Вы находитесь на странице: 1из 29

PROPRIEDADES QUMICAS DO SOLO

Luciano Colpo Gatiboni*

NDICE 1 INTRODUO........................................................................................................... 2 2 REA SUPERFICIAL ESPECFICA........................................................................... 3 3 CARGAS ELTRICAS................................................................................................. 4 3.1 Origem das cargas eltricas............................................................................... 5 3.2 Ponto de carga zero........................................................................................... 8 3.3 Disperso e floculao....................................................................................... 9 4 ADSORO E TROCA DE ONS............................................................................... 11 4.1 Energia de ligao entre colides e ons........................................................... 11 4.2 Poder tampo do solo........................................................................................ 15 4.3 Determinao da CTC....................................................................................... 16 5 ACIDEZ DO SOLO....................................................................................................... 17 5.1 Introduo.......................................................................................................... 17 5.2 Origem da acidez do solo.................................................................................. 19 5.3 Componentes da acidez do solo........................................................................ 21 5.4 Parmetros da acidez do solo............................................................................ 23 5.5 Interpretao dos resultados de acidez do solo.................................................. 25 6 SOLOS ALAGADOS E SOLOS AFETADOS POR SAIS........................................... 27 6.1 Modificaes qumicas em solos alagados........................................................ 27 6.2 Modificaes qumicas em solos afetados por sais........................................... 28 7 BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA............................................................................ 29

* Eng. Agr., Dr., Professor substituto do Departamento de Solos da UFSM.

PROPRIEDADES QUMICAS DO SOLO

1 INTRODUO
O sistema solo est constantemente em atividade qumica, onde inmeras reaes se processam ao mesmo tempo dentro de cada uma de suas fases (slida, lquida e gasosa), entre elas e delas com o ambiente. Devido a sua alta reatividade, a maioria dos fenmenos qumicos ocorre nas partculas menores do solo, chamada frao coloidal. Os colides do solo, que compreendem as partculas com dimetro entre um mcron e um nanmetro (Figura 1), so compostos principalmente pelas argilas do solo e pela frao mais reativa da matria orgnica (cidos hmicos e flvicos). Partculas menores que um nanmetro so chamadas de solutos e compreendem as molculas de tamanho mdio a pequeno, os ons e os tomos (Figura 1). A frao coloidal do solo bastante heterognea, pois constituda de diferentes espcies de minerais e materiais orgnicos e, ainda, est no solo em meio a partculas maiores, como silte e areia. Mas, mesmo assim, no deixa de expressar suas caractersticas qumicas.

Figura 1 Distribuio esquemtica dos constituintes do solo segundo seu tamanho.

3
Como a fase lquida do solo funciona como uma intermediria entre a fase slida e a planta, neste captulo sero abordadas as principais propriedades qumicas e fenmenos fsicoqumicos ocorrentes na interface slido-soluo do solo.

2 REA SUPERFICIAL ESPECFICA


A rea superficial especfica (ASE) a medida da rea da superfcie das partculas por unidade de peso (expressa em metros quadrados por grama). A ASE de uma massa de partculas aumenta proporcionalmente com a diminuio do dimetro dela, conforme ilustrado na Figura 2.

Figura 2 Aumento da rea superficial especfica de um cubo com sua diviso em unidades menores. A Tabela 1 ilustra o aumento da ASE medida que um cubo de um centmetro de aresta e de massa um grama subdividido em partculas da mesma forma. Pode ser observado que um grama de argila poder representar uma ASE cerca de mil vezes maior do que um grama de areia. No solo as diferenas so em geral maiores, pois podem existir argilominerais expansveis, como a montmorilonita, que alm das superfcies externas tm superfcies internas situadas entre as camadas do mineral, o que provoca aumento da ASE. Assim, dependendo da composio mineralgica do solo, h variaes substanciais na sua rea superficial especfica. A ASE, embora sendo uma caracterstica fsica, afeta diretamente as propriedades qumicas do solo, pois, de maneira geral, quanto maior a ASE, maior ser a reatividade das partculas de solo devido sua maior rea de contato com a fase lquida do solo (local onde ocorrem os principais fenmenos fsico-qumicos).

Tabela 1 Relao hipottica entre o tamanho mdio das partculas e a rea superficial especfica em 1 grama de solo.

Aresta da partcula (mm) 10 1 1 0,1 0,01 0,001

Nmero de partculas

ASE (m2 g-1) 0,0006 0,006 0,06 0,6 6

Frao do solo correspondente Cascalho Areia grossa Areia fina Silte Argila

1.000 1.000.000 1.000.000.000 1.000.000.000.000

CARGAS ELTRICAS
As cargas eltricas do solo so fundamentais para a sustentao do crescimento e

desenvolvimento das plantas porque so elas as responsveis pela reteno dos nutrientes essenciais no solo. Se isso no ocorresse, os nutrientes seriam levados pela gua que infiltra no solo durante as chuvas (processo conhecido como lixiviao). Por causa das cargas, especialmente dos argilominerais e matria orgnica, o solo funciona como um reservatrio que estoca nutrientes, liberando-os para a soluo do solo em pequenas quantidades, de onde as plantas podem absorvlos. As estruturas dos minerais do solo no so perfeitas, ocorrendo falhas, distores e substituies de tomos dentro da rede cristalina. Esses defeitos internos da estrutura cristalina geralmente resultam em desbalanos eltricos dos minerais, fazendo com que apresentem, permanentemente, cargas, as quais iro se manifestar na superfcie dos minerais. Os minerais das fraes silte e areia, devido ao seu maior tamanho e menor ASE, no manifestam facilmente na superfcie suas cargas oriundas dos desbalanos. Alm disso, os minerais das fraes mais grosseiras so geognicos, isto , provenientes da rocha matriz, possuindo menos defeitos pela menor ocorrncia de substituies de tomos. J os minerais da frao argila normalmente so pedognicos, isto , formados pela recristalizao a partir de tomos orginrios do desmonte dos minerais do material de origem. Com isso, os minerais da frao argila possuem maior nmero de imperfeies, gerando mais cargas eltricas. Assim, as fraes mais grosseiras (silte e areia) exercem pouca influncia sobre o contedo total de cargas de um solo.

