Вы находитесь на странице: 1из 21

CENTRO UNIVERSITRIO UNA DIRETORIA DE EDUCAO CONTINUADA, PESQUISA E EXTENSO CURSO DE MBA EM MDIAS DIGITAIS E GESTO DA COMUNICAO DIGITAL

CATARSE COLETIVA

ALUNO: Larissa Scarpelli Viana PROFESSOR ORIENTADOR: Clia Ramos

Belo Horizonte 2012/ 1 Semestre

RESUMO Larissa Scarpelli Viana1

Os processos comunicacionais passaram por transformaes nos ltimos anos. A forma de se consumir informaes, que passou do impresso para o rdio, do rdio para a televiso e da televiso para internet mudou bruscamente a vida dos cidados. O desenvolvimento da Comunicao e da Cultura se deu de forma parecida. As pesquisas focadas na anlise de processos, funes e ferramentas destas duas reas acabam se encontrando, gerando assim discusses que alimentam reas como a sociologia e a antropologia. Um dos novos modelos comunicacionais o Crowdfunding, o financiamento coletivo, que ser tratado neste artigo a partir da anlise da plataforma Catarse.

Palavras-chave: crowdfunding, financiamento coletivo, financiamento cultural, redes sociais, capital social

Estudante no MBA em Mdias Sociais e gesto da Comunicao Digital no Centro Universitrio UNA. Graduada em jornalismo pelo Centro Universitrio de Belo Horizonte UNIBH. Email: larissascarpelli@gmail.com

1. Introduo

A abordagem das formas de financiamento da cultura vem passando por mudanas ao longo dos anos. Todas apontam para um desenvolvimento, mas acabam por esbarrar em polticas pblicas que burocratizam o fomento cultura. Este artigo tem por objetivo apresentar uma reflexo sobre as interaes estabelecidas dentro do site Catarse, uma plataforma de crowdfunding que vem ganhando grandes propores no Brasil. Alm disso, propicia uma anlise sobre formas tradicionais de incentivo cultura no Brasil e prope uma crtica a este contexto, quando inserido no ciberespao. O que propicia os laos e a construo do capital social na rede Catarse, por meio das relaes estabelecidas nesse ambiente? Com o passar dos anos e com o advento da tecnologia, principalmente a internet e a possibilidade de comunicao por meio redes colaborativas, os agentes culturais descobriram novas formas de organizao, sem depender do financiamento Estatal.

Portanto, essa pesquisa pretende contribuir para uma reflexo sobre a descentralizao do poder publico e horizontalidade das decises culturais, a partir da utilizao de uma ferramenta digital. O tema proposto tem grande relevncia no momento atual, pois incentiva a criao em rede, de forma colaborativa, o que se tornou usual aps a criao e o crescimento da utilizao das redes sociais. Para chegar a uma reflexo, esta pesquisa foi embasada, principalmente, nas teorias de Adriano Duarte Rodrigues (1999), Mauro Wolf (2006), Dominique Wolton (2003), Pierre Lvy (2000), Andr Lemos (2003) e Manuel Castells (2003).

2. Comunicao, cibercultura e coletividade

2.1 A Comunicao A histria da comunicao abrange passagens que foram fundamentais para a compreenso e a reflexo do consumo de informaes. Passando pelas primeiras escolas tericas da comunicao, que apontavam para crticas sociolgicas, polticas e econmicas da rea como a Teoria Crtica da Escola de Frankfurt, que apontava o consumo alienado gerado pelas mdias e chegando aos estudos e crticas mais recentes, percebe-se uma ruptura violenta causada pela chegada da tecnologia.

A Comunicao e suas teorias no diz respeito apenas ao jornalismo e suas formas tradicionais de interao com o pblico. Nem to pouco esta rea aborda somente os meios de informao limitados a imprensa escrita ou a radiodifuso sonora e televisiva. Como explica RODRIGUES (1999), existem duas esferas dentro do campo da Comunicao Social que ajudam a decifrar um pouco esta vertente terica: a esfera informacional e a esfera comunicacional.

A primeira, a informacional, diz respeito aos acontecimentos que ocorrem no mundo e formam o nosso meio ambiente (RODRIGUES, 1999, p. 20). J a segunda, a esfera comunicacional, um processo que ocorre estre pessoas dotadas da razo da liberdade, entre si relacionadas pelo facto de fazerem parte, no do mundo natural com suas regras brutais e os mecanismos automticos, mas pelo fato de pertencerem a um mesmo mundo cultural (RODRIGUES, 1999, p.21).

