Вы находитесь на странице: 1из 15

DISCOPUNTURA

PROMOVE A SUA SADE DE UM MODO NATURAL

Terapia Anti Dor

Apresentao

A Discopuntura foi desenvolvida com base em pesquisas clnicas e tem seus fundamentos na Medicina Tradicional Chinesa, Metaloterapia, Oligoterapia e Terapias Vibracionais. O objetivo harmonizar o fluxo da energia vital pelo estmulo dos acupontos, usando-se os Biodiscos Anti Dor (uma tima opo para quem tem medo de agulhas). Trabalha com o conceito de restaurao do equilbrio entre Yin e Yang. Difere da acupuntura por usar apenas alguns pontos chaves de equilbrio vital. Trata-se de uma tcnica simples, porm muito eficaz, pois potencializada pelas freqncias vibratrias oferecida pelo Biodisco Anti Dor, um estabilizador da energia fsica, emocional e mental. A Discopuntura promove a sade de um modo natural, pois reduz a necessidade de ingesto de remdios que podem intoxicar ou produzir efeitos colaterais indesejveis. Esta terapia trabalha no terreno (, a nvel celular, otimizando as funes da memria celular da bioreceptividade, pois a maioria dos distrbios so resultantes da perca desta memria, ocasionada por fatores endgenos ou exgenos. De acordo com os estudos da Medicina Tradicional Chinesa, nossas funes orgnicas e psquicas so comandadas pelo fluxo de energia vital Chi. As alteraes desse fluxo devido a fatores internos (alteraes emocionais intensas) ou externos (energia perversa) produzem sndromes energticas, que conhecemos no ocidente como doenas. O equilbrio da energia vital obtm-se pela estimulao dos pontos de acupuntura e eliminao da energia perversa. Os acupontos esto espalhados por todo o corpo e eles so estimulados por calor, frio, presso e eletromagnetismo. Os Biodiscos estimulam os pontos de acupuntura pela presso e por suas propriedades vibracionais quntico inicas. Alm disso, acredita-se que ele tem o poder de absorver ou neutralizar a energia perversa infiltrada no organismo. Para praticar a Discopuntura basta aprender alguns fundamentos tericos, pontos chaves e localizar os pontos dolorosos, onde aplicam-se os Biodiscos. uma terapia muito simples e fcil de aplicar. E com resultados excelentes. Discopuntura eficiente em quadros de dor e distrbios circulatrios. Artrites, enxaqueca, cefalias tensionais, lombalgia, ciatalgia, dor nos ombros e pescoo, dor

miofascial, L.E.R., fibromialgia, inchao ou edema. Alm destas aplicaes, aplicando-se sobre os acupontos, dentro dos princpios da Acupuntura, seu espectro de ao se generaliza, como em casos de preveno de AVC e infarto, impotncia, insnia, fraqueza, entre outras.

O BIODISCO ANTI DOR

O Biodisco feito a base de Bioenergetina ou Betelgeusina, um emissor de energia vital e atua eficientemente no campo urico, nos pontos de acupuntura e chakras. Combina a irradiao de vibraes da energia da forma, dos metais, dos elementos oligoterpicos, da fitoterapia e cromoterapia. A combinao dos elementos que participam de sua composio qumica produzem uma vibrao, uma energia que propicia a rpida eliminao da dor, ativao da circulao sangunea (eficiente em edemas), cicatrizao e promove o equilbrio fsico, mental e espiritual. Entre os elementos que participam da sua constituio esto a prata (altamente bactericida, sedante), o ouro (vitalizante, tonificante) e o cobre (promove equilbrio geral, usado em artrites, processos inflamatrios).

Propriedades teraputicas: a) Ao Mecnica: faz massagem e presso nos pontos de acupuntura. Assinala o local onde o prprio paciente pode massagear constantemente afim de potencializar os efeitos da terapia. Ao Energtica Vital: emite uma energia que promove o equilbrio fsico, mental e espiritual, sendo potencializada ao aplicar-se nos pontos de acupuntura e chakras. A

b)

aplicao feita por um Acupunturista ou Discopunturista promove o equilbrio da energia vital e remove a energia perversa. A energia gerada uma energia de vida que produz sade e vitalidade, alm de neutralizar as energias nocivas. c) Ao Energtica Quntica: os componentes metaloterpicos, oligoetrpicos, fitoterpicos ou cromoterpicos adicionados sua composio produzem uma ao vibracional quntica, com seus respectivos atributos. A forma de uso tpico traz as vantagens de proporcionar uma energia vibracional que atua diretamente na memria celular facilitando a bioreceptividade. Enquanto o uso de ingesto tem as percas do elemento que so metabolizados e excretados, o uso tpico apresenta uma vibrao permanente e sem perdas, podendo ser reutilizado sempre. Tambm a possibilidade de aplicao no local relacionado ao efeito desejado ampliado por sua forma de aplicabilidade.

