Вы находитесь на странице: 1из 11

Peculato O caput do artigo traz duas modalidades de peculato, por apropriao e por desvio, de um bem qualquer, de qualquer valor

ou desvia tal bem esse bem que foi para as mos do funcionrio em razo do cargo dele. Significa que se ele funcionrio pblico, mas aquele bem que ele esta desviando ou se apropriando no veio para as mos dele em razo do cargo, no tipificado peculato. Peculato furto, quando o funcionrio no tem mais a posse do bem valendo-se da facilidade do cargo que exerce, ele vai ate um outro setor do rgo que ele trabalha e subtrai um bem que esta na posso de outro funcionrio. Peculato culposo o caso de que um funcionrio foi negligente e acabou ajudando outro funcionrio a cometer o crime. Pena menor, deteno. No quer cometer o crime contra o Estado, mas acaba cometendo. Apropriao de ter algo que no pertence a pessoa que est de posse que no dele, que desvia de sua funo. S se apropria quem j est na posse do bem. Sujeito ativo: Somente o funcionrio pblico Sujeito passivo: o Estado. Secundariamente, a entidade de direito pblico ou o particular prejudicado. Objeto jurdico: a Administrao Pblica, levando-se em conta seu interesse patrimonial e moral. Objeto material: dinheiro, valor, ou qualquer outro bem mvel. No se leva em conta apenas o valor econmico, ou seja, apenas o carter pecunirio, mas tambm o interesse moral. Elementos objetivos do tipo: Peculato-apropriao (caput): Apropriar-se (tomar como propriedade sua ou apossar-se) o funcionrio pblico de dinheiro ( a moeda em vigor, destinada a proporcionar a aquisio de bens e servios), valor (tudo aquilo que pode ser convertido em dinheiro, possuindo poder de compra e trazendo para algum, mesmo que indiretamente, benefcios materiais), ou qualquer outro bem mvel pblico (pertencente Administrao pblica) ou particular (pertencente a pessoa no integrante da Administrao), de que tem a posse (abrangendo a mera deteno), em razo do cargo (se no estiver na esfera de suas atribuies o recebimento de determinado bem, no haver este crime). Elementos objetivos do tipo: Peculato-desvio (caput): desvi-lo (alterar seu destino ou desencaminh-lo) em proveito prprio ou alheio; Peculato-furto ( 1): o funcionrio pblico, embora no tenha a posse do dinheiro, valor ou bem, o subtrai (tira de quem tem a posse ou a propriedade) ou concorre para que seja subtrado (o funcionrio concorre para que o extraneus, ou seja, pessoa no ligada Administrao, pratique o delito), em proveito prprio ou alheio, valendo-se da facilidade que lhe proporciona a qualidade de funcionrio. Elemento subjetivo do tipo especfico: a vontade de se apossar, definitivamente, do bem, em benefcio prprio ou alheio. Deve ser aplicado somente segunda figura (subtrair ou concorrer para que seja subtrado).