Ao analisar-se a esfera comunicacional desta experincia cultural, possvel perceber ainda sob a tica de Rodrigues (1999) que por ser a Comunicao um processo previsvel, ainda assim este processo depende da intercompreenso de seus participantes, buscando uma troca simblica. Como exemplo a esta afirmao, pode-se levar em considerao o ato de uma pessoa ajudar a financiar a realizao de um espetculo. Algo que s acontece quando os envolvidos os criadores da pea e quem ajuda a financi-la sabem, de forma mtua e recproca, a valor simblico que este gesto possui. Como ainda expe Rodrigues (1999), os processos comunicacionais so dotados de valores que pem em jogo as preferncias, as opes e os desejos (...) daqueles que participam concomitantemente do processo.

Nesta esfera comunicacional, cada um dos participantes se torna emissor e receptor das mensagens de forma hbrida sem haver distino entre seus papis. Portanto, esta esfera no se apresenta como um produto, a exemplo da informacional, mas pode se apresentar na arte, nas manifestaes culturais, no comportamento e, como aponta Rodrigues (1999 p.21), no arranjo do espao pblico ou do espao privado.

Apresentada em 1999, esta teoria de Rodrigues pode ser transposta para os dias de hoje, por estar a Comunicao em processo dinmico, em que as mudanas ocorrem independentes dos impulsos tericos. A cada dia surgem diferentes dispositivos que impactam diretamente nas relaes interpessoais e nos processos comunicacionais. Estes novos mediadores, como a internet e os produtos que dela utilizam, tambm so responsveis pelas mudanas nas teorias da Comunicao, que ficam defasadas a cada novidade tecnolgica. Como observa WOLF (2006), a forma como a Comunicao tratada atualmente de nada tem a ver com a tradicional viso das Correntes Tericas europeias e norte-americanas, bero das teorias da comunicao. Os estudos atuais acabam encontrando o problema de estudar um objeto que muda a todo tempo de forma.

Uma das mediaes atuais que transpe o apresentado por Wolf a internet e os estudos sobre a cibercultura. Mesmo sendo um vasto campo a ser explorado, este ambiente j mostrou a que veio, mudando a rotina das pessoas. Por isso, as ferramentas criadas neste meio podem ser analisadas a partir do conceito de esfera comunicacional discutido por Rodrigues (1999) e destacado anteriormente.

2.2 A cibercultura

Com a chegada da internet, tanto a esfera informacional quanto a comunicacional passaram por mudanas drsticas, que mudaram a lgica dos processos que envolvem a comunicao. Como aponta Wolton (2003), a velocidade com que os meios de comunicao foram se modificando, proporcionou a chegada das informaes para uma quantidade maior de pessoas em diferentes meios sociais e culturais. Se de um lado este cenrio proporciona um avano considervel no campo das reflexes, por outro os pesquisadores e suas teorias acabam sempre ficando atrasadas. Se antes o indivduo no tinha tantas opes quanto s formas de se inteirar de acontecimentos ou interagir com outros indivduos e demorava semanas para manter um dilogo com quem estava em outro pas, nos tempos atuais esse contato ocorre em milsimos de segundo.

Essa tal internet descrita por Wolton (2003 p. 90) como um agrupamento de servios ligados aos protocolos tcnicos de comunicao, que tem como uma das partes a Web (WWW). Ela uma das facetas da internet mais conhecida pelo grande pblico, responsvel pela navegao

entre os contedos relevantes ou no para a gerao de conhecimento. Portanto, na Web um dos locais mais interessantes para pesquisar as transformaes comunicacionais ocasionadas com esta nova tecnologia.

A partir da internet possvel perceber uma nova forma da aplicao de costumes dentro do espao digital, o ciberespao, caracterizado pelo filsofo Pierre Lvy (2000) como um novo meio de comunicao que surge da interconexo mundial dos computadores. O termo especifica no apenas a infra-estrutura material da comunicao digital, mas tambm o universo ocenico de informaes que ela abriga, assim como os seres humanos que navegam e alimentam esse universo. (LVY, 2000, p.17)

