Вы находитесь на странице: 1из 102

Conceitos Bsicos de Pedagogia e Didctica dos Desportos

Antnio Rosado

Objectivos da Formao
A Educao sempre se regeu por objectivos; A Educao Desportiva rege-se por objectivos; O Treino Desportivo um processo regido por objectivos; Os objectivos em treino desportivo tambm so formativos, ou seja, pedaggicos. Nem sempre os objectivos so claros e consciencializados. Nem sempre fcil explicitar todos os objectivos, todas as nossas intenes.
Existem objectivos explcitos e implcitos.

Objectivos pedaggicos
Descrio de intenes de aprendizagem e desenvolvimento (de transformao) dos alunos/atletas (cognitivos, afectivos e motores). Funes essenciais
Ao treinador permite uma organizao cuidada do ensino/treino; Aos alunos ou atletas, dar sentido ao que se aprende e controlar as suas aquisies. Articulao entre os diversos agentes (pais, dirigentes, outros profissionais).

Dificuldades
Em identificar as intenes de desenvolvimento. Grande centrao sobre os resultados de rendimento. Complexidade tcnica
Terminologia muito variada Diversidade de tipologias (classificao e organizao dos objectivos).

Tipologias de objectivos
So sistemas de classificao dos objectivos de acordo com um critrio diferenciador. As mais referidas na literatura e conhecidas dos profissionais tem por critrio de diferenciao o nvel de operacionalizao do objectivo.

Tipologias de Objectivos
Outros critrios de classificao, menos conhecidos, so o seu nvel de explicitao (explcitos ou implcitos), a sua importncia pedaggica (bsicos, essenciais, mnimos, de desenvolvimento e enriquecimento), etc.

Tipologias
De Landsheere (metas ou fins, nvel de taxonomias, operacionais). De Ketele (gerais, especficos e operacionalizados).

Tipologias
Exemplos: De Landsheere (de domnio, transferncia e de expresso). Lavalle (de pesquisa e de aprendizagem).

Objectivos bsicos e objectivos essenciais


Referem-se ao conjunto de objectivos pedaggicos que envolvem aprendizagens consideradas como alicerces para outras aprendizagens. Distingue-se bsico de essencial: conhecimentos bsicos que podem no ser essenciais

Objectivos de Expresso
Objectivos experienciais ou heursticos. So objectivos em que se caracteriza a experincia a que o praticante deve ser sujeito, descrevendo a situao e as tarefas a realizar mas no o resultado dessa experincia, o que ele deve aprender. Neste contexto, os resultados no so delimitados previamente.

Objectivos de Transferncia

Objectivos que visam a capacidade dos praticantes transferirem as aprendizagens de uma situao conhecida para situaes novas.

Objectivos
Podem ser formulados a diversos nveis de generalidade (ou de especificao) e assumem diferentes designaes conforme a perspectiva terica dominante e a tipologia de objectivos utilizada. frequente a referncia a metas, finalidades, objectivos gerais, especficos e operacionais.

Ex: Objectivos operativos


Constituintes Comportamento esperado que traduza a aprendizagem pretendida/ contedo relativamente ao qual se reporta o comportamento esperado. Nvel de proficincia ou critrio de sucesso ou de xito. Estratgia de avaliao que permita verificar o comportamento.

Condies de concretizao: quando, onde, em que contexto se deve manifestar esse comportamento.

Definio de objectivos operacionais Considerar a perspectiva dos praticantes. Explicar a inteno. Definir os comportamentos (excluir o que no pode ser directamente observado). Incluir um s comportamento em cada formulao. Estabelecer objectivos em termos de produto (no de processo) a curto prazo. O comportamento esperado dever ser expresso em verbos de aco.

Exemplo:
Realiza o salto em altura de costas, com a fasquia a 1,30 de altura, aps 5 passadas de corrida em acelerao progressiva e impulso a um p.

