Вы находитесь на странице: 1из 8

Citaes dos Parmetros Curriculares Nacionais. Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Lngua Estrangeira.

Secretaria de Educao Fundamental: Braslia, MEC/SEF, 1998.

 Primordialmente, objetiva-se restaurar o papel da Lngua Estrangeira na formao educacional. A aprendizagem de uma lngua estrangeira, juntamente com a lngua materna, um direito de todo cidado, [...] Sendo assim, a escola no pode mais se omitir em relao a essa aprendizagem. (p. 18)  O distanciamento proporcionado pelo envolvimento do aluno no uso de uma lngua diferente o ajuda a aumentar sua autopercepo como ser humano e cidado. ( pp.19)  importante garantir ao aluno uma experincia singular de construo de significado pelo domnio de uma base discursiva(3), que poder ser ampliada quando se fizer necessrio em sua vida futura ou quando as condies existentes nas escolas o permitirem.  Outro pressuposto bsico para a aprendizagem de uma lngua estrangeira a necessidade de garantir a continuidade e a sustentabilidade de seu ensino. No h como propiciar avanos na aprendizagem de uma lngua, propondo ao aluno a aprendizagem de espanhol na quinta srie, de francs na sexta e stima, e de ingls na oitava srie. ( pp. 19-20)  Considerar o desenvolvimento de habilidades orais como central no ensino de Lngua Estrangeira no Brasil no leva em conta o critrio de relevncia social para a sua aprendizagem. Com exceo da situao especfica de algumas regies tursticas ou de algumas comunidades plurilnges, o uso de uma lngua estrangeira parece estar, em geral, mais vinculado leitura de literatura tcnica ou de lazer. (pp. 20)  Deve-se considerar tambm o fato de que as condies na sala de aula da maioria das escolas brasileiras (carga horria reduzida, classes superlotadas, pouco domnio das habilidades orais por parte da maioria dos professores, material didtico reduzido a giz e livro didtico etc.) podem inviabilizar o ensino das quatro habilidades comunicativas. Assim, o foco na leitura pode ser justificado pela funo social das lnguas estrangeiras no pas e tambm pelos objetivos realizveis tendo em vista as condies existentes. ( p. 21)  Pode-se antever que, com o barateamento dos meios eletrnicos de comunicao, mais escolas venham ter acesso a novas tecnologias, possibilitando o desenvolvimento de outras habilidades comunicativas. ( p. 21)

 Vale acrescentar que a anlise do quadro atual do ensino de Lngua Estrangeira no Brasil indica que a maioria das propostas para o ensino dessa disciplina reflete o interesse pelo ensino da leitura. ( p.21)  O primeiro foco, por meio do uso de uma lente padro, estaria colocado na habilidade de leitura. A lente pode, contudo, ser trocada por uma grande-angular, na dependncia das condies em contextos de ensino especficos como tambm do papel relativo que as lnguas estrangeiras particulares representam na comunidade (o caso do espanhol na situao de fronteira, por exemplo), de modo a ampliar o foco para envolver outras habilidades comunicativas. (pp. 21)  Esse sistema ancora-se na justificativa de que todos os alunos possam ter uma experincia significativa de comunicao via lngua estrangeira, por intermdio do uso de uma lente padro. (pp. 21)  Isso o que foi chamado de engajamento discursivo por meio de leitura em lngua estrangeira, que se pauta por uma questo central neste documento: dar acesso a todos a uma educao lingustica de qualidade. (pp. 21)  O caso tpico o papel representado pelo ingls, em funo do poder e da influncia da economia norte-americana. Essa influncia cresceu ao longo deste sculo, principalmente a partir da Segunda Guerra Mundial, e atingiu seu apogeu na chamada sociedade globalizada e de alto nvel tecnolgico, em que alguns indivduos vivem neste final do sculo. (pp. 22)  O ingls, hoje, a lngua mais usada no mundo dos negcios, e em alguns pases, como Holanda, Sucia e Finlndia, seu domnio praticamente universal nas universidades. possvel antever que, no futuro, outras lnguas desempenhem esse papel. (pp. 23)  Ensino de Lngua Estrangeira no visto como elemento importante na formao do aluno, como um direito que lhe deve ser assegurado. Ao contrrio, freqentemente, essa disciplina no tem lugar privilegiado no currculo, sendo ministrada, em algumas regies, em apenas uma ou duas sries do ensino fundamental. Em outras, tem o status de simples atividade, sem carter de promoo ou reprovao. (pp. 24)  Em alguns estados, ainda, a Lngua Estrangeira colocada fora da grade curricular, em Centros de Lnguas, fora do horrio regular e fora da escola. Fora, portanto, do contexto da educao global do aluno. (pp. 24)  No h clareza nas contradies entre a opo priorizada e os contedos e atividades sugeridos. Essas contradies aparecem tambm no que diz respeito abordagem escolhida. (pp. 24)