Vantagens de usar a Discopuntura no combate a dor: Reduo da ingesto de medicamentos analgsicos e outros. Sabe-se que o uso contnuo de medicamentos pode sobrecarregar o organismo (prejudicando os rins, estmago e fgado) e predisp-lo a uma sensibilidade maior dor, conduzindo a recidivas e dores crnicas. Iseno de efeitos iatrognicos e colaterais. As doenas iatrognicas so ocasionadas pela administrao de medicaes para um determinado tratamento, mas acaba prejudicando outros rgos, como estmago, rins, fgado, corao, crebro, vasos sangneos, entre outros. Aumento da capacidade imunolgica. Na viso da Medicina Natural, no se combate as doenas, mas fortifica-se o corpo, criando as condies apropriadas para que este elimine os distrbios. Dessa forma o corpo se fortalece cada vez mais, ficando mais resistente s doenas. Aumento da vitalidade. A energia imitida pelo Biodisco promove o equilbrio e aumento da energia vital, responsvel pelo bem estar e sade, na Medicina Tradicional Chinesa. Economia. Como o tratamento aumenta a vitalidade, passa a ser econmico, pois evita gastos com medicamentos, cirurgias e internaes. Qualidade de vida e bem estar geral. Por ser um tratamento natural e no invasivo, oferece qualidade de vida, fortalecimento orgnico e equilbrio mental e emocional.

DISCOPUNTURA - TERAPIA ANTI DOR: O nome Discopuntura vem da juno de Biodisco com Acupuntura, assim, trata-se de uma terapia que faz uso da aplicao de Biodiscos nos Pontos de Acupuntura, potencializando assim os seus resultados. As pesquisas com aplicao dos Biodiscos nos acupontos apresentaram resultados satisfatrios e relevantes. Alm da eficcia demonstrou ter um potencial teraputico possivelmente maior do que as agulhas. Por exemplo, bastou uma aplicao em trs pontos (VC12 e E36 bilateral) para a resoluo de uma gastrite crnica de sete anos. Uma aplicao de um nico ponto (F2) para a

resoluo de uma hemorrida supurada, com sangramentos freqentes h seis meses. Os sangramentos cessaram em um dia, e com suas semanas metade da hemorrida se recolheu. Normalmente, as aplicaes de acupuntura para resoluo de algum quadro, como os referidos acima, necessitam de pelo menos 3 a 4 aplicaes ou mais. Tendo em vista que muitas pessoas deixam de fazer acupuntura por medo de agulhas, esta uma excelente opo, no perdendo os benefcios que a acupuntura oferece. Alm disso, os resultados parecem ser potencializados com o uso dos Biodiscos, oferecendo maior eficcia em menos tempo. O que aumenta o conceito e a fama do acupunturista, trazendo um fluxo maior de clientela. Para simplificao e entendimento denominamos tambm de Terapia Anti Dor, que expressa bem a idia da terapia e sua finalidade. Nessa terapia aplicam-se os Biodiscos nos pontos dolorosos. Isto o suficiente para obter os resultados desejados. Esta a forma bsica de aplicao da terapia, onde no h necessidade de muitos estudos e compreenso, bastando apenas aplicar os Biodiscos nos locais onde apresentarem dor. Num nvel avanado, aplicam-se os discos em combinao com os princpios da acupuntura, oligoterapia e cromoterapia. A utilizao e aplicao dos Biodiscos muito simples: basta localizar os pontos dolorosos, o ponto central da dor em uma regio afetada e aplicar o Biodisco sobre ele. Para potencializar os efeitos, aplicam-se tambm nos pontos especiais da acupuntura, relacionados regio ou funo afetada. Em geral, todo ponto doloroso um ponto a ser tratado ou massageado, pois conforme a teoria da MTC, estes pontos tornam-se dolorosos porque a energia vital est perturbada. Atuando sobre estes, a funo ou rgos subjacentes relacionados entram em equilbrio. Usualmente, aplicam-se dois ou trs biodiscos de tamanho mdio ou grande em cada regio dolorosa, conforme a sua extenso. Nos pontos de acupuntura aplica-se um Biodisco pequeno sobre cada ponto. aconselhvel tratar um local de cada vez, por exemplo se a pessoa tem dor nos ombros e no joelho, trata-se um ou outro primeiro.

A face arredondada fica em contato com a pele (vide figura acima).