No processo de ensino-aprendizagem, depois de decididos os objectivos e os contedos, necessrio planificar a sequncia e desenvolvimento desse mesmo processo, ou seja, seleccionar estratgias de ensino, envolvendo os praticantes em actividades de aprendizagem adequadas consecuo dos objectivos (via contedos) definidos, ou, ainda, de planificar situaes, ambientes e meios propcios ocorrncia da aprendizagem por parte dos mesmos.

O ensino envolve a interaco dos sujeitos de aprendizagem (os praticantes) com um conjunto de estratgias, mtodos e situaes, visando levar consecuo de objectivos formativos. No existe nenhuma estratgia, mtodo ou actividade, universalmente vlida para qualquer objectivo e sob quaisquer condies.

Devem ser entendidas, em sentido lato, como a forma de organizar os meios (o processo de ensino aprendizagem) de modo a alcanar os objectivos definidos. As estratgias podem ter diversos nveis de generalidade, assumindo, nessa situao, diversas designaes diferentes (modelos de ensino, mtodos de ensino, tcnicas de ensino). As estratgias correspondem ao conjunto das aces do professor ou treinador orientadas por um plano de aco onde se organiza a utilizao de determinados mtodos e meios a fim de concretizar os objectivos propostos.

Modelos de Ensino
Orientaes educativas e princpios tericos de actuao pedaggica.

Estratgia de Ensino
Conjunto de aces aplicadas no intuito de alcanar determinados objectivos de aprendizagem.

Mtodos de Ensino
Padres de actuao pedaggico-didctica do professor ou treinador.

Tcnicas de Ensino
Especficas de certas reas ou tipos de objectivos de aprendizagem.

Actividades de Aprendizagem
Conjunto de situaes ou oportunidades que so facultadas aos alunos para realizarem determinada aprendizagem.

Teoria particular do ensino envolvendo uma configurao geral do processo formativo em funo de uma associao de estratgias de ensino a determinadas orientaes educativas e a princpios tericos de actuao pedaggica. Agrupamentos de estratgias

Joyce e Weil (1980) referem a existncia de modelos cognitivos ou de processamento de informao, de modelos sociais ou de interaco social, modelos humanistas ou pessoalistas e modelos comportamentais ou behavioristas. Esses modelos possuem objectivos dominantes diferentes, atribuindo ao professor/treinador, ao aluno/atleta e aos contedos, posies e estatutos diferenciados.

Joyce e Weil (1980) distinguiram 4 grandes grupos de modelos de ensino Cognitivos ou de processamento de informaes Objectivos
Aquisio, processamento e organizao de informaes Desenvolvimento de processos de raciocnio Domnio de mtodos de inquritos e investigao Desenvolvimento de capacidades intelectuais gerais

Sociais ou de interaco social Objectivos Desenvolvimento de capacidades de interaco humana Atitudes e processos democrticos Educao para a cidadania Clarificar valores e atitudes sociais

Humanistas ou Pessoalistas Objectivos Promoo do desenvolvimento e autonomia pessoais Auto aprendizagem permanente Clarificao e desenvolvimento de sentimentos e atitudes de auto-compreenso, auto-estima e de relaes com os outros Criatividade pessoal

Comportamentais ou Behavioristas Objectivos Modificao ou manuteno de comportamentos Controlo do comportamento desejado

Estratgias Indutivas

Estratgias Dedutivas

Mtodos de inqurito

Mtodos de exposio

Modelo de Taba (1971)


o o

Aprendizagem por descoberta Essencialmente indutivo Fases e sequncia de Actividades


1. 2. 3. 4. 5.

Enumerar Agrupar Dar um nome Generalizar Comparar

6. Explicar 7. Prever

Modelo de Ausubel (1968)


o o

Mtodo Exposio Ensino tipo Dedutivo Fases e sequncia de Actividades 1. Apresentao de um enunciado
organizador introdutrio 2. Diferenciao progressiva 3. Conciliao Integradora

Modelo de Suchman (1966) o Processo de investigao


o

Estratgias simultaneamente indutivas e dedutivas

Fases e sequncia de Actividades 1. O professor/treinador faz a apresentao do


problema 2. Formulao de hiptese ou recolha de dados por parte do aluno/atleta 3. Ciclo de formulao de hipteses e recolha de dados

Representam padres de actuao, usados por qualquer professor/treinador, em diferentes nveis de ensino e sobre diferentes matrias. Os mtodos so, assim, entidades relativamente estveis, invariantes para nveis de ensino, natureza dos contedos, caractersticas dos alunos, etc.

