Вы находитесь на странице: 1из 3

ABNT NBR 10004:2004 Ela classifica os resduos slidos quanto aos seus riscos potenciais ao meio ambiente e a sade

pblica. A resoluo CONAMA n 05/1993 define resduos slidos como: Resduo nos estados slido e semi-slido que resultam de atividades de origem industrial, domstica, hospitalar, comercial, agrcola e de servios de varrio. Esta Norma estabelece os critrios de classificao e os cdigos para a identificao dos resduos de acordo com suas caractersticas. Os resduos slidos podem ser classificados em vrias formas, como por sua: Natureza fsica: seco ou molhado; Sua composio qumica: orgnico ou inorgnico; Pelos seus riscos potenciais ao meio ambiente; Quanto a sua origem O que so resduos? o que sobra de um processo de produo, comercializao ou consumo. Podem ser: Resduos domiciliares; Resduos de servios de sade; Resduos industriais. Quanto ao risco a sade pblica e ao meio ambiente. So divididos em classes: Resduos classe I- perigosos Resduos classe II- No perigosos Resduos classe II A- no inertes Resduos classe II B- inertes Os resduos de classe I- so denominados perigosos, suas funes fsicas, qumicas e biolgicas, so os de: inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade Os resduos de classe II- so denominados no-perigosos e subdivididos em duas classes: classe II A e classe II B. Os resduos classe II A no-inertes so resduos que no apresentam periculosidade, porm no so inertes, podem ter propriedades tais como: basicamente com as caractersticas do lixo domstico. Resduos classe II B inertes- no apresentam seus constituintes em gua, com exceo dos aspectos cor, turbidez e dureza. Isso significa que a gua permanecer potvel quando em contato com o resduo, muitos desses resduos so reciclveis. Exemplos: os entulhos de demolies, pedras e areias retiradas de escavaes. PGRS O Plano de Gerenciamento dos Resduos, o documento que aponta e descreve as aes relativas ao manejo de resduos, que corresponde as etapas de: Segregao, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e dispositivo final. Deve considerar as caractersticas e riscos dos resduos, as aes de proteo a sade e ao meio ambiente e empregar medidas de tcnicas administrativas e normativas para prevenir acidentes.

ABNT NBR 13434-2:2004 SINALIZAO DE SEGURANA CONTRA INCNDIO E PNICO Esta Norma, sob o ttulo geralSinalizao Contra Incndio e Pnico, tem previso de conter as seguintes partes: Parte 1- Princpios de projeto; Parte 2- Smbolos e formas, dimenses e cores; Parte 3- Requisitos e mtodos de ensaio. Formas , Dimenses e cores Dimenses bsicas de sinalizao Deve-se observar a relao: A rea da placa em metros quadrado A distncia do observador placa em metros. Dimenses das placas de sinalizao Formas Geomtricas- circular(proibio), retangular(orientao, salvamento e equipqmento).

Triangular(alerta),

quadrada

ou

ABNT NBR 13221-2005 TRANSPORTE TERRESTRE DE RESDUOS Esta Norma especifica os requisitos para o transporte terrestre de resduos, de modo a evitar danos ao meio ambiente e a proteger a sade pblica. Requisitos para o transporte dos resduos: O estado de conservao do equipamento de transporte deve ser tal que, durante o transporte no permita vazamento ou derramamento de resduo; Os resduos no podem ser transportados juntamente com alimentos, medicamentos ou objetos destinadosao uso ou consumo humano ou animal; A descontaminao dos equipamentos de transporte deve ser de responsabilidade do gerador e deve ser realizada em local e sistema autorizado e pelo rgo de controle ambiental competente; O Transportador, antes de mobilizar o veculo, dever inspecion-lo, assegurando-se de suas condies para o transporte o qual destinado e com especial ateno para o tanque, carroceria e demais dispositivos que possam afetar a segurana da carga transportada. Deve sempre existir uma ficha de emergncia, no seu verso deve conter: O telefone de emergncia 193- bombeiros O telefone de emergncia 190- policiamento de trnsito O telefone de emergncia 199- defesa civil O telefone dos rgos de meio ambiente estadual O telefone de emergncia 191- PRF Outros equipamentos de emergncia: Equipamentos para sinalizao Jogo de ferramentas Fita (largura mnima de 70mm, com a dimenso do veculo)Dispositivos: cones, cavaletes, trips e quatro cores de sinalizao.

ESCOLA TCNICA DE COMRCIO DE ALAGOAS ETCAL

NORMAS BRASILEIRAS ABNT NBR 10004:2004 RESDUOS SLIDOS ABNT NBR 13434-2:2004 SINALIZAO DE SEGURANA CONTRA INCNDIO E PNICO ABNT NBR 13221:2005 TRANSPORTE TERRESTRE DE RESDUOS

TURMA K CLEONILDA DANYLO ROGRS JOS EUDES JOS ONERON JOS NILTON NILMA MARIA SANTUCIA SANTOS N 09 N 11 N 17 N 22 N N 38 N 46

MACEI, 02 DE FEVEREIRO DE 2009

Вам также может понравиться