Вы находитесь на странице: 1из 53

Segurana Elctrica em

Hospitais Clnicas privadas Centros mdicos e dentrios Centros de tratamento

CEI 60364-7-710:Nov-2002

SEGEM

Segurana em Hospitais
Norma Internacional para locais de uso mdico: IEC 60364-7-710

Classificao dos locais mdicos Fontes de alimentao normal Sistema IT nos locais do Grupo 2 Centrais de emergncia com comutao automtica Localizao de defeitos de isolamento em sistemas IT

HJJRS

SEGEM

Porqu a Mxima Segurana?


A capacidade do paciente de reagir normalmente a possveis riscos reduzida ou nula. A resistncia elctrica da pele diminuda pela insero de cateteres e similares em orifcios naturais ou artificiais.
O msculo cardaco altamente sensvel a correntes elctricas (correntes > 10A). As funes do corpo so temporria ou permanentemente assistidas ou substitudas por dispositivos mdicos elctricos. H possibilidade de incndio e risco de exploso devido existncia de anestsicos, produtos de desinfeco ou agentes de limpeza.
HJJRS

SEGEM

Porqu a Mxima Segurana?


As interferncias electromagnticas a partir, por exemplo, da rede elctrica, podem expor os pacientes a riscos ou influenciar o funcionamento dos dispositivos de electromedicina. As cirurgias no podem ser interrompidas ou repetidas. Os cuidados intensivos requerem a aplicao simultnea de vrios dispositivos mdicos elctricos. As correntes de fuga existentes podem alcanar valores significativos e perigosos. O registo de dados dos pacientes de longa durao perdem-se em caso de falha de energia.

HJJRS

SEGEM

RTIEBT -Portaria n. 949-A/2006 de 11 de Setembro


801.2.4.2 Regras aplicveis aos locais de uso mdico. 801.2.4.2.0 Definies.

Local de uso mdico. Local onde so utilizados equipamentos de electromedicina.


Procedimento intracardaco. Procedimento no qual um condutor elctrico, acessvel do exterior do doente, introduzido no corao desse doente ou susceptvel de entrar em contacto com o seu corao.

HJJRS

SEGEM

Definies
Volume afecto ao doente. Volume definido em redor do local destinado ao doente e no qual um contacto (intencional ou no) se possa produzir entre o doente e um equipamento de electromedicina ou entre o doente e outras pessoas que estejam em contacto com esses equipamentos.

Zona de risco. Volume no qual so susceptveis de estar presentes, de forma temporria ou contnua, quantidades, ainda que fracas, de misturas explosivas.

HJJRS

SEGEM

Definies

HJJRS

SEGEM

Medidas de Proteco Contra os Choques Elctricos Nos Locais de Uso Mdico


1 Medida P1Corte automtico da alimentao. 1.1 Quando for utilizada a medida de proteco por corte automtico da alimentao, esta deve ser realizada de acordo com as regras indicadas nas seces 413.1, 481.3 e 531, tomando para a tenso limite convencional UL o valor de 25 V.
1.2 Quando a instalao for realizada segundo o esquema TN, o condutor de proteco deve ser sempre distinto do condutor neutro (esquema TN-S). 2 Medida P2 Ligao equipotencial suplementar. 2.1 Em todos os locais de uso mdico com riscos particulares (veja-se o Anexo IV) deve ser realizada uma ligao equipotencial suplementar, com condutores isolados, de acordo com as regras indicadas na seco 413.1.6.

HJJRS

SEGEM

Medidas de Proteco Contra os Choques Elctricos Nos Locais de Uso Mdico

3 Medida P3 Limitao da tenso de contacto. Nos locais em que sejam utilizados equipamentos para procedimentos intracardacos, devem ser adoptadas medidas para limitar a 50 mV a tenso de contacto susceptvel de aparecer em servio normal (incluindo a tenso de contacto relativa ao primeiro defeito de isolamento) entre dois quaisquer elementos simultaneamente acessveis localizados no volume afecto ao doente (veja-se 801.2.4.2.0).

