Вы находитесь на странице: 1из 5

PROJETOS DE NAO E MANUAIS ESCOLARES DE HISTRIA: HISTRIA DO BRASIL DE JOO RIBEIRO

Elvis Hahn Rodrigues1 Programa de Ps-Graduao em Educao da UFJF Bolsista Cnpq/CAPES

O OBJETIVO DE NOSSO ESTUDO INVESTIGAR O(S) PROJETOS(S) DE NAO PRESENTE NA OBRA HISTRIA DO BRASIL DE JOO RIBEIRO; OU SEJA, QUE TIPO DE IDENTIDADE NACIONAL EST PRESENTE NO DISCURSO DESTA OBRA DE CUNHO DIDTICO. PARA TANTO, FAZEMOS USO DA EXEGESE, ISTO , UMA LEITURA MINUCIOSA SOBRE OS TERMOS PELOS QUAIS ESTE AUTOR RECOMPE O PASSADO NACIONAL E DESIGNA O CARTER PSICOSSOCIAL DO BRASILEIRO, E DE QUE MANEIRA APONTA O FUTURO DA NAO BRASILEIRA. ESTA QUESTO SE JUSTIFICA QUE
PELOS DIFERENTES PROJETOS DE NAO PRESENTES NO DEBATE INTELECTUAL A PARTIR DA ASCENSO DO REGIME REPUBLICANO EM 1889, QUE SE DESDOBRA EM QUAL O SENTIDO PARA O ENSINO DE HISTRIA DO BRASIL, E EM QUE MEDIDA A CONSCINCIA HISTRICA UM ELEMENTO TRANSFORMADOR PARA A REALIDADE DO REGIME REPUBLICANO. NOSSAS ANLISES PRELIMINARES, A PARTIR DAS FONTES E DA HISTORIOGRAFIA, APONTAM QUE O SENTIDO DA HISTRIA BRASILEIRA ESTARIA NA REGENERAO DO POVO, DA NAO BRASILEIRA, QUE PELO APRIMORAMENTO CULTURAL TERAMOS O VERDADEIRO CARTER NACIONAL.

Palavras Chaves: Historiografia e nao, Manuais Escolares de Histria, Joo Ribeiro.

Mestrando em Educao pela Universidade Federal de Juiz de Fora

Apresentao da pesquisa O tema deste trabalho o Manual Escolar de Histria enquanto produtor de um projeto de nao, que se desenrola atravs do resgate da memria e do passado do Brasil com elementos que compunham sua identidade nacional, quilo que lhe constitua seu carter e sua histria. A obra que elencada para tal estudo Histria do Brasil de Joo Ribeiro. Para desenvolver esta pesquisa, fazemos uso da exegese, isto , uma leitura minuciosa sobre os termos pelos quais este autor recompe o passado nacional e designa o carter psicossocial do brasileiro, e de que maneira aponta o futuro da nao brasileira. Uma apreenso conceitual sobre como esta narrativa elaborada se justifica pela relao que expressa sujeito com a histria, portanto, um campo de compreenso do mundo, como elemento constituinte da realidade. A linguagem, portanto, um vetor para se investigar como se expressam estas mudanas no mundo social, a partir do horizonte de expectativa que se tem sobre o futuro. Conforme Koselleck, entendemos o conceito como ferramenta de representao da realidade, e no como algo que formula o real, pois entendemos como um indicativo de uma realidade extra-discursiva (ARVALO; RODRIGUES, 2006, p.1) Neste sentido, o que se pretende estudar entre o Estado Brasileiro e a educao: de que maneira um manual escolar de histria instrumento para a formao de uma identidade nacional, de outro modo, qual(is) conceitos do significado a histria e como esta se desdobra nesta identidade. Esta questo se justifica pelos diferentes projetos de nao presentes no debate intelectual no perodo de transio poltica entre o Imprio e a Repblica. Isto se desdobra em qual o sentido para o ensino de histria do Brasil, e em que medida a conscincia histrica um elemento transformador para a realidade do regime republicano.

Consideraes sobre a Histria do Brasil de Joo Ribeiro:

A obra Histria do Brasil foi publicada em 1900, na ocasio do quarto centenrio do Descobrimento do Brasil. Desde o incio, foi bem sucedida no mercado editorial. No mesmo ano de lanamento a obra foi reeditada em trs verses diferentes, adaptaes para o ensino primrio, secundrio e para as Escolas Normais. O autor j tinha renome como fillogo, com diversas publicaes sobre gramtica e tambm histria, tambm para o mercado didtico.

O final do sculo XIX, no Brasil e especial o Rio de Janeiro, foi um perodo em que houve um grande salto na produo e publicao de obras didticas. possvel afirmar que tal obra era de grande circulao no mercado editorial didtico. Esta obra foi publicada pela editora Livraria Francisco Alves, que no incio do sculo XX, era uma das principais atuantes no mercado editorial como um todo, mas os ttulos pedaggicos eram seu principal produto. Esta obra de Joo Ribeiro marcada por um novo momento na produo historiogrfica brasileira. Ao longo do sculo XIX era produzida no Instituto Histrico Geogrfico Brasileiro. Com a queda da monarquia, a instituio perde esse espao, prestgio social e poltico, bem como subveno do Estado. O saber histrico produzido se dissemina em outros lugares, como jornais e revistas, numa autonomizao deste campo do conhecimento, que anteriormente era to intimamente comprometida com o Estado (GOMES, 1996, p. 42). Outro ponto que gostaramos de colocar e que justifica o estudo desta obra, so os paradigmas sobre a histria do Brasil a serem superados presentes na Histria Geral da Civilizao Brasileira de Varnhagen, cristalizada no mbito escolar na obra Lies de Histria do Brasil, do escritor Joaquim Manuel de Macedo.

