Вы находитесь на странице: 1из 81

1

ANFARMAG - Associao Nacional de Farmacuticos Magistrais Presidente Hugo Guedes de Souza Diretoria Tcnica Lenir Ribeiro Yago Gomes Elaborao Gerente de Legislao Maria Aparecida Ferreira Soares Reviso Diretoria Tcnica Alba Lvia Andrade Pereira Gerson Appel Simone Aguiar Direo de arte Ics Design
4

Guia de Prescrio

02 5

Introduo
Prezado(a) prescritor(a) Este manual um novo marco da poltica de comunicao institucional entre as farmcias de manipulao, representada por seus farmacuticos, e os prescritores (mdico, mdico veterinrio e cirurgio-dentista) no pas. A inteno da Anfarmag, com a publicao deste Guia, fornecer informaes atuais, em especial sobre a Resoluo RDC n. 58/2007 (adota novo modelo de Notificao de Receita B2, especifica para substncias psicotrpicas anorexigenas), assim como orientar e esclarecer dvidas quanto correta prescrio de substncias sob controle especial, sem interferir no acesso da populao ao tratamento da obesidade, um grave problema de sade pblica.
6

Alm dos esclarecimentos sobre os tipos de prescrio, apresentamos neste guia os modelos dos diversos tipos de Receita e Notificaes de Receitas utilizadas para a prescrio de substncias sob controle especial, todas constantes da Portaria SVS/MS 344 de 1998. Apresentamos tambm a relao das VISAS locais que distribuem a numerao para os prescritores, assim como a relao das Regionais Anfarmag, sediadas nos Estados da federao para dirimir dvidas do prescritor. Ainda est no campo da hiptese qual ser o efeito desta nova regulamentao sobre o atendimento nos consultrios e na rotina dos pacientes. Ns da Anfarmag temos a expectativa que cumpra o propsito de dotar o pas de um melhor sistema de controle destas substncias. Hugo Guedes de Souza,
Presidente Anfarmag - Associao Nacional de Farmacuticos Magistrais 7

Legislao
As normas que regulamentam prescrio e uso das substncias psicotrpicas no pas a Portaria SVS/MS n 344, de 1998*, Portaria SVS/MS n 6, de 1999 e a atual Resoluo RDC n 58 de 2007. Estas normas se baseiam na Conveno nica de Psicotrpicos, da qual o Brasil signatrio (Decreto n 79.388, de 14 de maro de 1977). Os mdicos, mdicos veterinrios e cirurgies dentistas devem observar as regras para o preenchimento dos dados da Receita e das Notificaes de Receitas, estabelecidas nas legislaes. Os farmacuticos, no que lhes compete. A Anfarmag entende que dentro de seu papel deve fornecer orientaes de forma que o paciente seja atendido e seu tratamento no sofra ao de descontinuidade.

Classes Teraputicas para as prescries: 1 - Notificao de Receita A Analgsicos , Anestsicos ... So de tarja preta: Venda sob prescrio mdica Ateno pode causar Dependncia Fsica ou Psquica. 2 - Notificaes de Receitas B : Benzodiazepnicos: bromazepam, diazepam, oxazepam, nitrazepan e clordiazepxido. So de tarja preta: Venda sob prescrio mdica O abuso deste medicamento pode causar dependncia. 3 - Notificaes de Receitas B2: Anorexgenos anfepramona, femproporex e mazindol. 4 - Receita de Controle Especial Antidepressivos, anticonvulsivantes, ansiolticos, anestsicos em geral. So de tarja vermelha: Venda sob prescrio mdica S pode ser vendido com reteno de receita.
9

5 - Apresentao de Receita Comum Determinadas substncias esto listadas e permite sua aquisio mediante apresentao da Receita. A Anvisa considera algumas substncias que constam do adendo as listas: Tetracana; Loperamida; substncias retinicas de uso tpico; substncias da Lista D1 - precursoras de entorpecentes/psicotrpicas Conceitos: Especialidade Farmacutica ou medicamento produto oriundo da indstria farmacutica com registro na ANVISA, disponvel no mercado. Entorpecente - Substncia que pode determinar dependncia fsica ou psquica e relacionada, baseadas nas listas aprovadas pela Conveno de Entorpecentes. Psicotrpico - Substncia que pode determinar dependncia fsica ou psquica e relacionada, baseadas nas listas aprovadas pela Conveno sobre Substncias Psicotrpicas.
10

Os medicamentos entorpecentes/psicotrpicos so modificadores seletivos do Sistema Nervoso Central e podem ser classificados, segundo a Organizao Mundial de Sade em: ansiolticos e sedativos; antipsicticos (neurolpticos); antidepressivos; estimulantes psicomotores; psicomimticos e potencializadores da cognio (Rang, Dale , Ritter, 2001). Doses Dirias Recomendadas - (DDR), conforme Resoluo RDC n 58, de 2007 e Consenso Latino Americano: I - Femproporex: 50,0 mg/dia; II - Fentermina: 60,0 mg/ dia; III - Anfepramona: 120,0 mg/dia; IV - Mazindol: 3,00 mg/dia. Preparao Magistral aquela preparada nas farmcias, a partir de uma prescrio de profissional habilitado, destinada a um paciente individualizado, e que estabelea em detalhes sua composio, forma farmacutica (frmula), posologia e modo de usar.
11

Notificao de Receita Documento padronizado destinado a prescrio de preparaes e especialidade: a) entorpecentes (Notificao de Receita A, de cor amarela, distribuda gratuitamente pela VISA local), b) psicotrpicos (Notificao de Receita B, de cor azul, cuja numerao distribuda pela VISA local e a impresso do talonrio da responsabilidade do prescritor). As Notificaes devero ser firmadas por profissionais devidamente inscritos no Conselho Regional de Medicina, no Conselho Regional de Medicina Veterinria ou no Conselho Regional de Odontologia, conforme sua rea especfica e no mbito do profissional. Ao utilizar-se da Notificao de Receita A, B e B2, o prescritor deve preencher tambm uma Receita, que juntas autorizam a dispensao de preparaes magistrais e de medicamentos constantes das listas A1, A2, A3, B1 e B2, respectivamente, que se encontra neste guia.
12

A farmcia s poder aviar ou dispensar quando todos os itens da Receita e da respectiva Notificao de Receita estiverem devidamente preenchidos pelo prescritor.

