Вы находитесь на странице: 1из 5

Aco Financiada pelo Fundo Social Europeu e Estado Portugus

Correspondncia. Conceito de Funo


Entre cada par de conjuntos seguintes, estabeleceu-se uma correspondncia.

Capital de... A cada pas corresponde uma e uma s capital

Idade em anos de... A cada pessoa corresponde uma e uma s idade

Dados dois conjuntos, A e B, chama-se funo de A para B a toda a correspondncia que a cada elemento de A faz corresponder um e um s elemento de B. No so funes as correspondncias seguintes.

Desporto praticado por... A cada aluno no corresponde um e um s desporto. O Lus pratica dois. Exemplo 1

Dias de frias de... Ao Diogo no corresponde um nmero de dias de frias.

Calcularam-se os permetros de vrios quadrados, conhecidos os comprimentos dos lados, e registaram-se os resultados: numa tabela Lado do quadrado (em cm) Permetro do quadrado (em cm) 1 4 1,5 6 2 4 2,5 10

Quer na tabela, quer no grfico evidente a existncia de uma relao entre o permetro e o lado do quadrado. O permetro do quadrado depende do lado, isto , o permetro do quadrado funo do lado do quadrado e a expresso analtica que relaciona o permetro com o lado , como sabes, p = 4 x lado ou, para evidenciar bem que o permetro do quadrado funo do lado x do quadrado, escreve-se: p (x) = 4x (l-se p de x)

2006.B/GTI

Pg.

d 1 e

Aco Financiada pelo Fundo Social Europeu e Estado Portugus

num grfico No sistema de eixos cartesianos, representamos os pontos da tabela e podemos uni-los porque, por exemplo, a valores entre zero e um correspondem permetros entre zero e quatro. Neste exemplo: Estabeleceu-se uma correspondncia entre duas variveis: o lado x do quadrado que, no grfico, se representa no eixo horizontal e, na tabela, na primeira linha, e a que se chama varivel independente; o permetro p do quadrado que, no grfico, se representa no eixo vertical e, na tabela, na segunda linha, e a que se chama varivel dependente. (pois p depende de x ou p funo de x) Nesta correspondncia, a cada valor da varivel independente corresponde um e um s valor da varivel dependente diz-se que esta correspondncia , por isso,

uma funo.

Neste exemplo, representamos a mesma funo de trs formas diferentes: tabela, grfico e expresso analtica. Escreve-se: l-se: funo p de A em B que a cada valor de x faz corresponder o seu qudruplo.

Modos de definir uma funo


Uma funo pode ser definida por: uma tabela; um grfico; uma expresso analtica. Numa funo, os valores da varivel independente dizem-se objectos. Ao conjunto dos valores da varivel independente, ou conjunto dos objectos, chama-se domnio da funo e representa-se por D. Os valores da varivel dependente dizem-se imagens. Ao conjunto dos valores da varivel dependente ou conjunto das imagens, chama-se contradomnio da funo e representa-se por D?. Resumindo:
2006.B/GTI

Pg.

d 2 e

Aco Financiada pelo Fundo Social Europeu e Estado Portugus

Funo uma correspondncia entre duas variveis que a cada valor da varivel independente faz corresponder um e um s valor da varivel dependente. Valores que toma a varivel independente objectos. Valores que toma a varivel dependente correspondentes s imagens imagens. Domnio da funo conjunto dos objectos. Contradomnio da funo conjunto das imagens. Conjunto de chegada so todos os valores da varivel dependente.

Exerccios

1.) Considera as seguintes correspondncias entre os conjuntos P e Q (i)


P 1 2 3 4 3 6 9 12 Q

(ii)
P Q

1 2 3 4

3 6 9 12

(iii) (iv)
P 1 2 3 4 3 6 9 12 Q P 1 2 3 3 6 9 12 Q

Em relao s correspondncias acima podemos afirmar que: (A) nenhuma funo (B) so todas funes (C) (ii) e (iii) no so funes (D) (ii) e (iv) no so funes

2006.B/GTI

Pg.

d 3 e

Aco Financiada pelo Fundo Social Europeu e Estado Portugus

2.) Dois amigos, o Pedro e o Joo, foram a Coimbra, cada um no seu carro. O grfico representa a distncia que percorreram, em relao ao tempo. 2.1.) O Pedro e o Joo vivem a que distncia de Coimbra? 2.2.) Ao fim de 1 hora, qual era a distncia percorrida por cada um deles? 2.3.) Quanto tempo demoraram a percorrer 150 km? 2.4.) Qual dos dois amigos chegou primeiro? 2.5.) Apresenta, em duas tabelas de valores, as informaes contidas no grfico. 2.6.) Nessas duas viagens, a distncia percorrida foi directamente proporcional ao tempo? Justifica de duas formas diferentes.

3.) Considera a funo definida por: f ( x ) = 3 x 2 3.1.) Desenha um esquema para representar a funo. 3.2.) Determina a imagem do objecto -4. 3.3.) Determina o objecto que tem imagem 1. 3.4.) Completa a tabela:

x
-1 0

y = 3 x 2

-11 10 4.) Considera a funo definida na seguinte tabela: x y 1 2 2 5 3 10 4 17

4.1.) A expresso analtica da funo definida pela tabela : (A) x y = 2 x (C) x y = x 2 +1


2006.B/GTI

(B) x y = 3x 1 (D) x y = 3 x
Pg. d 4 e 5

Aco Financiada pelo Fundo Social Europeu e Estado Portugus

4.2.) Qual o domnio da funo? E o contradomnio? 5.) Uma marca de automveis fez testes ao consumo de um novo modelo a gasolina. Os valores abaixo representados referem-se ao consumo de gasolina (c - em litro) em funo do nmero de quilmetros percorridos (d) em estrada. d distncia (km) c Consumo (l) 40 2,5 80 5 120 7,5 160 10

5.1.) Faz um esboo da recta que representa graficamente a funo cujos valores se encontram na tabela. 5.2.) A funo cujos valores se encontram tabelados pode ser representada analiticamente pela expresso c(d) = 0,0625d . 5.2.1.) O que que representa o valor 0,0625 na expresso analtica que define a funo? 5.2.2.) Determina o consumo do automvel ao percorrer uma distncia de 350 km. 5.2.3.) Determina a distncia percorrida sabendo que houve um consumo de 6 litros de gasolina.
Formadora : Natlia Gonalves

2006.B/GTI

Pg.

d 5 e

Вам также может понравиться