Вы находитесь на странице: 1из 31

8

2. SETOR DE ATUAO ENGENHARIA


Setor que cuida do desenvolvimento, projeto, da construo e manuteno de mquinas e equipamentos.

Figura 3 Setor de Engenharia

3.1 Funcionrios Durante o tempo de admisso na MITECH, o setor de projetos era constitudo por dois engenheiros, quatro desenhista projetistas e seis desenhista cadista. Engenheiro O engenheiro mecnico desenvolve e projeta correia transportadora, calcula a quantidade necessria de matria prima e tambm supervisiona sua produo. Este deve proporcionar construo de obras seguras, bem construdas, durveis, eficientes, a um custo-benefcio (chegar a melhor soluo com o Maximo de qualidade e o mnimo de custo). Desenhista Projetista Sua funo: Elaborar e interpretar os esboos de plantas e elevaes, conforme normas tcnicas, utilizando instrumento de desenho (nesta empresa era adotado o AUTOCAD Desenho auxiliado pelo computador), aplicando e/ou baseando-se em clculos, dados compilados, registro, etc. Submeter esboos desenvolvidos apreciao superior, fornecendo explicaes oportunas, para possibilitar correes e ajustes necessrios.

Desenhista Cadista O cadista aquele que contratado para detalhar os croquis dos engenheiros ou projetista,ou seja por traduzir os rabiscos dos engenheiros em linhas perfeitas e medidas exatas que ao final so impressos, garantindo rapidez e eficcia. Ao chegar na MITECH antes de exercer a funo de desenhista cadista foi preciso primeiro aprimorar os conhecimentos, foi preciso esforo, estudos. Comeando por impresso de desenhos mecnicos, ajuste de desenhos detalhados, projetos bsicos e diagrama.

4. DESESENHO MECNICO
Desenho mecnico a representao grfica voltada ao projeto de mquinas, motores, peas mecnicas. O profissional que atua no desenho mecnico realiza desenhos, projees e cortes utilizando principalmente meios eletrnicos, prepara folhas de trabalho e diagramas detalhados de mquinas e peas e de projetos mecnicos contendo as informaes necessrias para a sua produo e documentao e elabora relatrios e outras formas de documentao textual, de acordo com as normas tcnicas ABNT, ISO ou DIN, em condies de qualidade, segurana e preservao ambiental. 4.1 Vista Um desenho tcnico deve conter vistas que demonstrem todos os detalhes necessrios para a execuo do projeto. As vistas adotadas no Brasil sao em projeo de 1 diedro (tambm utilizado em toda a Europa), que contm 4 vistas: vista frontal, superior, lateral esquerda e lateral direita. Se possvel um desenho pode conter apenas uma vista, desde que seja adotada apenas a frontal, pois quando se cria um desenho deve-se convencionar que o mximo de detalhes possa ser demonstrado nesta vista. Detalhes ocultos (furos, rebaixos, rasgos) podem ser demonstrados atravs de linhas tracejadas, meio corte, cortes parciais ou em outras vistas.

10

4.2 Formato As folhas adotadas em desenho tcnico mecnico so no formato A devendose usar margem adequada para cada tipo de folha. Podem ser: A0 841mm 1189 mm (Margens de 10mm na direita, superior e inferior e 25mm na esquerda) A1 594mm 841mm (Margens de 10mm na direita, superior e inferior e 25mm na esquerda) A2 - 420mm 594mm (Margens de 7mm na direita, superior e inferior e 25mm na esquerda) A3 - 297mm 420mm (Margens de 7mm na direita, superior e inferior e 25mm na esquerda) A4 - 210mm 297mm (Margens de 7mm na direita, superior e inferior e 25mm na esquerda) Podem ser usadas tanto tipo retrato como tipo paisagem.

