Вы находитесь на странице: 1из 33

CONTABILIDADE BANCRIA

Antnio Maria Henri Beyle de Arajo

CONCEITO

Sistema de informao e avaliao destinado a prover seus usurios com demonstraes e anlises de natureza econmica, financeira, fsica e de produtividade com relao entidade objeto de estudo.

CONCEITO

Sistema de Informao - conjunto articulado de dados, tcnicas de acumulao, ajuste e edio de relatrios. Usurio - toda pessoa fsica ou jurdica com interesse na avaliao da situao ou do progresso de determinada entidade. Usurio interno - administrao, empregado. Usurio externo - acionistas, emprestadores de recursos, credores em geral, investidores, governo.

CONCEITO
Anlise econmica capital, patrimnio, receitas e despesas. Anlise financeira - fluxo de caixa e capital de giro. Anlise fsica - estoques, n de aes. Anlise de produtividade - lucro por ao, depsitos por cliente, custo por produto.

OBJETO DE ESTUDO DA CONTABILIDADE


O Patrimnio, entendido como o conjunto de bens, direitos e obrigaes de uma entidade. Aspectos: qualitativo (tipo de item que compe o patrimnio: caixa, estoques, contas a pagar) e quantitativo (mensurao dos itens que compem o patrimnio).

FINALIDADE DA CONTABILIDADE

A Contabilidade tem por fim registrar os fatos patrimoniais e produzir informaes que possam permitir ao titular do patrimnio, o planejamento, o controle e a anlise de suas aes.

Tomada de decises

CAMPOS DE ATUAO
A contabilidade aplicada a pessoas fsicas e jurdicas, pblicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos. Utilidade: gerenciamento das atividades de uma empresa, concesso de emprstimos pelos bancos, cobrana de impostos pelo Governo, prestao de contas sociedade, anlise de investimentos, matria-prima para fiscalizao de rgos pblicos.

As Quatro Principais Atividades de uma Empresa Atividades de uma Empresa Objetivos e Estratgias

Investimentos

Financiamentos

Operaes

Estrutura dos conceitos contbeis


POSTULADOS CONTBEIS

PRINCPIOS E CONVENES CONTBEIS

NORMAS LEGAIS

PROCEDIMENTOS CONTBEIS

TCNICAS CONTBEIS

Escriturao - registro em livros prprios de todos os fatos que influem na composio do patrimnio. Mtodo das partidas dobradas Plano de contas Livros utilizados - dirio, razo, caixa. Lanamento Legislao societria Princpios e convenes contbeis

TCNICAS CONTBEIS

Elaborao de demonstraes contbeis - permite que se tenha uma viso abrangente e consolidada da situao patrimonial da entidade.

Balano Patrimonial Demonstrao do Resultado do Exerccio Demonstrao dos Fluxos de Caixa Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido Demonstrao de Lucros e Prejuzos Acumulados Demonstrao do Valor Adicionado

TCNICAS CONTBEIS
Auditoria Contbil - tcnica de avaliao da qualidade e confiabilidade dos registros contbeis. Anlise de Balano - tcnica utilizada para avaliar a situao do patrimnio sob os mais variados aspectos, tais como: capacidade financeira, desempenho operacional, capacidade de sobrevivncia da empresa, possibilidades de expanso e desenvolvimento.

O PROCESSO CONTBIL
I) Fatos contbeis - alteram a situao do patrimnio em termos qualitativos ou quantitativos II) Escriturao - registro em livros III) Apurao de resultado - processo de medio do resultado das atividades da entidade (lucro/prejuzo) IV) Demonstraes Contbeis - relatrios finais divulgados aos usurios.

O O Processo Contbil sso Contbil


Eventos e Transaes

Demonstraes Contbeis

Lanamentos no Dirio

Correes e ajustes Preparao do Balancete Transcrio dos valores para o Razo

Contabilidade como um Sistema de Informao Ccomo um Sistema de Informao

Divulgao
Anlise Registro

Identificao e captura

DEMONSTRAES CONTBEIS

Balano patrimonial - apresenta a posio financeira e patrimonial da empresa em uma determinada data, representando uma posio esttica. uma espcie de fotografia da empresa em uma determinada data, pois apresenta os saldos das contas no final do exerccio social.