4Medida P4Utilizao de dispositivos diferenciais de alta sensibilidade. Quando for utilizada a medida de proteco por recurso a dispositivos diferenciais de alta sensibilidade, todos os circuitos que alimentem tomadas de corrente estipula da no superior a 32 A devem ser protegidos por dispositivos de In 30 mA.

HJJRS

SEGEM

Medidas de Proteco Contra os Choques Elctricos Nos Locais de Uso Mdico


5Medida P5Esquema IT mdico. 5.1 A alimentao de energia elctrica nas salas de operaes, nas salas de anestesia anexas e nas salas de cateterismo cardaco deve ser feita por meio de um ou mais transformadores de separao (veja-se 552), com excepo das alimentaes dos equipamentos indicados nas alneas d) e e) da seco 801.2.4.2.2. Deve, ainda, ser garantido que todos os equipamentos a utilizar em cada doente sejam alimentados pelo mesmo transformador. Estes transformadores no devem ser utilizados para outras alimentaes.

6Medida P6 Separao elctrica individual. Quando for utilizada a medida de proteco por separao elctrica, o transformador deve ser apropriado a este tipo de instalao e alimentar um nico aparelho de utilizao (veja-se 413.5.2). A tenso estipulada do circuito secundrio do transformador no deve ser superior a 250 V.

HJJRS

SEGEM

10

Medidas de Proteco Contra os Choques Elctricos Nos Locais de Uso Mdico


7Medida P7Tenso reduzida de segurana mdica. Quando for utilizada a medida de proteco por tenso reduzida de segurana (veja-se 411.1), a fonte de segurana deve ser um transformador apropriado a este tipo de instalao. A tenso nominal do circuito secundrio do transformador no deve ser superior a 25 V, em corrente alternada (ou, no caso de rectificao, a 60 V, em corrente contnua lisa).

HJJRS

SEGEM

11

Zonas de Risco nas Salas de Operaes e nas Salas de Anestesia nos Locais de Uso Mdico
1 Insuflao de ar. 2 Suspenso com alimentao elctrica, distribuio de gases, de vcuo e de aspirao, para os aparelhos de electromedicina. 3 Iluminao operatria. 4 Aparelho de electromedicina. 5 Mesa de operao ou suporte do doente. 6 Pedal. 7 Zona de risco. 8 Aparelho de anestesia. 9 Sistema de extraco dos gases de anestesia. 10 Extraco. 11 Parte no protegida e susceptvel de ser deteriorada.

HJJRS

SEGEM

12

Nova Norma desde Nov-2002

HJJRS

SEGEM

13

mbito da CEI 60364-7-710


A CEI 60 364-7-710 aplica-se s instalaes elctricas em locais de uso mdico, de modo a garantir a segurana dos pacientes e pessoal clnico.

NOTA

Pode ser necessrio alterar a instalao elctrica existente, quando ocorrer uma
alterao de utilizao do local.

Devem ser tomados cuidados especiais no caso de procedimentos intracardacos serem realizados nas instalaes existentes.

HJJRS

SEGEM

14

Classificao dos Locais Mdicos

HJJRS

SEGEM

15

Classificao dos locais mdicos


A classificao de um local mdico deve ser feita de acordo com:

o corpo mdico o respectivo organismo de sade o rgo responsvel pela segurana dos trabalhadores, em conformidade com as regulamentaes nacionais.

necessrio que a equipa mdica indique o tipo de procedimentos clnicos que tero lugar no local. Com base na finalidade do local, assim ser atribuda a classificao correspondente. NOTA: A classificao de um local mdico deve estar relacionada com o tipo de contacto entre as peas aplicadas e o paciente, bem como a finalidade para a qual o local destinado.

