Вы находитесь на странице: 1из 22

Portugus 12.

Ano

Mensagem, de Fernando Pessoa


Sobre a obra, Anlise de Braso e Mar Portugus, 3 Testes de Anlise de Poemas, Gramtica Actos ilocutrios, funes da linguagem, decticos e figuras de estilo. Inclui texto complementar ao estudo da obra Mensagem

Autor: Francisco Cubal

Estrutura da obra:

A poesia da Mensagem poder ser vista como uma epopeia, pois parte de um ncleo histrico. Contudo, a sua formulao simblica, mtica, e no possuir continuidade. O poema Mensagem, exaltao do Sebastianismo que se cruza com a expectativa de ressurgimento nacional, assenta num simbolismo e misticismo, revelador de uma faceta oculta e mstica do poeta. H na mensagem uma transcrio da histria de uma nao, mas transfigurada, onde a aco dos heris, s adquire pleno significado dentro duma referncia mitolgica. Aqui s sero eleitos, s tero direito imortalidade, aqueles homens e feitos que manifestam em si esses mitos significativos. Assim, a estrutura da Mensagem, transfigura e repete a histria duma ptria como o mito dum nascimento, vida, morte e renascimento de um mundo. A cada um destes momentos corresponde (respectivamente) o Braso, o Mar Portugus e O Encoberto. O Braso corresponde primeira parte e ao plano narrativo da histria de Portugal, nOs Lusadas, onde encontramos hrois mticos ou mitificados, desde Ulisses a D.Sebastio, rei de Portugal. Trata-se de heris vencedores, nalguns casos, mas falhados na opinio geral, ignorados, ou quase, por Cames. O Mar Portugus corresponde segunda parte e ao tempo da aco pica. Constituda por doze poemas inspirados na nsia do desconhecido e no esforo herico da luta contra o Mar figurados em O Mostrengo, Mar Portugus e A ltima Nau. O Encoberto corresponde terceira parte, onde se insinua que o Rei Encoberto vir, segundo as profecias de Bandarra e a viso do Padre Antnio Vieira, numa manh de nevoeiro. Assim, a terceira parte, toda ela um fim, uma desintegrao; mas tambm toda ela cheia de avisos, de foras ocultas prestes a virem luz depois da Noite e Tormenta, dando origem ao novo ciclo que se anuncia: o Quinto Imprio.

Linguagem e estilo:

A linguagem lapidar, tambm carregada de simbolismo e, por vezes, arcaizante. Corresponde este aspecto vontade do autor intemporalizar conceitos que convergem para o ideal absolutizado que deseja cumprir, assumindo-se como um Super Poeta, um Supra Cames. O lirismo revela emoo do poeta, perante a grandiosidade da Ptria, representada na excelncia dos seus heris blicos, na audcia dos seus nautas, no idealismo dos seus profetas. Os elementos picos presentificam um pico sui-generis de sentido entusiasmo, voz de incitamento aos portugueses para devolverem Ptria a sua glria passada, numa sublimao futura. O mito: As figuras e os acontecimentos histricos so convertidos em smbolos, em mitos, que o poeta exprime liricamente. O mito o nada que tudo, verso do poema Ulisses, o paradoxo que melhor define essa definio simblica da matria histrica da Mensagem. Sebastianismo: A Mensagem apresenta um carcter proftico, visionrio, pois antev um imprio futuro, no terreno, e ansiar por ele perseguir o sonho, a quimera, a febre de alm, a sede de Absoluto, a nsia do impossvel, a loucura. D. Sebastio o mais importante smbolo da obra que, no conjunto dos seus poemas, se alicera, pois, num sebastianismo messinico e proftico. Quinto Imprio: imprio espiritual: esta a mensagem de Pessoa: a Portugal, nao construtora do Imprio no passado, cabe construir o Imprio do futuro, o Quinto Imprio. E enquanto o Imprio Portugus, edificado pelos heris da Fundao da nacionalidade e dos Descobrimentos termo, territorial, material, o Quinto Imprio, anunciado na Mensagem, um espiritual. E a nossa grande raa partir em busca de uma ndia nova, que no existe no espao, em naus que so construdas daquilo que os sonhos so feitos A Mensagem contm, pois, um apelo futuro.