Para fixar o disco usa-se um adesivo poroso, pressionando firmemente de forma que ele fique massageando o ponto. O local a ser aplicado deve estar devidamente higienizado e livre de gorduras corporais. Efetua-se a limpeza com algodo e lcool a 70. Evite aplicar sobre ferimentos abertos. Quando h ferimentos, a aplicao ao redor destes acelera a cicatrizao. Deixam-se os Biodiscos fixados no local at que a dor diminua ou cesse. Em alguns casos a dor desaparece em questo de minutos, em outros levam se horas ou dias. Nesses casos, efetua-se a higienizao do local e trocam-se o adesivo a cada dois ou trs dias, conforme a necessidade. Deve-se manter o produto fora do alcance de crianas e animais domsticos, para evitar a ingesto inapropriada. Os Biodiscos so reutilizveis, basta lav-los em gua corrente, e reutiliz-los; no se deve usar solventes ou qualquer produto qumico para sua limpeza.

ESTUDOS SOBRE A DOR: O que dor? A dor um fenmeno biolgico natural, cujo mecanismo serve para nos alertar sobre a existncia de algo errado em nosso interior (orgnico ou psquico). Sob a tica de uma implicao fisiopatolgica ela pode estar relacionada a processos lesionais (ferimentos, traumatismos, queimaduras), inflamatrios e infeces. Segundo a IASP- International Association for the Study of Pain, a dor uma experincia sensitiva e emocional desagradvel associada ou relacionada leso real ou potencial dos tecidos. Cada indivduo aprende a utilizar esse termo atravs das suas experincias anteriores. Existe tambm a dor psicognica, na qual a origem da dor uma somatizao de sentimentos e conflitos no resolvidos. Freud denominou alguns destes aspectos de converso histrica. No primeiro caso as dores podem ser debeladas por meio da Acupuntura, Discopuntura e Discomassagem, que possui fortes recursos analgsicos e anestsicos, ou seja, estimula a produo de neuropeptdeos endgenos, permitindo que o organismo alivie a dor naturalmente. Extensas pesquisas nas universidades de Beijing comprovaram os efeitos anti-inflamatrios e imunolgicos da acupuntura, sendo assim um tratamento direto na causa do distrbio, pois no basta apenas analgesar a dor, preciso corrigir o distrbio que a est causando. Tambm a Hipnose um forte recurso no alvio da dor, sendo inclusive feitas cirurgias

com anestesia hipntica em pacientes com sensibilidade anestesia qumica. As experincias do Dr. Bikow que demonstram alteraes nas taxas leucocitrias evidenciam a Hipnose como um recurso de estimulao orgnica para a auto cura. Nos casos em que a dor no apresente uma etiologia fsica comprovvel em exames laboratoriais, possvel recorrer a terapia de regresso, psicanlise e tcnicas de hipnoterapia clnica. Algumas dores esto associadas depresso e provocam concomitantemente um quadro de mau humor e irritabilidade. Algumas dores podem ser curadas, outras podem ser amenizadas, mas em todo caso, sempre h um benefcio em buscar alguma soluo, pois a dor, alm de uma aviso de que algo est errado, provoca tambm uma srie de repercusses na vida pessoal, social, profissional e afetiva. A dor prejudica os estados de humor, provocando irritabilidade, apatia e depresso, alm disso, dificulta a tomada de decises, com prejuzos na concentrao e execuo de tarefas. Em outros casos provoca limitaes fsicas, impedindo o desempenho profissional e a convivncia social. Em suma, impedem, de uma forma ou de outra, que a pessoa viva plenamente e feliz. Na atualidade, quando as dores no conseguem ser solucionadas, procura-se o seu controle mediante tcnicas de abordagem psicolgica e biofeedback, procurando minorar as limitaes que a dor provoca e relacionando-se melhor com a condio lgica. Tipos de Dor Existem vrias classificaes de dor conforme os itens considerados, tais como sua durao, manifestao, intensidade etc. Em geral podemos aplicar a seguinte classificao, considerando a durao da sua manifestao: DOR AGUDA - Aquela que se manifesta transitoriamente durante um perodo relativamente curto, de minutos a algumas semanas, associada a leses em tecidos ou rgos, ocasionadas por inflamao, infeco, traumatismo ou outras causas. Normalmente desaparece quando a causa corretamente diagnosticada e quando o tratamento recomendado pelo especialista seguido corretamente pelo paciente. DOR CRNICA - Tem durao prolongada, que pode se estender de vrios meses a vrios anos e que est quase sempre associada a um processo de doena crnica. A dor crnica pode tambm pode ser conseqncia de uma leso j previamente tratada. Exemplos: Dor ocasionada pela artrite reumatide (inflamao das articulaes), dor do paciente com cncer, dor relacionada a esforos repetitivos durante o trabalho, dor nas costas e outras. DOR RECORRENTE - Apresenta perodos de curta durao que, no entanto, se repetem com freqncia, podendo ocorrer durante toda a vida do indivduo, mesmo sem estar associada a um processo especfico. Um exemplo clssico deste tipo de dor a enxaqueca.