Essa aplicao de aes dentro do ciberespao pode ser denominada por cibercultura, um termo que, ainda na concepo de Lvy, circunda no terreno de tcnicas e valores: Quanto ao neologismo cibercultura, especifica aqui o conjunto de tcnicas (materiais e intelectuais), de prticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespao (LVY, 2000, p.17). J na concepo do coordenador do Centro de Estudos e Pesquisa em Cibercultura, Andr Lemos, a cibercultura tem uma definio caracterizada por suas dimenses sociais:
Podemos compreender a Cibercultura como a forma scio-cultural que emerge da relao simbitica entre a sociedade, a cultura e as novas tecnologias de base microeletrnica que surgiram com a convergncia das telecomunicaes com a informtica na dcada de 70. (LEMOS, 2003, p. 12)

Com a chegada da internet, muito se discutiu sobre a forma que ela seria adotada pelos indivduos. De um lado as pessoas insistem em dizer que os usurios aqueles que navegam pela web passaram a representar papis, e que, por isso, acabavam tornando esse espao pouco seguro e socivel. Mas outro grupo atentava ao fato desta ferramenta ser um importante passo para a liberdade dos cidados, que agora detinham um poder em mos e um espao aberto para expor suas ideias.

De acordo com CASTELLS (2003), o processo de criao da cultura da liberdade individual na internet foi decisivo para criar outro contexto dentro das redes. A partir desta nova possibilidade, houve mais espao e segurana para que fossem criadas comunidades virtuais

slidas, que proporcionassem uma reflexo e um engajamento utilizando a web como ferramenta. Essas comunidades virtuais so descritas por Castells (2003 p. 106) como uma nova leitura dos conceitos de interao social, teoria tambm abordada por Barry Wellman: Comunidades so redes de laos interpessoais que proporcionam sociabilidade, apoio, informao, um senso de integrao e identidade social (WELLMAN, 2001, p.1).

2.3 As comunidades virtuais, as redes sociais e o capital social

Essa nova forma de interao, que ocorre dentro das redes do ciberespao, abordada por Lvy (2003) como um dos trs programas da cibercultura. De acordo com o autor, uma comunidade virtual construda por: afinidade de interesses, de conhecimentos, sobre projetos mtuos, em um processo de cooperao ou de troca, tudo isso independentemente das proximidades geogrficas e das filiaes institucionais (LVY, 2006, p.130). Ainda sob o ponto de vista do autor, a moral implcita da comunidade virtual , em geral, a da reciprocidade (LVY, 2003, p. 130).

Com o crescimento da web e a crescente forma de apropriao deste espao virtual em prol de grupos determinados, os internautas se deparam com aes que transitam entre o certo e o duvidoso.

Entre os exemplos de comunidades virtuais, pretende-se abordar neste artigo o crowdfunding, uma vertente americana que vem repercutindo positivamente no Brasil. De acordo com o site Crowdfunding Br., que pesquisa e divulga esta modalidade no Brasil, o termo utilizado quando se fala em iniciativas de financiamento colaborativas. De uma forma objetiva, a ideia que vrias pessoas contribuam, com pequenas quantias, de maneira colaborativa, a viabilizar uma ideia, um negcio, um projeto. (Crowndfundingbr, 2011).

Essa comunidade virtual pode ser caracterizada por um encontro de pessoas que partilham de ideias em comum e se ajudam reciprocamente, partindo da lgica abordada por Lvy (2003). Com o crescimento de manifestaes como estas, a internet se torna um espao virtual cada dia mais interconectado com as prticas da vida real e permite que a informao e a comunicao transitem de forma livre e conquiste um espao propcio a transformaes sociais.

J as redes sociais podem ser definidas, a partir dos conceitos de Wasserman, Faust, Degenne e Fors abordados por Raquel Recuero em seu artigo de 2009 -, como um conjunto de dois elementos: atores (pessoas, instituies ou grupos) e suas conexes. Estas conexes so estabelecidas por laos sociais, formados por meio das interaes que se fixam no ciberespao, permitindo trocas distantes no tempo e espao de onde foram realizadas. J a mediao abordada por ele como um processo de circulao e transformao dos sentidos que envolve elementos sociais, tecnolgicos e linguagem (multimidialidade). Alm disso, conforma os usos do espao e as representaes sociais.