5
Alm das cargas originadas das imperfeies dos minerais, chamadas cargas permanentes, nas bordas das argilas podem ocorrer reaes fsico-qumicas com a fase lquida do solo, gerando cargas na superfcie das argilas. Essas cargas so formadas principalmente pela adsoro ou dessoro de ons hidrognio nos grupos funcionais das argilas, gerando, respectivamente, cargas positivas ou negativas. Essas cargas, por sua caracterstica dinmica, so de efeito temporrio e variam conforme a concentrao de hidrognio na soluo do solo, ou seja, variam com o pH do solo. Por esse motivo, essas cargas so chamadas de cargas variveis ou cargas dependentes do pH. Fenmeno semelhante ocorre com o material orgnico adicionado ao solo, que vai sofrendo transformaes fsico-qumico-biolgicas at atingiram o tamanho coloidal, quando passa a ser chamado de matria orgnica ou hmus do solo. Durante essas transformaes, vrias ligaes moleculares so quebradas, restando radicais qumicos com cargas eltricas. Por seu amorfismo, a matria orgnica possui ASE muito maior que os argilominerais e, conseqentemente, uma quantidade de cargas expostas muito maior que eles, conforme mostrado na Tabela 2.

3.1 ORIGEM DAS CARGAS ELTRICAS DO SOLO


Os solo apresentam, concomitantemente, cargas eltricas positivas e negativas. Essas cargas podem ser permanentes ou variveis (dependentes do pH). A seguir, sero abordadas as principais maneiras pelas quais h formao de cargas no solo. 3.1.1) Origem das cargas negativas 3.1.1.1 Substituio isomrfica Como visto anteriormente, o alumnio e o silcio das camadas octaedrais e tetraedrais da estrutura dos argilominerais podem ser substitudos por outros ons de raios inicos semelhantes. As substituies isomrficas mais comuns so a do silcio (Si+4) pelo alumnio (Al+3) na camada tetredral e a do alumnio (Al+3) pelo magnsio (Mg+2) na camada octaedral das argilas. Pelo visto, os ctions substituintes tm menor valncia que os substitudos, o que gera uma deficincia de cargas positivas e excesso de cargas negativas. Esse desbalano de cargas no interior da rede cristalina pode se manifestar na superfcie do argilomineral quando a distncia entre a ocorrncia da substituio e a borda do mineral no for

6
grande, ou seja, quanto maior a ASE do mineral, maior ser a probabilidade da manifestao das cargas deste na superfcie (Figura 3). Como a gerao de cargas pela substituio isomrfica ocorre no interior dos argilominerais durante a sua formao, essas cargas so imutveis enquanto o mineral existir e, por isso, so chamadas de cargas permanentes.
Substituio isomrfica com manifestao da carga na superfcie

- O - Al O Si O Si O Al O Si OH - O - Al O Al O Mg O Al O Al OH - O - Si O Si O Si O Si O Si OH - O - Si O Si O Si O Si O Si OH - O - Al O Mg O Al O Al O Al OH - O - Si O Si O Si O Al O Si OH - O - Si O Si O Si O Si O Si OH - O - Mg O Al O Al O Al O Al OH - O - Si O Si O Si O Al O Si OH

Substituio isomrfica sem manifestao da carga na superfcie

Figura 3 Substituies isomrficas nos argilominerais e manifestao das cargas negativas na superfcie do argilomineral.

3.1.1.2 Dissociao de radicais OH No interior da estrutura cristalina dos argilominerais, os oxignios dos tetraedros e octaedros esto ligados a tomos de silcio e/ou alumnio, estando com suas cargas neutralizadas. Porm, nos tetraedros e octaedros das bordas do cristal, os oxignios mais externos ficam apenas parcialmente neutralizados, apresentando excesso de carga negativa. Essas cargas negativas podem ser neutralizadas por ons hidrognio (H+) oriundos da fase lquida. Assim, as bordas dos argilominerais apresentam, na verdade, radicais OH. Com isso, dependendo do pH (concentrao de H+) da fase lquida, pode haver maior ou menor nmero de ons hidrognio ligados aos oxignios das bordas dos argilominerais (Figura 4). Quando aumenta o pH da soluo do solo, significa que aumentou a concentrao de ons hidroxila (OH-) livres no meio e estes acabam por competir com os argilominerais pelos ons hidrognio (H+) e estes tendem a se desligar das argilas e ir para a soluo, onde reagem com os ons hidroxila, formando gua (OH- + H+ = H2O). Quando o hidrognio deixa a borda do argilomineral (dissociao dos radicais OH), o oxignio dos tetraedros

7
e octaedros voltam a apresentar cargas negativas. Por outro lado, se o pH da soluo do solo diminuir (aumento da concentrao de H+), as cargas negativas dos oxignios das bordas dos argilominerais sero bloqueadas (Figura 3). Pelo exposto, a formao de cargas negativas nas bordas dos argilominerais dependente do pH do meio e, por isso, essas cargas so chamadas de cargas variveis ou cargas dependentes do pH.

Figura 4 Formao de cargas negativas nas bordas dos argilominerais por causa do aumento do pH do meio.

Nos solos tropicais a frao argila composta principalmente por argilas do tipo 1:1 e xidos de ferro e alumnio. Como a formao de cargas por substituio isomrfica baixa nestes tipos de minerais, as cargas desses solos so, em sua grande maioria, do tipo dependente do pH. Alm dos argilominerais, as cargas variveis tambm ocorrem na matria orgnica do solo, onde a variao do pH que rege a quantidade e o carter (negativo ou positivo) das cargas. Existem vrios grupos funcionais na matria orgnica que podem ter seus hidrognios dissociados e apresentarem cargas negativas (Figura 5), mas os principais so os radicais carboxlicos e fenlicos. De modo geral, a quantidade de cargas que podem ser geradas pela matria orgnica muito grande por causa de sua alta ASE e nmero de grupos funcionais.

Figura 5 Principais grupos funcionais da matria orgnica do solo (Sparks, 1995)

3.1.2) Origem das cargas positivas Nos solos, as cargas positivas normalmente ocorrem em menor quantidade que as negativas, mas tm igual importncia pois so as responsveis pela reteno dos nions (muitos dos quais so nutrientes essenciais s plantas). As cargas positivas do solo so exclusivamente do tipo dependente do pH e ocorrem em maior quantidade quando o pH da soluo do solo baixo (alta concentrao do H+). Pelo abaixamento do pH ocorre a protonao de alguns radicais do solo, originando cargas positivas. A formao de cargas positivas ocorrncia mais comum na superfcie dos xidos de ferro e alumnio, nos grupos aluminol dos octaedros (-Al-OH) expostos das argilas 1:1 e 2:1 e nos grupos amina da matria orgnica (R-NH2).