Elemento subjetivo do crime: o dolo ou a culpa, conforme o caso. Tentativa: admissvel. Momento consumativo: quando houver efetivo prejuzo material para o Estado. Classificao: prprio, material, de forma livre, comissivo, instantneo, unissubjetivo, plurissubsistente. Figura culposa: A pena de deteno, de trs meses a um ano, se o funcionrio culposamente concorre para o crime de outrem. Participao culposa em ao dolosa: O funcionrio tem o dever de agir, evitando o resultado. Se no o fizer, responde por peculato culposo (Art. 13, 2). O crime ser sempre plurissubjetivo. Particularidades: Comete peculato-desvio o funcionrio que recebe dinheiro ou outro valor de particular e aplica na prpria repartio. Se o funcionrio receber valores indevidos, porque os solicitou ao particular, ingressa no contexto da corrupo passiva, ainda que os aplique na prpria repartio onde trabalha. CONCUSSAO ART. 316 DO CODIGO PENAL a vontade de destinar a vantagem para si ou para outrem (caput) ou em proveito prprio ou alheio ( 2). Exigir (ordenar ou demandar, havendo um aspecto nitidamente impositivo na conduta), para si ou para outrem, direta (sem rodeios e pessoalmente) ou indiretamente (disfarado ou camuflado ou por interposta pessoa), ainda que fora da funo, ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida (pode ser qualquer lucro, ganho, privilgio ou benefcio ilcito, ou seja, contrrio ao direito, ainda que ofensivo apenas aos bons costumes. Sujeito ativo: somente o funcionrio pblico. Sujeito passivo: o Estado. Secundariamente, a entidade de direito pblico ou outra pessoa prejudicada. Objeto jurdico: a Administrao Pblica. Objeto material: a vantagem indevida ou o tributo ou contribuio social. Elemento subjetivo do tipo: o dolo. Classificao: prprio, formal (material, na modalidade empregar na cobrana do 2), de forma livre, comissivo, instantneo, unissubjetivo, unissubsistente ou plurissubsistente, conforme o caso. Tentativa: admissvel na forma plurissubsistente. Momento consumativo: quando houver a exigncia ou o efetivo recebimento, dependendo da figura tpica. Particularidade: cabe defesa prvia (arts. 323, I e 514 do CPP). Questo: qual o melhor momento para a priso? Figura qualificada: Excesso de exao - exao cobrana pontual de impostos. Portanto, o que este tipo penal tem por fim punir no a exao em si mesma, mas o seu excesso. Retrata a situao do funcionrio que exige tributo ou contribuio social que sabe (dolo direto) ou

deveria saber (dolo eventual) indevido, ou, quando devido, emprega na cobrana meio vexatrio ou gravoso, que a lei no autoriza. CORRUPAO PASSIVA Solicitar (pedir ou requerer) ou receber (aceitar em pagamento ou simplesmente aceitar algo) para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo, ou antes de assumila, mas em razo dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa (consentir em receber ddiva futura) de tal vantagem (qualquer lucro ou benefcio ilcito, ou seja, contrrio ao direito). Sujeito ativo: somente o funcionrio pblico. Sujeito passivo: o Estado. Secundariamente, a entidade de direito pblico ou outra pessoa prejudicada. Objeto jurdico: a Administrao Pblica. Objeto material: a vantagem indevida. Elemento subjetivo do tipo: o dolo. Espcies: Prpria: quando o funcionrio solicita, recebe ou aceita promessa de vantagem indevida para a prtica de ato ilcito, contrrio aos deveres funcionais. Imprpria: quando a prtica se refere a ato lcito, inerente aos deveres impostos pelo cargo ou funo. Antecedente: a retribuio pedida ou aceita antes da realizao do ato. Subsequente: a retribuio pedida ou aceita somente aps o cumprimento do ato. Classificao: prprio, formal (basta pedir, aceitar), de forma livre, comissivo, instantneo, unissubjetivo, unissubsistente ou plurissubsistente, conforme o caso. Momento consumativo: quando houver a prtica de qualquer das condutas tpicas, independentemente de efetivo prejuzo para a Administrao. Tentativa: admissvel na forma plurissubsistente. H entendimento contrrio. A modalidade receber implica num delito necessariamente bilateral, ou seja, demanda a presena de um corruptor (autor de corrupo ativa), para que o corrupto tambm seja punido. Particularidades: Aplica-se o princpio da insignificncia, como no caso de pequenos mimos ou lembranas, destinados, normalmente, em datas comemorativas. A vantagem oferecida deve ser idnea e verossmil. Prevaricao Art. 319 Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio ou pratic-lo contra disposio expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento.

