Вы находитесь на странице: 1из 7

Ren Descartes Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

(Redirecionado de Descartes) Ren Descartes Ren Descartes em pintura de Frans Hals Nascimento 31 de maro de 1596

La Haye en Touraine (atualmente Descartes), Indre-et-Loire, Frana Morte 11 de fevereiro de 1650 (53 anos) Estocolmo, Sucia Nacionalidade Francesa Flag of France.svg Ocupao Influncias Influncias[Expandir] Influenciados Influenciados[Expandir] Magnum opus Discurso sobre o mtodo Escola/tradio Principais interesses Cartesianismo, racionalismo, fundacionalismo Metafsica, Epistemologia, Matemtica, Cincia Filsofo, matemtico, fsico

Ideias notveis Cogito ergo sum, dualismo cartesiano, dvida metdica, sistema de coordenadas cartesiano, argumento ontolgico para a existncia de Deus, considerado o fundador da Filosofia Moderna

Ren Descartes (La Haye en Touraine, 31 de maro de 1596 Estocolmo, 11 de fevereiro de 1650[1]) foi um filsofo, fsico e matemtico francs[1]. Durante a Idade Moderna tambm era conhecido por seu nome latino Renatus Cartesius.

Notabilizou-se sobretudo por seu trabalho revolucionrio na filosofia e na cincia, mas tambm obteve reconhecimento matemtico por sugerir a fuso da lgebra com a geometria fato que gerou a geometria analtica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Por fim, ele foi uma das figuras-chave na Revoluo Cientfica.

Descartes, por vezes chamado de "o fundador da filosofia moderna" e o "pai da matemtica moderna", considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da Histria do Pensamento Ocidental. Inspirou contemporneos e vrias geraes de filsofos posteriores; boa parte da filosofia escrita a partir de ento foi uma reao s suas obras ou a autores supostamente influenciados por ele. Muitos especialistas afirmam que a partir de Descartes inaugurou-se o racionalismo da Idade Moderna. Dcadas mais tarde, surgiria nas Ilhas Britnicas um movimento filosfico que, de certa forma, seria o seu oposto - o empirismo, com John Locke e David Hume. ndice [esconder]

1 Vida 2 Pensamento 2.1 O primeiro pensador moderno 3 Geometria 4 Obras importantes 5 Citaes 6 Referncias 7 Bibliografia 8 Ver tambm 9 Ligaes externas

[editar] Vida

Ren Descartes nasceu no ano de 1596 em La Haye[2], a cerca de 300 quilmetros de Paris[1] (hoje Descartes), no departamento francs de Indre-et-Loire. A sua me, Jeanne Brochard, morreu quando ele tinha um ano[1]. Com oito anos, ingressou no colgio jesuta[2] Royal Henry-Le-Grand, em La Flche. O curso em La Flche durava trs anos, tendo Descartes sido aluno do Padre Estevo de Noel, que lia Pedro da Fonseca nas aulas de Lgica, a par dos Commentarii. Descartes reconheceu que l havia certa liberdade, no entanto no seu Discurso sobre o mtodo declara a sua decepo no com o ensino da escola em si mas com a tradio Escolstica, cujos contedos considerava confusos, obscuros e nada prticos. Em carta a

Mersenne, diz que "os Conimbres so longos, sendo bom que fossem mais breves. Crtica, alis, j ento corrente, mesmo nas escolas da Companhia de Jesus". Descartes esteve em La Flche por cerca de nove anos (1606-1615).[3] "Descartes no mereceu, como se sabe, a plena admirao dos escolares jesutas, que o consideravam deficiente filsofo".[4] Prosseguiu depois seus estudos graduando-se em Direito, em 1616, pela Universidade de Poitiers.

No entanto, Descartes nunca exerceu Direito, e em 1618 foi para a Holanda alistou-se no exrcito do Prncipe Maurcio de Nassau[1], com a inteno de seguir carreira militar[1]. Mas se achava menos um ator do que um espectador: antes ouvinte numa escola de guerra do que verdadeiro militar. Conheceu ento Isaac Beeckman, que o influenciou fortemente e comps um pequeno tratado sobre msica intitulado Compendium Musicae (Compndio de Msica).

Tambm dessa poca (1619-1620) o Larvatus prodeo (Ut com di, moniti ne in fronte appareat pudor, personam induunt, sic ego hoc mundi teatrum conscensurus, in quo hactenus spectator exstiti, larvatus prodeo.[5] Esta declarao do jovem Descartes no prembulo das Cogitationes Privatae (1619) interpretada como uma confisso que introduz o tema da dissimulao, e, segundo alguns, marca uma estratgia de separao entre filosofia e teologia. Jean-Luc Marion, em seu artigo Larvatus pro Deo : Phnomnologie et thologie refere-se abordagem dionisaca do homem escondido diante de deus (larvatus pro Deo) como justificativa teolgica do filsofo que avana mascarado (larvatus prodeo).