DEMONSTRAES CONTBEIS
A estrutura do balano patrimonial contempla os bens, direitos e obrigaes. O balano formada pelo Ativo (bens e direitos), Passivo (obrigaes) e Patrimnio Lquido (diferena entre o Ativo e o Passivo).

Ativo:

Bens e direitos Aplicao/uso dos recursos Dispostos em ordem decrescente de liquidez Caractersticas: propriedade/controle da empresa, representa benefcios presentes e futuros, mensurvel monetariamente Saldo devedor

Passivo: Obrigaes Origem/fonte dos recursos Dispostos em ordem decrescente de exigibilidade Divide-se em capital prprio (noexigvel) e capital de terceiros (exigvel) Saldo credor

BALANO PATRIMONIAL
Prof. Jos Carlos Marion - Contabilidade Bsica - Ed. Atlas

IDENTIFICAO Representao Grfica


Balano Patrimonial Ativo Passivo e PL Bens
Mquinas Veculos Estoque Dinheiro

Obrigaes
Fornecedores Salrios a Pagar Emprstimos Bancrios Impostos a Pagar

Direitos
Ttulos a receber Depsitos em Bancos

Patrimnio Lquido
Capital Subscrito Integralizado

Lado Esquerdo

Lado direito

BALANO PATRIMONIAL
Prof. Jos Carlos Marion - Contabilidade Bsica - Ed. Atlas

Explicao da Expresso Balano Patrimonial Equilbrio: ATIVO = PASSIVO + PL

Ativo

Passivo e PL

ORIGENS = APLICAES

DEMONSTRAES CONTBEIS
Exerccio social:

As demonstraes contbeis sero elaboradas ao fim de cada exerccio social (procedimentos: apurao de resultado e elaborao de todos os ajustes necessrios demonstrao da real situao econmico-financeira da entidade). O exerccio social ter durao de um ano e a data do trmino especificada no estatuto da empresa. No necessariamente coincide com o ano civil. CVM e Banco Central: balanos semestrais.

BALANO PATRIMONIAL
Ativo
Circulante Bens e direitos cuja converso em dinheiro ocorrer at o trmino do exerccio social seguinte. No Circulante Realizvel a Longo Prazo Direitos realizveis aps o trmino do exerccio seguinte, assim como os derivados de vendas, adiantamentos ou emprstimos a sociedades coligadas ou controladas, diretores, acionistas ou participantes no lucro da companhia, que no constiturem negcios usuais na explorao do objeto da companhia. Investimento as participaes permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, no classificveis no ativo circulante, e que no se destinem manuteno da atividade da companhia ou da empresa. Imobilizado os direitos que tenham por objeto bens corpreos destinados manuteno das atividades da companhia ou da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operaes que transfiram companhia os benefcios, riscos e controle desses bens. Intangvel os direitos que tenham por objeto bens incorpreos destinados manuteno da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comrcio adquirido.

Passivo e Patrimnio Lquido


Circulante Obrigaes exigveis no exerccio social seguinte. No Circulante Exigvel a Longo Prazo Obrigaes exigveis que sero liquidadas aps o trmino do exerccio social seguinte - dvidas a longo prazo. Patrimnio Lquido So recursos dos proprietrios aplicados na empresa. Os recursos significam o capital mais o seu rendimento lucros e reservas. Se houver prejuzo, o total dos investimentos dos proprietrios ser reduzido.

DEMONSTRAES CONTBEIS

Demonstrao do Resultado do Exerccio (DRE) - Representa como se deu a formao do resultado da empresa no perodo (lucro ou prejuzo), atravs da confrontao das receitas e despesas. Dever ser apresentada de forma dedutiva, ou seja, partindo-se das receitas de vendas, deduzindo-se custos e despesas at se chegar ao lucro ou prejuzo do perodo.

