Вы находитесь на странице: 1из 17

FULL SCREEN

AS REDES TEMTICAS EQUAL

Janeiro 2006

As Redes Temticas na 2 Fase da EQUAL

NDICE

Pg. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. As Redes Temticas (RTs) como instrumento de mainstreaming Aprender com a experincia da 1 Fase o que deve mudar nas RTs Objectivos e resultados esperados das RTs As RTs como Comunidades de Prtica Composio das RTs Modo de funcionamento Durao e etapas indicativas Recursos tcnicos e tecnolgicos Proposta de Redes 3 3 5 7 10 11 13 14 17

Jan 2006

2/17

As Redes Temticas na 2 Fase da EQUAL

1.

As Redes Temticas (RTs) como instrumento de mainstreaming

As RTs a desenvolver em 2006 e 2007 sero necessariamente marcadas pela etapa final do Programa EQUAL e pelo relevo que nela ter a disseminao dos resultados. Sendo as RTs importante instrumento de mainstreaming, elas devero assumir na 2 Fase as seguintes grandes linhas de aco: reforo da partilha dos resultados dos projectos (mais do que das experincias dos participantes), numa ptica de mainstreaming; maior nfase na identificao, seleco e validao dos produtos e prticas de sucesso, fazendo emergir evidncias do seu valor acrescentado e das suas vantagens; maior abertura ao exterior, com envolvimento de responsveis da administrao, de decisores polticos, parceiros sociais e actores-chave do mundo associativo, potenciando as RTs como espao privilegiado de disseminao e encontro entre autores de produtos EQUAL e potenciais incorporadores; extrair dos resultados dos projectos e da reflexo em rede temtica ilaes para as polticas no quadro das prioridades nacionais.

A constituio no mbito da Comisso de Acompanhamento do Programa EQUAL de um Grupo de Trabalho para o Mainstreaming, onde participaro representantes das RTs a par de representantes da administrao e de parceiros sociais, com o objectivo de incorporar nas politicas e nas organizaes do mainstream os resultados testados na EQUAL, mais uma aposta no importante papel que as Redes Temticas devem ter nesta 2 Fase da EQUAL.

2.

Aprender com a experincia da 1 Fase o que deve mudar nas RTs

A avaliao das Redes Temticas (RTs) da 1 Fase da EQUAL, quer a efectuada por animadores e coordenadores quer pelos prprios participantes, foi muito positiva no que respeita aos objectivos relacionados com a validao dos produtos, a partilha de conhecimento e experincias e o desenvolvimento das competncias dos participantes. Por outro lado, a adopo do mtodo comunidades de prtica influenciou muito positivamente a coeso e dinmica das RTs, reforou a cultura de confiana e de cooperao dos participantes, e contribuiu em muito para que as redes fossem um espao privilegiado de debate e de partilha induzindo uma cultura de aprendizagem permanente e de abertura crtica construtiva, ao aprofundamento de questes relacionadas com os

Jan 2006

3/17

As Redes Temticas na 2 Fase da EQUAL

projectos e ao acolhimento do feedback de pares e de especialistas, em particular no caso da validao de produtos. Menos conseguidos foram os objectivos de produzir novo conhecimento/novos produtos, de influenciar as polticas e o de facilitar a construo de parcerias e alianas estratgicas, ainda que seja visvel o impacto das redes no surgimento de novas parcerias quer da Aco 3 quer da 2 Fase da EQUAL. Poder-se- dizer que as Redes Temticas constituram na 1 Fase da EQUAL importante instrumento de gesto do conhecimento mais centrado nos projectos e na resoluo dos seus problemas, importando agora, na 2 Fase, evoluir para uma dimenso mais estratgica e de maior abertura ao exterior, em que seja possvel alcanar os objectivos de mainstreaming para as polticas com a formulao de recomendaes e propostas, e tambm gerar novo conhecimento, a concretizar atravs da produo de produtos prprios das RTs ou de produtos sntese dos projectos participantes. A presente proposta tentou integrar as sugestes provenientes dos exerccios de avaliao efectuados, bem como minimizar as fragilidades apontadas e reforar os pontos fortes das redes da 1 Fase. O que deve mudar na 2 Fase So as seguintes as linhas-chave da mudana nas RTs: Maior orientao para resultados tangveis, objectivos mais precisos e prvio planeamento de actividades Importar que logo nas primeiras reunies, os participantes delimitem domnios temticos de trabalho, consensualizem objectivos especficos e estabeleam um plano de actividades realista.