Resumo/Anlise superficiais de alguns poemas de Braso e Mar Portugus: 1. Parte 1. O dos Castelos Personificao da Europa Futuro do passado designa uma alma que permanece. 2. Ulisses Lenda da criao da cidade de Lisboa por Ulisses O mito o nada que tudo: apesar de fictcio, legitima e explica a realidade O mito est num plano superior realidade, dada a sua intemporalidade 3. D. Afonso Henriques D. Afonso Henriques equiparado a Deus, tendo como misso o combate aos Infiis Vocabulrio de dimenso sagrada: viglia, infiis, bno Referncia ao aparecimento de Deus a D. Afonso Henriques na Batalha de Ourique 4. D. Dinis Mitificao de D. Dinis pela sua capacidade visionria (plantou os pinhais que viriam a ser teis nos Descobrimentos); construtor do futuro O Presente noite, silncio e Terra, enquanto que o futuro os pinhais, com som similar ao do mar, da a terra ansiando pelo mar 5. D. Sebastio rei de Portugal A loucura ou sonho a capacidade de desejar e ter iniciativa, para ultrapassar o estado de cadver adiado que procria (simplesmente vive esperando a morte) Convite a que outros busquem a grandeza para construir algo importante (Minha loucura, outros que me a tomem) Para ser grande, Portugal deve ter loucura e desejar grandeza, para poder renascer o pas Enquanto figura histrica, D. Sebastio morreu em Alccer-Quibir (ficou meu ser que houve) mas persiste enquanto lenda e exemplo de loucura (no o que h) Apesar do fracasso, a batalha de Alccer-Quibir importante para motivar e recuperar Portugal do estado de morte psicolgica 2. Parte 1. O Infante Deus quer, o Homem sonha, a obra nasce: descrio do processo de criao Porque Deus quis unir a Terra, criou o Infante D. Henrique para que este impulsionasse a obra dos Descobrimentos Mitificao do infante, criado e predestinado por Deus

Depois de criado o Imprio material (Cumpriu-se o mar), o Imprio se desfez, faltando cumprir-se Portugal, sob a forma de um Quinto Imprio espiritual 2. Horizonte O horizonte (longe, linha severa, abstracta linha) simboliza os limites Descrio das tormentas da viagem (passado), da chegada (presente) e reflexo (projeco futura) A esperana e a vontade so impulsionadoras da busca O sucesso permite atingir o Conhecimento como recompensa 3. Ascenso de Vasco da Gama Capacidade de interferncia de Vasco da Gama no plano mitolgico das guerras entre deuses e gigantes Ascenso de Vasco da Gama e dos Portugueses, porque devido aos seus feitos se vo da lei da morte libertando, perante pasmo quer no plano mitolgico (deuses e gigantes) quer no plano terreno (pastor) 4. O Mostrengo Existncia permanente do desconhecido O homem do leme treme com medo do perigo, mas enfrenta-o (heri pico) Imposio progressiva do homem do leme ao mostrengo 5. Mar Portugus Lamentao do preo dos descobrimentos e reflexo sobre a sua utilidade O mar (sal, lgrimas) de origem portuguesa mitificao de Portugal Tudo vale a pena/Se a alma no pequena: o preo da busca recompensado, neste caso tornando-se portugus o mar. no mar (desconhecido) que se espelha o cu Cumprir o sonho ultrapassar a dor 6. Prece Poema de transio da 2. para a 3. parte da obra Descrio negativa do presente e consequente saudade do passado O frio morto em cinzas a ocultou:/A mo do vento pode ergu-la ainda.: Debaixo das cinzas ainda resta alguma esperana Demonstrao do desejo de novas conquistas Independentemente da conquista, interessa que seja nossa para recuperar a identidade e glria passadas. O Passado representado pela grandeza nacional (Descobrimentos) e o Presente pela saudade do passado, da a necessidade de recuperar o fulgor e o tom de esperana implcito no poema

Testes de preparao:

