Вы находитесь на странице: 1из 3

DESTAQUE

Belo Monte

O projeto da Usina Hidreltrica de Belo Monte j existe h 30 anos e, nessas trs dcadas, j foi alvo de muitos debates e polmicas. No ltimo ms, vdeos como o Movimento Gota Dgua e Tempestade em Copo Dgua, postados em redes sociais, e matrias publicadas em revistas renomadas como a Veja e a Superinteressante, trataram do assunto.

A Usina Hidreltrica de Belo Monte est sendo implantada no Rio Xingu, no Estado do Par. Com a entrada em operao, prevista para 2015, ter capacidade instalada de 11 mil MW. Ser a segunda maior hidreltrica do Brasil, perdendo apenas para a Itaipu Binacional, que tem 14 mil MW de potncia.

que ser Belo Monte

Como vai funcionar O projeto original previa um reservatrio 3 vezes maior que o atual. Visando a reduo dos impactos ambientais, o projeto foi modicado e a usina ir operar a Fio Dgua, aproveitando a declividade do rio naquela regio. Com isso, no haver armazenamento de gua no perodo de cheia, minimizando os impactos no curso do rio, em sua fauna e ora, e no afetando reas indgenas. Opo por energia limpa Usinas hidreltricas geram energia limpa a renovvel. Com Belo Monte, o Brasil continuar se mantendo como uma das matrizes energticas mais limpas de todos os pases industrializados, com 46% da energia procedente de fontes renovveis, explica Kalil Farran, gerente Corporativo de Sustentabilidade. Existem outras fontes de energia possveis? Belo Monte oferece a alternativa

mais econmica em comparao com qualquer outra fonte energtica disponvel no pas, arma Marcelo Bisordi, vice-presidente de Relaes Institucionais. Para a mesma quantidade de energia de Belo Monte, 4.571 MW mdios, seriam necessrias, por exemplo, 360 pequenas centrais hidreltricas, um custo 73% superior. Nesse caso, o impacto ambiental negativo seria muito maior, acarretando em um alagamento 5 vezes maior que o de Belo Monte, acrescenta Farran. E por que elicos? no os parques

Belo Monte ter uma rea de alagamento de 516 km2. Levando em considerao o afastamento necessrio entre os aerogeradores para a implantao de parque elico que gere a mesma energia, seria necessrio o desmatamento de 1.093,7 km2. O dobro da rea alagada da usina, esclarece Bisordi.

Alguns movimentos contrrios e a favor da construo da usina esto em andamento. Conhea alguns: Movimento Gota Dgua o vdeo, idealizado pelo ator Srgio Marone, da Rede Globo, traz diversos artistas da emissora discursando contra a usina. Divulgado na Internet, virou febre nas redes sociais e imprensa. Conra clicando aqui. Tempestade em Copo Dgua alunos do curso de engenharia da Unicamp rebatem os atores globais, contestando informaes incorretas apresentadas pelos artistas. Conra clicando aqui.

Qual a importncia de Belo Monte? Alguns dos impactos positivos A energia mdia produzida pela usi- Melhorias em reas urbanas das na atender a 18 milhes de resicidades de Altamira, Vitria do Xingu e Brasil Novo. dncias (60 milhes de pessoas), o correspondente a todo o consumo Melhorias na sade, com a impleresidencial da Argentina. mentao de programas de vigilncia epidemiolgica, preveno Alguma terra indgena ser alagada? e controle de doenas e incentivo No. Nenhuma das 10 terras ind estruturao de ateno bsica genas localizadas na regio ser na rede pblica de sade. alagada. Todos os recursos naturais necessrios s populaes Diversos benefcios para as populaes indgenas, como melhoria das indgenas que dependem do rio habitaes, educao e capacitao tero manuteno garantida. A para atividades como artesanato, Fundao Nacional do ndio (Fuapicultura, criao de animais etc. nai) avaliou o impacto desse projeto, concluindo que o empreendi Incentivo capacitao prossiomento vivel. nal na regio.

www.socioambiental.org/esp/bm/index.asp

Вам также может понравиться