Influenciar qualitativamente os produtos e as prticas dos projectos, influenciar as PD e as entidades parceiras Levar mais longe o impacto das RTs nos produtos, nas prticas dos projectos e nas prprias organizaes parceiras, implicar elevar o nvel de representao dos projectos nas redes e envolver os responsveis das entidades parceiras em momentos crticos, como so o da validao dos produtos e o dos encontros com decisores polticos.

Influenciar as polticas Adoptar uma abordagem mais poltica e uma atitude mais proactiva, que obrigar a: identificar com preciso os domnios temticos, alinhando-os com as prioridades das polticas nacionais (o conhecimento s tem interesse se for utilizado); identificar nos projectos as solues de qualidade a que chegaram e com potencial para promover a mudana;

Jan 2006

4/17

As Redes Temticas na 2 Fase da EQUAL

operacionalizar formas de suscitar a procura das novas solues EQUAL (por parte dos decisores, de organismos do mainstream);

convidar responsveis e decisores, departamentos da administrao, parceiros sociais, gestores de POs etc., a participar em sesses ou workshops organizados pelas RT.

Destacar e dar nfase aos princpios EQUAL O contributo das RTs para as polticas deve passar tambm por destacar em cada produto/prtica/recomendao, aquilo que de mais distintivo tm a nvel dos princpios EQUAL: trabalho em parceria, empowerment, inovao, igualdade, cooperao transnacional, mainstreaming. Haver, tambm que reforar os princpios EQUAL no prprio funcionamento das RTs (Ver ponto 6.)

Afirmar as RT como estruturas facilitadoras da disseminao Importar que as RTs se assumam como espaos de convergncia entre entidades conceptoras e incorporadoras de produtos, de construo de parcerias de disseminao, de afirmao de compromissos, de reflexo e concepo de estratgias de disseminao. O convite a peritos, a facilitadores de disseminao, a parceiros sociais, a decisores e a organismos pblicos etc., imperioso, particularmente em momentos crticos como so os da validao e apresentao de produtos.

Maior abertura ao exterior Muitas das orientaes anteriores requerem que as RTs convoquem para as suas reunies, workshops e eventos que organizem, actores-chave, decisores e responsveis, parceiros sociais, empresas, peritos, destinatrios dos projectos EQUAL, etc. Esta abertura ao exterior condio indispensvel ao enriquecimento do debate, obteno de feed back crtico s suas propostas, e tambm captao de potenciais incorporadores de resultados dos projectos e das RTs.

Dimenso e composio das RTs Grupos mais pequenos e homogneos A experincia da 1 Fase aconselha a constituio de redes de pequena dimenso (15, mximo 20 participantes), compostas por participantes com afinidades temticas e/ou territorial (que facilita encontros presenciais) e com maior homogeneidade de estatuto. Participantes com nvel de responsabilidade elevada e com disponibilidade Participantes motivados, com competncias tcnicas adequadas, disponibilidade, e com nvel de responsabilidade elevada indispensvel para assegurar um maior impacto das RTs nos projectos e nas prprias entidades onde trabalham.

Jan 2006

5/17

As Redes Temticas na 2 Fase da EQUAL

Um ncleo central activo e dinmico Cada rede deve ter um ncleo central de 2/3 elementos com iniciativa, capazes de entusiasmar, criar dinmicas de trabalho conjunto e de mobilizar os outros.

Modo de funcionamento As RTs devem ter encontros presenciais, pelo menos um em cada 2 meses (de 1 ou 2 dias), e devem recorrer mais a contactos virtuais entre as reunies presenciais. Esta dinmica depender muito do interesse e motivao dos participantes, mas tambm vai depender da capacidade de mobilizao do animador que dever ter um papel mais orientador; As reunies presenciais devem deslocar-se mais pelos projectos, permitindo um contacto e um conhecimento mais profundo do projecto anfitrio as jornadas Portas Abertas devem passar a ser uma prtica dos projectos e um recurso das RTs; indispensvel encontrar uma nova plataforma tecnolgica de comunicao, entre e intra RTs, mais funcional e sobretudo mais amigvel e estimulante que o CIRCA.

