Вы находитесь на странице: 1из 2

A Origem do sistema operacional Linux

Gustavo Rissetti Programa de Educao Tutorial (PET) Cincia da Computao Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Santa Maria RS Novembro de 2007 Resenha de: Ritchie, Dennis M. and Ken Thompson, Bell Laboratories. The UNIX Time-Sharing System. Fourth ACM Symposium on Operating Systems Principles, New York, October 1517, 1973. O artigo original encontra-se disponvel em http://cm.belllabs.com/cm/cs/who/dmr/cacm.html.

O artigo em questo trata sobre o desenvolvimento do sistema UNIX, o qual passou por vrios processos de aprimoramento para chegar ao estado que conhecemos hoje, com bom desempenho, um sistema bastante estvel e muito confivel, utilizado por muitas pessoas e empresas. Na dcada de 1960, inmeros esforos foram direcionados para o desenvolvimento de um verdadeiro sistema operacional de tempo compartilhado, com multiprogramao, que viesse a substituir os sistemas desenvolvidos at ento. Em 1965, o Massachussets Institute of Technology (MIT), a Bell Labs e a General Electric se uniram para desenvolver o MULTICS (MULTiplexed Information and Computing Service). Um dos pesquisadores da Bell Labs, Ken Thompson, desenvolveu sua prpria verso do sistema operacional, que veio a se chamar UNICS (UNiplexed Information and Computing Service), e posteriormente Unix. Esse por sua vez originou o Linux, que vem sendo aperfeioado constantemente. O Unix foi inicialmente desenvolvido em assembly para um minicomputador PDP-7 da Digital. Para torn-lo mais fcil de ser portado para outras plataformas, Thompson desenvolveu uma linguagem de alto nvel chamada B e reescreveu o cdigo do sistema nessa nova linguagem. Em funo das limitaes da linguagem B, Thompson e Dennis Ritchie, tambm da Bell Labs, desenvolveram a linguagem C, na qual o Unix seria reescrito e, posteriormente, portado para um minicomputador PDP-11 em 1973. Assim, alm dos pesquisadores terem criado um dos mais estveis sistemas operacionais, deram origem a uma das linguagens de programao mais utilizadas at hoje, que possibilita que o programador faa praticamente tudo o que quiser. Nesse aspecto o artigo se torna interessante ao mostrar a importncia da linguagem C, com o seu uso para reescrever o cdigo do sistema operacional, tornando-o portvel. No ano seguinte, Ritchie e Thompson publicaram o artigo The Unix Timesharing System, ao qual se refere esta resenha, que motivou a comunidade acadmica a solicitar uma cpia do sistema, assim tornando possvel um aumento nas pesquisas e aprimoramento do sistema, j que o cdigo fonte era disponibilizado, de acordo com as leis do software livre (GNU). Um ponto forte do artigo em relao s mquinas nas quais o sistema foi testado, como o PDP 11/20, que era um microcomputador com memria muito limitada, mas mesmo assim permitiu o desenvolvimento do sistema.

A estrutura na qual o artigo foi escrita adequada didtica, pois ele subdividido em categorias que explicam exatamente como o sistema operacional feito. As categorias dizem respeito hierarquia do sistema de arquivos e dispositivos montveis, processos de entrada/sada, processos assncronos, shell, com uso de multitarefas, entre outras. Com o contedo disposto dessa forma o artigo se torna mais claro e ideal para um entendimento do seu contedo. Os autores do artigo souberam escolher muito bem o assunto, e mostram um grande conhecimento na rea. Apesar de o artigo ser da dcada de 1970, ele tem grande valia at hoje, pois os conceitos utilizados no Linux ainda so os mesmos. Com uma leitura no artigo todos podem conhecer a histria da criao do sistema Unix. Quando se l novamente, possvel ter uma maior compreenso sobre o assunto, pois cada palavra pode ter um significado que pode passar despercebido primeira vista. O artigo de fundamental importncia para os iniciantes no assunto sobre Unix, mas tambm pode reforar o embasamento terico de quem j o usa. Por isso eu recomendo a todos os interessados nesse sistema uma boa anlise do artigo em questo.

Вам также может понравиться