A prescrio dever ter todos os campos preenchidos (modelo) pelo prescritor e de forma legvel: a) nome e endereo do paciente; b) data e assinatura; c) nome da substncia - deve estar em Denominao Comum Brasileira - DCB e em sua ausncia a Denominao Comum Internacional DCI; d) quantidade e forma farmacutica; e) posologia;

13

14

Distribuio da Numerao aos Profissionais O profissional pode ir pessoalmente VISA procedendo ao preenchimento da ficha cadastral do profissional para receber o talo de Notificao de Receita A (oficial, de cor amarela) e/ou retirar a numerao para enviar a grfica para ser impresso o talo de Notificao de Receita B e ou B2 (cor azul). No caso de indisponibilidade do profissional ir pessoalmente VISA, deve-se enviar uma pessoa de sua confiana poder retirar a Ficha Cadastral, desde que autorizada, por escrito no receiturio comum do profissional, anexando cpia da documentao: Carteira do CRM e conta de luz ou telefone. Composio da Numerao - assim distribuda:

15

A numerao do talonrio da Notificao de Receita A segue uma ordem estabelecida pela VISA local, pois impresso s expensas da Autoridade Sanitria, que os distribui gratuitamente aos profissionais. Impresso do talonrio de Notificao de Receita B e B2 A Grfica deve observar o modelo e a numerao do mdico. a) Sigla da Unidade Federativa (Sigla do Estado) b) Identificao numrica: composta de 8 (oito) dgitos (nmero seqencial, fornecido pela VISA ao profissional que possui um consultrio mdico ou uma Clnica, bem como a Hospitais ou instituies). c) Campo do emitente: A Notificao de Receita A os dados do profissional ou do hospital ou instituio devem ser aposto mediante carimbo e as Notificao de Receita B devem ser impressos: nome e endereo completos do mdico, mdico
16

veterinrio ou cirurgio dentista e sua inscrio no Conselho Regional. Quando o emitente for um hospital, clnica ou instituio dever fazer constar CNPJ, nome e endereo dos mesmos.
Emitente Dr. Joo Batista CRM-SP 8888 R So Luiz, 6666 - So Paulo Fone (11) 666 9999

Impresso das Notificaes de Receitas B e B2 O profissional deve enviar a numerao e o modelo de Notificao que deseja para que a grfica imprima corretamente. A grfica dever fazer constar no rodap de cada folha, a numerao seqencial do profissional, nome e endereo completos e CGC ou CNPJ da Grfica. Os endereos das Vigilncias Sanitrias VISA encontramse disposio dos profissionais no final do livreto.
17

O mdico veterinrio deve colocar o nome do proprietrio e nome do animal (se houver) e peso corpreo, bem como o endereo do proprietrio para indicar o paciente que ir utilizar a preparao ou especialidade farmacutica. Controle e Guarda Os tales de Notificaes de Receitas para a prescrio de substncias sujeitas ao controle da Portaria SVS/MS n. 344/ 98* (entorpecentes/psicotrpicos/controle especial) ou medicamento que as contenham, devero: Ser guardados em um local fechado chave ou outro dispositivo que oferea segurana. Ter acesso restrito pessoas de inteira confiana do profissional. Em caso de roubo do talo de Notificao de Receita ou parte do mesmo, o mdico deve registrar um Boletim de Ocorrncia Policial (B.O.) e informar autoridade sanitria para as providncias.
18

Validade da Receita de Controle Especial ou Notificao de Receita. Nota O profissional que necessitar prescrever quantidades acima do previsto nas normas devem fornecer aos pacientes uma justificativa indicando o CID Classificao Internacional de Doenas.

Listas Notificao de Receitas


Lista A1, A2 e A3 Lista B1

Cores
Oficial A amarela Expensas do prescritor B azul Expensas do prescritor B2 azul

Validade da Prescrio
30 dias 30 dias

Quantidade mxima
30 dias de tratamento 60 dias de tratamento 30 dias de tratamento

Lista B2

30 dias

19

Listas Receita de Controle Especial ou comum Lista C1 Lista C2 (tpico) Lista C5 Adendos das listas> A1, A2 e B1 Antiparkinsonianos e anticonvulsivantes

Cores de escolha do profissional

Validade da Prescrio 30 dias

Quantidade mxima 60 dias de tratamento 60 dias de tratamento 60 dias de tratamento 6 meses de tratamento

Sem Reteno 30 dias 30 dias

20

21

22

23

24

Prescrio de uso restrito ao Mdico Veterinrio

25

26

27

Receita de Controle Especial ou Receita Comum Receita Prescrio, escrita ou datilografada, de formulao magistral ou de especialidade farmacutica, contendo orientao de uso para o paciente, efetuada por profissional legalmente habilitado. Pode imprimir conforme o modelo anexo ou como receita comum contendo todos dos dados do modelo anexo. Devem estar devidamente preenchidos os campos referentes aos dados do profissional ou do hospital ou clnica; nome e endereo do paciente, os componentes da prescrio, data e assinatura ou carimbo com CRM ou CRMV ou CRO. A receita mdica permite ao paciente obter uma preparao magistral e/ou especialidade farmacutica, bem como indicao do tratamento.
28

29

Referncias

1- Decreto n 79.388, de 14 de maro de 1977 - Promulga a Conveno sobre Substncias Psicotrpicas. 2- Portaria n 344, de 12 de maio de 1998 - Aprova o Regulamento Tcnico sobre Substncias e Medicamentos Sujeitos a Controle Especial. 3- Portaria n 6 de 29 de janeiro de 1999 - Aprova a Instruo Normativa da Portaria SVS/MS n 344 de 12 de maio de 1998 que instituiu o Regulamento Tcnico das substncias e medicamentos sujeitos a controle especial.

30

4- Resoluo RDC n 58, de 5 setembro de 2007 Dispe sobre o aperfeioamento do controle e fiscalizao de substncias psicotrpicas anorexgenas e d outras providncias. 5- Resoluo RDC n. 27, de 30 de maro de 2007 - Dispe sobre o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados - SNGPC, estabelece a implantao do mdulo para drogarias e farmcias e d outras providncias. 6- Resoluo RDC n 63, de 27 de setembro de 2007 - Publica a Atualizao n 25 das listas da Portaria SVS/MS n 344/1998*.

