Вы находитесь на странице: 1из 19

BIOQUMICA DO TECIDO SSEO1

1. Introduo

As primeiras formas de vida desenvolveram-se nos mares, onde eram elevadas as concentraes de potssio e magnsio, e baixas as de sdio e clcio. Essa composio inica observada at hoje no meio intracelular da maioria dos seres vivos, refletindo provavelmente uma herana daquelas formas primitivas de vida. A passagem da vida do meio aqutico para o terrestre criou uma dependncia desses seres com relao aos minerais do meio ambiente. A regulao dessa dependncia passou a se fazer atravs de rgos como o intestino, os rins e o osso, bem como de hormnios, como o paratormnio (PTH) e a vitamina D [1,25(OH)2D3]. O osso um tecido multifuncional, metabolicamente muito ativo, constitudo por uma populao heterognea de clulas, em diferentes estgios de diferenciao celular. Est em equilbrio dinmico, com regulao da mobilizao e deposio mineral, durante a vida do animal. um tecido metabolicamente que sofre um processo contnuo de renovao e remodelao. Esta atividade consequncia, em sua maior parte, da atividade de dois tipos celulares principais, caractersticos do tecido sseo: os osteoblastos e os osteoclastos. Um terceiro tipo celular, os ostecitos, derivados dos osteoblastos, so metabolicamente menos ativos, e sua funo menos conhecida. O processo de remodelao ssea desenvolve-se com base em dois processos antagnicos, mas acoplados: a formao e a reabsoro sseas. O acoplamento dos dois processos permite a renovao e remodelao sseas e mantido a longo prazo por um complexo sistema de controle que inclui hormnios, fatores fsicos e fatores humorais locais. Uma srie de condies como idade, doenas steo-metablicas, mobilidade diminuda, ao de algumas drogas, etc., podem alterar este equilbrio entre formao e reabsoro, levando ao predomnio de um sobre o outro. Nutrientes presentes em menores quantidades nas dietas, os minerais so fundamentais para o funcionamento das rotas metablicas. A interao entre estas classes de nutrientes perfeita e a disponibilidade destes nutrientes determina o melhor desempenho dos animais. Os minerais apresentam uma funo estrutural (ex. clcio e fsforo) e/ou metablica. No presente trabalho sero

Seminrio apresentado pelo aluno JOO DIONSIO HENN na disciplina BIOQUIMICA DO TECIDO ANIMAL, no Programa de Ps-Graduao em Cincias Veterinrias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no primeiro semestre de 2010. Professor responsvel pela disciplina: Flix H. D. Gonzlez.

abordados aspectos da estrutura ssea, sua dinmica de regulao para a manuteno da homeostase animal, mediante os processos de formao e de mobilizao de minerais no esqueleto.

2. Papel metablico do tecido sseo

O esqueleto contm 99% do Ca do organismo e funciona como uma reserva desse on, cuja concentrao no sangue (calcemia) deve ser mantida constante, para o funcionamento normal do organismo. H um intercmbio contnuo entre o Ca do plasma sanguneo e o dos ossos. O Ca absorvido da alimentao e que faria aumentar a concentrao sangunea deste on depositado rapidamente no tecido sseo, e, inversamente, o Ca dos ossos mobilizado quando diminui sua concentrao no sangue. Existem dois mecanismos de mobilizao do Ca depositado nos ossos. O primeiro a simples transferncia dos ons dos cristais de hidroxiapatita para o lquido intersticial, do qual o clcio passa para o sangue. Esse mecanismo, puramente fsico, favorecido pela grande superfcie dos cristais de hidroxiapatita e tem lugar principalmente no osso esponjoso. As lamelas sseas mais jovens, pouco calcificadas, que existem mesmo no osso adulto, devido remodelao contnua, so as que recebem e cedem o Ca++, com maior facilidade. Essas lamelas so mais importantes na manuteno da calcemia do que as lamelas antigas, muito calcificadas e cujos papis principais so de suporte e proteo. O segundo mecanismo da mobilizao do Ca de ao mais lenta e decorre da ao do hormnio da paratireide, ou paratormnio, sobre o tecido sseo. Este hormnio causa um aumento no nmero de osteoclastos e reabsoro da matriz ssea, com liberao de fosfato de Ca e aumento da calcemia. A concentrao de (PO4)3- no aumenta no sangue, porque o prprio paratormnio acelera a excreo renal dos ons fosfato. O paratormnio atua sobre receptores localizados nos osteoblastos. Em resposta a esse sinal, os osteoblastos deixam de sintetizar colgeno e iniciam a secreo do fator estimulador de osteoclastos. Outro hormnio, a calcitonina, produzido pelas clulas parafoliculares da tireide, inibe a reabsoro da matriz e, portanto, a mobilizao de Ca. A calcitonina tem um efeito inibidor sobre os osteoclastos.

3. Tecido sseo

O crescimento do animal ocorre de uma maneira de perfeito sincronismo, isto , o desenvolvimento do tecido sseo ocorre mais rapidamente do que o tecido muscular que por sua vez, mais rpido do que o tecido adiposo (Gonzales & Sartori, 2002) (Figura 1).

