, podendo influir indiretamente no destino da reciclagem no pas.

Fique por Dentro

S E M I N R I O I M A/S I N D I EC O
Unaser apoia a iniciativa da Associao dos Recicladores do Estado do Rio de Janeiro (Arerj), Sindicato das Empresas Despoluidoras do Ambiente e Gestoras de Resduos do Estado do Rio de Janeiro (Sindieco) e Instituto de Macromolculas Professora Eloisa Mano (IMA/UFRJ) em realizar o 3 Seminrio com abordagem na Poltica Nacional de Resduos Slidos como Instrumento para o Desenvolvimento da Reciclagem, e convida os interessados no assunto a participarem do evento. O encontro ocorre dia 10 de agosto, na Ilha do Fundo (Av Athos da Silveira Ramos, 149 - Trreo), no auditrio Horta Barbosa, do Centro de Tecnologia, bloco A, da UFRJ, de 8h30 s 17h. Faa sua inscrio gratuita e confira a programao no site do Sindieco. www.sindieco.org.br/seminario Servio: Telefone: (21) 2671-7639 e-mai: seminario@sindieco.org.br

E N C O N T R O R EC I C L A D O R E S
Est confirmado para o dia 11 de agosto, o 1 Encontro Nacional de Empresrios da Reciclagem, promovido pela Unaser, que ocorre no auditrio da Confederao Nacional do Comrcio (CNC), Rio de Janeiro. Representantes do Ministrio do Meio Ambiente (MMA), Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior (MDIC), entre outros, fazem parte da mesa. Um dos temas propostos para o encontro trata da importncia do setor de reciclagem para a economia do pas. Outros assuntos, como a capacidade para a gerao de empregos, assim como os reflexos na economia de energia e preservao dos recursos naturais proporcionada por todos os participantes desta cadeia, tambm fazem parte da programao.

E M D I A C O M A L EG I S L A O
Rio de Janeiro Projeto de Lei 280/2011 de autoria dos deputados estaduais Andr Lazaroni (PMDB-RJ), Samuel Malafaia (PR-RJ), Andr Corra (PPS-RJ), que cria o Cdigo Ambiental do Estado do Rio de Janeiro, atualiza a legislao, estabelece a sua estruturao tcnica, reorganiza a legislao vigente e d outras providncias.
So Paulo Projeto de Lei 432-2011, de autoria do deputado estadual Luis Carlos Gondim (PPS-SP), que obriga as empresas permissionrias e/ou concessionrias do transporte intermunicipal e interestadual a instalar recipientes coletores de lixo no interior dos coletivos, acompanhados de mensagens educativas para conscientizao sobre a preservao ambiental. So Paulo Projeto de Lei 119/2011, de autoria do deputado estadual Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), que institui a responsabilidade ps-consumo e solidria para produtores, importadores e comerciantes no recolhimento, transporte e destinao final ambientalmente adequada, de mveis, colches e eletrodomsticos disponibilizados para descarte no Estado. Minas Gerais Projeto de Lei 1440/2011, de autoria do deputado estadual Wander Borges (PSBMG) que dispe sobre o transporte e o armazenamento temporrio de resduos slidos perigoso no Estado. Cear Projeto de Lei 126/2011, de autoria da deputada estadual Rachel Marques (PTCE) que institui a divulgao e instalao de recipientes coletores para a reciclagem do leo vegetal comestvel no Estado do Cear.

Rio de Janeiro Projeto de Lei 536/2011, de autoria do deputado estadual Dionsio Lins (PP-RJ), que cria no mbito do Estado do Rio de Janeiro o Comit de Logstica Reversa.

So Paulo Projeto de Lei 520/2011 de autoria da deputada estadual Regina Gonalves (PVSP), cria o Programa de Reciclagem do Cocos nucifera (coco verde), objetivando apoio estratgico e aprimoramento da atividade econmica da reciclagem do matria residual da espcie de palmeira an; gerar emprego e renda; garantir o cumprimento de metas de preservao ambiental; proporcionar um nicho de mercado alternativo atravs da criao de cooperativas, transformar resduos slidos em receita para o Estado e seus municpios; fomentar a utilizao da fibra de cocos nucifera nos setores da construo civil, automobilstico, utilidades domsticas e outros.

Servios

D I R E TO R I A

C O N TATO

E V E N TO S

Glauco Pessoa Presidente Carlos Enrique Israilev Vice-presidente Marcelo Alvarenga Diretor Financeiro

Marcos de Albuquerque Diretor Administrativo

Manoel Padreca Diretor de Relaes Institucionais e Polticas Cristiane Pereira Conselho Fiscal

Jos Campello Jnior Diretor Jurdico

Este um canal direto com a presidncia da Unaser. Por meio dele, voc pode A prxima edio da 3 AMBIENTAL (Feira Internacional de encaminhar crticas, sugestes e elogios EXPO Equipamentos, Produtos, Servios e sobre nossos servios. Tecnologias Ambientais) ocorre em So Paulo, nos dias 20 a 23 de setembro de unaser@unaser.org.br 2011, de 13h s 20h no Pavilho Azul do Expo Center Norte. ENVIE SUA SUGESTO Mais informaes: O departamento de jornalismo da Telefone: (11) 3060-4893 Unaser est online 24 horas para www.ambientalexpo.com.br receber seu registro para publicao. Fotos, vdeos, udios e eventos so bem-vindos. Participe! Frum Internacional Cidades Lixo Zero ocorre nos dias 25 e 26 de outubro de 2011, no Majestic Palace Hotel, em imprensa@unaser.org.br Florianpolis, SC. O evento realizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil em parceria com a Zero Waste International C O M U N I C A O Alliance. Acesse o site: http://ilzb.org Alguns sites teis relacionados Unaser: * paper.li/unaserbrasil/reciclagem * www.mma.org.br * www.ima.ufrj.br * www.compam.com.br

Celso Pedrino Conselho Fiscal


EXPEDIENTE

ngelo Di Sarno Conselho Fiscal

REDES SOCIAIS
Siga-nos no Twitter e seja nosso amigo no Facebook. @unaserbrasil facebook.com/unaser

Presidente - Glauco Pessoa Redao: Editor-chefe e reportagem Marcela Ribeiro / MTB 6655 Reviso: Cristiane Soares Conselho editorial: Cristiane Pereira, Glauco Pessoa, Marcela Ribeiro e Roger Belisario Arte: Programao visual, diagramao e fotografia - Marcela Ribeiro Colaborao: Cristiane Pereira e Cristiane Soares Unaser - Unio Nacional dos Sindicatos e Associaes das Empresas de Reciclagem Endereo: Rua Visconde de Inhama, 50 - Sala 613 Centro - Rio de Janeiro - CEP 20091-007 - Telefax - (21) 2671-7639 Nextel: (21) 7857-8796 ID 55*119*39189 E-mail: unaser@unaser.org.br

E N T I DA D E O N L I N E
* * * * * www.unaser.org.br www.abirp.org.br www.anap.org.br www.arebop.org.br www.sindieco.org.br

Esperamos por voc!

Вам также может понравиться