PADRO O esforo grande e o homem pequeno. Eu, Diogo Co, navegador, deixei Este padro ao p do areal moreno E para diante naveguei. A alma divina e a obra imperfeita. Este padro sinala ao vento e aos cus Que, da obra ousada, minha a parte feita: O por-fazer s com Deus. E ao imenso e possvel oceano Ensinam estas Quinas, que aqui vs, Que o mar com fim ser grego ou romano: O mar sem fim portugus. E a Cruz ao alto diz que o que me h na alma E faz a febre em mim de navegar S encontrar de Deus na eterna calma O porto sempre por achar.
Fernando Pessoa

(Ilustrao de Carlos Alberto Santos Fonte: http://www.historia.com.pt/Mensagem/MarPortugues/Padrao.htm)

1. Explique o primeiro verso, identificando a figura de estilo que o estrutura. 2. Apresente os traos caracterizadores de Diogo Co. 2.1. Esclarea o significado dos dois ltimos versos da segunda estrofe. 3. Explicite a intencionalidade da afirmao O mar sem fim portugus (v.12). 4. Justifique o ttulo do poema tendo em conta a estrutura da obra em que se integra.

D. DINIS Na noite escreve um seu Cantar de Amigo O plantador de naus a haver, E ouve um silncio mrmuro consigo: o rumor dos pinhais que, como um trigo De Imprio, ondulam sem se poder ver.

Arroio, esse cantar, jovem e puro, Busca o oceano por achar; E a fala dos pinhais, marulho obscuro, o som presente desse mar futuro, a voz da terra ansiando pelo mar.
Fernando Pessoa (Ilustrao de Carlos Alberto Santos Fonte: http://www.historia.com.pt/Mensagem/Brazao/DDinis.htm)

1.

Indique, baseando-se em passagens do poema, as duas facetas do rei D. Dinis postas em evidncia. O sujeito potico cria volta de D. Dinis um ambiente de mistrio. 2.1. Assinale os segmentos textuais que o comprovam. 2.2. Explique de que forma esse ambiente de mistrio ajuda criar, para D. Dinis, uma imagem de visionrio.

2.

3. Embora predominem os verbos no presente do indicativo, o poema centra-se no futuro. 3.1. Explicite o sentido da metfora O plantador das naus a haver (v.2). 3.2. Interprete a metfora contida nos versos 6 e 7. 4. Ao longo do poema, podemos encontrar diversas referncias a dois ciclos da nossa Histria o da terra e o do mar. 4.1. Sinalize os versos que ilustram esta afirmao.

NUNLVARES PEREIRA Que aurola te cerca? a espada que, volteando, Faz que o ar alto perca Seu azul negro e brando. Mas que espada que, erguida, Faz esse halo no cu? Excalibur*, a ungida, Que o Rei Artur te deu. 'Sperana consumada, S. Portugal em ser, Ergue a luz da tua espada Para a estrada se ver!
Fernando Pessoa (Ilustrao de Carlos Alberto Santos Fonte: http://www.historia.com.pt/Mensagem/Brazao/NUNALVARES. htm)

*Excalibur espada sagrada, com poder indestrutvel para a defesa do bem. S os puros de corao podiam empunh-la.

1. Identifique os traos caracterizadores de D. Nuno lvares Pereira valorizados pelo eu potico. 2. Interprete a simbologia da espada do heri, tendo em conta que comparada a Excalibur. 3. Indique a figura de estilo presente em Ergue a luz da tua espada (v.11) e refira a sua expressividade. 4. Aprecie os efeitos sugeridos pelo uso das frases interrogativas e exclamativa. 5. Explique o motivo pelo qual este poema integra a 1. parte da Mensagem.

Introduo Mensagem, de Fernando Pessoa.


(Fonte:// http://www.historia.com.pt/Mensagem/Mensagem.htm)