31

N O T I F I C A O A 32

LISTA - A1 LISTA DAS SUBSTNCIAS ENTORPECENTES (Sujeitas a Notificao de Receita A)


ACETILMETADOL ALFACETILMETADOL ALFAMEPRODINA ALFAMETADOL ALFAPRODINA ALFENTANILA ALILPRODINA ANILERIDINA BEZITRAMIDA BENZETIDINA BENZILMORFINA BENZOILMORFINA BETACETILMETADOL BETAMEPRODINA BETAMETADOL BETAPRODINA BUPRENORFINA BUTORFANOL CLONITAZENO CODOXIMA CONCENTRADO DE PALHA DE DORMIDEIRA DEXTROMORAMIDA DIAMPROMIDA DIETILTIAMBUTENO DIFENOXILATO DIFENOXINA DIIDROMORFINA DIMEFEPTANOL (METADOL) DIMENOXADOL

DIMETILTIAMBUTENO DIOXAFETILA DIPIPANONA DROTEBANOL ETILMETILTIAMBUTENO ETONITAZENO ETOXERIDINA FENADOXONA FENAMPROMIDA FENAZOCINA FENOMORFANO FENOPERIDINA FENTANILA FURETIDINA HIDROCODONA HIDROMORFINOL HIDROMORFONA HIDROXIPETIDINA

INTERMEDIRIO DA METADONA
(4-CIANO-2-DIMETILAMINA-4, 4-DIFENILBUTANO)

INTERMEDIRIO DA MORAMIDA
(CIDO 2-METIL- 3-MORFOLINA-1, 1-DIFENILPROPANO CARBOXLICO)

INTERMEDIRIO A DA PETIDINA
(4 CIANO-1- METIL-4-FENILPIPERIDINA)

INTERMEDIRIO B DA PETIDINA
(STER ETLICO DO CIDO 4FENILPIPERIDINA-4-CARBOXILCO)

INTERMEDIRIO C DA PETIDINA
(CIDO-1-METIL- 4-FENILPIPERIDINA4-CARBOXLICO)

ISOMETADONA LEVOFENACILMORFANO LEVOMETORFANO LEVOMORAMIDA

N O T I F I C A O A
33

N O T I F I C A O A 34

LEVORFANOL METADONA METAZOCINA METILDESORFINA METILDIIDROMORFINA METOPONA MIROFINA MORFERIDINA MORFINA MORINAMIDA NICOMORFINA NORACIMETADOL NORLEVORFANOL NORMETADONA NORMORFINA NORPIPANONA N-OXICODENA N-OXIMORFINA

PIO ORIPAVINA OXICODONA OXIMORFONA PETIDINA PIMINODINA PIRITRAMIDA PROEPTAZINA PROPERIDINA RACEMETORFANO RACEMORAMIDA RACEMORFANO REMIFENTANILA SUFENTANILA TEBACONA TEBANA TILIDINA TRIMEPERIDINA

ADENDO: 1) ficam tambm sob controle: 1.1. os sais, teres, steres e ismeros (exceto os ismeros dextrometorfano, (+)3-metoxi-N-metilmorfinan, e o Dextrorfano, (+) 3-hidroxi-N-metilmorfinan), das substncias enumeradas acima, sempre que seja possvel a sua existncia; 1.2. os sais de teres, steres e ismeros (exceto os ismeros dextrometorfano, (+)3-metoxi-N-metilmorfinan, e o Dextrorfano, (+) 3-hidroxi-N-metilmorfinan), das substncias enumeradas acima, sempre que seja possvel a sua existncia. 2) preparaes base de DIFENOXILATO, contendo por unidade posolgica, no mais que 2,5 miligramas de DIFENOXILATO calculado como base, e uma quantidade de Sulfato de Atropina equivalente a, pelo menos, 1,0% da quantidade de DIFENOXILATO, ficam sujeitas a prescrio da Receita de Controle Especial, em 2 (duas) vias e os dizeres de rotulagem e bula devem apresentar a seguinte frase: VENDA SOB PRESCRIO MDICA - S PODE SER VENDIDO COM RETENO DA RECEITA.

N O T I F I C A O A
35

N O T I F I C A O A 36

3) preparaes base de PIO, contendo at 5 miligramas de morfina anidra por mililitros, ou seja, at 50 miligramas de PIO, ficam sujeitas a prescrio da RECEITA DE CONTROLE ESPECIAL, em 2 (duas) vias e os dizeres de rotulagem e bula devem apresentar a seguinte frase: VENDA SOB PRESCRIO MDICA - S PODE SER VENDIDO COM RETENO DA RECEITA. 4) fica proibida a comercializao e manipulao de todos os medicamentos que contenham PIO e seus derivados sintticos e CLORIDRATO DE DIFENOXILATO e suas associaes, nas formas farmacuticas lquidas ou em xarope para uso peditrico (Portaria SVS/MS n. 106 de 14 de setembro de 1994 - DOU 19/9/94). 5) preparaes medicamentosas na forma farmacutica de comprimidos de liberao controlada base de OXICODONA, contendo no mais que 40 miligramas dessa substncia, por unidade posolgica, ficam sujeitas a prescrio da RECEITA DE CONTROLE ESPECIAL, em 2 (duas) vias e os dizeres de rotulagem e bula devem apresentar a seguinte frase: VENDA SOB PRESCRIO MDICA - S PODE SER VENDIDO COM RETENO DA RECEITA.

LISTA - A2 LISTA DAS SUBSTNCIAS ENTORPECENTES DE USO PERMITIDO SOMENTE EM CONCENTRAES ESPECIAIS (Sujeitas a Notificao de Receita A)
ACETILDIIDROCODEINA CODENA DEXTROPROPOXIFENO DIIDROCODENA ETILMORFINA FOLCODINA NALBUFINA NALORFINA NICOCODINA NICODICODINA NORCODENA PROPIRAM TRAMADOL

N O T I F I C A O A
37

N O T I F I C A O A 38

ADENDO: 1)ficam tambm sob controle: 1.1. os sais, teres, steres e ismeros das substncias enumeradas acima, sempre que seja possvel a sua existncia; 1.2. os sais de teres, steres e ismeros das substncias enumeradas acima, sempre que seja possvel a sua existncia. 2) preparaes base de ACETILDIIDROCODENA, CODENA, DIIDROCODENA, ETILMORFINA, FOLCODINA, NICODICODINA, NORCODENA, misturadas a um ou mais componentes, em que a quantidade de entorpecentes no exceda 100 miligramas por unidade posolgica, e em que a concentrao no ultrapasse a 2,5% nas preparaes de formas indivisveis ficam sujeitas prescrio da Receita de Controle Especial, em 2 (duas) vias e os dizeres de rotulagem e bula devem apresentar a seguinte frase: VENDA SOB PRESCRIO MDICA -S PODE SER

VENDIDO COM RETENO DA RECEITA. 3) preparaes base de TRAMADOL, misturadas a um ou mais componentes, em que a quantidade no exceda 100 miligramas de TRAMADOL por unidade posolgica ficam sujeitas a prescrio da Receita de Controle Especial, em 2 (duas) vias e os dizeres de rotulagem e bula devem apresentar a seguinte frase: VENDA SOB PRESCRIO MDICA - S PODE SER VENDIDO COM RETENO DA RECEITA. 4) preparaes base de DEXTROPROPOXIFENO, misturadas a um ou mais componentes, em que a quantidade de entorpecente no exceda 100 miligramas por unidade posolgica e em que a concentrao no ultrapasse 2,5% nas preparaes indivisveis, ficam sujeitas a prescrio da Receita de Controle Especial, em 2 (duas) vias e os dizeres de rotulagem e bula devem apresentar a seguinte frase: VENDA SOB PRESCRIO MDICA - S PODE SER VENDIDO COM RETENO DA RECEITA. 5) preparaes base de NALBUFINA, misturadas a um