Figura 4 Folha para Desenho (ABNT NBR 10582)

4.3 Formatos x Cliente A partir da proposta de oramento ganha, o departamento de engenharia da MITECH recebe toda documentao necessria para elaborao do projeto. Dentre os documentos necessrio o padro de formato a ser utilizado. Este padro normalmente enviado pelo cliente que define, as escalas a serem

11 adotadas, layers, legenda, detalhes tpicos, etc. (ver anexo pgina: 44) 4.4 Escala Em casos de peas de grande porte que no caibam nestes formatos de folha, utiliza-se escala de reduo, ou em casos de peas muito pequenas podem ser adotadas escalas de ampliao, Sendo as escalas de reduo adotadas da seguinte maneira 1:2 (l-se um por dois) que significa: 1 mm (unidade padro da mecnica) no desenho equivale a 2mm na pea. Podendo ser adotadas as escalas de 1:5 e 1:10. Nas escalas de ampliao adotamos como 2:1 5:1 10:1. 4.5 Linhas As linhas so a base do desenho. Combinando-se linhas de diferentes tipos e espessuras, possvel descrever graficamente qualquer pea que se queira produzir, com clareza e riqueza de detalhes. De acordo com a ABNT, so as seguintes as linhas bsicas recomendadas para o desenho tcnico: Linha para arestas e contornos visveis: continua larga e indica todas as partes visveis do projeto, determinando-lhe o contorno. Linha para arestas e contornos no visveis : tracejado indica todas as partes no visveis de um desenho. Linha de centro e eixo de simetria : Trata-se de uma linha estreita, formada por traos e pontos alternados. Linha auxiliar: Uma linha contnua e estreita, auxiliar para linha de cota, hachuras, linha de chamadas. Linha zig-zag: Uma linha contnua e estreita, que indica limites e interrupes. Linha de cota: Trata-se de uma linha estreita e contnua limitada por flechas agudas. Em casos especiais, usam-se pontos ou traos no lugar das flechas. As pontas das flechas devem tocar as linhas auxiliares.

12

Figura 5 Terminao das linhas de chamadas

5. DETALHAMENTO
Durante o perodo de admisso foi possvel desenvolver detalhamento estrutural de vigas, colunas, ponte treliada, passadio,grades de piso, chapas em geral. Foi possvel tambm desenvolver diagramas de montagem. 5.1 Transportador de correia O transportador de correia um tipo de equipamento para transferir material continuamente. A correia trabalha sob o efeito da fora de atrito. Ela no somente um componente para transferir material, mas tambm um componente para transferir fora. O transportador de correia uma estrutura avanada e simples, de fcil manuteno. Sua capacidade de transferncia alta e a distncia longa. Eles so largamente usados na minerao, na indstria metalrgica e na indstria de carvo para transferir areia e material bruto, ou material empacotado. Em muitas situaes, um componente muito importante do maquinrio nopadronizado.

13
Figura 6 Transportador de correia Expanso Minas Itatiaiuu; 19-10-2009

Os elementos fundamentais que constituem um transportador de correia so a estrutura, estrutura em trelia, correia transportadora, conjunto de acionamento, tambor de acionamento, tambor de retorno, tambor de desvio, tambor de esticamento, tambor de encosto, rolete de carga, rolete de impacto, rolete de retorno, rolete de auto alinhante de carga, rolete de auto alinhante de retorno, rolete de transio, chute de alimentao, guias laterais, chute de descarga, raspador e limpador. O transportador de correia pode ser instalado horizontalmente ou inclinado para atender s necessidades de linhas de transferncia diferentes. 5.2 Prdio Estrutural So edifcios projetados adequadamente para a instalao de atividades do tipo industrial como: fbricas, oficinas, depsitos, usinas processadoras, etc. De grande importncia o estudo detalhado da disposio dos edifcios industrial, pois sua disposio estrutural e arquitetnica, plenamente funcional, condio fundamental para a eficincia do trabalho a ser desenvolvido e o xito da produo. O prdio estrutural so geralmente retangulares e de poucos pavimentos. Com altura mdia de 15 a 20 metros. Para uma concepo de um projeto de edifcios, h necessidade das seguintes informaes : locao e dimenses dos equipamentos que sero abrigados, circulao, movimentao, iluminao, ventilao, condies e tipo de terreno, possibilidades de modificaes internas e externas, reforos, marcha de fabricao, possibilidade de acesso, etc. Os elementos fundamentais que constituem a estrutura de um edifcio industrial so as paredes, estruturais ou no, que cercam o recinto, as tesouras, que suportam as cargas da cobertura, teras, contraventamentos, telhas, vigas de rolamento, trelias, escoras, vigas, cujos dimensionamentos devero seguir normas de projeto especificas. Deve ser prevista tambm em algum ponto do edifcio uma escada que d

14 acesso ponte rolante. Esta escada pode ser do tipo marinheiro ou de lance. O projeto de uma estrutura metlica baseado em normas tcnicas como ABNT, DIN, AISC e outras. No entanto, bom lembrar que as normas tcnicas gerais estabelecem apenas condies mnimas de segurana, na atendendo necessariamente s condies funcionais impostas para um determinado projeto.

