Вы находитесь на странице: 1из 19

VISTO:

ADMINISTRAO

2007

CONCURSO DE ADMISSO - 2006 ao CFO/QC -

_________________ DIRETOR DE ENSINO

PG - 1

1 QUESTO MLTIPLA ESCOLHA 8,000 pontos distribudos em 50 itens


Marque no carto de respostas, anexo, a nica alternativa que responde de maneira correta ao pedido de cada item:

ADMINISTRAO

01. A anlise do portflio de produtos, com base na matriz BCG, complementa o processo de anlise estrutural da empresa, facilitando decises sobre alocao de prioridades e recursos. Considerando a matriz BCG, representada abaixo, identifique a posio em que se pressupe a possibilidade de retirada do produto da linha.
100

0 100

(A) Posio A. (B) Posio B. (C) Posio C. (D) Posio D. (E) Nenhuma das posies. 02. Sobre a reengenharia podemos afirmar: (A) no uma ferramenta vlida de trabalho para gerentes , construtores e profissionais de administrao em geral. (B) aceita livremente a sabedoria convencional e as tradies herdadas do passado , mantendo assim mtodos e costumes utilizados anteriormente. (C) surgiu como soluo para crises que colocava em risco a sobrevivncia das empresas no fim do sculo XX. (D) se afasta da questo pela qualidade total, pois no reconhece a importncia dos processos e no trabalha por mudanas. (E) Hommem e Champy so indiferentes a qualquer conceito sobre a reengenharia.

VISTO:
ADMINISTRAO

2007

CONCURSO DE ADMISSO - 2006 ao CFO/QC -

_________________ DIRETOR DE ENSINO

PG - 2

03. O grfico e a tabela abaixo mostram como a infra-estrutura de transporte e movimentao afetam a cadeia de abastecimento. Sabendo que se o tempo total em cada trecho ultrapassar 15 horas ser acrescida aos custos uma multa de R$ 100,00 - ton/hora e que o objetivo o menor custo de transporte, qual(ais) meio(s) de transporte deve(m) ser utilizado(s) para transportar 20 ton de um produto da unidade I para a unidade II e 40 ton de outro produto da unidade II para a unidade III? Obs.: O tempo de transporte dever ser calculado considerando que no haver deslocamentos simultneos da mesma modalidade. Grfico:
(1) (2) (3) (4) (5) (6)

Tabela:

(1) ( 2 ) (3) (4) (5) (6)

(A) Da unidade I para II=>Trem , da unidade II para III=>Avio (B) Da unidade I para II=>Trem , da unidade II para III=>Trem (C) Da unidade I para II=>Navio , da unidade II para III=>Carro (D) Da unidade I para II=>Carro , da unidade II para III=>Trem (E) Da unidade I para II=>Navio , da unidade II para III=>Avio 04. Dentro do Planejamento Estratgico, quais das proposies abaixo contm elementos que compe o relacionamento de ciclo? I. Trabalhadores, funcionrios, toda cadeia de pessoas que pertence a uma organizao. II. Fornecedores, produtos, concorrentes, rede de relaes da empresa. III. Processo de tecnologia aplicado dentro do ambiente organizacional. IV. Comportamento operacional que processa lucros, aumentando a eficincia da produo. (A) Somente a I e a II. (B) Somente a I e a III. (C) Somente a II e a IV. (D) Somente a I e a IV. (E) Somente a III e a IV.

VISTO:
ADMINISTRAO

2007

CONCURSO DE ADMISSO - 2006 ao CFO/QC -

_________________ DIRETOR DE ENSINO

PG - 3

05. Analise a tabela abaixo, que indica cinco diferentes fluxos relacionados cadeia de abastecimento, e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I II III IV V Fornecimento de dados de produtos e servios Programar Produo Receber pedido Solicitar Produtos Definio de local interno Coleta de pedidos Transferir Material Checar disponibilidade Receber produtos Unitizao Recebimento e validao de pedidos Produzir e analisar a qualidade Criar pedido considerando a data de entrega Analisar/checar produtos Transporte Anlise de crdito do cliente Embalar o produto Produzir Descarregar veculo Acomodao Reserva de produtos Armazenar temporariamente Despachar na data prometida Armazenar produtos Controle de estoque