Mensagem um Poema constitudo por 44 poemas independentes que foram inseridos numa espcie de esqueleto que deu coerncia ao conjunto. Este esqueleto est dividido em trs partes (Braso, Mar Portugus e O Encoberto que tratei individualmente em textos introdutrios) e a coerncia dada, no pelos poemas propriamente ditos, mas antes pelos seus nomes e pelos ttulos e subttulos das partes em que se inserem. Esta uma soluo deveras inovadora!! Para evitar confuses, quando falar do Poema (com maiscula) estarei a referir Mensagem; se falar de poema (com minscula) referir-me-ei a qualquer dos 44 poemas que constituem o Poema. Mensagem foi publicada em livro no dia 1 de Dezembro de 1934, em vida de Fernando Pessoa, mas em condies muito particulares que influenciaram a sua composio: destinava-se a participar num concurso com regras rgidas em relao ao prazo e nmero de pginas. Das trs partes do Poema a segunda "Mar Portugus" j existia como um conjunto e evidente a sua homogeneidade e a constncia da qualidade da generalidade dos poemas; as duas restantes foram fabricadas a partir de poemas soltos. Destes, pelo menos quatro dos dezanove poemas da primeira parte (Braso) foram escritos no prprio ano da publicao enquanto que pelo menos sete dos treze da terceira parte (O Encoberto) foram escritos em 1933 ou 1934. Talvez por ter sido mais apressadamente preparada, esta a "menos boa" (todas so boas!!) do conjunto. Segundo as regras do concurso o livro teria que ter pelo menos cem pginas que foram conseguidas com muita dificuldade custa dos 44 poemas e das pginas interpostas entre eles (artifcio que, alis, o jri no aceitou). Daqui resultaram enxertos de poemas soltos, anteriores, num conjunto para o qual no teriam sido pensados (pelo menos na posio que vieram a ocupar), duplicaes e acrescentos. Quer isto dizer que Fernando Pessoa teve que construir de forma relativamente rpida um Poema que, provavelmente, teria sido diferente se as circunstncias o no tivessem pressionado. Os Lusadas foi escrito ainda no apogeu da expanso portuguesa (na sua fase final, que hoje sabemos ser j irremediavelmente decadente mas que, na poca, no seria necessariamente apercebido como tal) glorificando o esforo da Raa e apontando para uma ainda maior predominncia futura. Quando a si prprio se ps como desafio produzir um Poema de grandeza semelhante (se possvel superior), Pessoa vivia num Portugal descolorido e atrasado, sem nada que o recomendasse excepto a criatividade dos seus literatos. H duas caracteristicas de Fernando Pessoa que importa notar: por um lado amava apaixonadamente a Ptria, de uma maneira que hoje, na Europa onde as nacionalidades se diluem, nos difcil compreender; por outro era um lgico obsessivo cujas tentativas "cientficas" de racionalizar o irracionalizvel impressionam e, s vezes, divertem pela candura que demonstram. Posto perante a inelutvel equao do seu tempo, parece ter racionalizado a situao da seguinte maneira: o Universo teve uma causa que o contm, um Criador a que podemos convenientemente chamar "Deus"; se Deus contm em si o Universo ento tambm contm toda a Histria, que deve ter determinado desde o incio (a

