Вы находитесь на странице: 1из 2

Disciplina: Elementos de Mquinas Curso: Eletromecnica Subsequente Md. II Turma: 4321 Prof.: Leandro P.

da Cruz Ribeiro
2 - ELEMENTOS DE APOIO Os elementos de apoio consistem de acessrios auxiliares para o funcionamento de mquinas. Buchas: As buchas existem desde que se passou a usar transportes com rodas e eixos. No caso de rodas de madeira, que at hoje so usadas em carros de boi, j existia o problema de atrito. Durante o movimento de rotao as superfcies em contato provocavam atritos e, com o tempo, desgastavam-se eixos e rodas sendo preciso troc-los. Com a introduo das rodas de ao manteve-se o problema com atritos. A soluo encontrada foi a de colocar um anel de metal entre o eixo e as rodas. Esse anel, mais conhecido como bucha, reduz bastante o atrito, passando a constituir um elemento de apoio indispensvel. As buchas podem ser classificadas, quanto ao tipo de solicitao, em buchas de frico radial e de frico axial. Em determinados trabalhos de usinagem, h a necessidade de furao, ou seja, de fazer furos. Para isso preciso que a ferramenta de furar fique corretamente posicionada para que os furos sejam feitos exatamente nos locais marcados. Nesse caso, so usadas as buchas-guia para furao e tambm para alargamento dos furos.

como uma serra de fita, a guia assegura a direo da trajetria da serra. Geralmente, usa-se mais de uma guia em mquinas. Normalmente, se usa um conjunto de guias com perfis variados, que se denomina barramento. Existem vrios tipos de barramento, conforme a funo que ele exerce.

Rolamentos e mancais: Os mancais, como as buchas, tm a funo de servir de suporte a eixos, de modo a reduzir o atrito e amortecer choques ou vibraes. Eles podem ser de deslizamento ou rolamento. Os mancais de deslizamento so constitudos de uma bucha fixada num suporte. So usados em mquinas pesadas ou em equipamentos de baixa rotao. Os mancais de rolamento dispem de elementos rolantes: esferas, roletes e agulhas.

De acordo com as foras que suportam, os mancais podem ser radiais, axiais ou mistos. Em relao aos mancais de deslizamento, os mancais de rolamentos apresentam as seguintes vantagens: Menor atrito e aquecimento. Pouca lubrificao. Condies de intercmbio internacional. No desgasta o eixo. Evita grande folga no decorrer do uso. Mas os mancais de rolamentos tm algumas desvantagens: Muita sensibilidade a choques. Maior custo de fabricao. Pouca tolerncia para carcaa e alojamento do eixo. No suportam cargas muito elevadas.

Guias: So, tambm, elementos de apoio de mquinas. A guia tem a funo de manter a direo de uma pea em movimento. Por exemplo, numa janela corredia, seu movimento de abrir e de fechar feito dentro de trilhos. Esses trilhos evitam que o movimento saia da direo. A guia tem a mesma funo desses trilhos. Numa mquina industrial,

Ocupam maior espao radial.

Вам также может понравиться