Nesses contexto, lao social pode ser entendido, como aponta Wellman (1997), como uma conexo efetiva, resultante da sedimentao da relao. Estas formas mais institucionalizadas de conexo so estabelecidas no tempo e atravs da interao social, sendo constituda de uma ou mais relaes. Os laos sociais ainda podem ser estabelecidos como laos fortes ou laos fracos. O primeiro definido pela proximidade, intimidade e intencionalidade em criar e manter conexes. J o segundo, definido por relaes esparsas que no traduzem proximidade e intimidade com trocas mais difusas. A fora de um lao pode ser medida pela persistncia no tempo, intensidade emocional, grau de intimidade e quantidade de recursos trocados e servios recprocos (RECUERO, 2009).

J o Capital Social abordado por Recuero (2009) como um bem construdo coletivamente. Para a jornalista, que pesquisadora sobre o termo, esta moeda mensurada a partir da participao das pessoas quando esta gera benefcios para os atores envolvidos na interao. De acordo com Recuero, esses valores podem ser medidos sob duas ticas: valores relacionais ou valores informacionais:
Valores Relacionais: So aqueles relacionados com a construo da rede em si. Esto focados em criar, aprofundar e manter os laos sociais. Essas formas de capital social so importantes porque auxiliam na manuteno da estrutura social. Valores Informacionais (ou cognitivos): So aqueles relacionados com aquilo que circula na rede, mas que no esto diretamente relacionados com sua manuteno. Essas formas de capital social so importantes porque fazem circular os valores na estrutura social e s pode acontecer quando a primeira forma de valor est presente.(RECUERO, 2009, http://www.pontomidia.com.br/raquel/arquivos/capital_social_e_redes_sociais_na_i nternet.html, acessado em 23 de dezembro de 2011.)

Para a autora, estas apropriaes no so independentes. A diferena entre esses valores que os relacionais so facilitados pela mediao, j os valores informacionais so decorrentes do modo de gerenciar os referenciais.

3. Da teoria prtica

Para o desenvolvimento do presente artigo, foram utilizadas dois tipos de pesquisa. Inicialmente foi feita uma pesquisa bibliogrfica de fontes secundrias para definio dos conceitos e construo do referencial terico. Ainda nessa fase, buscou-se identificar e mapear os principais pesquisadores que abordam ou j abordaram o assunto em questo.

Para a segunda etapa foi escolhido o mtodo de pesquisa exploratria, utilizando entrevistas qualitativas em profundidade, com auxlio de roteiro prvio. Ao final foi possvel entrevistar dois representantes da rea cultural de Belo Horizonte, que so legitimados pelos agentes culturais da cidade. Ainda na segunda etapa, foi entrevistado um dos fundadores do site Catarse, objeto de estudo deste artigo.

Em uma terceira etapa, as entrevistas foram realizadas de forma quantitativa, utilizando um formulrio com perguntas pr-definidas, onde a maioria era determinada por questes fechadas. Neste momento 5% dos participantes do grupo Crwodfundingbr responderam as questes apresentadas.

Ainda nesta etapa, foi realizada pesquisa com os proponentes dos projetos financiados dentro do site Catarse. Estes contatos foram coletados a partir de um banco de dados disponibilizado pelos fundadores do site em anlise. Nela contm a regio, qual o segmento do projeto inscrito e, caso o projeto tenha sido totalmente captado, quantas pessoas o financiaram.

A partir destes dados, foi gerada uma planilha organizando os dados colhidos em cada etapa citada acima. Este quadro permitiu um olhar geral sobre as respostas e, a partir deste contexto, foi possvel iniciar a anlise a partir do objetivo deste artigo: identificar o que propicia o engajamento e a construo do capital social na rede Catarse, por meio das relaes estabelecidas nesse ambiente.

4. Resenhas sobre as Polticas Pblicas para a Cultura no Brasil

Os fenmenos causados pela chegada da tecnologia tambm podem ser notados na forma de se consumir e produzir a cultura. No a cultura como a apresentada nos primeiros tpicos deste captulo, mas a cultura como forma de recurso e suas atividades na tica de negcios. Como, por exemplo, a produo audiovisual, musical, cinematogrfica, entre outras. Essas mudanas podem ser importantes para se repensar a forma como se d a utilizao das polticas pblicas para a cultura que existem atualmente no Brasil.

Como aponta a definio da Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura, a UNESCO:
A cultura deve ser considerada como o conjunto dos traos distintivos espirituais e materiais, intelectuais e afetivos que caracterizam uma sociedade ou um grupo social e que abrange, alm das artes e das letras, os modos de vida, as maneiras de viver juntos, os sistemas de valores, as tradies e as crenas. (UNESCO, 1982).

