Вы находитесь на странице: 1из 2

O tratamento para perder peso passa pela realizao de um Plano Alimentar adequado a cada caso.

Este Plano hipocalrico, quer dizer, fornece menos calorias do que aquelas que precisamos para o dia-a-dia. S desta forma, a energia que est armazenada na gordura corporal ir ser utilizada, e assim emagrecemos. O Plano Alimentar seguido durante o tempo necessrio estipulado pelo mdico ou nutricionista no deve ser demasiado restrito, com o risco de se perderem, para alm da gordura, quantidades importantes de msculos.

EMAGRECER MUITO RAPIDAMENTE ACARRETA RISCOS IMPORTANTES PARA A SADE Um Plano Alimentar certo deve ser equilibrado do ponto de vista calrico. Exemplificando: 30% da energia deve vir das gorduras, 55% dos hidratos de carbono e 15% das proteinas. Daqui se conclui que os alimentos ricos em hidratos de carbono, os chamados "farinceos", no podem ser postos de lado, num tratamento para emagrecer! Por outro lado, as quantidades de gordura devem ser reduzidas. O Plano Alimentar deve ser suficiente noutros nutrientes nomeadamente, vitaminas, minerais, gua, fibras. As refeies devem ser repartidas ao longo do dia e devem evitar-se dois extremos: por um lado, fazer apenas uma ou duas "super refeies", hipercalricas, deixando o organismo horas sem alimento; por outro lado, passar o dia a "petiscar" pequenas quantidades de alimento, sem nunca chegar a fazer uma verdadeira refeio.

DEIXAR O ORGANISMO HORAS SEM COMER E "VINGAR-SE" EM UMA OU DUAS REFEIES DIRIAS OU PASSAR O DIA A "PETISCAR" SEM FAZER VERDADEIRAS REFEIES SO SITUAES QUE FACILITAM O AUMENTO DE PESO O mais indicado fazer trs refeies principais (pequeno-almoo, almoo e jantar) e mais duas ou trs pequenas refeies. Se aps o jantar o exerccio for quase nulo (por exemplo, deitar-se ou ficar sentado no sof) desejvel que a refeio seja um pouco menos abundante que o almoo. Em jeito de resumo, podemos concluir que devemos preferir quantidades apreciveis de legumes e hortalias , bebidas sem calorias (gua, ch, cevada), quantidades suficientes de alimentos ricos em hidratos de carbono (batata, arroz, massa, po, gro, feijo,) e fruta, carnes e peixes e reduzida quantidade de alimentos ricos em gordura (leos, manteiga e margarinas, bolos, bolachas, queijos, enchidos, pats, certos molhos,) e doces. importante organizar o que vai comer ao longo do dia com alguma antecedncia e abastecerse dos alimentos mais vantajosos, evitando assim ceder a tentaes fceis mas pouco recomendveis Uma boa forma de comear uma refeio com vegetais, em salada ou na sopa, por exemplo.

USE A IMAGINAO E EXPERIMENTE NOVAS VARIEDADES DE VEGETAIS E NOVAS FORMAS DE OS COZINHAR

A culinria escolhida para preparar os alimentos deve ser saborosa e pouco gorda: devem ser privilegiados os estufados e guisados com menos gordura, ensopados, jardineiras, grelhados, cozidos, caldeiradas. A pr de lado: os alimentos fritos tradicionais, assados no forno com gordura e adicionados com molhos gordos (por exemplo, maionese). Quando no conhecemos a composio dos alimentos que comemos e esto embalados importante dar uma olhadela ao rtulo do alimento e verificarmos qual a quantidade de calorias e de gordura que contm. Devemos rejeitar os ricos em gordura e/ou calorias e escolher alternativas melhores. Exemplos de Planos Alimentares So aqui apresentados trs planos alimentares de diferentes contedos calricos e que podem ser usados num tratamento para emagrecer. Cada plano apresenta trs opes. Deve comear-se o dia com uma delas e segui-la at ao fim do dia. Depois pode-se ir variando ao longo da semana. Os pratos indicados e o modo de confeco servem apenas de exemplos. De notar que este plano alimentar como parte do tratamento para emagrecer, no exclui o acompanhamento que deve ser dado pelo seu mdico e nutricionista (especialista habilitado para fazer um plano alimentar adaptado ao seu caso).

Вам также может понравиться