Sujeito ativo: somente o funcionrio pblico Sujeito passivo: o Estado. Secundariamente, a entidade de direito pblico ou a pessoa prejudicada. Objeto jurdico: a Administrao Pblica. Objeto material: o ato de ofcio. Elemento subjetivo do tipo: o dolo. Elemento subjetivo do tipo especfico: a vontade de "satisfazer interesse" ou "sentimento pessoal". Classificao: prprio, formal, de forma livre, comissivo (retardar e praticar) ou omissivo (igualmente, retardar, que pode ter a forma de absteno, e deixar de praticar), instantneo, unissubjetivo, unissubsistente ou plurissubsistente, conforme o caso. Tentativa: admissvel, na forma plurissubsistente, que s pode ser comissiva. Momento consumativo: quando houver a prtica de qualquer das condutas, independentemente de efetivo prejuzo para a Administrao.

Condescendncia criminosa Art. 320 Deixar o funcionrio, por indulgncia (tolerncia ou benevolncia), de responsabilizar subordinado que cometeu infrao no exerccio do cargo ou, quando lhe falte competncia, no levar o fato ao conhecimento da autoridade competente. Somente agente deste crime o funcionrio que tem competncia para punir outro ou, pelo menos, que seja superior hierrquico, com o dever de comunicar a falta de quem de direito. Sujeito ativo: somente o funcionrio pblico. Sujeito passivo: o Estado. Objeto jurdico: a Administrao Pblica. Objeto material: a infrao no punida ou no comunicada. Elemento subjetivo do tipo: o dolo. Elemento subjetivo do tipo especfico: a vontade de ser indulgente com relao a falta de terceiro, implcita no tipo. Classificao: prprio, formal, de forma livre, omissivo, instantneo, unissubjetivo, unissubsistente. Tentativa: no admissvel. Momento consumativo: quando houver a prtica da omisso descrita no tipo, independentemente de efetivo prejuzo para a Administrao. Particularidades: Para que haja o crime, no necessrio que o subordinado seja punido por seu ato, nem tampouco que o superior seja obrigado a puni-lo. O que se leva em conta o dever funcional do superior de apurar a responsabilidade do subordinado pela infrao, em tese, que praticou no exerccio do cargo. O conivente pode ser co-autor do delito ocultado.

FUNCIONARIO PUBLICO ART. 327 Norma explicativa: Considera-se funcionrio pblico, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remunerao, exerce cargo, emprego ou funo pblica (caput). Considera-se equiparado, para os mesmos fins, aquele que exerce cargo, emprego ou funo em entidade paraestatal, e quem trabalha para empresa prestadora de servio contratada ou conveniada para a execuo de atividade tpica da administrao pblica ( 1). Resistncia art. 329 Sujeito ativo: Qualquer pessoa, inclusive o funcionrio pblico. Sujeito passivo: o Estado. Secundariamente, o funcionrio ou outra pessoa que sofreu a violncia ou ameaa. Esta outra pessoa deve estar acompanhada do funcionrio pblico encarregado da realizao do ato legal, a quem prestou auxlio. Objeto jurdico: a Administrao Pblica, levando-se em conta seu interesse patrimonial e moral. Objeto material: A pessoa agredida ou ameaada. Elementos objetivos do tipo: opor-se execuo de ato legal mediante violncia ou ameaa a funcionrio competente para execut-lo ou a quem lhe esteja prestando auxlio. Elemento subjetivo do tipo especfico: a vontade de no permitir a realizao do ato legal. Elemento subjetivo do crime: o dolo. Classificao: comum, formal, de forma livre, comissivo, instantneo, unissubjetivo, plurissubsistente. Tentativa: admissvel. Momento consumativo: quando houver a prtica da resistncia ativa, independentemente de efetivo prejuzo material para a Administrao. Particularidades: a) o tipo penal no exige seja a ameaa grave, embora deva ser a promessa de causar um mal injusto. Ameaar o uso de um direito no configura o delito. A violncia ou ameaa deve ser dirigida contra a pessoa do funcionrio e no contra coisas. Ofensas no so ameaas, podendo ensejar a configurao de desacato; b) deve-se diferenciar a resistncia ativa (vis corporalis ou vis compulsiva) e resistncia passiva (vis civilis). A ativa consiste no emprego da violncia ou ameaa contra a pessoa do funcionrio pblico; a passiva a oposio sem ataque ou agresso por parte da pessoa, como fazer corpo mole para no ser preso ou esconder as mos, para no se deixar algemar; c) a vtima deve ser funcionrio competente para executar o ato. Se um oficial de justia vinculado a uma Vara de Famlia pretende efetuar uma penhora, referente a mandado de Vara Cvel, evidente que no competente para o ato. Desobedincia art. 330 Desobedecer a ordem legal (comando lcito) de funcionrio pblico. Exige-se conhecimento direto (na presena de quem emite o comando).