Nos tempos atuais, a forma mais tradicional de se arrecadar verba para a realizao de projetos culturais por meio dos editais disponibilizados pelo Governo Federal, Estadual e Municipal. Esta modalidade de financiamento por incentivo fiscal, o que permite que as empresas brasileiras, com um determinado valor de faturamento possam investir parte de seus recursos de seus impostos para o patrocnio de projetos culturais.

Esta dinmica teve incio nos anos 90, quando foram criadas as leis de incentivo cultura, uma forma paliativa criada pelo Governo para tentar suprir a carncia do mercado cultural, que no conseguia se organizar de forma sustentvel para produzir seus projetos, por falta de recursos. Com o passar dos anos, as leis de incentivo conseguiram suprir grande parte da produo do mercado cultural, mas, ainda assim, deixam lacunas que so irreparveis no contexto social do pas. Como aponta Rmulo Avelar (2010), os resultados alcanados com a profissionalizao do setor cultural veem mais das iniciativas dos artistas, produtores, gestores, instituies privadas e organizaes do terceiro setor do que de aes coordenadas dos rgos governamentais (AVELAR, 2010, p.41). Essa postura demostra uma das fraquezas da cultura, que sempre fica a merc das escassas dotaes oramentrias direcionadas para a rea.

Com a grande utilizao das leis de incentivo cultura por gestores e produtores, esta prtica acabou tornando-se, para muitos agentes culturais, a nica sada para a realizao de projetos, e a chegada de formas alternativas de incentivo possibilita uma discusso sobre este contexto. Para a jornalista e organizadora da associao no-governamental Espaonave, Rafaela Cappai, h muito talento e muitas ideias artsticas e criativas sendo produzidas no meio cultural, mas no existem recursos (especialmente de fontes pblicas) disponveis para todo mundo. o efeito funil, no qual nem todos passam, ento essas pessoas esto procura de alternativas, para continuar produzindo arte e cultura, sem necessariamente passar pelos caminhos tradicionais das Leis de Incentivo, por exemplo, comenta Cappai.

Se a situao atual das Leis de Incentivo Cultura deixa a desejar, e acabam gerando um vcio por parte dos proponentes e das empresas que patrocinam os projetos, as novas plataformas ajudam a incrementar uma discusso deste contexto, o que alimenta possibilidades de mudanas de comportamento. Um exemplo que vem trazendo grandes discusses para o desenvolvimento da rea cultural o crowdfunding.

4.1 Crowdfunding, mas o que isso?

Aps passar pelas teorias e discutir o que a cultura da comunicao e as formas de relacionamento no ciberespao, possvel aprofundar em um termo j citado no segundo captulo deste artigo: o crowdfundig.

Esta palavra de origem inglesa pode ser traduzida de forma livre como financiamento pela multido. De acordo com o site Crowdfundingbr, uma das referncias em discutir este tema no Brasil, A ideia que vrias pessoas contribuam, com pequenas quantias, de maneira colaborativa, a viabilizar uma ideia, um negcio, um projeto

(http://crowdfundingbr.com.br/post/1505309625/oqueecrowdfunding).

Este modelo de contribuio coletiva no novidade, o que fazemos ao pagar os impostos, ou at mesmo ao dividir o valor de uma festa ou uma rifa com um conjunto de pessoas. A grande novidade atual so as plataformas que potencializaram a realizao de financiamento focado em diversas reas, principalmente a cultural.

De acordo com o livro The crowdfunding revolution (2011), j existem mais de 175 plataformas virtuais no mundo para receber doaes de recursos e hospedar projetos. Os mais conhecidos so o norte-americano Kickstarter, lanado em abril de 2009, e o francs Ulule, criado em outubro de 2010 e com verso brasileira desde abril. No Brasil, de acordo com o site Crowd o qu?, atualmente existem cerca de 30 plataformas com caractersticas de crowdfunding e, por isso, o pas se posicionou como um dos cinco no cenrio de microfinanciamento, ficando atrs, por exemplo, dos EUA, Frana, Holanda e Alemanha.

Estas plataformas podem ser compreendidas como redes sociais, em que h interao a transposio de aes coletivas mediadas pela web 2.0. Essa ideia embasada na forma como os usurios se relacionam no ambiente digital, como apontado no primeiro captulo deste artigo e, a partir disto, criam e estabelecem relaes neste espao virtual criando, assim, um cenrio propcio para o surgimento de comunidades caracterizadas pela aglutinao de um grupo de pessoas com interesses em comum.

