Вы находитесь на странице: 1из 33

Universidade da Beira Interior

Instrumentao e Sistemas de Aeronaves Trabalho 2 NDB/ADF (Non-Directional Beacon/ Automatic Direction Finder)

1.

O que o NDB e ADF?

Tanto o NDB (Non-Directional Beacon) como o ADF (Automatic Direction Finder) so duas componentes constituintes de um certo tipo de ajuda navegao de curta distncia onde, a estao terrestre (NDB) emite um sinal em todas as direces volta do transmissor, e o receptor na aeronave (ADF), quando sintonizado para este sinal (emitido pelo transmissor do NDB), determina a direco de onde o sinal est a ser emitido. Seguindo a direco indicada pelo ADF, a rota da aeronave vai intersectar o NDB.

Ento, de uma forma resumida: NDB a estao terrestre que emite um sinal em todas direces volta do transmissor.
ADF

Consiste no receptor da aeronave, quando sintonizado para o sinal de um NDB determina a QDM ou QDR.
2

2.

Gama de Frequncias

Este tipo de sistema opera numa banda mdia de frequncia, isto , entre 190 e 540 KHz, contudo, grande parte dos equipamentos das aeronaves so flexveis o suficiente para permitir a seleco de uma ou duas bandas adicionais de forma a aumentar capacidade do sistema. Existem certos casos onde os NDBs so operados com uma banda de maior frequncia (1600 KHz) de forma a reduzir alguns tipos especficos de influncias que podem afectar o desempenho de um NDB que possua uma menor frequncia.

3.

NDB (Non-Directional Beacon)

O Sistema NDB simplesmente um transmissor que erradia um sinal omnidireccional;


Este sinal modulado a intervalos com a identificao da estao sob a forma de cdigo Morse; Transmissor no istropo; O sinal bsico conhecido como sinal portador e transmitido a uma frequncia especificada para cada NDB; Os NDBs so classificados de acordo com a sua potncia:
A classe L (Low Power), tem uma potncia inferior a 50 watts (W); A classe M (Medium Power), tem uma potncia entre 50 e 2,000 watts (W); A classe H (High Power), tem uma potncia superior a 2,000 watts (W).
4

3.2

NDB, Alcance

Os NDBs de baixa potncia (classe L) possuem um alcance reduzido at cerca de 25 milhas nuticas.
Os NDBs locator beacons (classe M) tem um alcance at cerca de 65 milhas nuticas. Finalmente, temos os NDBs de elevada potncia (classe H), destinados a fornecer ajuda s navegaes que atravessam grandes distncias sobre oceanos. Um exemplo deste ltimo tipo de rdio ajuda o NDB FLO situado na ilha das Flores, Aores, e que possui um alcance de 250 milhas nuticas, este o NBD mais ocidental da Europa.

3.3

NDB, Aplicaes Prticas

O sistema NDB normalmente utilizado em trs aplicaes prticas, so estas:


Funo de outer marker (em utilizao com sistemas ILS); Funo de Locator Beacon quando localizado na orientao

da pista de modo a servir de ajuda aproximao;


Ajuda aproximao atravs da utilizao conjunta de dois

NDBs (mais utilizado nos pases da Ex. Unio Sovitica).

4.

ADF (Automatic Direction Finder)

O sistema ADF composto por vrios sistemas principais, so eles:

Antena fixa ou sense antenna Motor da antena em loop Caixa de controlo Antena em loop Indicador Receptor

Figura 1: Sistemas principais do ADF [1].

4.2

ADF, Tipos de Antena

Antena em loop alinha-se com o sinal nulo do pretendido NDB.

Imagem 1: Antena em Loop [2].

Imagem 2: Interior da antena em Loop [3].

Imagem 3: Antena em Loop Recente [3].

Antena Fixa orienta a antena em loop na direco correcta.

8
Imagem 4: Antena ADF fixa [2].

4.2

ADF, Principio de Funcionamento

O sinal da antena de campo elctrico e o sinal de loop podem ser processados em receptores separados, onde os sinais interferentes so removidos e os sinais so elevados a um nvel que pode ser utilizado pelo detector de fase de forma a gerar o sinal esquerdadireita. Outro mtodo alternativo consiste em processar ambos os sinais provenientes da antena fixa e da antena em loop pelo mesmo receptor. Assegurando assim desvios de fase idnticos e reduzindo a complexidade da aquisio de direco automtica pela necessidade de apenas um receptor. Este efeito obtido atravs da modulao da sada proveniente da antena em loop utilizando double-sideband suppressed-carrier (Utilizao da banda lateral inferior e superior para recuperar a frequncia da portadora) e combinando o sinal modulado com a antena fixa aps o desvio de fase de 90 graus. O resultado um sinal portador modulado onde as diferenas de banda so provenientes da antena em loop e o sinal portador da antena fixa. Este sinal pode ser processado normalmente como pode ser observado atravs do diagrama de blocos da figura 2. 9

4.2

ADF, Principio de Funcionamento

Figura 2: Diagrama de blocos do sistema ADF [4].