HJJRS

SEGEM

16

Classificao dos Locais Mdicos

HJJRS

SEGEM

17

Locais do Grupo 0
Caractersticas
Corte da alimentao na situao de um primeiro defeito entre elementos condutores ou terra. Falha da fonte de alimentao normal

Exame e tratamento
A interrupo/repetio pode ser tolerada

Sem aplicao de partes


Locais de consulta, Corredores

Medidas de proteco
De acordo com o CEI 60364-4-410 Proteco adicional por equipotencialidade Fonte de alimentao de iluminao de segurana

HJJRS

SEGEM

18

Locais do Grupo 1
Caractersticas
Desconexo no caso de um nico defeito entre elementos condutores ou terra. Falha da fonte de alimentao normal

Exame e tratamento
A interrupo/repetio pode ser tolerada

Aplicao de partes
Usadas externamente Invasivas de qualquer parte do corpo (excepto o referido em 710.3.7 -> zona cardaca)

Exemplos Locais de fisioterapia ou hidroterapia Locais de dilise

HJJRS

SEGEM

19

Locais do Grupo 1
Medidas de proteco Duplo isolamento Tenso reduzida de segurana TRS Tenso reduzida de proteco - TRP DDRs em sistemas TN-S Sistema IT com monitorizao de isolamento Proteco suplementar: Ligaes equipotenciais Sistema de iluminao de segurana
SEGEM

HJJRS

20

Locais do Grupo 2
Caractersticas
Sem desconexo: No caso de um primeiro defeito entre elementos condutores ou terra No caso de falha da fonte de alimentao normal

Exame e tratamento
Sem interrupo ou repetio

Partes aplicadas
Para procedimentos intracardacos Para tratamento vital

Exemplos Teatros operatrios (preparao, grande cirurgia, tratamento ps-operatrio) Salas de cuidados intensivos Locais de aplicao de cateteres cardacos
HJJRS

SEGEM

21

Locais do Grupo 2
Medidas de proteco Duplo isolamento Tenso reduzida de segurana - TRS Tenso reduzida de proteco TRP DDRs (no utilizados para alimentao de equipamentos vitais) Sistema IT com dispositivo de monitorizao de isolamento para circuitos de alimentao de equipamentos vitais Proteco suplementar: Ligaes equipotenciais Alimentao de segurana: Iluminao de segurana e alimentao de segurana de tomadas, dispositivos, motores e similares. Alimentao especial de segurana para iluminao de mesas de bancos operatrios e alimentao de dispositivos vitais, se necessrio

HJJRS

SEGEM

22

Classificao dos Locais

HJJRS

SEGEM

23

Fontes de Alimentao em Locais Mdicos

HJJRS

SEGEM

24

Esquemas de Ligao Terra


Primeira letra: ligao terra da alimentao T = ligao terra do neutro do sistema I = isolamento ou ligao terra mediante impedncia

Segunda letra: condies de ligao terra das massas

T = massas ligadas a uma terra independente da do neutro N = massas ligadas ao neutro do sistema

HJJRS

SEGEM

25

Esquemas de Ligao Terra


Captulo 710.312.2:

O sistema TN-C no permitido em locais e edifcios mdicos a jusante do quadro de distribuio geral.

HJJRS

SEGEM

26

TN-S em Locais Mdicos


Em circuitos finais do Grupo 1 at 32 A devem ser utilizados DDRs 30 mA (proteco adicional).

Devem ser tomadas precaues para garantir que a utilizao simultnea de vrios

equipamentos ligados ao mesmo circuito no cause disparo intempestivo do


dispositivo de proteco diferencial-residual (DDR).

Em locais mdicos dos Grupos 1 e 2, onde sejam utilizados DDRs, devem ser seleccionados apenas os do tipo A ou B, dependendo do tipo de corrente de defeito resultante.