3. Objectivos e resultados esperados das RTs So objectivos das RT: Objectivos de 1 nvel elaborar recomendaes aos projectos, tendo por base as dinmicas de cooperao criadas entes os participantes e os actores relevantes que sejam convidados a nelas participar, de forma a contribuir para a melhoria da aco dos projectos e dos seus produtos; elaborar propostas para a inovao das polticas e das prticas, em particular dos servios da administrao, parceiros sociais, e mundo associativo, com responsabilidades nas respostas aos grupos-alvo em causa; proceder validao de produtos e prticas dos projectos, assumindo o processo de validao como uma oportunidade de reflexo e melhoria dos produtos em fase precoce da sua elaborao e como uma oportunidade de promover a sua disseminao, convidando peritos e actores relevantes, nomeadamente pblicos; contribuir para a definio da estratgia e mecanismos de disseminao dos projectos participantes, facilitando a constituio de novas parcerias e alianas estratgicas, e envolvendo potenciais alvos de disseminao;

Jan 2006

6/17

As Redes Temticas na 2 Fase da EQUAL

Objectivos de 2 nvel desenvolver dinmicas de cooperao e aprendizagem que induzam novas competncias nos participantes, nas parcerias e nos projectos; definir as reas temticas relevantes a debater a partir das preocupaes dos participantes, das prioridades polticas nacionais e do debate europeu, assumindo-as como alvo de influncia poltica; desenvolver produtos especficos da RT, desde que constituam valor acrescentado relativamente aos produtos dos projectos participantes; interagir com os Grupos e Eventos Temticos Europeus que vierem a ter lugar na 2 Fase EQUAL, nomeadamente neles participando e recolhendo novas ideias e propostas de politica e de aco e contribuindo com os casos de sucesso nacionais.

Cada Rede Temtica deve definir os seus objectivos temticos especficos, tendo em conta o que so as prioridades polticas a nvel nacional e europeu e as preocupaes dos projectos participantes, e estabelecer um Plano de Aco realista. So resultados tangveis esperados das RT: Enriquecimento da carteira de competncias dos participantes Recomendaes aos projectos participantes Prticas e produtos validados Produtos da prpria rede ou produtos sntese dos projectos participantes Pospostas de medidas de poltica e para as organizaes do mainstream (administrao pblica, associaes sindicais e patronais, universo associativo) Publicaes de artigos e de documentos-sntese de divulgao dos resultados da Rede Temtica para difuso pblica (living document) Propostas ao Gabinete de Gesto EQUAL, nomeadamente quanto a processos de disseminao a eleger na Aco 3 Realizao de encontros temticos que podem assumir a forma de workshops formativos, grupos de aco-pesquisa e workshops de disseminao Estabelecimento de novas parcerias

Jan 2006

7/17

As Redes Temticas na 2 Fase da EQUAL

4. As RTs como Comunidades de Prtica A metodologia de comunidades de prtica na 1 Fase da EQUAL teve resultados muito positivos na dinmica das redes, pelo que ser tambm adoptada na 2 Fase.

O que so as Redes Temticas EQUAL So comunidades de tcnicos(as) e coordenadores(as) de projectos EQUAL com afinidades temticas, que decidem partilhar as suas experincias e conhecimento e cooperar entre si, num processo dinmico de interaco e de aprendizagem contnua, de descoberta de novas solues para os problemas dos seus projectos e seus destinatrios, e de influncia poltica nos domnios em que trabalham. Adaptado de Wenger, E; McDermott, R; Snyder,W (2002) Cultivating Communities of Practice, Harvard Business School Press, Boston, Massachusetts.

So trs os elementos que, segundo Wenger, estruturam as Comunidades de Prtica:

Domnio o tema de enfoque da comunidade, o seu campo de interesse e de conhecimento, o que confere identidade aos seus membros Comunidade o que cria o tecido social da aprendizagem, so as relaes que se estabelecem entre as pessoas do grupo e que encorajam a partilha de ideias. Uma comunidade forte tem subjacente o respeito e a confiana mtuos. Prtica so os referenciais, as ferramentas, a informao, as ideias, as boas prticas, os produtos, as propostas de poltica que a comunidade vai partilhar e elaborar. o conhecimento especfico que a comunidade desenvolve, partilha, acumula e dissemina. Este reservatrio de conhecimento constitui base de aprendizagem futura.