 As propostas focam na abordagem comunicativa ainda que os exerccios propostos baseiem-se em estruturas gramaticais fora de contexto. Diz-se da avaliao: A concepo de avaliao, no entanto, contempla aspectos formativos que parecem adequados. (pp. 24)  Todas as propostas apontam para as circunstncias difceis em que se d o ensino e aprendizagem de Lngua Estrangeira: falta de materiais adequados, classes excessivamente numerosas, nmero reduzido de aulas por semana, tempo insuficiente dedicado matria no currculo e ausncia de aes formativas contnuas junto ao corpo docente. (pp. 24)  Os temas centrais nesta proposta so a cidadania, a conscincia crtica em relao linguagem e os aspectos sociopolticos da aprendizagem de Lngua Estrangeira. Eles se articulam com os temas transversais, notadamente, pela possibilidade de se usar a aprendizagem de lnguas como espao para se compreender, na escola, as vrias maneiras de se viver a experincia humana. (pp. 24)  Caracterizar o objeto de ensino significa caracterizar os conhecimentos e os usos que as pessoas fazem deles ao agirem na sociedade. Portanto, ao ensinar uma lngua estrangeira, essencial uma compreenso terica do que a linguagem, tanto do ponto de vista dos conhecimentos necessrios para us-la quanto em relao ao uso que fazem desses conhecimentos para construir significados no mundo social (pp. 27)  O uso da linguagem (tanto verbal quanto visual) essencialmente determinado pela sua natureza sociointeracional, pois quem a usa considera aquele a quem se dirige ou quem produziu um enunciado. (pp. 27)  Todo significado dialgico, isto , construdo pelos participantes do discurso . Alm disso, todo encontro interacional crucialmente marcado pelo mundo social que o envolve: pela instituio, pela cultura e pela histria. Isso quer dizer que os eventos interacionais no ocorrem em um vcuo social. Ao contrrio, ao se envolverem em uma interao tanto escrita quanto oral, as pessoas o fazem para agirem no mundo social em um determinado momento e espao, em relao a quem se dirigem ou a quem se dirigiu a elas. (pp. 27)  As marcas que definem as identidades sociais (como pobres, ricos, mulheres, homens, negros, brancos, homossexuais, heterossexuais, idosos, jovens, portadores de necessidades especiais, falantes de variedades estigmatizadas ou no, falantes de lnguas de prestgio social ou no etc.) so intrnsecas na determinao de como as pessoas podem agir no discurso ou como os outros podem agir em relao a elas nas vrias interaes orais e escritas das quais participam. (pp. 27)

