Вы находитесь на странице: 1из 4

GRAVAO E REGENERAO DE REDES DE BRAGG EM FIBRAS HIDROGENADAS.

sis Conselvan [bolsista AT/CNPq] Valmir de Oliveira [Orientador] Hypolito Jos Kalinowski [Orientador]
Laboratrio de tica e Optoeletrnica Universidade Tecnolgica Federal do Paran Av. Sete de Setembro, 3165 80230-901 Curitiba PR isisconselvan@gmail.com, valmir@utfpr.edu.br, hjkalin@cpgei.ct.utfpr.edu.br Resumo - Neste trabalho so apresentados resultados da gravao de redes de Bragg em fibras pticas hidrogenadas e do processo de regenerao dessas redes. Palavras-chave: Redes de Bragg hidrogenadas, Regenerao trmica. Abstract - In this work results from the recording of Bragg gratings in hydrogenated fibers are presented, as well as results from the thermal regeneration of such gratings. Key-words: Bragg gratings, hydrogen loading, thermal regeneration.

INTRODUO Sensores de rede de Bragg (FBG) em fibra ptica so utilizados em diversas medies, pois no apresentam problemas de interferncias eletromagnticas, sua dimenso reduzida e so sensveis a diversos parmetros (fsicos e qumicos). Seu uso em diversas aplicaes ocorre em diferentes condies ambientais, sendo a faixa de temperaturas bastante extensa. Por exemplo, nas telecomunicaes as redes so utilizadas em temperaturas na faixa -10C a 80C, j em industrias de leo e gs a faixa de temperaturas alcana ~400C - 700C e em fundies de alumnio a temperatura pode chegar a 1000C. Nessas faixas mais altas os sensores apresentam problemas, principalmente ligados sua sobrevida. As limitaes de origem trmica podem ser melhoradas atravs de vrios processos [1]. Um desses processos o de hidrogenao associado a um tratamento trmico de aquecimento / resfriamento (annealing). Porm j foi observado, durante o tratamento trmico de fibras previamente hidrogenadas, um evento denominado regenerao [2], no qual a amplitude do sinal refletido pela rede fibra decai, total ou parcialmente, e ento cresce novamente. A rede original comumente chamada de semente, essa rede uma rede forte, saturada e apresentando lbulos laterais. A FBG regenerada possui espectro estreito e com lbulos laterais fortemente atenuados. O processo de regenerao no completamente compreendido, mas que est relacionado com a estrutura da slica [2]. METODOLOGIA Mtodo de hidrogenao. Usualmente so hidrogenadas fibras do padro SMF, fabricada pela Furukawa, em uma cmara de hidrogenao com presso tpica de 110 kgf/cm2 durante um perodo de no mnimo 3 dias. A cmara tem um metro de comprimento, sendo esse o comprimento dos segmentos de fibras hidrogenados. Mtodo de gravao de FBG. No Laboratrio de Nanoestruturas (LANOE) h um sistema de gravao, vide esquema na figura 1, onde um laser de excmero KrF Coherent modelo XS 500 (1), emite um feixe de luz em 248nm com dimenses transversais de 3 por 5 mm, direcionado por dois espelhos (2) para uma ris (3), onde reduzido a um feixe circular com 3 mm de dimetro. O feixe novamente refletido por um espelho mvel (4), que pode ser deslocado at 25 mm atravs de um microposicionador (10), e focalizado por uma lente

cilndrica (5) sobre a fibra tica atravs de uma mscara de fase (6), criando dessa forma um padro interferomtrico sobre a fibra (9) posicionada adjacente mscara de fase. Durante o processo de gravao a fibra monitorada por um interrogador de FBG Micron-Optics modelo SM125 (7) que , assim como o laser, controlado por um laptop (8).

Figura 1 [3] Esquema de gravao de FBG Padro de gravao de fibras hidrogenadas. O laser opera com pulsos de durao 5 ns, com taxa de repetio entre 30 e 50 Hz, a energia por pulso ajustada na faixa de 4 a 8 mJ/pulso. O tempo de exposio varivel, tendo atigido o valor mximo de dez minutos para as redes analisadas. As redes obtidas tiveram de 3 a 20 mm de comprimento, com o feixe deslocado com velocidade de at 0,4 mm/s, o espectro das redes obtidas mostra o pico de reflexo na regio ao redor de 1540 nm. Caracterizao de temperatura. A fibra j gravada tem seu acrilato removido, emendada em uma das pontas a um rabicho (pigtail) e inserida em um tubo de ao inoxidvel com comprimento levemente maior que o tamanho do forno. O tubo inserido no forno de maneira a posicionar a FBG bem ao centro do forno, juntamente com um termopar para medida da temperatura. O lado oposto da fibra emendado a outro rabicho para eventuais medidas da luz transmitida. Uma fonte de luz (ASE) conectada porta 1 de um circulador ptico (vide esquema na figura 2). Uma das extremidades da rede conectada porta 2 e a porta 3 conectada porta 1 de uma chave ptica, o outro pigtail conectado porta 2 dessa mesma chave ptica e a porta de sada conectada a um analisador de espectro (OSA). Essa configurao permite registrar tanto o espectro de reflexo da rede (chave ptica na conectando a porta 1 sada) quanto aquele de transmisso (porta 2 conectada sada).