esta determinao chama-se "Destino"); alguns homens conseguem por vezes entrever o futuro porque ele j est estabelecido; um destes homens foi o Bandarra que profetizou nas suas "Trovas" (pensava o Padre Antnio Vieira e com ele Fernando Pessoa, embora reconhecendo-lhes uma autoria mltipla) a hegemonia portuguesa numa poca futura; o nico trunfo de que Portugal dispunha era a cultura duma elite e, particularmente, um gnio potico desproporcionado sua populao; logo a hegemonia ter uma base cultural e ser alcanada atravs de uma poesia to superior que inspire os homens fruio da beleza em paz e concrdia... Este ser o Quinto Imprio, uma poca de unio e paz universais sem limite final no tempo. Se Portugal est predestinado, ento ter que produzir um grande poeta (a que Pessoa chamava super-Cames referindo-se, presumivelmente, a si prprio) e um grande lder que inspirem e conduzam todo o Mundo unio cultural que marcar o advento do Quinto Imprio. Esse lder convenientemente chamado de "O Desejado", "O Encoberto" ou "D.Sebastio", uma designao que Pessoa valorizava por pensar ser mais fcil passar a ideia de um mito j estabelecido do que criar um inteiramente novo. Na prtica uma esperana semelhante do Grand Roi da mitologia francesa, que seria o Carlos Magno do futuro. A insistncia de Fernando Pessoa na figura de D.Sebastio no significa realmente que esperasse ver o esprito do rei morto reencarnar para conduzir o Pas glria. At porque a histria nos ensina (e Pessoa sab-lo-ia melhor do que eu) que D. Sebastio tinha muito pouco que o recomendasse. S me ocorre uma coisa: soube morrer bem! Quando o nome do rei morto em Alccer Quibir ocorre nos poemas, ou se trata de uma passagem histrica e, portanto, literal, ou ento deve subentender-se que Pessoa se refere quele que h-de guiar Portugal e o Mundo ao Quinto Imprio. Pode-se ver na viso de Mensagem uma estranha beleza, bem como uma inegvel grandiosidade. Mas no pode ser ocultado que essa viso tambm decadente j que, ao dizer que o futuro nos est traado em grandeza, desincentiva o esforo que poderia levar a essa meta. No se trata do tradicional efeito de uma "selffulfilling prophecy" (que pode realmente ter ocorrido no caso das Trovas do Bandarra em relao Restaurao) mas de um convite inaco porque nos bastaria esperar pelos Tempos e ter f no Destino! Mas este meu ensaio sobre beleza e no sobre decadncia, por isso passemos a examinar as grandes linhas do Poema. As duas primeiras partes de Mensagem percorrem a histria de Portugal atravs de personalidades (quer heris, quer pessoas-chave que, mesmo sem saber, tiveram consequncia no futuro do Pas, quer ainda e at alguns anti-heris), mitos e sinopses histricas. A Primeira Parte, chamada Braso, prope um extraordinrio tour-deforce ao percorrer os campos, peas e figuras de um braso real do tipo do utilizado por D. Joo II associando, a cada, um trao marcante ou uma personalidade relevante da nossa histria. A Segunda, chamada Mar Portugus, aborda a Idade das Descobertas que foi a poca individualizante da histria portuguesa. No penltimo poema do ciclo (A ltima Nau) a poca de ouro encerrada com o desaparecimento de D. Sebastio e o poeta como que desperta de um sonho transportando subitamente o leitor sua actualidade e confiando-lhe os seus pensamentos. Mas esses

pensamentos so uma janela para um futuro em que O Desejado regressa para retomar o caminho interrompido para o Imprio Universal. No ltimo poema (Prece) Pessoa invoca a intercesso de Deus para reacender a Alma Lusitana para que de novo "conquiste a Distncia". A Terceira Parte de Mensagem, O Encoberto, quase inesperada e totalmente extraordinria: Fernando Pessoa retoma o tema s indiciado em "A ltima Nau" e precisa o que entende pela "Distncia" que haveremos de conquistar. Trata-se do advento do Quinto Imprio do Mundo, um imprio de cultura, paz e harmonia entre os povos que ser liderado por um portugus- O Encoberto, O Desejado, o Rei ou D.Sebastio, como indistintamente chamado. Nesta Parte vai intercruzar profecias, mitos antigos, smbolos de vria origem, e factos histricos sempre orientado por trs vectores bsicos: Portugal que dorme e que tem que despertar; o Quinto Imprio que h-deseguramente ser estabelecido mas que depende desse despertar; e O Desejado que realizar a viso do poeta. Apesar de publicado numa poca em que uma reviso ortogrfica tinha j imposto um padro muito semelhante ao que ainda hoje utilizamos, Fernando Pessoa optou por utilizar em Mensagem uma ortografia arcaica. Por isso, essa ortografia parte do Poema ( e, de facto, est-lhe de tal maneira associada que choca ler "Mar Portugus" em vez do clssico "Mar Portuguez") e nos textos que transcrevi optei pela fidelidade inteno do poeta, utilizando a ortografia em que ele quis que Mensagem fosse lido. Antes de passar apresentao detalhada de cada parte de Mensagem, deixovos com um pensamento: sugere a lgica e comprova a histria recente que uma agregao pacfica de estados baseada no entendimento ter necessariamente que advir dentro de alguns sculos, quando a tecnologia tal como a conhecemos j for irrelevante, a menos que a Humanidade sofra um retrocesso. Os grandes passos em frente so em geral fruto da influncia de algum extraordinrio, com uma viso revolucionria e a capacidade de a levar prtica. Dentro de alguns sculos, quem sabe, talvez o encoberto se descubra e seja mesmo portugus (ou portuguesa). Afinal, como diz Pessoa, "Deus guarda o corpo e a forma do futuro"!
Joao Manuel Mimoso (2003-12-22), revisto 2004-01-24

