Вы находитесь на странице: 1из 37

Introduo

Este guia prtico dedicado a todos os usurios de iPhone, iPad e iPod touch que esto ansiosos em conhecer todas as novidades do novo iOS 5, nos seus mnimos detalhes. Os usurios de iPhone e iPad no Brasil nem sempre tem disposio material aprofundado sobre o sistema iOS em portugus e foi isso que nos incentivou a criar este guia. Ele aborda e destaca as principais novidades do novo sistema iOS 5, com uma linguagem acessvel at mesmo para os que no so to ntimos com termos tcnicos. Separamos aqui algumas das mais de 200 novidades presentes no novo sistema operacional da Apple. Escolhemos o formato de eBook (no padro ePub) pois ele permite acessar o assunto que voc deseja atravs do ndice existente no aplicativo iBooks do iOS. Para ver a lista (quase) completa do que muda em relao s verses anteriores, no deixe de visitar nosso artigo especial. Tenham todos uma tima leitura e espero que este livro ajude muitos de vocs a conhecer as maravilhas do novo iOS.

iLex Editor-chefe Blog do iPhone

Informaes legais
2011 BlogdoiPhone.com Editor responsvel: Alessandro Salvatori Todos os direitos reservados Reproduo proibida

1 edio - 12 de outubro de 2011

Os criadores desta obra no possuem nenhum vnculo direto com a Apple Inc., alm do amor pelos seus produtos. Apple Store e iTunes Store so marcas de servio da Apple Inc., registradas nos EUA e em outros pases. App Store e MobileMe so marcas de servio da Apple Inc. iOS uma marca comercial ou registrada da Cisco nos EUA e em outros pases e utilizada sob licena. Blogdoiphone.com is an independent site and has not been authorized, sponsored, or otherwise approved by Apple Inc. A reproduo total ou parcial do contedo deste eBook proibida, e o no cumprimento disso desrespeita a atual legislao brasileira de direitos autorais e por isso passvel de punio legal. Em contrapartida, o arquivo deste eBook pode ser livremente compartilhado, com o intuito de transmitir conhecimento aos que pouco conhecem do iOS.

Como utilizar este guia


A deciso de fazer um eBook no foi por acaso. Alm de ser mais fcil que um aplicativo da App Store, ele pode ser compartilhado com quem voc quiser, enviando por email para aquele seu amigo ou parente que acabou de comprar um iPad ou um iPhone e ainda no sabe todas as novidades que o novo sistema oferece. Tambm muito prtico e personalizvel. Se voc achar as letras pequenas demais para a leitura, basta aument-las no menu localizado na parte superior da tela.

Tambm pode procurar por uma palavra especfica, facilitando muito a pesquisa por um determinado assunto.

Ele tambm conta com un ndice completo com todos os assuntos abordados neste livro. Toque no smbolo do canto esquerdo da tela para ter acesso a ele.

Voc tem toda a liberdade de distribuir o arquivo deste livro para quem quiser, pois a inteno difundir a informao. Voc s no pode copiar o contedo deste livro e us-lo em outro lugar, com o seu nome, pois isso pode ter consequncias muito srias ao seu karma.

Aparelhos compatveis com o iOS 5


Nem todos os dispositivos da Apple so compatveis com a nova verso do iOS. Somente aqueles das ltimas duas geraes (alm do iPhone 4S) podero ser atualizados. So eles:

Como acessar a cmera fotogrfica na tela bloqueada

A partir do iOS 5, possvel acessar a cmera fotogrfica do iPhone 4 e 4S diretamente na tela bloqueada de repouso, sem precisar destrav-la e s ento procurar o aplicativo Cmera. Isso facilita muito nas horas em que precisamos tirar fotos rpidas, para no perder um momento importante. Para que o boto aparea, basta apertar duas vezes rpidas o boto Incio quanto a tela do aparelho estiver bloqueada.

Nota: apesar de tambm possuir uma cmera fotogrfica, a dica no vale para o iPad 2.

Tirando fotos com o boto de volume

A partir do iOS 5, a Apple finalmente adotou um pedido de longa data dos usurios, permitindo que fotos sejam tiradas ao apertar o boto fsico de volume no iPhone ou do iPad 2. Para isso, basta abrir o aplicativo Cmera e pressionar o boto de aumentar o volume (+). A foto feita imediatamente. A dica vale tambm para os botes do fone de ouvido.

