Вы находитесь на странице: 1из 9

MATERIAL DEMONSTRATIVO

LNGUA PORTUGUESA ANOTADA

LNGUA PORTUGUESA ANOTADA


COM QUESTES COMENTADAS

Sumrio
UNIDADE 1 Compreenso e interpretao de textos UNIDADE 2 Tipologia textual UNIDADE 3 Ortografia oficia UNIDADE 4 Acentuao grfica UNIDADE 5 Emprego das classes de palavras UNIDADE 6 Emprego do sinal indicativo de crase UNIDADE 7 Sintaxe da orao e do perodo UNIDADE 8 Pontuao UNIDADE 9 Concordncia nominal e verbal UNIDADE 10 Regncias nominal e verbal UNIDADE 11 Significao das palavras. UNIDADE 12 Redao de correspondncias oficiais UNIDADE 13 Referncia Bibliogrfica

TCNICO DO INSS FCC

www.beabadoconcurso.com.br

Todos os direitos reservados.

-2-

MATERIAL DEMONSTRATIVO

LNGUA PORTUGUESA ANOTADA

UNIDADE 1
Compreenso e interpretao de textos
Segredos da banca examinadora Fundao Carlos Chagas sobre Compreenso e Interpretao de textos. O candidato tem que observar que cada banca tem uma caracterstica. Nosso trabalho foi desenvolvido especificamente para o concurso pblico de Tcnico do Seguro Social(MPS INSS). Abordaremos todo o edital da disciplina Lngua Portuguesa, mostrando ao concursando (a) os assuntos mais importantes.

INTRODUO O segredo do sucesso do candidato, em uma prova de Lngua Portuguesa est ligado compreenso e interpretao do texto. Aquilo que o concursando (a) considera mais importante assume maior relevo no momento da leitura, com isso, mais facilmente memorizado. Os leitores mais atentos tm maior capacidade de apurar e selecionar os elementos importantes do texto, por isso, aquilo que guardam na memria resulta do processo seletivo no qual separa as informaes primrias das secundrias, fazendo com que aquelas fiquem menos sujeitas ao esquecimento. Nesse sentido, os candidatos (as) tm que ter noo de at que ponto obter uma representao coesa sobre o texto, como compreender suas ideias principais. Se perceber que no compreenderam, ou que existem lacunas, leia de novo o texto para clarificar o seu significado.

O QUE COMPREENDER UM TEXTO? A compreenso de um texto fundamenta-se num processo gradual durante o qual o leitor (concursando) procura uma configurao de esquemas, passagens, palavras que representem adequadamente cada uma das passagens de sua leitura. Essas passagens sugerem ao candidato interpretaes possveis que vo sendo avaliadas e reavaliadas em funo das frases seguintes, at que uma interpretao consistente seja, por fim, encontrada.

O QUE UM TEXTO? De acordo com as definies dos dicionrios ptrios: Uma frase, um fragmento de um dilogo, um dilogo, um provrbio, um verso, uma estrofe, um poema, um romance, e at mesmo uma palavra-frase, ou seja, a chamada frase de situao ou frase inarticulada, como a que se apresenta em expresses como Fogo!, Silncio!, situadas em contextos especficos so exemplos de texto. Todo texto tem aspectos estruturais, elementos que estabelecem relao entre si. Dentro deles temos a coeso e a coerncia, que do sentido e forma ao texto. A primeira a relao, a ligao, a conexo entre as palavras, expresses ou frases do texto. A segunda est relacionada com a compreenso, a interpretao do que se diz ou escreve. Um texto necessita ter sentido, isto , precisa ser coerente, por isso, h uma ligao desde a introduo, desenvolvimentos, at a sua concluso, mantendo clareza, concisa, objetividade com a temtica exposta pelo autor.

TCNICO DO INSS FCC

www.beabadoconcurso.com.br

Todos os direitos reservados.