3.2. PONTO DE CARGA ZERO (PCZ) Um parmetro importante nos solos de cargas variveis o ponto de carga zero (PCZ). O PCZ o valor de pH no qual o colide apresenta o mesmo nmero de radicais com carga positiva

9
(protonados) e negativa (deprotonados), ou seja, o ponto isoeltrico do solo. Assim, se o pH de um solo estiver abaixo de seu PCZ, ele apresentar maior nmero de cargas positivas. Caso contrrio, apresentar mais cargas negativas que positivas. Na tabela 2 so apresentados os valores de PCZ para alguns minerais. Por esta, pode-se observar que num solo com predominncia de caulinita, se o pH for maior que 4,6 haver maior nmero de cargas negativas. J em um solo hemattico, para haver predomnio de cargas negativas o pH tem que ser muito mais alto. Quando o solo apresentar maior nmero de cargas negativas, convencionou-se dizer que ele apresenta predominncia de CTC (capacidade de troca de ctions) e quando apresenta maior nmero de cargas positivas, diz-se que ele tem predominncia de CTA (capacidade de troca de nions). A ocorrncia de solos que apresentem CTA > CTC rara, pois somente possvel em solos altamente intemperizados (solos oxdicos), os quais no existem no Rio Grande do Sul. Tabela 2 Ponto de carga zero de alguns minerais do solo (adaptado de Sparks,1995). Mineral Quartzo Montmorilonita Caulinita Hematita Goethita Gibsita PCZ 2,5 3,7 2,5 4,6 9,5 7,8 8,9 7,8 9,5

3.3) DISPERSO E FLOCULAO DO SOLO Entre as partculas do solo existem dois tipos fundamentais de foras, as de atrao e as de repulso. As foras de atrao (Van der Waals) ocorrem quando as partculas esto muito prximas e fazem com que as partculas fiquem umas atradas pelo campo eltrico das outras. Quando isso ocorre, o sistema coloidal torna-se floculado. As foras de repulso so conseqncia da repulso entre os campos eltricos de colides de mesmo sinal, ou seja, quando duas partculas esto carregadas negativamente, h o afastamento das partculas e o sistema coloidal torna-se disperso. Quando num sistema coloidal em meio lquido predominam as foras de atrao, ocorre a floculao ou coagulao e as partculas agrupam-se formando pequenos flocos que decantam at o fundo do recipiente. J quando predominam as foras de repulso, as partculas tendem a se afastar

10
e continuar em suspenso (movimento Browniano). O PCZ afeta diretamente o grau de floculao do solo, pois neste pH que ocorre um nmero igual de cargas positivas e negativas nos colides, o que facilita a atrao entre as partculas. Assim, no PCZ que ocorre a mxima floculao do solo (Figura 6). A floculao dos colides do solo um fenmeno muito importante sob o aspecto pedogentico, pois afeta a pedoturbao, iluviao de colides, formao de agregados, estruturao do solo, entre outras.

Figura 6 Ponto de carga zero e seu efeito na floculao e disperso do solo.

11

ADSORO E TROCA DE ONS


Entende-se por adsoro o fenmeno qumico de ligao ou atrao entre a carga de um

colide e um on da soluo do solo e que resulta na sua reteno. O inverso desse fenmeno a dessoro do on, que devolve-o para a soluo. Os fenmenos de adsoro e dessoro so comumente chamados de fenmenos de troca, j que dizem respeito troca de fase de um on (da fase slida para a lquida, ou vice-versa) e desta nomenclatura provem os termos capacidade de troca de ctions (CTC) e capacidade de troca de nions (CTA). Devido s cargas dos colides, tanto inorgnicos como orgnicos, h a aproximao dos ons da soluo, formando-se uma nuvem de ons ao redor dos colides (Figura 7). Como as cargas dos colides so predominantemente negativas, h um maior nmero de ctions atrados (que configuram a CTC do solo) e estes acabam por atrair alguns nions (que compem a CTA do solo). Por esta razo, mesmo que um solo possua um grande nmero de cargas negativas, os nions tambm so adsorvidos e, assim, tanto os nutrientes catinicos como os aninicos so retidos no complexo de troca.

4.1 ENERGIA DE LIGAO ENTRE COLIDES E ONS

4.1.1) Tipos de energia de ligao Os ons que esto afastados dos colides a uma distancia tal que este j no exista fora de atrao so chamados de ons livres e compem a soluo do solo (conforme ilustrado na figura 6). J os ons atrados pelos colides, chamados de ons trocveis, podem estar adsorvidos com diferentes energias de ligao. Os ons prximos dos colides so retidos com mais fora, enquanto aqueles mais afastados tm fraca energia de ligao. Assim, os ons prximos dos colides podem estar ligados a estes atravs de ligaes inicas ou covalentes enquanto aqueles mais afastados esto rodeados por molculas de gua (solvatados) e so atrados pelo colide por foras eletrostticas (do tipo Van der Waals ou pontes de hidrognio).

12

Figura 7 Figura esquemtica da distribuio dos ons em torno dos coloides

13

Vrias nomenclaturas so utilizadas para descrever a adsoro dos ons aos colides. Elas do idia da energia de ligao entre eles e, portanto, da probabilidade de rompimento da ligao e retorno do on para a soluo do solo. a) adsoro qumica - ocorre quando h a ligao inica ou covalente entre o colide e o on, sendo dificultada sua passagem da fase slida para a lquida. H trs tipos de adsoro qumica: complexao, quelao e precipitao. i. Complexao o tipo mais comum de adsoro qumica e ocorre na superfcie dos colides. O on complexado retido com alta energia ao colide (ligao inica ou covalente). Algumas bibliografias ainda trazem os temos ocluso e fixao, os quais so sinnimos de complexao, mas esto em desuso. ii. Quelao um tipo especial de complexao que ocorre nos colides orgnicos ou em molculas quelantes, os quais adsorvem especificamente um on no por apenas uma, mas por duas ou mais ligaes (Figura 8). iii. Precipitao um tipo de adsoro qumica onde o on precipitado, ou seja, forma um complexo estvel e praticamente irreversvel. b) adsoro fsica - ocorre quando h a ligao fsico-qumica de baixa energia entre o on e o colide. Essa interao ocorre atravs de foras eletrostticas como foras de Van der Waals (Keeson, Debye e London) e pontes de hidrognio. A adsoro fsica no ocorre na superfcie do colide, mas sim a uma certa distncia dele apenas por efeito do seu campo eltrico. So foras de pequena magnitude e permitem a troca rpida de ons entre a fase slida e a soluo do solo, compondo a parte mais ativa da CTC e a da CTA.