Sujeito ativo: Qualquer pessoa, inclusive o funcionrio pblico. Para esta ltima hiptese, indispensvel que ele no esteja no exerccio da sua funo e a ordem no guarde relao com ela. Deve, assim, agir como particular, pois, do contrrio, pode caracterizar prevaricao. Sujeito passivo: o Estado. Objeto jurdico: a Administrao Pblica, levando-se em conta seu interesse patrimonial e moral. Objeto material: a ordem dada. Elemento subjetivo: dolo. Tentativa: admissvel, na forma plurissubsistente. Momento consumativo: quando houver a desobedincia, independentemente de efetivo prejuzo para o Estado. Classificao: comum, formal, de forma livre, comissivo ou omissivo, conforme o caso concreto, instantneo, unissubjetivo, unissubsistente ou plurissubsistente, conforme o caso. Desacato art. 331 Desacatar (desprezar, faltar com o respeito, humilhar) funcionrio pblico no exerccio da funo ou em razo dela (a ofensa deve ser dirigida ao funcionrio que esteja exercendo suas atividades, ou, ainda que ausente delas, tenha o autor levado em considerao a funo pblica). Implica qualquer palavra grosseira ou agresses fsicas. Simples reclamao ou desabafo no configura o crime. Sujeito ativo: Qualquer pessoa, inclusive o funcionrio pblico. Sujeito passivo: O Estado. Secundariamente, o funcionrio pblico desprezado. Objeto jurdico: a Administrao Pblica. Objeto material: O funcionrio pblico, mas tambm a sua honra. Elemento subjetivo do tipo: o dolo Elemento subjetivo do tipo especfico: a vontade especfica de desprestigiar a funo pblica (majoritria). Classificao: comum, formal, de forma livre, comissivo, instantneo, unissubjetivo, unissubsistente ou plurissubsistente, conforme o caso. Tentativa: admissvel na forma plurissubsistente. Momento consumativo: quando houver o desacato, independentemente de prejuzo material para a administrao. No indispensvel que o funcionrio se sinta atingido pelas ofensas ou agresses. Particularidades: a) o funcionrio deve estar presente no momento do desacato; b) no haver o delito se o funcionrio provocar a ofensa; c) irrelevante que o funcionrio demonstre desinteresse pelo ato ofensivo proferido pelo agressor, ocorrendo, pois, o delito, ainda que haja pedido de desculpas posterior; d) tratando-se de crime de ao penal pblica, no cabe a retratao. Corrupo Ativa Art. 333

Oferecer (propor ou apresentar para que seja aceito) ou prometer (obrigar-se a dar algo a algum) vantagem indevida a funcionrio pblico, para determin-lo (prescrev-lo) a praticar (executar ou levar a efeito), omitir (no fazer) ou retardar (atrasar) ato de ofcio (ato inerente s atividades do funcionrio). Sujeito ativo: qualquer pessoa, inclusive o funcionrio pblico, se despido desta qualidade. Sujeito passivo: o Estado. Objeto jurdico: a Administrao Pblica. Objeto material: a vantagem. Elemento subjetivo do tipo: o dolo. Elemento subjetivo do tipo especfico: a vontade de fazer o funcionrio praticar, omitir ou retardar ato de ofcio. Classificao: comum, formal, de forma livre, comissivo, instantneo, unissubjetivo, unissubsistente ou plurissubsistente, conforme o caso. Momento consumativo: quando houver a prtica de qualquer das condutas tpicas, independentemente de efetivo prejuzo para a Administrao. Tentativa: admissvel na forma plurissubsistente. Particularidades:

Carteirada pode ensejar o crime de trfico de influncia, mas no ser corrupo O delito no bilateral, logo, no exigida a corrupo passiva. No haver crime se a oferta ou promessa tem o fim de impedir ou retardar medida ou No haver o crime se o agente pedir para o funcionrio dar um jeitinho ou quebrar o atpica a conduta de quem oferece ou promete vantagem aps ter o funcionrio Se o ato no da competncia do funcionrio a quem oferecida ou prometida a

ativa;

ato ilegal.

galho, desde que no haja a oferta explcita de vantagem indevida.

praticado, omitido ou retardado o ato.

vantagem, poder-se- identificar outro crime, no, porm, o de corrupo ativa.

Contrabando ou descaminho Art. 334 Importar mercadoria, proibida), configurando o contrabando prprio, ou iludir (enganar, frustrar) no todo ou em parte, o pagamento de imposto ou direito (outros pagamentos necessrios para importao ou exportao de mercadorias) ou devido pela entrada, pela sada ou pelo consumo, de mercadoria, aperfeioando o contrabando imprprio. Equipara-se s atividades comerciais, para os efeitos do art. 334, qualquer forma de comrcio irregular ou clandestino de mercadorias estrangeiras, inclusive o exercido em residncias. Sujeito ativo: qualquer pessoa, inclusive o funcionrio pblico, que pode ser co-autor ou partcipe deste crime. Se o funcionrio infringir o dever funcional de evitar o delito em questo,

responder pelo crime previsto no art. 318. Pode haver o crime de quadrilha ou bando, em concurso material. Sujeito passivo: o Estado. Objeto jurdico: a Administrao Pblica. Objeto material: a mercadoria o direito ou o imposto devido. Elemento subjetivo do tipo: o dolo. Nas formas vender, expor venda, manter em depsito ou utilizar em proveito prprio ou alheio mercadoria estrangeira que sabe ser produto de introduo clandestina ou importao fraudulenta, exige-se o dolo direto. Tentativa: admissvel, na forma plurissubsistente. Momento consumativo: quando houver a prtica da conduta prevista no tipo, podendo inexistir resultado naturalstico (delito formal) ou concretizar-se efetivo prejuzo (crime material). Figura qualificada: aplica-se a pena em dobro, se o contrabando ou descaminho praticado em transporte areo ( 3). Fatos assimilados a contrabando ou descaminho ( 1):

prtica de navegao de cabotagem fora dos casos permitidos em lei (a) essa

espcie de navegao para o transporte de mercadorias privativa de navios nacionais, exceto em casos de necessidade pblica. Trata-se, assim, de norma penal em branco;

prtica de fato assimilado, em lei especial, ao contrabando ou descaminho (b) por

vezes, a lei equipara ao contrabando ou descaminho outros fatos, como, por exemplo, a sada de mercadorias da Zona Franca de Manaus, sem autorizao legal, vale dizer, sem o pagamento de tributos quando o valor excede a cota que cada viajante pode livremente trazer (art. 39 do Decreto-lei n 288/67);

vender, expor venda, manter em depsito ou, de qualquer forma, utilizar em proveito estrangeira que introduziu clandestinamente no pas, ou importar

prprio ou alheio, no exerccio de atividade comercial ou industrial, mercadoria de procedncia fraudulentamente ou que sabe ser produto de introduo clandestina no territrio nacional ou de importao fraudulenta por parte de outrem. Aqui, o objeto a mercadoria estrangeira. Na primeira hiptese a conduta praticada pelo prprio agente. Na conduta sabe ser produto, trata-se de caso especial de receptao dolosa (dolo direto e no eventual), diante da cincia inequvoca da origem clandestina ou fraudulenta. O fato deve ocorrer no exerccio de atividade comercial ou industrial (c).