(A) A opo I descreve o fluxo genrico de solicitao de pedidos. (B) A opo II descreve o ATP. (C) A opo III descreve a administrao de pedidos. (D) A opo IV descreve um processo produtivo. (E) A opo V descreve um processo de distribuio e armazenagem de produtos. 06. Para que se possa resolver problemas de uma empresa, necessrio saber identific-los, por isso existem mtodos simples de identificao de problemas. Com base nessa afirmao e com seus conhecimentos sobre TQC (Controle de Qualidade Total), analise as proposies abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta. I. O Shake-Down de problemas um mtodo simplificado em nvel de seo, e tem como vantagem no estgio inicial do TQC a circunscrio dos problemas ao ambiente da prpria seo, sendo mais fcil levantar os dados necessrios. II. Toda chefia deve montar o seu Plano de Ao Anual, no qual so correlacionadas as metas estabelecidas sobre os itens de controle e os projetos a serem conduzidos. III. O Mtodo de Soluo de Problemas QC STORY tem como objetivos: definir claramente o problema, investigar as caractersticas especficas desse problema, descobrir as causas fundamentais, conceber um plano para bloquear essas causas fundamentais e prevenir contra o reaparecimento do problema. (A) Somente a I e a II esto corretas. (B) Somente a I e a III esto corretas. (C) Somente a III est correta. (D) Somente a II e a III esto corretas. (E) Todas esto corretas. 07. Quanto classificao dos estoques, assinale a alternativa correta. (A) Estoques de produtos em processos so os materiais que no sofreram alteraes. (B) Estoques de matrias-primas so todos os materiais armazenados que a empresa compra para usar no processo produtivo, independentemente de serem materiais diretos que se incorporam ao produto final, ou indiretos, que no se incorporam ao produto final. (C) Estoques de produtos acabados so os itens que no esto prontos para serem entregues aos consumidores finais. (D) Estoques em consignao so os materiais que no so propriedade do fornecedor. (E) Estoques em trnsito so todos os itens que no foram despachados de uma unidade fabril para outra.

VISTO:
ADMINISTRAO

2007

CONCURSO DE ADMISSO - 2006 ao CFO/QC -

_________________ DIRETOR DE ENSINO

PG - 4

08. No modelo tradicional das organizaes existem algumas estruturas que fazem parte do mapa sistmico. Assinale a alternativa que identifica uma delas. (A) Estrutura criada e orientada para processos. (B) Estrutura flexvel. (C) Estrutura conceitual. (D) Estrutura organizacional tradicional. (E) Estrutura formal. 09. Consistem em recursos tcnicos que as organizaes recorrem para demonstrarem suas representaes e ilustraes de fatos ou fenmenos organizacionais, recursos de: (A) gesto. (B) diagnstico. (C) formalizao. (D) verticalizao. (E) formatao e padronizao. 10. Sobre os tipos de benchmarking correto afirmar: (A) o benchmarking interno no pode ocorrer em territrios geogrficos distintos, por causa das diferentes culturas e lnguas. (B) o benchmarking interno tem objetivo de identificar o grau de desempenho organizacional, alm de informaes sobre a prpria organizao, servindo assim de base para uma investigao externa. (C) o benchmarking funcional no sofre dificuldades na transferncias para outros ambientes. (D) a grande caracterstica do benchmarking competitivo a concorrncia direta para diferentes tipos de clientes. (E) o benchmarking funcional no admite investigaes em organizaes, apenas no ramo da organizao que aprende. 11. Uma das formas de compras que mais cresce atualmente o EDI (Eletronic Data Interchange), tecnologia para transmisso de dados eletronicamente, por meio de um computador acoplado a um modem e a uma linha telefnica e com um software especfico. Analise as proposies abaixo sobre o EDI e, a seguir, assinale a alternativa correta. I. uma forma de compra rpida, segura e com preciso do fluxo de informaes. II. Acarreta muitos gastos nas ordens de compra. III. Proporciona facilidade na colocao de pedidos. IV. Provoca reduo de estoques, uma vez que quando atingido o ponto mnimo estipulado, o fornecedor ser acionado para novas entregas. (A) Somente a I,II e a III esto corretas. (B) Somente a II est correta. (C) Somente a I, III e a IV esto corretas. (D) Somente a I, II e a IV esto corretas. (E) Somente a I e a II esto corretas.