Exemplos: O ensino individual um mtodo geral de ensino. No ensino da Educao Fsica, o mtodo analtico, global e misto so referncias que podemos destacar. Outros grandes mtodos so tradicionalmente referenciados no ensino: o mtodo da exposio, da discusso, do inqurito e da instruo directa.

Mtodo de Exposio
o Transmisso Oral Informaes/Contedos
o o

Depende do professor/treinador Forma de ensino para grandes grupos

Objectivos:
Adquirir conhecimentos Compreender conhecimentos Introduzir um tema, despertar interesse

Mtodo de Exposio Desvantagens No se adequa bem ao desenvolvimento de objectivos cognitivos superiores aquisio/compreenso Na transmisso de contedos muito complexos ou abstractos Em objectivos em que a participao activa dos alunos seja fundamental Na reteno da aprendizagem por um perodo de tempo longo

Mtodo de discusso
o Intercmbio verbal de opinies e ideias
o o

Lder

Professor/treinador

Para grupos pequenos

Objectivos:
Objectivos cognitivos de anlise, sntese e avaliao de ideias Desenvolve aptides e atitudes democrticas de participao e cooperao em grupo Trabalho de investigao Clarificao e modificao de valores e atitudes Desenvolvimento de aptides de comunicao oral

Mtodo de Inqurito
o Auto - Descoberta de conhecimentos
o o

Processos de raciocnio e investigao de tipo indutivo Participao activa dos alunos

Duas formas de inqurito: Inqurito Orientado Inqurito no Orientado (livre)

Mtodo de Inqurito Objectivos Processos intelectuais de observao Formao de conceitos ou generalizaes Formulao ou justificao de concluses Aquisio e compreenso de contedos a aprender

Mtodo da Aprendizagem Cooperativa


Mtodo de ensino que vai para alm da ajuda aos alunos/atletas na aprendizagem de contedos e competncias desportivas contemplando, tambm, metas e objectivos sociais importantes.

APRENDIZAGEM COOPERATIVA
Caractersticas principais da aprendizagem cooperativa :

- Os praticantes trabalham em equipa - As equipas so constitudas por praticantes bons, mdios, fracos, de diferentes raas e sexos. - Os sistemas de recompensa so orientados para o grupo e no individualmente

Mtodo do Ensino Crtico


Meio que ajuda os praticantes a aprender a pensar; Tem, tambm, outras denominaes, como: ensino pela descoberta e aprendizagem pela descoberta; O professor/treinador coloca problemas, faz perguntas e promove o dilogo.

Mtodo da Instruo Directa

Tarefas prvias
Preparar os objectivos Realizar a anlise da tarefa
Divide-se a competncia em sub-competncias Ordena-se as sub-competncias numa sequncia lgica, podendo ser, cada uma, pr-requisito para as seguintes Identifica-se o nvel do praticante na tarefa Concebe-se estratgias de aprendizagem relativas a cada uma das sub-competncias

Mtodo da Instruo Directa

Tarefas de interaco
Estabelecer os objectivos e o contexto de aprendizagem Realizar demonstraes Proporcionar prtica guiada Fornecer feed-back

Mtodo da Instruo Directa

Prtica guiada
Proporcionar quantidades pequenas e significativas de prtica Proporcionar prtica com o objectivo de fomentar o processo de automatizao Estar consciente das vantagens e inconvenientes da prtica macia e da prtica distribuda Prestar uma ateno acrescida nas fases iniciais da prtica