HJJRS

SEGEM

27

TN-S em Locais Mdicos


DDR do tipo AC, sensvel a correntes alternadas

DDR do tipo A, sensvel CA e correntes contnuas pulsantes

DDR do tipo B, sensvel a CC constantes ou praticamente constantes (lisas) Instantneo ou de uso geral G Tipo S ou selectivo, com atraso

Imunidade garantida contra actuao incorrecta devido a transitrios (at um certo nvel)
HJJRS

SEGEM

28

Sistemas de Alimentao

Instalaes Elctricas em Locais do Grupo 2

HJJRS

SEGEM

29

TN-S em Locais do Grupo 2


Em locais mdicos do Grupo 2, a proteco por corte automtico da alimentao por meio de DDRs 30 mA deve ser utilizada apenas nos circuitos seguintes:

Circuitos de alimentao de mesas operatrias

Circuitos de unidades de Raios X


Circuitos para equipamentos com potncia nominal 5 kVA

Circuitos para equipamento elctrico no-crtico (no-vital)

HJJRS

SEGEM

30

Sistema IT
Em locais mdicos do Grupo 2 , o sistema IT mdico deve ser utilizado para alimentar os

seguintes circuitos:

Equipamento de electromedicina Sistemas de manuteno da vida (sistemas vitais) Aplicaes cirrgicas Outro equipamento elctrico localizado no ambiente do paciente

Equipamento excludo enumerado no ponto 713.413.1.3.

HJJRS

SEGEM

31

Vantagens do Sistema IT
Em sistemas IT No caso de uma falha de isolamento RF apenas flui uma muito baixa corrente capacitiva, Ice. O fusvel no funde!

No caso de um nico defeito fase-massa, o fornecimento de energia garantido, sem interrupo de funcionamento! Alarme indicado por um CPI (controlador permanente de isolamento)

Em sistemas TT ou TN um defeito de isolamento provoca a actuao da proteco: interrupo indesejada da

alimentao!
HJJRS

SEGEM

32

Vantagens do Sistema IT
Em sistemas TN Pode fluir uma corrente elevada Em sistemas IT O sistema IT uma pequena rede local de baixo valor de capacidades de fuga. A corrente de defeito limitada pela impedncia do corpo, a resistncia da terra e a alta impedncia da malha de defeito. O risco para as pessoas e equipamento decorrentes de correntes elevadas vem reduzido!

HJJRS

SEGEM

33

Vantagens do Sistema IT
Em sistemas TN Quando a corrente de defeito IF Ia a proteco no actua. A energia elctrica da corrente de defeito

transformada em energia trmica


Risco de incndio para P 60 W 260mA/230V . Em sistemas IT Flui uma pequena intensidade de corrente limitada pela alta impedncia da malha de defeito. Risco de incndio consideravelmente menor Maior proteco das pessoas e equipamentos
HJJRS

SEGEM

34

Implementao do Sistema IT
O sistema IT alimentado por uma fonte de energia independente, por exemplo: Transformador de isolamento Grupo motor-gerador Bateria de acumuladores Inversor de uma UPS

O sistema IT no tem conexo directa entre os condutores activos e a terra. Todas as massas da instalao elctrica so ligadas terra.

HJJRS

SEGEM

35

Implementao do Sistema IT
Transformadores monofsicos de acordo com a CEI 61 558-2-15 1 ... 10 kVA

Montagem horizontal ou vertical ou instalados em invlucro

Transformadores trifsicos segundo CEI 61 558-2-15 1 ... 10kVA Montagem horizontal ou vertical ou instalados em invlucro

HJJRS

SEGEM

36

Controlador Permanente de Isolamento CPI


Para cada grupo de locais destinados mesma funo, pelo menos um sistema IT.

O sistema IT deve ser equipado com um dispositivo de monitorizao de isolamento, de acordo com a CEI 61 557-8 com as seguintes exigncias especficas:

indicao quando a resistncia de isolamento 50 kOhm

HJJRS

SEGEM

37

Controlador permanente de isolamento CPI


O dispositivo de monitorizao de

isolamento ligado entre os condutores activos e o condutor PE.

