Вы находитесь на странице: 1из 2

Manaus, Fevereiro 2012 Edio 65 Ano 6

EM UMA PALAVRA C
aso tivssemos que definir ergonomia em uma nica palavra, qual seria? (Pode pensar!!). Eu utilizaria a palavra conforto. Vejamos um exemplo: imagine que voc trabalha em um banquinho de madeira (sem encosto ou estofado), sentado durante todo o expediente. Voc se sentir confortvel? Agora imagine que a empresa comprou uma cadeira com estofamento adequado (injetado), com os ajustes necessrios, encosto e apoio para braos, porm o ambiente extremamente quente e ruidoso. Voc se sentir confortvel?

CTRL C + CTRL V
lgum teria um modelo de PPRA de Posto de Gasolina? Prontamente, um colega do grupo de discusso ou um colega mais prximo acaba enviando modelos, na boa inteno de ajudar Ao receber tais modelos v seu problema resolvido, pois j se encontram ali os risco e as medidas a serem adotadas para o Posto de Gasolin, e at em um pensamento inocente, ele considera que so iguais para todos os Postos de Gasolina, alm disso, pode ser tambm que esse nosso profissional somente tenha ido ao local para fechar o servio com o cliente e s voltar com o documento pronto par a entrega, sem efetuar nenhum verificao e/ou avaliaes. Na errnea comparao de que aquele modelo pode ser aplicado para qualquer Posto de Gasolina, acaba esquecendo que cada estabelecimento tem sua particularidade e seus riscos, que, conforme a atividade do posto, haver semelhanas, mas diferentes condies, funes com atribuies incompatveis com elas, associaes de outros agentes e processos de trabalho, a utilizao de produtos qumicos diferentes, nocivos, entre tantas outras diversidades. As consequncias que um PPRA mal elaborado pode causar so devastadoras, pois pode ter sido deixado de ser reconhecido um risco ambiental que, provavelmente, acarretar em prejuzos futuros aos funcionrios expostos, culminando em processos trabalhistas, em indenizaes e, certamente, nas responsabilizaes civil e criminal do profissional que o elaborou solidariamente com o dono da empresa ou estabelecimento que contratou o servico.
Fonte: Descomplicando a Segurana do Trabalho Ferramentas para o Dia a Dia Paulo Leal - Ed.LTr

BOA LEITURA
Livro escrito com uma viso multiprofissional, onde encontramos a tcnica, a prtica e a legislao. Este edio atualiza as informaes relacionadas s normas regulamentadoras de 7 a 12.

No entanto, a empresa comprou um ar condicionado e resolveu o problema do rudo, mas a atividade na sua empresa no chicote. Com o chefe lhe pressionando direto. Voc se sentir confortvel? Concluindo, podemos perceber que para trabalhar em um posto de trabalho ergonmico seria necessrio o mobilirio e ambiente adequados, alm de estar me sentindo bem fsica e psicologicamente. Quando voc conseguir um posto de trabalho assim, pode me chamar que eu estou indo. Infelizmente ou felizmente o ser humano extremamente exigente e vive em contnua mudana, ou seja, o que est adequado hoje, no necessariamente me dar conforto amanh. Agora, caso eu pudesse utilizar mais duas palavras na definio da ergonomia, eu introduziria as palavras sade e produtividade.

Tratado de Segurana e Sade Ocupacional Aspectos Tcnicos e Jurdicos Volume II 2a Edio - Ed. LTr Alexandre Demetrius Pereira

PIADINHAS
- Meu salrio no est compatvel com as minhas aptides! - Eu sei, eu sei! Mas no podemos deixar voc morrer de fome. Papo de bbado na linha do trem: - Cara, essa escadaria no acaba mais! - Pior esse corrimo baixinho. T acabando com a minha coluna! - Mariazinha o que voc vai ser quando voc for grandona que nem a titia? - Um regime, claro! O bom de ser feio e pobre que quando uma pessoa gosta de voc, ela gosta mesmo.