 Ao chegar quinta srie, a criana j um falante competente de sua lngua para os usos que se apresentam nas comunidades discursivas8 imediatas das quais participa em sua socializao em casa ou nas brincadeiras com os amigos fora de casa, e em outras comunidades discursivas. Essas outras comunidades podem exigir a aprendizagem de uma variedade da lngua materna ou de padres interacionais diferentes dos que teve acesso em casa (por exemplo, modos de interagir com outra pessoa em sala de aula). (pp. 28)  O conhecimento sistmico envolve os vrios nveis da organizao lingstica que as pessoas tm: os conhecimentos lxico-semnticos9, morfolgicos, sintticos e fontico-fonolgicos. Ele possibilita que as pessoas, ao produzirem enunciados, faam escolhas gramaticalmente adequadas ou que compreendam enunciados apoiando-se no nvel sistmico da lngua. (pp. 29)  O conhecimento de mundo se refere ao conhecimento convencional que as pessoas tm sobre as coisas do mundo, isto , seu pr-conhecimento do mundo. Ficam armazenados na memria das pessoas conhecimentos sobre vrias coisas e aes, por exemplo, festas de aniversrio, casamentos, oficinas de conserto de carros, postos de gasolina, concertos musicais etc., conhecimentos construdos ao longo de suas experincias de vida. (pp.30)  O processo de construo de significado resulta no modo como as pessoas realizam a linguagem no uso e essencialmente determinado pelo momento que se vive (a histria) e os espaos em que se atua (contextos culturais e institucionais), ou seja, pelo modo como as pessoas agem por meio do discurso no mundo social, o que foi chamado de a natureza sociointeracional da linguagem. Assim, os significados no esto nos textos; so construdos pelos participantes do mundo social: leitores, escritores, ouvintes e falantes. (pp.32)  A conscincia desses tipos de conhecimento pelo aluno o que ser chamado aqui de conscincia lingstica, que, alm de ampliar o conhecimento que o aluno tem sobre o fenmeno lingstico, isto , incluindo a percepo de sua lngua materna, tem um alto valor na aprendizagem de Lngua Estrangeira devido sua natureza metacognitiva. (pp.33)  Leva a uma nova percepo da natureza da linguagem, aumenta a compreenso de como a linguagem funciona e desenvolve maior conscincia do funcionamento da prpria lngua materna. Ao mesmo tempo, ao promover uma apreciao dos costumes e valores de outras culturas, contribui para desenvolver a percepo da prpria cultura por meio da compreenso da(s) cultura(s) estrangeira(s). O desenvolvimento da habilidade de entender/dizer o que outras pessoas, em outros pases, diriam em determinadas situaes leva, portanto,

compreenso tanto das culturas estrangeiras quanto da cultura materna. Essa compreenso intercultural promove, ainda, a aceitao das diferenas nas maneiras de expresso e de comportamento. ( pp. 37)  O estudo das outras disciplinas, notadamente de Histria, Geografia, Cincias Naturais, Arte, passa a ter outro significado se em certos momentos forem proporcionadas atividades conjugadas com o ensino de Lngua Estrangeira, levando-se em considerao, claro, o projeto educacional da escola. Essa uma maneira de viabilizar na prtica de sala de aula a relao entre lngua estrangeira e o mundo social, isto , como fazer uso da linguagem para agir no mundo social. (pp.37-38)  A aprendizagem de Lngua Estrangeira no ensino fundamental no s um exerccio intelectual em aprendizagem de formas e estruturas lingsticas em um cdigo diferente; , sim, uma experincia de vida, pois amplia as possibilidades de se agir discursivamente no mundo. O papel educacional da Lngua Estrangeira importante, desse modo, para o desenvolvimento integral do indivduo, devendo seu ensino proporcionar ao aluno essa nova experincia de vida. Experincia que deveria significar uma abertura para o mundo, tanto o mundo prximo, fora de si mesmo, quanto o mundo distante, em outras culturas. Assim, contribui-se para a construo, e para o cultivo pelo aluno, de uma competncia no s no uso de lnguas estrangeiras, mas tambm na compreenso de outras culturas. (pp. 38)  (...) Ao mesmo tempo em que pode desempenhar esse papel de promotor de progresso e desenvolvimento, a linguagem pode afetar as relaes entre grupos diferentes em um pas, valorizando as habilidades de alguns grupos e desvalorizando as de outros. Internamente, pode servir como fonte poderosa e smbolo tanto de coeso como de diviso. Externamente, pode servir como instrumento de elitizao que capacita algumas pessoas a ter acesso ao mundo exterior, ao mesmo tempo em que nega esse acesso a outras. (pp. 39)  Se a tendncia do mundo de hoje para o futuro a dependncia cada vez maior na troca de informao, a linguagem e as lnguas esto no cerne da questo: quem controla a informao? (pp. 39)  A posio do ingls nos campos dos negcios, da cultura popular e das relaes acadmicas internacionais coloca-o como a lngua do poder econmico e dos interesses de classes, constituindo-se em possvel ameaa para outras lnguas e em guardio de posies de prestgio na sociedade. ( pp. 39-40)  H de se evitar teorias totalizantes de reproduo social e cultural (por exemplo, vises de uma sociedade consumista global veiculadas por uma lngua hegemnica como o ingls) para se chegar a um paradigma crtico que reconhea o papel do ser humano na transformao da vida social. Isso far com que se atente no s para como as vidas das