Como possvel observar pela figura 3, o sinal de sada vai alternando entre duas orientaes de antenas. Quando analisado em funo do tempo, o sinal representa uma onda portadora AM doublesideband com modulao de onda quadrada. A portadora proveniente da antena fixa e no afectada pela Figura 3: Padro da antena esquerda-direita indispensvel modulao. para um receptor ADF [4].
10

4.3

ADF, Principio de Funcionamento

As amplitudes relativas das duas metades da modulao da onda quadrada dependem de onde o NDB se encontra relativamente aos padres de antena. Como pode ser observado na figura 4, caso o NDB se encontre na direco de uma das duas orientaes de antena, essa parte da modulao da onda quadrada tem a maior amplitude. Se o NDB se encontrar na direco da outra orientao da antena, ento a amplitude vai ser maior na outra metade do ciclo de modulao. Se o NDB se encontrar no centro da orientao das duas antenas, ambas as metades do ciclo de modulao vo apresentar a mesma amplitude, e a sada no vai ter qualquer modelao de amplitude.

Figura 4: Sada do modulador num receptor de um ADF tipo servo

[4].

11

4.4

ADF, Diagrama de Emisso

Figura 5: Diagrama de Emisso [5].

12

4.5

ADF, Apresentao de dados ao piloto

A apresentao dos dados fornecidos pelo ADF ao piloto pode ser fornecida de vrias formas, sendo as principais:

Carto fixo (Fixed Compass Card); Carto rotativo (Rotating Compass Card);

RMI:

Single-needle radio magnetic indicator;

Dual-needle radio magnetic indicator.


13

4.5

ADF, Apresentao de dados ao piloto

Imagem 5: ADF com carto fixo

[6].

Imagem 6: ADF com carto rotativo

[7].

Imagem 7: Single-Needle RMI ADF [8].

Imagem 8: Dual-Needle RMI ADF [9].

14

4.5

ADF, Apresentao de dados ao piloto

O piloto ao introduzir a frequncia do sinal do NDB no computador de bordo ou nos casos mais antigos no receptor analgico ou digital, vai notar (caso esteja no alcance til do NDB) uma seta que vai apontar o QDM (rota para ir estao). Isto pode ser observado na figura 9 abaixo:

Imagem 9: Mostrador electrnico ADF com o ponteiro a apontar para a estao NDB

[10].

15

4.6

ADF, Vantagens

Os sistemas NDB/ADF hoje em dia ainda possuem algumas vantagens em relao a outros tipos de rdio ajudas, algumas destas vantagens so:

Baixo custo de instalao; Exigem pouca manuteno para os manter operacionais; Fornecem ajuda navegao em reas terminais; Fornecem ajuda navegao em rotas sem cobertura por sistemas VOR.

16

4.7

ADF, limitaes/Desvantagens

Existem vrias desvantagens que caem sobre os sistemas NDB/ADF, estas desvantagens esto relacionadas com as limitaes devido a condies atmosfricas como a trovoada e o efeito noite, limitaes devido ao terreno onde temos o bom exemplo de terreno montanhoso, interferncias devido a outros NBDs e desvantagens devido a prprios erros internos.

17

4.7

ADF, limitaes/Desvantagens

Trovoadas O sistema ADF bastante susceptvel a trovoadas porque uma trovoada vai gerar uma grande quantidade de energia em forma de frequncias de rdio e quando uma aeronave se encontra perto do centro de uma tempestade ou de um cumulonimbos, o sistema ADF pode indicar a direco da tempestade e no do NDB que foi sintonizado.

Imagem 10: Trovoada perto de um aeroporto

[2].

18

4.7

ADF, limitaes/Desvantagens

Efeito Noite
Existem duas formas de as ondas de rdio que se propagam at chegar ao sistema ADF. A primeira atravs da superfcie da terra; se o ADF receber apenas estas ondas, o sistema vai apontar directamente para o NDB. A segunda forma de propagao atravs de uma ou mais camadas refractoras acima da terra (ionosfera), voltando terra para se misturar com as ondas directas (ver figura 6). Durante este percurso, ocorrem alteraes significativas na natureza destas ondas que vo produzir erros de direco, sendo esta uma das limitaes deste sistema.

Figura 6: Efeito Noite

[1].

19

4.7

ADF, limitaes/Desvantagens

Efeito Montanha Um efeito semelhante ao efeito noite acima descrito obtido em regies montanhosas onde a energia recebida de um NDB consiste em duas ou mais ondas, uma delas directa e as outras, provenientes de reflexes nas montanhas. Nalgumas montanhas podem tambm existir depsitos magnticos que causam indicaes indefinidas nos equipamentos.

Efeito do Terreno importante ter em conta o efeito do terreno porque o alcance til de um NDB muito influenciado pelo tipo de terreno sobre o qual a onda de rdio transmitida. Vai ser maior sempre que as ondas de rdio se propaguem sobre gua e vai diminuir sobre desertos e montanhas.

20

4.7

ADF, limitaes/Desvantagens

Erros no sistema Uma das condies que pode provoca erros no sistema ADF de uma aeronave a localizao da antena ADF. Erro quadrantal devido a interferncias provenientes de objectos metlicos da aeronave.

