Вы находитесь на странице: 1из 63

UNISULBAHIA

professor: Valdemir Tutrut

INTRODUO GERAL FILOSOFIA

bem-vindo Filosofia!
Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nvel Terceiro nvel Quarto nvel Quinto nvel

Definio nominal:

Filosofia vem do grego: : De philos amor (gosto, amizade...). De sophia sabedoria (conhecimento). Por isso, o termo filosofia significa amor sabedoria. O filsofo aquele que ama e busca constantemente a sabedoria ou o conhecimento.

Definio descritiva:
A Filosofia a cincia do universal:
Porque versa sobre todas as coisas; Ela se ocupa das causas primeiras ou mais iminentes; Ela o estudo crtico e racional dos princpios fundamentais de todas as coisas.

Os historiadores da Filosofia dizem que ela possui data e local de nascimento: final do sc. VII a.C., nas colnias gregas da sia Menor; e o primeiro filsofo foi Tales, na cidade de Mileto. Ela nasce como conhecimento racional mpar que busca responder s perguntas mais profundas do ser e da existncia.

A Filosofia aplica o mtodo da justificao lgica, racional. Ela estuda e depois d uma explicao conclusiva acerca do objeto de seu estudo. Ela no busca fins prticos e no tem interesses externos como a cincia, a arte, a religio e a tcnica, as quais sempre tm em vista alguma satisfao ou vantagem.

O poeta grego, Tegnis, cantando sobre a brevidade da vida , dizia: "Choremos a juventude e a velhice tambm, pois a primeira foge e a segunda sempre vem".

A era mitolgica
considerada por muitos autores como uma era pr filosfica, quer por sua riqueza de contedo, quer pela profundidade com que trata os temas mais comuns do dia a dia do homem sem lanar mo de nenhum mtodo elaborado. o conjunto de costumes, crenas e narrativas que os gregos cultivavam j desde 700 a.C. J existiam ento trs pginas clssicas: a Teogonia, do poeta Hesodo, e a Ilada e a Odissia, do poeta Homero.

Os gregos, alm de ter uma mitologia riqussima, tinham diversos elementos de sua cultura que colaboravam para o incentivo s artes, cultura e intelectualidade. Ao lado, uma esttua de Zeus.

Mito e Filosofia
A palavra mito vem do grego, mythos, e deriva de dois verbos: - do verbo mytheyo (contar, narrar, falar alguma coisa para os outros);
-

E do verbo mytheo (conversar, anunciar, nomear, designar).

Para os gregos o mito uma narrativa que os ouvintes recebem como verdadeira.

As respostas mticas so explicaes que podem contentar a fantasia, embora no sejam verdadeiras. O mito a animao dos fenmenos da natureza e da vida, atravs da qual o homem projeta a si nas coisas, personifica-as, dandolhe figura e comportamentos sugeridos por sua imaginao; o mito uma representao fantstica da realidade.

Caractersticas da mitologia grega


O antropomorfismo; A descontinuidade lgica dos mundos; A originalidade com que deuses e homens se envolvem; A atemporalidade com que os fatos acontecem na histria da humanidade; A extraordinria narrativa da vida.

O homem distinguese por sua capacidade

de transcendncia.

Pensamento Racional:
Nessa nova etapa de nosso estudo podemos destacar os seguintes elementos: A razo ocupa lugar de destaque; As explicaes tm um fundamento slido; Comeam os estudos, a observao e a admirao produzindo resultados objetivos; H uma maior e melhor exatido das narrativas acerca das coisas criadas. H uma sequncia lgica.

Os pr-socrticos:

Destacam-se pela originalidade na busca do princpio originrio comum a todas as coisas; Tm em comum a busca do arch (princpio) a partir de elementos naturais; No lanam mo de narrativas mitolgicas, mas descrevem a partir da razo a existncia; Preocupam-se com o mundo real;

Principais Caractersticas da Cosmologia


uma explicao racional e sistemtica sobre a origem, ordem e transformao da natureza, da qual os seres humanos fazem parte, de modo que, ao explicar a natureza, a Filosofia tambm explica as mudanas dos seres humanos. Busca o princpio natural, eterno, imperecvel e imortal, gerador de todos os seres. No admite criao a partir do nada, mas afirma a gerao de todas as coisas a partir de um princpio natural.