Mtodo da Instruo Directa

Feed-back
Proporcionar feedback to cedo quanto possvel aps a prtica Proporcionar feedback especfico Concentrar-se nos comportamentos, no nas intenes Adaptar o feedback ao nvel do aluno Privilegiar o elogio e o feedback sobre as aces correctas Exemplificar o comportamento adequado quando se der feedback negativo Auxiliar o alunos a centrar-se mais no processo do que nos resultados Ensinar aos alunos tcnicas de auto-avaliao

Tcnica de ensino
Ou tcnica didctica, conceito reservado para procedimentos concretos de maior nvel de especificidade, muitas vezes, caractersticos de certas reas ou tipo particular de objectivos. As tcnicas de ensino correspondem a procedimentos de ensino de grande nvel de especificidade. Tcnicas de gesto, de instruo, clima e disciplina so, por exemplo, referenciadas por Siedentop (1983) a propsito do ensino da Educao Fsica.

Contedo de ensino
O que ensinar. Conjunto de factos, conceitos, princpios, esquemas conceptuais, teorias, procedimentos, valores, normas e atitudes com valor educativo.
Ex: Atletismo, Salto em altura; desmarcao, drible, etc.

Avaliao de Pr-requisitos
Verificar se os alunos esto na posse de conhecimentos ou aptides sem as quais no lhes seria possvel adquirir as novas aprendizagens. Aprendizagem requerida pela nova aprendizagem que vai ter lugar. Distingue-se de aprendizagem anterior.

Avaliao de Pr-requisitos
Exige-se:

saber quais so os prrequisitos das aprendizagens a efectuar. averiguar se os alunos esto na sua posse (avaliao diagnstica).

Implcitos e Explcitos
Convir, tambm, distinguir pr-requisitos explcitos de pr-requisitos implcitos, estes ltimos, representando a base de competncias que se consideram adquiridas e de que no se realiza avaliao porque se impem pela sua evidncia.

Trs passos principais:


1. Estratgias de abertura ou actividades introdutrias Diagnstico da situao Motivao ou predisposio para a tarefa ou aprendizagem Orientao no assunto a estudar ou aptido a desenvolver

2. Estratgias e actividades de desenvolvimento ou estudo

Anlise dos vrios contedos Organizao do trabalho Organizao de ideias

3. Estratgias e actividades de concluso

Consolidao e reviso do aprendido Integrao do aprendido num mbito mais geral

Um plano sequencial de aprendizagem deve considerar estratgias e actividades de: Motivao Clarificao ou percepo Verificao dos pr-requisitos necessrios Apresentao do contedo ou componentes da tarefa Prtica apropriada Prtica gradual Orientao contnua Feedbacks Variao de estmulos

Grau de estruturao elevado Depende do professor Direccionado para grandes grupos Grau de estruturao Mdio Depende mais dos alunos Direccionado para grupos pequenos

Grau de estruturao Baixo Depende quase exclusivamente dos alunos Direccionado para grupos pequenos Centrado em materiais didcticos Grau de estruturao elevado ou mdio Direccionado para o indivduo

Noes de Estratgia e Estilo


Estratgia: Forma de organizar os meios (o processo de ensino-aprendizagem) de modo a alcanar os objectivos. Estilo?: interpretao pessoal das estratgias de ensino. Modo particular como cada professor interpreta e concretiza as estratgias de ensino. Estratgia pode incluir diversos estilos

Estilos de Ensino (Mosston)


Axioma: O ensino uma cadeia de decises. Tipo de Decies: Pr-Impacto, Impacto, PsImpacto. Decises de quem? Professor e Aluno Espectro dos estilos (Mosston, 1986): Conjunto de estilos de ensino.

Estratgias de ensino
Decises do professor, intimamente relacionadas e com diferentes nveis de generalidade. Decises Macro (Finalidades, Objectivos, Modos de Exerccio do Poder, etc.)
Associadas a concepes educativas

Decises Micro (ex: tcnicas de ensino)

Estratgias/Estilos de Ensino
O ensino ocorre atravs de uma troca interpessoal O papel que os alunos desempenham decorre do estatuto que o professor lhes atribui; As decises que o aluno toma durante a aprendizagem esto relacionadas com as decises que o professor toma durante o ensino; A forma como se processa essa interaco caracteriza um certo estilo de ensino.