GRAMTICA Actos ilocutrios:

Assertivos (representativos)

Definio: Actos que se relacionam com o locutor, com o valor de verdade do que se diz, isto , do enunciado. Exemplos: Eu aceito () ; Acho (), etc. Definio: Actos que tm como objectivo exprimir o estado psicolgico do locutor em relao ao enunciado. Exemplos: Parabns! ; Que lindo vestido! Definio: Actos em que o locutor pretende que o ouvinte realize, no futuro, o acto verbal ou no verbal referido no enunciado. Exemplos: Imploro(); Espero (), etc. Definio: Actos em que o locutor se compromete a realizar, no futuro, o acto referido no enunciado.

Expressivos

Directivos

Compromissivos Exemplos: Juro(); At logo, porta do cinema. Definio: Actos em que, pela sua enunciao, alteram a realidade, criando novos estados de coisas. Estes actos s podem ser praticados por locutores investidos de autoridade que lhes reconhecida pelos interlocutores. Uma declarao a expresso verbal da realidade que ela prpria cria ou de que pontualmente depende. Exemplos: A sesso est aberta; Declarovos marido e mulher.

Declarativos

Funes da linguagem:

Funo apelativa

Funo referencial ou denotativa

A nfase est directamente vinculada ao receptor, na qual o discurso visa persuadi-lo, conduzindo-o a assumir um determinado comportamento. A presente modalidade encontra-se presente na linguagem publicitria de uma forma geral e traz como caracterstica principal, o emprego dos verbos no modo imperativo. Ocorre quando o objectivo do emissor traduzir a realidade visando informao. Sua predominncia atm-se a textos cientficos, tcnicos ou didcticos, alguns gneros do quotidiano jornalstico, documentos oficiais e correspondncias comerciais. A linguagem neste caso essencialmente objectiva, razo pela qual os verbos so retratados na 3 pessoa do singular, conferindo-lhe total impessoalidade por parte do emissor. O objetivo do emissor estabelecer o contato, verificar se o receptor est recebendo a mensagem de forma autntica, ou ainda visando prolongar o contato. H o predomnio de expresses usadas nos comprimentos como: bom dia, Oi!. Ao telefone (Pronto! Al!) e em outras situaes em que se testa o canal de comunicao (Est me ouvindo?). A linguagem tem funo metalingustica quando o uso do cdigo tem por finalidade explicar o prprio cdigo. Nesta modalidade, a nfase encontra-se centrada na elaborao da mensagem. H um certo cuidado por parte do emissor ao elaborar a mensagem, no intuito de selecionar as palavras e recombin-las de acordo com seu propsito. Encontra-se permeada nos poemas e, em alguns casos, na prosa e em anncios publicitrios.

Funo ftica

Funo Metalingustica

Funo Potica

Decticos: So signos que referenciam objectos, espaos e pessoas da situao de enunciao; so palavras que actuam como referenciais da enunciao. Podem ser: Pessoais; Temporais; Espaciais.

Figuras de estilo:

Aliterao Repetio de sons consonnticos. Exemplo: Fogem fluindo fina-flor dos fenos. (Eugnio de Castro) Na messe, que enlourece, estremece a quermesse. (Eugnio de Castro)

Assonncia Repetio de sons voclicos. Exemplo: Sino de Belm, pelos que inda vm! Sino de Belm bate bem-bem-bem. Sino da Paixo, pelos que l vo! Sino da Paixo bate bo-bo-bo. (Manuel Bandeira, Poesia Completa e Prosa)

Onomatopeia Conjunto de sons que reproduzem rudos do mundo fsico. Este conjunto de sons pode formar palavras com sentido (palavras onomatopaicas). Exemplo: Bramindo o negro mar de longe brada. (Cames)

Anfora Repetio de uma ou mais palavras no incio de verso ou de perodo. Exemplo: Toda a manh/fui a flor/impaciente/por abrir. /Toda a manh/fui ardor/do sol/no teu telhado. (Eugnio de Andrade) brando o dia, brando o vento. brando o Sol e brando o cu. (Fernando Pessoa)