Figura 1: Ordem de deposio dos tecidos nos animais (Gonzales & Sartori, 2002)

O osso est intimamente relacionado com o crescimento do animal, sofrendo adaptaes constantes quanto sua constituio, podendo estar hipertrofiado quando mais exigido, ou atrofiado quando em desuso. Serve de reserva metablica de clcio e fsforo no organismo, os quais podem ser mobilizados durante alteraes da homeostase (Macari et al. 2002). O osso um tecido dinmico, complexo, influenciado por fatores fisiolgicos, nutricionais e fsicos, como estresse mecnico e atividades fsicas. Para atender s necessidades de crescimento do organismo os ossos sofrem processo de modelagem, que representa o alongamento longitudinal e do dimetro. Segundo Macari et al. (1994), h uma variao individual e especfica do crescimento de cada osso cujo controle se d sobre a fse, isto , cada cartilagem de conjugao tem uma taxa especfica de crescimento, em que o controle geralmente hereditrio. A remodelagem o termo usado para descrever processos de reabsoro e formao de tecido mineralizado que mantm a massa e a morfologia. A manuteno de concentraes adequadas de clcio no sangue prioritria sobre a manuteno da integridade estrutural do osso (Johnson, 2000).

3.1 Matriz extracelular

A matriz extracelular composta por colgeno em sua maior parte e pela substncia fundamental. O colgeno encontrado em todos os tecidos do corpo, sendo uma protena fibrosa sintetizada por fibroblastos e clulas relacionadas, tais como os condroblastos da cartilagem e os osteoblastos do osso. A formao de fibrilas de colgeno envolve reaes no meio intracelular e extracelular. No interior da clula, ocorre sntese de molculas de protocolgenos, hidroxilao de resduos de prolina e lisina e glicosilao dos resduos de hidroxilisina, para formar monmeros de pr-colgeno, sendo secretado para o exterior da clula, na forma de trplice hlice de configurao helicoidal. De acordo com Swenson (1988) h no interior da clula uma hidrlise proteoltica limitada do pr-colgeno, para formar o tropocolgeno, sendo necessria a presena de vitamina C para que ocorra a hidroxilao. Esto identificados 19 tipos de colgenos que possuem diferentes especificidades entre os diversos tecidos animais, classificados em funo de suas funes e tamanhos. Na cartilagem h predomnio do colgeno fibrilar tipo II, enquanto que o osso composto por colgeno fibrilar tipo I, podendo os dois tipos ser encontrados em tecidos sujeitos ao estresse de compresso e tenso. Formam uma rede fibrilar na matriz extracelular, estabilizada pela formao de ligaes cruzadas intra e intermoleculares, formadas tanto enzimaticamente quanto por condensao de resduos de aminocidos. Tais ligaes cruzadas so as principais responsveis pela estabilizao da molcula e das fibras de colgeno e pela modulao das propriedades de resistncia trao conferida ao osso pelo colgeno, conferindo fora ao tecido para suportar tais presses. Todos os tipos de colgeno so caracterizados por tripla hlice de cadeias contendo de 300 a 3.000 resduos de aminocidos. Estas cadeias contm sequncias repetidas de glicina x y, onde x e y representam qualquer aminocido. Segundo Velleman (2000), frequentemente ocorre um grande nmero de resduos de prolina e hidroxiprolina. O osso constitudo aproximadamente por 70% de minerais, 20% de matriz orgnica e cerca de 10% de gua, o que o diferencia de outros tecidos conjuntivos menos rgidos (Rath et al. 2000). A matriz mineral ou inorgnica formada predominantemente por Ca e P, na forma de cristais de hidroxiapatita, Ca3(PO4)2, constituindo aproximadamente 60 a 70% do peso do osso e sendo responsvel pelas propriedades de rigidez e resistncia compresso. Outros minerais tambm so encontrados, como 13% de carbonato de Ca (CaCO3), e 2% de fosfato de magnsio, Mg(PO4)2 (Field, 2000). Estes constituintes minerais do osso so constantemente trocados com os constituintes do plasma. J a desmineralizao do osso ocorre quando a ingesto de minerais