N O T I F I C A O A
39

N O T I F I C A O A 40

ou mais componentes, em que a quantidade no exceda 10 miligramas de CLORIDRATO DE NALBUFINA por unidade posolgica ficam sujeitas a prescrio da Receita de Controle Especial, em 2 (duas) vias e os dizeres de rotulagem e bula devem apresentar a seguinte frase: VENDA SOB PRESCRIO MDICA - S PODE SER VENDIDO COM RETENO DA RECEITA. 6) preparaes base de PROPIRAM, misturadas a um ou mais componentes, contendo no mais que 100 miligramas de PROPIRAM por unidade posolgica e associados, no mnimo, a igual quantidade de metilcelulose, ficam sujeitas a prescrio da Receita de Controle Especial, em 2 (duas) vias e os dizeres de rotulagem e bula devero apresentar a seguinte frase: VENDA SOB PRESCRIO MDICA - S PODE SER VENDIDO COM RETENO DA RECEITA.

LISTA - A3 LISTA DAS SUBSTNCIAS PSICOTRPICAS (Sujeita a Notificao de Receita A)

ANFETAMINA CATINA 2CB


(4- BROMO 2,5-DIMETOXIFENILETILAMINA)

FENCICLIDINA FENETILINA FEMETRAZINA LEVANFETAMINA LEVOMETANFETAMINA METANFETAMINA METILFENIDATO MODAFINILA TANFETAMINA

CLOBENZOREX CLORFENTERMINA DEXANFETAMINA DRONABINOL

N O T I F I C A O A
41

N O T I F I C A O

LISTA - B1 LISTA DAS SUBSTNCIAS PSICOTRPICAS (Sujeitas a Notificao de Receita B)


ALOBARBITAL ALPRAZOLAM AMINEPTINA AMOBARBITAL APROBARBITAL BARBEXACLONA BARBITAL BROMAZEPAM BROTIZOLAM BUTALBITAL BUTABARBITAL CAMAZEPAM CETAZOLAM CICLOBARBITAL CLOBAZAM CLONAZEPAM CLORAZEPAM CLORAZEPATO CLORDIAZEPXIDO CLORETO DE ETILA CLOTIAZEPAM CLOXAZOLAM DELORAZEPAM DIAZEPAM ESTAZOLAM ETCLORVINOL ETILANFETAMINA
(N-ETILANFETAMINA)

B 42

ETINAMATO FENOBARBITAL

FLUDIAZEPAM FLUNITRAZEPAM FLURAZEPAM GHB (CIDO GAMA HIDROXIBUTRICO)

MIDAZOLAM NIMETAZEPAM NITRAZEPAM NORCANFANO


(FENCANFAMINA)

GLUTETIMIDA HALAZEPAM HALOXAZOLAM LEFETAMINA LOFLAZEPATO DE ETILA LOPRAZOLAM LORAZEPAM LORMETAZEPAM MEDAZEPAM MEPROBAMATO MESOCARBO METILFENOBARBITAL
(PROMINAL)

NORDAZEPAM OXAZEPAM OXAZOLAM PEMOLINA PENTAZOCINA PENTOBARBITAL PINAZEPAM PIPRADROL PIROVARELONA PRAZEPAM PROLINTANO PROPILEXEDRINA SECBUTABARBITAL SECOBARBITAL

N O T I F I C A O

METIPRILONA

B 43

N O T I F I C A O

TEMAZEPAM TETRAZEPAM TIAMILAL TIOPENTAL TRIAZOLAM TRIEXIFENIDIL VINILBITAL ZALEPLONA ZOLPIDEM ZOPICLONA

B 44

ADENDO 1) ficam tambm sob controle: (...) 2) os medicamentos que contenham FENOBARBITAL, METILFENOBARBITAL (PROMINAL), BARBITAL e BARBEXACLONA, ficam sujeitos a prescrio da Receita de Controle Especial, em 2 (duas) vias e os dizeres de rotulagem e bula devem apresentar a seguinte frase: VENDA SOB PRESCRIO MDICA - S PODE SER VENDIDO COM RETENO DA RECEITA. (...) 4) preparaes a base de ZOLPIDEM e de ZALEPLONA, em que a quantidade dos princpios ativos ZOLPIDEM e ZALEPLONA respectivamente, no excedam 10 miligramas por unidade posolgica, ficam sujeitas a prescrio da Receita de Controle Especial, em 2 (duas) vias e os dizeres de rotulagem e bula devem apresentar a seguinte frase: VENDA SOB PRESCRIO MDICA - S PODE SER VENDIDO COM

N O T I F I C A O
45

N O T I F I C A O

RETENO DA RECEITA. 5) preparaes a base de ZOPICLONA em que a quantidade do princpio ativo ZOPICLONA no exceda 7,5 miligramas por unidade posolgica, ficam sujeitas a prescrio da Receita de Controle Especial, em 2 (duas) vias e os dizeres de rotulagem e bula devem apresentar a seguinte frase: VENDA SOB PRESCRIO MDICA - S PODE SER VENDIDO COM RETENO DA RECEITA.

B 46

LISTA - B2 Lista das susbstncias Psicotrpicas Anorexgenas (Sujeitas a Notificao de Receita B2)

AMINOREX ANFEPRAMONA FEMPROPOREX FENDIMETRAZINA FENTERMINA MAZINDOL MEFENOREX

N O T I F I C A O

B 2
47

R E C E I T A C O M U M 48

LISTA - C1 LISTA DAS OUTRAS SUBSTNCIAS SUJEITAS A CONTROLE ESPECIAL (Sujeitas a Receita de Controle Especial em duas vias)
ACEPROMAZINA CIDO VALPRICO AMANTADINA AMISSULPRIDA AMITRIPTILINA AMOXAPINA ARIPIPRAZOL AZACICLONOL BECLAMIDA BENACTIZINA BENFLUOREX BENZOCTAMINA BENZOQUINAMIDA BIPERIDENO BUPROPIONA BUSPIRONA BUTAPERAZINA BUTRIPTILINA CAPTODIAMO CARBAMAZEPINA CAROXAZONA CETAMINA CICLARBAMATO CICLEXEDRINA CICLOPENTOLATO CISAPRIDA CITALOPRAM CLOMACRANO CLOMETIAZOL CLOMIPRAMINA

CLOREXADOL CLORPROMAZINA CLORPROTIXENO CLOTIAPINA CLOZAPINA DESFLURANO DESIPRAMINA DESVENLAFAXINA DEXETIMIDA DEXMEDETOMIDINA DIBENZEPINA DIMETRACRINA DISOPIRAMIDA DISSULFIRAM DIVALPROATO DE SDIO DIXIRAZINA DONEPEZILA DOXEPINA DROPERIDOL DULOXETINA