VISTO:
ADMINISTRAO

2007

CONCURSO DE ADMISSO - 2006 ao CFO/QC -

_________________ DIRETOR DE ENSINO

PG - 5

12. A ferramenta que busca aglutinar informaes sobre aspectos ligados ao ambiente, coordenao, ao controle interno, ao treinamento e desenvolvimento de recursos humanos e anlise organizacional denominada: (A) folha de verificao. (B) fluxograma. (C) quadro de distribuio de tarefas. (D) manual. (E) funcionograma. 13. Trata-se de condio indispensvel de legitimidade da licitao, sem a qual no pode prosperar o procedimento licitatrio, em qualquer que seja a modalidade, sob pena de tornar invivel a formulao de ofertas, o seu julgamento e irrealizvel o contrato subseqente, a definio: (A) de escopo. (B) da modalidade. (C) da qualificao. (D) do objeto. (E) da habilitao tcnica. 14. O formulrio o veculo que transporta informaes. Sobre sua anlise e desenho, analise as proposies abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta. I. Alguns dos indicadores da anlise e desenho de formulrios que apontam a necessidade para sua elaborao e uso so: contnua dificuldade para sua compreenso e preenchimento, formao de filas e demora na sua utilizao. II. Os principais objetivos so: facilitar o fluxo de informaes, uniformizar procedimentos e centralizar controles. III. O questionrio dividido em trs grupamentos distintos: questes abrangentes, questes pessoais e questes de integrao. (A) Somente a I e a II esto corretas. (B) Somente a I est correta. (C) Somente a II est correta. (D) Somente a I e a III esto corretas. (E) Somente a I, II e a III esto corretas. 15. Com relao aos objetivos da administrao de projetos, correto afirmar: (A) as tcnicas da administrao de projetos foram desenvolvidas para lidar com a execuo de atividades de organizao. (B) as situaes s quais se aplicam as tcnicas da administrao de projetos so pouco variadas em termos de finalidade, complexidade, dimenso e necessidades de gerenciamento. (C) o principal objetivo da administrao de projetos reduzir custos. (D) a administrao de projetos uma estratgia que visa operacionalizar objetivos e transform-los em solues prticas. (E) a administrao de projetos foi criada para lidar com o empreendimento infinito.

VISTO:
ADMINISTRAO

2007

CONCURSO DE ADMISSO - 2006 ao CFO/QC -

_________________ DIRETOR DE ENSINO

PG - 6

16. Observando o grfico abaixo, pode-se afirmar que a administrao de projetos foi utilizada como: GASTOS DA EMPRESA Funcionrios com horas ociosas Solicitao de compras Gastos com energia 3 30 40 30 50 60 40 70 60 80

FEV JAN

MAR

(A) sistema estratgico. (B) sistema doutrinrio. (C) sistema de coordenao de recursos. (D) sistema de habilidades. (E) sistema disciplinar. 17. A empresa ALFA deseja determinar a DTD de um produto, isto , o tempo decorrido entre e descarga de matria prima e a liberao do produto final para despacho. Considerando uma sada diria de 5.000 und, uma jornada de trabalho de 8 h / dia e os equivalentes em unidades nas reas, conforme tabela abaixo: Matrias-primas Setor 1 Setor 2 Produto acabado 25.000 2.000 200 5.000

Podemos afirmar que a permanncia na fbrica de: (A) 7,20 dias. (B) 8,16 dias. (C) 3,20 dias. (D) 6,44 dias. (E) 5,00 dias. 18. Em igualdade de condies, como critrio de desempate, ser assegurada preferncia, conforme previsto na lei n 8.666, de 21 de junho de 1993, aos bens e servios produzidos ou prestados por empresas: (A) brasileiras de capital nacional. (B) com atividades sociais na regio. (C) com aes na bolsa de valores. (D) filantrpicas. (E) individuais.

