Вы находитесь на странице: 1из 5

PROCESSO N TST-RR-194840-75.2005.5.15.0136 A C R D O 7 Turma PPM/mmp AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA. ESTABILIDADE PROVISRIA. MEMBRO DA CIPA. AUSNCIA DE PEDIDO DE REINTEGRAO.

O. Agravo a que se d provimento, para determinar o processamento do recurso de revista, vez que demonstrada divergncia jurisprudencial. RECURSO DE REVISTA. ESTABILIDADE PROVISRIA. MEMBRO DA CIPA. AUSNCIA DE PEDIDO DE REINTEGRAO. Ainda que o Tribunal Regional tenha concludo que a reclamante, membro da CIPA, pleiteou indenizao, ao invs de reintegrao, a ausncia do pedido de reintegrao no obsta a concesso de indenizao ao membro da CIPA detentor de estabilidade provisria, pois a prpria dispensa evidencia a vontade do empregador em romper o contrato de trabalho. Recurso de revista de que se conhece e a que se d provimento. Vistos, relatados e discutidos estes autos Recurso de Revista por converso n TST-RR-194840-75.2005.5.15.0136, em que Recorrente KARLA FABIANA DOMINGUES COSTA e Recorrida MSM INDSTRIA E COMRCIO DE MODAS LTDA. O Tribunal Regional do Trabalho da 15 Regio, mediante acrdo juntado s fls. 102/105, complementado pelo proferido s fls. 116/117, deu provimento ao recurso ordinrio interposto pela reclamada. Inconformada, a reclamante interps recurso de revista (fls. 119/128), pleiteabdo o pagamento da indenizao decorrente da estabilidade do membro da CIPA. Transcreve arestos para o confronto de teses.

Firmado por assinatura digital em 29/06/2011 pelo sistema AssineJus da Justia do Trabalho, conforme MP 2.200-2/2001, que instituiu a Infra-Estrutura de Chaves Pblicas Brasileira.

fls.2

PROCESSO N TST-RR-194840-75.2005.5.15.0136 Mediante a deciso fl. 154 o Tribunal Regional denegou seguimento ao recurso de revista interposto pela reclamante, por bice das Smulas nos 221, II, e 296, do TST. Inconformada, a reclamante interpe agravo de instrumento (fls. 02/14), sustentando que foram preenchidos os pressupostos legais para o regular processamento do recurso de revista. Foram apresentadas contraminuta s fls. 157/158, e contrarrazes s fls. 159/160. Dispensada a remessa dos autos ao Ministrio Pblico do Trabalho, nos termos do art. 83, 2, II, do Regimento Interno do TST. o relatrio. V O T O CONHECIMENTO Conheo do agravo de instrumento, visto que presentes os pressupostos de admissibilidade.

MRITO

Esclarea-se,

primeiramente,

que

questo

da

transcendncia, disciplinada na Medida Provisria n 2.226/2001, est pendente de regulamentao, da por que no se h de falar na sua anlise como pressuposto de conhecimento do recurso de revista.

ESTABILIDADE PROVISRIA - MEMBRO DA CIPA - AUSNCIA DE PEDIDO DE REINTEGRAO Ao analisar o tpico, o Tribunal Regional assim fundamentou:
Firmado por assinatura digital em 29/06/2011 pelo sistema AssineJus da Justia do Trabalho, conforme MP 2.200-2/2001, que instituiu a Infra-Estrutura de Chaves Pblicas Brasileira.

fls.3

PROCESSO N TST-RR-194840-75.2005.5.15.0136 Com todo respeito ao MM. Juzo de origem, discordo do posicionamento de admissibilidade. incontroverso que, quando da dispensa, a reclamante ostentava a condio de membro eleito da Comisso Interna de Preveno de Acidentes da empresa reclamada. Neste feito, um fato curioso: a reclamante pede, mas no quer o que pede. Quer as garantias decorrentes da condio de cipeiro, mas ajuza ao pleiteando to somente a indenizao relativa ao perodo de estabilidade. Ora, o que garantido ao membro da CIPA pela lei no so os salrios do perodo da estabilidade, mas o emprego, desde o registro de sua candidatura at um ano aps o final de seu mandato (art. 10, II, a, do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias. A indenizao tem lugar quando no mais possvel a reintegrao. No caso portado baila, ainda estava em curso o perodo da suposta estabilidade, e, ainda assim, a reclamante formulou pedido de indenizao. A reclamante, com sua atitude, demonstrou bem seu interesse: no a preocupao com o desempenho das atividades na preveno de acidentes, mas aos seus interesse financeiros. (...) possvel inferir que o posicionamento do C.TST neste sentido. Confira-se o teor da Smula 339: (...) Desse modo, conclui-se que, se o empregado no pleiteia a reintegrao, no tem interesse no retorno ao emprego que lhe garantido, quando deveria prestar os servios contratados, o que conduz ao reconhecimento da renncia estabilidade e, por corolrio, perda do direito aos reflexos pecunirios correspondentes. (fls. 103/105) A reclamante ops embargos de declarao. A Corte de origem esclareceu (fl. 116) que: O v. acrdo embargado deixou bem esclarecido que a estabilidade provisria do cipeiro no constitui vantagem pessoal, mas garantia para as atividades dos membros da CIPA. Ou seja: a garantia refere-se ao emprego no perodo estabilitrio para que o empregado possa exercer suas funes, sem sofrer com eventuais represlias do empregador.
Firmado por assinatura digital em 29/06/2011 pelo sistema AssineJus da Justia do Trabalho, conforme MP 2.200-2/2001, que instituiu a Infra-Estrutura de Chaves Pblicas Brasileira.