-3-

MATERIAL DEMONSTRATIVO

LNGUA PORTUGUESA ANOTADA

O QUE INTERPRETAO DE TEXTO? Traduzimos como mandamentos. Observe com ateno um a um: 1. O candidato (a) tem que controlar sua ansiedade, precisa ler todo o texto mais de uma vez e procurar ter uma viso global, geral do assunto tratado. 2. Caso se depare com uma carncia vocabular, isto , palavras desconhecidas no pare de ler, siga em frente. 5. Voltar ao texto antes da resoluo da questo, sempre. 7. No se colocar no texto, no permitir que suas ideias influenciem no seu raciocnio, se prenda inteiramente no que diz o autor (a). 8. Desmembre o texto por paragrafos, com a finalidade de melhorar sua compreenso e interpretao. 9. Centralize questo por questo, separe as partes e os paragrafos do texto correspondente. 10. Verifique com ateno e muito cuidado, o comando da questo e volte ao texto para encontrar a resposta, s depois que voc ler as alternativas abaixo para a resoluo definitiva (A, B, C, D, E). 11. No momento que duas alternativas lhe parecem corretas, atente para a mais completa, pois essa ser considerada certa pela FCC. 12. No procure a verdade exata na questo, mas sim a alternativa que melhor se enquadre no sentido do texto. 13. Normalmente, a banca FCC deixa uma pista para o candidato atento, como por exemplo, o sentido negativo ou positivo das alternativas, ou a semelhana delas. Isso dever denuncia a opo desejada. 14. Estabelea quais foram s opinies expostas pelo autor. Defina o tema e a mensagem, pois ele defende ideias e voc ter que descobri-las.

CUIDADO: No faa questes de prova de compreenso e interpretao de texto da banca examinadora FCC antes de ler, reler, marcar e fazer suas anotaes deles, uma vez que nas alternativas esto as armadilhas, se voc tiver pressa, provavelmente se enrolar em uma teia de aranha e perder a assertiva. Tenha em mente que o examinador da banca, quando cria a questo, ele j sabe quem ir eliminar, ele j sabe o porqu o candidato vai errar, ento, com nossa experincia no mundo do concurso, dividimos trs dicas que iro salvar a sua vaga: 1. Leia o texto, sempre, mais de uma vez, pois a primeira leitura a de familiarizao. Neste primeiro contato, o candidato (a) ainda est um pouco perdido, ansioso e cego. Espere, respire e comece novamente, agora, com olhos de tigre, de predador (a), marcando, sublinhando, circulando primeiro os verbos que identifiquem o autor do texto (se est em 1, 2 ou 3 pessoa), depois procure a partir da introduo at a concluso, a ideia central, a sntese, que normalmente se encontra na parte final (concluso). Seguido esses passos, passaremos para a segunda dica.
TCNICO DO INSS FCC

www.beabadoconcurso.com.br

Todos os direitos reservados.

-4-

MATERIAL DEMONSTRATIVO

LNGUA PORTUGUESA ANOTADA

2. De acordo com o que foi dito acima, enfatizamos que voc no pode se apressar, porquanto nas questes de interpretao de texto, por um raciocnio lgico, voc precisar ter domnio da leitura que realizou, da ideia do texto. Assim, o concursando (a) tem que ler com muita ateno o comando da questo, logo em seguida, voltar ao texto, isso mesmo, voltar ao texto e procurar o paragrafo que est no enunciado da assertiva (questo). No leia as alternativas diretamente, repito, no leia, siga a dica. Ao encontrar, a expresso ou seu sentido, circule-os, a partir desse momento, retorne diretamente para a resoluo das alternativas (A, B, C, D, E). Esse mtodo, que os examinadores da FCC querem que o candidato pratique, eles buscam concursandos (as) maduros, com essa viso. Pratique essa tcnica que no perder uma questo se quer de interpretao na prova. 3. Sempre elimine as alternativas que no tem semelhana com o assunto. Faa por excluso, pois o examinador da banca FCC utiliza a tcnica de incluso de personagens, termos, palavras que no existem no texto, ou eles extrapolam na argumentao, fugindo do tema proposto, com isso, cria vrias pegadinhas, tornando a alternativa incorreta. Fique atento quanto a esses aspectos, sempre vem em prova dessa banca.

