Вы находитесь на странице: 1из 7

1- O problema da sociologia do conhecimento

Introduo 1.1) Sociologia, filosofia e senso comum - a relatividade social A sociologia, a filosofia e o senso comum ocupam-se da interpretao dos factos de acordo com um determinado ponto de vista predominante; O senso comum ocupa-se com questes prticas do dia-a-dia; A sociologia procura interpretar estas concepos e compreender a sua relatividade e mutabilidade de sociedade para sociedade.

1.2) Panormica histrica da sociologia do conhecimento O termo "sociologia do conhecimento" foi utilizado pela primeira vez por Max Scheler, filsofo Alemo, na dcada de 1920; A interpretao da natureza e mbito da sociologia do conhecimento difere de autor para autor, mas podemos reconhecer-lhes em comum o facto de a disciplina ocupar-se das relaes entre o pensamento e o contexto social em que se insere; O contexto cultural alemo foi de importncia crucial no desenvolvimento da disciplina.

1.3) A influncia Marxista, Nitzcheneana e historicista Independentemente da controvrsia em redor da interpretao da obra de Marx, podemos dizer que o seu contributo mais importante diz respeito aos conceitos de infra-estrutura e superestrutura, bem como a teoria que afirma que a concincia do homem determinada pelo seu ser social; O anti-idealismo de Nietzche introduziu novas perspectivas sociologia do conhecimento, principalmente pelas suas teorias de sobrevivncia e poder, assim como as ideias relativas falsa conscincia e ao ressentimento; O historicismo (Wilhelm Dilthey) insere a concepo do necessrio enquadramento histrico do pensamento humano, ou seja, do situamento social e histrico do pensamento.

1.4) Scheller - o aproveitamento filosfico da sociologia do conhecimento Scheller introduz de forma tacteante a sociologia do conhecimento quando procura fundamentar uma antropologia filosfica atravs da identificao dos ideais de uma determinada formao econmica; um mtodo negativo j que, apesar de identificar essas ideias, no as relaciona com o seu contexto scio-histrico e nega assim a possibilidade de investigao sociolgica

1.5) Mannheim - a extenso do campo da sociologia do conhecimento Este autor acrescenta, em relao a Scheller, a validade da sociologia do conhecimento na compreenso do contexto social da formao das ideias; O fundamento social das ideias (superestrutura) constitui uma extenso do campo de estudo da sociologia do conhecimento.

Sntese Basicamente a sociologia do conhecimento ocupa-se da localizao e formao social das ideias;

1.6) Crtica concepo da sociologia do conhecimento A sociologia do conhecimento ocupou-se principalmente de questes epistemolgicas dentro da esfera das ideias; Independentemente da pertinncia e validade destas questos, elas enquadram-se no campo da metodologia das cincias sociais;

As questes metodolgicas e epistemolgicas devem ser excluidas da anlise da sociologia do conhecimento.

1.7) Redefinio da sociologia do conhecimento A sociologia do conhecimento deve estudar todo o tipo de conhecimento; Para alm do plano ideolgico o seu campo de estudo deve ser fundamentalmente o conhecimento dos homens acerca da realidade do dia-a-dia; O tratamento deste conhecimento (senso comum) deve constituir a principal tarefa da sociologia do conhecimento

Concluso A sociologia do conhecimento o estudo da construo social da realidade; Compreender os factos sociais na sua vertente objectiva e subjectiva constitui o propsito da investigao da maneira pela qual uma determinada realidade construida

Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences/sociology/1862505-constru%C3%A7%C3%A3o-social-darealidade/#ixzz1jp7IRZZ1

Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences/sociology/1862505-constru%C3%A7%C3%A3o-social-darealidade/#ixzz1jp7BUsjF 2) Os fundamentos do conhecimento na vida quotidiana

2.1) A realidade da vida quotidiana O mundo da vida quotidiana objecto de uma interpretao dos homens que lhe conferem sigificado e sentido;

Anlise fenomenolgica dos pressupostos do conhecimento na vida quotidiana

a) Intencionalidade da conscincia A conscincia dirige-se sempre para objectos (fsicos ou interiores) de forma intencional.

b) Os diferentes nveis da realidade A conscincia participa de de esferas diferentes da realidade - ex. a transio do sonho para o despertar.

c) A realidade predominante - a vida quotidiana Esta realidade aparece conscincia geograficamente determinada e simbolicamente ordenada pela linguagem; A presena imediata, espcio-temporalmente enquadrada, na realidade da vida quotidiana constitui o centro de ateno da conscincia; A conscincia experimenta a vida quotidiana em graus diferentes de aproximao e distncia.

d) A intersubjectividade da realidade A realidade existe para vrias conscincias ao mesmo tempo; A existncia de conceitos e significados nessa realidade tornam-na inteligvel para um conhecimento comum a vrias conscincias ; As perspectivas pessoais acerca dessa realidade divergem de uma conscincia para a outra.