Figura 8 Representao grfica de alguns fenmenos de adsoro.

14

4.1.2) Fatores que afetam a energia de ligao entre colides e ons A integrao de vrios fatores ligados ao on e ao colide determina o tipo de energia que poder ocorrer. Dentre eles, os mais importantes so a valncia do on, o grupo peridico do on, o tamanhos do on, o grau de hidratao do on, a concentrao do on na soluo do solo e a seletividade do colide. a) Valncia do on quanto maior a valncia, maior ser a energia de ligao ao colide. O hidrognio uma exceo, pois se comporta como se fosse polivalente. b) Grupo peridico do on elementos de transio (das famlias B da tabela peridica) formas compostos de maior energia de ligao que os metais alcalinos e alcalinos terrosos. c) Tamanho do on quanto menor o on, mais fortemente pode ser adsorvido. d) Hidratao do on quanto mais hidratado for o on, com menor fora ele ser adsorvido. A hidratao inversamente proporcional ao tamanho e valncia do on. e) Concentrao do on na soluo o aumento da concentrao de um on na soluo provocar maior adsoro do mesmo, deslocando os demais adsorvidos que estejam em menor concentrao. f) Seletividade do colide certos colides tm maior preferncia para a adsoro de certos ctions, conforme abaixo: Ilita: Al3+ > K+ > Ca2+ > Mg2+ > Na+ Caulinita: Ca2+ > Mg2+ > K+ > Al3+ > Na+ Montmorilonita: Ca2+ > Mg2+ > H+ > K+ > Na+ Matria orgnica: Mn2+ > Ca2+ > Mg2+ > NH4+ > K+ > Na+

De maneira geral, pela integrao dos fatores ligados aos ons acima listados, a energia de adsoro deles com os colides segue a seguinte ordem: Al3+ = H+ = Fe3+ > Zn2+ = Cu2+ = Mn2+ = Fe2+ > Ca2+ > Mg2+ > NH4+ > K+ > Na+

CTIONS:

NIONS:

PO43- > MoO42- > SO42- > NO3- = Cl-

15 4.2 PODER TAMPO DO SOLO


Por causa das cargas dos colides, o solo tem a capacidade de reter uma grande quantidade de ons nos colides e manter apenas uma pequena quantidade destes na soluo do solo. Isso evita a lixiviao excessiva dos nutrientes pela gua que percola no solo. Por outro lado, se existem nutrientes adsorvidos no complexo de troca, no h carncia para as plantas, pois quando elas absorvem um nutriente da soluo do solo, rapidamente este reposto pela fase slida. Isso ocorre porque h um equilbrio qumico dinmico entre a fase slida e a lquida. Tambm, quando algum nutriente adicionado ao solo pela fertilizao, h aumento de sua concentrao na soluo e a maior parte acaba sendo adsorvida ao solo e disponibilizado na soluo apenas em pequenas quantidades. Por isso, diz-se que o solo tem capacidade de tamponar a soluo do solo, liberando ons quando a soluo est em baixa concentrao e retendo quando o on est em alta concentrao. O poder tampo do solo pode ser visualizado, esquematicamente, como um sistema de vasos comunicantes (Figura 9), onde h um grande reservatrio (fases slida) interligado e em equilbrio com um pequeno reservatrio (soluo do solo), de onde os nutrientes so retirados (absorvidos ou lixiviados). Como so interligados, a retirada de ons do pequeno reservatrio reposta pelo reservatrio maior, mantendo o equilbrio entre os dois compartimentos (Figura 8).

FASE SLIDA

Figura 9 Representao esquemtica do poder tampo do solo

Soluo do solo

16

4.3 DETERMINAO DA CTC


A capacidade de troca de ctions representa a medida do poder de adsoro e toca de ctions do solo. A CTC , numericamente, a quantidade de ctions que um solo capaz de reter por unidade de peso (em Cmolc kg solo-1). Constitui-se numa propriedade fundamental para a caracterizao do solo e avaliao de seu potencial agrcola. A CTC varia com o pH do solo em decorrncia da existncia de cargas dependentes do pH. Por isso so feitas duas medidas de CTC: ao pH natural do solo e em um pH pr-estabelecido. A CTC determinada ao pH natural do solo denominada CTC efetiva ou CTC Real. A CTC determinada utilizando-se uma soluo tamponada a pH 7,0 (maior que o pH do solo) denominada CTC potencial ou CTC a pH 7,0. Como em solos cidos o nmero de cargas negativas aumenta com o aumento do pH, a CTC potencial ser maior que a CTC efetiva. A determinao da CTC real feita saturando-se o solo com um determinado ction (ex. NH4+, na forma de NH4Cl). A seguir, lava-se o excesso deste ction com um lquido de baixa polaridade (lcool etlico ou isoproplico). Aps, extrai-se o ction pela adio de outro (ex. Na+, na forma de NaCl) e mede-se a quantidade do ction deslocado (NH4+), obtendo-se assim a medida da CTC, que dada em Cmolc kg solo-1. A CTC potencial feita da mesma maneira, porm ao invs de ser adicionado NH4Cl, adicionado acetato de amnia (CH2COO(NH4)2 - pH 7,0), que um sal tamponado pH 7,0. Como a CTC efetiva e potencial do solo representam, respectivamente, a quantidade de ctions que esto ou que podem ser adsorvidos, elas podem ser estimadas. A CTC efetiva pode ser estimada somando-se as quantidades trocveis dos ctions Ca2+, Mg2+, K+, Na+ e Al3+, os quais so normalmente determinados nas anlises qumicas do solo. Existem outros ctions trocveis no solo, como NH4+, Mn2+, Cu2+, Zn2+, Fe2+, etc., mas considera-se que os teores dos mesmos so pequenos e pouco afetam o valor da CTC. A CTC potencial do solo pode ser estimada atravs do valor T, que a soma dos ctions trocveis Ca2+, Mg2+, K+, Na+, Al3+ e H+ (este ltimo obtido por titulao com sal tamponado pH 7,0). No Brasil, normalmente tm-se utilizado o valor T para estimativa da CTC potencial, j que os valores so muito semelhantes aos obtidos pela tcnica padro (descrita acima). Conforme visto anteriormente, os valores de CTC efetiva iro depender do pH do solo. J os valores de CTC potencial iro variar conforme sua composio mineralgica e teor de matria orgnica, pois para cada tipo de mineral h um nmero mdio de substituies isomrficas que