INSALUBRE??? C
om freqncia, h certa confuso, por parte dos profissionais de segurana do trabalho, em relao utilizao dos limites de tolerncia da ACGIH. Muitos, erroneamente, acreditam que estes valores devem ser utilizados como parmetro para o adicional de insalubridade. do que os critrios tcnico-legais estabelecidos; comum tambm se achar que caso determinado risco ambiental seja cientificamente prejudicial sade, haver o direito percepo do adicional de insalubridade. Na verdade, mesmo que o agente seja comprovadamente carcinognico, mutagnico, teratognico ou o co chupando manga, apenas esta caracterizao no proporciona o direito ao adicional de insalubridade. O que deve ficar claro que os agentes insalubres precisam obrigatoriamente estar listados na relao oficial a cargo do MTE, conforme podemos verificar pelo art. 190 da CLT. Art. 190. O Ministrio do Trabalho aprovar o quadro das atividades e operaes insalubres e adotar normas sobre os critrios de caracterizao da insalubridade, os limites de tolerncia aos agentes agressivos, meios de proteo e o tempo mximo de exposio do empregado a esses agentes. A listagem oficial dos agentes insalubres NR 15 Atividades e Operaes Insalubres, mesmo com boa parte dos seus valores desatualizados.

SAUDADE!! SAUDADE!!

Isto ocorre porque no item relacionado s medidas de controle da NR 09, a ACGIH citada, veja abaixo: c) quando os resultados das avaliaes quantitativas da exposio dos trabalhadores excederem os valores dos limites previstos na NR 15 ou, na ausncia destes os valores limites de exposio ocupacional adotados pela American Conference of Governmental Industrial Higyenists - ACGIH, ou aqueles que venham a ser estabelecidos em negociao coletiva de trabalho, desde que mais rigorosos

Querido Andy, como tem estado? Sua me e eu estamos bem. Sentimos sua falta. Por favor desconecte seu computador e desa as escadas para comer algo. Com amor, seu pai.

Para sugestes ou crticas : Prof. Mrio Sobral Jr. sobraljr27@ibest.com.br

JORNAL SEGURITO

CONEXOSEGURA

enho recebido vrios e-mails de colegas prevencionistas disponibilizando materiais de seus sites para usar no segurito, nas prximas edies vou inserir alguns arquivos, mas de qualquer forma interessante que vocs possam acessar estes materiais. Abaixo apresento listagem dos sites: www.nersat.com.br www.scribd.com/antoniofernandonavarro http://marcosmendanha.blogspot.com http://segvita.webnode.com.pt/ http://wwwp.feb.unesp.br/jcandido/cipa/cipa_online/Index.htm http://conselhoeseguranca.blogspot.com/ Alm dos sites, ainda indico excelentes grupos para troca de materiais e informaes: www.safetline.com.br/forum http://br.groups.yahoo.com/group/sesmt/ http://tstparana.ning.com http://br.groups.yahoo.com/group/trabalhoseguro/

Amarga Amarga iluso

PAYBACK

CENSO 2012

ode no ser unnime (sempre estou aberto s crticas), mas acredito que em qualquer empresa, exceto as destinadas a filantropia, o objetivo final sempre o lucro. Como consequncia, a segurana do trabalho precisa falar a mesma lngua da empresa. Tenho o hbito de apresentar projetos de melhorias para a rea de segurana, colocando na frente os nmeros ao invs do benefcio trazido ao trabalhador. No me entendam mal, no passei para o lado negro da fora, mas se meu nico argumento para a compra, por exemplo de um exaustor, for a possibilidade de um funcionrio adoecer, bem provvel que meu projeto v para o final da fila.

lm do ilusrio incentivo para o trabalho insalubre, o empregado aspira a aposentar-se precocemente e, por isso, no reclama das condies adversas. Em muitas ocasies, o trabalhador recusa a oportunidade de ser transferido para locais onde inexiste o agente insalubre porque prefere continuar sofrendo a incidncia do agente agressivo, receber o adicional e aposentar-se mais cedo. O trabalhador exposto ao rudo, por exemplo, tolera conviver com o agente danoso, receber o adicional de insalubridade para completar seu baixo salrio e se aposentar com 25 anos de trabalho. Aposenta-se mais cedo, porm surdo, e muitas vezes neurtico A venda da sade no se justifica por preo algum. Tinha razo o francs Camille Simonin, professor de Medicina do Trabalho, quando denominou o acrscimo salarial pela insalubridade como adicional do suicdio: Pensamos que o adicional dito de insalubridade imoral e desumano; uma espcie de adicional do suicdio; ele encoraja os mais temerrios a arriscar a sade para seu salrio; contrrio aos princpios da Medicina do Trabalho e Declarao dos Direitos do Homem: nenhuma considerao de ordem econmica dever jamais compelir a um trabalho que implique o risco de comprometer a sade de quem o realiza.
Fonte: Proteo Jurdica Sade do Trabalhador Sebastio Geraldo de Oliveira - 5aEdio / Ed.LTr