VISTO:
ADMINISTRAO

2007

CONCURSO DE ADMISSO - 2006 ao CFO/QC -

_________________ DIRETOR DE ENSINO

PG - 7

19. Para alguns tericos, ao longo da histria, a organizao tem sido associada com os processos de dominao social onde indivduos ou grupos encontram maneiras de impor suas vontades aos outros. Em qual viso metafrica da organizao Gareth Morgan (2002) descreve esse enunciado? (A) Organizaes como mquinas. (B) Organizaes como prises psquicas. (C) Organizaes como culturas. (D) Organizaes como sistemas polticos. (E) Organizaes como instrumentos de dominao. 20. As finanas pblicas podem ser classificadas em: (A) normativas e reativas. (B) ativas e positivas. (C) meio e fins. (D) principais e apoio. (E) positivas e normativas. 21. Na gesto de servios um dos pontos crticos so as polticas de gesto de capacidade. Quais fatores seriam prioritrios de importncia na definio de polticas de gesto da capacidade de demanda em um sistema de servios? (A) Ajuste da capacidade fsica, capacidade tecnolgica e sistema de informao. (B) Ajuste da capacidade fsica, estoques de absoro e influncia de demanda. (C) Capacidade fsica ajustada demanda, gesto de filas e gesto da produo. (D) Estoques de absoro, gesto de filas e planejamento e controle de servios. (E) Estoques de absoro, planejamento e controle e vendas eletrnicas. 22. Uma curva de experincia obtida por meio da combinao das seguintes variveis: (A) tecnologia e capacidade de produto. (B) custo unitrio de produo e quantidade produzida. (C) capacidade administrativa e capacidade de produo. (D) sinergismo e pessoal capacitado. (E) capacidade financeira e tecnologia. 23. Comparando-se o ativo com o passivo de um balano, chega-se a algumas concluses. Analise as proposies abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta. I. Quando o ativo superior ao passivo temos uma situao lquida positiva. II. Quando o ativo igual ao passivo temos uma situao lquida ativa. III. Quando o ativo inferior ao passivo temos uma situao lquida passiva. (A) somente a II e a III esto corretas. (B) somente a III est correta. (C) somente a I e a II esto corretas. (D) somente a I e a III esto corretas. (E) todas esto corretas.

VISTO:
ADMINISTRAO

2007

CONCURSO DE ADMISSO - 2006 ao CFO/QC -

_________________ DIRETOR DE ENSINO

PG - 8

24. O Just in Time (JIT) o nome dado aos sistemas que prescindem de estoques iniciais. Os componentes comprados so levados diretamente s linhas de produo ou tm, no mximo, uma pequena espera no recebimento antes de sua utilizao. So pontos importantes deste processo: (A) a qualificao prvia do fornecedor e no compartilhamento do custo da embalagem de transporte, entre cliente e fornecedor. (B) a falta de necessidade de estabelecer horrios de entrada de mercadorias devido ao congestionamento nos centros urbanos; e a importncia do meio de transporte utilizado nas entregas. (C) o custo da embalagem de transporte e o no estabelecimento do sistema de comunicao inter-parceiros. (D) a anlise cuidadosa dos componentes comprados que sero objeto de JIT, a qualificao prvia do fornecedor e a negociao entre cliente e fornecedor do custo da embalagem de transporte. (E) o estabelecimento de horrios de entrada de mercadorias, confirmao eletrnica de recebimento e prazo mximo de entrega; no analisar o custo do frete, assim como o meio de transporte utilizado nas entregas. 25. Dentro do ambiente organizacional so aplicadas diversas tcnicas e filosofias que visam trazer vantagens competitivas desejadas pelas empresas por meio da reduo de custos e melhorias de produtividade. Analise as proposies abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta. I. A certificao ISO 9000 considera que um elevado nvel de qualidade do produto significa clientes satisfeitos, mais vendas, maiores lucros, crescimento sustentvel e uma melhor satisfao dos funcionrios. II. O TPM um programa interno fundamental para a melhoria contnua por meios de incrementos da utilizao de equipamentos e conscientizao das atividades dos operrios. III. O 5S consiste em estabelecer novas tcnicas produtivas nas organizaes adotando-se procedimentos efetivos. (A) Somente a II est correta. (B) Somente a III est correta. (C) Somente a I e a III esto corretas. (D) Somente a I e a II esto corretas. (E) Somente a I est correta. 26. Sobre administrao de materiais, correto afirmar: (A) anlise do mercado, informtica, fluxo de caixa e recebimento fazem parte dos dez mandamentos da boa administrao. (B) recurso o meio pelo qual a empresa realiza suas operaes, sendo seus recursos principais os materiais, financeiros, humanos, mercadolgicos e administrativos. (C) no preciso identificar as necessidades do consumidor para traar os planos de compras. (D) na aplicao do cdigo de barras as vantagens no superam as desvantagens e impossvel controlar os estoques atravs dele. (E) orientar e controlar as atividades da organizao uma funo do administrador porm no to importante para o desenvolvimento da empresa levando em considerao que vo gerar gastos desnecessrios.