Figura 7 Prdio Estrutural Expanso Minas Itatiaiuu; 14-09-2009

5.3 Estudo Os estudos sem dvida devem preceder o desenho de diagrama. Quando determinadas partes de um projeto so muito complexas, necessrio o preparo de desenhos de estudos. Estes estudos servem para analisar melhor certos detalhes do projeto e facilitam em muito a execuo dos desenhos definitivos, pois possibilitam que seja verificada a padronizao das peas repetidas. Normalmente os estudos so executados por desenhistas com grande experincia. Fazem parte tambm da fase de estudos a verificao dos tipos de ligaes, clculo de ligaes nos membros onde os esforos so indicados, possibilidade de execuo das ligaes na oficina ou no campo, subdiviso da estrutura tendo em vista equipamentos e rea da fbrica,

15 transporte (navio, caminho ou trem) e montagem.

5.4 Diagrama de Montagem A preparao dos diagramas de montagem deve preceder o trabalho de detalhamento na sala de desenhos. Isso ajudar sempre a assegurar que todas as informaes estejam disponveis e tornar os trabalhos subseqentes mais fceis, evitando no s a possibilidade de desenhar uma pea mais de uma vez, mas tambm possibilitando marcar nas cpias dos diagramas as peas j detalhadas, ficando, desse modo, sempre claro o servio j executado para cada obra. Em um diagrama de montagem necessrio mostrar a locao de toda pea para expedio, membro individual ou subconjunto de membros expedidos como uma unidade, de forma que a estrutura possa ser montada rapidamente e sem erro. Algumas vezes as dimenses dos membros so indicadas, mas isto no o essencial. A deciso para indicar as dimenses dos membros depende do tipo da estrutura e da poltica do fabricante. Normalmente o diagrama contm: distancia entre eixos, detalhes de ligaes de campo quando necessrias, elevaes, todas as marcas das peas a serem montadas e todas as notas necessrias para o esclarecimento do trabalho de montagem. Os diagramas de montagem geralmente mostram as reas dentro das quais a estrutura ser divida para fins de transporte e montagem. Esta informao deve ser fornecida pelo montador. No caso de montagem de estruturas em grande reas, mesmo sendo assentada por pontes moveis, as reas so subdividas. Isto permite programar a expedio das peas necessrias de cada parte para locaes pr-determinadas no local do edifcio sem remanejamentos desnecessrios. Este planejamento assegura que simples pedidos de material e detalhes de oficina sejam preparados numa seqncia que se ajustar num programa gera de fabricao planejado para alcanar os prazos da entrega do trabalho de montagem. Um dos sistemas, e o mais usado na indicao de marcas, a incorporao do nmero da folha do desenho em que a pea foi desenhada, antecedendo uma

16 letra maiscula se for conjunto e que tambm serve como marca de expedio e minscula se tratar de peas. Outros sistemas tambm so usados, dependendo dos fabricantes. s vezes so usados prefixos e sufixos de letras e nmeros na numerao dos desenhos para indicar tamanho do desenho, tipo de membro, nmero da folha, a instalao e a locao do guindaste de montagem, etc. Graves problemas podem ocorrer com a colocao indevida das marcas de expedio nos diagramas. Estas devem ser sempre colocadas de acordo com a maneira como a pea foi vista no projeto, a fim de evitar transtornos na montagem, principalmente no caso de peas pesadas, o que comum em estruturas metlicas. Os desenhos realizados de diagramas esto em anexo, pag 62. 5.5 Viga Denominamos viga uma pea estrutural que resiste principalmente a esforos de flexo, pela ao de cargas verticais. As vigas so utilizadas para suportar pavimentos de edifcios, estrados de pontes e suportes para guias e pontes rolantes. As vigas so classificadas em dois grandes grupos: vigas de sustentao e vigas de rolamento. As vigas de sustentao so empregadas para suportarem cargas fixas. Os tipos mais utilizados nas construes metlicas so: vigas em perfis simples e compostos e vigas treliadas. As vigas de rolamento so empregadas para suportarem cargas mveis. Estas so construdas quase que com os mesmos tipos de perfis de sustentao. So denominadas vigas em perfis simples por empregarem material laminado isolado. So usados para suportar pavimentos de edifcios e estradas de pontes. So chamadas de longarinas ou transversianas, quando transmitem as cargas das lajes s vigas principais. A vigas simples mais usuais so as de perfis I e C. Denominamos vigas em perfis compostos a combinao de vrios perfis