ECTILURIA EMILCAMATO ENFLURANO ESCITALOPRAM ENTACAPONA ETOMIDATO ETOSSUXIMIDA FACETOPERANO FEMPROBAMATO FENAGLICODOL FENELZINA FENIPRAZINA FENITOINA FLUFENAZINA FLUMAZENIL FLUOXETINA FLUPENTIXOL FLUVOXAMINA GABAPENTINA GALANTAMINA

R E C E I T A C O M U M 49

R E C E I T A C O M U M 50

HALOPERIDOL HALOTANO HIDRATO DE CLORAL HIDROCLORBEZETILAMINA HIDROXIDIONA HOMOFENAZINA IMICLOPRAZINA IMIPRAMINA IMIPRAMINXIDO IPROCLOZIDA ISOCARBOXAZIDA ISOFLURANO ISOPROPIL-CROTONIL-URIA LAMOTRIGINA LEFLUNOMIDA LEVOMEPROMAZINA LISURIDA LITIO LOPERAMIDA LOXAPINA

MAPROTILINA MECLOFENOXATO MEFENOXALONA MEFEXAMIDA MEMANTINA MEPAZINA MESORIDAZINA METILPENTINOL METISERGIDA METIXENO METOPROMAZINA METOXIFLURANO MIANSERINA MILNACIPRANO MINAPRINA MIRTAZAPINA MISOPROSTOL MOCLOBEMIDA MOPERONA NALOXONA

NALTREXONA NEFAZODONA NIALAMIDA NOMIFENSINA NORTRIPTILINA NOXIPTILINA OLANZAPINA OPIPRAMOL OXCARBAZEPINA OXIBUPROCANA
(BENOXINATO)

OXIFENAMATO OXIPERTINA PALIPERIDONA PAROXETINA PENFLURIDOL PERFENAZINA PERGOLIDA PERICIAZINA


(PROPERICIAZINA)

PIMOZIDA PIPAMPERONA PIPOTIAZINA PRAMIPEXOL PREGABALINA PRIMIDONA PROCLORPERAZINA PROMAZINA PROPANIDINA PROPIOMAZINA PROPOFOL PROTIPENDIL PROTRIPTILINA PROXIMETACAINA QUETIAPINA REBOXETINA RIBAVIRINA RIMONABANTO RISPERIDONA RIVASTIGMINA

R E C E I T A C O M U M 51

R E C E I T A C O M U M 52

ROPINIROL SELEGILINA SERTRALINA SEVOFLURANO SIBUTRAMINA SULPIRIDA SULTOPRIDA TACRINA TOLCAPONA TETRACANA TIANEPTINA TIAPRIDA TIOPROPERAZINA TIORIDAZINA TIOTIXENO TOPIRAMATO

TRANILCIPROMINA TRAZODONA TRICLOFS TRICLOROETILENO TRIFLUOPERAZINA TRIFLUPERIDOL TRIMIPRAMINA TROGLITAZONA VALPROATO SDICO VENLAFAXINA VERALIPRIDA VIGABATRINA ZANAMIVIR ZIPRAZIDONA

ZOTEPINA ZUCLOPENTIXOL

ADENDO 1) ficam tambm sob controle: 1.1. os sais, teres, steres e ismeros das substncias enumeradas acima, sempre que seja possvel a sua existncia; 1.2. os sais de teres, steres e ismeros das substncias enumeradas acima, sempre que seja possvel a sua existncia. 2) os medicamentos base da substncia LOPERAMIDA ficam sujeitos a VENDA SOB PRESCRIO MDICA SEM RETENO DE RECEITA. 3) fica proibido a comercializao e manipulao de todos os medicamentos que contenham LOPERAMIDA ou em associaes, nas formas farmacuticas lquidas ou em xarope para uso peditrico (Portaria SVS/MS n. 106 de 14 de setembro de 1994 DOU 19/9/94). 4) s ser permitida a compra e uso do medicamento contendo a substncia MISOPROSTOL em estabelecimentos hospitalares devidamente cadastrados junto a Autoridade Sanitria para este fim;

R E C E I T A C O M U M 53

R E C E I T A C O M U M 54

5) os medicamentos base da substncia TETRACANA ficam sujeitos a: (a) VENDA SEM PRESCRIO MDICA quando tratar-se de preparaes farmacuticas de uso tpico odontolgico, no associadas a qualquer outro princpio ativo; (b) VENDA COM PRESCRIO MDICA SEM A RETENO DE RECEITA - quando tratar-se de preparaes farmacuticas de uso tpico ortorrinolaringolgico, especificamente para Colutrios e Solues utilizadas no tratamento de Otite Externa e (c) VENDA SOB PRESCRIO MDICA COM RETENO DE RECEITA - quando tratar- se de preparaes farmacuticas de uso tpico oftalmolgico. 6) excetuam-se das disposies legais deste Regulamento Tcnico as substncias TRICLOROETILENO, DISSULFIRAM e LTIO (metlico e seus sais), quando, comprovadamente, forem utilizadas para outros fins, que no as formulaes medicamentosas, e, portanto no esto sujeitos ao controle e fiscalizao previstos nas Portarias SVS/MS n. 344/98 e 6/99.

LISTA - C2 LISTA DE SUBSTNCIAS RETINICAS (Sujeitas a Notificao de Receita Especial)

ACITRETINA ADAPALENO BEXAROTENO ISOTRETINONA TRETINONA

R E C E I T A C O M U M 55

R E C E I T A C O M U M 56

ADENDO 1) (...) 1.2. os sais de teres, steres e ismeros das substncias enumeradas acima, sempre que seja possvel a sua existncia. 2) os medicamentos de uso tpico contendo as substncias desta lista ficam sujeitos a VENDA SOB PRESCRIO MDICA SEM RETENO DE RECEITA.

LISTA - C4 LISTA DAS SUBSTNCIAS ANTI-RETROVIRAIS (Sujeitas a Receiturio do Programa da DST/AIDS ou Sujeitas a Receita de Controle Especial em duas vias)
ABACAVIR AMPRENAVIR ATAZANAVIR DARUNAVIR DELAVIRDINA DIDANOSINA (ddI) EFAVIRENZ ENFUVIRTIDA ESTAVUDINA (d4T) INDINAVIR LAMIVUDINA (3TC) LOPINAVIR NELFINAVIR NEVIRAPINA RITONAVIR SAQUINAVIR TENOFOVIR ZALCITABINA (ddc) ZIDOVUDINA (AZT)

R E C E I T A C O M U M 57

R E C E I T A C O M U M 58

ADENDO 1) ficam tambm sob controle: 1.1. os sais, teres, steres e ismeros das substncias enumeradas acima, sempre que seja possvel a sua existncia; 1.2. os sais de teres, steres e ismeros das substncias enumeradas acima, sempre que seja possvel a sua existncia. 2) os medicamentos base de substncias antiretrovirais acima elencadas, devem ser prescritos em receiturio prprio estabelecido pelo Programa de DST/AIDS do Ministrio da Sade, para dispensao nas farmcias hospitalares/ambulatoriais do Sistema Pblico de Sade. 3) os medicamentos base de substncias antiretrovirais acima elencadas, quando dispensados em farmcias e drogarias, ficam sujeitos a venda sob Receita de Controle Especial em 2 (duas) vias.