VISTO:
ADMINISTRAO

2007

CONCURSO DE ADMISSO - 2006 ao CFO/QC -

_________________ DIRETOR DE ENSINO

PG - 9

27. Correlacione a coluna 1 em conformidade com a coluna 2 e a seguir, assinale a alternativa correta. COLUNA 1 ( ) Demanda. ( ) Analisar requerimentos do negcio. ( ) Analisar necessidades de recursos. ( ) Equilibrar recursos disponveis e necessidades. (3) ( ) Elaborar planos. COLUNA 2 ( 1 ) Definio das aes que sero tomadas em um perodo pr-estabelecido para que os recursos definidos possam suportar as demandas da cadeia. ( 2 o ponto de partida para a elaborao do ) plano global da cadeia de abastecimento. Consiste em buscar um equilbrio entre a demanda e os recursos disponveis na cadeia de abastecimento. A identificao das demandas e necessidades o primeiro passo para se iniciar o processo de planejamento. ( 4 Consiste no processo de anlise e definio ) das prioridades do negcio que demandam necessidade de servios ou produto na cadeia de abastecimento. ( 5 o planejamento da cadeia de ) abastecimento proveniente do plano de negcio da empresa ou plano empresarial. (6 )

(A) 2 (B) 5 (C) 5 (D) 2 (E) 5

; ; ; ; ;

5 2 4 4 3

; ; ; ; ;

4 3 2 3 4

; ; ; ; ;

3 6 3 1 6

; ; ; ; ;

1. 4. 6. 6. 1.

28. Projetos so empreendimentos finitos, que tm objetivos claramente definidos em funo de um problema, oportunidade ou interesse de uma pessoa ou organizao. Com base nessa definio, analise as proposies abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta. I. O resultado do projeto o desenvolvimento da soluo ou atendimento do interesse, dentro das restries de tempo e recursos. II. Todo projeto conta com o componente de certeza, que cerca o resultado esperado ou as condies de realizaes ou ambos. III. Objetivo singular, atividade infinita, cliente, recursos limitados, incerteza e administrao especfica so as principais caractersticas dos projetos. IV. Projetos em geral envolvem relao entre fornecedor e cliente, que pode ter encomendado ou comprado uma soluo ou idia, ou que est avaliando o que est sendo desenvolvido. (A) Somente a I e a II esto corretas. (B) Somente a II e a IV esto corretas. (C) Somente a I e a IV esto corretas.

(D) Somente a II e a III esto corretas. (E) Somente a III e a IV esto corretas.

VISTO:
ADMINISTRAO

2007

CONCURSO DE ADMISSO - 2006 ao CFO/QC -

_________________ DIRETOR DE ENSINO

PG - 10

29. Analise as proposies abaixo, as quais Abell e Hammond definem como pr-requisitos de preparao de um planejamento estratgico de mercado, colocando entre parnteses a letra V, quando se tratar de proposio verdadeira, ou a letra F quando a proposio for falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqncia correta. ( ) Compreenso (aceitao) da verdadeira natureza do planejamento estratgico de mercado. ( ) Anlise da dinmica dos custos. Efeitos das economias de escala e de experincia. ( ) Avaliao das oportunidades do mercado e de nossa posio relativa. (A) V (B) V (C) V (D) F (E) F ; ; ; ; ; F F V V V ; ; ; ; ; V. F. F. F. V.

30. Assinale a alternativa que podemos medir com o ndice de rentabilidade. (A) O lucro lquido mdio de um investimento dividido por seu valor contbil mdio. (B) O perodo exigido para que um investimento gere fluxos de caixa suficientes para recuperar o custo inicial. (C) A diferena entre o valor de mercado de um investimento e seu custo. (D) O valor presente dos fluxos de caixa futuros de um investimento divididos por seu custo inicial. (E) O processo de avaliao de um investimento descontando seus fluxos de caixa futuros. 31. A ferramenta que, concebida dentro de um contexto de crise para as organizaes, propunha a inovao e o desapego s tradicionais formas de gesto, principalmente utilizando a tecnologia, denomina-se: (A) reengenharia. (B) downsizing. (C) benchmarking. (D) brainstorming. (E) ciclo do PDCA. 32. A gesto de suprimentos tem uma importncia fundamental nas organizaes modernas. A classificao de materiais o processo de aglutinao de materiais por caractersticas semelhantes. Diante dessas premissas quais so os atributos fundamentais para uma eficiente classificao de materiais? (A) Flexibilidade, estrutura e praticidade. (B) Abrangncia, flexibilidade e praticidade. (C) Abrangncia, qualidade e habilidade. (D) Qualidade, valor e peso. (E) Peso, valor e custo.