17
acarretaro em cargas que, em ultima anlise, so a CTC. Na Tabela 3 pode-se observar a CTC mdia de alguns minerais e da matria orgnica. Tabela 3 rea superficial especfica (ASE) e capacidade de troca de ctions (CTC) de alguns colides do solo (adaptado de McBride, 1994) Colide Caulinita xidos Micas Vermiculita Montmorilonita Matria orgnica ASE
m g
2 -1

CTC
cmolc kg
-1

7 30 40 150 500 800 600 800 800 - 900

01 24 10 40 100 150 80 150 200 - 300

ACIDEZ DO SOLO

5.1 INTRODUO
Acidez a concentrao de ons hidrognio em uma soluo ou suspenso qualquer. A unidade bsica de medida da acidez o pH, que o logartmo inverso da concentrao de H+ na soluo (pH = log 1/[H+]). A escala de pH varia de zero a 14, sendo o pH 7,0 a neutralidade. Solues com pH menor que 7,0 so considerados cidas e as com pH maior so consideradas bsicas. Como expresso em escala logartmica, para cada variao na unidade do pH, a concentrao de ons hidrognio varia 10 vezes e, por isso, uma pequena diferena de pH pode ser bastante significativa, conforme visto na Tabela 4.

18
Tabela 4 Relao entre o pH e a concentrao de ons hidrognio na soluo. pH Concentrao de H+
(mol L )
-1

0,0 1,0 2,0 3,0 4,0 5,0 6,0 7,0 8,0 9,0 10,0 11,0 12,0 13,0 14,0

1 (10-0) 0,1 (10-1) 0,01 (10-2) 0,001 (10-3) 0,0001 (10-4) 0,00001 (10-5) 0,000001 (10-6) 0,0000001 (10-7) 0,00000001 (10-8) 0,000000001 (10-9) 0,0000000001 (10-10) 0,00000000001 (10-11) 0,000000000001 (10-12) 0,0000000000001 (10-13) 0,00000000000001 (10-14)

Nos solos, a amplitude de pH da soluo do solo, chamado pH em gua, de 3,0 a 9,0, embora os valores mais comuns ocorram na faixa intermediria. Nos solos do Rio Grande do Sul, mais da metade dos solos apresentam pH em gua na faixa de 5,0 a 6,0 (Tabela 5), ou seja, so cidos. Porm, a acidez do solo no composta somente pelos hidrognios presentes na fase lquida do solo, pois parte deles est adsorvido s cargas eltricas dos colodes da fase slida. Assim, a acidez dos solos dividida em dois tipos: Acidez ativa (na soluo do solo) e acidez potencial (hidrognios adsorvidos). A distribuio quantitativa dos ons hidrognio nessas duas formas segue o mesmo princpio dos elementos nutrientes, ou seja, h uma pequena quantidade de H+ na soluo e, quando estes so consumidos, a fase slida os repe, manifestando o poder tampo do solo. Quando em excesso, a acidez do solo nociva para as plantas, pois h aumento das quantidades de elementos txicos (como alumnio e mangans trocveis), diminuio da disponibilidade de nutrientes (principalmente os aninicos), dentre outras conseqncias. Por isso, uma das prticas mais difundidas dento da agricultura a aplicao de calcrio ao solo (calagem), que tem por objetivo corrigir a acidez do solo.

19
Tabela 5 Estratificao dos valores percentuais de pH em gua dos solos do Rio Grande do Sul, com base em 168.200 anlises de solo (Adaptado de Rheinheimer et al. 2000). Intervalo de pH % de solos < 4,5 4,0 4,5 4,9 13,3 5,0 5,4 27,3 5,5 5,9 29,3 26,1 6,0

5.2 ORIGEM DA ACIDEZ DO SOLO


Muito tempo e eventos transcorrem entre a presena de uma rocha e sua transformao em um solo. Este solo, sendo o produto resultante dos fatores de formao, manter ou no algumas caractersticas qumicas do material de origem, dependendo da intensidade de cada um dos fatores. Solos formados em regies quentes e midas so geralmente cidos mesmo que o material de origem no o seja. Na Tabela 6 esto os resultados da anlise qumica de trs rochas e de solos formados a partir delas. Observa-se que as rochas, finamente modas, tm uma reao prximo neutralidade, enquanto que os solos gerados so cidos, tm menor quantidade de nutrientes e maior quantidade de alumnio e ferro. Isso mostra que a acidez do solo um processo natural e sua origem est em diversas reaes que ocorrem no solo, as quais sero descritas a seguir. Tabela 6 Composio qumica elementar de trs rochas e trs solos formados a partir dessas (Adaptado de Bohnen, 2000). Caracterstica ARENITO BASALTO GRANITO qumica rocha solo rocha solo Rocha solo 6,9 4,2 6,9 4,9 7,3 4,6 pH em gua 0,20 0,01 0,81 0,07 0,40 0,02 Clcio (%) 0,10 0,03 0,17 0,08 0,20 0,04 Magnsio (%) 0,10 0,07 3,85 0,15 4,07 0,25 Potssio (%) 0,04 0,04 0,19 0,04 4,02 0,04 Sdio (%) 1,70 3,10 6,00 10,60 6,60 2,10 Alumnio (%) 0,29 1,02 4,40 11,90 0,38 1,14 Ferro (%)

5.2.1) Chuva Inicialmente, a fonte de acidez para o solo a gua da chuva, que tm pH cido pos causa de sua reao com o gs carbnico da atmosfera, conforme descrito na reao abaixo.

20 CO2 + H2O HCO3- + H+

5.2.2) Lixiviao de bases Comparando-se as concentraes dos ctions na rocha matriz e no solo formado (Tabela 6), verifica-se que h uma substancial diminuio nos teores de clcio, magnsio, sdio e potssio e, concomitantemente, aumento dos teores de ferro e alumnio. Isso decorre do fato dos ctions bsicos (Ca2+, Mg2+, Na+ e K+) formarem complexos mais solveis, podendo ser mais facilmente perdidos por lixiviao. Enquanto isso, o alumnio e o ferro, por formarem complexos estveis, acumulam-se no solo. Pela hidrlise e lixiviao das bases, restam no solo o hidrognio, o qual adsorvido pelos colides, aumentando a acidez. Por isso, os solos so cidos em regies tropicais e subtropicais midas, pois h quantidade de chuva suficiente para lixiviar as bases. 5.2.3) Hidrlise do alumnio Com o intemperismo, os ons alumnio dos minerais primrios vo sendo liberados da estrutura cristalina e, devido a sua alta reatividade, reagem com a soluo do solo, formando hidrxido de alumnio (prcipitado) e ons hidrognio, conforme a reao abaixo.