Estratgias/ Estilos de Ensino


Cada Estilo:
Reserva um determinado papel ao aluno Condiciona a relao dos alunos c/ a tarefa Condiciona a relao dos alunos entre si Condiciona o modelo de comunicao A quantidade e qualidade das condies de prtica

Estratgias/ Estilos de Ensino


Critrios para clarificar as estratgias de ensino:
1 A Natureza da relao interpessoal (clima) 2 Tipologia dos objectivos (cap. cognitivas,

afectivas, motoras e sociais) 3 Organizao do trabalho 4 Grau de autonomia dos alunos

Estilos de Ensino
Segundo Locke e Lambdin citado por C. Costa (1983)
Fins Decididos pelo aluno * Decididos Professor pelo professor ** Meios Decididos pelo aluno *** Decididos pelo professor ****

Controlo da Decis o

Aluno

* Aprendizagem escolhida ** Aprendizagem auto-dirigida *** Aprendizagem independente **** Aprendizagem diagnosticada e prescrita

Estilos de Ensino
Corbin, citado por C. Costa (1983) 1 Estratgias de orientao pelo professor comando de Mosston 2 Estratgias de cooperao entre Prof. e Alunos
Ensino centrado na tarefa, av. recproca, P.

grupos, Prog. Individual

3 Estratgias de orientao pelo aluno -

Descoberta Guiada, Resoluo-problemas, etc.

Estilos de Ensino
A seleco depende:
1 Experincia anterior dos alunos 2 Tipo de objectivos

comportamentais ( orientao do professor) Expresso (orientao do aluno)

3 Tipo de Programa 4 Personalidade do professor

Estilos de Ensino

Se o objectivo for conseguir elevado nvel de prestao motora e houver pouco tempo Estratgia Comandada Se o objectivo for transferir para outras situaes: Resoluo de Problemas Se h objectivos mistos (eficcia e transferncia) Estratgia Mista

Estilos de Ensino

Tarefas abertas - Estratgias gestaltistas Resoluo de problemas Tarefas fechadas - Estratgias associacionistas Se os alunos participam
Melhora a imagem de si Se tomam muitas decises aumenta a angstia

Estilos de Ensino
Estratgia de ensino: Forma de organizar as condies de ensino - aprendizagem com o objectivo de facilitar as aquisies dos alunos Estrutura de uma Estratgia de Ensino 1 Actividades de pr-ensino

Motivao - Definir o nvel de motivao e como o alcanar Objectivos Pr-requisitos Segurana

Estilos de Ensino
2 Apresentao de informao
Campo e sequncia do ensino (quantidade e

sequncia da informao) Forma de apresentao (tcnicas de comunicao a usar)


3 Actividade do aluno/atleta
Quantidade e qualidade da prtica Reforo e FB pedaggico

Tipo de prtica ( concentrada ou distribuda)

Estilos de Ensino
4 Avaliao
Testes de comportamentos de entrada Pr-teste Teste durante o ensino Ps-teste
5 Actividades posteriores

Remediar- Estratgias alternativas Fixar a aprendizagem Transferncia da aprendizagem

Estilos de Ensino
A Seleco de Estratgias depende: 1 Critrio de eficcia

como aumentar o tempo potencial de aprendizagem Delimitar as fronteiras do critrio de eficcia de forma a manter uma relao educativa

2 Critrio pedaggico

No existe uma hierarquia pedaggica ou didctica para os estilos de ensino Seleccionar a que melhor condies cria de ALT.