Fibromialgia No passado, as pessoas que apresentavam dores generalizadas e uma srie de queixas mal definidas no eram levadas muito a srio, rotulando-as de imaginrias ou psicolgicas. Atualmente, este quadro caracterizado por uma condio dolorosa generalizada e crnica foi denominada de fibromialgia, que por seu potencial de prejudicar a qualidade de vida e o desempenho profissional do portador, tm motivos suficientes para que o paciente seja levado a srio em suas queixas. considerada uma sndrome por englobar vrias manifestaes clnicas. Entre os principais sintomas esto: dor muscular (no inflamatria), geralmente difusa e por todo o corpo (uma dor turista, que passeia pelo corpo, um dia di num lugar, outro dia em outro...), fadiga, indisposio, distrbios do sono, cefalia, parestesias (formigamentos), tenso pr-menstrual, irritabilidade, alteraes de humor, inchao subjetivo das extremidades, intestino irritvel, depresso e ansiedade. Outro sintoma significativo encontrado foi a disfuno cognitiva global alterada, com perdas de memria e confuso mental. Comorbidade: ela pode ocorrer concomitantemente com outras enfermidades, como artrite reumatide, osteoartrite, hrnia de disco, osteoporose, lpus eritematoso sistmico, distimia, hipotireoidismo e diabetes mellitus tipos 1 e 2. Sua etiologia parece estar relacionada com fatores desencadeantes como doenas infecciosas virais ou bacterianas, traumas fsicos ou psquicos, problemas emocionais com envolvimento de perdas ou conflitos. Em diversas pesquisas, tem-se observado que o estresse extremamente importante como fator concomitante ou desencadeante na fibromialgia. Constatou-se que pessoas perfeccionistas so mais propensas a sofrerem da sndrome. Tendo em vista a relao da fibromialgia com aspectos relacionados ao estresse e os sintomas mentais e psquicos, bem como o quadro de sintomas dolorosos, de distrbio do sono e cansao, as Terapias Naturais oferecem recursos que auxiliam na reduo dos sintomas fsicos e na remodelagem psquica que assegure um comportamento menos estressante. De uma maneira geral podem ser aplicados os seguintes recursos:

Biodisco: aplicar nos locais onde mais ocorre a dor e nos pontos auxiliares. Nos membros superiores, IG4 e IG 11, nos membros inferiores, F2, F3 e BP6. Em geral use no VG 20 e VB34. Fitoterapia: Alface, Anis, Alfavaca, Hortel, Maracuj, Melissa e Valeriana. Consomese ou toma-se o ch. Estas plantas possuem propriedades calmantes.

Aromaterapia: MANJERONA, vetiver, camomila romana, eucalipto globulus, mentha, alecrim. Podem ser usados em leos ou cremes de massagem. importante certificar-se de que realmente so leos essenciais naturais de procedncia garantida. Cromoterapia: Azul, ndigo, Violeta e Verde. So cores calmantes e que auxiliam no controle da depresso e ansiedade. Florais qunticos e Oligoterapia: Calmallis, Corretor Anergico (Cu-Au-Ag), Hestelar (K), Criativia (Mg), Neurovit (Li), Positivis (P) etc. Geoterapia: compressas de argila ajudam na liberao de toxinas e conseqente reduo da dor. Auto-Hipnose: ao deitar-se repetir as seguintes formulaes: A cada dia estou mais calmo(a), tranqilo(a) e flexvel e Meu corpo saudvel e sinto-me muito bem. Hipnose: mais eficiente para produzir analgesia e alvio da dor e mudar os padres de comportamento que levam ao perfeccionismo. Terapia de Regresso: para remover traumas de infncia e padres de pensamentos que trazem preocupao e ansiedade. Musicoterapia: Steven Halpern, Anugama, Deuter, Chopin, Debussy, msicas de ondas Theta ou Alpha. Yogaterapia: a prtica dos sanas, de uma forma geral, ir auxiliar no alongamento e relaxamento muscular, promovendo o trnsito dos metablitos, que trar uma condio adequada a restaurao muscular e alvio da dor. O Pranayama, Yoganidra e Meditao potencializam os efeitos. Magnetoterapia: a aplicao de magnetos nos pontos de dor (tender points e acupontos) ajuda no alvio da dor. gua magnetizada e colcho magntico podem ajudar na limpeza dos metablitos que provocam dor. Piramidoterapia: alivia a dor e fortalece o corpo.