4.2 A plataforma de crowdfunding em questo: Catarse

O site Catarse (www.catarse.me) surgiu em abril de 2010 e, de acordo com o um dos sciosfundadores da plataforma, foi inspirado no site Kickstater, uma das primeiras referncias em plataformas digitais de crowdfunding no mundo.

O site funciona da seguinte forma: um empreendedor envia seu projeto criativo, seja de qualquer rea (Artes Plsticas, Circo, Dana, Filmes, Fotografia, Msica, Teatro, etc.) e diz quanto ser preciso para sua realizao. A partir disso, o projeto enviado para anlise (ou curadoria) e parecer dos editores e moderadores do site que so os prprios fundadores e logo aps esta anlise liberado, ou no, para ser financiado. Este financiamento realizado por quem se cadastra no site (o cadastro tambm possvel a partir de outras duas plataformas: o Facebook e o Twitter), e, a partir disso tem acesso as informaes completa dos projetos e pode contribuir com alguma quantia dinheiro a partir de R$ 10,00. Caso o projeto seja aprovado, o financiador ainda pode receber contrapartidas, que so ofertadas simbolicamente.

Atualmente o site possui os seguintes ndices de projetos, divididos entre bem-sucedidos e malsucedidos.

Catarse BEM-SUCEDIDOS Total pedido pelos bem-sucedidos R$ 1.172.042,00 Total arrecadado pelos bem-sucedidos R$ 1.319.079,00 Mdia arrecadao 9289,288732 % mdia alcanada 113% N de projetos bem-sucedido 142 Prazo mdio 39 Mdia N Apoiadores 102 Fonte dos dados: Catarse. Tabelas e grficos de responsabilidade da autora Catarse MALSUCEDIDOS $1.653.401,00 Total pedido pelos malsucedidos Total projetos malsucedidos $179.461,00 % mdia alcanada 11% 127 N de proj. Malsucedidos Fonte dos dados: Catarse. Tabelas e grficos de responsabilidade da autora

4.4 Anlise do lao social e capital social no Catarse

Por possuir atores, os financiadores e os financiados, e conexes, o ato de financiar um projeto, o Catarse pode ser identificado como uma rede social, da forma como esta definida por Wasserman, Faust, Degenne e Fors, quando abordados por Recuero (2009). J os laos sociais estabelecidos dentro desta esfera podem ser encontrados a partir do contexto que os participantes esto inseridos. De uma forma geral, a maioria dos projetos veem de So Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, como aponta o grfico abaixo:

Fonte dos dados: Catarse. Tabelas e grficos de responsabilidade da autora

Os participantes desta rede possuem interesses em comum, como a utilizao do espao para a busca de trabalhos colaborativos, que trazem um senso de integrao. Estas caractersticas podem ser comparadas com as explicitadas por Barry Wellman (2001) sobre as comunidades virtuais. Alm de ser uma rede social, o Catarse pode ser identificado como uma comunidade virtual, onde seus atores buscam laos interpessoais que proporcionam sociabilidade e interao. Na perspectiva de Lvy (2003) sobre comunidades virtuais, tambm possvel identificar caractersticas do Catarse.

Para o autor, este tema definido por afinidade de interesses, de conhecimentos, sobre projetos mtuos, em um processo de cooperao ou de troca, tudo isso independentemente das proximidades geogrficas e das filiaes institucionais (LVY, 2006, p.130). Partindo desta reflexo, verifica-se que a plataforma Catarse possibilita a afinidade de interesses, pois, quando os atores decidem financiar um projeto, h, entre outras questes, afinidade com o tema proposta pelo empreendedor, gerando assim uma cooperao e uma troca.

Para tentar medir a participao e os tipos de laos existentes no site Catarse, foi realizada uma pesquisa com amostragens de dois grupos diferentes: participantes do grupo de discusso Crowdfundigbr e empreendedores culturais que j enviaram projetos para a plataforma e tiveram sucesso no financiamento. A Pesquisa 01(apndice A) contou com a participao de 21 pessoas, maioria da regio Sudeste com idade entre 25 e 35 anos. Dos 21 participantes consultados, apenas 03 j inscreveram projetos em plataformas de financiamento coletivo. Todos responderam que tm acesso s Polticas Pblicas de Cultura de sua regio, mas apenas dois dos entrevistados esto satisfeitos. Dos 21 entrevistados, 07 j inscreveram projetos em leis de incentivo e 11 j financiaram projetos dentro da lgica do crowdfunding.

