Вы находитесь на странице: 1из 4

PLANEJAR FUNCIONA??

Iniciamos o terceiro assunto do nosso curso: Fatores que influenciam o planejamento onde vamos conhecer os fatores internos e externos que influenciam o planejamento financeiro. Vamos compreender a importncia e conhecer dicas para fazer um bom planejamento. Entender que aspectos mercadolgicos podem influenciar no resultado financeiro da empresa. Verificarmos a importncia de analisar o quanto outros setores da empresa influenciam diretamente nos resultados financeiros. Lendo o texto a seguir teremos timas informaes, nos habilitando ainda mais para participarmos dos fruns sobre planejamento.

Todos temos muito para contribuir.

********************************************** Planejamento estratgico

Mtodo pelo qual a empresa define a mobilizao de seus recursos para alcanar os objetivos propostos. um planejamento global a curto, mdio e longo prazo.

Estratgia

a mobilizao de todos os recursos da empresa no mbito global visando atingir objetivos definidos previamente. uma metodologia gerencial que permite estabelecer o caminho a ser seguido pela empresa, visando elevar o grau de interaes com os ambientes interno e externo.

O planejamento estratgico procura responder a questes bsicas, como: - Por que a organizao existe? - O que e como ela faz? - Onde ela quer chegar?. Dele resulta um plano estratgico, ou seja, conjunto flexvel de informaes consolidadas, que serve de referncia e guia para a ao organizacional. Pode ser considerado como uma bssola para os membros de uma determinada organizao.

COMO ELABORAR

Fases da Elaborao
A elaborao do Planejamento Estratgico compreende quatro fases:

1. Formulao dos objetivos organizacionais


A empresa define os objetivos globais que pretende alcanar a longo prazo e estabelece a ordem de importncia e prioridade em uma hierarquia de objetivos.

2. Anlise interna das foras e limitaes da empresa


A seguir, faz-se uma anlise das condies internas da empresa para permitir uma avaliao dos principais pontos fortes e dos pontos fracos que a organizao possui. Os pontos fortes constituem as foras propulsoras da organizao que facilitam o alcance dos objetivos organizacionais - e devem ser reforados, enquanto os pontos fracos constituem as limitaes e foras restritivas que dificultam ou impedem o seu alcance - e que devem ser superados. Essa anlise interna envolve:

Anlise dos recursos (recursos financeiros, mquinas, equipamentos, matrias-primas, recursos humanos, tecnologia etc.) de que a empresa dispe para as suas operaes atuais ou futuras. Anlise da estrutura organizacional da empresa, seus aspectos positivos e negativos, diviso de trabalho entre departamentos e unidades e como os objetivos organizacionais foram distribudos em objetivos departamentais. Avaliao do desempenho da empresa, em termos de lucratividade, produo, produtividade, inovao, crescimento e desenvolvimento dos negcios.

3. Anlise externa.
Trata-se de uma anlise do ambiente externo empresa, ou seja, das condies externas que rodeiam a empresa e que lhe impem desafios e oportunidades. A anlise externa envolve: Mercados abrangidos pela empresa, caractersticas atuais e tendncias futuras, oportunidades e perspectivas. Concorrncia ou competio, isto , empresas que atuam no mercado, disputando os mesmos clientes, consumidores ou recursos. A conjuntura econmica, tendncias polticas, sociais, culturais, legais etc., que afetam a sociedade e todas as demais empresas.

4. Formulao das Alternativas Estratgicas

Nesta quarta fase do planejamento estratgico formulam-se as alternativas que a organizao pode adotar para alcanar os objetivos organizacionais pretendidos, tendo em vista as condies internas e externas. As alternativas estratgicas constituem os cursos de ao futura que a organizao pode adotar para atingir seus objetivos globais. De um modo genrico, o planejamento estratgico da organizao refere-se ao produto (bens que a organizao produz ou servios que presta) ou ao mercado (onde a organizao coloca seus produtos ou bens ou onde presta seus servios).

O planejamento estratgico deve comportar decises sobre o futuro da organizao, como: - Objetivos organizacionais a longo prazo e seu desdobramento em objetivos departamentais detalhados. - As atividades escolhidas, isto , os produtos (bens ou servios) que a organizao pretende produzir. - O mercado visado pela organizao, ou seja, os consumidores ou clientes que ela pretende abranger com seus produtos. - Os lucros esperados para cada uma de suas atividades. - Alternativas estratgicas quanto s suas atividades (manter o produto atual, maior penetrao no mercado atual, desenvolver novos mercados). - Interao vertical em direo aos fornecedores de recursos ou integrao horizontal em direo aos consumidores ou clientes. - Novos investimentos em recursos (materiais, financeiros, mquinas e equipamentos, recursos humanos, tecnologia etc.) para inovao (mudanas) ou para crescimento (expanso).

Texto elaborado pelo SEBRAE dentro de Desenvolva sua empresa

Вам также может понравиться