Jan 2006

8/17

As Redes Temticas na 2 Fase da EQUAL

Os domnios Os participantes de cada Rede Temtica devem questionar: Que temas e assuntos nos preocupam? Como que esses domnios se articulam com a estratgia de cada organizao envolvida? O que que vamos retirar dos temas a debater? Que questes importantes merecem ser aprofundadas? Que liderana estamos dispostos a assumir quando promovemos e desenvolvemos o nosso domnio? Que tipo de influncia pretendemos ter? Que polticas pretendemos influenciar? etc. Ao colocar este tipo de questes, cada rede desenvolve uma melhor compreenso do seu respectivo domnio, consensualiza interesses, encontra a sua prpria legitimidade e envolve e implica melhor os seus membros. Adaptado de Wenger, E; McDermott, R; Snyder,W (2002) Cultivating Communities of Practice, Harvard Business School Press, Boston, Massachusetts.

Uma comunidade Cada Rede Temtica s se constituir como uma verdadeira comunidade se os seus elementos criarem relaes slidas e uma confiana mtua, que lhes permita interagir de forma dinmica. Constituir uma comunidade requer organizao e investimento, em particular na fase de arranque. Que papel vai desempenhar cada um de ns? Como e quando nos vamos encontrar, como vamos contactar de forma continuada? Que tipo de actividades sero capazes de gerar energia e desenvolver a confiana? Como conseguir um equilbrio entre as necessidades dos vrios segmentos de pessoas que compem a rede? Como introduzir novos elementos na rede? Responder a este tipo de questes permitir a cada rede encontrar o seu modelo especfico de funcionamento, construir relaes e desenvolver-se. Adaptado de Wenger, E; McDermott, R; Snyder,W (2002) Cultivating Communities of Practice, Harvard Business School Press, Boston, Massachusetts.

Jan 2006

9/17

As Redes Temticas na 2 Fase da EQUAL

As prticas Uma rede para se constituir como uma efectiva comunidade de prtica deve responsabilizar-se pelo desenvolvimento do domnio que definiu como seu. Que estratgia e aces deve a comunidade desenvolver? Que conhecimento partilhar, desenvolver, documentar? Como criar hbitos de consulta mtua? Que apoio til deve ser mutuamente prestado em cada momento? Que tipo de actividades organizar? Como organizar o repositrio de conhecimento de forma a reflectir a prtica dos seus membros e estar facilmente acessvel? Onde existem, fora da comunidade, fontes de conhecimento e benchmarks? Como tornar til o nosso conhecimento? Que actores convidar? So questes deste tipo que ajudam uma comunidade a tornar-se intencionalmente um recurso de conhecimento efectivo para os seus prprios membros e para outras entidades que queiram beneficiar da sua expertise. Adaptado de Wenger, E; McDermott, R; Snyder,W (2002) Cultivating Communities of Practice, Harvard Business School Press, Boston, Massachusetts.

Jan 2006

10/17

As Redes Temticas na 2 Fase da EQUAL

5. Composio das RTs As Redes Temticas so constitudas por profissionais envolvidos nos projectos EQUAL, especialistas dos respectivos domnios tcnicos, com vontade de partilhar as suas experincias e conhecimentos e capazes de se empenhar na procura de novas solues. o grau de implicao dos elementos da Rede nos temas a tratar que confere coeso e intencionalidade prpria rede. Neste sentido, importante a adeso voluntria dos seus membros. Cada Rede Temtica deve acolher elementos provenientes dos diferentes sectores representados nos projectos, sejam do sector privado, com ou sem fins lucrativos, ou do sector pblico, para que as diferentes pticas destes parceiros, que tm perfil distinto, estejam presentes no debate e nas solues a que se chegar. A experincia das RTs da 1 Fase aconselha uma dimenso que no exceda os 20 elementos e participantes com um perfil mais homogneo e um estatuto mais elevado. desejvel que, de acordo com os temas em debate, as solues em pesquisa ou em disseminao/partilha, sejam chamados a dar o seu contributo Rede, ou at a nela se integrarem, profissionais e especialistas dos domnios em causa, representantes de parceiros sociais, de organismos pblicos responsveis pelas polticas sociais, de emprego e de formao, e at entidades susceptveis de incorporar prticas bem sucedidas validadas pela Rede Temtica. A constituio no mbito da Comisso de Acompanhamento do Programa EQUAL de um Grupo de Trabalho para o Mainstreaming aconselha a que elementos daquele Grupo participem nas reunies das RTs em momentos que sejam crticos para a elaborao de propostas polticas.