17 laminados, unidos por parafusos ou soldas eltricas. As vigas em perfis compostos podem ser denominadas de viga de alma cheia, porque o elemento vertical formado por chapa identificado por alma, que por sua vez, unida a elementos (chapas ou perfis) que formam as abas da viga. A alma por ser um elemento fraco para suportar grandes esforos, portanto, esta deve ser reforada por cantoneiras ou chapas soldadas de topo. As formas, dimenses e espaamentos destas nervuras, so definidos pelo calculista. As ligaes das vigas podem ser engastadas ou rotuladas. As vigas engastadas so projetadas para transmitir momentos nos ns, geralmente so ligadas pela alma e pela mesa, por parafusos, talas ou solda.

Figura 8 Viga engastada

As vigas rotuladas so vigas com ligaes projetadas para no transmitir momentos. Normalmente so ligadas pela alma, por parafuso ou solda.

Figura 9 Viga rotulada

Ao detalhar uma viga, primeiramente o projetista snior nos d um estudo, ou seja, o desenho do qual tiraremos todas as informaes necessrias para o

18 detalhamento desta. O estudo nos informa o perfil da viga (perfil w, perfil I, perfil C); e as dimenses principais desta. Com o estudo em mos... Ao desenharmos as projees de uma viga em perfil laminado, devemos representar sua altura, largura e detalhes numa escala adequada, sempre que possvel a de 1:10. Porm, o comprimento deve ser traado na dimenso que mais convenha para economizar espao nos formatos (como j foi dito anteriormente, cada cliente nos fornece o tipo de formato que dever ser usado). Uma vez determinado no desenho o comprimento da viga, devemos adotar uma escala que d propores aproximadamente exatas entre os diferentes elementos que compem a viga, ou seja, furos, rebaixos, peas de fixao, etc. As linhas de cotas devem ficar afastadas das linhas de contorno das peas, para evitar congestionamento de informaes relativas, como soldas, marcas e corte. Devem permitir espao suficiente para indicao das dimenses.

Figura 10 Exemplo de viga detalhada (ver anexo pag. 47)

Quando uma viga deve ser suportada por outra necessrio que se efetue um recorte que atingir sua aba e alma.No exemplo abaixo as vigas so alinhadas nas abas superiores dos perfis;

19

Figura 11 Viga recortada

As dimenses dos recortes de encaixe so fornecidos pelos catlogos de fabricantes de perfis. Nas tabelas anexadas a unidade de perfis estruturais, apresentamos o recorte necessrio para cada viga laminada.

Figura 12 Vigas Expanso Minas Itatiaiuu; 14-09-2009

Os desenhos de detalhes, alm de fornecerem todas as informaes relativas s formas, dimenses, etc. So necessrios para marcar cada pea individual do desenho. Essa marca feita com nmero seguido por uma letra maiscula no mesmo alinhamento da cota principal identificada como marca de detalhe (no exemplo da figura 10 a viga 1010-C) que serve para a identificao da pea em todas as fases de fabricao, isto , desde a confeco do gabarito at a montagem final. Cada desenho tem uma lista de material que contm a relao de todos os materiais, quantidade de peas, peso das peas, marcas de detalhes e de montagem.

20 5.6 Pontes Treliada (vigas treliadas) As vigas treliadas ou tambm chamadas pontes treliadas, so denominadas desta forma pelo sistema de cruzamento dos seus elementos.