inadequada, ou quando sua perda excessiva (exemplo: perodo de formao da casca do ovo, nas aves). A ossificao envolve a precipitao dos sais do osso na matriz, por meio de um equilbrio fsico-qumico, envolvendo o Ca2+, HPO42-, PO43-. Nas condies fisiolgicas, o Ca e o fosfato ficam em soluo metaestvel, isto , suas concentraes no lquido extracelular seriam suficientemente altas para que se precipitassem em soluo, no fosse pela presena de outros constituintes, como o pirofosfato, que estabiliza a soluo (Tardin, 1995). A substncia fundamental fica dispersa entre as fibras de colgeno do tecido, contnua ao liquido intersticial e apresenta vrios graus de condensao, sendo conhecida como componente amorfo extracelular e interfibrilar de todo tecido conjuntivo. De acordo com Swenson (1988), consistem em polissacardeos proticos (sulfato de condroitina), glicoprotenas, protena no estrutural, eletrlitos e gua. Os proteoglicanos so macromolculas compostas por uma protena central com carboidratos ligados covalentemente a ela (Velleman, 2000). So carregadas negativamente, amorfas, sulfatadas e se caracterizam por formar gis capazes de reter grandes quantidades de gua em suas matrizes (De Robertis, 2003), sendo de fundamental importncia na formao, estrutura e funo biolgica da cartilagem. As protenas no colagenosas contribuem para uma variedade de funes no osso, como a estabilizao da matriz, calcificao e outras atividades regulatrias do metabolismo (Rath et al, 2000). Algumas dessas protenas no colagenosas (PNC) so protenas plasmticas que foram sequestradas pela matriz mineral e outras so protenas especificas do osso, sintetizadas por clulas sseas. As PNC mais abundantes do osso so a osteonectina e a osteocalcina (Gla protena). A osteocalcina uma protena especifica do osso, representando at 20% do total da PNC. Ela contem trs resduos de -carboxiglutamato, que um aminocido resultante de modificaes pstraducionais por uma reao de carboxilao dependente de vitamina K, que confere molcula uma alta afinidade pelo Ca nos cristais sseos. Ela sintetizada exclusivamente por osteoblastos e se liga tanto hidroxiapatita quanto ao Ca (Raif e Harmand, 1993). Sua sntese aumentada pela 1,25-diidroxivitamina D e sua concentrao diretamente proporcional concentrao de Ca. A osteocalcina parece estar envolvida no controle do processo de mineralizao do osso, prevenindo a mineralizaco excessiva (Young, 2003).

3.2 Clulas do tecido sseo

A populao de clulas que inclui condrcitos, osteoblastos, ostecitos, clulas endoteliais e clulas hematopoiticas, entre outras, produzem diversos hormnios clciotrficos sistmicos,

como o hormnio da paratireide (PTH), estrgeno, 1,25(OH)2 colecalciferol (vitamina D3 ), uma variedade de reguladores biolgicos que controlam o metabolismo sseo local, autcrinos e parcrinos, incluindo citocinas, prostaglandinas (PGs) e fatores de crescimento que atuam em conjunto, regulando as atividades celulares de remodelamento do osso.

3.2.1 Osteoblastos

So clulas diferenciadas que produzem a matriz ssea, secretando colgeno e a substancia fundamental, que constituem o osteide e situam-se em aposio ao osso em formao. Essas clulas tambm participam da calcificao da matriz, atravs da secreo de pequenas vesculas ricas em fosfatase alcalina para o interior desta, durante o perodo em que a clula est produzindo a matriz ssea. A fosfatase alcalina cliva o pirofosfato e assim remove sua influencia estabilizadora, ao mesmo tempo em que aumenta o fosfato local para a cristalizao. Alm disso, durante o crescimento sseo e talvez durante a remodelagem do osso adulto, os osteoblastos secretam vesculas ricas em Ca para o osteide em calcificao (Jonhson, 2000). Pela sua solubilizao no sangue, o nvel sanguneo da fosfatase alcalina ssea geralmente usado como indicador da taxa de remoo ssea.

3.2.2 Osteoclastos

So responsveis pela reabsoro ssea. So clulas grandes (figura 2), que surgem pela fuso de clulas mononucleadas e podem ter ate 50 ncleos. Acredita-se que os precursores dos osteoblastos se originam na medula ssea e migrem pela circulao, a partir do timo e outros tecidos retculo-endoteliais, para os stios do osso destinados reabsoro. Os precursores mononucleados dos osteoclastos so provavelmente atrados para os stios de reabsoro ssea por produtos parcialmente degradados do osteide. A parte do osteoclasto que entra em contato com o osso se apresenta altamente pregueada e chamada de borda estriada. Esta varre a superfcie do osso, continuamente alterando sua configurao, medida que libera cidos e enzimas hidrolticas que dissolvem a matriz protica e os cristais de minerais. Quando a reabsoro completada, os osteoclastos so inativados e perdem alguns de seus ncleos. A inativao compreende a fissurao da clula polinucleada gigante, de volta a clulas mononucleadas (Johnson, 2000).

Figura 2: Clulas da matriz ssea. Fonte: Junqueira & Carneiro, 2004.

3.2.3 Clulas osteoprogenitoras

So consideradas clulas em repouso ou de reserva que podem ser estimuladas para se transformar em osteoblastos e produzir matriz ssea. Compe a populao celular presente na camada mais interna do peristeo, as clulas endsteas de revestimento das cavidades medulares e as clulas de revestimento dos canais de Haves e de Wolkmann (Ross & Rowrell, 1993) (Figura 3).

Sistema de Havers e ostecito


canalculos Ostecito Lamelas concnctricas Lacuna Osso Compacto Vaso linftico

Lacuna

Canal medular

Peristeo

Canais Haversianos Trabculas do osso esponjoso

Vasos sangneos Peristeo Canais de Havers

Canais de Volkmann

Figura 3: Canais de Haves e de Wolkmann (Ross & Rowrell, 1993).