Como recortar e editar fotos no iOS

Agora voc pode editar suas fotos diretamente no aparelho, sem precisar de nenhum aplicativo externo. Para isso, basta abri-las na Biblioteca de Fotos, escolher a imagem desejada e tocar no boto Editar. Na barra inferior aparecero 4 opes: girar foto, melhora automtica, remoo de olhos vermelhos e recorte de foto.

Veja mais detalhes sobre estas funes neste link.

Como criar um lbum de fotos

Voc agora pode criar lbuns de fotos direto no aparelho, sem precisar do computador. Para isso, abra o aplicativo Fotos, entre no Rolo da Cmera (ou em outro lbum j existente) e toque no boto com uma flecha , no topo da tela, lado direito. Selecione as fotos que quer e depois toque no boto Adic. a (Adicionar a), na barra inferior no iPhone/iPod touch ou superior no iPad.

Como bloquear o AE/AF da Cmera Fotogrfica


Ao tirar uma foto, agora possvel bloquear a exposio (AE) e o foco (AF) da cmera, permitindo que voc tenha liberdade criativa na composio da imagem. Para isso, basta tocar a tela no ponto desejado durante 2 segundos. Um marcador quadrado azul ir piscar, indicando que a funo foi travada. Para desbloquear, basta tocar outra vez na tela.

Como dar zoom na Cmera Fotogrfica


Tanto no iPhone 4/4S quanto no iPad 2, agora possvel aproximar um objeto no qual se quer tirar foto (zoom) com o movimento de pina na tela. Para isso, basta abrir o aplicativo Cmera Fotogrfica e, tocando na tela, afastar dois dedos.

Incluindo sua conta do Twitter no sistema


O iOS agora permite que voc integre sua conta do Twitter nos Ajustes, para permitir a criao e envio de tutes diretamente nos aplicativos. Voc ainda precisar de um aplicativo cliente para ler os tutes de outros. Para adicionar uma ou mais conta ao sistema, basta ir em Ajustes > Twitter e realizar o login. Voc pode tambm instalar o aplicativo oficial do servio direto dos Ajustes, ou ento atualizar seus contatos com informaes do Twitter (conta e foto do avatar). Para mais detalhes sobre o Twitter no iOS 5, visite este link.

Como enviar um tute pelo sistema

Com a integrao do Twitter no sistema, ficou muito mais fcil tuitar sem precisar de nenhum aplicativo especfico para isso. Por exemplo, se voc quiser compartilhar um link de um site na internet, abra-o no Safari, toque no boto e selecione Tuitar. Uma ficha aparecer, com a imagem do site presa a um clipe de papel. Escreva uma mensagem adicional se voc desejar. Para tuitar uma foto, um vdeo do Youtube ou uma localizao geogrfica no Mapas, basta repetir o processo no aplicativo especfico. Para conectar a sua conta do Twitter no sistema, v em Ajustes > Twitter. Para mais detalhes sobre o Twitter no iOS 5, visite este link.

Dividindo o teclado do iPad

Para facilitar a escrita no iPad ao segur-lo com as duas mos, agora possvel dividir o teclado em dois, deixando-o mais prximos borda, acessveis aos dedos. Para dividi-lo, basta separar o teclado com dois dedos. No canto inferior direito, um smbolo com trs riscos permite voc deslocar o teclado para cima ou para baixo, conforme sua preferncia.

Como saber se h uma atualizao do iOS

As atualizaes do sistema iOS sero, a partir da verso 5, transmitidas via rede sem fio, no precisando mais de um computador. Quando houver uma nova atualizao, uma bola vermelha com o nmero 1 aparecer no cone dos Ajustes, indicando que voc j pode atualizar o sistema. Neste caso, basta abrir o aplicativo no menu Atualizao de Software e autorizar o download.

Como ativar os Gestos Multitarefa no iPad 2


A Apple habilitou os Gestos Multitarefa apenas no iPad 2 (o iPad de primeira gerao ficou de fora). Eles permitem realizar a troca de aplicativos sem usar o boto Incio, atravs dos seguintes gestos com quatro ou cinco dedos: Junt-los e ir para a Tela de Incio Pass-los para cima e mostrar a barra de multitarefa Pass-los para a esquerda ou direita para mudar de aplicativo

Para ativar os gestos, basta ir em Ajustes > Geral > Gestos Multitarefa

Criando atalhos de teclado personalizados

Com o iOS 5, possvel criar atalhos de teclado personalizados, para facilitar ainda mais a escrita no aparelho. Os atalhos so formados de uma sequncia de letras, que so substitudas por uma palavra ou frase ao ser digitado. Por exemplo, voc pode determinar que toda vez que voc digite @gm ele sugira @gmail.com, ou escrevendo BDI, ele transforme em blogdoiphone. A sugesto sempre feita como correo automtica e voc pode recusar a alterao sempre que quiser.