Figura 13 Ponte treliada Expanso Minas Itatiaiuu

So utilizadas nas estruturas onde grandes vos tm que ser vencidos, como edifcios industriais, pontes, etc. As vigas treliadas so compostas dos seguintes elementos: banzos, diagonais e montantes.

Figura 14 Elementos que compe as vigas treliadas

Os elementos da viga tm suas linhas de foras atuando sobre um mesmo ponto, chamado de ns. Assim os elementos ficam exclusivamente sujeitos a esforos normais, de tracao ou compresso. Detalhamento de Ponte Treliada : O desenhista recebe do projetista um memorial de clculos contendo todas as informaes relativas s dimenses,

21 perfis, esforos e posicionamento das diagonais e montantes do conjunto que forma a viga.

Figura 15 Esquema da ponte treliada

Pelo esquema do desenho acima, temos as seguintes informaes para o detalhamento da ponte: comprimento total da conexo 5255mm. Altura total 800mm, como tambm a distncia entre os montantes de 1000 mm. Os banzos e os montantes com perfis de cantoneiras de L 76 x 8,0 e as diagonais com cantoneiras de L 64 x 6,3 (exceto a primeira diagonal, da esquerda para direita, esta de L 76 x 8,0). Usar parafuso do tipo A-325 para fixao das peas. Ou seja, estas informaes h condies para o detalhamento da ponte treliada. A primeira tarefa para projetar a ponte treliada ser a de traar as linhas de eixo para os banzos, montantes e diagonais conforme as dimenses determinadas pelo memorial de clculo. Aps a execuo do desenho dos banzos, montantes e diagonais, a marcao para furaco estabelecida em tabelas. Definida a furao nos montantes e nas diagonais, desenha-se a chapa de ligao de ns. Determinado o contorno das chapas de ligao sendo tambm previsto o espao para as furaes nos banzos, marcam-se as cotas resultantes.

22 Para facilitar a identificao das peas na lista de material e na montagem ponte, devemos empregar algarismos inscritos em cada pea.

Figura 16 Detalhamento da ponte treliada (ver anexo pag. 50)

5.7 Coluna Denominamos coluna as peas estruturais que trabalham principalmente a compresso, e, eventualmente, a flexo, transmitindo s cargas s fundaes. As colunas so utilizadas para suportar todos os elementos das construes em geral, tais como: vigas, tesoura, etc. As colunas so classificadas em funo de sua seo; as mais usuais so: colunas de perfis laminados simples, colunas de perfis soldadas e coluna compostas treliadas. So geralmente formadas por perfis isolados e laminados. Os perfis mais usuais so I,C e H. As colunetas so colunas intermedirias destinadas aos fechamentos de prdios, suportes de escadas e em esforos secundrios. Dependendo do tipo de trabalho, podem ser em perfis simples laminados ou treliadas. As colunas devem ser desenhadas na posio de trabalho (vertical) ou, eventualmente, na horizontal, quando esta muito grande e constituda de vrios elementos a conectar. Basicamente, as bases de coluna podem ser rotuladas ou engastadas. As bases rotuladas so responsveis pela transmisso de esforos normais e cortantes, da coluna para o bloco de fundao.Normalmente as furaes dos

23 chumbadores ficam restritas a largura do perfil.

Figura 17 Base de coluna Rotulada

As bases engastadas so responsveis pela transmisso de esforos normais, esforos cortantes e momentos fletores, da coluna para o bloco de fundao. Propiciam estruturas mais econmicas (melhor distribuio de esforos), mas conduzem a fundaes mais caras que as rotuladas. Normalmente a furao ultrapassa a largura do perfil.