Um defeito de isolamento RF entre o sistema


e a terra fecha o circuito de medio.

Im provoca uma queda de tenso Um proporcional ao defeito de isolamento RF atravs da resistncia de medio Rm.

HJJRS

SEGEM

38

Controlador Permanente de Isolamento CPI

HJJRS

SEGEM

39

Implementao do Sistema IT

HJJRS

SEGEM

40

Implementao do Sistema IT
Para cada sistema IT deve ser disposto em local adequado um sistema de alarme sonoro e visual para que possa ser permanentemente monitorizado pela equipa mdica:

Uma lmpada de cor verde para sinalizar operao normal Uma lmpada de cor amarela ligando-se quando o valor mnimo de resistncia de isolamento for atingido.

Um alarme sonoro que soar quando o valor mnimo fixado para a resistncia de isolamento for atingido.

A lmpada amarela deve desligar-se aps remoo do defeito e quando a condio normal for restaurada

HJJRS

SEGEM

41

Notas para as Instalaes de Locais do Grupo 2

HJJRS

SEGEM

42

Ligaes Equipotenciais Suplementares


Em cada local mdico dos Grupos 1 e 2, devero ser instalados condutores de equipotencializao com a finalidade de anular as diferenas de potencial entre as seguintes partes localizadas no ambiente do paciente":

condutores de proteco elementos condutores estranhos instalao ecrs de proteco contra interferncias electromagnticas

ligao a malhas condutoras instaladas no solo

ecr metlico do transformador de isolamento

HJJRS

SEGEM

43

Ligaes Equipotenciais

HJJRS

SEGEM

44

Alimentao de Segurana em Locais Mdicos

HJJRS

SEGEM

45

Alimentao em Hospitais
Em locais mdicos o sistema de distribuio deve ser projectado e instalado de modo a facilitar a comutao automtica da alimentao entre a rede pblica e o sistema de emergncia de alimentao das cargas essenciais

AV = Fonte normal de alimentao SV = Fonte de alimentao de emergncia HV = Quadro de distribuio principal

HJJRS

SEGEM

46

Exemplo de Sistema IT em UCI

HJJRS

SEGEM

47

Unidade de Cuidados Intensivos


Requisitos da Norma 710.413.1.5 Para cada grupo de salas pelo menos 1 sistema IT Exemplo de sistema para locais de 4 pacientes

Potncia Necessria:
Potncia por cama 600 W: 2400 W para 4 camas Reserva de uma carga de potncia elevada 2000 W Total: 4400 W para 4 camas Sistema IT: transformador de 5 kVA

HJJRS

SEGEM

48

Exemplo de Bloco Operatrio

HJJRS

SEGEM

49

Onde Ocorreu o Defeito?

HJJRS

SEGEM

50

Onde Ocorreu o Defeito?


O problema: Em locais de cuidados intensivos esto disponveis vrias tomadas em cada cama, por vezes at 24 tomadas e mais. Numa unidade de cuidados intensivos com 4 camas, por exemplo, haver mais de 90 tomadas

Nas unidades de terapia intensiva geralmente no h tcnicos presentes, mas somente pessoal mdico
Se ocorrer um defeito de isolamento, devido a um dispositivo defeituoso, por exemplo, ningum sabe a que tomada de corrente o dispositivo defeituoso se encontra ligado A fim de garantir a segurana do paciente, o defeito de isolamento deve ser encontrado o mais rapidamente possvel.

HJJRS

SEGEM

51

Onde Ocorreu o Defeito?

HJJRS

SEGEM

52

Resumo

Classificao dos locais mdicos Sistemas IT em locais do Grupo 2 Monitorizao isolamento de carga, temperatura e

Alarmes de sinalizao remota


Central electrognea de comutao automtica normal-emergncia

Sistema de localizao de defeitos de isolamento em sistemas IT Bibliografia: www.bender-de.com


HJJRS

SEGEM

53

Вам также может понравиться