Espera-se dos participantes nas RTs: Elevado grau de responsabilidade no projecto EQUAL (nvel de coordenao); Abertura aprendizagem permanente; Disponibilidade e vontade de investir no trabalho em rede; Capacidade de comunicar rede os sucessos e os insucessos do seu projecto; Capacidade de incorporar e disseminar na sua organizao os adquiridos nas reunies da rede.

Cada RT deve ter um ncleo central de 2/3 elementos capazes de entusiasmar, de mobilizar os outros e de criar dinmicas de trabalho conjunto.

Jan 2006

11/17

As Redes Temticas na 2 Fase da EQUAL

6. Modo de funcionamento Embora cada Rede Temtica possa encontrar o seu modo especfico de funcionamento, os seguintes aspectos devem ser tidos em conta: Logo nos primeiros encontros de cada Rede, os participantes devem diligenciar por se conhecer mutuamente, conhecer os projectos uns dos outros, identificar os problemas comuns e os temas a tratar, definir os objectivos, a estratgia e estabelecerem um Plano de Aco de actividades da Rede e a sua calendarizao; Os membros de cada rede devem encontrar-se com a regularidade necessria ao conhecimento mtuo e ao fortalecimento das suas prprias relaes e interaces, indispensveis criao de um clima de confiana, e aprendizagem. A par dos encontros formais, os encontros e visitas informais reforam sempre as relaes de uma comunidade; importante que os membros de cada rede criem hbitos de se ouvirem mutuamente, de se consultarem e de encontrarem solues colectivamente; As redes no devem fechar-se sobre si prprias, devendo ser convidados e ouvidos elementos exteriores que possam trazer uma perspectiva diferente ao debate ou at ajudar os seus membros a reconhecer o seu prprio potencial; O convite a peritos, a actores-chave e a responsveis da administrao e at a beneficirios dos projectos desejvel e aconselhvel em momentos crticos da vida de uma rede (validao de produtos, elaborao de propostas polticas, etc.); As RTs devem cumprir mais os princpios EQUAL, nomeadamente o da parceria (ex. envolver sempre que pertinente parceiros no representados na RT), o do empowerment (ex. convocar para o debate destinatrios finais e solicitar-lhes opinies sobre as propostas em formulao), o do mainstreaming (preocupao que deve estar presente desde o inicio das RTs), o da cooperao transnacional (no haver na produo EQUAL de outros Estados Membro trocas ou importao importante a efectuar?) e, tambm, o da igualdade introduzindo o tema de forma transversal nos debates das RTs; As RTs devem estabelecer pontes com as RTs e PD da 1 Fase, nomeadamente integrando no seu debate e produo as concluses e orientaes contidas nos documentos sntese das RTs da 1 Fase; devero, tambm, desafiar as PD da 1 Fase, e sempre que se reconhea interesse, a contribuir para o trabalho temtico, dando a conhecer o (seu) estado da arte, e procedendo demonstrao dos seus produtos, etc.

Jan 2006

12/17

As Redes Temticas na 2 Fase da EQUAL

Cada RT deve ter em considerao no seu funcionamento o que foram tidos como factores de sucesso das RTs da 1 Fase, nomeadamente: evitar a disperso ou a mudana de tema de debate e focalizar o debate em questes de actualidade e relevantes para os projectos participantes; cumprir o Plano de Aco; ultrapassar questes meramente operativas dos projectos para uma reflexo mais poltica sobre os resultados; construir reflexo colectiva em torno do sentido dos resultados dos projectos no contexto da I.C. EQUAL; concretizar/formalizar resultados para a legitimao de recomendaes; criar momentos estruturados para uma comunicao multiplicadora entre os participantes e outros elementos da equipa da PD, seja da entidade interlocutora seja das entidades parceiras; assegurar a assiduidade e a regularidade na participao dos elementos das RTs; desenvolver relaes interpessoais, a interaco do grupo e o seu sentido de pertena; reconhecimento das competncias do(a) animador(a) e da sua capacidade de galvanizar o grupo.