Figura 2 [3] Sistema de monitoramento durante aquecimento Padro de aquecimento de fibras hidrogenadas. O forno onde so colocadas as fibras conta com um controlador que permite a criao de alguns programas de aquecimento. O

usualmente utilizado com fibras hidrogenadas consiste em um aquecimento com tempo de subida de uma hora partindo da temperatura ambiente at 900C, durante o qual so coletados dados a cada 100C, em seguida a amostra deixada no patamar de 900C at a rede regenerar, coletando dados a cada 3 - 5 min., aps a regenerao desliga-se o forno e dados so coletados a cada 100C ou 50C durante o resfriamento. RESULTADOS Anlise dos dados. Os dados coletados so processados com o software Origin [4] ou no software Qtiplot [5] onde um espectro de referncia removido, com uma eventual supresso inicial de uma linha base para o zero. A linha de base fortemente dependente da reflexo em banda larga da luz lanada pela fonte. Essa reflexo origina-se no prprio retroespalhamento da fibra (em geral desprezvel) e nas interfaces de emendas e conectores, gerando nveis de fundo no reproducveis sobre diferentes amostras. Para contornar essa situao so efetuadas as medidas em transmisso, mas ao se comparar o tamanho do vale de um espectro de transmisso com o pico do espectro de reflexo, existe uma grande diferena na amplitude aparente. Por exemplo, uma fibra que mostre um sinal de 20 dB em reflexo pode mostrar apenas 0,5 dB em transmisso. Embora os espectros de transmisso sejam aqueles que indicam as mudanas efetivas na intensidade da rede, em aplicaes prticas o sinal de reflexo preferido por requerer acesso a apenas uma extremidade da fibra e permitir sinais em nveis mais elevados na deteco (dependentes da fonte de luz utilizada). Por essa razo, os resultados foram analisados no modo de reflexo. Os grficos mostrados nas figuras 3 e 4 so referentes a uma fibra SMF Furukawa padro, hidrogenada, gravada com 30 Hz, 8mJ/pulso, deslocando o feixe por 15 mm com velocidade de 0,0166 mm/s.

Figura 3 Amplitude e Temperatura pelo tempo A figura 3 apresenta a amplitude do sinal refletido e a temperatura do forno em funo do tempo durante o processo de aquecimento. A queda e sucessivo aumento na amplitude do sinal na regio entre 60min e 90min caracteriza a regenerao de uma rede de Bragg. Pode-se perceber que a queda da amplitude da rede semente ocorre de maneira rpida assim como a regenerao da nova rede. Observa-se tambm que aps o desligamento do forno (final do patamar de 900C) houve um pequeno decaimento na amplitude do sinal refletido pela rede, seguido de estabilizao. A figura 4 apresenta uma comparao entre os espectros de reflexo pticos da rede semente original e da rede regenerada, observam-se nesses espectros as caractersticas anteriormente mencionadas.

Figura 4 Espectro inicial e espectro final DISCUSSO E CONCLUSES As fibras regeneradas alm de serem mais estveis em temperaturas altas tambm apresentam lbulos laterais menos intensos e so mais estreitas do que as redes semente. A estabilidade observada no final do processo de regenerao (T>100 min no grfico da figura 3) facilita o uso das redes como sensores (ou filtros) em aplicaes de alta temperatura. Outros trabalhos mostram que as redes assim regeneradas podem ser utilizadas como sensores por perodos de tempo de vrias semanas ou meses, dependendo da faixa de temperatura [6]. Outra vantagem prtica dada pelo espectro mais estreito da rede regenerada, que permite melhor condio de deteco com esquemas simples de iluminao e deteco em banda estreita, ou por demodulao de intensidade. Como o processo de regenerao ainda no totalmente compreendido [2] as afirmaes em relao a esse processo devem ser cuidadosas. Mas sabe-se que se mantida em temperaturas elevadas a rede normalmente volta a decair, sendo ainda possvel regeneraes futuras. AGRADECIMENTOS Os autores agradecem o apoio atravs de bolsas e projetos de pesquisa do CNPq, CAPES e FINEP. REFERNCIAS [1] CANNING, John; BANDYOPADHYAY, Somnath; STEVENSON, Michael; BISWAS, Palas; FENTON, Jacob; ASLUND, Mattias. Regenerated Gratings. In: Journal of European optical Society- Rapid Publications 4. N 09052, Dez. 2009. [2] LINDNER, Eric; CHOJETZKI, Christoph; BRCKNER, Sven; BECKER, Martin; ROTHHARDT, Manfred and BARTELT, Hartmut. Thermal regeneration of fiber Bragg gratings in photosensitive fibers. In: OPTICS EXPRESS 12523, Vol. 17, N. 15, 20 julho 2009. [3] OLIVEIRA, Valmir de. Rede de Bragg para medio em alta temperatura. 2011. 74 f. Exame de Qualificao Programa de Ps-Graduao em Engenharia Eltrica e Informtica Industrial, Universidade Tecnolgica Federal do Paran, 2011. [4] Origin. PIC Informtica Ltda. Campinas, So Paulo, Brasil. [5] Qtiplot. BerliOS Developer. Berlin, Alemanha. [6] OIVEIRA, Valmir de, ABE, Ilda, MULLER, Mrcia, KALINOWSKI, Hypolito Jos. High Temperature Bragg Grating Sensors for Oil and Gas Applications. In: Proceedings of the International Conference on Fiber Optics and Photonics, Guwahati(India) 2010.

Вам также может понравиться