Figura 18 Base de coluna engastada

Ao detalharmos um desenho de coluna, devemos analisar cuidadosamente o desenho de conjunto ou o anteprojeto, agrupando o mximo possvel de colunas, para ganhar tempo e evitar desenhos repetitivos, usando notas para diferenci-la. Existem casos em que as colunas so constitudas por detalhes diferentes, e as cotas so em grandes quantidades. Para evitarmos m interpretao, devemos detalh-las em desenhos separados. Para iniciarmos o desenho de detalhamento de colunas, devemos trabalhar

24 com os desenhos de implantao e de conjunto. O desenho de implantao determina o posicionamento e as dimenses dos chumbadores; e o de conjunto, a posio de trabalho e os elementos que esto nela conectados. Outro fator importante, no estudo do desenho de conjunto o de identificar a quantidade e tipos de colunas existentes na construo do prdio, para verificarmos a possibilidade de agrup-las no mesmo desenho. As fixaes das colunas nas fundaes so feitas atravs de placas de base. As formas e dimenses so inmeras, sendo estas determinadas em funo do trabalho das colunas. memorial de clculos. Estas so definidas pelo calculista e indicadas no

Figura 19 Colunas Expanso Minas Itatiaiuu; 26-10-2009

Figura 21 Colunas (sustentao do transportador) Expanso Minas Itatiaiuu; 28-10-2009

25

Figura 20 Exemplo de coluna detalhada (ver anexo pag: 53)

26 5.8 Passadio Passarela construda ao longo do comprimento da correia com intuito de facilitar a manuteno e operao dos componentes do transportador. As instalaes de passadios conforme normas especificas, possibilita a execuo dos trabalhos de inspeo e manuteno de forma correta e segura. Alem do fator de segurana, este componente permite uma inspeo minuciosa diria e possibilita a realizao da manuteno preditiva em mancais de rolamento, redutores, motores etc. Sem este acessrio, os problemas, o custo e o tempo gasto para as paradas de manuteno preventiva ou corretiva, so maiores.

Figura 22 Passadio - Expanso Minas Itatiaiuu; 17-09-2009

Para o detalhamento do passadio, devemos trabalhar com os desenhos de implantao e de conjunto. O desenho de implantao determina o posicionamento e as principais dimenses e o de conjunto, a posio de trabalho e os elementos que esto nela conectados. Com tais informaes em mos, tornamos o esboo do projetista em desenho detalhado.

27

Figura 23 Detalhamento do passadio (ver anexo pag.56)

5.9 Grade de Piso As grades de piso so compostas pelas barras principais (barras portantes) que determinam a resistncia quanto sobre carga e, por fios de ligao que ajudam a distribuir a sobre carga nas barras principais adjacentes. Construdas com barras estampadas, prensadas e soldadas pelo processo MIG, so largamente utilizadas em plataformas e canaletas para inmeras variaes de cargas e vos. Podem ter a superfcie lisa ou serrilhada. So fabricadas em ao carbono (no estado natural, pintadas e ou galvanizadas fogo), alumnio e ao inoxidvel. Devido a sua leveza e grande resistncia, permite o uso de estruturas metlicas com menor dimensionamento e so projetadas para atender principalmente reas industriais que necessitam de escoamento da gua e passagem de outros lquidos, em como a passagem de ar, poeira e luz. No h restries quanto superfcie a ser aplicada, podendo ser utilizada em estruturas de concreto, madeira ou estruturas metlicas. Para atender a finalidades para qual a grade de piso se destina, destacamos as seguintes caractersticas: grande capacidade de carga, superfcie

28 antiderrapantes, resistncia aos agentes atmosfricos, maleabilidade,

ventilao, luminosidade e economia.

Figura 24 Grade de piso - Expanso Minas Itatiaiuu; 14-11-2009

Sua fixao feita atravs de grampos (presilhas) especiais ou solda diretamente na estrutura.

Figura 25 Detalhamento Grade/Elemento de fixao

29

Figura 26 Elemento de fixao - Grampo

Para o detalhamento da grade de piso, devemos trabalhar com os estudos fornecidos pelo projetista snior. O detalhamento de grade de piso se d de forma simples. de extrema importncia a cotao dos recortes, como mostra a figura abaixo (Figura 25). Tambm deve-se representar o sentido das barras portantes.

Figura 25 Detalhamento da Grade de piso

Quando a grade de piso no tem recorte, conforme o exemplo a seguir (figura 26) dever fazer uma tabela e informar nesta a altura e largura da grade de piso.