Estilos de Ensino
No se deve escamotear os significados epistemolgicos, culturais e scio-polticos que os contedos e processos veiculam Uma estratgia de ensino s ganha significado no sistema pedaggico e didctico em que se desenvolve. Modelos de Ensino 1 Centrados no controlo do Comportamento (behavioral control model) - aplicao de conceitos da psicologia condutivista

Estilos de Ensino
2 Modelo de aprendizagem por descoberta -

Psicologia gestaltista

Modelo Centrado nos Processos: - de aquisio de skills e de conhecimentos - de socializao - de personalizao - de aprendizagem (nfase no processo)

Variveis Caracterizadoras do Estilo


Objectivos do Estilo Situaes de Apz Critrio de xito Organizao da Turma Forma de Comunicao Actividade do Aluno Avaliao Essncia do Estilo

Grupos de Estilos
1 Grupo: Consentimento cognitivo 2 Grupo: Dissonncia cognitiva Fronteira: Descoberta Guiada Cada estilo tem efeitos diferenciados:
No canal de desenvolvimento Fsico No canal de desenvolvimento Cognitivo No canal de desenvolvimento Emocional No canal de desenvolvimento Social

Estilos (Mosston, 1988)


Comando Tarefa Avaliao Recproca Auto-Avaliao Inclusivo Descoberta Guiada Divergente Programa Individual

Estilo por Comando


Objectivos do Estilo Definido pelo professor. Uniformidade. Aderncia a um modelo pr-determinado. Situaes de Apz Exerccios determinados pelo professor na sua intensidade e durao.

Estilo por Comando


Critrio de xito Idntico para toda a turma. Organizao da turma Colunas- xadrez Crculo (massiva) Forma de comunicao Directa do professor para toda a turma. Verbal e visual atravs da demonstrao.

Estilo por Comando


Actividade do Professor Demonstra, controla e avalia a actividade da turma (conduz). Actividade do Aluno V, ouve, memoriza, repete. Avaliao FB dirigido a toda a turma, predominando o FB correctivo.

Estilo por Comando


Essncia do Estilo Determinados estmulos produzem as respostas adequadas. E ---> R

Tarefa (Practical Style)


Objectivos do Estilo Os mesmos do Estilo A. Criar condies ao incio do processo de individualizao. Situaes de Apz Definidas pelo professor/treinador. Podendo ser mais do que uma simultaneamente. Critrio de xito Em funo da homogeneidade (heterogeneidade) da turma ou grupo.

Tarefa (Practical Style)


Organizao da Turma Dependente das decises da totalidade dos alunos. Em funo da natureza das situaes de Apz. Forma de comunicao Directa prof./aluno, utilizando ou no demonstrao. Actividade do Professor Informa e acompanha individualmente a actividade dos alunos (orienta).

Tarefa (Practical Style)


Actividade do Aluno/atleta Realiza a actividade segundo o seu prprio ritmo. Avaliao FB individualizado proporcionado pelo Professor/treinador. Essncia do Estilo Os praticantes diferenciam-se nas suas necessidades motoras e ritmos de Apz.

Ensino Recproco
Objectivos do Estilo
Os mesmos que o estilo A + Aumentar a taxa FB e iniciar as relaes interindividuais.

Situaes de Apz
Definidas pelo professor. Idntica, pelo menos para cada grupo de dois alunos.

Critrio de xito
Explicita o tipo de interveno do aluno observador.

Ensino Recproco
Organizao da turma Em pares ou trios. Forma de comunicao O Professor/treinador explicita os elementos critrios de forma verbal e/ou escrita. Actividade do Professor Observa toda o grupo mas s intervm junto dos alunos/praticantes observadores.

Ensino Recproco
Actividade do Aluno Ora executante, ora observador. Avaliao O Professor corrige os FB dados pelos alunos observadores aos alunos executantes. Essncia do Estilo O exerccio de FB eleva o domnio cognitivo da actividade do aluno. A relao interindividual fomenta a socializao.

Auto - Avaliao
Objectivos do Estilo O mesmo dos anteriores. Auto-regulao das actividades. Ajustar a auto-imagem. Situaes de Apz Definidas pelo Professor de forma diferenciada ou uniforme para toda a turma. Critrio de xito Constitui um dado determinante no controlo da actividade pelo prprio aluno.