4. Ossificao

H dois processos bsicos de formao de tecido sseo: a ossificao endocondral e a intramembranosa. O desenvolvimento do osso classificado como endocondral, no caso de um modelo de cartilagem servir de precursor do tecido sseo que ser formado, ou intramembranoso, se o osso for formado sem a interveno de um precursor cartilaginoso. Conforme Macari (1994), nos ossos chatos predomina o desenvolvimento por ossificao intramembranosa e os curtos e longos se desenvolvem por processo endocondral.

4.1 Ossificao endocondral

Durante o desenvolvimento fetal, a maior parte do esqueleto desenvolve-se primeiro como um padro ou modelo cartilagneo, e ento a cartilagem deste modelo gradualmente substituda por osso. Esse processo denominado de ossificao endocondral. Os principais eventos fisiolgicos da ossificao endocondral podem ocorrer em menos de 24 horas, durante o pico de crescimento dos frangos de corte, sendo estes a proliferao dos condrcitos, calcificao da matriz, invaso vascular, degradao da matriz e formao primria dos ossos. Os condrcitos ativos passam pelos estgios de proliferao, diferenciao e apoptose, antes dos vasos sanguneos penetrarem nas lacunas remanescentes (Murakami, 2000). Na sequncia de eventos ocorrem proliferao e agregao de clulas mesenquimais no local do futuro osso, para que ocorra crescimento longitudinal na placa epifisria que liga as regies da epfise e difase dos ossos. Primeiramente as clulas do pericndio passam a dar origem a clulas formadoras de osso, recebendo ento a denominao de peristeo. Tendo formado o peristeo, os condrcitos dessa regio do modelo cartilaginoso tornam-se hipertrficos e medida que essas clulas vo crescendo, sua matriz cartilaginosa circundante vai ficando alongada, formando placas cartilaginosas finas e irregulares entre as clulas hipertrficas, que comeam a sintetizar fosfatase alcalina e, concomitantemente, a matriz cartilaginosa vai sofrendo calcificao. A matriz, quando calcificada, impede a difuso de nutrientes, causando, por fim, a morte dos condrcitos. medida que os vasos sanguneos penetram e crescem na cavidade, outras clulas provenientes do peristeo migram ao longo deles. Algumas dessas clulas primitivas tornam-se osteoprogenitoras enquanto outras originam a medula ssea. Quando a cartilagem decomposta, parte dela permanece como espculas irregulares. As clulas osteoprogenitoras entram em aposio com as espculas da cartilagem calcificada remanescente, transformando-se em osteoblastos e passando a depositar matriz ssea sobre a estrutura espicular (Ross & Rowrell, 1993).

4.2 Ossificao intramembranosa

Neste processo, h um centro de ossificao que circundado pelos osteoblastos para a deposio de osso. O processo progride deste centro para a periferia do futuro osso, produzindo uma rede de trabculas sseas que se espessam e fundem-se formando uma lmina ssea que separada dos ossos adjacentes por tecido fibroso persistente. A parte superficial do tecido original

torna-se peristeo; sobre a face profunda deste, camadas sucessivas de osso peristeo so formadas pelos osteoblastos at que o osso atinja sua espessura definitiva. O aumento na circunferncia resulta da ossificao do tecido fibroso circunjacente, que continua a crescer at o osso atingir seu tamanho definitivo (Guyton, 1997).

5. Balano de minerais nos animais

O Ca o 50 elemento mais comum no universo, o principal mineral do esqueleto e um dos ctions mais abundantes no organismo, representando cerca de 2% do peso corporal, ou seja, de 1000 a 1500 g no indivduo adulto. Aproximadamente 99% do Ca corporal encontra-se no esqueleto, principalmente sob a forma de cristais de hidroxiapatita [Ca10(PO4)6(OH)2]. O restante (1%) encontra-se nos dentes, tecidos moles e no fluido extracelular. Cerca de 1% do Ca sseo livremente intercambivel com o clcio do fluido extracelular. O Ca absorvido no intestino delgado e sua concentrao plasmtica medida pela ao dos hormnios 1,25-

diidrxicolecalciferol (vitamina D3), calcitonina e hormnio da paratireide (PTH), onde controlam sua absoro, excreo e o metabolismo sseo (Henry, 1995). A resistncia ssea dependente dos nveis de clcio plasmticos, pois, a homeostase de Ca fundamental para a manuteno das funes vitais em que participa. Caso no se tenha nveis adequados de Ca, ocorrer estimulo da secreo de PTH e sntese de vitamina D, que estimularo a reabsoro ssea (Rath et al, 2000). Embora a porcentagem de cinzas dos ossos varie com a idade, o teor de Ca, que o seu maior constituinte, se mantm relativamente constante, variando pouco entre espcies e localizao anatmica dos ossos (Field, 2000). O P juntamente com o Ca forma a hidroxiapatita, que o principal componente da matriz inorgnica do osso. Tambm participa das funes celulares como componentes de fosfolipdeos da membrana celular, dos cidos nuclicos, do transporte de energia e da regulao da atividade de varias enzimas (Henry, 1995). A absoro do P ocorre no intestino delgado, principalmente no duodeno. Seus nveis sanguneos, assim como os do Ca, so controlados pelo PTH, vitamina D e calcitonina e a relao Ca e P da dieta parece ter influncia na absoro deste mineral (Macari, 2002).