IMPORTANTE: Expresses, do comando das questes de interpretao de texto, extradas das provas da

FCC. Como sabemos, os textos de concursos pblicos se dividem em vrios aspectos, com vrios termos. Segue os enunciados mais utilizados para compreenso de textos pela Fundao Carlos Chagas: O autor vale-se (...) O autor manifesta (...) O autor admite que (...) Destaca-se no texto (...) Uma sntese do texto (...) De acordo com o texto (...) Considerado o contexto (...) O assunto central do texto (...) O autor do texto mostra-se (...) Da compreenso geral do texto (...) Depreende-se da leitura do texto (...) Infere-se corretamente do texto que (...) Da leitura do texto correto concluir que (...)

OBSERVAO: As expresses acima se repetem, no incio dos enunciados, como Autor e Texto, na maior parte das vezes. Isso mostra uma caracterstica do comando da questo da FCC. Na verdade, as referidas palavras tm o mesmo sentido, j que o autor aquele que escreve o texto. Importante observarmos que quase todas as questes de interpretao da FCC a resposta ser encontrada no ltimo paragrafo, ou seja, na concluso. Vejamos: O autor vale-se (...) O autor manifesta (...)

TCNICO DO INSS FCC

www.beabadoconcurso.com.br

Todos os direitos reservados.

-5-

MATERIAL DEMONSTRATIVO

LNGUA PORTUGUESA ANOTADA

O autor admite que (...) Destaca-se no texto (...) De acordo com o texto (...) Da compreenso geral do texto (...) Depreende-se da leitura do texto (...) Infere-se corretamente do texto que (...) Da leitura do texto correto concluir que (...)

EXEMPLO: Fragmento do texto de prova da FCC Comando da questo: Da compreenso geral do texto (...)= ltimo paragrafo do texto = a *concluso: Falha o arqueiro que ultrapassa o alvo, da mesma maneira que aquele que no o alcana. Minha vista se perturba se de repente enfrenta uma luz violenta, quando ento vejo to pouco como na mais profunda escurido. RESPOSTA: desejvel que o equilbrio comande o exerccio das demais virtudes.
*A concluso retoma todo o texto, engloba, normalmente as ideias principais do autor.

EXPRESSES PERIGOSAS que so utilizadas com frequncia nas questes de interpretao de texto pela FCC: SNTESE=Obteno de um todo, a partir dos seus componentes e elementos primordiais. CONTEXTO= o conjunto de circunstncias em que se produz a mensagem que se deseja emitir- lugar e tempo, cultura do emissor e do receptor, DEPREENDER = Chegar compreenso ou ao conhecimento de; perceber, inferir, induzir INFERERIR= Tirar uma concluso a partir de um fato, de um princpio. Concluir, deduzir.
QUESTES DE PROVAS ANTERIORES RELACIONADAS AO TEMA EXPOSTO ACIMA

TEXTO
Preocupada com a ameaa de repetio da crise alimentar que provocou conflitos em vrias partes do mundo em 2008, a Organizao das Naes Unidas para Alimentao e Agricultura (FAO) convocou uma reunio de emergncia, em Roma. As causas dos problemas atuais so bem diferentes das que, h dois anos, levaram o mundo a enfrentar uma sria crise de alimentos. Neste ano, o mundo dever colher a terceira maior safra de gros da histria e os estoques mundiais esto em nvel bem mais alto do que em 2008. Mesmo assim, as cotaes de alguns dos principais produtos, de grande consumo pelas populaes mais pobres do planeta, subiram muito nos ltimos meses e algumas, como as do trigo, mantm tendncia de alta. Protestos contra a alta exagerada de alguns produtos, como o po, e a escassez de outros, j ocorreram em Moambique, no Egito e na ndia. Na Rssia, a falta de trigo preocupa a populao, e a histria recente

TCNICO DO INSS FCC

www.beabadoconcurso.com.br

Todos os direitos reservados.