Voc tambm pode incluir as palavras que quiser, que elas faro parte do Dicionrio interno do sistema. Para configurar os atalhos, v em Ajustes > Geral > Teclado > Atalhos.

Como colocar a segunda-feira como o primeiro dia da semana no Calendrio

A partir do iOS 5, a Apple alterou o Calendrio no que diz respeito ao dia que comea a semana. Se adequando mais ao sistema brasileiro, agora o domingo que inicia o Calendrio e no mais a segunda-feira. Para quem est habituado com a velha forma e prefere colocar a segunda-feira como primeiro dia da semana, basta ir em Ajustes > Geral > Internacional > Formato de Regio e escolher Portugal como pas. O idioma do sistema continuar com o Portugus do Brasil. O efeito colateral disso que o formato dos nmeros de telefone no sero os mesmos que o brasileiro.

Como ativar o FaceTime com um endereo email

Agora no iPhone ser possvel associar ao FaceTime um endereo email, como j acontece no iPod touch e no iPad. O nmero de telefone continua contando, mas agora as pessoas podero lhe mandar chamadas de vdeo usando seu endereo eletrnico. Para ativ-lo, v em Ajustes > FaceTime e toque em Usar ID Apple para FaceTime. A basta logar com sua conta da App Store ou ento criar um ID novo.

Como mudar o nome do aparelho sem precisar de computador


O seu dispositivo tem um nome, que aparece no iTunes assim que voc conecta-o no computador. Com o iOS 5, voc pode alterar este nome direto no sistema. Para isso, v em Ajustes > Geral > Sobre > Nome, e ento mude para aquele que voc preferir.

Adicionando uma conta Hotmail no Mail

Agora possvel adicionar nativamente uma conta Hotmail no iOS, sem se preocupar com configuraes extras. Para isso, v em Ajustes > Mail, Contatos, Calendrios > Adicionar Conta e selecione Windows Live Hotmail. Basta preencher seus dados e a conta se configura automaticamente, podendo ser visualizada no aplicativo Mail.

Como apagar msicas do aparelho

No iOS 5 possvel apagar as msicas diretamente no aparelho, sem precisar se conectar ao computador. Para isso, abra o aplicativo Msica e arraste o dedo em cima do ttulo da msica que voc quer apagar. Um boto vermelho aparecer e voc pode assim delet-la.

Como visualizar no ttulo as informaes de uma msica

Uma novidade no novo sistema que voc agora pode visualizar todas as informaes de uma cano sem precisar sair da lista de msicas. Para isso, basta tocar por 1 segundo o ttulo de uma msica, que um pop-up aparecer, com todas as informaes.

Visualizar o calendrio por semana no iPhone e iPod touch


Para visualizar o calendrio por semana no iPhone ou no iPod touch, basta girar o aparelho na horizontal quando o aplicativo Calendrio estiver aberto. Tocando em um ponto na tela, voc adiciona um evento para aquele horrio.

Como ativar os cones Emoji

Os cone japoneses Emoji agora so nativos no sistema, sem precisar instalar nenhum aplicativo externo para habilit-los. Para ativar os cones, basta ir em Ajustes > Geral > Teclado > Teclados Internacionais > Adic. Novo Teclado. Na lista, selecione Emoji. No teclado virtual, eles so acessveis atravs um globo situado ao lado da barra de espao.

Escondendo o teclado ao compor uma mensagem


Agora nas mensagens (SMS, MMS ou iMessage), voc pode esconder o teclado virtual para visualizar o histrico da conversa. Para isso, basta arrastar a tela para baixo, que o teclado desaparece.

Navegao privada no Safari

O Safari do iOS 5 permite a visualizao de pginas na internet no modo Navegao Privada, que faz com que o sistema no registre nenhum histrico dos sites que foram visitados. Para ativar a funo, basta ir em Ajustes > Safari > Privacidade e habilit-la.

Abrindo links em segundo plano/em abas no Safari

Uma nova funo bem prtica no novo sistema a possibilidade de abrir links no Safari em segundo plano, ou seja, voc continua sua leitura enquanto ele abre o link em outra pgina. No iPad, ele abre em uma nova aba. Voc primeiro precisa ativar a funo em Ajustes > Safari > Abrir Links.