Tales
o pai da Filosofia. Matemtico e astrnomo. Foi considerado um dos sete sbios da antiguidade. Morreu ao cair em uma cisterna enquanto observava os astros em 562 a.C. Foi o primeiro pensador que se ps expressa e sistematicamente a pergunta: "qual a causa ltima, o princpio supremo de todas as coisas?" A pergunta justifica-se porque h em todas as coisas algo de comum.

Para Tales em todas as coisas observveis encontra-se a gua. Ela o princpio, o arch. O princpio do qual se originam todas as coisas. Da gua deriva, por condensao, a terra; por rarefao, o ar e o fogo. Ele descobriu que os eclipses solares so causados pela Lua, quando se coloca entre o Sol e a Terra. Tales afirma que a terra est apoiada sobre a gua. At o calor gerado pela gua e vive dela; todos os germes so midos por natureza; a gua o princpio da natureza.

Anaximandro
Nasceu em Mileto pouco depois de Tales e, como ele, matemtico, astrnomo e filsofo, interroga-se sobre a questo da unidade do princpio. Para ele o princpio de todas as coisas no pode ser uma coisa determinada como a gua, a terra, o fogo ou o ar, porque o que se quer explicar justamente a origem das coisas determinadas. Da, o princpio deve ser o indeterminado (o peiron).

Anaxmenes

Discpulo de Anaximandro e terceiro clebre filsofo de Mileto, Anaxmenes fundamenta a origem de todas as coisas no ar. Este para ele o princpio nico responsvel pela origem de todas as coisas.

Pitgoras
Pertence ao grupo restrito dos grandes mestres da humanidade. mais famoso pelas doutrinas ascticas e religiosas do que pelas filosficas, apesar de ter dado decisiva contribuio para a filosofia. Gnio multiforme, cultivava ao mesmo tempo a matemtica, a geometria, a filosofia, a ascese e a mstica. Trabalhou e respirou a matemtica em sua vida.

No tringulo retngulo o quadrado da hipotenusa igual soma do quadrado dos catetos. Para ele, o princpio de todas as coisas a mnada; dela procede a dada indeterminada, que serve de substrato material mnada, que a sua causa. Da mnada e da dada indeterminada nascem os nmeros; dos nmeros nascem os pontos e destes, as linhas, das quais procedem as figuras planas. Destas, nascem as figuras slidas e destas, os corpos sensveis, cujos elementos so quatro, a saber, o fogo, a gua, a terra e o ar.

Herclito

feso, sc. VI a.C. Esprito altivo e desdenhoso, aristocrata de nascimento, desprezava as multides e os falsos sbios, em suas crticas no poupava nem a tradio literria nem a religio. O mundo, o homem e todas as coisas esto em constante transformao. O devir tudo vir-a-ser. Tudo est em constante movimento, transformao.

Parmnides
Elia, V a.C. recordado na histria da filosofia por sua severa crtica ao antropomorfismo religioso: "Se mos tivessem os bois, os cavalos e os lees, e pudessem com as mos desenhar e criar obras como os homens, os cavalos semelhantes aos cavalos, os bois semelhantes aos bois desenhariam as formas dos deuses e os corpos fariam tais quais eles prprios tm".

Foi filsofo e poeta de altssimo engenho. Sua obra principal o poema Sobre a Natureza. O ncleo de sua filosofia a definio radical entre o ser e o no-ser e pela afirmao da exclusiva realidade do ser.

Anaxgoras

500-428 a.C. foi acusado de impiedade, por suas opinies, que abalavam a mitologia tradicional, foi preso. Posto em liberdade, foi exilado e morreu. Os pontos principais de sua doutrina filosfica dizem respeito ao ser, ao devir e Mente Suprema. O ser constitudo de tomos que so corpsculos no qualitativamente iguais porque, se assim fosse, no haveria explicao para a diversidade dos seres.

O devir possvel porque cada corpo contm elementos dos outros corpos. Por isso existe a gerao de um corpo ao outro. A Mente Suprema (nous) o princpio ordenador das coisas. Os corpos celeste so feitos do mesmo material que a terra. Que o sol no era uma divindade e sim, uma grande pedra incandescente do tamanho do Peloponeso e que a lua era uma terra habitada sem luz prpria. um exemplo antigo do conflito razo religio...

OS SOFISTAS

A filosofia pr-socrtica chega ao seu termo com a sofstica, movimento de idias que se desenvolve no mundo grego durante o sc. V a.C. A sofstica surge numa fase de desconfiana sobre a capacidade do homem alcanar limites mais elevados no desenvolvimento do conehcimento e no avano na metafsica.