Dentre os que j financiaram projetos em plataformas de Crowdfunding, as motivaes mais comuns so: desejo de mudana; por acreditar nos ideais do projeto ou por ter algum tipo de vnculo com o empreendedor do projeto. Estas motivaes atentam para os laos sociais, citados anteriormente neste artigo.

Os laos sociais so formados por interaes que estimulam trocas. Este processo de troca pode ser identificado como uma mediao, que promove a circulao de informaes e a transformao dos sentidos (RECUERO, 2009). Comparando com as motivaes apresentadas pelo grupo da Pesquisa 01, possvel verificar que h mais respostas que

apontam para a proximidade do financiador com o executor do projeto, por isso a facilidade em investir no projeto. Quem tambm aponta esta questo um dos fundadores do Catarse, Diego Borin Reeberg, que acredita que o site se espalhou mais rpido nas cidades de onde os scios so, por questes de confiana, por crculos de amizades (redes formadas). Esta questo pode ser tratada como o lao forte na concepo de Bourdieu (2003).

J a Pesquisa 02 (apndice B), realizada com empreendedores culturais que j tiveram projetos criativos financiados com auxlio do site Catarse, contou com participao de 17 pessoas. Destas, 14 possuem Polticas Pblicas para a Cultura em sua regio, mas apenas 04 esto satisfeitas com elas. Entre os entrevistados, apenas 02 pensaram em inscrever o projeto tambm nas leis de incentivo cultura.

Entre as motivaes apresentadas para inscrever um projeto nesta plataforma, esto: a possibilidade conseguir financiamento de pessoas que verdadeiramente acreditam no projeto; necessidade em levantar recursos em curto espao de tempo prazo; o desejo de viabilizar um projeto com o apoio de seus futuros consumidores e sem o uso de dinheiro pblico e a possibilidade de ter um projeto financiado por pessoas e no por grandes corporaes.

Para finalizar, tambm possvel encontrar caractersticas de capital social dentro da rede Catarse, pois esta , alm do valor real investido, uma das formas de elevar o custo imaterial dos projetos, agregando valor a eles. Essa caracterstica pode ser avaliada a partir das consideraes de Raquel Recuero (2009) sobre capital social, que explica que so valores construdos coletivamente e mensurado a partir da participao de indivduos que geram benefcios para os envolvidos na interao. Estes valores podem ser tratados como

Relacionais ou Informacionais. Os principais valores encontrados no Catarse so os Relacionais, pois as relaes estabelecidas na plataforma propicia o aprofundamento dos laos sociais e garantem a manuteno da estrutura social da rede.

5 CONCLUSO

Na campo das comunidades virtuais, as tipos de interaes encontradas na rede social Catarse podem ser descritas como possveis moedas que caracterizam capital social. Estes compartilhamentos de informaes e ideias faz parte de um novo contexto que vem sendo perpetuado dentro das redes: a da cultura da liberdade individual, que garante e possibilita um espao de reflexo, engajamento e colaborativismo.

Alm de agregar valor s formas de relacionamento, o ato de financiar um projeto criativo no site Catarse proporciona uma valorizao das interaes entre os atores, o que muito importante para a mensurao das atividades no meio virtual.

O que se pode perceber por meio das entrevistas com os financiadores e os que foram financiados dentro do site que a ideia precisa, alm de atender as questes da curadoria, engajar um nmero considervel de pessoas que compartilhem dos mesmos ensejos empregados no projeto.

Outras questes verificadas, que proporcionam uma reflexo sobre a questo do crowdfunding so: o desejo de viabilizar um projeto com o apoio de seus futuros consumidores e sem o uso de dinheiro pblico e a possibilidade de ter um projeto financiado por pessoas e no por grandes corporaes. Estas duas consideraes enriquecem as discusses sobre a atual situao das Polticas Pblicas de Cultura que existem atualmente no Brasil. Uma das caractersticas possveis com as ferramentas digitais: gerar reflexes que sirvam para algum tipo de revoluo.

possvel verificar que no ser a modalidade de financiamento coletivo a substituir o atual modelo de incentivo cultural tradicional adotado no pas, mas esta iniciativa um primeiro passo para que as pessoas que utilizam estas polticas pblicas tenham uma opo e no fiquem a merc das grandes corporaes e do Governo. Mas este apenas o primeiro passo para que uma mudana de postura ocorra. Esta mudana deve englobar no apenas os mecanismos das leis, mas a postura dos agentes culturais que acabaram por ficar viciados nos incentivos tradicionais, e no conseguem perceber outras formas de garantir que a Cultura seja distribuda de forma igualitria a toda a sociedade, como manda a Constituio Federal do Brasil.

