Вы находитесь на странице: 1из 3

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Sidi , Posted in Direito Constitucional II , 0 Comments ~

Imunidade parlamentar --> um conjunto de garantias destinadas aos parlamentares para o livre exerccio da funo parlamentar.No um privilgio,mas sim uma prerrogativa. DIFERENA ENTRE PRIVILGIO E PRERROGATIVA: PRIVILGIO--> algo que diz respeito a pessoa na sua individualidade,privilgio inconstitucional por que fere o princpio da igualdade previsto no artigo 5 no qual todos so iguais perante a lei. PRERROGATIVA --> diferente por que diz respeito a funo exercida por aquela pessoa,e realmente, a prerrogativa no inconstitucional h determinadas pessoas que em razo da funo que ela sexercem merecem um tratamento diferenciado que o caso do parlamentar. No brasil,temos dois tipos de imunidade parlamentar : Material e formal: Imunidade Material--> a liberdade que o parlamentar tem para as suas opnies,palavras e votos.Est previsto no artigo 53 da CF. O art.53 diz na sua parte inicial "caput"que o parlamentar ele tem imunidade penal e civil,ou seja,o parlamentar ele no pode ser processado nem penal nem civilmente por suas opnies,palavras e votos.Portanto se um parlamentar no exerccio da funo acabar ofendendo algum,acabar ofendendo uma outra autoridade ,mas no exerccio da funo ele no pode ser processado criminalmente por injria ou difamao ,bem como o parlamentar no pode ser processado civilmente por suas opnies palavras e votos,ele no pode ser objeto de uma ao civil para repao dos danos morais, essa a imunidade parlamentar material.A imunidade com relao a palavras,opnies e votos. Ele no pode ser processado penal e civilmente,mas cuidado!Ele pode ser responsabilizado polticamente no que diz o artigo 55 da CF. O parlamentar ele pode perder o mandato por quebra do decoro parlamentar.Ento ele no pode se acobertar nessa imunidade parlamentar para ser o mais mal educado dos homens,para destratar os seus colegas de parlamento, a imunidade parlamentar no serve pra isso ,no serve para acobertar abusos e por isso um parlamentar que ofende desmerecidamente os seus colegas de parlamento que age de forma alheia ao decoro parlamentar poder ser cassado. Tambm no toda a palavra que sai da boca do parlamentar que est acobertada pela imunidade.Exemplo:caso ele se envolva em numa briga de trnsito no estar imune. SOMENTE SERO ACOBERTADAS PALAVRAS PROFERIDAS NO EXERCCIO DA FUNO PARLAMENTAR.DENTRO OU FORA DO PARLAMENTO,MAS DENTRO DO EXERCCIO DA FUNO PARLAMENTAR. Quem tem essa imunidade material? Deputado Federal,Senador,Deputado Estadual e tambm Deputado Distrital. A CF determina que aos deputados estaduais devem ser aplicadas as mesmas regras de imunidade dos deputados federais.