Em 1619, viaja at a Alemanha[1], onde, segundo a tradio, no dia 10 de Novembro, teve uma viso em sonho de um novo sistema matemtico e cientfico[1]. No mesmo ano ele viaja para a Dinamarca e Polnia[1]. Em 1622, ele retorna Frana passando os anos seguintes em Paris[1].

Em 1628 compe as Regulae ad directionem ingenii (Regras para a Direo do Esprito)[1] e parte para os Pases Baixos, onde viver at 1649[1]. Em 1629, comea a redigir o Tratado do Mundo, uma obra de Fsica na qual aborda a sua tese sobre o heliocentrismo[1]. Porm, em 1633, quando Galileu condenado pela Inquisio, Descartes abandona seus planos de public-lo[1]. Em 1635 nasce Francine[1], filha de uma servial. A criana batizada no dia 7 de Agosto de 1635 mas morre precocemente em 1640[1], o que foi um grande baque para Descartes.

Em 1637, publica trs pequenos tratados cientficos: A Diptrica, Os Meteoros e A Geometria[1], mas o prefcio dessas obras que faz seu futuro reconhecimento: o Discurso sobre o mtodo.

Em 1641, aparece sua obra filosfica e metafsica mais imponente: as Meditaes Sobre a Filosofia Primeira, com os primeiros seis conjuntos de Objees e Respostas. Os autores das objees so: do primeiro conjunto, o telogo holands Johan de Kater; do segundo, Mersenne; do terceiro, Thomas Hobbes; do quarto, Arnauld; do quinto, Gassendi; e do sexto conjunto, Mersenne.

Em 1642, a segunda edio das Meditaes inclua uma stima objeo, feita pelo jesuta Pierre Bourdin, seguida de uma Carta a Dinet.

Em 1643, o cartesianismo condenado pela Universidade de Utrecht[1]. Descartes inicia a sua longa correspondncia com a Princesa Isabel (1618 1680), filha mais velha de Frederico V e de Isabel da Bomia. A correspondncia dever durar sete anos, at a morte do filsofo, em 1650[1].

Tambm no ano de 1643, Descartes publica Os Princpios da Filosofia[1], onde resume seus princpios filosficos que formariam "cincia". Em 1644, faz uma visita rpida a Frana onde encontra Chanut, o embaixador francs junto corte sueca, que o pe em contato com a rainha Cristina da Sucia. Nesta ocasio, Descartes teria declarado que o Universo totalmente preenchido por um "ter" onipresente. Assim, a rotao do Sol, atravs do ter, criaria ondas ou redemoinhos, explicando o movimento dos planetas, tal qual uma batedeira. O ter tambm seria o meio pelo qual a luz se propaga, atravessando-o pelo espao, desde o Sol at ns.

Em 1647 Descartes premiado pelo Rei da Frana com uma penso e comea a trabalhar na Descrio do Corpo Humano. Entrevista Frans Burman em Egmond-Binnen (1648), resultando na Conversa com Burman. Em 1649, vai Sucia, a convite da Rainha Cristina[1]. Seu Tratado das Paixes, que ele dedicou a sua amiga Isabel da Bomia, fora publicado.

Ren Descartes morreu de pneumonia no dia 11 de Fevereiro de 1650, em Estocolmo, depois de dez dias doentes[1], onde estava trabalhando como professor a convite da Rainha. Acostumado a trabalhar na cama at meio-dia, h de ter sofrido com as demandas da Rainha Christina, cujos estudos comeavam s 5 da manh. Como um catlico num pas protestante, ele foi enterrado num cemitrio de crianas no batizadas, na Adolf Fredrikskyrkan, em Estocolmo.

Em 1667, os restos de Descartes foram repatriados para a Frana e enterrados na Abadia de Sainte-Genevive de Paris. Um memorial construdo no sculo XVIII permanece na igreja sueca.

No mesmo ano a Igreja Catlica coloca os seus livros na lista proibida[1].

Embora a Conveno, em 1792, tenha projetado a transferncia do seu tmulo para o Panthon, ao lado de outras grandes figuras da Frana, desde 1819, seu tmulo est na Igreja de Saint-Germain-des-Prs, em Paris.[6]

A vila no vale do Loire onde ele nasceu foi renomeada La Haye-Descartes e, posteriormente, j no final do sculo XX, Descartes. [editar] Pensamento Question book.svg Esta pgina ou seco no cita nenhuma fonte ou referncia, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2009). Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodap. Encontre fontes: Google notcias, livros, acadmico Scirus. Veja como referenciar e citar as fontes.