a quarta modalidade (d) a conduta de quem adquire, recebe ou oculta, em proveito

prprio ou alheio, no exerccio de atividade comercial ou industrial, mercadoria de procedncia estrangeira, desacompanhada de documentao legal ou acompanhada de documentos que sabe serem falsos. Particularidades: a) pode-se aplicar o princpio da insignificncia, no caso da entrada, no territrio nacional, de mercadoria proibida em quantidade nfima ou o no pagamento de pequena parcela do imposto devido, passveis de punio fiscal, mas no penal; b) a competncia da Justia Federal, como regra;

c) na introduo clandestina, a mercadoria ingressa no pas sem passar pela zona alfandegria. Na importao fraudulenta, o agente traz a mercadoria ao pas, atravs da zona alfandegria, mas liberando-a sem o pagamento dos impostos devidos. d) Extino da punibilidade: Smula 560 do STF: A extino da punibilidade, pelo pagamento do tributo devido, estende-se ao crime de contrabando ou descaminho, por fora do art. 18, 2, do Decreto-lei n 157/67.

Denunciao caluniosa art. 339 Dar causa direta ou indiretamente (atravs de terceiro) por qualquer meio (palavras, gestos, escritos) idneo instaurao de investigao policial (ainda que no instaurado inqurito policial), processo judicial, investigao administrativa (sindicncias e processos administrativos de toda ordem), inqurito civil ou ao de improbidade administrativa contra algum, imputando-lhe, de que o sabe inocente. Sujeito ativo: Qualquer pessoa. Sujeito passivo: o Estado. Secundariamente, a pessoa prejudicada pela falsa informao. Objeto jurdico: a Administrao da Justia, como tambm a liberdade e a honra daquele que poder ser objeto de investigao ou acusado de crime que no praticou. Compete Justia Federal julgar a denunciao caluniosa, quando o delito falsamente imputado for por ela apurado ou quando o servidor federal foi acusado da prtica de crime funcional. Elemento subjetivo do tipo especfico: a vontade de induzir em erro o aplicador da lei. Elemento subjetivo do crime: o dolo (somente em sua forma direta). Classificao: comum, formal, de forma livre, comissivo, instantneo, unissubjetivo, plurissubsistente. Tentativa: admissvel. Momento consumativo: quando houver a instaurao da investigao, processo, inqurito ou ao, ainda que inocorra prejuzo efetivo para o Estado ou o denunciado. Particularidades: a) Cometem este crime o delegado de polcia que instaura inqurito contra algum, sabendo-o inocente, como tambm o juiz que, tendo notcia de que determinada pessoa inocente, ainda assim, requisita a instaurao de inqurito policial; b) haver concurso formal na denunciao falsa contra vrias pessoas ou concurso material, quando o agente efetuar vrias denncias; c) imprescindvel, para que se julgue corretamente o crime em questo, o trmino da investigao instaurada para apurar a infrao penal imputada, bem como a ao civil ou penal, cuja finalidade a mesma, a fim de se evitar flagrantes injustias; d) o elemento do tipo algum demonstra, nitidamente, tratar-se de pessoa certa, no se podendo cometer o delito ao indicar apenas a materialidade do crime e as vrias possibilidades de suspeitos. e) se a pessoa denunciada for absolvida ou estiver extinta a sua punibilidade, no haver o crime, uma vez que havia possibilidade concreta de ao da autoridade policial ou judiciria, justamente pela existncia de fato tpico, embora no seja ilcito, culpvel, ou punvel. f) em relao a advogado, a jurisprudncia majoritria indica que no comete o delito de denunciao caluniosa quando o profissional, recebendo informes ou a incumbncia de cliente, limita-se a requerer a providncia penal em nome do mesmo, atividade normal de sua profisso e no criminosa, inexistindo, assim, justa causa para a ao penal pelo