-6-

MATERIAL DEMONSTRATIVO

LNGUA PORTUGUESA ANOTADA

do pas mostra que a escassez de produtos essenciais como salsicha, sal e vodca, alm de farinha de trigo pode resultar em instabilidade poltica. Uma combinao de pnico de escassez prolongada e um grande fluxo de investimentos que no encontram atrativos no mercado financeiro para a especulao com estoques e preos de produtos agrcolas est provocando, h alguns meses, uma alta contnua das cotaes de alimentos. O ndice geral de preos est no seu nvel mais alto desde setembro de 2008. Um conjunto de ms notcias assustou os consumidores, que foram s compras, o que est pressionando os preos ainda mais para cima. A Rssia transformou-se na principal fonte de notcias ruins para o mercado mundial de alimentos. Assolada pela seca, que deu origem a muitos incndios nas plantaes, estima que este ano sua produo de gros ser 38% menor do que a de 2009. As inundaes na sia destruram plantaes e dificultaram a distribuio de produtos, especialmente para a populao mais pobre. Nesse quadro, alguns produtores preferiram manter o produto estocado a vend-lo pelos preos oferecidos, o que estimulou a alta. Alm disso, com os juros baixos na maioria dos pases, como parte das medidas de estmulo para as economias afetadas pela crise mundial, investidores esto buscando outras opes de aplicao, e as encontram no mercado de produtos agrcolas, cujos preos, por isso, sobem mais. So notcias preocupantes, mas as reservas mundiais em gros, suficientes para cobrir a quebra de produo provocada pelos fenmenos climticos, deveriam conter seus efeitos. Infelizmente, esse dado no est sendo levado na devida conta.
(Adaptado de O Estado de S. Paulo, Notas e Informaes, A3, 12 de setembro de 2010)

1. Considerando-se o texto: a) Regimes polticos em pases assolados por graves fenmenos climticos so incapazes de conter a revolta da populao afetada pela alta nos alimentos. b) O assunto se desenvolve a partir da comparao entre situaes de crise na oferta de alimentos: uma anterior, em 2008, e outra, no momento atual. c) O autor se preocupa, principalmente, em apontar as catstrofes climticas ocorridas em vrias regies como responsveis pela crise atual na oferta de alimentos. d) O rgo da Organizao das Naes Unidas voltado para a agricultura parece ser o nico responsvel pela manuteno dos estoques de alimentos no mundo todo. e) Em razo do aumento da populao dos pases mais pobres, houve maior consumo de alimentos, fato que provocou escassez de alguns produtos bsicos.

1. COMENTRIO: A letra correta a B. O examinador da banca FCC, frequentemente, cobra esse assunto (interpretao de texto). Chamo ateno para o candidato em relao ao comando da questo Considerando-se o texto. A questo ao afirmar que o assunto se desenvolve a partir da comparao entre situaes de crise na oferta de alimentos: uma anterior, em 2008, e outra, no momento atual. Faz

TCNICO DO INSS FCC

www.beabadoconcurso.com.br

Todos os direitos reservados.

-7-

MATERIAL DEMONSTRATIVO

LNGUA PORTUGUESA ANOTADA

com que, no texto, o autor mencione as datas de 2008 e 2009, no obstante ter citado o ano de 2010, infere-se que o autor se posiciona contemporaneamente. 1. GABARITO DEFINITIVO: B.

TCNICO DO INSS FCC

www.beabadoconcurso.com.br

Todos os direitos reservados.

-8-

MATERIAL DEMONSTRATIVO

LNGUA PORTUGUESA ANOTADA

UNIDADE 13
Referncia Bibliogrfica

BECHARA, E. Moderna Gramtica Portuguesa. 37. Ed. Atualizada pelo Novo Acordo Ortogrfico. Rio de Janeiro: Lucerna: 2009. CEGALA, Domingos P. Novssima gramtica da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna. CUNHA, C. F.; CINTRA, L. F. Nova gramtica do portugus contemporneo. RJ, Nova Fronteira. LUFT, Celso Pedro. A vrgula. So Paulo: tica, 2009. MARCUSCHI, L. A. Produo textual, anlise de gneros e compreenso. So Paulo: Parbola, 2008. DIONISIO, ngela Paiva / BESERRA, Normanda da Silva Tecendo textos Construindo Experincias. MEURER, Jos Luiz , ROTH, Desire Motta Gneros Textuais. http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipdia http://www.planalto.gov.br

TCNICO DO INSS FCC

www.beabadoconcurso.com.br

Todos os direitos reservados.

-9-

Вам также может понравиться