As exigncias polticas para o exerccio da democracia levaram muitos cidados a estudar, sobretudo para dominarem a oratria. A educao tradicional no estava em condies de satisfazer a exigncias avanadas. Os sofistas enchiam os homens de contedos, eram dotados de grande saber superficial, enciclopdico... Despertaram o dio e a repulsa de muitos gregos porque cobravam por suas aulas...

Scrates
A VIDA 469 a.C. em Atenas, quando a cidade havia atingido o mximo de seu esplendor artstico e o vrtice de seu poderio econmico e poltico. Em 400 a.C. foi acusado de corromper a juventude e banalizar o culto aos deuses gregos. Os acusadores pediram a sua morte, esperando que ele fugisse para o exlio antes da instaurao do processo. Ele enfrentou o processo e serenamente fez a sua prpria defesa.

Scrates sobre sua morte:


"Qual a pena que escolherei para mim, atenienses? A que mereo, claro. E que pena devo sofrer ou pagar eu, que em toda a minha vida jamais deixei de procurar ensinar, visto que, negligenciando aquilo pelo que os outros se interessam (dinheiro, governo, cargos, poder...); andei por onde pudesse fazer a cada um, privadamente, o maior bem; tentando persuadir cada um de vs a no cuidar de suas coisas antes que de si mesmo, que se tornasse bom, sbio o quanto lhe fosse possvel; que no cuidasse das coisas da cidade antes que da prpria alma, e assim por diante?"

A Ironia Socrtica e a Maiutica


O mtodo preferido de Scrates a ironia. Por isso, no difcil entender que os seus contemporneos o tenham condenado. A ironia em Scrates tem a finalidade de por a descoberto a vaidade, de desmascarar a impostura e de seguir a verdade. Muitas vezes ela tem uma aparncia negativa e revolucionria; mas no fundo no tem essa finalidade. Ela quer provar a autenticidade dos valores mais nobres. um mtodo de anlise crtica e pedaggico.

Com as perguntas que fazia, Scrates deixava totalmente embaraado o eu interlocutor; A arte educativa adotada por ele comparada por muitos estudiosos com o ofcio de sua me; ele como um mdico que ajuda nos partos do intelecto. Assim se d a maiutica. Seus dilogos levantam a questo mas no lhe conferem a resposta. Servem, apenas, para por o interrogado no caminho da soluo para que ele mesmo a encontre. As solues nem sempre so fceis, porque tratando-se de problemas filosficos necessrio um esforo e dedicao maior. Foi, a seu turno, o maior adversrio que

Scrates manteve-se mais no campo crtico do que no ontolgico; Seu interesse era o valor do conhecimento; Os principais ensinamentos filosficos dele situam-se no campo da psicologia, da epistemologia e da tica; NA PSICOLOGIA A doutrina fundamental gira em torno da imortalidade da alma. Para ele ela claramente superior ao corpo e encontra-se nele como que numa priso. Deve-se por isso cuidar da alma e no temer a morte.

SOBRE O CONHECIMENTO Faz uma distino entre opinio e verdade. Para ele, o conhecimento sensvel por si s no suficiente para conhecermos a verdade, mas s opinies mais ou menos slidas. Alm do conhecimento atravs dos sentidos, ele concebe um outro tipo: o conhecimento intelectual ou conceitual. Este vai alm das aparncias sensveis, porque extrai das coisas a sua verdadeira natureza, formando na mente uma noo, um conceito, de valor universal.

Scrates foi o primeiro filsofo que procurou determinar a natureza do conceito universal e que mostrou que ele muito diferente da opinio. A opinio varia de indivduo para indivduo, ao passo que o conceito universal necessariamente o mesmo para todos. Ele parte de dedues. Vai definindo a coisa a ser conhecida at chegar a uma definio que esgote o que a coisa .

Scrates vai alm das aparncias, quando demonstra que o homem tem a capacidade de conhecer o bem e depois distingui-lo do mal. Para ele a moralidade identifica-se com o conhecimento: a sabedoria virtude e a virtude identifica-se com a sabedoria. O homem faz o mal por ignorncia do bem que poderia fazer. A felicidade consiste na honestidade, na prtica da virtude. No consiste em algo exterior e passageiro (riquezas, prazeres, honras), como ensinavam os sofistas, mas na conscincia reta, no fato de seguir sempre os

Plato o filsofo idealista

Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nvel Terceiro nvel Quarto nvel Quinto nvel

VIDA uma das maiores figuras da filosofia de todos os tempos. Nasceu em Atenas, em 427 a.C. Era descendente das mais nobres famlias da Grcia. Foi assduo discpulo de Scrates. Seu encontro com ele exerceu uma influncia definitiva na formao de sua personalidade filosfica.