10

Ingesto de clcio
1000 mg/dia

Ingesto de fsforo
1.400 mg/dia

300 mg/dia
INTESTINO

CLCIO EXTRACELULAR
(900 mg)

500 mg/dia OSSO (1 Kg)


INTESTINO

1.100 mg/dia

FSFORO EXTRACELULAR
(550 mg)

350 mg/dia OSSO (1 Kg)

200 mg/dia

350 mg/dia

125 mg/dia

500 mg/dia

Filtrao
7.000 mg/dia

Filtrao
10.000 mg/dia

Fezes

Fezes
825 mg/dia

500 mg/dia

Absoro
6.100 mg/dia

Absoro
9.825 mg/dia

Urina
900 mg/dia

Urina
175 mg/dia

Figura 4: Balanos neutros de clcio e de fsforo de um suno em crescimento.

Existe um intercmbio lento, mas contnuo, de Ca e de P entre o seu principal reservatrio, o esqueleto, e o meio extracelular. Alm disso, h um balano constante entre a absoro intestinal de Ca e sua excreo pelos rins. Essas relaes esto representadas de forma esquemtica, na figura 4.

6. Regulao da bioqumica ssea

Para a homeostase do Ca, trs hormnios esto envolvidos com grande importncia no controle do seu metabolismo: a vitamina D ativa, o paratormnio (PTH) e a calcitonina. As concentraes aproximadas de Ca no sangue variam entre 8,2 mg/dL a 12 mg/dL entre as espcies animais, podendo tambm ter a mesma variao dentro da espcie. Exceo para a galinha poedeira, que apresenta de 20 a 40 mg/dL.

11

6.1 Vitamina D

A vitamina D foi descoberta em 1919. Em 1932 determinou-se a estrutura qumica da vitamina D2 (de origem vegetal) e 4 anos mais tarde a da vitamina D3 ou calciferol, de origem animal. Em 1971, identificou-se o 25 hodroxicolecalciferol (25OHD3) e, em 1976, o 1,25 dihidroxicolecalciferol [1,25(OH)2D3], considerado o metablito ativo da vitamina D, responsvel, entre outras funes, pela absoro intestinal de clcio e fsforo. A vitamina D na forma de ergocalciferol (D2) encontrada no feno, por exemplo, e o colecalciferol (D3) produzida por tecidos animais. A vitamina D ativa originada do colecalciferol formado na pele pela ao no enzimtica a partir do precursor 7-dehidrocolesterol, atravs dos raios solares ultravioletas. A partir da, a vitamina D deve sofrer duas hidroxilaes em sequncia, sendo uma na posio 25 ocorrida no fgado atravs da 25-hidrolase e outra na posio 1, nos rins, atravs da 1--hidrolase, sendo que ento a vitamina est ativa (Andriguetto et al, 1990; Gonzalez e Silva, 2003). Nos ruminantes, o metabolismo da vitamina D ocorre no rmen, onde os microorganismos convertem grande quantidade da vitamina D em 10-ceto-19nor-vitamina D. Segundo Gonzalez e Silva (2003), a luminosidade imprescindvel para a sntese de vitamina D. Portanto, locais onde a radiao solar reduzida os animais devem receber suplementao via dieta. A vitamina D est relacionada com a absoro de Ca e P na luz intestinal, promovendo a sntese de uma protena carreadora de Ca. Atua sobre a paratireide, estimulando a liberao do PTH. J os rins estimulam a reabsoro de Ca e de P. As baixas concentraes de Ca estimulam a sntese de vitamina D atravs da ativao da enzima 1--hidrolase presente nos rins. Dessa forma, eleva-se a sntese de vitamina D ativa e aumenta a absoro de Ca no lmen intestinal. A ao sobre os ossos promove a mobilizao de Ca e P, pela ativao dos osteoclastos. Nos rins, a ao da 1,25(OH)2D3 controversa e atuaria diminuindo a reabsoro tubular de P. No tecido sseo, uma das funes da 1,25(OH)2D3 a de induzir a diferenciao dos osteoclastos, que proliferam e aumentam a reabsoro ssea. Sabe-se que os osteoclastos no apresentam receptores para 1,25(OH)2D3. Sua ao provavelmente indireta, ativando inicialmente os osteoblastos (clulas envolvidas na formao ssea), os quais, atravs de fatores locais, ativam os osteoclastos. A 1,25(OH)2D3 atua tambm nas glndulas paratireides atravs de receptores especficos, diminuindo a secreo de PTH. Estudos mostram que, se os animais recebem dietas ricas em Ca, mais de 50% do Ca ser absorvido por difuso passiva. Entretanto, quando o Ca diettico estiver baixo ou a demanda muito elevada, a absoro ocorrer por transporte ativo atravs das clulas epiteliais. Este processo requer