Enxaqueca e dores de cabea Existem vrios tipos de dores de cabea que acometem a populao em geral. Felizmente, em sua maioria elas no so sintoma de um problema grave, mas apenas sinais de tenso, fadiga, ansiedade ou distrbios emocionais. Algumas vezes, so o reflexo de um distrbio em alguma outra parte do corpo, muito raramente ocorrendo

como resultado de uma doena grave (tumores intra-cranianos, aneurisma, distrbios estruturais ceflicos etc). As cefalias primrias no so derivadas de leses estruturais e representam 90% das dores de cabea existentes, que subdividem em 3 tipos principais: a tensional, a enxaqueca ou migrnea e a cefalia em salvas. A cefalia tensional o tipo mais comum, aproximadamente 75 a 90% de todas pessoas que sofrem de dores de cabea freqentes apresentam este tipo de cefalia, que mais prevalente entre as mulheres. Seus episdios usualmente se iniciam na meia idade e geralmente so causadas por tenso muscular e dilatao vascular oriundas do estresse, ansiedade, depresso, problemas de postura, artrite cervical, doenas degenerativas dos discos e ossos da coluna cervical e doenas da articulao temporomandibular (ATM). Seus sintomas so a sensao de peso ou presso ou aperto na regio frontal, parietal ou occipital, com intensidade leve a moderada ou moderada, que no impedem as atividades rotineiras dirias. A musculatura do pescoo, base do crnio, escalpo, fronte, face, mandbula, ombros, e braos geralmente dolorosa quando apalpados, e tambm o couro cabeludo sensvel ao toque. A dor pode durar de horas a at sete dias consecutivos. Ela pode reincidir uma vez a cada ms ou mais de quinze dias por ms, neste caso j em sua forma crnica. A Enxaqueca considerada uma doena disfuncional do encfalo, no estrutural, caracterizada por dor de cabea de intensidade moderada ou grave, geralmente unilaterais , latejantes e freqentemente acompanhadas de nuseas, vmitos, intolerncia claridade , barulho e cheiro. Apresentam uma prevalncia de 16% nas mulheres e de 6 % dos homens. Acredita-se que ocorra devido a uma disfuno hereditria, de natureza episdica, em que ocorre uma diminuio na liberao dos neurotransmissores que inibem a sensao de dor, como a beta-endorfina e a serotonina. Existem as enxaquecas primrias, onde a dor de cabea o sintoma e a prpria doena; e as secundrias, onde a dor um sintoma decorrente de outra patologia (sinusite, distrbio hormonal, abscesso dentrio, um tumor cerebral etc.) As enxaquecas so uma das causas mais relevantes na diminuio da qualidade de vidas das pessoas. Concomitante s crises, o mau humor e indisposio (fsica ou mental) atrapalham os relacionamentos e o rendimento pessoal, prejudicando o convvio social, profissional e familiar. Aps uma crise os pacientes ficam prostrados e esgotados, como se um trator tivesse passado em cima. Prdromos: so sinais que aparecem antes da crise de enxaqueca. Alguns enxaquecosos sentem que vo ter uma crise de enxaqueca antes da dor aparecer. Estes avisos que o organismo fornece iniciam-se com antecedncia de uns dias ou horas, e so sentidos como: Desconforto na cabea Perda da capacidade de concentrao ou raciocnio

Irritabilidade Cansao e bocejos freqentes Alteraes do humor Diarria e/ou desconforto abdominal Desejo exagerado por algum tipo de alimento ou averso total Palidez Dormncia (parestesia) e/ou diminuio da fora muscular em um lado ou parte do corpo, geralmente nos membros inferiores ou superiores, face e lngua Percepo de pontos ou raios luminosos ou perda parcial ou total do campo de viso (chamados de aura) Alteraes de fala, tonturas e vertigens

Sintomas mais comuns nas crises da enxaqueca: Dor pulstil ou latejante (podendo ser em presso ou aperto) nas regies temporal e frontal A dor pode se apresentar mais de um lado da cabea ou em ambos Geralmente incapacita o paciente para as suas atividades normais Piora com esforos ou atividades fsicas e se inicia leve e progressivamente e geralmente terminam de forma gradual Duram em mdia de 4 a 72 horas quando no so tratadas As extremidades (mos e ps) podem ficar frios e suados