As Redes Temticas podem, para alm das reunies presenciais e contactos virtuais organizar e desenvolver: Workshops formativos focalizados em temas centrais para o desenvolvimento dos projectos e/ou produtos (ex. marketing de produtos, processos de disseminao, etc.) e cujos contedos respondam a carncias reconhecidas de uma ou de vrias Redes; Workshops produtivos ou de aco-pesquisa, em que a RT, ou parte dos seus participantes, decide aprofundar um tema especfico e produzir determinada proposta ou produto (ex. os grupos de trabalho em que se desdobrou a RT6 Trabalho em Parceria, na Fase 1); Workshops e eventos de disseminao orientados para a construo de convergncias e compromissos entre autores e potenciais entidades incorporadoras ou responsveis da administrao visando a disseminao de resultados.

Jan 2006

13/17

As Redes Temticas na 2 Fase da EQUAL

7. Durao e etapas indicativas As RT tero uma durao aproximada de 2 anos. Sero de prever as seguintes etapas indicativas:

Etapa I Gerar uma cultura de confiana e cooperao (6 meses) Conhecimento mtuo dos participantes e dos projectos; Identificao das prticas e produtos promissores; Identificao dos domnios temticos a debater a partir das prioridades polticas e das preocupaes dos projectos; Apropriao dos adquiridos na 1 Fase da EQUAL - recomendaes do Living Document, produtos em disseminao (apresentao pelas PD da 1 Fase); Formao para (e na) aco (com a participao e os casos prticos das PD da 1 Fase) exs. Como elaborar um produto? Como definir e incorporar uma estratgia de disseminao desde o incio?; - Estabelecer inter relao com o Grupo Temtico Europeu; - Elaborao do Plano de Aco. Etapa II Produzir e abrir a RT ao exterior ( 6 meses) Identificar actores-chave e potenciais alvos de incorporao de produtos Debater estratgias de disseminao (novas alianas, mecanismos e actividades de disseminao, etc); Promover validaes intercalares de produtos; Promover workshops para aprofundar determinados domnios temticos com a participao de actores relevantes.

Etapa III Validar e disseminar (1 ano) Elaborar propostas concretas para a inovao das polticas; Grupos de aco-pesquisa ou workshops produtivos e apresentao de resultados; Sesses de validao de produtos; Jornadas Portas Abertas nos projectos para a demonstrao de produtos; Workshops de disseminao (com actores-chave e potenciais incorporadores); Elaborar documento sntese da RT.

Jan 2006

14/17

As Redes Temticas na 2 Fase da EQUAL

8.

Recursos tcnicos e tecnolgicos

Cada Rede Temtica dever dispor de: Um(a) animador(a) com fortes competncias pessoais e relacionais, que assegure a participao de todos, facilite a interaco e a dinmica do grupo, fomente a autonomia dos participantes, e detenha competncias tcnicas no domnio da rede, capazes de assegurar a qualidade dos contedos do debate, estabelecer o corpo de conhecimento comum que permite trabalhar em conjunto e concentrar as energias do grupo em temas cada vez mais avanados.

So funes do(a) animador(a): 1. facultar informao sobre os progressos verificados no campo do conhecimento em questo e respectivos desenvolvimentos esperados; disponibilizar bibliografia e prticas de referncia; 2. preparar documentos de trabalho que suportem e incentivem a discusso e as actividades da Rede; elaborar snteses tcnicas do debate na Rede que realcem o seu valor acrescentado e tenham em conta o contributo dos princpios EQUAL; 3. orientar e apoiar os participantes na identificao de produtos e prticas bem sucedidas e transferveis, e na validao dos resultados dos projectos; 4. sistematizar as solues a que se chegar, redigir artigos e documentos tcnicos que apoiem a disseminao e transferncia de resultados; 5. identificar e, eventualmente, contactar/mobilizar as entidades e organizaes que possam vir a beneficiar da disseminao de boas prticas; 6. identificar pessoas-recurso e actores-chave capazes de trazer valor acrescentado RT e mobiliz-los para a sua participao na Rede; 7. animar os encontros da RT, intervir em workshops e eventos pblicos, com eventual preparao de intervenes que permitam evidenciar boas prticas, facilitar a sua incorporao nas polticas ou por terceiros, e disseminar os resultados dos projectos e da RT; 8. identificar temas-chave da poltica nacional e europeia, bem como de reas potenciais de aco e de debate, e promover a articulao entre os resultados dos projectos e da RT, e as polticas; neste mbito, o(a) animador(a) pode ser chamado a participar no Grupo de Trabalho para o Mainstreaming a criar no mbito da Comisso de Acompanhamento do Programa EQUAL; 9. participar no trabalho em rede virtual e na gesto de uma base de dados de conhecimento que possa ser progressivamente gerado pela RT e que importe disseminar; 10. participar em reunies e encontros que, no respectivo domnio temtico, ocorram a nvel europeu no mbito da Iniciativa EQUAL, bem como a desenvolver actividades de interface entre os Grupos Temticos Europeus e as Redes Temticas nacionais.