LISTA - C5 LISTA DAS SUBSTNCIAS ANABOLIZANTES (Sujeitas a Receita de Controle Especial em duas vias)
ANDROSTANOLONA BOLASTERONA BOLDENONA CLOROXOMESTERONA CLOSTEBOL DEIDROCLORMETILTESTOSTERONA DROSTANOLONA ESTANOLONA ESTANOZOLOL ETILESTRENOL FLUOXIMESTERONA OU FLUOXIMETILTESTOSTERONA FORMEBOLONA MESTEROLONA METANDIENONA METANDRANONA METANDRIOL METENOLON METILTESTOSTERONA MIBOLERONA NANDROLONA NORETANDROLONA OXANDROLONA OXIMESTERONA OXIMETOLONA PRASTERONA
(DEIDROEPIANDROSTERONA - DHEA)

R E C E I T A C O M U M 59

SOMATROPINA (HORMNIO
DO CRESCIMENTO HUMANO)

TESTOSTERONA TREMBOLONA

R E C E I T A C O M U M 60

ADENDO 1) ficam tambm sob controle: 1.1 os sais, teres, steres e ismeros das substncias enumeradas acima, sempre que seja possvel a sua existncia; 1.2 os sais de teres, steres e ismeros das substncias enumeradas acima, sempre que seja possvel a sua existncia. 2) os medicamentos de uso tpico contendo as substncias desta lista ficam sujeitos a VENDA SOB PRESCRIO MDICA SEM RETENO DE RECEITA.

LISTA - D1 LISTA DE SUBSTNCIAS PRECURSORAS DE ENTORPECENTES E/OU PSICOTRPICOS (Sujeitas a Receita Mdica sem Reteno)
1-FENIL-2-PROPANONA 3,4-METILENDIOXIFENIL-2-PROPANONA ACIDO ANTRANLICO CIDO FENILACETICO CIDO LISRGICO CIDO N-ACETILANTRANLICO DIIDROERGOTAMINA DIIDROERGOMETRINA EFEDRINA ERGOMETRINA ERGOTAMINA ETAFEDRINA ISOSAFROL LEO DE SASSAFRS LEO DA PIMENTA LONGA PIPERIDINA PIPERONAL PSEUDOEFEDRINA SAFROL

R E C E I T A C O M U M S E M R E T E N O 61

R E C E I T A C O M U M S E M R E T E N 62 O

ADENDO 1) ficam tambm sob controle, todos os sais das substncias enumeradas acima, sempre que seja possvel a sua existncia; 2) ficam tambm sob controle as substncias: MESILATO DE DIIDROERGOTAMINA, TARTARATO DE DIIDROERGOTAMINA, MALEATO DE ERGOMETRINA, TARTARATO DE ERGOMETRINA E TARTARATO DE ERGOTAMINA. 3) excetua-se do controle estabelecido nas Portarias SVS/MS n.344/98 e 6/99, as formulaes no medicamentosas, que contm as substncias desta lista quando se destinarem a outros segmentos industriais. 4) leo de pimenta longa obtido da extrao das folhas e dos talos finos da Piper hispidinervum C.DC., planta nativa da Regio Norte do Brasil.

Endereos

63

Relao e Endereo das Anfarmag Regionais


Regional Bahia/Sergipe Tel.: (71) 3113-4008

Os prescritores podem solicitar orientaes e informaes sobre a legislao pertinente as Receitas e Notificaes de Receitas nos locais aqui descritos.

E-mail: regional.base@anfarmag.org.br

Regional Distrito Federal Tel.: (61) 3352-4442


E-mail: regional.df@anfarmag.org.br

Regional Esprito Santo Tel.: (27) 3235-7401


E-mail: regional.es@anfarmag.org.br

Regional Gois/Tocantins Tel.: (62) 225-5582


E-mail: regional.goto@anfarmag.org.br 64

Regional Mato Grosso Tel.: (65) 3027 6321


E-mail: regional.mt@anfarmag.org.br

Regional Pernambuco Tel.: (81) 3423-5580


E-mail: regional.pe@anfarmag.org.br

Regional Mato Grosso do Sul Tel.: (67) 3383-0000


E-mail: regional.ms@anfarmag.org.br

Regional Rio de Janeiro Tel.: (21) 2569-3897 Fax (21) 2196-0380


E-mail: regional.rj@anfarmag.org.br

Regional Minas Gerais Tel.: (31) 3241-6875 Fax: (31) 3241-8168


E-mail: regional.mg@anfarmag.org.br

Regional Rio Grande do Sul Tel.: (51) 3225-9709 (51) 3061-2011


E-mail: regional.rs@anfarmag.org.br

Regional Paran Tel.: (41) 3343-0893 Fax (41) 3343-7659


E-mail: regional.pr@anfarmag.org.br

Regional Santa Catarina Tel.: (48) 247-3631


E-mail: regional.sc@anfarmg.org.br 65

Relao e Endereo das Vigilncias Sanitrias Estaduais


As solicitaes das numeraes para imprimir as Notificaes de Receitas devem ser solicitadas junto s VISA aqui relacionadas, seja a estadual ou municipal.
Acre Av. Antnio da Rocha Viana, n 1294 Bairro Vila Ivonete Rio Branco/AC - CEP: 69914-610 Tel.: (68) 3223-343 Fax: (68) 3223-3432 E-mail: felipejaguaribe@uol.com.br Secretaria Municipal de Visa Tel.: 3342.1006 ou 1215 E-mail: helio.antunes@zipmail.com.br

66

Alagoas Rua Sete de Setembro, n 50 Centro - Macei/AL CEP: 25020-700 Tel.: (82) 3326-3624 ou 3315-3779 E-mail: sinavisa@saude.al.gov.br

Amazonas Rodovia Deputado Vital de Mendona, s/n, Km 09 - Flores Manaus/AM - CEP: 69048-660 Tel./Fax: (92) 3228-9202 E-mail: devisa@fvs.am.gov.br