PLATO

Fundou a Academia, fato mais importante de sua vida e um dos mais importantes da histria da cincia, porque forneceu grandes pesquisadores para o pensamento humano; A Academnia tem a estrutura da primeira universidade de que podemos falar. Sua grade de ensino composta fundamentalmente pela matemtica e pela geometria. Durante sculos foi referncia em estudos; Na Academia ele desenvolveu o papel de reitor, pouco lecionou.

OBRAS:
Plato escreveu muitas obras, das quais algumas se perderam. OS DILOGOS SOCRTICOS: ele expe a doutrina de seu mestre Scrates. A autodefesa dele durante seu processo; Crton: obrigao de obedecer s leis; Lsias: sobre a amizade. OS DILOGOS POLMICOS: Neles Plato combate os sofistas. Grgias: sobre a retrica; Crtilo: sobre a linguagem; Mnon: sobre a virtude; Hpias Maior: sobre a beleza.

OS DILOGOS DA MATURIDADE: O Banquete: sobre o amor; Fdon: sobre a imortalidade da alma; Fedro: sobre a retrica; A Repblica: sobre o Estado ideal. OS DILOGOS DA VELHICE: Neles ele faz a reviso crtica da doutrina das Idias e do Estado. Os principais so: O Teeteto: sobre o conhecimento; Sofista: sobre a relao entre ser e no ser e outras idias; Poltica: o verdadeiro estado a filosofia; Timeu: cosmologia, o Demiurgo; Leis: a legislao do Estdo ideal.

A TEORIA DAS IDIAS


O enfoque metafsico o mais condizente com o seu pensamento, Porque est mais de acordo com a concepo clssica da filosofia (o estudo da Causaa Primeira). Plato concebe que uma coisa bela, porque participa de algum modo e em algum grau da idia de beleza. Uma coisa verdade porque participa da idia de verdade. Esta a causa do mundo sensvel: a sua participao no mundo das idias. Como real o mundo sensvel, to real ser o

O MUNDO DAS IDIAS


Para demonstrar a existncia do Mundo das Idias, Plato aduz trs argumentos: 1-A Reminiscncia: temos a Idia de verdade, de bondade, de igualdade, a Idia Universal de Homem. Estas idias no tiramos da experincia; logo o pensamento atual recordao de uma intuio que se deu em outra vida; 2-O verdadeiro conhecimento: no existe cincia a no ser o verdadeiro; ora, a verdade exige adequao entre o conhecimento e a realidade; mas o nico conhecimento humano que

3-A Contingncia: deve existir a Idia necessria para que se explique o nascer e o perecer das coisas. Uma coisa bela porque participa da idia de beleza em si.

O MUNDO SENSVEL
Plato afirma que no princpio existiam, alm das Idias, o Caos e o Demiurgo. Ele plasma a matria informe e assim produz o mundo material. Terminada tal tarefa, ele infunde no mundo material uma alma universal, para conservar a vida do mundo, para que no haja necessidade de sua contnua interveno. A relao entre o mundo sensvel e o inteligvel apenas de participao no ideal.

O Conhecimento
Ele d valor tanto ao conhecimento intelectivo quanto ao sensitivo: - Ao conhecimento intelectivo, em referncia direta ao mundo das Idias; - Ao conhecimento sensitivo, em relao direta ao mundo sensvel.

A realidade constituda de dois estratos, um esttico e o outro dinmico. O intelecto e o sentido tm objeto prprio: o objeto do intelecto o mundo das idias e o objeto dos sentidos o mundo sensvel. Os sentidos podem, no mximo, chegar a formar uma opinio (dxa) sobre seu objeto; ao passo que o intelecto produz um conhecimento verdadeiro (episteme), um conhecimento universal.

A Reminiscncia
uma das coisas mais extraordinrias da filosofia platnica. Para ele, conhecer recordar. Da as coisas desse mundo serem apenas cpias das coisas do mundo das Idias. O encontro com as experincias deste mundo sensvel desperta na alma a experincia que ela j teve quando contemplou a Idia da coisa.