Apontamentos da pesquisa:

Nossas anlises preliminares, a partir das fontes e da historiografia, apontam o sentido da histria brasileira, em Histria do Brasil, estaria na regenerao do povo, da nao brasileira, que pelo aprimoramento cultural teramos o verdadeiro carter nacional. Joo Ribeiro traz inovaes sobre a interpretao da histria do Brasil, como alguns elementos da kulturgeschichte alem, isto significa dizer que ele interpreta o processo histrico pelos aspectos sociais e/ou culturais, sem privilgio de uma perspectiva poltica da histria. Deste modo, podemos perceber uma nova proposta inovadora para a compreenso do processo histrico e seus desdobramentos para uma construo de uma identidade nacional, quando comparada a Histria Geral da Civilizao Brasileira. Deste modo, reescreve a histria do Brasil, inserindo novos elementos, antes negligenciados, o que d uma nova fisionomia a nacionalidade brasileira (HANSEN, 2000).

Esta nova feio da nacionalidade brasileira tem sua finalidade de formao do cidado. A Repblica colocada como regime definitivo, fruto da evoluo da sociedade brasileira, que pela educao, superaria seu estado de desmoralizao. Deste modo, Joo Ribeiro responde a questes do seu presente, como criar uma nacionalidade mais consistente, do ponto de vista cultural e social, diante das ameaas imperialistas externas (HANSEN, 2000). Para tanto, incorpora a essa identidade os africanos e os indgenas no intuito de compor a histria interna do pas. Para ns, ainda dentro desta elaborao de Ribeiro, trata-se tambm de preencher essa lacuna na historiografia, negligenciada nos trabalhos de Varnhagen. Hansen, pesquisadora deste autor, interpreta a obra de Ribeiro a partir de trs conceitos que permeiam a obra: Desmoralizao, Mameluco e Pedagogia Moral. Segundo, a autora, estes conceitos operam o sentido da histria do Brasil, a partir de sua unidade territorial e os pontos de irradiao da cultura europia, que resultariam na miscigenao, que trouxe mais vcios de cada raa, do que um aprimoramento para a raa brasileira: mameluca. A educao teria esse papel de lapidar o carter da nacionalidade. O conceito desmoralizao designa o estado social da civilizao brasileira, seus vcios, sua pouca capacidade cvica em sustentar soberania dos interesses do povo e na capacidade de se autogovernar. Entendemos essa idia sobre o passado e a nao, como expresso de auto-insuficincia, no qual o povo brasileiro tido como incapaz de se governar carecendo, deste modo, de um escol intelectual para sua conduo, que teria o sentido de regenerao da nao. O conceito de mameluco expressa a miscigenao que caracteriza a nacionalidade brasileira. Este termo designa ser servo, o que no gratuito numa obra em que expressa o brasileiro, ao longo de sua histria, como no sabem governar e nem ser governados e confundem obedincia com o servilismo (RIBEIRO, 1935, p. 236). A pedagogia da moral, portanto, tm a finalidade de retirar, as raas mestias, do estado de desmoralizao para uma regenerao e visibilidade ao verdadeiro carter da raa nacional, como uma idade do ouro a ser perseguida ou alcanada. O projeto de nao que permeia a obra que: pela educao, entre elas a histrica, a nao deve ser construda, desenvolver as habilidades do verdadeiro carter nacional. Uma educao histrica, no qual o passado no deve ser negado, mas superado. Deste modo, alcanar os estgios mais avanados da civilizao, a exemplo do atlntico norte.

Fontes Primrias: LEO, Mcio (org.). Joo Ribeiro. Trechos escolhidos. Rio de Janeiro: Livraria Agir, 1960. RIBEIRO, Joo. Histria do Brasil. Curso Superior segundo os programmas do Collgio Pedro II. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1935. Bibliografia:

ARVALO, Mrcia Damasceno; RODRIGUES, Elvis Hahn. Entre idias e conceitos a recepo de Koselleck e da sua Begriffsgeschichte no Brasil. XV ENCONTRO REGIONAL DE HISTRIA ANPUH-MG, 2006, So Joo del Rei. Anais ... So Joo Del Rei: UFSJ, 2006. GASPARELLO, Arlette Medeiros. Construtores de identidades: A pedagogia da nao nos livros didticos da escola secundria brasileira. So Paulo: Iglu, 2004. GOMES, ngela de Castro. Histria e historiadores. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 1996. HANSEN Patrcia Santos. Feies e Fisionomias: A histria do Brasil. Rio de Janeiro: Access Editora, 2000. HOBSBAWN, Eric J. Naes e nacionalismo desde 1780: Programa, mito e realidade. Traduo: Maria Celia Paoli e Anna Maria Quirino. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004. KOSELLECK, Reinhart. O futuro passado: contribuio semntica aos tempos histricos. Traduo: Wilma Patrcia Maas; Carlos Almeida Pereira. Rio de Janeiro: Contraponto, PUCRio, 2007. RAZZINI, Mrcia de Paula Gregrio. Livros e leitura na escola brasileira do sculo XX. In: STEPAHNOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Cmara (orgs.). Histrias e memrias da educao no Brasil: volume 3. 2 ed. Petrpolis: Editora Vozes, 2005.

ROCHA, Marlos Bessa Mendes da. Matrizes da modernidade republicana: cultura poltica e pensamento educacional no Brasil. Campinas: Autores Associados; Braslia: Editora Plano, 2004.

Вам также может понравиться