Intolerncia a odores fortes So associadas pelo menos dois dos seguintes sintomas: Enjo ou vmitos e intolerncia claridade ou rudos ( foto e fonofobia) Fatores desencadeantes: Os fatores desencadeantes das crises so: estresse, toxidade/alergia alimentar (alimentos contendo cafena, feniletilamina, tiramina, glutamato monossdico e nitritos), alteraes hormonais na mulher (menstruao), lcool (principalmente vinho tinto), alteraes climticas, luminosidade, odores, dormir (excesso, falta ou em horrio no habitual), exposio ao sol, esforo fsico etc. Alguns mdicos preconizam uma excluso

de alimentos e ingredientes da dieta para testar se estes so desencadeantes da crise, entre eles os mais comuns so: leite bovino, trigo, centeio, chocolate, ovos, laranja, cido benzico (conservante alimentar), queijos, tomate, aspartame, tartarazina (corante alimentar), nitritos (alimentos embutidos, salames, salsichas e enlatados). Fatores agravantes: esforos fsicos, movimentao do corpo, balanar ou abaixar a cabea durante a crise aumentam os sintomas. A cefalia em salvas a mais rara, acomete 0,1 a 0,4 % da populao, ocorre geralmente em perodos que duram at semanas ou meses, sobrevivendo em crises dirias de at 8 ataques de dor por dia, com durao de 15 a 45 minutos. Pode recorrer na mesma poca em anos seguintes. Entre os fatores desencadeantes esto a ingesto de lcool e drogas vasodilatadoras, exposio a altitudes (viagens de avio e escaladas), onde h um baixo suprimento de oxignio, incluindo aqui tambm a apnia do sono. Os ataques tendem a ocorrer pela manh ou a noite, durante o sono. A dor localizada ao redor do olho e sempre de um mesmo lado da cabea (unilateral). Ocorrem lacrimejamento, congesto ocular e corrimento nasal junto com a dor. A dor geralmente muito intensa, causando agitao e inquietude. As cefalias secundrias esto etiologicamente relacionadas a uma condio patolgica como tumor ou trauma craniano, distrbio vascular cerebral, infeco e problemas metablicos. Pode resultar de doenas dos olhos, ouvidos, pescoo, dentes e seios da face (sinusite). E tambm, alguns medicamentos podem ocasionar cefalia como efeito colateral. Cefalias secundrias intensas, sbitas, debilitantes, que se surgem aps uma batida ou trauma na cabea, que interfiram com as atividades normais acompanhados de outros sintomas como confuso mental, desorientao, vertigens, perda da conscincia, convulses, dor no olho ou no ouvido e febre, devem ser avaliadas por um mdico com urgncia. Tratamentos Naturais: A cefalia tensional pode ser melhorada com mudanas no estilo de vida, observando o repouso adequado e o gerenciamento das tenses e estresses do dia-a-dia. Quando as dores so freqentes e intensas deve-se tomar cuidado para no abusar na ingesto de analgsicos que pode levar ao aparecimento de cefalias rebote, cronificando o quadro. Algumas cefalias tensionais podem se beneficiar com os tratamentos naturais e alternativos como hipnose, yoga, acupuntura, massagens, terapias de reduo do estresse, meditao e "biofeedback". O Biodisco tem sido utilizado com grande eficcia e praticidade na resoluo deste tipo de cefalia. Em muitos casos necessrio ir raiz do problema: mudar a mente e o comportamento, erradicar o perfeccionismo, o nervosismo, o medo, a ansiedade e a depresso atravs da psicoterapia. H relatos de casos de dores de cabea sem resoluo com tratamentos diversos que foram curadas somente com Terapia de Regresso. De fato, muitas dores so de etiologia psicognica. Groddeck, considerado pai da psicossomtica, enfatiza a etiologia

psquica das dores e doenas de uma forma geral e como a psicanlise pode auxiliar na restaurao da sade.