VISTO:
ADMINISTRAO

2007

CONCURSO DE ADMISSO - 2006 ao CFO/QC -

_________________ DIRETOR DE ENSINO

PG - 11

33. Nas definies para previses, projetos e gesto das instalaes em servios so fundamentais as seguintes decises: (A) capacidade produtiva, localizao e layout. (B) localizao, layout e fluxo de materiais. (C) layout, fluxo de materiais e quantidade de pessoas. (D) localizao, layout e sistema de estoque. (E) layout, processo produtivo e fluxo de pessoas. 34. Em logstica o processo que vincula a consolidao de vrios volumes pequenos em outros maiores, de tipos e formatos padronizados, visando facilitar a movimentao ao longo da cadeia denominado: (A) consolidao. (B) padronizao. (C) paletizao. (D) unitizao. (E) formatao. 35. As organizaes mantm em seus estoques centenas ou milhares de itens. Contudo, apenas uma parcela deles deve ser administrada fortemente. Uma das principais ferramentas indicada para auxiliar nessa tarefa a classificao ou curva ABC. Essa ferramenta tambm denominada: (A) controle estatstico de processo. (B) administrao por lote. (C) administrao por contingncia. (D) administrao por lote econmico. (E) administrao por exceo. 36. Um produto tem vendas anuais de R$ 850.000,00. Determine o giro de estoque desse produto, sabendo-se que o estoque mdio de R$ 240.000,00. (A) 0,28. (B) 2,54. (C) 3,54. (D) 840,00. (E) 240,00. 37. Estoques so indispensveis para a operao eficiente e eficaz de um sistema de produo. Porm, certos custos se elevam com nveis mais elevados de estoques. Os custos gerados pelos nveis de estoque que obstruem o processo de produo e necessitam de mais pessoas para desembaraar engarrafamentos e resolver problemas de congestionamento e coordenao denomina-se custo: (A) de problemas de produo. (B) da manuteno de estoques. (C) da capacidade reduzida. (D) para coordenar a produo. (E) da qualidade dos grandes lotes.

VISTO:
ADMINISTRAO

2007

CONCURSO DE ADMISSO - 2006 ao CFO/QC -

_________________ DIRETOR DE ENSINO

PG - 12

38. A estrutura que permite organizar a fora de trabalho em torno dos processos centrais da organizao, visando melhorar a coordenao e o controle, denominada estrutura: (A) vertical. (B) linear. (C) virtual. (D) linha e staff. (E) horizontal. 39. De acordo com a corrente Institucionalista existem mecanismos para adaptao institucional. Quando as organizaes, por presses externas (leis, sanes, regras etc), adotam estruturas, tcnicas ou comportamentos semelhantes, denomina-se isomorfismo: (A) mimtico. (B) coercitivo. (C) impositivo. (D) condicionado. (E) normativo. 40. A definio do projeto de arranjo fsico em que a localizao dos recursos no ser definida com base no fluxo de recursos transformados, mas na convenincia dos recursos transformadores em si, denomina-se arranjo: (A) celular. (B) por processo. (C) posicional. (D) por produto. (E) por computador. 41. Tecnicamente a capacidade de uma empresa saldar suas exigibilidades de curto prazo sem depender da venda dos produtos estocados, representada pela diviso dos ativos de converso rpida pelo passivo circulante total, denomina-se: (A) ndice de liquidez corrente. (B) ndice de liquidez seca. (C) solvncia de curto prazo. (D) capacidade de solvncia. (E) capacidade de endividamento. 42. A avaliao de desempenho uma ferramenta extremamente til para os sistemas de Recursos Humanos. Em organizaes cuja aplicao reflete uma cultura paternalista que no consegue avaliar, distinguindo as competncias profissionais dos aspectos pessoais, pode ter a importncia dessa ferramenta desvirtuada. A essa propenso d-se o nome de: (A) efeito desqualificante. (B) erro de tendncia central. (C) avaliao incorreta. (D) efeito halo. (E) efeito recenticidade.