Auto - Avaliao
Organizao da turma Dependente das decises da totalidade dos alunos em funo da natureza das situaes de Apz. Forma de comunicao O Professor explicita os elementos crticos a partir de fichas-critrio.

Auto - Avaliao
Actividade do Professor Observa a actividade dos alunos e interage com eles auxiliando-os na sua prpria observao. Actividade do Aluno Executa e avalia a sua prpria actividade.

Auto- Avaliao
Avaliao Realizada pelo prprio indivduo em funo dos critrios que lhes so fornecidos pelo Professor. Essncia do Estilo O aluno confronta-se directamente com as suas prprias capacidades. Consolidao da conscincia de si.

Inclusivo
Objectivos do Estilo O mesmo dos anteriores. Integrar todos os alunos. Situaes de Apz Definidas pelo Professor. nica para a turma possibilitando diferentes nveis de consecuo. Critrio de xito Individual correspondente ao ndice de consecuo.

Inclusivo
Organizao da turma Pode assumir diferentes formas. Forma de comunicao Diferentes formas que garantam a integrao e aceitao de diferentes nveis de capacidade na turma. Actividade do Professor Incita ao desempenho da tarefa sem exigir um nvel de consecuo.

Inclusivo
Actividade do Aluno Executa, avalia e prope-se a nveis mais elevados do seu desempenho. Avaliao Realizada pelo prprio aluno em funo dos critrios que estabelece para si prprio. Essncia do Estilo A Aprendizagem um processo eminentemente pessoal.

Descoberta Guiada
Objectivos do Estilo Definidos pelo Professor/treinador. Descoberta. Convergncia. Situaes de Apz Propostas pelo Professor/treinador atravs de uma sequncia de questes de guia. Critrios de xito Explicita as respostas que o Professor/treinador antecipadamente valoriza.

Descoberta Guida
Organizao da turma Pode assumir diferentes formas (grupos ou individualizada). Forma de comunicao essencialmente verbal. Actividade do Professor Questiona, controlo o ajustamento das questes.

Descoberta Guiada
Actividade do Aluno/atleta Investiga e descobre. Avaliao Fundamentalmente reforo positivo. FB de valor. Essncia do Estilo A dvida cria a necessidade procurar um soluo.

Divergente
Objectivos do Estilo Definidos pelo Professor. Descoberta. Diversidade. Situaes de Apz Definidas na sua especificidade pelas respostas encontradas pelo aluno. Critrios de xito Determinado pelas caractersticas das solues encontradas pelo aluno.

Divergente
Organizao da turma Em grupo oferece grandes potencialidades de desenvolvimento das relaes interindividuais. Forma de comunicao Verbal e/ou escrita (sob forma de Ficha Programa)

Divergente
Actividade do Professor Coloca questes e/ou problemas, promove a multiplicao das solues. Actividade do Aluno Investiga, soluciona de forma diferenciada.

Divergente
Avaliao Fundamentamente auto-avaliao. Essncia do Estilo O aluno toma conscincia da sua capacidade para alm do conhecimento convencional.

Programa Individual
Objectivos do Estilo Definidos pelo Professor. Diversificao e Consolidao. Situaes de Apz Definidas pelo aluno a partir da escolha dos problemas seleccionados entre o tema sugerido pelo Professor.

Programa Individual
Critrios de xito Determinados pelo aluno a partir das solues categorizadas e integradas no programa. Organizao da turma Individualizada. Forma de comunicao essencialmente verbal.

Programa Individual
Actividade do Professor Define o tema geral. Auxilia o aluno na organizao dos contedos. Actividade do Aluno Determina um problema, isola solues, elabora um programa.

Programa Individual
Avaliao Auto-avalilao Essncia do Estilo O aluno prope-se anlise e soluo de um problema escolhido a partir de uma actividade proposta pelo Professor ou Treinador.

Вам также может понравиться