CUIDADO NO TREINAMENTO

A
Mas e se eu disser que em dois anos pagarei o investimento em funo da economia decorrente da suspenso do pagamento de insalubridade, somada com a reduo da compra de EPIs, talvez at da eliminao de determinado exame mdico. Alm de eliminar os potenciais processos trabalhistas. E por fim, j ia esquecendo, ainda no iremos adoecer mais ningum. Parece meio seco, mas no geral o raciocnio este, bem capitalista. Importante frisar que o retorno deve ser apresentado em anos, pois teremos como provar o payback do investimento. Ou seja, um investimento significa uma sada imediata de dinheiro. Em contrapartida se espera receber a entrada de dinheiro que vise recuperar essa sada. O Payback calcula quanto tempo ir demorar para a empresa ter o seu retorno. E no adianta fazer cara feia para a matemtica bsica envolvida. Corra atrs dos nmeros e mos a obra.

PIADINHA
Pai e filho advogado conversam: - Pai estou desesperado. No sei o que fazer! Perdi aquela causa. E o Pai com toda experincia: - Meu filho, no se preocupe. Advogado no perde causa. Quem perde o cliente!.

o realizar um treinamento sobre a necessidade do uso do EPI, nunca tente convencer o usurio, apenas com base na obrigatoriedade legal. Nem venha com o papo que o EPI utilizado na sua empresa de melhor qualidade e por isso no incomoda. O usurio no um idiota. lgico que o EPI vai incomodar. Ento, alm destes, quais outros argumentos posso utilizar! Em relao ao desconforto, sempre uso o exemplo dos culos. Quem usa culos sabe que logo que iniciou seu uso apareceu um calo no nariz e outro atrs das orelhas, mas com o tempo acabou acostumando. Com o EPI funciona da mesma forma, h um perodo para a adaptao que dependendo do usurio e do equipamento utilizado vai ser maior ou menor. Ok, meu usurio j est sabendo que no confortvel. Ento porque ele usaria? Primeiro, apesar de no surtir tanto efeito, voc deve informar sobre a obrigao legal de uso (d uma lida no Art 158 da CLT). Depois ele deve entender como o equipamento ir lhe proteger.Vamos pegar o exemplo do protetor auricular: Imagine que estalei o dedo no ar e voc est na mesma sala. Voc s ir escutar o rudo porque haver o deslocamento do ar, ou seja, necessrio um meio fsico para que haja uma presso sobre o seu ouvido. O pavilho auditivo (parte externa, que voc levou puxo quando era moleque) realiza a captao do ar deslocado e direciona para o canal auditivo (onde voc passa o cotonete, e no deveria, pois a cera realiza uma funo de proteo do canal). O ar continua se deslocando e chega no tmpano (veja a figura), imagine uma tampa de tambor bem esticada, quando voc bate ela vibra, o que acontece.

Atrs do tmpano temos trs ossos (estribo, martelo e bigorna) estes ossos, em um sistema de alavanca transferem a vibrao do tmpano para a cclea, a qual, explicando de forma bem simplificada, transforma esta energia mecnica em impulso eltrico e envia para o crebro. OSSOS CCLEA

TMPANO Quando estamos expostos a rudo elevado a cclea vai sendo destruda e perdendo a capacidade de realizar esta transformao. Quando utilizamos o protetor auricular, ele serve de anteparo, atenuando o impacto do rudo. Em um treinamento, tambm importante citar as consequncias da exposio ao agente. Vrios estudos indicam que o rudo, alm da perda de audio pode ocasionar dor auricular, nuseas, efeitos sobre o aparelho cardiovascular, alteraes digestivas, modificao do ritmo respiratrio e cardaco, elevao da presso arterial, irritabilidade, ansiedade e desconforto, etc. Quanto mais informaes o trabalhador tiver, mais fcil ele compra a ideia de se prevenir. A nica preocupao deve ser a forma como passado o conhecimento para que no se transforme em uma arma contra a empresa.

Вам также может понравиться