REFERNCIAS

AVELAR, Rmulo. O avesso da cena: notas sobre produo e gesto cultural. Belo Horizonte: DUO Editorial, 2010. 490p. CASTELLS, Manuel. A galxia da internet: reflexes sobre a internet, os negcios e a sociedade. Traduo: Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2003. JUNIOR, Jos Oliveira. Entrevista realizada no dia 10 de novembro de 2011 (A entrevista serviu como base para a elaborao deste artigo). LVY, Pierre. A Inteligncia Coletiva: por uma antropologia do ciberespao. Traduo: Luiz Paulo Rouanet. So Paulo: Edies Loyola, 2000, 3 edio. LVY, Pierre. Cibercultura. Traduo: Carlos Irineu da Costa. So Paulo: Editora 34 Ltda., 2010, 3 Edio. RODRIGUES, Duarte Adriano. Comunicao e Cultura: a experincia cultural na era da informao. Lisboa: Ed. Presena, 1999, 2 edio, 231p. WOLF, Mauro. Teorias da Comunicao. Traduo: Maria Jorge Vilar de Figueiredo. Lisboa: Editora Presena, 2006, 9 Edio. WOLTON, Dominique. Internet, e depois? Uma teoria crtica das novas mdias. Traduo: Isabel Crossetti. Porto Alegre: Editora Meridional, 2003, 232p. LEMOS, Andr. Olhares sobre a cibercultura. 1 ed. Porto Alegre: Sulina, 2003. 231 p. WELLMAN, Barry. Physical Place and CyberPlace: The Rise of Personalized Networking. Fevereiro de 2001. International Journal of Urban and Regional Research 25, 2 (2001): 22752. Disponvel em: <http://www.chass.utoronto.ca/~wellman/publications/individualism/ijurr3a1.htm>. em dezembro de 2011. RECUERO, Raquel. Capital Social e Redes sociais na internet, 2009, Disponvel em: http://www.pontomidia.com.br/raquel/arquivos/capital_social_e_redes_sociais_na_internet.ht ml > Acesso em dezembro de 2011. RECUERO, Raquel. Capital Social na internet, 2009. Disponvel em: Acesso

http://www.pontomidia.com.br/raquel/arquivos/capital_social_na_internet.html > Acesso em dezembro de 2011. Crowdfundig Brasil, Mas afinal, o que Crowdfunding? 2010. Disponvel em: http://crowdfundingbr.com.br/post/1505309625/oqueecrowdfunding > Acesso em dezembro de 2011.

Crowd o qu? Disponvel em: http://crowdoque.typepad.com/blog/ > Acesso em dezembro 2011 e janeiro de 2012. Catarse. Disponvel em: http://www.catarse.me > Acesso em dezembro de 2011 e janeiro de 2012.

APNDICE

APNDICE A ROTEIRO ENTREVISTA COM MEMBROS DO GRUPO CROWDFUNDINGBR

1. De qual regio voc ? 2. Qual a sua idade? 3. Voc j inscreveu projeto(s) culturais em alguma plataforma de financiamento coletivo? 4. Existem polticas pblicas culturais* em sua cidade? 5. Caso existam polticas pblicas culturais em sua cidade, voc se sente satisfeito(a) com elas? 6. Voc j fez uso de polticas pblicas de cultura? 7. Voc j financiou algum projeto cultural dentro da lgica do crowdfunding? 8. Se voc j financiou algum projeto cultural por meio de crowdfunding, o que te motivou? 9. Se ainda no financiou algum projeto cultural por meio do crowdfunding, voc teria este interesse?

APNDICE B ROTEIRO ENTREVISTA COM EMPREENDEDORES DO SITE CATARSE

1. H polticas pblicas para a cultura em sua localidade? 2. Voc est satisfeito(a) com elas? 3. Voc j inscreveu projetos em leis de incentivo Cultura? 4. O projeto inscrito no Catarse foi pensado para o formato de leis de incentivo? 5. Como ficou sabendo do Catarse? 6. O que te motivou a inscrever um projeto nesta plataforma?

Вам также может понравиться