Al3+ + 3H2O Al(OH)3 + 3H+


Devido a esta reao ser praticamente instantnea quando o alumnio est na soluo do solo, embora no seja um cido, por gerar H+ rapidamente ele considerado como tal. Por isso, convencionou-se dizer que a acidez do solo composta por H+ + Al3+. 5.2.4) Respirao A degradao inicial da rocha pelo efeito da acidez da gua libera nutrientes desta, os quais possibilitam a nutrio dos microrganismos e plantas. Estes liberam para a fase lquida e gasosa do solo o CO2 da respirao que, pela mesma reao descrita anteriormente, geram bicarbonato (HCO3-) e hidrognio (H+). 5.2.5) Decomposio de resduos orgnicos Os tecidos orgnicos possuem, em mdia, .....% de hidrognio em sua composio. A decomposio de resduos orgnicos pelos microrganismos liberam para a soluo do solo ons hidrognio (principalmente no processo de nitrificao), alm de cidos carbnicos de cadeia curta

21
(como cido ctrico, ftico, maleico, etc.) e de cadeia longa (como cidos hmicos e cidos flvicos), os quais tambm tm alta concentrao de hidrognios. 5.2.6) Liberao de ons H+ pelas razes das plantas Pelo mecanismo de antiporte da membrana citoplasmtica das clulas vegetais, quando h absoro de um ction nutriente, h, concomitantemente, a extruso de um on H+ para fora da clula para a manuteno do potencial eletroqumico intracelular. Assim, a absoro de ctions pelas plantas resulta em acidificao da rizosfera, principalmente nas plantas leguminosas, as quais absorvem mais ctions que as gramneas. 5.2.7) Adubos acidificantes A adio de adubos acidificantes, como o sulfato de amnio - (NH4)2SO4 (pelo processo de nitrificao) e os fertilizantes fosfatados (por sua reao cida), quando solubilizam-se, liberam ons H+ no solo.

5.3 COMPONENTES DA ACIDEZ DO SOLO


Da mesma maneira que os nutrientes em geral, os ons hidrognio so particionados em dois compartimentos no solo: os presentes na soluo do solo e os adsorvidos aos colides. Os hidrognios na soluo do solo so chamados de acidez ativa, pois esto atuando diretamente no local onde as plantas obtm gua e nutrientes. Os hidrognios adsorvidos aos colides so chamados de acidez potencial, pois podem repor ou tamponar os ons H+ da soluo quando do desaparecimento destes. A acidez potencial, por sua vez, dividida em acidez trocvel e no trocvel. A acidez trocvel so os ons ligados fracamente aos colides (por ligaes fsicas) e que podem rapidamente tamponar a soluo e a acidez no trocvel so os ons adsorvidos com alta energia (adsoro qumica) s bordas dos argilominerais, superfcie dos xidos e matria orgnica. Pelo mesmo exemplo dos vasos comunicantes, vistos na Figura 9, podemos dizer que a acidez ativa est tamponada pela acidez trocvel e esta, pela acidez no trocvel. 5.3.1) Acidez ativa A concentrao de ons hidrognio na soluo do solo extremamente pequena em relao quantidade de ons adsorvidos (no raro chega a ser 1000 vezes menor). Porm, mesmo em baixa concentrao afeta diretamente o crescimento das plantas pela afeta a disponibilidade de nutrientes

22
e elementos txicos. A determinao da acidez ativa feita em uma suspenso de solo e gua (na relao 1:1 ou 1:2,5), onde mede-se o pH (atividade ou concentrao de ons H+) atravs da imerso de um eletrodo de vidro ligado a um potencimetro. O pH tambm pode ser medido em solues salinas ao invs de gua, como por exemplo KCl 1 mol L-1 ou CaCl2 0,01 mol L-1. 5.3.2) Acidez potencial Os H+ adsorvidos aos colides do solo compem a acidez potencial do solo e so divididos em acidez trocvel e acidez no trocvel. 5.3.2.1 Acidez trocvel A acidez trocvel a parte da acidez potencial onde os ons acidificantes (H+ + Al3+) esto adsorvidos fracamente aos colides (atravs de foras eletrostticas). Como o teor de H+ geralmente representa menos que 5% da acidez trocvel, admite-se como esta sendo composta apenas pelo alumnio trocvel. A acidez trocvel muito varivel, mas, em termos gerais, pode representar at 50% da acidez do solo. A acidez trocvel (Al3+ trocvel) determinada atravs da extrao do alumnio trocvel por um sal neutro (geralmente KCl 1 mol L-1) e sua titulao com soluo de NaOH. 5.3.2.2 Acidez no trocvel A acidez no trocvel resultado da dissociao dos H+ dos grupos funcionais da matria orgnica, das bordas dos argilominerais e da superfcie dos xidos de ferro e alumnio. Essa dissociao ocorre quando da elevao do pH do meio, pois os ons OH- adicionados para aumentar o pH comeam a competir com os colides pelo H+, forando sua dessoro. Cada grupo funcional tem uma energia de ligao, mas a dissociao dos H+ dos grupos ligados ao silcio na borda dos argilominerais (Si-OH)e dos grupos carboxlicos da matria orgnica (R-COOH) ocorre a pH menor que 4,0. J a dissociao dos H+ dos grupos ligados ao alumnio dos argilominerais (Al-OH), ao ferro dos xido (Fe-OH) e aos grupos fenlicos da matria orgnica (R-OH) somente ocorre em pH maior que 6,0. Pelo efeito da acidez no trocvel, cada vez que o pH da soluo do solo for elevado pela adio de base (calcrio, por exemplo), h a dissociao de alguns H+ e o pH torna a baixar. O pH somente ser efetivamente aumentado quando a quantidade de base adicionada for suficiente para neutralizar todos os H+ dissociados. O comportamento do solo semelhante ao comportamento qumico dos cidos fracos (ex. H2CO3), os quais no se dissociam completamente e, quando da tentativa de sua neutralizao, apresentam resistncia ao aumento do pH por causa do tamponamento dos H+ no dissociados.