pessoas so reguladas pelo discurso, mas tambm para como as pessoas resistem a essas vises totalizantes ao produzirem seus prprios discursos. (pp. 40)  Nesse sentido, a aprendizagem do ingls, tendo em vista o seu papel hegemnico nas trocas internacionais, desde que haja conscincia crtica desse fato, pode colaborar na formulao de contra-discursos em relao s desigualdades entre pases e entre grupos sociais (homens e mulheres, brancos e negros, falantes de lnguas hegemnicas e no hegemnicas etc.). Assim, os indivduos passam de meros consumidores passivos de cultura e de conhecimento a criadores ativos: o uso de uma Lngua Estrangeira uma forma de agir no mundo para transform-lo. A ausncia dessa conscincia crtica no processo de ensino e aprendizagem de ingls, no entanto, influi na manuteno do status quo ao invs de cooperar para sua transformao. (pp. 40)  A tematizao da poluio em uma cidade como Nova York ou Madri, contudo, pode ser levantada no s em uma cidade grande como So Paulo, mas tambm em outras cidades menores, por meio da comparao com outros tipos de problemas ecolgicos (por exemplo, a contaminao dos mananciais de onde vem a gua potvel de um lugarejo). nesse sentido que a aula de Lngua Estrangeira pode aprimorar o conhecimento de mundo do aluno. Note-se tambm que as lnguas estrangeiras do acesso sobre o modo como certas questes sociais (as ambientais, por exemplo) so tratadas em nvel planetrio. (pp. 43)  A comparao de um texto publicado em um editorial de um jornal do movimento de defesa dos direitos dos argelinos na Frana, de afroamericanos nos Estados Unidos ou dos indgenas no Mxico, com um editorial de um jornal conservador desses pases sobre o mesmo assunto, e ainda, com uma histria contada por um indivduo desses grupos sociais sobre sua vida, pode situar para os alunos o fato de que, ao agirem no discurso por meio da linguagem, as pessoas fazem escolhas de organizao textuais na dependncia de seus propsitos comunicativos no mundo. Esses significados refletem suas vises de mundo, projetos polticos etc. (pp.45)  A questo da variao lingstica em Lngua Estrangeira pode ajudar no s a compreenso do fenmeno lingstico da variao na prpria lngua materna, como tambm do fato de que a lngua estrangeira no existe s na variedade padro, conforme a escola normalmente apresenta. Aqui no suficiente mostrar a relao entre grupos sociais diferentes (regionais, de classe social, profissionais, de gnero etc.) e suas realizaes lingsticas; necessrio tambm indicar que as variaes lingsticas marcam as pessoas de modo a posicion-las no discurso, o que pode muitas vezes exclu-las de certos bens materiais e culturais. (pp. 47)