12

1,15-(OH)2 vitamina D. As concentraes de Ca dentro dos entercitos so cerca de 100 vezes mais baixas do que do lmen intestinal (mesmo em animais com dieta pobre em Ca). Por isso, a entrada de Ca na clula epitelial ocorre imediatamente a favor de um gradiente de concentrao. A 1,15(OH)2 vitamina D estimula a sntese da protena ligadora do Ca, a qual transporta o Ca do lado luminal dos entercitos para a membrana basolateral. O Ca extrusado para fora do entercito, no fluido extracelular, pelas bombas dependentes de clcio-magnsio ATPase.

6.2 Paratormnio

um hormnio secretado pela glndula paratireide. Atua no aumento da calcemia, sendo que a secreo do PTH promove a desmineralizao ssea, aumentando os nveis de Ca no sangue. Atua sobre os rins diminuindo a excreo de Ca e estimula a sntese de vitamina D ativa. De acordo com McDowel (1992), o metabolismo do PTH sensvel aos nveis de Ca ou alteraes na relao Ca:P quando estas ficam reduzidas. Esta relao liberada no sangue de aproximadamente 1,5:1. Cerca de 50% do Ca sanguneo est ligado a protenas, principalmente (70%) frao albumina, e os 50% restantes encontram-se na forma difusa (ionizada). O principal fator regulador da secreo do PTH pelas paratireides so os nveis sanguneos de Ca. A secreo do hormnio varia inversamente com a concentrao srica de Ca. A relao entre Ca e o PTH inversa e sigmoidal (Figura 5). Portanto, pequenas alteraes de Ca srico produzem grandes variaes na secreo de PTH, especialmente dentro da faixa fisiolgica.

Figura 5. Curva clcio-PTH. A = PTH mximo; B = slope; C = set point; D = PTH mnimo.

13

esse mecanismo sensvel que permite manter constante a concentrao plasmtica de Ca, mesmo diante de situaes que alteram bastante os fluxos de Ca no organismo, tais como flutuaes na dieta, alteraes no metabolismo sseo e disfuno renal.

6.3 Calcitonina

A calcitonina um peptdeo com 32 aminocidos, descoberta no incio dos anos 60. Tratase de um hormnio sintetizado nas clulas parafoliculares ou clulas C da tireide. Nos peixes, anfbios, rpteis e pssaros a calcitonina sintetizada pela glndula branquial. Seu principal efeito biolgico o de reduzir os nveis plasmticos de Ca. A calcitonina atua nos osteoclastos, diminuindo sua atividade e consequentemente, a reabsoro ssea. Poucos minutos aps sua administrao experimental, observa-se que essas clulas reduzem seu tamanho, e tal fato acompanhado de um aumento do Ca citoslico e da produo de AMP cclico. Acredita-se tambm que esse hormnio inibe a atividade dos ostecitos e estimula os osteoblastos. A calcitonina degradada na prpria tireide, no fgado, rins e tecido sseo. Sua vida mdia no plasma curta e a sua principal via de excreo renal.

7. Marcadores bioqumicos do metabolismo sseo

Marcadores bioqumicos do metabolismo sseo so empregados na prtica h muitas dcadas, como a fosfatase alcalina total srica, a caliria e a hidroxiprolinria. A falta de especificidade destes marcadores tradicionais levou seu uso a ser restrito ao estudo de patologias sseas, onde as alteraes so muito marcadas. Avanos recentes no isolamento e caracterizao das clulas e dos componentes extracelulares da matriz ssea resultaram no desenvolvimento de mtodos para a medida srica ou urinria de novos marcadores bioqumicos do metabolismo sseo. Podemos definir marcadores bioqumicos do metabolismo sseo como substncias que retratam a formao ou a reabsoro ssea. Como a formao dependente da ao dos osteoblastos, os marcadores de formao, na realidade, medem produtos decorrentes da ao destas clulas; da

14

mesma maneira, os marcadores de reabsoro medem a ao dos osteoclastos, o principal tipo celular envolvido na reabsoro da matriz ssea.