Usando a Lista de Leitura do Safari

Est sem tempo para ler um texto importante que voc viu em um site? Jogue ele para a Lista de Leitura para l-lo depois, em outro momento. Graas ao iCloud, a lista sincroniza com todos os seus iDevices e portanto, voc pode ler no iPad o que registrou no iPhone, e vice-versa. Para adicionar uma pgina de internet na Lista de Leitura, basta abr-la no Safari e tocar no smbolo de Leitura. Para visualizar a lista, basta ir em Favoritos e selecionar Lista de Leitura. e todas no boto Adic. Lista

Usando o Leitor do Safari

O Leitor uma maneira de ler pginas de internet sem distraes visuais. Ele pega a informao principal e a transforma em texto simples, com fotos, mas sem o layout original da pgina. Com isso, voc no se distrai com banners e outros elementos grficos, ficando apenas com o que interessa. Voc pode tambm aumentar a letra do texto caso precise, ou ento enviar a pgina por email. Para acess-lo, basta tocar no boto Leitor na barra de endereos do Safari.
Dica: se o boto no aparecer, porque existem diversos artigos na mesma pgina; tente abrir apenas um.

Como apagar dados de um site que voc visitou


No iOS 5 voc pode apagar individualmente os dados de algum site que voc visitou. Isso pode se mostrar bastante til se voc acessou pginas da internet em um aparelho que no seu, e no quer deixar seus dados pessoais nele. Para isso, v em Ajustes > Safari > Avanado > Dados dos Sites. Voc ver uma lista dos sites visitados, que poder apagar arrastando o dedo em cima do nome ou ento tocando no boto Editar no alto da tela, permitindo apagar individualmente os dados. No final da tela, um boto nico permite remover todos os dados de uma vez s.

Como configurar o iMessage


Uma das grandes novidades do iOS 5 o iMessage, funo que permite enviar mensagens de texto gratuitas entre dispositivos iOS (iPhone, iPad e iPod touch). Para ativ-lo, v em Ajustes > Mensagens. No iPhone, alm do nmero telefnico, voc tambm pode incluir endereos de email. Conhea outros detalhes da funo visitando este link.

Como visualizar a Central de Notificaes

A Central de Notificaes uma das grandes novidades do iOS 5, permitindo que se visualize facilmente todas as notificaes recebidas pelo aparelho. Ele funciona no iPhone, no iPod touch e no iPad. Para acess-lo, basta tocar na hora situada no topo da tela e puxar o dedo para baixo. Uma espcie de cortina descer, com os avisos que voc ainda no leu. Para conhecer melhor a funo com todos os detalhes, visite este link.

Acessando aplicativos direto da tela bloqueada

Quando o aparelho recebe notificaes (mensagens, emails, etc) com a tela em repouso (bloqueada), elas ficam fixas ali sem que voc precise desbloquear o aparelho para l-las. Para acess-las individualmente, basta arrastar o cone para a direita, que o aplicativo ir abrir diretamente.

Como escolher o tipo de notificao para cada aplicativo

Nas notificaes, voc pode determinar o que vai ou no aparecer na tela, alm da forma como ela ser apresentada (com som ou sem, banners novos ou estilo pop-up antigo, etc). Para configurar isso, v em Ajustes > Notificaes e escolha individualmente como ser para cada aplicativo.

Configurando um Lembrete pela posio geogrfica

Com o novo aplicativo Lembretes, possvel criar um aviso baseado em uma localizao geogrfica. Por exemplo, se voc quiser lembrar de passar na padaria ao sair do trabalho, basta ajust-lo para avisar assim que voc sai do prdio. Para isso, abra o aplicativo Lembretes e toque no smbolo de Adio (+) no canto superior direito da tela. D um nome e depois toque nele. Em Lembre-me, escolha uma localizao e determine se quer ser avisado quando sair ou quando chegar.
Nota: apesar dos Lembretes se sincronizarem automaticamente com o iCloud, a funo de avisos por localizao no funciona no iPad (mesmo o 3G que possui GPS integrado), no iPod touch e nem no iPhone 3GS.

E as outras funes?

Este foi apenas um grande resumo das principais funes do sistema iOS 5, para que voc saiba tirar o mximo de proveito do novo aparelho que seu iPhone, iPad ou iPod touch se transformar depois da instalao do sistema. Para conhecer todas as outras novidades e ficar sempre informado de tudo que se passa no mundo iOS, visite diariamente o Blog do iPhone. Voc no vai se arrepender.

2011 Blog do iPhone Todos os direitos reservados Reproduo expressamente proibida


(Nossos advogados so mal-humorados)

Вам также может понравиться