VISTO:
ADMINISTRAO

2007

CONCURSO DE ADMISSO - 2006 ao CFO/QC -

_________________ DIRETOR DE ENSINO

PG - 13

43. A empresa CORINGA S.A deseja implantar a metodologia da Curva ABC para estabelecer prioridades na gesto dos estoques. A empresa tem estoque com dez itens e os dados a seguir referem-se s vendas desses itens: Item 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Vendas em Und 100 50 60 40 30 120 80 60 20 90 Vendas em R$ 50 10 20 5 20 700 20 15 10 150

Considerando que os itens classe A correspondem a 70% das vendas, em reais, os itens classe B a 20 % e os classe C a 10%, assinale a alternativa correta: (A) Os itens 1 e 6 so classe B. (B) Os itens 10 e 5 so classe B. (C) Os itens 6 e 10 so classe B. (D) Os itens 1 e 10 so classe B. (E) Os itens 2 e 4 so classe B. 44. A empresa SONOBOM trabalha com os conceitos do planejamento de necessidades de materiais - MRP. Conhecendo-se a rvore do produto cama solteiro determine o nmero de itens C, D e E necessrios para atender um pedido de 10 camas: Cama Solteiro

A (2)

B (3)

C (5) (A) C = 100; D = 30; e E = 160. (B) C = 100; D = 60; e E = 160. (C) C = 190; D = 30; e E = 120. (D) C = 190; D = 60; e E = 150. (E) C = 190; D = 30; e E = 160.

D (3)

E (5)

C (3)

VISTO:
ADMINISTRAO

2007

CONCURSO DE ADMISSO - 2006 ao CFO/QC -

_________________ DIRETOR DE ENSINO

PG - 14

45. Com a aceitao das incertezas e turbulncias do ambiente organizacional os modelos administrativos contemporneos tm enfatizado formas organizacionais mais participativas e inovadoras adotando a (os): (A) verticalizao decisria. (B) horizontalizao decisria. (C) modelos mistos de gesto. (D) programas de desenvolvimento organizacional. (E) descentralizao das decises. 46. Assinale a alternativa que no podemos considerar como um item da classificao qualitativa do patrimnio lquido. (A) Bens numerrios. (B) Crditos de tesouraria. (C) Bens de uso. (D) Bens de renda. (E) Bens de estado. 47. Considerando que uma empresa possui fundos temporariamente ociosos e que existe uma variedade de ttulos curto prazo disponveis para aplicao, podemos afirmar que as alternativas abaixo representam as caractersticas mais importantes desses ttulos, exceto: (A) prazo de vencimento. (B) risco de inadimplncia. (C) desembolso trimestral. (D) negociabilidade. (E) tributao. 48. A avaliao dos componentes patrimoniais das entidades de direito pblico seguinte norma: no obedece a

(A) pelo preo mdio ponderado das compras para os bens de almoxarifado. (B) pelo valor de aquisio ou pelo custo de produo ou de construo para os bens mveis e imveis. (C) pelo valor mdio do mercado para os investimentos relevantes. (D) pelo valor nominal para os dbitos e crditos. (E) pelo valor nominal para os ttulos de renda feita a converso, quando em moeda estrangeira. 49. A contabilidade governamental pode ser descentralizada por vrios nveis hierrquicos sempre utilizando o plano de contas nico. Assinale a alternativa que no podemos considerar como um nvel de funcionamento da descentralizao na rea governamental. (A) rgo setorial de contabilidade. (B) Unidades administrativas. (C) Unidades oramentrias. (D) Unidades legais de operao. (E) rgo central de contabilidade.

VISTO:
ADMINISTRAO

2007

CONCURSO DE ADMISSO - 2006 ao CFO/QC -

_________________ DIRETOR DE ENSINO

PG - 15

50. Assinale a alternativa que apresenta princpios que devem ser atendidos no processo de planejamento do oramento pblico. (A) Tributao na fonte e Racionalidade. (B) Universalidade e Aderncia. (C) Aderncia e Tributao na fonte. (D) Despesas plurianuais e Tributao na fonte. (E) Racionalidade e Aderncia.