Amap Av. Fab, n 69 - Centro Macap/AP - CEP: 68910-000 Tel.: (96) 3212.6119/ 3212.6182 Fax: (96) 3212-6182 E-mail: visa.ap@anvisa.gov.br

Bahia Centro Administrativo da Bahia, 4 Avenida, n 400, Plataforma VI lado B, 2 andar, Salvador/BA CEP 41750-300 Tel.: (71) 3115-4230 / 3115-4291 Fax: (71) 3371-2566 E-mail: suvisa@saude.ba.gov.br

67

Cear Avenida Almirante Barroso, 600 Praia de Iracema - CEP: 60060-440 Tel.: (85) 3101-5287 Fax: (85) 3101-5286 E-mail: nuvis@saude.ce.gov.br, coprom@saude.ce.gov.br Site: http://visa-ce.saude.ce.gov.br

Ncleo de Inspeo de Braslia SAIS - rea Especial n. 10 70602900 - Braslia/DF Tel.: 3245-4110/3345-8554/ 3345842 Fax: 3245-4090

Distrito Federal SGAN Quadra 601 lotes O/P; Bairro: Asa Norte - Braslia/DF Tel.: (61) 3325.4811/ 4812 Fax: (61) 3322.2182 E-mail: divisa@saude.df.gov.br Site: www.saude.df.gov.br

Esprito Santo Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 2025 - 3 andar Bento Ferreira - Vitria/ES CEP: 29060-270 Tel.: (27) 3137-2427/ 3137-2433/ 3382-5071 Fax: (27) 3137-2432/2472 E-mail: visa@saude.es.gov.br Site: www.saude.es.gov.br

68

Gois Avenida Anhanguera, 5195 Bairro: Setor Coimbra Goinia/GO - CEP: 74043-001 Tel.: (62) 3201.4100 Fax: (62) 32014101/ 32014136/ 32014727 E-mail: visago@visago.goias.gov.br Site: http://www.visa.goias.gov.br

Maranho Avenida Professor Carlos Cunha, s/n, Bairro Calhau So Lus/MA - CEP: 65076-820 Tel.: (98) 3218-8728 Fax: (98) 3218-8724 E-mail: visa@saude.ma.gov.br

Vigilncia Sanitria Municipal Avenida Repblica do Lbano, 336 Setor Aeroporto - Goinia Tel.: (62) 3524.2500 / 2503

Mato Grosso Centro Poltico Administrativo, Palcio Paiaguas, Bloco 05 Cuiab/MT - CEP 78050-970 Tel.: (65) 3613-5370 Site: www.saude.mt.gov.br

69

Mato Grosso do Sul Rua do Poeta, Bloco 07 - Parque dos Poderes - Campo Grande/MS CEP: 79031-902 Tel./Fax: (67) 3318-1670 E-mail: cvisa@saude.ms.gov.br Site: www.saude.ms.gov.br

Par Rua Presidente Pernambuco, 489 Bairro Batista Campos Belm/PA - CEP: 66015-200 Tel./Fax.: (91) 4006-4278 E-mail: visapa@bol.com.br e dvs@sespa.pa.gov.br

Minas Gerais Avenida Afonso Pena, 2300 5 andar - Bairro Funcionrios Belo Horizonte/MG - CEP: 30130-006 Tel.: (31) 3261-8763 / (31) 32618776 Fax: (31) 3261.8776 E-mail: svs@saude.mg.gov.br

Paraba Av. Joo Machado, 109 - 1 andar Centro Joo Pessoa/PB - CEP: 58.013-520 Tel.: (83) 3218-5927 / 3218-5928 Fax: (83) 3218 6781 Telex: 832228 E-mail: vigapb@openline.com.br

70

Paran Rua Piquiri, 170 2 andar Bairro: Rebouas Curitiba/PR - CEP: 80230-140 Tel.:: (41) 3330.4300 / 4537 / 4467 / 4478 Fax: (41) 3330.4535 E-mail: sesa@pr.gov.br

Piau Rua 19 de Novembro n 1865 Bairro Primavera CEP: 64.002-570 Teresina/PI Tel.: (86) 3216-3660 / 3216-3663 Fax: (86) 3216-3653 Site: Secretaria Estadual da Sade do Piau E-mail: visa@saude.pi.gov.br

Pernambuco Praa Oswaldo Cruz, s/n - Boa Vista - Recife/PE - CEP: 50050-210 Tel.: (81) 3181.6424/ 6425 Fax: (81) 3181.6355 E-mail: apevisa@saude.pe.gov.br jaime@saude.pe.gov.br Site: www.apevisa.pe.gov.br

Rio de Janeiro Rua Mxico, 128 - 3 andar - sala 231 Castelo - Rio de Janeiro/RJ CEP: 20231-031 Tel.: (21) 2299-9245/9246 E-mail: mlourdes@saude.rj.gov.br

71

Rio Grande do Norte Av. Junqueira Aires, 488 - Centro Natal/RN - CEP: 59025-280 Tel.: (84) 3232-2562 Fax: (84) 3232-2557 E-mail: marcossag@rn.gov.br; visa@rn.gov.br

Rondnia Rua Padre Angelo Cerri s/n Esplanadas das Secretarias Porto Velho/RO - CEP: 78900-000 Tel.: (69) 3216-5357 / 5350 / 5351 / 5352 / 5353 /5354 Fax: (69) 3216-5354 E-mail:visaro@saude.ro.gov.br

Rio Grande do Sul Rua Domingos Crescncio, n. 132 Santana - Porto Alegre/RS CEP: 90650-090 Tel.: (51) 3901-1090/ 3901-1066/ 3901-1107/3901-1113 Tel/Fax: (51) 3901-1161/39011104 PABX: (51) 3901-1100 E-mail: dvs@saude.rs.gov.br ou suzana-lima@saude.rs.gov.br
72

Roraima Rua MadriI, s/n Bairro Aeroporto - CEP: 69310-043 Tel.: (95) 3623-9282 Fax: (95) 3623-2880 E-mail: visa_rr@yahoo.com.br

Santa Catarina Av. Rio Branco, 152 - Centro Florianpolis/SC - CEP: 88015-200 Tel.: (48) 3251-7960 Tel. geral: (48) 3251-7800 Fax: (48) 3251-7907 (direo) E-mail: dvs@saude.sc.gov.br (direo)
Site: www.vigilanciasanitaria.sc.gov.br

Sergipe Rua Urquiza Leal, 617 - Bairro Salgado Filho Aracaj/SE - CEP: 49020-490 Tel.: (79) 3246-5236 Fax: (79) 3246-4191