O pensamento de Descartes revolucionrio para uma sociedade feudalista em que ele nasceu, onde a influncia da Igreja ainda era muito forte e quando ainda no existia uma tradio de "produo de conhecimento". Aristteles tinha deixado um legado intelectual que o clero se encarregava de disseminar.

Foi um dos precursores do movimento, considerado o pai do racionalismo, e defendeu a tese de que a dvida era o primeiro passo para se chegar ao conhecimento.

Descartes viveu numa poca marcada pelas guerras religiosas entre Protestantes e Catlicos na Europa - a Guerra dos Trinta Anos. Viajou muito e viu que sociedades diferentes tm crenas diferentes, mesmo contraditrias. Aquilo que numa regio tido por verdadeiro, considerado ridculo, disparatado e falso em outros lugares.

Descartes viu que os "costumes", a histria de um povo, sua tradio "cultural" influenciam a forma como as pessoas pensam naquilo em que acreditam. [editar] O primeiro pensador moderno

Descartes considerado o primeiro filsofo moderno [7], . A sua contribuio epistemologia essencial, assim como s cincias naturais por ter estabelecido um mtodo que ajudou no seu desenvolvimento. Descartes criou, em suas obras Discurso sobre o mtodo e Meditaes a primeira escrita em francs, a segunda escrita em latim, lngua tradicionalmente utilizada nos textos eruditos de sua poca - as bases da cincia contempornea.

O mtodo cartesiano consiste no Ceticismo Metodolgico - que nada tem a ver com a atitude ctica: duvida-se de cada ideia que no seja clara e distinta. Ao contrrio dos gregos antigos e dos escolsticos, que acreditavam que as coisas existem simplesmente porque precisam existir, ou porque assim deve ser etc., Descartes instituiu a dvida: s se pode dizer que existe aquilo que puder ser provado, sendo o ato de duvidar indubitvel. Baseado nisso, Descartes busca provar a existncia do prprio eu (que duvida, portanto, sujeito de algo - ego cogito ergo sum- eu que penso, logo existo) e de Deus.

Tambm consiste o mtodo de quatro regras bsicas:

verificar se existem evidncias reais e indubitveis acerca do fenmeno ou coisa estudada; analisar, ou seja, dividir ao mximo as coisas, em suas unidades mais simples e estudar essas coisas mais simples; sintetizar, ou seja, agrupar novamente as unidades estudadas em um todo verdadeiro; enumerar todas as concluses e princpios utilizados, a fim de manter a ordem do pensamento.

Em relao Cincia, Descartes desenvolveu uma filosofia que influenciou muitos, at ser superada pela metodologia de Newton. Ele sustentava, por exemplo, que o universo era pleno e no poderia haver vcuo. Acreditava que a matria no possua qualidades secundrias inerentes, mas apenas qualidades primarias de extenso e movimento.

Ele dividia a realidade em res cogitans (conscincia, mente) e res extensa (matria). Acreditava tambm que Deus criou o universo como um perfeito mecanismo de moo vertical e que funcionava deterministicamente sem interveno desde ento.

Matemticos consideram Descartes muito importante por sua descoberta da geometria analtica. At Descartes, a geometria e a lgebra apareciam como ramos completamente separados da Matemtica. Descartes mostrou como traduzir problemas de geometria para a lgebra, abordando esses problemas atravs de um sistema de coordenadas.

A teoria de Descartes forneceu a base para o Clculo de Newton e Leibniz, e ento, para muito da matemtica moderna. Isso parece ainda mais incrvel tendo em mente que esse trabalho foi intencionado apenas como um exemplo no seu Discurso Sobre o Mtodo. [editar] Geometria

O interesse de Descartes pela matemtica surgiu cedo, no College de la Flche , escola do mais alto padro, dirigida por jesutas, na qual ingressara aos oito anos de idade. Mas por uma razo muito especial e que j revelava seus pendores filosficos: a certeza que as demonstraes ou justificativas matemticas proporcionam. Aos vinte e um anos de idade, depois de frequentar rodas matemticas em Paris (alm de outras), j graduado em Direito, ingressa voluntariamente na carreira das armas, uma das poucas opes dignas que se ofereciam a um jovem como ele, oriundo da nobreza menor da Frana. Durante os quase nove anos que serviu em vrios exrcitos, no se sabe de nenhuma proeza militar realizada por Descartes.

A geometria analtica de Descartes apareceu em 1637 no pequeno texto chamado Geometria, como um dos trs apndices do Discurso do Mtodo, obra considerada o marco inicial da filosofia moderna. Nela, em resumo, Descartes defende o mtodo matemtico como modelo para a aquisio de conhecimentos em todos os campos

Вам также может понравиться