23
A acidez potencial do solo (acidez trocvel + acidez no trocvel), representada pelo H+ + Al3+, determinada pela adio de um sal tamponado pH 7,0, normalmente o acetato de clcio [(CH2COO)2Ca pH 7,0] e o H+ + Al3+ extrados so determinados por titulao com NaOH e os resultados so expressos em centimols de carga por quilograma de solo (cmolc kg-1). A quantidade de base (calcrio) para neutralizar a acidez do solo e elevar o seu pH a um patamar pr-estabelecido deve ser suficiente para neutralizar no s a acidez ativa, mas tambm a acidez potencial. Como a acidez total do solo devida principalmente ao teor de alumnio trocvel do solo (acidez trocvel) e da quantidade de hidrognios adsorvidos (acidez no trocvel), solos com a mesma acidez ativa (pH em gua) podem ter diferentes necessidades de calcrio para correo da acidez, conforme visualizado na Tabela 7. Nela observa-se que a necessidade de calcrio do solo tm uma estreita relao com os teores de argila e matria orgnica do solo,pois esses fatores esto intimamente relacionados quantidade de H+ adsorvidos nos colides do solo.

Tabela 7 Componentes da acidez de alguns solos do Rio Grande do Sul e suas necessidades de calcrio para elevar o pH a 6,0 (Adaptado de Kaminski, 1974). Unidade de argila Matria Acidez Acidez Acidez no Necessidade mapeamento orgnica ativa trocvel trocvel (H+) de calcrio
(pH) 4,2 4,2 4,2 4,2 4,2 (Al ) 2,3 3,8 4,9 0,6 0,5
3+

Cmolc kg

-1

t ha

-1

Passo Fundo Erechim Vacaria So Gernimo Bom Retiro

65 74 60 31 8

4,7 5,6 6,4 2,9 0,3

5,4 6,8 9,4 3,7 2,2

8,1 11,7 17,9 4,1 1,8

5.4 PARMETROS DA ACIDEZ DO SOLO


5.4.1) Soma de Bases (Valor S) A soma de bases (valor S) a soma dos principais ctions trocveis do solo (Ca2+, Mg2+, K+ e Na+), expressa em cmolc kg-1 e traz informaes sobre o montante de ctions disponvel para as plantas. O Valor S obtido pela frmula:

S (cmolc kg-1) = Ca2+ + Mg2+ + K+ + Na+

24
5.4.2) Estimativa da CTC (Valor T) Conforme visto anteriormente, a CTC do solo o somatrio de todas as cargas eltricas negativas que ocorrem a um certo pH. Como sua determinao complexa e dispendiosa, utiliza-se o valor T para estimar a CTC. O valor T o somatrio dos teores tocveis dos ctions bsicos do solo (Valor S) mais a acidez potencial do solo (H+ + Al3+), todos expressos em cmolc kg-1, conforme a equao abaixo:

T (cmolc kg-1) = Ca2+ + Mg2+ + K+ + Na+ + H+ + Al3+

5.4.3) Saturao por Bases (valor V) A saturao por bases (valor V) a percentagem da CTC ocupada pelos ctions bsicos. O valor V utilizado como um indicativo da fertilidade do solo, onde so considerados solos ideais para o cultivos aqueles com valor V maior que 50 a 70% (dependendo da cultura e do manejo utilizado). O valor V tambm utilizado na classificao de solos, onde solos com V > 50% so classificados como eutrficos e solos com V < 50% so classificados como distrficos. O Valor V obtido pela frmula:

V (%) = (S / T)*100

5.4.4) Saturao por Alumnio (valor m) A saturao por alumnio (valor m) a percentagem de alumnio em relao s bases trocveis (valor S) e traz informaes sobre a probabilidade de ocorrncia de toxidez de alumnio para as plantas. O clculo do valor m feito da seguinte maneira:

m (%) = [Al3+ / (S + Al3)]*100


Para a fertilidade do solo, de modo geral, a saturao com alumnio no deve ser superior a 15%, pois em valores maiores aumenta muito a probabilidade de ocorrncia de toxidez s plantas. Porm, este valor varia de 10 a 20%, conforme a cultura utilizada. O valor m tambm utilizado na classificao de solos, sendo atribudo o termo lico quando o solo possuir m > 50%.

25

5.5 INTERPRETAO DOS RESULTADOS DE ACIDEZ DO SOLO


O uso isolado de um dos parmetros da acidez no traz informaes conclusivas sobre as caractersticas de um solo. necessrio utilizar conjuntamente os parmetros. Por exemplo, um solo x, com T = 20 cmolc kg-1 e S = 10 cmolc kg-1, tem valor V = 50%. J um solo y, com T = 20 cmolc kg-1 e S = 10 cmolc kg-1, tambm tem valor V = 50%. Entretanto, o solo x apresenta um teor absoluto de ctions bsicos bem mais elevado, o que significa melhor fertilidade do solo. Da mesma maneira, dois solos com o mesmo valor T (ex. T = 20 cmolc kg-1) podem ter diferentes valores de saturao por bases (ex. solo A, V = 70%; solo B, V = 30%). Assim, dois solos somente tero fertilidade equivalente se possurem o mesmo valor T e V. A classificao dos parmetros da acidez e do complexo sortivo (valores S, V, m e T) diferem quando utilizados para fins de fertilidade do solo e classificao de solos, mas de maneira geral, podem ser classificados conforme a Tabela 8. Tabela 8 Interpretao dos valores de T, S, V e m. Classificao Alto Mdio Baixo T(1)
cmolc kg
-1

S(1)
>6 46 <4
(1)

V(1)
%

m(2)
> 15 5 15 <5
(2)

> 10 6 10 <6

> 60 35 60 < 35
BRASIL, 1973;

CFS-RS/SC (1994).

Como visto anteriormente na Tabela 6, o pH em gua (acidez ativa) no um bom parmetro para avaliar a acidez do solo, j que solos com a mesma acidez ativa podem ter acidez potencial totalmente diferente. Porm, os resultados de pH em gua so importantes para observar a possibilidade de ocorrncia de alumnio trocvel (o qual ocorre somente em valores de pH inferiores a 5,5) e tambm para se ter uma estimativa da disponibilidade relativa dos nutrientes, conforme observado na Figura 10. A faixa de pH entre 5,5 e 6,0, grifada na figura, a faixa de pH recomendada para a maioria das culturas, pois onde j no h alumnio trocvel e onde todos os nutrientes essenciais s plantas esto com disponibilidade intermediria. Na Tabela 9 so apresentados resultados de anlise de solos de algumas unidades de mapeamento do Rio Grande do Sul, onde podem ser vistas as relaes entre os parmetros acima discutidos.