A imposio da realidade da vida quotidiana

A realidade da vida quotidiana impe-se a si mesma, isto , ela independente da conscincia que a atinge; Esta realidade afirma-se perante a conscincia como real, ou seja, existente de facto; A conscincia envolvida numa rotina dentro da vida quotidiana; A interrupo dessa rotina abre um sector problemtico na reallidade de uma conscincia; O senso comum procura integrar esses sectores problemticos na realidade da vida quotidiana.

As realidades secundrias A conscincia, apesar de envolvida numa s realidade, insere-se noutros nveis ou campos finitos dessa realidade; A ateno foca-se num aspecto particular e como que entra noutro mundo - ex. cinema, teatro, sonhos; A conscincia retorna sempre realidade predominante (vida quotidiana).

A estrutura espcio-temporal do real Em termos espaciais, o facto mais relevante a inter-relao social entre as vrias conscincias; A estrutura temporal articula-se em tempo universal, estabelecido socialmente no calendrio humano, e o tempo interior e subjectivo de uma conscincia.

2.2) A interao social na vida quotidiana

O relacionamento social O face a face com o outro a principal forma de relacionamento social, em que duas conscincias se apreendem mutuamente atravs de uma reciprocidade de expresses subjectivas; A presena do outro uma realidade que se impe por si mesma e contnuamente acessvel a uma conscincia; As formas de relacionamento consistem em esquemas tipificados - vendedor/comprador, aluno/professor; O interesse e a intimidade determinam o grau de anonimato ou proximidade da relao entre conscincias, podendo essa relao ser tipificada em termos abstractos - "opinio pblica" - ou de aco recproca face a face - o circulo interior de uma pessoa; A estrutura social corresponde ao conjunto de relaes tipificadas da vida quotidiana, bem como relao estabelecida entre os contemporneos e os seus antepassados e os seus sucessores.

2.3)A linguagem e o conhecimento na vida quotidiana

A objectivao da expressividade humana As atitudes subjectivas de uma conscincia podem ser expressas directamente na relao face a face - ex. quando algum exterioriza um comportamento agressivo - ou indirectamente atravs da objectivao desse sentimento por meio de um produto da actividade humana - ex. uma faca um indcio de inteno subjectiva violenta; Ads by Google Peaforte Com e Locao

Mquinas para Corte e Dobra de Ao em Canteiro de Obras (11) 36413949 www.pecaforte.com.br Os ltimos lanamentos e as grandes novidades do mercado esto aqui! www.Submarino.com.br

Submarino - Site oficial

Os sinais e os sistemas de sinais

Podem simbolizar um determinado tipo de sentimento, sem estarem relacionados com a inteno do sujeito, ou ento, expressar concretamente uma inteno subjectiva -linguagem; Numa conversa entre duas conscincias, estas subjectividades tornam-se recprocamente acessveis; A objectivao lingustica a principal forma de apreenso de uma conscincia por outra, ou at mesmo de uma conscincia por si mesmo (auto-reflexo).

O enquadramento social da linguagem A linguagem um sistema de sinais objectivos cujo significado est intimamente ligado ao senso comum; Os padres da linguagem e as suas categorias impem-se conscincia, j que ela tipifica comportamentos e experincias conferindo-lhes um contedo comum a todos os indivduos.

A transcendncia da linguagem A linguagem, apesar de estar relacionada com o contexto social, transcende a dimenso espacial, temporal e social da realidade; A linguagem torna presentes realidades que esto ausentes do presente e do espao ocupado por uma conscincia; As diferentes esferas da realidade so abordadas por sistemas de linguagem simblica - arte, filosofia, cincia, religio, etc. que afloram regies inacessveis experincia quotidiana.

A objectivao lingustica A linguagem qualifica os objectos e ordena as experincias sociais mediante o seu campo especfico; A objectivao lingustica permite conservar e acumular exprincias que representam um acrescentamento ao conhecimento comum da vida quotidiana; O conhecimento receitado procura dar respostas s questes pragmticas da vida corrente.

O capital social do conhecimento O conhecimento diferencia a realidade de acordo com o envolvimento de um sujeito na sua rea de ocupao especfica ou geral; A rotina da vida quotidiana tipificada em esquemas resultantes das experincias sociais e naturais, aceites como certos; O conhecimento da vida quotidiana instrumento de orientao do indivduo, quer no dia-a-dia, quer na multiplicidade de realidades com que confrontado.

As convenincias do conhecimento e a sua distribuio social O conhecimento determinado por estruturas da conscincia relativamente a interesses pragmticos; Os indivduos cruzam-se na sociedade em funo destas convenincias - mdico/ /paciente, advogado/cliente; O conhecimento encontra-se socialmente distribuido em sistemas complexos e especializados - ex. medicina; O conhecimento da distribuio social do conhecimento constitui tambm um elemento do conhecimento da vida quotidiana.

Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences/1862506-constru%C3%A7%C3%A3o-social-da-realidade/#ixzz1jp7Vz0uy 1. A construo social da realidade tratado de sociologia do conhecimento

Como possvel que a atividade humana produza um mundo de coisas? Para compreender a realidade sui generis da sociedade necessrio investigar a maneira pela qual esta realidade construda. Esta investigao a tarefa da sociologia do conhecimento.

Abordando o tema da subdisciplina sociolgica chamada de sociologia do conhecimento (Max Scheler, 1920), a obra de Berger e Luckmann, traz um novo enfoque sobre esse campo. Segundo os autores: a sociologia do conhecimento deve tratar da construo social da realidade. A anlise da articulao terica desta realidade continuar sendo parte desse interesse, mas no a mais importante. O que sugerimos aqui uma redefinio de longo alcance do mbito da sociologia do conhecimento, muito mais ampla do que tudo quanto at agora se entendeu como constituindo esta disciplina.

O livro um tratado terico sistemtico de sociologia do conhecimento, leitura que necessita um conhecimento prvio e introdutrio sobre a cincia da sociologia.

Muitas reflexes surgem a partir da ideia principal declarada que a realidade construda socialmente, portanto, a sociologia do conhecimento deve analisar o processo em que este fato ocorre. Por isso a leitura se torna lenta e pensativa, pois afinal um momento raro de compreenso sobre o mundo. Pois no fazemos isso todos os dias quando acordamos, ou seja, ter a preocupao de interpretar ou analisar teoricamente o mundo, apesar de vivermos em um mundo de algum tipo.

No ponto de vista dos autores a sociologia do conhecimento deve ocupar-se com tudo aquilo que passa por (ou seja, que considerado) conhecimento em uma sociedade, independentemente da validade ou invalidade ltima (por quaisquer critrios) desse conhecimento. E na medida do seu desenvolvimento, transmisso e manuteno nas situaes sociais, a sociologia do conhecimento deve procurar compreender o processo pelo qual isto se realiza, de tal maneira que uma realidade admitida como certa solidifica-se para o homem da rua. Ela ocupa-se com o que os homens conhecem como realidade em sua vida cotidiana, o conhecimento do senso comum, e no as idias so o foco central da sociologia do conhecimento. justamente este conhecimento que constitui o tecido (trama) de significados sem o qual nenhuma sociedade poderia existir.

Todas as tipificaes do pensamento do senso comum so elementos integrais do concreto Lebenswelt histrico e socio-cultural em que prevalecem, sendo admitidas como certas e socialmente aprovadas. Sua estrutura Ads by Google Locatec - Locaes

Balancins,Mini Gruas e Plataformas 11 3932-3232 www.locatec.com.br

COMBAT Maq. Terraplanagem

Carregadeira, Patrol, Rolo, Escavad Menor Custo na 0 KM f: 1156657007 www.combatmaquinas.com.br

determina entre outras coisas a distribuio social do conhecimento e sua relatividade e importncia para o ambiente social concreto de um grupo concreto em uma situao histrica concreta. Acham-se aqui os problemas legtimos do relativismo, do historicismo e da chamada sociologia do conhecimento. (Schutz,1962)

Trata das relaes entre o pensamento humano e o contexto social dentro do qual este surge, se concentrando no fator social. A sociologia do conhecimento herdou de Marx (1844) a ideia de que o pensamento humano funda-se da atividade humana (trabalho no sentido mais amplo da palavra) e nas relaes sociais produzidas por esta atividade.

De modo geral pode-se dizer que a sociologia do conhecimento representa uma aplicao especifica daquilo que Nietzsche chamava adequadamente a arte da desconfiana. Nietzsche desenvolveu sua prpria teoria da falsa conscincia em suas anlises da significao social do engano e do autoengano e da iluso como condio necessria da vida.

Com os exemplos e fatos analisados durante todo o texto, percebe-se fortemente o acrscimo de uma nova perspectiva do uso do pensamento humano como instrumento na luta pela sobrevivncia e pelo poder. J compreendido por muitos socilogos, filsofos e pesquisadores que se dedicam ao estudo desta rea, a tarefa da sociologia do conhecimento acumular diferentes perspectivas referentes ao objeto do conhecimento, isso o torna mais claro, possibilitando assim uma importante ajuda na procura de qualquer entendimento correto dos acontecimentos humanos.

Desta forma, com a reunio de todas essas teorias e exemplos citados no texto A construo social da realidade Tratado de sociologia do conhecimento faz o leitor repensar como ele individualmente atua, contribui e ajuda a construir a realidade social e tudo ao seu redor. Bem como a observar

a relao contrria, ou seja, da influncia do que j visto como real na comunidade, na geografia e no meio cultural em que est inserido modificando diariamente a sua viso e concepo de mundo, construindo o seu pensamento social individual.

Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences/sociology/2190290-constru%C3%A7%C3%A3o-social-darealidade/#ixzz1jp7lApXW

Вам также может понравиться