30

Figura 26 Detalhamento da Grade de piso (ver anexo pg: 59)

Obs: O tipo de grade de piso utilizado nos desenhos de detalhamento GS-A4254. 5.10 Nervuras So chapas ligadas as vigas ou colunas com o objetivo de reforar ou conectar uma aba na outra. Esta tambm tem como objetivo d rigidez aos ns. Conforme os exemplos abaixo, a nervura da esquerda para direita tem a funo de reforo da estrutura (ligao coluna/viga). E a outra tem como funo dar rigidez aos ns (viga/viga coluna)

Figura 27 Detalhamento das nervuras

31

Figura 28 Posicionamento das nervuras

Figura 29 Nervuras Expanso Minas Itatiaiuu

5.11 Verificaes A verificao de desenhos uma das mais importantes, talvez a mais importante, funo da sala de desenhos e, por nenhuma razo, podemos diminuir esta importncia. No somente as exatides das dimenses demonstradas nos desenhos que esto nas mos do verificador, mas tambm a aparncia total da planta acabada. Quando, verificando um desenho em detalhes, o verificador tem a oportunidade de concluir pelas boas condies do trabalho, espaamento prprio entre os equipamentos que seremos capazes de obter obras mais econmicas e com boas caractersticas de engenharia. Ou seja aps o termino do detalhamento, o cadista entrega o desenho ao verificador, para que este avalie o desenho, e se houver algum erro, este marca no desenho e os retorna para possveis ajustes. Ao desenhista verificador cabe a verificao integral dos desenhos,lista de material, etc...

32

6. MATERIAL
Os materiais utilizados nos perfis, chapas, grades so fornecidos pelo calculista. H uma analise de dados, onde se chega a concluso do material a ser utilizado. 6.1 Ao O ao estrutural est presente na maioria das construes metlicas. As estruturas das edificaes so elementos de grande responsabilidade que exigem a confiana na qualidade do material a ser utilizado. O ao estrutural tem como principal caracterstica a resistncia mecnica e uma composio qumica definida. Proporciona boa soldabilidade e fcil corte. Todas essas propriedades vo garantir ao projeto bem executado a segurana, solidez, estabilidade da estrutura e a certeza da qualidade do material, sempre acompanhando rigidamente as exigncias arquitetnicas. Isso vai garantir ao projetista o desempenho desejado quando o material estiver na obra. Convm lembrar que um bom projeto e uma execuo bem feita resultaro em uma manuteno igual ou inferior a outros materiais. Ao ASTM - A36 (Aos chamados carbonos) Utilizao nos detalhamentos: chapa de base, chapa de ligao, nervuras e cantoneiras. Caracterstica do Material: Ao de baixo teor de carbono, com [C] < 0,3%, so aos que possuem grande ductibilidade, bons para o trabalho mecnico e soldagem. Estes aos no so temperveis. Ao ASTM - A570 Grau 50 (Aos chamados carbonos) Utilizao nos detalhamentos: usado em perfis formado a frio (viga e coluna). Ao ASTM - A572 Grau 50 (Baixa liga e alta resistncia mecnica) Utilizao nos detalhamentos: viga e coluna. Caracterstica do Material: Ao-carbono microligado de alta resistncia mecnica. Os aos microligados so especificados pela sua resistncia mecnica, e no pela sua composio qumica. So desenvolvidos a partir dos aos de baixo

33 carbono (como o ASTM A-36), com pequenas adies de Mn (at 2%) e outros elementos em nveis muito pequenos. Estes aos apresentam maior resistncia mecnica que os aos de baixo carbono idnticos, mantendo a ductilidade e a soldabilidade, e so destinados s estruturas onde a soldagem um requisito importante (Carbono baixo), assim como a resistncia. De modo geral, estes aos proporcionam uma grande economia de ao na estrutura, a um custo muito reduzido. Ao ASTM - A307 (Parafuso Comum) Utilizao nos detalhamentos: Elemento de fixao (parafuso, porca e arruela). Caracterstica do Material: O parafuso comum, transmite a carga por cisalhamento. Isto causa uma concentrao de tenso no corpo do parafuso e no eficiente, entretanto as construes que utilizam este tipo de conexo so simples e de custo mais baixo. Ao ASTM - A325 (Parafuso de alta resistncia) Utilizao nos detalhamentos: Elemento de fixao (parafuso e porca). Caracterstica do Material: Este parafuso especifico para montagem de estrutura. As principais caractersticas que o diferenciam dos parafusos de aplicao geral so o tamanho da cabea e o comprimento do corpo. Em geral o tamanho de rosca do parafuso menor que nos demais parafusos. Estes so montados com controle de aperto para que seja obtida uma protenso inicial mnima no corpo do parafuso. Para garantir esta protenso inicial existem diferentes processos de instalao dos parafusos bem como exigncias relativas ao uso de arruelas endurecidas. Estes transmitem a carga por atrito entre as chapas que formam a conexo. Esta conexo mais eficiente e reduz a concentrao de tenso, entretanto as tolerncias de fabricao dos elementos da conexo devem ser mnimas. Obs: A ASTM ou ASTM International um rgo americano de normatizao de vrios materiais, produtos, sistemas e servios.