26

disponibilidade

Al

N, P, K, Ca, Mg, S, B, Mo Zn, Cu, Mn, Fe

4,5
Figura 10

5,0

5,5

6,0

6,5

7,0

pH

esquema representativo da variao da disponibilidade relativa dos nutrientes e do alumnio trocvel em funo do pH do solo.

Tabela 9 Dados de anlise de alguns solos do Rio Grande do Sul, compilados do Levantamento de Reconhecimento de Solos do Estado (BRASIL, 1973). Unidade de Classif. Prof. pH T S V m mapeamento
cm cmolc kg
-1

Cruz Alta Passo Fundo Vacaria Erechim Bom Jesus So Pedro Tupanciret Rio Pardo So Jernimo Alto das Canas Ciraco Bexigoso Pelotas Santa Maria Virgnia

0-13 0-30 0-11 0-15 0-17 0-25 0-25 0-50 0-20 0-40 0-25 0-20 0-23 0-20 0-40

5,2 4,8 4,7 4,5 4,6 5,0 5,0 4,6 4,5 5,2 5,9 5,0 5,4 4,9 5,0

5,60 10,50 17,00 14,60 20,00 5,40 3,70 7,70 8,50 8,80 17,70 10,00 6,70 12,10 11,90

1,80 1,70 2,80 0,60 3,00 1,80 1,00 1,10 3,30 3,40 12,70 5,60 3,50 4,30 6,10

24 16 16 4 15 33 27 14 39 39 72 56 52 35 51

45 56 60 90 63 38 47 73 25 24 0 14 24 28 14

27

SOLOS ALAGADOS E SOLOS AFETADOS POR SAIS

6.1 MODIFICAES QUMICAS EM SOLOS ALAGADOS


Solos posicionados em cotas mais baixas na paisagem, principalmente nas vrzeas, esto sujeitos saturao com gua ou alagamentos peridicos. Essa condio de anaerobiose provoca uma srie de modificaes qumicas que fazem com que o comportamento destes solos seja diferentes do dos solos drenados. As modificaes decorrentes da anerobiose so observadas no s em vrzeas alagadas (incluso solos irrigados por inundao), como tambm em microstios de pouca aerao nos solos drenados. Quando o solo alagado, a gua ocupa o espao da fases gasosa do solo, comprimindo o ar remanescente no interior dos agregados, o que acarreta em sua destruio. Assim, logo aps o alagamento o solo atinge uma consistncia semi-fluda, onde a agregao inexistente. A substituio do ar para a gua no espao poroso restringe as tocas gasosas entre a atmosfera e o solo e o oxignio remanescente no solo rapidamente consumido pelos microrganismos aerbicos do solo. Aps a extino do oxignio no solo, os organismos aerbicos obrigatrios morrem e a populao microbiana remanescente composta pelos microrganismos aerbicos facultativos e anaerbicos. Esses organismos obtm energia pela oxidao da matria orgnica do solo, mas ao invs de utilizarem o oxignio como aceptor final de eltrons na cadeia respiratria, transferem os eltrons dos compostos orgnicos para outros compostos oxidados, transformando NO3- em N2, Mn4+ em Mn2+, Fe3+ em Fe2+, SO42- em H2S, ente outros. Na classificao de solos, o alagamento responsvel pela pelo processo de gleizao dos solos e o aparecimento de mosqueados. Dentro das alteraes qumicas decorrentes do alagamento, podem ser citados: a) b) c) Diminuio do potencial redox do solo (Eh) por causa da ausncia de oxignio nos ambientes alagados; Aumento da disponibilidade de ferro e mangans no solo, j que as formas reduzidas (Fe2+ e Mn2+) so mais mveis que as oxidadas (Fe3+ e Mn4+); Aumento da condutividade eltrica (CE) pela maior quantidade de ons solveis na soluo do solo (Fe2+ , Mn2+ e NH4+)

28
d) e) f) g) Aumento da disponibilidade de fsforo, pois a reduo do ferro (Fe3+ Fe2+) libera ons fosfato adsorvidos nos xidos de ferro; Volatitilizao do nitrognio (perda para a atmosfera) na forma de nitrato, pois ocorre sua transformao em gs nitrognio. Estabilizao de outras formas de nitrognio na forma amoniacal (NH4+) Aumento do pH do solo. O pH do solo aumenta porque os eltrons excedentes da respirao dos organismos so descarregados em compostos que se reduzem, os quais reagem com o H+ do meio, diminuindo sua concentrao. h) Diminuio da disponibilidade de cobre e zinco, pois estes formam complexos estveis na forma de hidrxidos, sulfetos e carbonatos.

6.2 MODIFICAES QUMICAS EM SOLOS AFETADOS POR SAIS


Solos afetados por sais so solos com altas concentraes de sais solveis no complexo de troca, as quais podem comprometer ou impedir o crescimento das plantas. Os solos afetados por sais podem ser classificados como salinos (apresentam altas concentrao de sais solveis), sdicos (alta concentrao de sdio trocvel) e salino-sdicos (alta concentrao de sais e de sdio). No Brasil, ocorrem principalmente na regio nordeste. A presena de altas concentraes de sais nos solos ocorre, principalmente, quando uma ou mais situaes seguintes ocorrem: a) Material de origem rico em sais; b)Baixa ou nula ocorrncia de chuvas, no tendo precipitao suficiente para a lixiviao do excesso de sais; c) Alta evapotranspirao; d) Regies com aporte de sais por estarem prximas ao mar. A caracterizao dos solos afetados por sais feita atravs do pH em gua, condutividade eltrica e porcentagem de saturao por sdio trocvel (PST), segundo a Tabela 10. A percentagem de saturao com sdio dada pela frmula PST = (Na+ / T)*100. Tabela 10 Classificao dos solos afetados por sais (adaptado de Sparks, 1995). Classificao CE pH em gua PST
dS m
-1

Solos salinos Solos sdicos Solos salino-sdicos

>4 <4 >4

< 8,5 > 8,5 < 8,5

< 15 > 15 > 15

29

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

MEURER, E. J. Fundamentos de Qumica do Solo.Porto Alegre: Ed. Gnesis, 2000, 174 p. KAMINSKI, J. Corretivos da Acidez do Solo. Santa Maria: UFSM, 1989, 224 p.

Вам также может понравиться