Assndeto Supresso das partculas de ligao (vrgula, virgula,) Exemplo: Quero perder-me neste Piso, nesta Pereira, neste Desterro. (Vitorino Nemsio) Eu hoje estou cruel, frentico, exigente. (Cesrio Verde)

Polissndeto Repetio dos elementos de ligao entre palavras. Exemplo: Aqui e no ptio e na rua e no vapor e no comboio e no jardim e onde quer que nos encontremos. (Sebastio da Gama) E crescer e saber e ser e haver E perder e sofrer e ter terror. (Vinicius de Morais)

Anstrofe Inverso da ordem directa das palavras. Exemplo: Tirar Ins ao mundo determina. (Cames)

Hiprbato Inverso violenta da ordem dos elementos na frase. Exemplo: Casos/Duros que Adamastor contou futuros. (Cames) Estas sentenas tais o velho honrado Vociferando estava. (Cames)

Paralelismo ou simetria Repetio do esquema ou construo da frase ou do verso. Exemplo: Meu amor! Meu amante! Meu amigo! (Florbela Espanca) E agora Jos? A festa acabou/a apagou/o povo sumiu/a noite esfriou/e agora Jos? E agora Joaquim? /Est sem mulher/est sem discurso/est sem caminho (Carlos Drummond de Andrade)

Ondas do mar de Vigo, Se vistes o meu amigo, E ai Deus se vir cedo! Ondas do mar levado, Se vistes meu amado, Ai Deus se vir cedo! (Martim Codax)

Pleonasmo Repetio de uma ideia j expressa. Exemplo: Vi, claramente visto, o lume vivo. (Cames) mar salgado, quanto do teu sal So lgrimas de Portugal! (Fernando Pessoa)

Quiasmo Estrutura cruzada de quatro elementos, agrupados dois a dois. Assim, o segundo grupo apresenta os mesmos elementos do primeiro, mas invertendo a ordem (J.M. Castro Pinto). Exemplo: Joana flores colhia/Joana colhia cuidado. (Bernardim Ribeiro) Mais dura, mais cruel, mais rigorosa, () Mais rigoroso, mais cruel, mais duro. (Jernimo Baa)

Anttese Apresentao de um contraste entre duas ideias ou coisas. Repare-se nesta sequncia de antteses: Exemplo: Ganhe um momento o que perderam anos/Saiba morrer o que viver no soube! (Bocage)

Ali, quela luz tnue e esbatida, ele exalava a sua paixo crescente e escondia o seu fato decadente. (Ea de Queirs) O mito o nada que tudo. (Fernando Pessoa)

Paradoxo Um mesmo elemento produz efeitos opostos. Exemplo: Que puderam tornar o fogo frio. Que saudade, gosto amargo.

Apstrofe ou Invocao personificada. Exemplo:

Interpelao

algum

ou

alguma

coisa

glria de mandar, v cobia/Desta vaidade a quem chamamos fama. (Cames) Bem puderas, Sol, da vista destes (Cames) mar salgado, quanto do teu sal So lgrimas de Portugal! (Fernando Pessoa)

Comparao Consiste na relao de semelhana entre duas ideias ou coisas, atravs de uma palavra ou expresso comparativa ou de verbos a ela equivalentes (parecer, lembrar, assemelhar-se, sugerir). Exemplo: O gnio humilde como a natureza. (M. Torga) A rua *+ parece um formigueiro agitado. (rico Verssimo) Eu toco a solido como uma pedra. (Sophia de Mello Breyner Andresen)

Eufemismo Dizer de uma forma suave uma ideia ou realidade desagradvel.

Exemplo: S porque l os velhos apanham de quando em quando uma folha de couve pelas hortas, fazem de ns uns Zs do Telhado! (Aquilino Ribeiro) Tirar Ins ao mundo determina. (Cames)

Disfemismo Dizer de forma violenta aquilo que poderia ser apresentada de uma forma mais suave. Exemplo: Esticar o pernil. Foi. Enfurecendo-se, estourou. dos livros Se no se tivesse zangado hoje Estourava amanh. Estava nas ltimas Deixa em paz a criatura. Est comeando a esta hora a apodrecer, no a perturbemos. (Ea de Queirs)

Enumerao Apresentao sucessiva de vrios elementos. Exemplo: Deu sinal a trombeta castelhana/Horrendo, fero, ingente e temeroso. (Cames)