A TICA
Toda a filosofia de Plato tem uma orientao tica: ensina o homem a desprezar os prazeres, as riquezas e as honras, a renunciar aos bens do corpo e deste mundo e a participar da virtude. S vale a pena viver almejando a esfera inteligvel, porque no mundo sensvel a alma prisioneira do corpo. Para Plato, mais feliz o justo no meio dos sofrimentos do que o injusto num mar de delcias.

A Poltica
Para ele, a poltica deveria ter a filosofia como seu instrumento, porque ela representa a nica via segura de acesso aos valores de justia e de bem, os quais so a verdadeira base da poltica autntica e, portanto, do Estado (Plis) autntico. O Estado tem sua origem no fato de que o indivduo no basta a si mesmo. Na sociedade, as vrias aptides e necessidades dos homens fazem com que se completem uns aos outros.

ARISTTELES
Nasceu em 384 a.C. em Estagira. Entrou na Academia aos 17 anos e nela permaneceu por 20 anos, at a morte de seu mestre Plato. Em Atenas abriu uma Escola a que deu o nome de "Peripattica", fazendo meno ao termo perpatos = corredor do Liceu, onde ele dava suas lies. Sua Escola dedicava-se preferencialmente ao estudo das cincias naturais.

A Lgica
Aristteles foi o primeiro filsofo a fazer um estudo sistemtico dos conceitos. Procurou descobrir as propriedades que eles tm enquanto produzidos pela nossa mente, como podem ser unidos e separados, divididos e definidos, e como possvel extrair conceitos novos a partir de conceitos j conhecidos anteriormente.

Ele reduz todas as idias a dez grandes grupos chamados predicamentos ou categorias. As dez categorias so: I A substncia; II A qualidade; III -A quantidade; IV -A ao; V -A paixo; VI -A relao; VII -O tempo; VIII-O lugar; IX -A posio e

Todas as idias tm compreenso (abrangem certas caractersticas, perfeies ou qualidades), extenso (so aplicveis a certos nmeros de coisas) e predicabilidade (a idia exprime um elemento essencial, mas no determinante do sujeito: ou seja, o gnero, ou um elemento essencial determinante que seja a diferena especfica, ou ainda, um elemento acidental prprio, ou por fim, um elemento puramente acidental simples acidente).

O SILOGISMO Para deduzir os conceitos novos de conceitos anteriormente conhecidos, Aristteles elaborou uma tcnica simplicssima e, em certo sentido, perfeita: o silogismo. Consiste no grupo de trs proposies encadeadas entre si de tal forma que as duas primeiras impliquem necessariamente na terceira.

A Metafsica
Ele comea a metafsica a partir do princpio que "Todos os homens tm naturalmente o desejo de conhecer". Aristteles distingue vrios tipos de conhecimento. Define que a cincia superior a experincia. E por fim, fecha a idia de que a metafsica a verdadeira cincia porque ela conhecimento pelas causas primeiras ou princpios.

A metafsica no uma cincia prtica. Ela terica. As outras cincias podem ser mais necessrias do que a metafsica, mas nenhuma outra mais excelente do que ela. O PRINCPIO DE NO-CONTRADIO:

" impossvel que a mesma propriedade, considerada do mesmo ponto de vista, possa pertencer e no pertencer mesma coisa" sob o mesmo aspecto.

O ATO E A POTNCIA
So aplicaes dos princpio da matria e forma em escala mais ampla. POTNCIA qualquer realidade que, como a matria, tem como propriedades ser indeterminada, ser passiva e ser capaz de assumir vrias determinaes. ATO toda realidade que, como a forma, tem como caractersticas ser determinado, finito, perfeito, completo. As noes de ato e potncia constituem a maior descoberta, a mais profunda intuio metafsica

A TICA
A felicidade consiste na plena realizao das prprias capacidades. Da, a felicidade do homem no pode consistir nas riquezas, nem nas honrarias, nem nos prazeres, porque nenhuma dessas coisas representa a plena realizao das capacidades humanas. O bem e a felicidade do homem enquanto ser racional, deve consistir na atuao da sua razo. A felicidade do homem consiste na contemplao.

Mas, no s na contemplao, porque o homem no pura razo, nem puro esprito, seno que tambm carne e sentidos. O meio de se conseguir a felicidade a virtude. A virtude o hbito de praticar aes que estejam equilibradamente dentro de um parmetro de justia, prudncia e equidade. Os excessos so condenados porque prejudicam o homem. "In medio stat virtus".

Prof. Valdemir Tutrut

Introduo Geral Filosofia

FIM

Вам также может понравиться