8. Dinmica ssea na galinha poedeira

O ovo chega ao tero em aproximadamente 6 horas aps a ovulao e permanece neste segmento durante 18 a 20 horas. A calcificao ocorre de uma maneira muito lenta. Logo no incio da entrada do ovo em formao no tero, ocorre a deposio de gua atravs das membranas para dentro do albmen. A taxa de deposio de clcio (formao da casca) atinge um mximo dentro de 14 horas de formao do ovo, reduzindo durante as duas horas finais. A casca dos ovos composta por carbonato de clcio, sendo a fonte de bicarbonato obtida pelo trato respiratrio. O bicarbonato passa do sistema vascular para a glndula da casca e precipita na forma de sais inorgnicos de clcio na casca dos ovos. Em torno de 2 a 3% das camadas calcificadas so formadas por matriz orgnica, principalmente de origem protica (Taylor, 1970). Poros esto presentes para permitirem a difuso de gases (Burley e Vadehra, 1989) O fornecimento de clcio necessrio para a formao da casca influenciado de duas formas pela estroidognese ovariana na galinha. Inicialmente, estrognios e andrognios estimulam osteoblastos a depositar Ca no osso medular e depois os nveis de Ca no plasma aumentam de 100 para 250 mg/ml devido a um aumento de estrognio no inicio da maturidade sexual. Grande parte deste aumento nos nveis circulatrios de Ca, entretanto, est ligada a precursores na gema, uma vez que eles so transportados a partir do fgado. A exigncia de Ca pela matriz muito elevada, particularmente durante o perodo ativo de formao da casca. O clcio utilizado para a formao da casca oriundo diretamente do duodeno e jejuno e indiretamente do osso medular, atravs de um processo de ressoro ssea. A proporo de Ca derivada destas duas fontes varia conforme o perodo do dia. Durante a noite, quando fontes dietticas de Ca no esto disponveis, a ave mobiliza Ca dos ossos, enquanto que durante o dia, a maior parte do Ca oriundo da dieta. importante registrar que quanto maior a contribuio do Ca do esqueleto para a formao da casca do ovo, pior a qualidade da casca (Farmer et al., 1983). O osso medular passa por perodos de deposio e ressoro ssea. A ressoro ssea pode ser amenizada ao fornecer partculas de maior granulometria, tal como de ostras, que digerida mais lentamente durante o perodo noturno, prolongando o suprimento de Ca diretamente do trato gastrintestinal. Em poedeiras, Zhang e Coon (1997) concluram que o maior tamanho de

15

partcula de calcrio (> 0,8 mm) com menor solubilidade in vitro (30 a 50%) retida na moela por um maior perodo de tempo, resultando em um aumento da solubilidade in vivo (94%). O aumento na incidncia de ovos de casca fina e de ovos sem casca com a idade um grande problema na indstria avcola. A ocorrncia deste problema bem documentada, mas poucas respostas existem para explicar as causas. A formao da casca depende da interao de dois sistemas endcrinos que so a 1,25(OH)2D3 e da produo de estrognio. Uma causa poderia ser a reduo na sntese da 1,25(OH)2D3, que essencial para o metabolismo normal do Ca e na deposio da casca do ovo. Galinhas que produzem ovos de casca mais espessa apresentam nveis mais elevados de 1,25 (OH)2D3 do que aves que produzem ovos com casca mais fina. A sntese de 1,25 (OH)2D3 e a sua ao regulada pelo estrognio. Portanto, a reduo na produo de estrognio ao avanar a idade pode resultar em nveis mais baixos de 1,25 (OH) 2D3 e na formao de casca fina. Na muda forada, ao retirar Ca da dieta de matrizes durante 4 dias, a ave ainda vai continuar a postura, caso o Ca (na forma de carbonato) ser dado como nico nutriente (Garlich e Parkhurst, 1982). Isto sugere que o Ca o nutriente mais limitante durante a muda forada induzida pela retirada de rao. O Ca est envolvido com a liberao do LH. Alm disso, o Ca necessrio para a produo de progesterona a partir da granulosa (Jonhson, 1990). A retirada de rao atua na reduo de Ca extracelular. Uma deficincia relativa de Ca pode explicar a reduo na sensibilidade da liberao de LH pela hipfise em aves no arraoadas (Tanabe et al., 1981). O possvel mecanismo de ao envolvendo o Ca atravs da calmodulina.

16

9. Consideraes finais
1. A manuteno de concentraes adequadas de Ca no sangue prioritria sobre a manuteno da integridade estrutural do osso. 2. O nvel de Ca no plasma sanguneo da maioria das espcies bastante constante, entre 8 a 12 mg/dL. Nas galinhas poedeiras de 20 a 40 mg/dL. 3. A absoro de Ca no intestino diminui com a idade. Animais mais velhos sofrem reduo na capacidade de mobilizar reservas de Ca quando ocorrem desequilbrios. So mais suscetveis hipocalcemia. 4. A absoro de Ca no intestino tambm afetada por outros fatores, como: relao Ca:P nos alimentos (a ideal entre 1,5 a 2:1); a quantidade de protena da dieta, uma vez que a deficincia de protena causa diminuio da absoro de Ca; ingesto excessiva de Mg, que interfere na absoro do Ca, por competio por transportador; dietas deficientes em Mg, que reduzem a disponibilidade de Ca. 5. Nos animais de produo, as repostas s concentraes dos minerais da dieta, podem ser de 3 maneiras: nveis muito baixos podem acarretar em sinais de deficincia; quantidades intermedirias resultam em manuteno da homeostase e podem proporcionar alguma reserva nos tecidos; e, finalmente, nveis muito acima dos requerimentos podem acarretar em sinais de toxicidade, com reduo do crescimento. O conhecimento do limite entre esses dois extremos deve ser constantemente observado quando se busca manter equilbrio fisiolgico animal. 6. Hipocalcemia frequente nas vacas de leite em alta produo e nas galinhas poedeiras. No entanto, a hipercalcemia rara. Pode ocorrer por intoxicao com vitamina D, neoplasias, hiperparatioidismo e dietas ricas em Ca.

