Вы находитесь на странице: 1из 3

1

Eli do Esprito Santo, por seu pior empregado


Eli do Esprito Santo foi o patro do pior grfico de todos os tempos. Sua primeira ordem foi me mandar fazer o desempastelamento das caixas de tipos americana e francesa. Hoje, voc muda a fonte num clique, mas na poca de vov tinha que catar letra por letra numa caixa dessas, meter num componedor e formar as palavras. Era assim, meninos!

Enquanto eu fazia aquele trabalho cansativo e desinteressante na grfica do Eli, do outro lado da cerca havia um comit eleitoral do MDB. Pulei a cerca e fui ajudar na campanha contra a ditadura. Sei l porque Eli me demitiu... A causa era justa. Eli do Esprito Santo nasceu em Tibagi (PR), em 27 de dezembro de 1930. Depois da morte do pai Alencar, sua me, Oneida Machado, casou-se com um dos Gomes que deu nome Encruzilhada, onde naquele mesmo ano de 1930 comeou a se formar a cidade de Cascavel. Eli veio para c em 1958 e desandou a imprimir papis com meu pai, Celso Formighieri Sperana. Ao se completar dez anos da morte de Eli, presidente vitalcio da Boca Maldita de Cascavel, permanecem vivssimas as lembranas de sua figura peculiar e especialmente as jamais apuradas denncias de que sua eleio resultou de uma fraude similar s da Velha Repblica. Como houve bate-chapa, simulao de um pleito democrtico em plena ditadura, alegaram que Eli desceu da Sierra Maestra, sumiu com a urna em que estavam os votos adversrios e se elegeu por seus prprios mritos para um mandato perptuo.

Fidel Tolentino, Eli e Algacyr Biazetto

Fidel Castro: Sierra Mastra, no!

Consta que Fidel Castro, ao se afastar do governo cubano, fez justia a Eli afirmando que ele desceu na verdade da Serra do Medeiros, sobrenome do dono do boteco mais antigo de Cascavel... O nico decreto que Eli baixou, do alto de sua autoridade inquestionvel, foi proibir a imprensa de chamar os integrantes da Boca Maldita de bocudos. Para ele, devem ser tratados solenemente como cavalheiros. Afinal, dizia, bocudo quem fala demais e diz bobagem. Claro, ningum jamais cumpriu o decreto. Eli nos deixou em 1 de fevereiro de 2002, ano traioeiro demais com Cascavel. Nesse mesmo fevereiro aconteceu a nova frustrao do Aeroporto do Mdio-Oeste, patrocinada por Jaime Lerner e em seguida Roberto Requio. Esse um passo definitivo para que a regio decole na sua economia, disse Lerner. No gog, tudo resolvido: a desapropriao do terreno, o projeto da obra e a liberao dos recursos. S faltava fazer. Mas ningum fez. Preferem engordar banqueiro criando dvidas para o povo pagar. Os cascavelenses ainda choravam a perda de Eli do Esprito Santo quando, dois dias depois, morre do primeiro prefeito de Cascavel, Jos Neves Formighieri, que se elegeu num pleito srio, o primeiro de Cascavel, mas com alguma semelhana com a eleio da Boca Maldita.

Jos Neves Formighieri

Celso Formighieri Sperana

A eleio do prefeito foi decidida por um voto e a eleio de Eli por nenhum voto, j que, segundo depoimento recente de Beto Pompeu, a urna foi roubada e antes de aparecer foi submetida a uma apurao secreta ao gosto de quem roubou. O projeto administrativo mais importante j bolado em Cascavel deveria ser a Educao em Tempo Integral, ainda uma fico. Na falta dele, o mais importante foi o projeto Cidade das guas, que poderia ter compensado parcialmente 2002 de suas tragdias. Infelizmente, o projeto foi por guas abaixo. Logo sucumbiu a atentados, trapalhadas e sacanagens. Foi atacado por criminosos que despejaram centenas de litros de leo no Lago Municipal, dispararam tiros contra a Fonte dos Lees e jogaram vrios quilos de sabo em p na fonte luminosa da praa Florncio Galafassi. Para completar, omissos e malandros permitiram a asfixia de dezenas de nascentes do Rio Cascavel. Mas que ano, esse 2002! Que 2012, o temvel Ano do Drago, para os chineses, seja menos severo. **
Alceu A. Sperana escritor alceusperanca@ig.com.br

Вам также может понравиться