 O tema transversal Pluralidade Cultural merece um tratamento especial devido ao fato de o ensino de Lngua Estrangeira se prestar, sobremodo, ao enfoque dessa questo. Esse tema pode ser focalizado a fim de desmistificar compreenses homogeneizadoras de culturas especficas, que envolvem generalizaes tpicas de aulas de Lngua Estrangeira do tipo, por exemplo, os ingleses ou os franceses so assim ou assado. (pp. 48)  Comparativamente, a pluralidade cultural brasileira (indgenas, negros, brancos, catlicos, seguidores de cultos religiosos de origem africana, judeus, sambistas, adeptos de reggae etc.) pode ser trazida tona em uma tentativa de acabar com vises estereotipadas do que ser brasileiro. Em um pas culturalmente plural como o Brasil, pernicioso trabalhar em sala de aula com uma viso que exclui grande parte da populao brasileira das representaes que a criana costuma ter no discurso pedaggico (o que inclui tambm suas representaes em material didtico): branco, catlico, morador do sul-maravilha, classe mdia, falante de uma variedade hegemnica etc. (pp. 48)  Muito frequentemente, sem ter ainda uma reflexo mais aprofundada sobre o funcionamento e uso da lngua materna, o aluno se depara com a necessidade de compreender a construo do significado na lngua estrangeira, com uma organizao diferente das palavras nas frases, das letras nas palavras, um jeito de escrever diferente da forma de falar, outra entonao, outro ritmo. (pp. 53)  Contudo, a demanda de conhecimento de lngua estrangeira na sociedade de hoje coloca para o professor o desafio de partir da heterogeneidade de experincias e interesse dos alunos para organizar formas de desenvolver o trabalho escolar de maneira a incorpora seus diferentes nveis de conhecimento e ampliar as oportunidades de acesso a ele. (pp. 54)  O estmulo capacidade de ouvir, discutir, falar, escrever, descobrir, interpretar situaes, pensar de forma criativa, fazer suposies, inferncias em relao aos contedos um caminho que permite ampliar a capacidade de abstrair elementos comuns a vrias situaes, para poder fazer generalizaes e aprimorar as possibilidades de comunicao, criando significados por meio da utilizao da lngua, constituindo-se como ser discursivo em lngua estrangeira. (pp. 54)  O processo de aprender pode ser considerado uma forma de coparticipao social (isto , participao com algum em contextos de ao) entre pares na resoluo de uma tarefa em que a participao do aluno perifrica, inicialmente, at passar a ser plena com o desenvolvimento da aprendizagem. Esse processo , principalmente,

mediado pela linguagem por meio da interao e por outros meios simblicos, por exemplo, pela utilizao de um computador. (pp. 58)  O processo de aprendizagem, mediado pela interao, vai levar construo de um conhecimento conjunto entre o aluno e o professor ou um colega. Para que isso ocorra, o processo envolver dificuldades e sucessos na compreenso, negociao das perspectivas diferentes dos participantes e o controle da interao por parte deles at que o conhecimento seja compartilhado. Em ltima anlise, o processo caracterizado pela interao entre os significados ou conhecimento de mundo do parceiro mais competente (em sala de aula, o professor ou um colega) e os do aluno. Muitas dificuldades na aprendizagem so geradas, exatamente, por essas diferenas, que vo determinar expectativas e condies de relevncia diferentes sobre o que se fala. (pp. 58)  Na definio dos objetivos deve-se levar em conta o aluno, o sistema educacional e a funo social da lngua estrangeira em questo. Os objetivos foram explicitados, considerando-se o desenvolvimento de capacidades, em funo das necessidades sociais, intelectuais, profissionais, e interesses e desejos dos alunos. Para o ensino fundamental, os objetivos decorrem, por um lado, do papel formativo de Lngua Estrangeira no currculo, mas por outro lado, e principalmente, de uma reflexo sobre a funo social de Lngua Estrangeira no pas e sobre as limitaes impostas pelas condies de aprendizagem. Primeiramente, para que o ensino de Lngua Estrangeira tenha uma funo formativa no sistema educacional, deve-se encontrar maneiras de garantir que essa aprendizagem deixe de ser uma experincia decepcionante, levando atitude fatalista de que lngua estrangeira no pode ser aprendida na escola.(pp.65)

Вам также может понравиться