34

7. SOLDAGEM
A solda um processo moderno de fazer conexes entre peas de ao. No campo da estrutura metlica, ela apresenta muitas vantagens sobre o rebite e as mais importantes so, a rigidez, a eficincia, a adaptao, pouco rudo e a segurana. Os eletrodos podem ser fabricados por qualquer processo do qual resulte um produto que satisfaa as exigncias especificadas na norma. Utilizao nos detalhamentos: Solda conforme AWS eletrodo E-70XX O prefixo E significa eletrodo para solda ao arco As duas primeiras cifras de um total de quatro, ou as trs primeiras de um total de cinco, indicam o limite mnimo de resistncia trao. Ex: E 70 XX = Resist. trao de 70.000 lbs/pol (psi) A penltima cifra indica a posio de soldagem. Ex: E XX X1= todas as posies E XX X2= horizontal e plana somente E XX X2= representa soldagem na posio plana. As duas ltimas cifras em conjunto, indicam o tipo do revestimento e a corrente de soldagem, bem como a polaridade da mesma. Ex: E XX 11= eletrodo com revestimento celulsico, ao potssio, de

penetrao atenuada, corrente alternada ou corrente continua ao plo +. E XX 12= Eletrodo com revestimento rutilo/orgnico, mdia penetrao, escoria viscosa, corrente alternada ou corrente contnua, com plo negativo ao porta-eletrodo. E XX 13= Eletrodo com revestimento rutilo/orgnico, de baixa penetrao, escoria fluida, corrente alternada ou corrente contnua, com plo -. No entanto no indicado no desenho de detalhamento as duas ultimas cifras. Estas so definidas pelo soldador.

35

Figura 30 Eletrodos recomendados para diversos processos de solda

Figura 31 Eletrodos revestido

8. LISTA DE MATERIAL
A lista de material feita aps a concluso do desenho. Na lista informada a posio das peas, a quantidade, denominao e medidas, material, peso (kg) unitrio/total, cdigo (marca), e observaes. 8.1 Peso total estimado Frmula utilizada para calcular o peso de chapa em geral e barra chata: Peso especifico do ao (7,85 kg/dm) x espessura x rea (m) Frmula utilizada para calcular o peso da cantoneira e perfil (vigas, colunas, etc): Peso especifico* (Kg/m) x comprimento (m) Frmula utilizada para calcular o peso da grade de piso: Peso especifico** (Kg/m) x rea (m)

36
* O peso especifico da cantoneira, perfil U e perfil laminado (W) varia de acordo com seu tamanho nominal e sua espessura. ** O peso especifico da grade de piso varia de acordo com suas dimenses. (Fabricante: SELMEC)

Figura 32 Catalogo de consulta - Perfil AO MINAS

8.2 Comprimento do parafuso Frmula utilizada : L = e (t1 + t2 + ... + tn + arruela) + x

Figura 33 Esquema prtico

37

Figura 34 Tabela de consulta

38

9. CONCLUSO
Trabalhar na empresa MITECH mostrou-se de grande valia, pois esta colaborou com meu crescimento profissional no campo da engenharia ao poder vivenciar situaes reais onde ela aplicada, permitindo ento um conhecimento maior sobre temas que no foram abordados com nfase no curso tcnico de mecnica. Devemos ter sempre em mente que a cincia s se completa quando se seguem as indicaes que nos d; ela no apenas uma questo de pensamento, mas de pensamento continuamente posto em prtica e revivificado. (Arthur Ferreira)

Вам также может понравиться