Gradao Disposio dos termos por ordem progressiva no seio de uma enumerao. Pode ser crescente oudecrescente. Exemplo: Duro, seco, estril monte (Cames) O Chico Avelar bom moo; mas o pai tacanho, um bana bia! Tem medo de tudo; um capacho debaixo dos ps de certos senhores da cidade. Quanto fortuna de dona Carolina Amlia, *+ bem sabes como aquilo estava:capitais espalhados, rendas em atraso, casas a cair (Vitorino Nemsio)

Hiplage Atribuio a um ser ou coisa de uma qualidade ou aco logicamente pertencente a outro ser.

Exemplo: As tias faziam meias sonolentas. (Ea de Queirs) D-me c esses ossos honrados. (Ea de Queirs)

Personificao Atribuio de qualidades ou comportamentos humanos a seres que o no so. Exemplo: mar salgado, quanto do teu sal So lgrimas de Portugal. (Fernando Pessoa) Havia na minha rua/Uma rvore triste. (Sal Dias) Tambm, choram [as ondas] todo o dia, /Tambm se esto a queixar. /Tambm, luz das estrelas, / toda a noite asuspirar! (Antero de Quental)

Hiprbole nfase resultante do exagero. Exemplo: Se aquele mar foi criado num s dia, eu era capaz de o escoar numa s hora. (Agustina Bessa - Lus) Ela s viu as lgrimas em fio/que duns e doutros olhos derivadas/se acrescentaram em grande e largo rio. (Cames)

Ironia Figura que sugere o contrrio do que se quer dizer. Exemplo: Senhora de raro aviso e muito apontada em amanho da casa e ignorante mais que o necessrio para ter juzo. (Camilo Castelo Branco) A Cmara Municipal do Porto, com uma nobre solicitude pelo peixe, para quem parece ser uma extremosa me, ereceando com um carinho assustado, que o peixe se constipasse *+ construiu-lhe uma praa fechada. (Ea de Queirs)

Metfora Comparao de dois termos, seguida de uma identificao. Exemplo: A menina Vilaa, A loura, vestida de branco, simples, fresca, com o seu ar de gravura colorida. (Ea de Queirs)

Sindoque Variante de metonmia, pela qual se exprime o todo pela parte ou vice-versa. Exemplo: a Ocidental praia Lusitana. (Cames) novo temor da Moura lana. (Cames)

Sinestesia Fuso de percepes relativas a dados sensoriais de sentidos diferentes. Exemplo: Da luz, do bem, doce claro irreal. (Camilo Pessanha) delicioso aroma selvagem. (Almeida Garrett) Tinha um sorriso amargo. (Ea de Queirs)

Elipse Omisso de uma palavra (um adjectivo, um verbo, etc.) que subentende. Exemplo: Quero perder-me neste Piso, nesta Pereira, neste Desterro. (Vitorino Nemsio) Equivalente a: Quero perder-me neste Piso, [quero perder-me] nesta Pereira, [quero perder-me] neste Desterro.

Animismo Atribuio de vida a seres inanimados. Exemplo: Plcida, a plancie adormece, lavrada ainda de restos de calor. (Virglio Ferreira)

Interrogao Questo retrica, isto , no visa uma resposta, antes procura dar nfase e criar expectativa. Exemplo: Sou por ele *retrato+ possudo? /Ou ele me possui? (Raul de Carvalho)

Metonmia Emprego de um vocbulo por outro, com o qual estabelece uma relao de contiguidade (o continente pelo contedo; o lugar pelo produto, o autor pela sua obra, etc.). Exemplo: Tomar um copo (=um copo de vinho). Beber um Porto (=um clice de vinho do Porto). Ando a ler Eugnio de Andrade (=a obra de) *Os madeireiros+ trabalham nesta praa contra a clorofila. (Carlos de Oliveira) O excomungado no tem queda para as letras. (=estudo) (Aquilino Ribeiro)

Perfrase Figura que consiste em dizer por muitas palavras o que poderia ser dito em algumas ou alguma. Exemplo: Tenho estado doente. Primeiramente, estmago e depois, um incmodo, um abcesso naquele stio em que se levam os pontaps (Ea de Queirs)

Вам также может понравиться