Cansao e Sndrome da Fadiga Crnica O cansao uma das cinco queixas mais freqentes dos que procuram os cuidados mdicos. Apesar de ser um sintoma corriqueiro e geralmente associado como resultado de algum esforo fsico, ele pode ser um dos sintomas de algo mais grave. Por trs do cansao podem estar as doenas endcrinas e metablicas (diabetes, hipotireoidismo, etc), cardiovasculares (insuficincia cardaca, etc), pulmonares (enfisema, pleurite, etc), auto-imunes (lupus, esclerose mltipla, polimiosite, HIV, leucemia, etc) infecciosas (mononucleose, hepatite C etc), musculares e neurolgicas (miastenia gravis), tumores malignos, depresso, transtornos mentais, excesso de lcool ou drogas, obesidade etc E quando no devido a nenhuma dessas doenas passou a denominar-se Sndrome da Fadiga Crnica ou Encefalomielite Milgica. uma entidade nosolgica definida mas cujo agente etiolgico ainda no foi 100% comprovado. No se sabe a causa, no h exames de laboratrio especficos para identific-la e no h tratamento adequado. Segundo o International Chronic Fatique Syndrome Study Group, considera-se portadora da sndrome toda pessoa com fadiga generalizada, persistente e inexplicada (no resultado de esforo contnuo), ou recidivante, com pelo menos quatro dos sintomas abaixo, por pelo menos seis meses: - Dor de garganta; - Gnglios inflamados e dolorosos (linfadenopatias); - Dores musculares e fibromialgia; - Dores poliarticulares sem arttrite - Dor de cabea com padro diferente das anteriores; - Memria fraca com dificuldade de concentrao; - Sono que no reparador ou cansao aps o sono; no aliviado atravs do descanso; - Humor irritvel; - Sndrome do clon irritvel; - Fraqueza intensa e persistente por mais de 24 horas aps a execuo de atividades fsicas. O cansao pode ser tanto que atividades simples como limpar a casa, tomar um banho ou ir s compras, podem se tornar tarefas verdadeiramente penosas ou quase impossveis de realizar. A severidade da doena, alm dos sintomas que tornam a vida

do portador um suplcio, est na incapacitao que produz, acarretando prejuzos graves na vida social, profissional e familiar. Muitas vezes a doena tratada com desdm pelos amigos e familiares, taxando de frescura ou preguia. Nesses casos, essencial que a famlia e amigos compreendam que se trata de uma doena incapacitante e tentem dar mais apoio e compreenso. H casos em que o doente pode deixar de conseguir ter uma vida social e profissional regular, afetando tambm o convvio familiar e afetivo. Alguns especialistas associam a S.F.C. e a Fibromialgia como variantes da mesma condio ou a evoluo de uma para a outra. Na fibromialgia a queixa principal a dor, enquanto na S.F.C. o cansao, que a queixa secundria da fibromialgia. Estas sndromes atingem cerca de 3 a 6% da populao. Os estudos indicam que existe uma prevalncia de mulheres afectadas (cerca de 80%). A idade tpica em que se manifestam vai dos 20 aos 60, mas no exclui crianas, adolescentes ou idosos. Existem vrias teorias e estudos etiolgicos que apontam para possveis causas genticas, metablicas, imunolgicas, neurolgicas, virais ou conseqncia de traumas fsicos ou psicolgicos. Recentemente, algumas pesquisas apontam para intoxicao qumica por pesticidas (organoclorados, organofosforados, carbonatos, piretrides, fumigantes e rodenticidas) e outras substncias txicas. Constatou-se que alguns pacientes que referiram um incio gradual da SFC submeteramse a um quadro de stress emocional significativo, procedimentos dentrios, histerectomia, episdios de sinusite, exposio a pesticidas, mais do que aqueles que referiram a enfermidade de incio sbito. Alguns especialistas recomendam acupuntura, massagens, ginstica leve e aerbica, yoga, fisioterapia, hidroterapia, homeopatia, reiki, meditao, tai chi chuan e outras terapias brandas e no invasivas. Embora, afirme-se que no h comprovaes oficiais da validade dessas tcnicas, elas tem sido aplicadas com resultados satisfatrios em alguns casos. Tambm na fitoterapia e nutroterapia existem vrias ervas e suplementos naturais (complexos vitamnicos e energticos) que podem ajudar a fortalecer o organismo, combater a depresso, melhorar o sono e reduzir as dores. O clcio e magnsio so minerais essenciais que geralmente se encontram em baixos nveis nos portadores de fibromialgia e SFC, podem ser suplementados pela oligoterapia. Abordagens psicoterpicas, hipnose e biofeedback auxiliam no gerenciamento da dor e do stress causado pelas incapacitaes. E promovem a reincluso do indivduo nas suas funes cotidianas e profissionais. As Terapias Naturais de uma forma geral fundamentam-se na existncia da Energia Vital, que forma o Corpo Vital ou Duplo-etrico, um campo bio-eletromagntico que permeia e vitaliza o corpo. Este Biocampo, como designado pelo Dr.John Pierrakos, ou Campo L ( de Life = vida), como designado pelo Dr. Harold Saxton Bur, o responsvel pela manuteno da vida e todas as suas expresses. Pela viso naturista qualquer tipo de cansao ou fadiga o resultado da exausto do fundo vital.