DEMONSTRAES CONTBEIS

A receita corresponde, em geral, a vendas de mercadorias ou prestao de servios. Apresenta-se no balano na forma de entrada de caixa ( vista) ou de direitos a receber (a prazo). Receita de vendas, receita de aluguel, receita de juros, receita de servios. A receita aumenta o Ativo ou diminui o Passivo ao mesmo tempo em que aumenta o PL.

DEMONSTRAES CONTBEIS

A despesa todo consumo de bens ou servios com o objetivo de obteno de receita. Apresenta-se no balano na forma de sada de caixa ( vista) ou de aumento de passivos (a prazo). A despesa pode originar-se tambm de outras redues de ativos, como o caso da depreciao das mquinas.

DEMONSTRAES CONTBEIS
Despesas de impostos, despesas com salrios, despesas de gua, luz e telefone, despesas de seguros, despesas de material de expediente, etc. A despesa diminui o Ativo ou aumenta o Passivo ao mesmo tempo em que reduz o PL.

DEMONSTRAES CONTBEIS
As receitas e despesas constantes da DRE devem obedecer ao regime de competncia (em funo da ocorrncia do fato gerador, independentemente de seus reflexos no caixa). Uma venda de mercadorias a prazo, por exemplo, contabilizada como receita no momento da entrega da mercadoria.

DEMONSTRAO DO RESULTADO DO EXERCCIO


Prof. Jos Carlos Marion - Contabilidade Bsica - Ed. Atlas

(-) = (-) = (-) = (-) + = (-) =

Receitas Bruta Dedues da Receita Receita Lquida Custos das Vendas Lucro Bruto Despesas Operacionais Lucro Operacional Despesas no Operacionais Receitas no Operacionais Lucro Antes do Imposto de Renda (LAIR) Proviso para Imposto de Renda Lucro Depois do Imposto de Renda

DEMONSTRAES CONTBEIS

A Demonstrao de Resultado do Exerccio dever apresentar tambm o lucro lquido por ao (lucro lquido dividido pelo total de aes da empresa). O lucro ou prejuzo apurado na DRE representa o lucro dos acionistas, pois, alm dos itens normais, j so deduzidas as despesas com IR e as participaes no lucro a outros que no os acionistas (empregados, administradores, etc). Assim, o lucro lquido apresentado o valor final a ser adicionado ao patrimnio lquido da empresa que, em ltima anlise, pertence aos acionistas e que pode ser distribudo sob a forma de dividendo.

DEMONSTRAES CONTBEIS
Demonstrao de Lucros ou Prejuzos Acumulados - evidencia o lucro apurado no exerccio e a sua destinao. Destinao do lucro - constituio de reservas, distribuio de dividendos, incorporao futura ao capital.

DEMONSTRAES CONTBEIS

Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido - mostra as variaes ocorridas nas contas do Patrimnio Lquido. Patrimnio Lquido - parcela do patrimnio da empresa que pertence aos acionistas. Diferena entre Ativo e Passivo. Riqueza lquida do acionista. Capital prprio. Capital Social, lucros acumulados, reservas de lucros, reservas de capital, ajustes a valor de mercado, aes em tesouraria.

DEMONSTRAES CONTBEIS

Demonstrao dos Fluxos de Caixa apresenta as alteraes ocorridas, durante o exerccio, no saldo de caixa e equivalentes de caixa, segregando-se essas alteraes em, no mnimo, 3 (trs) fluxos: das operaes; dos financiamentos; e dos investimentos.

DEMONSTRAES CONTBEIS

Demonstrao do Valor Acionado apresenta o valor da riqueza gerada pela companhia e a sua distribuio entre os elementos que contriburam para a gerao dessa riqueza, tais como empregados, financiadores, acionistas, governo e outros, bem como a parcela da riqueza no distribuda.

Вам также может понравиться