crime, salvo quando demonstrado quem foi sua a idia de lanar as aleivosias, ou que, ciente das inverdades, aderiu divulgao delas, e assim, de forma consciente, deu causa instaurao da investigao policial (TJSP RT 771/588), respondendo como autor o coautor do crime. Distino: a) a falsa imputao sem a inteno de provocar a instaurao prevista no tipo, constitui calnia. b) a distino entre este crime e o de comunicao falsa de crime ou contraveno (art. 340), est em que, neste ltimo, no h acusao contra pessoa alguma, ao passo que, no primeiro, acusa-se pessoa determinada e certa. c) no crime de auto-acusao falsa (art. 341), o denunciado no pessoa diversa do denunciante, mas ele prprio. Comunicao falsa de crime ou de contraveno art. 340 Provocar (dar causa, gerar ou proporcionar) a ao da autoridade (delegado, promotor, juiz, corregedor ou autoridades administrativas) comunicando-lhe (transmitindo-lhe, fazendo saber) a ocorrncia de crime ou de contraveno que sabe no se ter verificado Sujeito ativo: Qualquer pessoa, inclusive o funcionrio pblico, no exerccio de suas funes.. Sujeito passivo: o Estado. Objeto jurdico: a Administrao da Justia. Objeto material: a ao da autoridade. Tentativa: admissvel, na forma plurissubsistente. Momento consumativo: no instante em que a autoridade, e virtude da falsa comunicao do crime ou da contraveno, inicia qualquer ao ou investigao preliminar, independentemente da instaurao formal de qualquer dos procedimentos a cargo das autoridades pblicas competentes. Classificao: comum, formal, de forma livre, comissivo, instantneo, unissubjetivo, plurissubsistente. Particularidades: a) entende-se haver tentativa inidnea (art. 17, CP), quando o agente, agindo com a inteno de provocar inutilmente a ao da autoridade, comunicando-lhe infrao penal inexistente, terminar por fazer com que a autoridade policial ou judiciria encontre subsdios concretos de cometimento de um outro crime. Diga-se o mesmo se no h mais possibilidade de ao da autoridade (anistia, abolio do crime, prescrio, etc.). b) o crime em tela distingue-se da denunciao caluniosa, pois, neste, acusa-se pessoa determinada e certa. c) responde pelo crime de apropriao indbita o funcionrio que, para ficar com o dinheiro que recebera em benefcio do patro, afirma ter sofrido uma assalto, levando o pseudo fato ao conhecimento da Polcia para manter a posse daquele (RT 536/337).

Exerccio arbitrrio das prprias razes art. 345 Fazer justia pelas prprias mos (obter, pelo prprio esforo, algo que se considere justo ou correto) para satisfazer pretenso (h de ser interesse que possa ser satisfeito em juzo,), embora legtima, salvo quando a lei permite. Sujeito ativo: qualquer pessoa.

Sujeito passivo: o Estado. Secundariamente, a pessoa contra qual se volta o agente. Objeto jurdico: a Administrao da justia. Objeto material: a coisa ou pessoa que sofre a conduta tpica. Elemento subjetivo do tipo: o dolo. Elemento subjetivo do tipo especfico: a finalidade de satisfazer qualquer espcie de satisfao. Classificao: comum, material (exige que o agente satisfaa a sua pretenso); h quem entenda ser formal, ou seja, basta a conduta, ainda que o resultado no seja alcanado, de forma livre, comissivo, instantneo, unissubjetivo, plurissubsistente. Momento consumativo: o crime consuma-se com a satisfao da pretenso. Tentativa: admissvel. Particularidades: a) crime de ao penal pblica ou privada, conforme o caso concreto. Inexistindo violncia, deixa o Estado a ao penal sob a iniciativa exclusiva da parte ofendida. Porm, quando o agente empregar atos violentos, torna-se pblico o interesse, habilitando o Ministrio Publico a agir (pargrafo nico).

Вам также может понравиться