Вы находитесь на странице: 1из 2

GUIA PARA A NOVA ORTOGRAFIA Antes de comearmos a entender as novas regras, vale a pena relembrar a importncia dessa reforma

ortogrfica para o Brasil e para todos os pases da CLP (Comunidade dos pases de Lngua Portuguesa). O acordo vai unificar a ortografia entre os pases que possuem o Portugus como lngua oficial, facilitando assim, a comunicao escrita entre os mesmos. As principais mudanas que ns, brasileiros, teremos que adotar esto relacionadas: extino do trema; acentuao de algumas palavras; ao emprego do hfen Vamos comear a descomplicao pela extino do trema! 1. TREMA O trema passa a no existir mais na Lngua Portuguesa. Assim, passamos a escrever: cinquenta, consequncia, linguia. Entretanto, o trema continua a ser empregado em nomes prprios e seus derivados. Exemplo: Mller - mlleriano. 2. ACENTUAO Com o Acordo Ortogrfico as regras de acentuao de algumas palavras foram modificadas. Que tal descomplicar todas essas mudanas? a) Os ditongos abertos (i, i) em palavras paroxtonas no so mais acentuados. Ento, passaremos a escrever assembleia, ideia, jiboia, joia, androide.

Porm, o acento permanece para as formas: Pode (presente do indicativo) e pde (pretrito perfeito); Por (preposio) e pr (verbo); importante lembrar tambm que os acentos que diferenciam as formas de singular e plural dos verbos ter, vir e seus derivados permanecem. Exemplo: Ele tem/ Eles tm. 3. HFEN Dentre as mudanas estabelecidas pela Reforma Ortogrfica, as que esto relacionadas ao uso do hfen so com certeza as que geram mais dvidas. Mas, calma! Nada que a gente no consiga descomplicar! AINDA USAMOS O HFEN QUANDO a) Usamos o hfen quando a primeira parte da palavra (prefixo) termina em vogal e o segundo elemento comea com a mesma vogal. Ex.: anti-inflamatrio, micro-ondas, micro-nibus. PARA MEMORIZAR: USAMOS O HFEN PARA SEPARAR DUAS VOGAIS IGUAIS. Mas quando as vogais so diferentes no usamos o hfen Ex.: autoajuda, autoescola, infraestrutura, semirido. b) Usamos o hfen quando o prefixo termina em r e o segundo elemento da palavra comea com r. Ex.: inter-regional, inter-racial, super-resistente. c) Usamos o hfen aps o prefixo quando a palavra iniciada por h. Ex.: super-homem, sobre-humano, anti-higinico. d) Usamos o hfen aps os prefixos ex, sem, alm, aqum, recm, ps, pr e pr. Ex.: ex-aluno, sem-terra, alm-mar, recm-nascido, ps-graduao, pr-vestibular. e) Usamos o hfen em nomes geogrficos apenas quando o primeiro elemento o adjetivo Gr/ Gro ou quando h artigo entre os elementos. Ex.: Gr-Bretanha, Gro-Par, Baa de Todos-os-Santos. f) Usamos o hfen em palavras compostas que se referem a espcies de animais ou vegetais. Ex.: couve-flor, louva-a-deus, erva-doce.

Obs.: importante lembrar que essa regra S vale para palavras paroxtonas (aqueles vocbulos cujo acento tnico est na segunda slaba). Nas oxtonas e proparoxtonas, os ditongos abertos continuam sendo acentuados. Exemplo: heri, faris, anis, papis. b) As palavras terminadas em oo e eem no so mais acentuadas. Assim, passaremos a escrever enjoo, leem, perdoo, voo, creem. c) No existe mais acento diferencial para os seguintes pares de palavras homgrafas: Para (verbo) e para (preposio); Pelo (substantivo) e pelo (preposio + artigo); Pera (substantivo) e pera (preposio em desuso); Pela (verbo) e pela (preposio + artigo);

g) Usamos o hfen quando a palavra que segue os advrbios bem/mal iniciada por vogal ou por h. Ex.: bem-estar, mal-humorado, bem-aventurado. h) Usamos o hfen em palavras formadas por sufixos de origem tupi-guarani. Ex.: capim-au, Cear-mirim. NO USAMOS MAIS O HFEN QUANDO a) No usamos o hfen quando o prefixo da palavra termina em vogal e o segundo elemento iniciado por r ou s. Ex.: autorretrato, ultrassonografia, antissocial, antirrugas. No usamos o hfen, mas dobramos as consoantes r ou s. b) No usamos o hfen em palavras que perderam a noo de composio. Ex.: paraquedista, paraquedas. c) No usamos o hfen quando o prefixo termina em consoante e o segundo elemento comea com vogal. Ex.: hiperativo, interestadual, supereconmico.

Вам также может понравиться