fls.4

PROCESSO N TST-RR-194840-75.2005.5.15.0136 A indenizao compensatria ser devida apenas quando o pedido de reintegrao inexistente, no caso for negado pelo empregador, desde que formulado durante o curso do perodo estabilitrio. Nas razes do recurso de revista (fls. 119/128), a reclamante pleiteia o pagamento da indenizao decorrente da estabilidade do membro da CIPA. Transcreve arestos para o confronto de teses. O aresto transcrito s fls. 124/125, oriundo do Tribunal Regional da 3 Regio, contm tese especificamente divergente daquela adotada pelo Regional de origem; qual seja, de que o membro da CIPA, detentor de estabilidade provisria, tem direito indenizao, quando no for mais possvel a reintegrao. Nesse passo, demonstrada a divergncia jurisprudencial, dou provimento ao agravo de instrumento, para determinar o processamento do recurso de revista.

RECURSO DE REVISTA Satisfeitos os pressupostos extrnsecos de admissibilidade, passo anlise dos pressupostos recursais intrnsecos. ESTABILIDADE PROVISRIA - MEMBRO DA CIPA - AUSNCIA DE PEDIDO DE REINTEGRAO CONHECIMENTO Conforme j exposto nas razes de agravo de instrumento, o aresto transcrito s fls. 124/125, oriundo do Tribunal Regional da 3 Regio, contm tese especificamente divergente daquela adotada pelo Regional de origem; qual seja, de que o membro da CIPA, detentor de estabilidade provisria, tem direito indenizao, quando no for mais possvel a reintegrao. Logo, conheo do recurso de revista por divergncia jurisprudencial.
Firmado por assinatura digital em 29/06/2011 pelo sistema AssineJus da Justia do Trabalho, conforme MP 2.200-2/2001, que instituiu a Infra-Estrutura de Chaves Pblicas Brasileira.

fls.5

PROCESSO N TST-RR-194840-75.2005.5.15.0136

MRITO Como j analisado acima, no agravo de instrumento, ainda que o Tribunal Regional tenha concludo que a reclamante, membro da CIPA, pleiteou indenizao, ao invs de reintegrao, a ausncia do pedido de reintegrao no obsta a concesso de indenizao ao membro da CIPA detentor de estabilidade provisria, pois a prpria dispensa evidencia a vontade do empregador em romper o contrato de trabalho. Assim, ressalvado posicionamento pessoal, curvo-me ao entendimento desta Turma, no sentido de que a ausncia do pedido de reintegrao no obsta a concesso de indenizao ao membro da CIPA detentor de estabilidade provisria, e dou provimento ao recurso de revista, restabelecendo a sentena que deferiu reclamante a indenizao pleiteada (fl. 76). ISTO POSTO ACORDAM os Ministros da Stima Turma do Tribunal Superior do Trabalho, por maioria, vencido o Ministro Relator, dar provimento ao agravo de instrumento para determinar o processamento do recurso de revista. Por unanimidade, conhecer do recurso de revista, por divergncia jurisprudencial, e, no mrito, dar-lhe provimento, para restabelecer a sentena que deferiu reclamante a indenizao pleiteada (fl. 76). Mantido o valor j arbitrado condenao (fl. 79). Braslia, 22 de junho de 2011.

Firmado por assinatura digital (MP 2.200-2/2001)

PEDRO PAULO MANUS


Ministro Relator

Firmado por assinatura digital em 29/06/2011 pelo sistema AssineJus da Justia do Trabalho, conforme MP 2.200-2/2001, que instituiu a Infra-Estrutura de Chaves Pblicas Brasileira.

Вам также может понравиться