Na Medicina Tradicional Chinesa, particularmente na Acupuntura, quando o fluxo de Energia Vital, denominado de Chi, entra em desequilbrio, surgem as doenas. Dessa forma, eles restauram o fluxo vital para trazer o equilbrio orgnico e psquico. Tai Chi Chuan e Yoga so tcnicas corporais que aumentam a capacidade de absoro da energia vital. Esta encontra-se em maior quantidade na natureza, da a importncia do contato com a natureza. A ingesto de alimentos naturais e frescos tambm uma excelente fonte de energia vital. O Biodisco por ser um gerador de energia vital pode ser um excelente coadjuvante nos tratamentos da SFC. Quando aplicados nos pontos de acupuntura que ativam a vitalidade (R1, R7, VC17, E36, IG4, F3) podem potencializar os processos curativos da SFC.

Abaixo seguem os exemplos de como usar o Biodisco Anti Dor de acordo com os tipos de dor. Usaremos a terminologia simples para maior entendimento.

Artrite e artrose: aplicar sobre o local afetado, localizando os pontos de maior sensibilidade. Combinando com B11. Bursite: aplica-se no local de maior dor e sobre a regio dos deltides. Combinando com IG11 ou IG4. Clicas Mentruais: aplica-se sobre o a regio uterina e BP6 bilateral. F2 potencializa. Contuses e Hematomas: aplicar sobre o local afetado e de maior sensibilidade. . Dor nos Braos: se a dor for causada por esforo muscular repetitivo ou contuso, aplicar sobre o local dolorido. Combinando com IG11 ou IG4. Se a dor apresentar formigamento, sensao de frio e/ou perca de fora e movimento, possvel que seja de origem nevrlgica, ento aplica-se as pastilhas no pescoo, na musculatura enrijecida, que provoca o achatamento do espao intervertebral com compresso da radcula nervosa, neste caso, a aplicao de quiropraxia e massagens o tratamento mais efetivo. Dores de Cabea: de origem tensional, aplicar na testa e na regio dos ombros e pescoo, sobre os msculos tensos; enxaquecas, aplicar na regio temporal, ao redor da orelha e na nuca no VB20. Dor Citica: aplicar na regio lombar ou sacral mais sensvel presso com os dedos. Na regio gltea. E tambm no local da dor irradiada, atrs da perna ou lateral. Combinar com B54, B60 ou B65. Este tipo de dor geralmente originado pelo pinamento da radcula nervosa, devido um mau posicionamento vertebral (reduo do espao intervertebral ou listese, e requer, muitas vezes, a manipulao vertebral por meio da quiropraxia, sendo assim, o biodisco ter apenas efeito paliativo no alvio da dor.

Dor no Cotovelo ou Epicondilite: aplicar sobre a regio dolorosa. Combinar com TA10 ou TA5. Dor nos Joelhos: aplicar no local da dor, principalmente onde encontrar mais rigidez muscular. Combinar com E36 ou B54 Dor Lombar: aplicar ao lado das vrtebras lombares na regio dolorosa e sobre os msculos paravertebrais. Combinar com B23 e B60. Dor Miofascial: aplicar sobre o local de maior dor, combinando com VB34, IG4 (membros superiores), E36 (membros infeiores). Dor e tenso nos Ombros: aplicar sobre a regio afetada e VB21 e ou IG4. Dor de Ouvido/Zumbido: aplicar ao redor da orelha (pavilho auricular), sobre o mastideo (uma salincia ssea que fica atrs da orelha) e toda regio contornando a orelha. Combinar com IG4, TA5 ou ID3. Dor nos Ps: aplicar sobre a regio dolorosa; se for na sola, aplicar a noite, ao dormir. Combinar com F3 e BP6. Fibromialgia: eleger a regio a ser tratada, aplicando sobre os pontos mais dolorosos. Combinar com VG20, VB34, E36 (membros inferiores), IG4 (membros superiores) e F3. Joanetes: aplicar sobre a regio dolorosa, usando calado aberto. Combinar com F3 e BP6. L.E.R. e D.O.R.T: aplicar na regio afetada. Caso seja nos braos, aplicar tambm na regio do pescoo, ao lado das vrtebras cervicais, combinando com IG4 e IG11. Tendinites: aplicar sobre a regio afetada. Combinar com VB34. Tenso, Dor e Cansao Muscular: aplicar sobre a regio onde h maior rigidez e dor muscular. Combinar com VB34 e F3. Torcicolo: aplicar ao lado das vrtebras do pescoo e ombros, do lado em que ocorre a dor ao mover a cabea. Combinar com VB20, VB21 e F3. Este tipo de dor geralmente originado pelo pinamento da radcula nervosa, devido um mau posicionamento vertebral (reduo do espao intervertebral ou listese, e requer, muitas vezes, a manipulao vertebral por meio da quiropraxia, sendo assim, o biodisco ter apenas efeito paliativo no alvio da dor.

Вам также может понравиться