17

10. Bibliografia

BURLEY, R. W. AND D. V. VADEHRA. 1989. Pages 68-71, 372 in: The avian egg: Chemistry and Biology. John Wiley and Sons, New York, NY. DE ROBERTIS (Jr.), H.I.B, PONZIO. Biologia celular e molecular. 1 Ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, p. 147-148, 2003. FIELD, R.A. Ash and calcium as measures of bone in meat and bone mixtures. Meat Science, v. 55, n.3, p. 255-264, 2000. GARLICH, J. D. AND C. R. PARKHURST. Increased egg production by calcium supplementation during the initial fasting period of a forced molt. Poultry Science 61:955-961, 1982. GONZLEZ, F.H.D.; SILVA, S.C. Introduo bioqumica clnica veterinria. Porto Alegre: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2006. GONZALES, E.; SARTORI, J.S. Crescimento e metabolismo muscular. Fisiologia aviria aplicada a frangos de corte. Jaboticabal:FUNEP/UNESP, 2002. p.279-298. GUYTON, A.C. Tratado de fisiologia mdica. 11 Ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1014p, 1997. HENRY, J.B. Diagnsticos clnicos e tratamento por mtodos laboratoriais. 18 Ed. Brasil: Editora Manole LTDA, 1678 p. 1995. JOHNSON, A. L. Steroidogenesis and actions of steroids in the hen ovary. CRC Crit. Rev. Poultry Biology. 2:319-346, 1990. JOHNSON, L. R. Fundamentos de fisiologia mdica. 2 Ed., Ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, p. 502511, 2000. JUNQUEIRA E CARNEIRO. Histologia Bsica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004. Dcima edio. 488 p. LILBURN, M. Skeletal growth of commercial poultry especies. Poultry Science, v.73, p.897-903, 1994. MACARI, M.; FURLAN, R.L.; GONZALES, E. Fisiologia aviria aplicada a frangos de corte. Jaboticabal: FUNEP/UNESP, p. 246, 1994. MACARI, M.; FURLAN, R.L.; GONZALES, E. Fisiologia aviria aplicada a frangos de corte. Jaboticabal: FUNEP/UNESP, p. 375, 2002. McDOWELL, L.R. Minerals in animal and human nutrition. San Diego: Academic, 1992. 524 p. MURAKAMI, A.E. Balano eletroltico da dieta e sua influncia sobre o desenvolvimento dos ossos. IN: Conferncia APINCO de Cincia e Tecnologia Avcola, p. 33-61, 2000. PATTISON, M. Impacts of bone problems on the poutry meat industry. IN: WHITEHEAD, C.C. (ED). BONE BIOLOGY ON SKELETAL DESORDERS IN POULTRY, England: Carfax Publishing Company, p.329-338, 1992. RATH, N.C.; HUFF, G.R.; HUFF, E.W. BALOG, J.M. Factors regulating bone maturing and streght in poultry. Poulty Science. 79:1024-1032, 2000. RAIF, E.M. ; HARMAND, M.F. Molecular interface characterization in human bone matrix. Biomaterials, v. 14, n.13, p. 978-984, 1993. ROSS, M.H.; ROWRELL, L.J. Histologia Texto e Atlas. 2 Ed, So Paulo: Mdia Panamericana, 779 p, 1993. SPEEERS, J.W. Optimizing mineral levels and sources for farm animals. Pages 259-275 in Nutrition Management of Food Animals to Enhance and Protect the Enviromment. E.T. Kornegay, ed. CRC Press, Inc., Boca Taton, FL.1966.

18

SWENSON, M.J. (Ed.) DUKES. Fisiologia dos animais domsticos. 10 Ed, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 799p. 1988. TANABE, Y., T. OGAWA AND T. NAKAMURA. The effect of short-term starvation on pituitary and plasma LH, plasma estradiol and progesterone, and on pituitary response to LH-RH in the laying hen (Gallus domesticus). Gen. Comp. Endocrinol. 43:392-398, 1981. TANDIN, A.C. Viso nutricional dos problemas locomotors em frangos de corte. Conferncia APINCO 1995 de cincia e tecnologia avcolas. Campinas: SP, p. 71-83, 1995. VELLEMAN, S.G. The role of the extracellular matrix in skeletal development. Poulty Science. V. 79, n.7, p.985-989, 2000. YOUNG, M.F. Bone matrix proteins: their function, regulation and relationship to osteoporosis. Osteoporosos Int, v.14, n.3, p.35-42, 2003. ZHANG, B., AND C. N. COON. The relationship of calcium intake, source, size, solubility in Vitro and in vivo, and gizzard limestone retention in laying hens. Poultry Science. 76: 1702-1706, 1997.

19

Вам также может понравиться