E o vereador ele tem imunidade material? Tem +/- CF diz l em seu artigo 29 que vereador tem imunidade material, mas desde que atendidos dois requisitos: Primeiro requisito deve ele estar no exerccio da funo. O segundo requisito que o vereador s estar acobertado pela imunidade material pelas palavras proferidas dentro da circunscrio do municpio. IMUNIDADE FORMAL: O vereador no tem imunidade formal. A imunidade formal ela tem dois tipos/ ela tem duas espcies: Nos temos aquela imunidade formal relacionada a priso/imunidade formal quanto a priso. Parlamentar pode ser preso? A CF clara ao falar disso em seu artigo 53,o parlamentar s pode ser preso em flagrante por crimes inafianveis.O racismo,grupos armados contra o estado democrtico de direito,crimes hediondos ou equipados como trfico de entorpecente,tortura terrorismo so inafianveis e segundo o CPP tambm so inafianveis aqueles crimes cuja pena mnima excede dois anos. Efetuada a priso em flagrante do parlamentar por crime inafianvel, a casa parlamentar deve ser comunicada imediatamente em 24 horas . E a casa parlamentar poder deliberar (determinar, decidir - conselho para definir qual ser a deciso)por maioria absoluta se ele deve permanecer preso ou se ele deve ser solto,portanto a casa vai decidir isso se aquele parlamentar solto ou se preso .Expressa previso imunidade formal apartir da diplomao. decoro parlamentar --> conjunto das regras constitucionais que compem o Estatuto dos Congressistas, ou seja, daquelas normas que estabelecem as prerrogativas e as vedaes incidentes aos titulares de mandato parlamentar. Quando trata das imunidades, a Carta Poltica se refere s "imunidades DE Deputados ou Senadores" (art. 53, 8). Ou seja, as imunidades so prerrogativas exercidas e titularizadas pelos parlamentares enquanto tal. J quando cuida do decoro, a Constituio menciona "decoro parlamentar" (art. 55, II), e no decoro do parlamentar. Tudo a sinalizar que o verdadeiro titular deste comportamento decoroso, que o real destinatrio da norma constitucional, no o deputado ou o senador per si, mas, isto sim, a prpria INSTITUIO DO PARLAMENTO. ele, Parlamento, Congresso Nacional, quem tem o direito a que se preserve, atravs do comportamento digno de seus membros, sua imagem, sua reputao e sua dignidade. Samos do exerccio do mandato parlamentar (objeto de proteo pelas imunidades) e chegamos honra objetiva do Parlamento, que deve ser protegida de comportamentos reprovveis por parte de seus membros. podemos conceituar decoro parlamentar, nas palavras de Miguel Reale, como sendo a "falta de decncia no comportamento pessoal, capaz de desmerecer a Casa dos representantes (incontinncia de conduta, embriaguez, etc.) e falta de respeito dignidade do Poder Legislativo, de modo a explo a crticas infundadas, injustas e irremediveis, de forma inconveniente..." (RDP 10, P. 89).

Em linhas semelhantes, Pinto Ferreira define a falta de decoro como "o procedimento do congressista atentatrio dos princpios de moralidade, ofensivos dignidade do Parlamento, maculando o comportamento do bonus pater famlias". Prossegue o sobredito doutrinador com a afirmao de que "a perda do mandato de deputado ou senador (...) um poder discricionrio que tem a Cmara de expulsar os seus membros, quando sua conduta venha a ferir a prpria honorabilidade da Assemblia. Conquanto o deputado ou o senador tenha todas as condies para continuar em seu cargo, a prpria Cmara ajuza que ele indesejvel ou intolervel, surgindo a cassao como uma medida disciplinar" (p;25 e 28). Desta linha no destoa o mestre das Arcadas, Prof. Manoel Gonalves Ferreira Filho, para quem "atentatria ao decoro parlamentar a conduta que fira aos padres elevados de moralidade, necessrios ao prestgio do mandato, dignidade do Parlamento...". Da porque o bem jurdico tutelado pela norma do art. 55, II da Carta Poltica a confiabilidade, a honorabilidade, do Parlamento. ele, Parlamento, o real titular da norma constitucional relativa ao decoro dos congressistas E exatamente por isso, tambm, que s ele, Parlamento, no exerccio de tpico poder censrio, tem competncia para decidir qual conduta considera ofensiva sua honra objetiva e qual conduta reputa admissvel, tolervel. Este juzo, portanto, em cada caso concreto, daquilo que seja ou no incompatvel com o decoro parlamentar, exclusivo de cada Casa do Poder Legislativo, sem nenhuma interferncia de qualquer outro poder, incluindo-se, a, o Poder Judicirio. Porque no cabe ao Poder Judicirio interferir no Parlamento a ponto de substituir-lhe no julgamento e na preservao de sua prpria imagem, ditando-lhe determinado padro moral. Outro no o entendimento do Supremo Tribunal Federal que, desde sua primeira manifestao sobre o tema (RMS 4.241, Rel. Min. Luiz Gallotti) at sua recente jurisprudncia (RE 113.314; MS 21.443; MS 23.529), no tem admitido reviso judicial de julgamento poltico atinente cassao de mandato parlamentar por quebra de decoro. As imunidades parlamentares no se qualificam como privilgios pessoais, mas como prerrogativas institucionais, voltadas ao bom desempenho da funo de representar. http://jus.uol.com.br/revista/texto/10038/a-cassacao-do-mandato-politico-por-quebra-de-decoroparlamentar

Вам также может понравиться