VISA Municipal de Florianpolis

Tel.: (48) 3212-3904


So Paulo Av. Dr. Arnaldo 351 anexo 3, Bairro:Cerqueira Cesar So Paulo/SP - CEP: 01246-901 Tel.: (11) 3066-8000 E-mail: cvs@cvs.saude.sp.gov.br ou secretarias@cvs.saude.sp.gov.br Tocantins Quadra 104 Norte, Av LO 2 n 13 conj 1 lote 30 - Tocantins/Palmas CEP: 77006-022 Tel.: (63) 3218-3264/3258 Fax: (63) 3218-3263 E-mail: visa@saude.to.gov.br

73

Centro de Vigilncia Sanitria Municipais


Aracaju / SE
Coordenao de Vigilncia Sanitria COVISA

Brejo do Cruz / PB
Vigilncia Sanitria Municipal - Brejo do Cruz - PB

Secretaria Municipal de Sade Rua Sergipe, 1310 Bairro Siqueira Campos Aracaj/SE - CEP: 49075-540 E-mail: vigilanciasanitaria@aracaju.se.gov.br

Rua So Vicente de Paula, 14 Centro - Brejo do Cruz - PB Tel.: (83) 3443-2294 Fax: (83) 3443-2297 E-mail: pedroalves22@hotmail.com

Belo Horizonte / MG
Secretaria Municipal de Vigilncia Sanitria

Campo Grande / MS
Secretaria Municipal de Sade Pblica

Av. Afonso Pena, 2336 - Loja Tel.: (31) 3277-7790 / 32777833 Site: http://www.pbh.gov.br/smsa e www.pbh.gov.br/smsa/vigilancia
74

Coordenadoria de Vigilncia Sanitria R. 13 de maio, 1090 - Vila Glria CEP: 79.004-423 Tel.: (67) 314-3073 Fax: (67) 314-3097 E-mail: cvs@pmcg.ms.gov.br

Florianpolis / SC Tel.: (47) 32123926 Site: http://www.pmf.sc.gov.br/ saude/index.htm

Goinia / GO
Departamento de Vigilncia Sanitria de Goinia

Av: Repblica do Lbano, esq. c/ 25-A n 336 - Setor Aeroporto Tel.: (62) 524-2500 Site:http://www.goiania.go.gov.br/ sms/www.saude2/Html/sms/ central.htm?0

Gaspar / SC Secretaria Municipal de Sade Av das Comunidades, 133 Centro - Gaspar / SC CEP: 89110-000 Tel.: (47) 3332-2020

Guaxup / MG
Ncleo de Vigilncia Sanitria

Praa Paulo Carneiro, s/n. CEP: 37.800-000 Tel.: (35) 3559-1065

75

Iguatu / CE
Ncleo de Vigilncia Sanitria

Rua Jos de Alencar, s/n Bairro Bugi - Iguatu - Cear Tel.: (88) 581-3552 ou 156 (local) E-mail: pmivisa.big@big.terra.com.br

Macei / AL Praa Visconde de Sinimbu, 161, CEP: 57020-270, Centro da Capital Tel.: (82) 315-5238 / 315-5242 / 315-5240 / 315-5241 E-mail: covisamaceio-al@bol.com.br

Ja / SP
Departamento de Vigilncia Sanitria do Municpio de Ja

Manaus / AM
Coordenadoria de Vigilncia Sade de Manaus

Rua Dr. Laudelino de Abreu, 313 Centro - CEP: 17201-260 - Ja / SP Tel.: (14) 624-7709 - Ramal 35 E-mail: visajau@uol.com.br Site: www.visajau.sp.gov.br

Rua Recife, 1685 - Adrianpolis Manaus/AM - CEP: 69057-002 Tel.: (92) 642-6613/ 642-0880 E-mail: visa.sms@pmm.am.gov.br

Minas Gerais / MG Vigilncia Municipal de Belo Horizonte Tel.: 3277-5930


76

Natal / RN
SMS - Secretaria Municipal de Sade

Porto Alegre / RS
Coordenadoria Geral de Vigilncia em Sade

Av. Engenheiro Roberto Freire, 1809 - Capim Macio Natal/RN - CEP: 59078-600 Tel.: (84) 217-2074/ 217-8484/ 217-8481/ 217-8188 / 217-8892 Site:http://www.natal.rn.gov.br/sms

Av. Padre Cacique, 372 Porto Alegre/RS Tel.: (51) 3289-2400 Porto Seguro / BA
Departamento de Vigilncia Sanitria

Ourinhos / SP E-mail: atendimento@visaourinhos.sp.gov.br Site: www.visa-ourinhos.sp.gov.br

Rua Cova da Moa, n 1, Centro Porto Seguro/BA - CEP:45810-000 Tel.: (73) 3288-5095 / 8802-3833 E-mail: sms.visa@portoseguro.ba.gov.br

Poos de Caldas / MG
Secretaria Municipal de Sade - Diviso de Vigilncia Sanitria de Poos de Caldas - MG

Rua Pernambuco, 495 - Centro CEP: 37701-035 Tel.: (35) 3697-2270 / 3697-2271

Recife / PE E-mail: comsaude@recife.pe.gov.br Site: http://www.recife.pe.gov.br/ pr/secsaude


77

Rio de Janeiro / RJ
Superintendncia de Controle de Zoonoses, Vigilncia e Fiscalizao Sanitria

So Paulo / SP
Secretaria Municipal da Sade

Rua do Lavradio n 180 - Centro Rio de Janeiro/RJ - CEP: 20230-070 Tel.: (21) 2242-3105 / 2507-0807 Fax: (21) 2242-3105 / 2503-2281 E-mail: ouvidovisa@rio.rj.gov.br Site: www.rio.rj.gov.br/ vigilanciasanitaria

Rua Santa Isabel, 181- Centro So Paulo - SP Tel.: (11) 3350-6619 / 3350-6738 Site: www.prefeitura.sp.gov.br/ secretarias/saude COVISA: www.prefeitura.sp.gov.br/covisa

So Lus / MA
Vigilncia Sanitria Municipal

Av. dos Franceses, s/n Alemanha - So Lus/MA CEP. 65035-000 Tel.: (98) 3212-8282 Fax: (98) 3212-4319 E-mail: semuscovisa@hotmail.com

Uberlndia / MG Site: www.uberlandia.mg.gov.br/ sms/vs

Vitria / ES Site: http://www.vitoria.es.gov.br/ secretarias/saude/home.htm

78

79

Anotaes

80

81

Nenhuma parte ou totalidade deste guia poder ser reproduzida sem a prvia autorizao da ANFARMAG.

Direitos e distribuio exclusiva da ASSOCIAO NACIONAL DE FARMACUTICOS MAGISTRAIS Rua Vergueiro, 1855 Vila Mariana CEP 04101-000 So Paulo Telefone 11 2199 3499 Fax 11 5572 0132 E-mail: anfarmag@anfarmag.org.br Site: www.anfarmag.org.br

82

83

Вам также может понравиться