Jan 2006

15/17

As Redes Temticas na 2 Fase da EQUAL

Perfil de competncias do(a) animador(a) da Rede Temtica O(A) animador(a) de uma Rede Temtica deve deter as seguintes competncias tcnicas, pessoais e relacionais: 1. conhecimento e domnio tcnico das questes subjacentes Rede Temtica e sua permanente actualizao, nomeadamente nas reas abrangidas pela estratgia europeia para o emprego e pelas polticas sociais de emprego e formao a nvel nacional; 2. capacidade de facultar o acesso informao e conhecimento relevantes na rea temtica em questo; 3. 4. capacidade de anlise e de sntese e experincia de redaco de documentos e artigos tcnicos; capacidade de apoiar os participantes na RT a identificar, caracterizar e avaliar os produtos e as prticas resultantes dos projectos; 5. capacidade de utilizar as novas tecnologias de informao e comunicao e animar redes virtuais: 6. 7. 8. 9. elevada responsabilidade e autonomia; flexibilidade, criatividade e esprito de iniciativa; capacidade de integrao em grupos e de compreenso dos contextos em que actuam; capacidade de animar reunies, estimular dinmicas de grupo e interaco dos participantes, incentivar o debate e a partilha de conhecimento; 10. domnio do ingls e/ou francs.

Uma rede de animadores Os(as) animadores das diferentes Redes Temticas reuniro periodicamente com o Gabinete de Gesto EQUAL (em principio cada dois/trs meses) para partilha de problemas e solues, afinar metodologias de trabalho em rede, troca de suportes de trabalho, definir intervenes conjuntas, etc., podendo constituir-se como uma rede de partilha com valor acrescentado para os prprios animadores, para as RTs e para o Gabinete de Gesto EQUAL. As RTs podem ainda recorrer aos peritos externos cujo contributo seja essencial em momentos crticos, como o da validao de produtos.

Recursos tecnolgicos: A avaliao das RTs da 1 Fase aconselhou o recurso a meios tecnolgicos mais funcionais e amigveis que o CIRCA (plataforma disponibilizada pela Comisso Europeia na 1 Fase). As seguintes funcionalidades so necessrias: directrio de participantes, biblioteca digital que armazene documentos e outros recursos, repositrio das reflexes que possa ser partilhado e

Jan 2006

16/17

As Redes Temticas na 2 Fase da EQUAL

acrescentadopelos participantes, calendrio de eventos internos e externos, frum de discusso, chat, e-mail.

9. As Redes Temticas da 2 Fase: N de Domnios Temticos I EMPREGABILIDADE RT 1 Percursos integrados RT 2 Integrao de imigrantes, refugiados e minorias tnicas RT 3 Capacitao de reclusos e ex-reclusos II ESPRITO EMPRESARIAL RT 4 Criao de empresas RT 5 Animao territorial e sectorial RT 6 Qualidade no 3 Sector III ADAPTABILIDADE RT 7 Reconverso e valorizao dos saberes tradicionais RT 8 Inovao organizacional RT 9 Responsabilidade Social das organizaes RT TIC para a Incluso IV IGUALDADE RT 11 Conciliao trabalho-famlia 6 7 9 9 6 10 8 6 12 9 4 Projectos

Jan 2006

17/17

Вам также может понравиться