2 QUESTO D O QUE SE PEDE 2,000 pontos distribudos em 2 itens

RESPONDA NO CADERNO DE RESPOSTAS ANEXO: 01. Gareth Morgan (1996), em seu livro Imagens da Organizao, elabora uma anlise de inmeras possibilidades de configuraes organizacionais utilizando o recurso metodolgico da metfora. Dentre suas configuraes metafricas situam-se as organizaes como Mquinas e as organizaes como Organismos. Essa representao tem como base a pesquisa realizada por Burns e Stalker, na Gr-Bretanha na dcada de 1950, publicada pelo Instituto Tavistock, em 1961, retratada, tambm, em Motta e Vasconcelos (2003), em que as organizaes estariam situadas dentro de um contnuo, sendo suas extremidades, de um lado um modelo mecnico, e do outro um modelo orgnico, dadas as suas caractersticas de organizar o trabalho. Baseado nas concepes tericas desses autores e utilizando seis importantes variveis organizacionais: ambiente, tecnologia, estratgia, estrutura, processos e pessoas, estabelea um paralelo de como essas variveis poderiam estar alinhadas comparativamente em organizaes com predominncia de um modelo mais mecnico, e organizaes com a predominncia de um modelo mais orgnico, na sua forma de organizar o trabalho. Variveis Ambiente Tecnologia Estratgia e Estrutura Processos Pessoas Modelo Mecnico Modelo Orgnico

VISTO:
ADMINISTRAO

2007

CONCURSO DE ADMISSO - 2006 ao CFO/QC -

_________________ DIRETOR DE ENSINO

PG - 16

02. Analise os dados abaixo e, a seguir, responda os itens pedidos. Dados: Estoque inicial em janeiro: R$ 80,00. Recebimento mensal de R$ 150,00. Consumo em janeiro de R$ 120,00 crescendo 7% a.m de fevereiro a junho. Ms com trinta dias. Pedidos: a) Giro de estoque para o perodo de janeiro a junho; b) Giro de estoque para o perodo de fevereiro a maio; c) Cobertura para o perodo de janeiro a junho; e d) Cobertura em maro.

FINAL DA PROVA

VISTO:
ADMINISTRAO

2007

CONCURSO DE ADMISSO - 2006 ao CFO/QC -

_________________ DIRETOR DE ENSINO

PG - 17

GABARITO DA PROVA DE ADMINISTRAO SOLUO DA 1 QUESTO:


01020304050607080910111213141516171819202122232425A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E 26272829303132333435363738394041424344454647484950A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D B C D ANULADO E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E

SOLUO DA 2 QUESTO:
ITEM 01.:
Modelo Mecnico Modelo Orgnico Incerto, mutante, dinmico, concorrncia. Ambiente Estvel, esttico, de longo prazo. Tecnologi Simples, unitria, rotineira. Complexa, diversificada, em redes, no rotineira. a Programadas, estticas, planificadas, Incertas, instveis, mutantes, dinmicas, adhocrticas, temporais. Estratgia formalizadas, padronizadas, clssicas. s Padronizados, repetitivos, rotineiros, Complexos, flexveis, adaptveis. e Estrutura especializados. s Processos Pessoas Especializadas, treinadas, qualificadas. Total Multifuncionalidade, aprendizagem, competncias. Variveis

valor 0.2 0.2 0.2 0.2

0.2 1.0

VISTO:
ADMINISTRAO

2007

CONCURSO DE ADMISSO - 2006 ao CFO/QC -

_________________ DIRETOR DE ENSINO

PG - 18

ITEM 02.:
Ms Estoque inicial Entrada Sada Estoque Final Estoque Mdio

JAN FEV MAR ABR MAI JUN

80,00 110,00 131,60 144,21 147,21 139,91

150,00 150,00 150,00 150,00 150,00 150,00

120,00 128,40 137,39 147,01 157,30 168,31

110,00 131,60 144,21 147,21 139,91 121,61

95,00 120,80 137,91 145,71 143,56 130,76

a) Giro de janeiro a junho (0,25): 858,41 128,96 = 6.66 vezes no perodo

b) Giro de fevereiro a maio(0,25): 570,10 137,00 6x30 = 6.66 = 4,16 vezes no perodo

c) Cobertura janeiro a junho(0,25): 180,00 6,66 = 27,03 dias

d) Cobertura maro(0,25): 30 137,39 /137,91 = 30,00 dias

xxxxxxxxxx----------xxxxxxxxxx

Вам также может понравиться