Interferncia adjacente devido a NDBs vizinhos No caso do sinal de um outro NDB operando numa mesma frequncia ou numa frequncia adjacente for recebido com fora suficiente, os circuitos detectores de rumo do ADF vo ser influenciados e ir ocorrer um erro de rumo.

21

4.8

ADF, Casos de Aplicabilidade

Processo de Homing e ADF com carto fixo


Este processo consiste na mais simples forma de navegar atravs da utilizao do sistema NDB/ADF. Para isso basta voar at determinada estao mantendo o ponteiro a indicar rumo de 0, QDM (isto no caso de carto fixo). Para o caso do QDR, basta voar com o ponteiro a indicar 180.
Figura 7: Processo de Homing recorrendo ao sistema ADF [11].
22

4.8

ADF, Casos de Aplicabilidade

Como Voar de A para X atravs do NDB/ADF com carto fixo:

Figura 8: Rota entre X e Y recorrendo ao NDB [11].

Na figura 9B, a aeronave est numa rota paralela, mas o ponteiro indica que direco tomar para efectuar o QDM ou QDR a qualquer momento.

Figura 9: Rota entre X e Y recorrendo ao NDB [11].

23

4.8

ADF, Casos de Aplicabilidade

Como determinar rumos atravs do ADF com carto fixo

1) Medir o Rumo Relativo (fig. 10);

2) Medir o Direco Magntica actual da aeronave;


3) QDM = Rumo Relativo + Direco Magntica (fig. 11).

RB + MH = MBTS
RB: Relative Bearing;

MH: Magnetic Heading;


MBTS: Magnetic Bearing to the Station (QDM)

Figura 10: Medio do Rumo Relativo [11].

Figura 11: Calculo do QDM [11].

24

4.8

ADF, Casos de Aplicabilidade

ADF com carto rotativo

A diferena entre este sistema e o sistema com carto fixo que este pode ser acertado manualmente com a direco actual da aeronave.

Figura 12: Utilizao do carto rotativo para traar uma QDR at estao NDB [11].
25

4.8

ADF, Casos de Aplicabilidade

ADF, Correco do Vento Em praticamente todos os voos existe interferncias no rumo devido ao vento, o ADF bastante til para corrigir o desvio provocado pelo vento. Desta forma a aeronave pode voar em QDM para estao, corrigindo qualquer interferncia provocada pelo vento.

Figura 13: Correco de vento num ADF [11]. 26

4.9

NDB, Casos de Aplicabilidade

NDB como Outer Marker Um Locator Outer Marker no mais do que um NDB utilizado como parte integrante de um sistema de ILS. Serve para ajudar nos procedimentos e avisar o piloto quando passa por cima da estao.

Figura 14: Carta de aproximao a LPPR/OPO

[12].

27

4.9

NDB, Casos de Aplicabilidade

NDB como Locator Este tipo de aproximao serve nos casos em que no existe ILS. As aeronaves que executarem este tipo de aproximao em condies de voo IFR (Instrument Flight Rules) tm de estabelecer contacto visual com a pista ao passar vertical do locator NDB, se tal no for possvel inicia-se de imediato o procedimento de missed approach.
Figura 15: Carta de aproximao a LPHR/HOR
[12].

28

4.9

NDB, Casos de Aplicabilidade

Imagem 11: Estao NDB HT na Ilha do Faial [13].


29

4.9

NDB, Casos de Aplicabilidade

Aproximao por 2 NDBs Sistema muito utilizado nos pases da Ex. Unio Sovitica. A aproximao representada na figura utiliza os NDBs PU e U de forma a providenciar a ajuda necessria aproximao.

Figura 16: Carta de aproximao a ULLI/LED

[12].

30

5.

Concluses

Sistema com pouca preciso;


Sistema antigo; Sistema barato; Fcil manuteno;

Comea a desaparecer devido a sistemas mais recentes

como o GPS, RNAV etc.

31

6.

Bibliografia

[1] - Civil Aviation Safety Authority Australia: Operational Notes on Non-Directional Beacons (NDB) and Associated Automatic Direction Finding (ADF); [2] - http://www.airliners.net/; [3] - http://www.avionicsspecialists.net/ [4] - T. Eismin: Aircraft Electricity and Electronics, 5th Ed., (1994). [5] - C. Alari: Instruments de Radionavigation, Dpartement Transport Arien, 6me dition, (1992). [6] - http://greggordon.org/flying/CFIIPTSFlightNavInstADF.htm [7] - http://darko.hytron.net/Aircraft/navfltsm.addr.com/ndb-nav-adf-1.htm [8] - http://www.seaerospace.com/lc/cart.php?target=productDetails&model=KI227&substring=ki-227 [9] - http://www.thaitechnics.com/nav/adf.html [10] - http://www.pilotfriend.com/training/flight_training/nav/adf.htm [11] - R. Machado: Rod Machados Private Pilot Handbook, The Aviation Speakers Bureau., 1996. [12] - http://www.jeppesen.com/ [13] - http://aviation-in-faial.blogspot.com/2009/09/aviation-hardware-ndb-da-feteira.html;
32

33

Вам также может понравиться