Вы находитесь на странице: 1из 10

Belas e perigosas Vocs sabiam que de cada dez casos de intoxicao por plantas txicas registradas no Brasil, seis

ocorrem com crianas menores de 10 anos, e que 84% do total dessas intoxicaes so acidentais? A falta de informao pode causar srios danos sade. Reconhecer as plantas txicas mais freqentes pode evitar muita dor de cabea. As peculiaridades de oito belas espcies, que so as que mais causam intoxicaes no pas e que esto mais presentes no dia-a-dia sero apresentadas.

COMIGO-NINGUM-PODE Nome cientfico: Dieffenbachia picta Schott Famlia: Araceae

Campe das intoxicaes, est presente nos mais variados lugares. A ingesto e o contato podem causar sensao de queimao; inchao de lbios, boca e lngua; nuseas; vmitos, diarria, dificuldade de engolir e asfixia.

BICO-DE-PAPAGAIO Nome cientfico: Euphorbia pulcherrima Willd Famlia: Euphorbiaceae

a planta do Natal. Nesta poca do ano usada para a decorao nas casas e shoppings de todo o pas. Sua seiva leitosa causa leso na pele, mucosas e dificuldade de viso, alm de inchao nos lbios, boca e lngua.

ESPIRRADEIRA Nome cientfico: Nerium oleander L. Famlia: Apocynaceae

Apesar de muito usada em projetos paisagsticos, uma planta altamente txica, capaz de desencadear distrbios cardacos que podem levar a morte.

SAIA-BRANCA Nome cientfico: Datura suaveolens L. Famlia: Solanaceae

Planta alucingena e muito disseminada no Brasil, podendo ser encontrada em terrenos baldios. Todas as suas partes so txicas e sua ingesto pode provocar taquicardia, estado de agitao, alucinao e nos casos mais graves, pode levar morte.

COROA-DE-CRISTO Nome cientfico: Euphorbia milii L. Famlia: Euphorbiacea

Muito usada para cercas-vivas, sua seiva leitosa causa leso na pele e mucosas. Ao afastar crianas e animais, os espinhos funcionam como fator de proteo. Aps o manuseio, o contato da mo com os olhos pode gerar perda parcial ou total da viso.

CHAPU-DE-NAPOLEO Nome cientfico: Thevetia Peruviana Schum Famlia: Apocynaceae

O formato de sua semente o responsvel pelo seu nome. Todas suas partes so txicas e a ingesto ou o contato podem causar queimao na boca, salivao, diarria e distrbios cardacos que, em casos mais graves, levam morte.

TAIOBA-BRAVA Nome cientfico: Colocasia Antiquorum Schott Famlia: Araceae

No perde a sua toxicidade mesmo se for cozida. O contato com as rfides de oxalato de clcio pode provocar irritao nos olhos e leso na crnea. Dificuldade de engolir e asfixia, causadas pelo edema de glote, tambm so alguns dos sintomas.

TINHORO Nome cientfico: Caladium Bicolor Vent. Famlia: Araceae Usada em vasos como pea decorativa no ambiente domstico. A ingesto e o contato podem causar sensao de queimao; inchao de lbios, boca e lngua e salivao abundante. O contato com os olhos pode provocar irritao e leso da crnea.

Manter as plantas txicas fora do alcance das crianas e dos animais domsticos, conhecer as peculiaridades de cada uma, no preparar remdios ou chs caseiros com plantas sem orientao mdica e no comer folhas, frutos e razes desconhecidas so cuidados essenciais que todos devemos ter. Em caso de intoxicao fale com o Disque-Intoxicao da RENACIAT (Rede Nacional de Centros de Informao e Assistncia Toxicolgica), atravs do nmero 0800 722 6001. Para mais informaes acesse o portal www.fiocruz.br/sinitox do SINITOX (Sistema Nacional de Informaes Txico-Farmacolgicas), que tem como principal atribuio coordenar o processo de coleta, compilao, anlise e divulgao dos casos de intoxicao e envenenamento registrados no pas pela RENACIAT.

Fotos: Gustavo Oliveira

Вам также может понравиться